Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# out/13
· votar


AllanGouveia
JJJ

A minha outra guita tb mudou o som qdo coloquei a floyd gotoh. Deu mais diferença do q apenas trocar o bloco da strato.

A floyd gotoh deu mais sustain e as frequencias ficaram mais cheias, encorpando o timbre. Fora a questão da estabilidade. A ponte era uma floyd licenced chinesa qveio com a guitarra e já tava com várias roscas espanadas... material bem fuleiro. A gotoh pesa bem mais. A placa e os saddles parece ser de aço e o bloco é latão mesmo.

minholi
Membro
# out/13 · Editado por: minholi
· votar


Chegou o tremolo com bloco pesado de latão e o escudo HSS que encomendei na guitarfetish. Troquei ontem a noite e aproveitei para blindar o escudo e os espaços onde vão os captadores e os pots.

O sustain ficou infinito. rsrsrs

Aquele som grave e abafado da Condor RX-20s foi embora, agora ficou bem brilhante e definido. A qualidade da captação melhorou absurdamente, tanto nos singles quanto no humbucker não tem chiado algum e o som parece ter mudado da qualidade de um radinho de pilha para um home theater 5.1.

Recomendo! Paguei 98$ com frete e tudo pelo escudo completo com os captadores e pela ponte com o bloco, saddles de aço (bended steel) e alavanca, e não fui taxado.

A ponte foi muito simples de instalar. A furação bateu certinho e veio com todos os parafusos, chapa onde vai soldado o terra, chave para regular altura dos saddles e 4 molas.

O escudo dá um pouco de trabalho, tive que refazer alguns furos e desbastar um pouco por causa do formato do braço, alem de serrar os 2 parafusos do humbucker que vieram grande demais e pegavam no fundo da corpo da guitarra.

Filippo14
Veterano
# out/13
· votar


Tinha lido isso nesse blog "louco por guitarra" e fiquei muito afim de experimentar, a questão é que eu tenho uma guitarra boa então não sei se o bloco que vem nela é ruim, não faço ideia do tamanho de um bloco ruim e de um bom, se alguém puder dar essa informação, minha guitarra é uma Strato American Deluxe.

Valeu

Delson
Veterano
# out/13
· votar


Galera. Agora ficou claro que a mudança do bloco da ponte influencia no timbre da Strat/Superstrat.

Agora, fazendo uma analogia com as Les Paul, considerando a ponte Tune-O-matic, junto com o Stopbar Tailpiece, o material de que são feitos devem influenciar no timbre, né?
Quem teve a oportunidade de comparar diferentes materiais, poderia postar por aqui, o quê vocês acham?

Will Bejar
Veterano
# out/13
· votar


Marcando e deixando minha experiência:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/245261/

Depois leio tudo com mais calma!!! o/

SkyHawk
Membro
# out/13
· votar


Eu instalei um bloco grande de latão da Killer Guitar Components no projeto Squier Deluxe e fiquei impressionado com o resultado. Não é só sustain que aumenta, o ganho em clareza e definição de cada nota é significativo.

ogner
Veterano
# out/13
· votar


SkyHawk
Eu instalei um bloco grande de latão da Killer Guitar Components
Bacana, os blocos deles são bons.

Outra empresa que faz uns blocos e tremolos legais são os da Callaham.

Will Bejar
Veterano
# out/13
· votar


Agora sim, o meu comentário sobre o assunto:

Se for trocar, o melhor a fazer é trocar a ponte toda, muito mais fácil e com certeza vc terá um conjunto melhor que meia-a-meio.

A medição é fácil, não tem muito segredo.
O melhor é medir pelas cordas Ezinha e B.
Não sei se em outros sites tem medidas diferentes, mas no caso da GFS tem 2 padrões: 10,5mm e o USA (não lembro ao certo).

E eu digo que é mais fácil trocar o conjunto todo, é que como eles oferecem 2 tipos 10,5mm (MIM e "chinese import"), qualquer conjunto completo desses que vc pegar, vai servir tanto nas Squier, Condor, SX e etc quanto nas Fender USA, Am. Traditional (a minha).
Entretanto, se vc for trocar só o bloco pode ocorrer de não bater a furação (conforme podem ver as diferenças na foto GFS).

