Zoom A2 violão - reviewzinho em pleno carnaval

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa

Opaopa.

Antes de tudo: você não tem como criar um novo "efeito". Efeitos são os que a pedaleira já tem: delay, reverb, etc.

Você pode (e DEVE) criar novos patches. Patches são combinações específicas de efeitos, simulações, equalização, etc. Normalmente, os patches que vêm de fábrica são exagerados e não combinam com o teu violão - afinal de contas, quem fez os patches não estava usando ele.

A pedaleira tem espaço para vários patches. São 8 "bancos" (0,1,2,3,A,B,C,D), com 10 posições (0 a 9) em cada um deles. Quando você liga a pedaleira, o número que aparece no display é o patch que está sendo usado no momento. O primeiro caractere é o banco, o segundo é a posição. A pedaleira vem de fábrica com patches idênticos nos bancos 0...3 e A...D. Por exemplo: o patch 21 é idêntico ao C1, e o 00 é idêntico ao A0. Você não pode mudar os patches nos bancos 0 a 3, só nos bancos A a D.

Quando você liga a pedaleira, ela já está no "modo para usar patches". Neste modo, os 2 footswitches servem para ir passando pelos patches: o da esquerda vai para o anterior, o da direita para o próximo. Como são muitos patches, você também pode usar os dois botõezinhos "bank" que tem no canto esquerdo: eles pulam para o próximo banco ou para o anterior. É só escolher o banco com esses botõezinhos e a posição com os footswitches.

Neste modo, os 3 knobs mais à direita servem para variar parâmetros do som. As mudanças NÃO são armazenadas automativamente - se você mudar e desligar a pedaleira sem salvar, na próxima vez que você ligar, vai estar tudo como no original novamente. O 1o knob (MOD/EFX MIX) você usa para misturar o som da simulação com o som normal do teu violão. Ele diz o quanto de cada som é usado. O 2o knob (DLY/REV MIX) serve para controlar o volume dos efeito de delay/reverb que está sendo usado no patch. Claro, se você não está usando simulações e nem delay/reverb, esses knobs não fazem nada. O 3o knob (LEVEL) controla o volume.

Como cada botão pode fazer mais de uma coisa, sugiro que você os entenda a partir das funções da pedaleira, e não o contrário ("o que este botão faz?"). E você já deve ter notado que não vai conseguir aprender a mexer na pedaleira só fuçando, sem entender o manual. É muito difícil você conseguir sacar tudo só mexendo nos botões, leia o manual, use dicionário, tradutor eletrônico ou o que for!

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa
Bom, de maneira geral acho que você não tem cultura pedaleirística. Procura ler o manual, do jeito que der, pra entender o que você pode fazer com ela.

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao

Bom, de maneira geral acho que você não tem cultura pedaleirística.

Não tenho mesmo, se tivesse eu não tinha vindo aqui pra perguntar..


Procura ler o manual, do jeito que der, pra entender o que você pode fazer com ela.


És spañol muy amigo..

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


Bog


Cara, tu ajudou pakas, tava ateh agora fuçando la e ja aprendi metade do que você me falou, agora soh falta eu aprender a salvar as configurações dos patchs.. Então os banks 0-3 não tem como configurar??

Ota pergunta: São 4 banks, tpo, os patchs estao separados em banks soh pra facilitar, ou tem alguma caracteristica/classe/algo que faça eles estar separados em 4x10??

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa

Que eu me lembre, para salvar é só apertar o botãozinho "STORE" uma vez. No display, vai ficar piscando o número do banco/posição onde vc quer salvar. Selecione (do mesmo jeito que vc selecionaria um patch) e aperte de novo o STORE. Pronto. Você pode mudar qualquer patch de fábrica, mas só pode salvar nos bancos A a D.

Essa divisão não tem nada demais, é arbitrária mesmo.

Ah, e sugiro fortemente que em vez de ir mudando os patches de fábrica, você monte um patch vazio, sem nenhum efeito ou simulação, e vá fazendo tudo do 0. Até para aprender a usar, é bem mais útil. O meu patch A0 é exatamente assim: o som do violão passando direto.

ABATANGERINA
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa
vamos lá. vc não precisa ter medo de salvar pachs. esse modelo tem 02 grupos de banco, o de A a D (tipo assim: A1, A2, ....até o D9) e o 0 a 3 (tipo: 01, 02,....até 3.9). Eles vêm de fábrica EXATAMENTE IGUAIS, ou seja, todos os pachs de A1 a D9 se repetem em 01 a 3.9. Conforme já dito aqui, o grupo A a D, vc pode salvar por cima, o de 0 a 3 não. então fica tranquilo quanto a isso. Vou te dar a dica aqui pra vc fazer o seu 1° pacht sozinho e DIREITO, esse é o jeito q eu faço.

