Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Ramsay

Cara, você pode ouvir nos meus vídeos que as diferenças não são realmente muito grandes... Mas algumas são audíveis.

As cordas passam pelo bloco e ficam presas nele. Acho que isso é suficiente para fazer alguma diferença, caso o bloco seja maior. Mas veja o meu próximo vídeo, onde há mais algumas conclusões sobre essa Telecaster que eu troquei o bloco (você pode discordar se quiser, claro...).

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Taí o vídeo sobre a troca do pior bloco que eu já vi, toquei e cheirei (rs). Ouçam e tirem suas próprias conclusões...



Ramsay
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ

Eu sei que as diferenças no som são tênues, mas, elas são causadas pelo material do bloco e não pelo tamanho ou o peso.

Eu tenho uma guitarra Ibanez que tem um bloco de aço pequenininho, no entanto, ela tem um sustain do cão!!

minholi
Membro
# fev/14 · Editado por: minholi
· votar


JJJ

Poutz! Impressionante, mas foi a menor diferença, na minha opinião, de todos os vídeos

Uma pergunta: As bolinhas ficam no fundo do bloco em ambos ou no pesado eles ficam na superfície e no leve no fundo?

Uma coisa que percebi no que troquei é que no original da Condor, praticamente igual a esse seu antigo ou até pior, elas ficam no fundo do bloco e no bloco GFS de latão elas ficam quase saindo pra fora do bloco.

Ramsay
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ

Confesso que não entendi essa de cheiro, não mesmo!!
O bloco das minha pontes vagabas (duas Strato SX) não tem cheiro nenhum e nunca tive problemas pra tirar as cordas delas.

Agora, me explica o seguinte: nesse último vídeo vc comparou um bloco de aço grande com um bloco pequeno de material xing-ling e a diferença no som foi só essa??, ou seja, praticamente nenhuma??

Porque se for, cai por terra a minha teoria de que o material do bloco seria relevante na condução do som, há não ser que o bloco de material xing-ling, apesar de pequeno, (pelas fotos parece) seja de aço.

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
· votar


Ramsay

Cara penso q se um material reage de forma diferente que outro, a causa pode estar na densidade....
Assim um bloco pequeno de material com alta densidade pode ter mais massa do q um bloco grande de material menos denso...

Eu nao sou luthier, muito menos físico, mas sempre li q sustain está relacionado à massa.....

SkyHawk
Membro
# fev/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Vou dar uma simplificada:
1. A tensão na corda depende de dois pontos de fixação, a taraxa e a ponte.
2. O rastilho e o cavalete definem o comprimento de oscilação e a tesão da corda atribui a afinação.
3. Quanto mais estável e denso os pontos de ancoragem ( tarraxa e ponte), mais consistente é a oscilação resultante do ataque da corda gerando maior clareza, definição e sustain.
4. Quem transfere vibração para a guitarra é o rastilho e o cavalete !!!! Parem de falar asneira !!!! Esse intervalo define o comprimento da corda e é ele que gera a nota.
5. Independentemente do número de molas, uma ponte com regulagem neutra vai ter sempre a mesma força resultante (zero) em relação a força de tração das cordas (que é sempre constante para cada calibre de encordoamento) e do antagonista representado pelas molas. A diferença é com mais molas e maior densidade do bloco a inércia é maior e a distribuição da força em cada mola produz equilibrio, uniformidade e suavidade na tração aplicada.

Ou seja: faz diferença sim e parem de falar bobagens.

JJJ
Veterano
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar


Ramsay

Eu tenho uma guitarra Ibanez que tem um bloco de aço pequenininho, no entanto, ela tem um sustain do cão!!

Sim, o sustain vem de "n" características. Mas talvez se você colocar um blocãozão vai aumentar (nem que seja em meio segundo! kkkkkkk)...

Confesso que não entendi essa de cheiro, não mesmo!!
O bloco das minha pontes vagabas (duas Strato SX) não tem cheiro nenhum e nunca tive problemas pra tirar as cordas delas.


Pra tu ver como esse meu aí era podre...

