Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Valeu a dica. Muito útil. Vou usar a técnica de dobrar a distância do nut ao 12° traste.
Mesmo do jeito que está atualmente a guitarra afina bem, mas o desalinho da ponte deixa a mizinha mais próxima da borda da escala e às vezes a corda chega a sair na montagem do acorde...

Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Essa da Fender não é aço mesmo não, mas pelo menos é grande, tem mais massa do que as fininhas.
Isso sim!!!

Hangar18
Eu vi essa aí, ficou bem bacanuda!!!

Hangar18
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Esses 10,5mm/11,3mm provavelmente são das adjacentes mas é melhor perguntar pro pessoal da GFS para ter certeza. É difícil medir mm com régua...

Will Bejar

Valeu Cara!
Tava vendo as fotos da sua guitarra tb e vi que a ponte que vc tinha antes é aparentemente idêntica a minha(que é mexicana), tanto saddles quanto placa quanto bloco. Pensava que as americanas vinham com bloco maior de série

LeandroP
Moderador
# nov/13 · Editado por: LeandroP
· votar


Eu mesmo fiz a ponte da minha guitarra. Ela é praticamente toda em aço inoxidável. Copiei as medidas da ponte original da minha guitarra, fiz alguma modificações e mandei ver.

O bloco da ponte eu fiz em latão. Encontrei um bloco no ferro velho e paguei caro por ele. A base da ponte eu parti de um pedaço de tubo retangular. Aproveitei o tubo pra não ter que dobrar uma chapa. Tracei os furos e furei. Os carrinhos eu também fiz com um perfil chato de inox. Deu muito trabalho pra limar.

No fim das contas a ponte me agradou muito, mas ficou feia. Agora eu decidi dar um polimento nas peças, e aí sim, ficou muito bonita.

Mandei os parafusos que prendem a base da ponte no bloco e que prendem a ponte no corpo da guitarra pra um banho de níquel químico. Esses eu não encontrei em inox pra vender. Prefiro o níquel ao cromo.

http://oi41.tinypic.com/sqgjzt.jpg

http://oi43.tinypic.com/2r55dep.jpg

http://oi40.tinypic.com/21d2wpl.jpg

http://oi44.tinypic.com/2nhdzlc.jpg

http://oi39.tinypic.com/vhet6c.jpg

LeandroP
Moderador
# nov/13
· votar


Como pode ser visto na 3a imagem, nos furos por onde passam as cordas, fiz questão de deixar a bolinha da corda na extremidade do furo, fazendo com que a corda atravesse completamente o bloco. Depois acabei lendo em uma revista que o Eric Johnson também prefere assim.

Já no furo onde entra a alavanca, eu fiz com um diâmetro de 5mm. Mas também fiz um furo maior no começo onde coloco alguns anéis de borracha. Como a alavanca não tem rosca, os anéis de borracha ajudam a segurar a alavanca na posição que eu quiser.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


LeandroP

Para mim parece um trabalho profissional. Você fez algum curso técnico tipo mecânica ou equivalente?

LeandroP
Moderador
# nov/13
· votar


vintagentleman

Fiz um curso de torneiro mecânico quando era moleque. Se você tivesse visto antes do polimento talvez não tivesse a mesma opinião rsrsrsrs Fiz ela há tempos. Como ela funcionava, não me preocupei tanto com o aspecto. O polimento não fui eu que fiz. Pedi pra um polidor fazer na empresa onde trabalho.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


É. Mas até para encomendar um serviço de acabamento tem que ter noção e saber o que pedir. E o principal você fez que foi tornar a peça funcional. Em relação à estética eu também sou chato. Uma das minhas frankenstrats usa P-90 na ponte e braço e um single no meio. Se vc procurar, não vai achar um escudo assim para vender. Então eu tive que adaptar um escudo HSH, usando uma microrretífica. Acabei cortando demais e o acabamento não ficou bom. Agora comprei outro escudo para refazer, somente pela estética, que é um fator importante, sem dúvida. Parabéns pelo trabalho novamente. Abraço.

SkyHawk
Membro
# nov/13
· votar


LeandroP
Que trabalho bacana !!!! Coisa fina e muito dificil, principalmente os carrinhos !!!

Parabéns.