Sobre as melhoras:
No meu tópico (postei acima) dá pra notar certinha a diferença... mesmas configurações de amp, a câmera no mesmo lugar, mesmas cordas. Apesar do som não ser de ótima qualidade, é bem notável o ganho em graves e sustain.

CONCLUSÃO:
Acho que fica MUITO diferente do que os xing-ling originais. Aos meus ouvidos, muito melhor!!!

PS.: Vou trocar o blocão da minha Fender por um de aço pra ver qual a diferença pro latão... logo postarei o re-upgrade!!!

Espero ter contribuído!

Valeu, manos!!!

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Will Bejar

Fala aí, compadre!

Cara, vi as fotos lá e fiquei super-hiper-bolado com a ponte original da tua guitarra...

Pô, não quero te deixar com pulga atrás da orelha, na boa, mas... tem certeza de que é uma Fender USA???

A minha MIM de 2009 veio com um bloco bem mais massudo que aquele!

No mais, ficou bom mesmo.

Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Pô, não quero te deixar com pulga atrás da orelha, na boa, mas... tem certeza de que é uma Fender USA???

Tenho sim, sou o único dono, tenho os certificados e peguei ela na caixa lacrada!!! ;)
A Fender American Traditional foi uma guitarra tipo exportação (pra terceiro mundo, claro!!!). Nos EUA vc (praticamente) não acha ela. O corpo é em poplar e tem um som bem bacanudo!!! Tô esperando chegar o bloco de aço pra substituir o de latão (nas originais vintages dos 50s e 60s sempre foi de aço, vou manter a tradição!).

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Will Bejar
Então tá certo.

Também comprei dois blocos pra trocar os meus fininhos. Vou fazer um teste extenso quando chegar pra dar meu veredito.

Um é da GFS de aço. Comprei o padrão "internacional" deles - leia-se "para guitarras chinesas", que deve encaixar em pelo menos uma das 2 que tenho pra trocar.

Pra garantir que a outra encaixe, comprei um bloco Fender (padrão MIM) no ebay que vem com a parte de cima da ponte (aí não tem risco de não encaixar).

Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Um é da GFS de aço. Comprei o padrão "internacional" deles - leia-se "para guitarras chinesas", que deve encaixar em pelo menos uma das 2 que tenho pra trocar.
Essa deve caber nessas pontes tipo as SX, Condor, Shelter e etc...

Pra garantir que a outra encaixe, comprei um bloco Fender (padrão MIM) no ebay que vem com a parte de cima da ponte (aí não tem risco de não encaixar).
Ponte completa é firmeza!!! O importante é bater a furação dos parafusos. Rola umas históriAS de que essas das Fender originais não são sempre de aço!!!

Nefelibata
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Will Bejar

Eu tive uma fender MIM que veio com blocão. Mas é de pot metal. Coloquei um de latão da GFS e melhorou.

Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


Mas não sei se são veras...

Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


Nefelibata
Eu tive uma fender MIM que veio com blocão. Mas é de pot metal. Coloquei um de latão da GFS e melhorou.
Ih!!!

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Will Bejar
Essa da Fender não é aço mesmo não, mas pelo menos é grande, tem mais massa do que as fininhas.

Nefelibata
O que é pot metal? Zinco?

Nefelibata
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Pot metal é uma liga essencialmente feita de zinco estanho e outras porcarias. É mias barato pq o ponto de fusão é bem mais baixo q o aço e o latão. Também é muito mais mole, sendo bem fácil usinar.

É o a liga q se usa pra fazer as peças de guitarra barata... Como esses blocos e saddles. Esse bloco fininho q postaram aí em cima, por exemplo, é de pot metal. Os blocões da fender MIM também são feitos disso e só não são ruins como os chineses pq ao menos são grandes e tem massa.

Mesmo assim eles ainda abafam o timbre, diminui o ataque e não tem o sustain de um bloco de aço ou latão.

Abraço

Hangar18
Veterano
# nov/13
· votar


Fala ae Pessoal!

Troquei há uns dias o bloco da ponte da minha guitarra por um maior de Aço, a melhora foi bem perceptível, bem o que o Will Bejar falou no tópico dele, mais graves, mais volume e melhor sustain. Sussa de instalar sozinho.

Acabei trocando anteontem as molas tb, 3 por 5.

Antes:
http://www.flickr.com/photos/106207058@N03/10413833383/

Depois:
http://www.flickr.com/photos/106207058@N03/10618708226/

Saddles e placa continuam originais


Abçs!