Agora, me explica o seguinte: nesse último vídeo vc comparou um bloco de aço grande com um bloco pequeno de material xing-ling e a diferença no som foi só essa??, ou seja, praticamente nenhuma??

O bloco novo da Fender não é aço. Nem o velho. Ambos são de ligas, provavelmente com base de zinco. O tal do ZAMAK, antimônio, essas coisas...

minholi

Poutz! Impressionante, mas foi a menor diferença, na minha opinião, de todos os vídeos

No que se refere a alterar o som foi das menos evidentes, mas tem as outras características que eu cito ao final do vídeo, que são fundamentais.

As bolinhas ficam no fundo do bloco em ambos ou no pesado eles ficam na superfície e no leve no fundo?

No velho, ficavam láááá dentro, no Fender ficam mais próximas do topo ("aproveitam" mais o bloco...), mas não tanto quanto o da GFS, que fica quase fora, como você bem disse.

Luis A.

...um bloco pequeno de material com alta densidade pode ter mais massa do q um bloco grande de material menos denso...

Concordo com você, acho que a massa é mais importante que o tamanho, mas se as densidades forem parecidas, o tamanho do bloco acaba sendo determinante.

SkyHawk

Calma, man! hehehe

Você é físico?

Veja bem... eu já tinha visto vários vídeos e textos falando isso e aquilo, mas os caras sempre já tinham trocado a ponte/bloco e só falavam do som "a posteriori", ou seja, a percepção deles depois da troca. Ora, ora... sabemos que a mente humana faz seus truques! Não dá pra confiar cegamente na nossa opinião não balizada por experimentação, medição e tal (acho que você concorda com isso, não?).

Vi outros vídeos fazendo comparações, mas os caras, aproveitando que trocaram a ponte, trocaram as cordas!!! Ah, fala sério né? Ai é claro que muda o som!!! kkkkkkkk

Então, eu tentei fazer a coisa da forma mais "científica" possível (eu sei que não foi totalmente porque a minha pegada influi, mas essa variável eu tentei manter sob o máximo controle), com testes honestos, trocando a ponte ou o bloco da ponte e mantendo TODAS as demais características, inclusive as mesmas cordas.

Além disso, gravei com uma boa fidelidade, microfones decentes ou direto na interface (entrada Hi-z, própria para instrumento). Com pouca influência de amplificador, sem uma caralhada de efeitos e tal.

Então, meu caro, o resultado está aí. Contra fatos não há argumentos. Se há diferença ou não, se foi muito ou pouco, se vale a pena ou não, cada um que sabe. Eu dei a minha opinião sobre as diferenças.

Agora, se o que importa é o material, a massa, o volume, a densidade ou o formato do bloco, aí sim, é uma discussão mais teórica...

Detalhe: eu não sou dono da verdade, posso estar errado nas minhas conclusões.

Will Bejar
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ
e a base de cima - não sei como se chama aquilo, onde o bloco é fixado
"Baseplate"... em português, acho que não tem um termo específico... acho...

Tem um vídeo que mostra uma troca de um bloco comum por um de latão (esse não é meu, só tô colocando aqui para termos uma ideia)
Pô, nem citou o meu vídeo???
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/245261/

Taí o vídeo sobre a troca do pior bloco que eu já vi, toquei e cheirei (rs)
huahauhauhauhauhauhauauhua... vou ver o vídeo!!!

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Will Bejar

Ops. Foi mal! Vou me redimir! rs

Gente, vejam o vídeo do Bejar sobre a troca de bloco por um de latão, o único que eu não testei dentre os tipos mais normais:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/245261/

mogicaqui
Veterano
# fev/14
· votar


Aproveitando o tópico,

Alguém já teve a experiência de ter em mãos e comparar os blocos das Stratos Fender MIA fabricadas antes e depois de 2008. Segundo a Fender, a partir de 2008 houve um upgrade com relação aos anos anteriores: Copper Infused High Mass 100% Metal Block
Pelo que parece, a liga metálica foi alterada, incluindo um teor maior de cobre e aumentando a massa do bloco. Mas, ao que parece, ainda é uma liga ala Zamac.
Será que mesmo com este upgrade ainda vale a pena substituir o bloco por um de aço usinado? Alguém já fez isto?