LeandroP
Moderador
# nov/13
· votar


vintagentleman

O meu próximo passo é o escudo. Fiz ele em alumínio, mas errei algumas medidas e ficou feio. Sou canhoto, então ou eu faço ou fico sem. Valeu pelo elogio ;)

SkyHawk

Os carrinhos são os mais chatos de fazer mesmo. E inox também é muito chato pra limar. Você lima, lima, lima e parece que não limou nada rsrsrs Muito obrigado!!!

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


LeandroP

Showzaço de bola, cara! Dá até pra entrar no ramo e ganhar um troco com isso! Parabéns!

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/13 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


Cara, ótimo vc levantar esse assunto.
Eu vi um vídeo desse site aqui:
http://www.floydrose.com/bridges/FloydRoseUltimateTitaniumTremolo.php

Ta no youtube, me desculpem não colocar o link pois não lembro. O fato é que o cara pegou uma guita com floyd rose e trocou o bloco por um de latão. O timbre da guitarra melhorou de forma surpreendente. Claro que internet vale tudo. Segundo o cara do vídeo, ele não mexeu nos knobs do amp, mas vai saber... Só acredito vendo.
O vocalista da minha banda disse que viu algo a respeito no blog louco por guitarra e tbm se impressionou.

Eu cogito fazer essa modificação numa guitarra com floyd minha e estudar a mudança. Segundo um luthier amigo meu, muda consideravelmente.

Edit: quando eu falo "muda", me refiro a mais sustain e mais definição.

LeandroP
Moderador
# nov/13
· votar


JJJ

Valeu!!! Uma boa ideia! O problema é ter um preço competitivo. Mas faria sob medida por encomenda, se o cliente topasse pagar o valor. A vantagem de ser em inox é que eu posso dar a forma que eu quiser, sem comprometer o cromo. Não terei problema com oxidação. O bloco seria feito em alumínio, mas como eu teria que fazer uma ponte do começo ao fim, optei por latão mesmo. Não me lembro quanto eu paguei, só sei que foi caro e ainda foi num ferro velho. A base da ponte eu recortei de um pequeno pedaço de tubo. A espessura de 2,65mm do tubo atendeu bem pro que eu queria. Também comprado em um ferro velho. O problema do inox em relação ao aço comum é que as limas devem ser específicas, porque é um material muito duro. Uma vantagem em relação ao desgaste por atrito das cordas, mas é um saco pra trabalhar.

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/13
· votar


LeandroP
muito bom cara! Parabéns!
Eu tava com uma idéia de fazer uma ponte tbm, cheguei a fazer uns desenhos no Catia, mas não foi pra frente por falta de tempo. Eu queria, na verdade, fazer uma bizarrice cabeluda no bloco.
Vc fez a ponte na fresa, cnc ou no muque mesmo?

LeandroP
Moderador
# nov/13
· votar


SpectrosGuitarman

No muque mesmo. Se eu vier a produzir alguma coisa, vou procurar quem tenha eletro-erosão a fio. Aí fica show de bola! Valeu!!!

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Galera

Desde que comecei a ler sobre essa coisa de bloco da ponte, fiquei com vontade de trocar os blocos de 3 tremolos que tenho em guitarras aqui. Todos eles com blocos muito finos e leves.

Daí comecei a pesquisar as possibilidades mais baratas. Mas como queria variar bem e evitar incompatibilidades, resolvi comprar 3 blocos bem diferentes entre si.

Ficou assim...

No ebay, comprei um big block Fender, porém padrão MIM. Esse provavelmente será o piorzinho, só devo ganhar em volume e massa, mas ele vem com a base da ponte junto, o que garante compatibilidade com qualquer das guitarras, para evitar dor de cabeça.

Na GFS, peguei um bloco de aço (só o bloco) no padrão de tamanho e furação "internacional" (leia-se China...). Em uma das 3 guitarras caberá, com certeza... Esse deve ser bem bacana, estou esperançoso!

Faltava o terceiro... Aí olhei por aqui no ML, nas lojas pela web e nada me chamava a atenção. Ou não tinha, ou era ruim, ou era caro (ou ruim e caro... rs).

