Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
minholi
Membro
# jan/14 · Editado por: minholi
· votar


imaginei que pegasse alavanca genérica mais comum... Vou ter que ver se eles vendem a alavanca (mais 3 meses de espera... haja saco! rs).

Eu ainda acho vantagem pedir o tremolo inteiro. A alavanca que vem junto é boa.

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


minholi

Eu perguntei e eles vendem (caraca, os caras são muito eficientes... me responderam rapidinho). 4 doletas... Duro é a espera!

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Bom... taí o terceiro vídeo de troca de ponte.

Talvez faça outras trocas, mas provavelmente não farei outro vídeo, porque já cheguei às minhas conclusões.



minholi
Membro
# fev/14 · Editado por: minholi
· votar


JJJ

Concordo com as suas conclusões. A troca do bloco melhora o sustain e os captadores melhoram o timbre. Aqui como troquei tudo de uma vez (captadores, elétrica e ponte) a diferença foi grande.

Mas apesar do timbre ser o mesmo, no seu vídeo, assim como no primeiro que fez e no que notei na mudança que fiz aqui, além do sustain, eu percebi uma boa mudança na definição, principalmente nos agudos, que com a ponte antiga eram mais chiados.

Bela guitarra. :)

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
· votar


JJJ

Bacana o video cara, parabens!

O som ganhou uma encorpada, ouvi no notebook q tem auto falantes péssimos, mas fiquei com essa sensação , principalmente nos trechos em q vc dedilhou.... realmente melhora o sustain.....


E parabéns pelos Yes srsrsrsr

Will Bejar
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ
Marcando aqui pra ouvir em casa!

JJJ
Veterano
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar


minholi

Valeu, man! No primeiro video houve uma mudança na clareza, sim. Foi a mais perceptível das três.
Quando há troca concomitante de vários itens, a soma das mudanças fica muita mais significativa, sem dúvida.

Luis A.

Valeu! Você ouviu alguma diferença de tonalidade? Eu não consegui! Vou tentar com outros fones/caixas...
O Yes é uma das 3 bandas (mal e porcamente) homenageadas aí. Falta descobrir as outras duas... rs

Will Bejar

Você teve influência direta na levadinha do fim...

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
· votar


JJJ

Cara, eu fiquei com a impressão q deu uma ligeira realçada nos graves, uma encorpada muito sutil..... e senti isso nas partes em q vc dedilha ou sola... (tipo no segundo 3:33 e 4:01, ou no 5:06 e 5:30).

Como vc gravou em momentos diferentes, não sei se pode ter sido alguma alteração de dinâmica q me causou essa impressão...

Quanto ao Yes rsrsrsr. Eu gosto muito do q eu considero os "anos dourados" do rock progressivo, o momento pós Beatles de 69 a 73, onde os caras abriram um leque de novas possibilidades. Mas penso q depois, eles (todas bandas progressivas), se equivocaram um pouco com a obsessão pela complexidade, as musicas de meia hora de duração, etc.... penso q começou a virar um pouco de fritação rsrsrsr

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Luis A.
Como vc gravou em momentos diferentes, não sei se pode ter sido alguma alteração de dinâmica q me causou essa impressão...

Realmente, é impossível a um ser humano manter a pegada e todos os demais fatores que dependem dele de forma idêntica numa comparação desse tipo.

Mas esse não é o ponto...

Quando eu troquei os captadores dessa mesma guitarra (ou de outra qualquer que eu já tenha tocado), a diferença é muuuuuuuuuuuuuito maior, entende? Não precisa de nenhuma firula de vídeo de teste, espectrômetro, comparação A/B, nada disso... Simplesmente é obvio! Agora, quando troca a ponte tem que "procurar" a diferença nos mínimos detalhes pra ver se aparece alguma pequena mudança... Então não é uma parada tããããão importante assim, ao meu ver.

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
· votar


JJJ

Sim, concordo, fazendo uma analogia com carros, os captadores seriam como o motor, oq nao quer dizer q uma troca dos outros componentes nao altere o produto em sua totalidade...