SkyHawk
Membro
# fev/14
· votar


JJJ
Fiz engenharia.
Desculpe se fui muito direto, é que li posts nesse tópico com conceitos de física completamente errados e que leigos podem acabar tomando como verdades.

mogicaqui
Veterano
# fev/14 · Editado por: mogicaqui
· votar


SkyHawk e JJJ

Domingo chuvoso.... vamos à elucubração:

Um ponto de ancoragem com maior ou menor massa, permitirá que maior ou menor quantidade de energia cinética da corda vibrante seja transmitida para o corpo e para as cordas adjacentes. Com maior massa, as cordas perdem menos energia (= mais sustain e volume) e interagem menos com as cordas adjacentes (= separação/definição das notas).
Eu já instalei blocos da GFS em duas guitarras com ponte flutuante tipo strato e meu ouvido mouco percebeu o seguinte:
Timbres limpos: Muito melhor que os blocos antigos tanto em escalas, quanto em acordes;
Overdrive/distorção: Melhor em escalas e single notes e não tão bom com acordes (principalmente power chords), usando alguns tipos de distorção e Fuzz. Parece que a interação entre cordas proporcionada pelo Zamac "arredonda" o timbre distorcido.

Will Bejar
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ
Ops. Foi mal! Vou me redimir! rs
Aê!!! hauhauhauhaua... o/

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


JJJ

Quando você diz no vídeo sobre a corda ficar presa no bloco da ponte, me lembrei de um detalhe simples do bloco da minha ponte, mas que faz diferença, que está justamente na cavidade onde fica presa a bolinha da corda. A bolinha atravessa quase que o bloco inteiro, e as vezes, por falta de uma padronização no diâmetro da bolinha, ela não segue até o fim do seu curso, enroscando no meio do caminho. Então você afina e acha que está tudo bem. de repente com uma pegada mais forte, a bolinha segue seu curso e a afinação vai pro espaço.

Pensando nisso, fiz com que a corda atravessasse todo o bloco, e a bolinha fica na extremidade. Não enrosca, não fica presa e fica muito fácil substituir a corda. Além da corda atravessar todo o bloco e não ficar praticamente abaixo da base da ponte.

Fiz uma ilustração tosca (um corte lateral) do bloco da ponte pra comparar os blocos que são vendidos (inclusive da Fender) e abaixo a minha modificação:

< imagem com "corte lateral" do bloco da ponte >

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


mogicaqui
Pois é, a Fender andou modificando os blocos na década passada, tanto na MIM quanto na MIA. No teu caso, acho que fará pouca diferença a troca pelo de aço. Pelo que li, talvez o latão (brass) faça mais diferença, mas, repito, não posso garantir porque foi o único que não testei.

SkyHawk
Tranquilo. Somos colegas, então (embora eu nunca tenha exercido a engenharia... só a de software, mas é outra coisa...). Conceitos errados e opiniões absurdas na web? Isso não existe! hehehe

LeandroP
Na verdade, o Fender não fica tão "fundo" assim como no seu desenho. Os mais simples, sim. O da GFS acho que fica mais acima ainda, quase como o seu.

Will Bejar
Na verdade, me arrependi de não ter comprado nenhum de latào, pois parece ser o que dá mais diferença (além de ser o mais bonito! rs). Se algum dia comprar (agora não teria nem onde instalar), faço mais um vídeo.

Will Bejar
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ
Esse de latão dá uma bela encorpada (comparando com o original)!!! Troquei o meu de latão pelo de aço e a diferença foi pouca... acho que surtiu mais efeito nas cordas lisas (usando o de aço da GFS).

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


O que fiz pra mim é em latão. Nem pensei muito no material propriamente dito. Por pouco fiz em alumínio. Como encontrei um bloco no ferro com tamanho suficiente pra fazer um, acabei pegando. Mas já vou alertando que o latão é muito mais caro que o aço. Se for apenas pelo aspecto não compensa, porque a peça fica escondida.

