Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ

Joia!! Valeu!!

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Pra quem não viu o teste da troca da ponte:




Plank
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ
legal cara, também não percebi uma diferença brutal que assim como o Paulo May do blog guitarra99 fala (considero o conteúdo do blog dele muito bom, mas muitas vezes ele acaba exagerando em algumas opiniões).

porém, de toda forma estou precisando de uma ponte nova e essa da malagoli me chamou bastante atenção. você conseguiu perceber uma diferença na tocabilidade da guitarra com esse espaçamento de 56mm entre as cordas?

o trabalho de refazer os furos não me assusta muito, porém estou com medo de que a tocabilidade piore e a mizinha acabe escapando do traste nos pull-offs...

JJJ
Veterano
# dez/13 · Editado por: JJJ
· votar


Plank

Os caras daquele blog são super gente boa, mas são aqueles caras que procuram pelo em ovo, saca? Eles vão atrás da micro diferença entre uma Les Paul 59 do primeiro semestre e outra 59 do segundo semestre ou a diferença entre uma Strato com ou sem o back plate colocado... Enfim, é a onda deles, não tiro o valor. Mas para todos os usos "corriqueiros" de uma guitarra, realmente, é um pouco de exagero... rs

Sobre os 56mm... Faz uma diferençazinha, sim. Se a guitarra for pra fritar nas últimas casas o tempo todo, principalmente. Conforme vai chegando pro lado do headstock, essa diferença vai sumindo (até ser nenhuma na primeira casa). Se a guitarra for de 22 trastes e com comprimento de escala menor que as 25,5" normais de strato eu desaconselharia. Mas numa strato de 21 casas e comprimento de escala padrão, desde que você não seja um "habitué" das últimas casas, dá pra tocar na boa. Vale lembrar que isso só vai afetar mesmo as últimas 5 ou 6 casas da mizinha. A mizona nessas casas quase nunca é usada e as demais ficam na mesma. Tem gente que até prefere cordas mais espaçadas.

Uma coisa que eu não sei (e já deixo a pergunta no ar) é se as primeiras Stratocasters que usavam esse espaçamento como padrão tinham o braço mais largo...

GAT621988
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: GAT621988
· votar


JJJ
makumbator
Olá!
Não Respondo Publicamente Postagens De Cunho Pessoal E Fora Do Tema Do Tópico.
Obrigado!

Plank
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ
então, toquei em uma reissue 70's que provavelmente tem esse espaçamento de 56mm e não me parecia ter o braço mais largo (se bem que estamos falando de diferença milímetros, o que com certeza não seria perceptível em uma comparação)

de qualquer maneira acho que irei comprar essa ponte da malagoli, pois as ponte da gfs estão fora de estoque e sairiam até mais caro com essa alta do dolar e com impostos.

Plank
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ
então, toquei em uma reissue 70's que provavelmente tem esse espaçamento de 56mm e não me parecia ter o braço mais largo (se bem que estamos falando de diferença milímetros, o que com certeza não seria perceptível em uma comparação)

de qualquer maneira acho que irei comprar essa ponte da malagoli, pois as ponte da gfs estão fora de estoque e sairiam até mais caro com essa alta do dolar e com impostos.

Jhon da Guitarra
Veterano
# dez/13
· votar


Talvez uma outra solução para botar uma ponte maior seria deixar ela descentralizada.. mais pra cima de forma a passar o defeito q teria na mizinha para a mizona que nunca é usada nas ultimas casas.. só teria que ver como fica a questão da furação e se não vai atrapalhar a tocabilidade da mizona nas outras regiões do braço!

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


GAT621988
Olá!
Não Respondo Publicamente Postagens De Cunho Pessoal E Fora Do Tema Do Tópico.
Obrigado!


Desculpe!