Eu passei muitos anos estudando a instalação de um Bigsby na minha guitarra temendo uma possível alteração de timbre. Nao fiz um video de comparação entre o antes e depois. Mas minha conclusão foi como a sua, nao houve nenhuma mudança significativa no timbre. Penso q houve apenas um suave aumento do sustain devido ao aumento da massa...

Will Bejar
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ
hauahuahuahuah... ainda não vi o vídeo... mas, é muito legal nossa parceria na criação do tópico com informações pertinentes e que possam virar referência pra outros usuários no futuro!!! o/

Will Bejar
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ
Os graves ficaram um pouco mais aparente e o sustain deu uma bela "upgradeada".

Gostei dos sons!!! Yes, Rush

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Will Bejar

Só faltou uma banda (achei que ia ser a mais fácil!!! kkkkkk). Vai ver a execução tá tão ruim que ninguém conseguiu entender... uhauhuahuahuah

Achei que ninguém ia reconhecer o Rush ali.

Valeu!

Milton.Jr
Membro Novato
# fev/14
· votar


O Bloco influencia diretamente na questão de desafinação ao usar a alavanca, ou é mais pra aumentar o sustain mesmo?

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
· votar


Milton.Jr

Cara eu acho q nao, penso q o q mais influencia na afinação é o nut....

Me corrijam se eu estiver errado....

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Milton.Jr

Acho que não influencia em nada em termos de afinação.

Will Bejar
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ
Milton.Jr
Luis A.
Só influenciaria se por algum motivo a bolinha da corda não ficasse muito puxada e presa no meio do caminho... mas pela pressão da corda, acho muito pouco provável.

O bloco, acho que muda um pouco a clareza das notas e dependendo do material algumas frequências. Mas acho que a questão principal mesmo acho que é o sustain.

Eu já tive o de latão (ou bronze, sei lá que porra era...) da GFS, e troquei pelo de aço também da GFS... os graves ficaram bem aparentes em ambos, mas as notas das cordas lisas ficaram um tanto mais aparentes. Mas esse tanto é pouca coisa...
O SUSTAIN melhrou MUITO em relação ao antigo xexelento que veio orignalmente... os GFS são um upgrade bem bacana com relação a isso!!!

Luis A.
Cara eu acho q nao, penso q o q mais influencia na afinação é o nut....
...também tarraxas e string-trees (abaixa-cordas) quando aplicáveis!!!

JJJ
Só faltou uma banda (achei que ia ser a mais fácil!!! kkkkkk).
Putz, mano... não captei... o que eu ouvi foi o SIberian Kathru, Test For Echo e Jacob's Ladder... estou blueseiro, mas já estive progressiveiro... hauhauhauahuhauhauh

JJJ
Veterano
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar


Will Bejar

Putz... Eu nem toquei Test for Echo! kkkkkkkkkk

Vou dar uma dica: é a primeira que eu toco. Tá meia-boca, mas acho que dá pra reconhecer...

Will Bejar
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ
Pô, não sei qual a primeira, não... =/
Mas a segunda achei que fosse Test For Echo, mas tá parecendo mais Chicago!!! heueuheuehuehu

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
· votar


Will Bejar

Sim, esqueci das tarrachas.... kkkkkkkkkk

JJJ

Eu pensei q a primeira tmb era um Yes, aquela famosinha da fase pop mtv srsrsrsrsr

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Milton.Jr
O Bloco influencia diretamente na questão de desafinação ao usar a alavanca, ou é mais pra aumentar o sustain mesmo?

Sim, influencia: Quanto mais massa no bloco e mais molas segurando-o, mais estável (do ponto-de-vista da afinação) e "melhor" o timbre e a sustentação.
Abç

JJJ
Veterano
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar


Will Bejar
Luis A.

A primeira não dos testes. Eu falo da primeira que eu toco "livremente", depois da conclusão, lá pelos 9:20... São só 3 (entremeadas com umas frases soltas): a primeira misteriosa, Siberian Khatru e Jacob's Ladder.

Mauricio Luiz Bertola

Tá certo, mestre. Do ponto de vista da massa na ponte segurando a afinação, quanto maior, mais estável. Mas fica longe da diferença que faz uma boa tarraxa e um nut que não agarra... rs

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


Milton.Jr
O Bloco influencia diretamente na questão de desafinação ao usar a alavanca, ou é mais pra aumentar o sustain mesmo?