1° - Vá até o A1 (se vc for em lá pro meio, depois vc vai esquecer onde o seu pach ficou e vai ficar tudo desorganizado, procure deixar tudo + ou - organizado, tipo assim, apenas simulações de A1 a A9, com chorus de B1 a B9, e assim por diante isso vai te ajudar muito).

2 - ZERE tudo q está lá - isso é muito fácil. é só chegar em cada banco (o 1° potenciômetro lá em cima é q divide os bancos, têm 08 bancos). só não zere os 02 últimos, q é o "global" e o "control". pra fazer isto basta, a medida q passar por cada um deles, apertar o footswith pra baixo, ou seja, o da esquerda.

3 - agora podemos começar a criar os pachs.
3.a - com o 1° potenciometro, vá para o banco "model" q são as simulações. com aqueles 02 botonzinhos "efect type" vc vai passando por todos os modelos de violões ou simulações. neste momento vc TÊM Q ESTAR COM O MANUAL DO LADO, e abrir lá no final na parte q explica os efeitos, vá para a página q tem o banco "model". por ex: suponhamos q vc escolha o "Gibson Super Jumbo", a sigla é "GJ". com os 03 outros botões vc escolhe a profundidade do efeito, o tom (+ "fechado" ou "aberto"), e o level . o padrão da zoom é 0,60, 0,50, 0,80. provavelmente vc deverá alterar isso dependendo do seu violão, principalmente a "profundidade" ou "depth", pois eu acho 0,60 em geral bem agressivas. fez tudo bonitinho? agora salve. aperte "store" durante 03 segundos. vá pra o próximo banco.

3.b - MIC - só se vc quiser simular violão microfonado externamente. em geral a altura fica + baixa e fica + agudo. vá para o próximo banco.

3.c - COMP/LIM - extremo cuidado aqui!! msm qum tá acostumado com pedaleira erra muito na compressão. uma dica q não é regra: use compressões leves SE USAR. em geral violão não pede compressão, use o LIMITER, esse é bem útil e se vc usar a configuração q vêm de fábrica não vai ter problema, nos meus violões fica legal.

3.d - LO EQ - equalizações de graves. REGRA: use parâmetros leves, nada q fique muito longe do 0 nem pra cima nem pra baixo.

3.e - HI EQ - equalização de agudos - IDEM ACIMA.

3.f - ZNR - redutor de ruídos - a pedaleira é tão silenciosa q provevelmente vc não vai precisar usar, só vc se usar EQ e EFEITOS agrassivos. se usar, pode deixar no padrão da zoom. ATÉ AQUI VC APENAS "TIMBROU" O SEU VIOLÃO, E DEIXOU O SOM DELE BEM MELHOR, AGORA VAMOS AOS EFEITOS.

3.G - MOD/EFX - essa é a parte + legal. dica: tenha uma parte do banco sem efeitos tipo do A1 ao A9. dica 2: o efeito "air" é MUITO útil, o violão continua com som de violão, mas com um "brilho" bem diferente. use pricipalmente pra dedilhados. o padrão q vêm da zoom é satisfatório. dica 3: use configurações leves em todos os efeitos! se não o violão vai ficar com cara de guitarra.

3.h - DELAY/REVERB - esse vc vai usar muito (os efeitos de reverberação, não os delays). e muitas vezes abusar. fique a vontade pra experimentar, pois não tira o som de violão do seu violão.

A MEDIDA QUE VC VAI PASSANDO PELOS BANCOS, NÃO ESQUE DE SALVAR!! ESPERO TER AJUDADO!

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


ABATANGERINA


Ajudou pakas.. Vou la brincar..


Ah, e outra coisa, percebi que ela não esta "aterrada".. Tpo, ela da akele chiado, aiquando eu relo o dedo nela, ela para de chiar.. Isso é normal? Eu tenho que aterrar ela??

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa
Sobre o "aterramento", verifica se não pe o seu violão ou o amplificador. Isso não é normal. Caso seja problema da pedaleira, vê se vai na loja trocar.

ABATANGERINA
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa
essa pedaleira é MUITO silenciosa, num têm nada pra "aterrar". o problema deve ser seu cabo ou o amp, experimenta usar o fone de ouvido e trocar o cabo.

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


erico.ascencao
ABATANGERINA


Karai, o qndo eu ligo direto o violão no amp, nao faz barulho.. E qndo eu relo o dedo na pedaleira, ela para de chiar..