Até que me lembrei da Malagoli. Todo mundo aqui sabe dos captadores Malagoli, mas eles tem algumas outras pecinhas. Não há uma variedade tão grande como na GFS ou outras do gênero lá de fora, mas... Dei uma olhada. E qual não foi minha surpresa ao ver que tinham a ponte completa, toda em aço!!! O preço bem razoável para uma ponte completa em bom material. Encomendei. Chegou hoje. Estou estupefato com a qualidade (pelo menos a qualidade aparente, porque não instalei ainda)!

A ponte (sem contar a alavanca, as molas e a parte de trás - só bloco, topo e carrinhos) pesa quase 400 gramas!!! É MUITA MASSA! É tudo em aço mesmo! Eu estava com medo que as molas fossem daquele material meio fosco e tal, mas nada... Tudo aço! Blocão!!!

Mas tem um detalhe: essa ponte é padrão Fender Am Vintage. Ou seja: 56mm entre as Mi's. Como é ponte completa, pra mim não tem grilo, deve caber em uma das 3 guitarras aqui.

Eles tem outra ponte lá, pelo mesmo preço, no padrão 52,5mm, mas essa acho que é comumzinha, sem blocão, sem aço nas molas, nem no bloco. Na verdade, nem sei porque tem o mesmo preço!

Vai demorar para eu instalar, porque vou esperar as outras 2 chegarem antes (first class...) e escolher qual vai pra qual guitarra. Mas quando eu fizer a troca, informo o resultado aqui.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Ué, a fixa que eu comprei para a reforma que eu te disse aí em cima também é Malagoli. Eu não instalei ainda, mas também, a primeira vista achei a qualidade muito boa.

E o engraçado é que na minha só veio a ponte, os parafusos num plastiquinho, uma embalagem tipo forma plástica transparente e um xerox de papel com a marca Malagoli onde diz que é feito no Brasil...

Confesso que fiquei interessado de saber se o Érico Malagoli terceirizou a produção dessas partes, onde são feitas etc.

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman
Não me lembrei da sua, realmente. A minha veio numa caixinha bem bacana, super protegida, com um design muito bonito. Sério, cara, nada a dever a coisas que comprei de fora. Fiquei super contente.

SkyHawk
Membro
# nov/13
· votar


JJJ
Bela compra, estou curioso para saber o resultado. Eu sou forte defensor do bloco grande, na minha guitarra a diferença foi muito grande.

Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


LeandroP
Powrra ficou massa pacaraio!!! o/

LeandroP
Moderador
# nov/13
· votar


Will Bejar

Valeu!!! \m/

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Instalei ontem a nova ponte fixa da Malagoli.

O marceneiro meu faixa me entregou o corpo de freijó reformado faz uns dias.

Ele tapou os buracos do tremolo antigo, das molas etc., com a mesma madeira, mas não de forma sólida,e sim com tampas razoavelmente grossas.

Ficou meio chambered, não dá para negar. Acho que eu não expliquei direito antes e ele achou que era uma questão meramente estética. Enfim... Ele refez o acabamento e eu mudei o projeto original que era da cor própria da madeira e somente verniz PU.

Agora, até para esconder os remendos, optei por selador, que dá um finish mais fosco, misturado com um corante tabaco. Ficou bem bonito, embora tenha algumas falhas que, para mim, tornam o resultado final com um quê de artesanal, de feito à mão. Curti muito.

A fixação da ponte não ficou bem do jeito que eu queria em relação ao agarre dos parafusos, isso por causa da tampa que o marceneiro colocou ao invés de peça maciça. Mas está firme o bastante para a função, ficou razoável, e muito bem medida e alinhada.

Aproveitei a reforma e troquei o roller nut Fender que havia, e estava todo estragado, por outro, bem mais barato, comprado no Mercado Livre, marca Dolphin.

Ele não tem esferas como o da Fender e sim cilindros. No teste rápido que eu fiz mostrou ser muito macio e robusto.

Só que na primeira vez que eu montei a guitarra, após ajustes básicos de altura dos carrinhos e afinação, ficou horrível de tocar. Verifiquei que a ação das cordas estava alta demais devido ao novo nut ter sido instalado, óbvio, muito alto.

Tirei novamente as cordas, com muito cuidado para não estragar, vez que era um set novinho, gastei mais um pouco da escala usando um mini formão e instalei novamente a peça e as cordas.