Com relação ao timbre, pelo menos pra mim ficou muito claro que muda pra melhor. Percebi isso na minha guitarra e nos vídeos do tópico.

No que se refere ao uso da alavanca, o bloco mais robusto em aço ou latão também influencia de forma positiva porque o material é mais resistente mecanicamente que os blocos genéricos feitos em zamak fundido.

LeandroP
Moderador
# fev/14 · Editado por: LeandroP
· votar


Um pouco sobre o "zamak":

Zamak é a denominação genérica de diversas ligas metálicas com ponto de fusão entre 385 °C e 485 °C, contendo basicamente zinco (Zn), juntamente com Alumínio (Al), Magnésio (Mg) e Cobre (Cu). O nome vem de Zink-Aluminium-Magnesium-Kupfer (zinco, alumínio, magnésio e cobre, em alemão, respectivamente).

Na indústria são utilizadas diversas ligas Zamak, com diferentes teores de Al, Mg e Cu, o que resulta em diferentes propriedades mecânicas. São materiais de baixo custo utilizados na fundição de peças que necessitam de pouca resistência mecânica. O material no estado líquido é injetado sob pressão em moldes de aço ou borracha de silicone no formato das peças a serem produzidas.

Entre as aplicações técnicas do Zamak encontram-se: carburadores automotivos, válvulas reguladoras de pressão para botijões de gás e acessórios para instalações elétricas (buchas, caixas de passagem, curvas, etc.). Também é usado em puxadores para armários e gavetas, maçanetas, chaveiros, bijuterias, brinquedos,fivelas de roupas e calçados, enfeites de roupas bolsas e calçados.

[fonte: wikipédia]

Will Bejar
Veterano
# fev/14
· votar


Boa!!!

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
· votar


JJJ

Ahhh, cara essa é tao obvia q eu ate esqueci kkkkkkk
E nem precisa toca-la perfeitamente, basta fazer os primeiros toques kkkkkk

Good times bad times!!!!

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Luis A.

Aêêê!!! hauhuahuahuahuah

JJJ
Veterano
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar


Galera

Eu disse que pretendia terminar com os vídeos de experiência de troca de bloco da ponte e dar o assunto por concluído...

Porém...

Depois de mais de 100(!) dias viajando por aí, chegou finalmente o último bloco dessa primeira "leva" (e talvez última) de trocas de bloco que eu planejei para minhas guitarras.

Desta vez é um bloco Fender (o mesmo usado nas MIM), igual ao que eu mostro no primeiro vídeo que fiz, quando troquei a ponte MIM pela Malagoli.

Igual a este aqui.

(um adendo... soube que esse bloco maior na MIM é uma melhora que foi introduzida em 2006, por isso alguns falam que o bloco da MIM é fino... quem tem MIM anterior à 2006 deve ter o bloco fino, realmente, daí pra frente é esse grandão aí de cima - ou seja: melhorou a massa e o tamanho, embora o material eu creio que seja o tal do ZAMAK mesmo)

Antes que me perguntem o motivo de eu comprar um outro bloco MIM... Bem... eram 4 guitarras em questão: a MIM do 1º vídeo (que recebeu a ponte Malagoli), a Strato Partscaster do 2º vídeo (com bloco fino, que recebeu a ponte MIM da primeira), a Clone de PRS do 3º vídeo (com bloco chinês, que recebeu o GFS) e, por fim, minha Tele Partscaster, que tinha outro bloco chinês, bem fininho, a qual foi apresentada no tópico de montagem (quem quiser ver sobre a montagem: tá aqui).

E por quê um Fender Mex e não um Callaham ou outro da GFS? Sei lá, tava muito barato, era bem massudo, e resolvi pegar... kkkkkkkkkkk

Mas, chega de papo e vamos ao que interessa!

Eu peguei a Tele e já ia desmontar quando pensei... "Quer saber? Só tem mais esse bloco agora pra trocar, talvez não faça um vídeo, mas vou gravar aquelas mesmas coisas, pra comparar a diferença". Então, antes de trocar a ponte, gravei aqueles mesmos quatro trechinhos que usei de teste, desde a primeira troca.