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


Hangar18
legal velho. Fala qual é a guitarra e o bloco que vc comprou, foi da GFS??

Nefelibata
Veterano
# nov/13
· votar


ogner

Acho q eu vi no outro tópico do Hangar18. É um cara chamado Carlos Manara que faz no brasil esses blocos aí. Ouvi boas coisas sobre o produto dele.

Obloco de aço da GFS é pintado de preto, segundo eles é pra evitar oxidação.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


Nefelibata
To ligado mandei um mail pro Carlos uns dias atras, 129,00 o bloco de aço que cabe na SX!!

Hangar18
Veterano
# nov/13
· votar


É esse mesmo, Bloco Manara, R$129,00 + frete. As molas comprei no ML mesmo
Minha guitarra é uma Fender Mexicana de 1997 mas já mexi bastante nela

Segundo o Carlos Manara, para ver qual é o bloco que cai caber(encaixar furação e parafusos perfeitamente) para Stratos é preciso ver se as medidas são standard ou vintage. Medindo com uma régua sobre os carrinhos da corda mi a outra mi, teremos:
Standard= 52.5mm.
Vintage= 56mm.

No meu caso, foi Standard

Abçs!

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Hangar18
Bom depoimento.

Essa distância entre as MI's é medida de centro a centro?

Hangar18
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Centro a centro vc está falando do meio do raio da corda? Se sim sim. Na verdade a minha medida foi 53mm mas deu pra entender que era a standard.
Coloquei a régua bem em cima do saddle na parte em que as cordas ficam apoiadas

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Hangar18
Saquei. Valeu. Os caras da GFS falam em termos de 10,5 mm ou 11,3 mm, mas esse é o espaço entre cordas adjacentes, certo?

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Galera,

Já eu tenho um projeto diferente, mas que cabe ser discutido aqui no tópico. É o seguinte. Tenho três guitarras com pontes tremolos, mas eu não gosto de ponte móvel e não uso, de modo que todas são travadas com um monte de molas.

Uma delas eu montei faz tempo e não tinha muita experiência e ficou com um desalinho na ponte e consequentemente nas cordas. Quero corrigir isso agora.

Para tanto comprei uma ponte fixa para strato, daquelas chatas por baixo, do tipo que as cordas vem de trás da ponte e não por baixo, sabem?

Tenho que aproveitar o corpo da guitarra que é muito bom, de freijó, mas vão sobrar os furos do tremolo e das molas, que serão tapados com a mesma madeira e com cola por um amigo marceneiro que já foi o cara que fez o corpo e que além disso, vai tampar os furos dos parafusos da ponte velha e refazer o acabamento em verniz PU.

Com isso espero corrigir definitivamente o desalinho, mas e quanto ao timbre? Seria previsível alguma alteração? A tremolo que tinha era dessas vagabundas e leves e a nova fixa vai ficar direto na madeira... O que vocês acham?

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman
Acho que vai haver diferença no som, sim.

Eu remontei uma strato um tempo atrás e coloquei ponte fixa onde era tremolo. Só que eu mudei a guita toda... Então não deu pra comparar exatamente, mas é certo que muda.

Depois eu mudei ainda mais essa guitarra e só de "encher" mais o buraco do tremolo já deu uma diferença pra melhor.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


[url=null]null[/url]vintagentleman
Certamente havera mudaça no timbre. o pessoal aqui esta relatanso mudança apenas mudando o bloco, imagina fazendo as suas alteraçoes.
Agora um detalhe. MUITA atençao na instalacao da.fixa. A distancia nut/ponte
pra afinar legal e posicionamento pra.nao acontecer de novo.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
ogner

Valeu... depois eu conto como ficou. A verdade é que ainda não tenho um método preciso para instalar ponte no lugar exato. O ideal era ter um gabarito como é feito em linhas de montagem. Em casa vou ter que medir direitinho...

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman

Em geral, a distância média do curso dos carrinhos (saddle da quarta corda no meio do percurso) até a ponta do nut voltada pata a escala deve ser o total de comprimento da escala. Se for strato ou tele normal, essa distância é de 25,5 polegadas.

Mas cuidado! Tem guitarras que fogem ao padrão! Meça da ponta do nut até o 12o. traste (o das oitavas) e dobre a distância pra ter certeza.

Se ficar em dúvida, pergunte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?