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


LeandroP
Se for apenas pelo aspecto não compensa, porque a peça fica escondida.

Nááhhh... dá pra ver pelo buraquinho do back plate... hehehe

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


JJJ

kkkkk você está certo!!!

SkyHawk
Membro
# fev/14
· votar


JJJ
Eu estou quase removendo o back plate só para exibir o blocão de latão da Killer Guitar Components !!! E olha que acho bem estranho deixar a tampa traseira aberta.

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


SkyHawk

Faz tempo que eu deixo sem a tampa.

raphael.rui
Veterano
# fev/14
· votar


Eu to louco pra trocar o bloco da ponte da minha SX, alem de ter problema pra colocar as cordas as vezes (a bolinha não vai toda as vezes, ou prende na hora de tirar) ele me parece ser muito Levinho.

Uma coisa que me parece ser besteira, porem faz sentido teoricamente, é que se eu travar o bloco com algum pedaço de madeira ou metal o sustain melhora e pode haver diferença no timbre (em blocos pequenos e sem massa). Alguem sabe me dizer se isso procede? Só não faço esse teste agora pra não mexer na ponte pois ela acabou de voltar do Luthier rs.

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


raphael.rui

Não acredito que faça diferença. Mas é apenas uma questão de fé.

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


SkyHawk
LeandroP

Vocês acreditam que eu já li que tirar o back plate melhora o som da guitarra?... Santo ouvido de morcego, Batman! kkkkkkkkkkkkkk

raphael.rui

Em tese, a ponte presa com madeira no corpo pode fazer este ressoar mais (se houver uma ancoragem muito bem feita), daí uma possível melhora no som (é mais um teste a fazer... faz aí! hehehe). Agora, o problema de desafinar por causa do tremolo, com certeza vai melhorar, já que a ponte vai ficar "presa".

Will Bejar
Veterano
# fev/14
· votar


SkyHawk
LeandroP
JJJ
O que eu fiz com o backplate da minha Fender foi reposicioná-lo. Como não uso alavanca, estiquei as 5 molas ao máximo, aí a furação pra passar a corda ficou fora de lugar. Eu reposicionei e fiz nova furação. Nem aparecem os furos originais e dá pra trocar as cordas de boas!!!
=)

raphael.rui
a bolinha não vai toda as vezes, ou prende na hora de tirar
O que eu faço nesse caso é o seguinte, guardo um pedaço da corda E grave (aquele que fica sobrando quando vc corta... vc corta, né???) e deixo no jogo de cordas reserva. Quando a bolinha emperra, ele serve pra empurra-la pra fora pq é uma corda mais firme (embora eu nunca mais ter precisado fazer isso depois da troca da ponte). Mas tem que ser de corda nova.

geronimo.correa
Veterano
# fev/14
· votar


raphael.rui
JJJ
Uma coisa que me parece ser besteira, porem faz sentido teoricamente, é que se eu travar o bloco com algum pedaço de madeira ou metal o sustain melhora e pode haver diferença no timbre (em blocos pequenos e sem massa). Alguem sabe me dizer se isso procede? Só não faço esse teste agora pra não mexer na ponte pois ela acabou de voltar do Luthier rs.

Tive um Cort com floyd que travei a ponte com pedacinhos de madeira... para os meus ouvidos ficava diferente sim, o som e o sustain, bem pouca coisa, nada de outro planeta, mas fazia diferença sim, pelo menos pra mim rsrsrs Abraço!

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


geronimo.correa
nada de outro planeta

Nada aqui neste tópico é de outro planeta... rs

geronimo.correa
Veterano
# fev/14
· votar


JJJ
Nada aqui neste tópico é de outro planeta... rs
hauahauaha viva a subjetividade \o/

mogicaqui
Veterano
# fev/14
· votar


Pra quem quer um bloco melhor usinado que os da GFS:

http://www.ebay.com/itm/191075153654?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid= p3984.m1423.l2649

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?