E tirei a ponte velha...

Quando a desmontei, quase caí pra trás. Além de fino (o mais fino de todos os que mexi), o bloco era ôco!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Depois eu posto umas fotos pra vocês verem.

Mas tem mais.... Continua lendo aí...

Todo mundo que tem Strato sabe que as duas primeiras cordas às vezes ficam meio presas no bloco e é meio chato pra tirar. Mas nos meus mais de trinta anos de guitarra eu NUNCA vi nada parecido com essa... O material era tão vagaba, mas TÃO VAGABA, que TODAS as cordas grudaram com tamanha força nele que não consegui tirar nenhuma (NEM A MIZONA!!!) sem a ajuda da chavinha Allen da ponte (forçando junto com a corda no buraco). A mizinha tava tão presa que eu tive que martelar a ponta da chave pra desgrudar!!! uhauhauhuahuahuhauah!!!!!!!!!

E pra fechar com chave de ouro... O bloco FEDIA!!!

Não, não tô de sacanagem... É verdade, eu juro. Pena que a Internet não sintetiza cheiros (ainda...), senão eu fazia o upload do cheiro daquele bloco nojento pra vocês sentirem... Deve ser uma liga tão sem-vergonha que até fede!!! Impressionante... Fiquei até com medo de manusear aquela porra, vai ver o material é tóxico também (não duvido nada...).

Bom... finalmente, me livrei daquela porcaria e coloquei o bloco Fender (e a base de cima - não sei como se chama aquilo, onde o bloco é fixado - que veio junto). Me arrependi de não ter comprado a ponte completa. Seria só um pouco a mais e já viria com carrinhos melhores do que os que eu tive que reutilizar, além de todo o resto.

OK, mas... e a diferença, Jota Jota Jota?!?

Bom, fiz isso ontem à noite e não gravei o som ainda para comparar... (todos em côro: aaaaaaaaaaaaaahhhhhhhh...). Calma, calma, pretendo fazer isso hoje... hehe

Se as minhas conclusões anteriores estiverem corretas, deverá ocorrer a maior diferença no sustain (porque a diferença de massa entre os blocos é a maior de todas as quatro trocas). Quanto ao timbre, sendo ambas de ligas ZAMAK como o LeandroP nos ensinou (embora claramente a Fender seja muuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor), aí eu não sei. Minha conclusão anterior era de que, quando o material é o mesmo, muda quase nada... Mas como a diferença é absurda (mais que absurda mesmo, gente, não há palavras para descrever como era ruim o bloco velho...) talvez, dessa vez, mesmo sendo dois blocos de ZAMAK, haja uma melhora de timbre.

Aguardemos a prova dos nove, em breve...

EDIT: Faltou ver a diferença para um bloco de latão (brass). Eles são os mais bonitos, na minha opinião... hehe
Tem um vídeo que mostra uma troca de um bloco comum por um de latão (esse não é meu, só tô colocando aqui para termos uma ideia):

http://www.youtube.com/watch?v=PajspH1ADBo

Ramsay
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ

Cara, na minha opinião, o tamanho e o peso do bloco não fazem a mínima diferença no som, tanto em termos de sustain, quanto na qualidade do som em si, e digo isso porque entre o bloco e a madeira existem 2 ou 3 molas de aço, ou seja, o bloco é um mero transmissor do som da ponte para as molas.

Então, o que faz realmente a diferença é o material empregado na fabricação do bloco e não o tamanho ou o peso dele.

O bloco das guitarras baratas é feito de uma liga vagabunda que usa antimônio e outros materiais que são mal condutores de som.

Daí, quando se troca esse bloco por um de aço, ou de latão, vai haver um incremento na qualidade do som da guitarra, porque esses materiais conduzem melhor o som do que a dita liga vagabunda.

O resto é Mito, simples assim...

SkyHawk
Membro
# fev/14
· votar


Ramsay
Hum ....... O bloco não se chama bloco de massa atôa. Em termos físicos seu comentário esta completamente equivocado !!! Transferir vibração para as molas ..... Aff...... Que medo !!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?