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Jhon da Guitarra
Mas aí a mizona vai ficar muito fora, além da estética ir pro brejo! rs

Jhon da Guitarra
Veterano
# dez/13 · Editado por: Jhon da Guitarra
· votar


JJJ

Eu falei isso por causa da guitarra do stevie ray vaughan que tinha uma ponte para canhotos..
Nesse video da da pra ver que a mizona na região das ultimas casa fica exatamente na linha de contorno da escala, ja a mizinha fica bem dentro da escala..

https://www.youtube.com/watch?v=RCp0Shxmozk

Eu particularmente não sei se iria me sentir bem tocando com essa configuração. .sei lá vai do gosto de cada um kkkk

EDIT: Da pra ver bem esse detalhe no tempo 1:56 ~~ 1:57 do video

E realmente deve ficar ruim de tocar pq ali da pra ver que mesmo lá pra 12º casa a mizona ainda fica numa região impossível de tocar

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Jhon da Guitarra

Caraca, em 3:00 dá pra ver melhor ainda. Tá muito fora!...
Acho que da quinta casa pra cima, já ficava impossível usar a mizona!
kkkkk

Jhon da Guitarra
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ

É.. achei muito estranho.. pensei que pudesse ser uma replica, mas o carinha do custom shop da fender ta lá no video então é certo que é a original heauheau

JJJ
Veterano
# dez/13 · Editado por: JJJ
· votar


Mais um vídeo de troca!!!

Dessa vez eu pego a ponte que "sobrou" da MIM no vídeo I e coloco numa Strato Frankenstein (a primeira que montei). Há uma conclusão interessante pintando... Vejam se concordam comigo:



O vídeo ficou meio ruim (deformou um pouco, sei lá porque), mas o som da guitarra está claríssimo (o áudio foi enxertado no vídeo depois, sem conversões).

LeandroP
Moderador
# dez/13
· votar


Tirei outras fotos, desta vez mais claras.

Imagem #1
http://oi43.tinypic.com/1zfjswp.jpg

Imagem #2
http://oi42.tinypic.com/15hd343.jpg

Imagem #3
http://oi41.tinypic.com/2ah7ce8.jpg

Imagem#4
http://oi41.tinypic.com/iqvcwm.jpg

Imagem #5
http://oi41.tinypic.com/3009oue.jpg

As fotos estão grandes. Se preferir, abra em outra guia ou outra janela pra não bagunçar o layout.

Dá pra ver até o traçado que fiz pra fazer os furos no bloco da ponte. Note que o encaixe das bolinhas das cordas ficam na extremidade do bloco, fazendo co que a corda atravesse o bloco todo.

LeandroP
Moderador
# dez/13
· votar


JJJ

Assisti a todos os vídeos com os testes que você realizou. Posso afirmar pelo que ouvi que o bloco da ponte exerce uma forte influência no timbre do instrumento. A diferença seria ainda mais clara se o bloco do primeiro teste fosse este desta guitarra. Sem dúvida nenhuma. O bloco faz toda a diferença.

minholi
Membro
# dez/13
· votar


JJJ, até o bloco dessa segunda guitarra é melhor que o que vem nas chinacasters. Na Condor RX-20 a troca fez uma diferença danada, mas isso porque o bloco original é muito fino e o material é péssimo, além do que as cordas entram bem no fundo do bloco e pra tirar depois dá um trabalhão porque elas ficam enroscadas.

Nessas sim, a ponte com bloco de latão para guitarras Import da GFS serve direitinho e o investimento vale a pena.

JJJ
Veterano
# dez/13 · Editado por: JJJ
· votar


LeandroP
Tá muito bacana esse seu bloco. Só de curiosidade: quanto você acha que poderia cobrar, pra valer a pena, se fosse uma produção mais "industrial"?

minholi
até o bloco dessa segunda guitarra é melhor que o que vem nas chinacasters

Verdade. O bloco nem era dos piores mesmo (pesou junto com a base da ponte+carrinhos uns 200g). Ainda assim, era pouco mais da metade do peso do bloco da MIM que eu coloquei. Existem alguns ainda mais finos.

A grande diferença que eu suponho que vá acontecer é quando chegar o bloco da GFS de aço, pesadão, que eu vou colocar numa xing-ling aqui que tem bloco de "papel prensado"... rs

Aí devo ter diferenças de timbre E sustain.

LeandroP
Moderador
# dez/13
· votar


JJJ

Cara, fazer um bloco de latão não é fácil. Pra ter uma produção grande, eu teria que atender as inúmeras variações das pontes. O ideal é furar em conjunto com a base da ponte. Se fosse apenas o bloco, em latão, acho que o custo de produção chegaria fácil em 120 dilmas nos dias de hoje. Uma ponte como essa, completa, eu não faria por menos de 400 dilmas. Ou seja, me parece inviável uma produção, mas sob encomenda, com o cliente disposto a pagar, até daria pra pensar no assunto. Só fiz esta ponte porque sou canhoto e não tenho nenhuma outra opção, nenhuma mesmo.