Curiosamente a entonação ficou bem razoável já com os carrinhos alinhados no ponto médio da ponte. Acho que medi muito bem mesmo rsrsrs. Alguma desafinadinha nem compensava mexer...

Testei num VOX valvuladinho de 4W. Sucesso total. A guitarra está uma delícia, com a ação baixa, do jeito que eu gosto, mas não exagerada, as cordas deslizam macias no nut novo. Show de bola.

Quanto às mudanças no som, ainda quero testar mais antes de falar alguma coisa, mas vai ficar um pouco difícil dizer quanto da mudança é decorrente da troca da ponte, quanto é decorrente da troca do nut e quanto é decorrente do realinhamento das cordas, que antes ficavam um pouco deslocadas dos pólos dos captadores.

Enfim, pelo menos para mim, valeu a trabalheira... Ah, detalhe, ficou bonita pra caralho, pelo menos na minha opinião... Vai aí uma fotinho dela...

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman
Instalei ontem a nova ponte fixa da Malagoli.
Fixa na madeira? Ou tem bloco por baixo dela? As cordas entram por trás da guitarra ou por cima?

Tirei novamente as cordas, com muito cuidado para não estragar, vez que era um set novinho, gastei mais um pouco da escala usando um mini formão e instalei novamente a peça e as cordas.

Carái... Não era mais fácil lixar o nut por baixo?

Ah, detalhe, ficou bonita pra caralho, pelo menos na minha opinião... Vai aí uma fotinho dela...

Deve ter ficado, eu acredito. Mas com essa foto aí de uma guitarra preta meio na sombra, tá difícil de conferir! uahuahuahuh

vintagentleman
Veterano
# nov/13 · Editado por: vintagentleman
· votar


JJJ

Fixa na madeira? Ou tem bloco por baixo dela? As cordas entram por trás da guitarra ou por cima?

Ela é chata, sem bloco. Direto no pau rsrs. As cordas entram por trás da ponte e passam por baixo dos sadlles...


Carái... Não era mais fácil lixar o nut por baixo?


Sabe que eu nem pensei nisso? Bom... Agora já foi... Pelo menos deu certo...

Deve ter ficado, eu acredito. Mas com essa foto aí de uma guitarra preta meio na sombra, tá difícil de conferir! uahuahuahuh


Tens razão, mas sabe como é... Trabalho pra caráleo rsrsrs. Terminei à noite... Fiz essa fotinho só para mandar para uma amiga... Vou tirar outras detalhadas para você ter uma ideia melhor...

Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman
Eu ia comprar uma dessas pontes, mas aí vi que era topload (que a corda passa pela parte de trás da ponte, e não por baixo, pela parte de trás do corpo!!!), aí comprei a da Dolphin.

Fiz essa fotinho só para mandar para uma amiga...
mmmm... danadinho!!! hauhuahuahuah

Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman
Ah, eu queria ver como ficou a tapação... parece que ficou bacana!!!
Manda umas fotos mais detalhadas!!! heuheuheuheu.. abraço.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Will Bejar

Vão aí as fotos detalhadas. Lembrando que o amigo tampou os buracos que haviam sob a ponte tremolo anterior e atrás da guitarra, no local onde ficavam as molas e o bloco, onde tinha uma tampa de plástico.

Talvez nem dê para ver na foto, porque foi bem feito. Essa guitarra atualmente quase só tem braço de Ibanez Gio. O corpo é de freijó, os captadores são custom shop Malagoli, enrolados à mão, o da ponte é réplica do A-8 Duncan e o do braço é réplica do PAF PRO. A ponte eu já falei, é fixa, da Malagoli, tem o roller nut da Dolphin e as tarrachas Sperzel com trava. A parte elétrica é a da Ibanez mesmo.

Ela ficou uma guitarra extremamente metal, a ponto de rolar um hard rock mais pesado somente com a distorção natural do amplificador que está comigo em casa, o Vox AC4 TV, sabidamente voltado ao rock clássico.

Fotos:

Inteira

fundo

ponte

mão

corpo

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman
Ficou muito show, hein. Nada como madeira com cara de madeira, não de plástico! rs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman
Ficou bacana!
Abç

Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman
Carai, que dahora!!! Nem dá pra perceber!!! Ficou bom mesmo!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?