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa

A minha tem o mesmo problema. No meu caso, em casa a tomada não tem aterramento, e creio que seja por isso. Quando morava em outro lugar, era muito mais silencioso. Onde estou agora, quando quero gravar eu coloco metade do pé em cima da pedaleira e metade no chão mesmo. Funciona, masss... =/

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


Bog


Sera que não tem outreo jeito?? Tpo, eu não consigo aterrar ou então colocar um estabilizador ou um filtro de linha??

Bog
Veterano
# ago/08 · Editado por: Bog
· votar


Koisa

Ih, não sei. Só sei que no lugar onde eu morava, tinha tomada de 3 pinos e não fazia ruído. No lugar onde moro agora, chia bastante. Não entendo muito dessas coisas... =/

Mas note que o problema não está na pedaleira, e sim na fonte e no projeto da casa!

ABATANGERINA
Veterano
# ago/08
· votar


Bog
Koisa
Mas note que o problema não está na pedaleira, e sim na fonte e no projeto da casa!
E POR FALAR EM FONTE...NUM PODE SER A FONTE DA PEDALEIRA? EXPERIMENTA USAR PILHAS E VE SE MELHORA!!

ABATANGERINA
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa
Bog
q coisa...minha tomada só tem 02 pinos e a bichinha se não toco nem parece q tá ligada de tão silenciosa q é....
faz o q falei no comentário acima, bota pilha em vez de usar fonte e testa

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


ABATANGERINA
bota pilha em vez de usar fonte e testa

É, uma boa! Se nem assim melhorar... gnarl!

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


ABATANGERINA
Bog


Vlw, vo tenta usar as pilhas.. A propósito, a fonte é de uma marca nacional, Fenner, eu comprei ela no ML do Grupo Muraro, e como muita gente fala que a fonte original da Zoom é ruim, eu comprei a outra.. Vocês sabe quanto tempo ela funfa com pilhas??

Koisa
Veterano
# ago/08 · Editado por: Koisa
· votar


Bog
ABATANGERINA

Testei hoje com pilha, continua do mesmo jeito, testei o cabo, tbm não é.. Soh que tpo, não é aquele chiado de algo defeituoso, mas tem um chiado, eu percebo com facilidade quando a pedaleira esta ligada ou desligada.. E terramento, só acontece em alguns efeitos..

ABATANGERINA
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa
estranho, aqui em casa não dá nada disso. é ULTRA silenciosa. já tentou usar em outra parte da casa? de repente é frequencia de algum aparelho (ou de uma antena próxima, e olha q aqui perto de casa têm uma antena da Oi gigantesca).

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa
ABATANGERINA

Uia, estranho mesmo. Talvez seja alguma interferência, realmente não sei. =/

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


ABATANGERINA
Bog


Vou gravar no MP4 amanhan, ai passo pra vcs.. Pois tenho que qualificar o vendedor..

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


ABATANGERINA
Bog


Vocês confiam no afinador dela? Eu to achando meio dificil de dominar..

ABATANGERINA
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa
confio, e é excelente. talvez seu violão é q não esteja bem regulado...ve se ele tá oitavando direitinho

Kamus23
Veterano
# ago/08
· votar


A Zoom A2 tem wah wah?

Pois estou pensando em comprar uma para gravação no PC, e para carregar por ai em pequenas apresentações...

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa

Eu uso tranquilamente... Não é nada demais nem de menos, faz o que deve sem maiores problemas ou frescuras.

ABATANGERINA
Veterano
# ago/08
· votar


Kamus23
A Zoom A2 tem wah wah?
não. nem a com pedal de expressão. só auto-wha, e não é lá essas coisas, embora quebre um galho.

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


Kamus23

Não tem wah wah, só que tem um efeito similar a ele.. Eu consegui fazer um bem parecido, e pra im era wah, só que é outro nome..

ABATANGERINA

Eu não consegui tirar som algum com o auto wah, me passa um patch ae mais ou menos.. Vlw..

ABATANGERINA
Veterano
# ago/08
· votar


Koisa
Eu não consegui tirar som algum com o auto wah, me passa um patch ae mais ou menos.. Vlw..
só colocar o wah LEVE e pra cima (o som fica gordinho). regra: quando tiver wah, TIRE QUALQUER COMPRESSÃO. normalmente pra ritmos swingados, da pra usar direitnho.

Koisa
Veterano
# ago/08 · Editado por: Koisa
· votar


ABATANGERINA

Ey, rul@va de nóix f4zEir um¹ t0pik c0n patchyeix d&l4..

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


ABATANGERINA
Pra você que tem a A2: ultimamente quando vou afinar meu violão de aço, mesmo sem tocar as cordas o afinador fica alternando loucamente entre A# e B. Será que é mau posicionamento do rastilho (troquei cordas recentemente)?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Zoom A2 violão - reviewzinho em pleno carnaval