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Nossa... várias páginas!!! heuheuheuhe... Ainda vou fazer uma comparação da hardtail x ponte c/ bloco de aço!!!

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Afff... comprei um blocão de aço na GFS pra chegar rapidinho, olha só o que aconteceu:

>> 10/12/2013 06:54 Encaminhado
para: CARAPICUIBA / SP SAO PAULO / SP
>> 09/12/2013 16:40 Conferido
Liberado pela alfândega BRASIL BR
>> 09/12/2013 11:29 Conferido
SAO PAULO SP
>> 30/10/2013 09:52 Encaminhado
para: FISCALIZACAO ADUANEIRA / BR SAO PAULO / SP
>> 30/10/2013 09:51 Conferido
Recebido no Brasil SAO PAULO SP
>> 02/10/2013 03:32 Encaminhado
para: BRASIL / ESTADOS UNIDOS / BR
>> 30/09/2013 13:44 Postado
ESTADOS UNIDOS BR

1 mês para chegar ao Brasil e mais um mês pra liberar na alfândega... ainda bem que já acabou essa palhaçada e vou montar a minha Fender!!!

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar

O meu também está levando uma eternidade pra chegar.

LeandroP
Moderador
# dez/13 · Editado por: LeandroP
· votar


Will Bejar

>> 30/09/2013 13:44 Postado
ESTADOS UNIDOS BR


>> 10/12/2013 06:54 Encaminhado
para: CARAPICUIBA / SP SAO PAULO / SP




Se você tivesse ido a pé pra comprar já estaria voltando.

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ
LeandroP
Bom, chegou e já montei a minha Fender. Agora é só arrumar um afinador pra bater as oitavas (que eu tenho quase certeza que deram "gato" no apertar dos parafusos do blocão) e correr pro abraço!!!

Off: comprei tb um jogo de saddles de aço pq os que vieram na ponte hardtail da Gambiarrocaster espanaram!!! Na descrição dizia "10,8mm", mas ao comparar com os da minha Fender vi que são de 10,5!!! ihuuuuuuuuuuu

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar

Coloco aqui o link para o seu tópico, para enriquecer o papo com mais exemplos de troca de ponte:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/245261/

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ
Opa!!! É nóis!!! heheheheh
o/

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


Depois de esperar quase 3 meses, dois deles na receita, vem a informação que meu bloco da GFS sumiu nos correios... A cada dia que passa eu amo mais esse país! Fala sério!

Nefelibata
Veterano
# jan/14
· votar


JJJ

.o/ Meu irmão comprou um radio amador de 70 reais de uma cidade vizinha, 150km. Escolheu Sedex, pra chegar rápido.

Os correios perderam o pacote na agência de origem. Ao menos ofereceram o reembolso. Eu comprei um par de humbuckers gibson no ebay... Desde 09/2013 estou esperando.

Brasil sil sil!!!

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


Nefelibata

Pois é, cara. Joguei a toalha. Eles conseguiram... Não compro mais nada fora, só quando eu viajar.

Liguei para os correios e eles disseram que eu tenho que fazer uma reclamação, avisar o remetente (a GFS, no caso), para eles reclamarem também e daí receberem uma eventual indenização. Se isso acontecer, aí eles mandariam outra ponte, talvez. Daí mais uns três meses até eu receber ( isso se não extraviar de novo, claro! ). É o fim da picada!

JJJ
Veterano
# jan/14 · Editado por: JJJ
· votar


O bloco chegou!

O detalhe: continua dando como sumido no rastreio! É uma bagunça essa porra! kkkkkkk

Bom, finalmente vou poder testar o bloco da GFS aqui. Acho que vou fazer um terceiro vídeo (e último sobre este assunto). Dessa vez com um bloco maior, mais pesado e de um material melhor. Suponho que das experiências, esta vá ser a mais evidente em termos de melhora no som.

De negativo, apenas o fato do bloco só pegar alavanca daquelas bem fininhas (acho que de 4mm na rosca). São muito difíceis de achar por aqui (no ML só tem de 5mm e 6mm...). Por ser o que a GFS chama de padrão "internacional" (china) imaginei que pegasse alavanca genérica mais comum... Vou ter que ver se eles vendem a alavanca (mais 3 meses de espera... haja saco! rs).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?