Autor |
Mensagem |
Nefelibata Veterano |
# out/13
· votar
AllanGouveia JJJ
A minha outra guita tb mudou o som qdo coloquei a floyd gotoh. Deu mais diferença do q apenas trocar o bloco da strato.
A floyd gotoh deu mais sustain e as frequencias ficaram mais cheias, encorpando o timbre. Fora a questão da estabilidade. A ponte era uma floyd licenced chinesa qveio com a guitarra e já tava com várias roscas espanadas... material bem fuleiro. A gotoh pesa bem mais. A placa e os saddles parece ser de aço e o bloco é latão mesmo.
|
minholi Membro |
# out/13 · Editado por: minholi
· votar
Chegou o tremolo com bloco pesado de latão e o escudo HSS que encomendei na guitarfetish. Troquei ontem a noite e aproveitei para blindar o escudo e os espaços onde vão os captadores e os pots.
O sustain ficou infinito. rsrsrs
Aquele som grave e abafado da Condor RX-20s foi embora, agora ficou bem brilhante e definido. A qualidade da captação melhorou absurdamente, tanto nos singles quanto no humbucker não tem chiado algum e o som parece ter mudado da qualidade de um radinho de pilha para um home theater 5.1.
Recomendo! Paguei 98$ com frete e tudo pelo escudo completo com os captadores e pela ponte com o bloco, saddles de aço (bended steel) e alavanca, e não fui taxado.
A ponte foi muito simples de instalar. A furação bateu certinho e veio com todos os parafusos, chapa onde vai soldado o terra, chave para regular altura dos saddles e 4 molas.
O escudo dá um pouco de trabalho, tive que refazer alguns furos e desbastar um pouco por causa do formato do braço, alem de serrar os 2 parafusos do humbucker que vieram grande demais e pegavam no fundo da corpo da guitarra.
|
Filippo14 Veterano |
# out/13
· votar
Tinha lido isso nesse blog "louco por guitarra" e fiquei muito afim de experimentar, a questão é que eu tenho uma guitarra boa então não sei se o bloco que vem nela é ruim, não faço ideia do tamanho de um bloco ruim e de um bom, se alguém puder dar essa informação, minha guitarra é uma Strato American Deluxe.
Valeu
|
Delson Veterano |
# out/13
· votar
Galera. Agora ficou claro que a mudança do bloco da ponte influencia no timbre da Strat/Superstrat.
Agora, fazendo uma analogia com as Les Paul, considerando a ponte Tune-O-matic, junto com o Stopbar Tailpiece, o material de que são feitos devem influenciar no timbre, né? Quem teve a oportunidade de comparar diferentes materiais, poderia postar por aqui, o quê vocês acham?
|
Will Bejar Veterano |
# out/13
· votar
Marcando e deixando minha experiência: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/245261/
Depois leio tudo com mais calma!!! o/
|
SkyHawk Membro |
# out/13
· votar
Eu instalei um bloco grande de latão da Killer Guitar Components no projeto Squier Deluxe e fiquei impressionado com o resultado. Não é só sustain que aumenta, o ganho em clareza e definição de cada nota é significativo.
|
ogner Veterano
|
# out/13
· votar
SkyHawk Eu instalei um bloco grande de latão da Killer Guitar Components Bacana, os blocos deles são bons.
Outra empresa que faz uns blocos e tremolos legais são os da Callaham.
|
Will Bejar Veterano |
# out/13
· votar
Agora sim, o meu comentário sobre o assunto:
Se for trocar, o melhor a fazer é trocar a ponte toda, muito mais fácil e com certeza vc terá um conjunto melhor que meia-a-meio.
A medição é fácil, não tem muito segredo. O melhor é medir pelas cordas Ezinha e B. Não sei se em outros sites tem medidas diferentes, mas no caso da GFS tem 2 padrões: 10,5mm e o USA (não lembro ao certo).
E eu digo que é mais fácil trocar o conjunto todo, é que como eles oferecem 2 tipos 10,5mm (MIM e "chinese import"), qualquer conjunto completo desses que vc pegar, vai servir tanto nas Squier, Condor, SX e etc quanto nas Fender USA, Am. Traditional (a minha). Entretanto, se vc for trocar só o bloco pode ocorrer de não bater a furação (conforme podem ver as diferenças na foto GFS).
Sobre as melhoras: No meu tópico (postei acima) dá pra notar certinha a diferença... mesmas configurações de amp, a câmera no mesmo lugar, mesmas cordas. Apesar do som não ser de ótima qualidade, é bem notável o ganho em graves e sustain.
CONCLUSÃO: Acho que fica MUITO diferente do que os xing-ling originais. Aos meus ouvidos, muito melhor!!!
PS.: Vou trocar o blocão da minha Fender por um de aço pra ver qual a diferença pro latão... logo postarei o re-upgrade!!!
Espero ter contribuído!
Valeu, manos!!!
|
JJJ Veterano
|
# out/13
· votar
Will Bejar
Fala aí, compadre!
Cara, vi as fotos lá e fiquei super-hiper-bolado com a ponte original da tua guitarra...
Pô, não quero te deixar com pulga atrás da orelha, na boa, mas... tem certeza de que é uma Fender USA???
A minha MIM de 2009 veio com um bloco bem mais massudo que aquele!
No mais, ficou bom mesmo.
|
Will Bejar Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ Pô, não quero te deixar com pulga atrás da orelha, na boa, mas... tem certeza de que é uma Fender USA???
Tenho sim, sou o único dono, tenho os certificados e peguei ela na caixa lacrada!!! ;) A Fender American Traditional foi uma guitarra tipo exportação (pra terceiro mundo, claro!!!). Nos EUA vc (praticamente) não acha ela. O corpo é em poplar e tem um som bem bacanudo!!! Tô esperando chegar o bloco de aço pra substituir o de latão (nas originais vintages dos 50s e 60s sempre foi de aço, vou manter a tradição!).
|
JJJ Veterano
|
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar
Will Bejar Então tá certo.
Também comprei dois blocos pra trocar os meus fininhos. Vou fazer um teste extenso quando chegar pra dar meu veredito.
Um é da GFS de aço. Comprei o padrão "internacional" deles - leia-se "para guitarras chinesas", que deve encaixar em pelo menos uma das 2 que tenho pra trocar.
Pra garantir que a outra encaixe, comprei um bloco Fender (padrão MIM) no ebay que vem com a parte de cima da ponte (aí não tem risco de não encaixar).
|
Will Bejar Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ Um é da GFS de aço. Comprei o padrão "internacional" deles - leia-se "para guitarras chinesas", que deve encaixar em pelo menos uma das 2 que tenho pra trocar. Essa deve caber nessas pontes tipo as SX, Condor, Shelter e etc...
Pra garantir que a outra encaixe, comprei um bloco Fender (padrão MIM) no ebay que vem com a parte de cima da ponte (aí não tem risco de não encaixar). Ponte completa é firmeza!!! O importante é bater a furação dos parafusos. Rola umas históriAS de que essas das Fender originais não são sempre de aço!!!
|
Nefelibata Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ Will Bejar
Eu tive uma fender MIM que veio com blocão. Mas é de pot metal. Coloquei um de latão da GFS e melhorou.
|
Will Bejar Veterano |
# nov/13
· votar
Mas não sei se são veras...
|
Will Bejar Veterano |
# nov/13
· votar
Nefelibata Eu tive uma fender MIM que veio com blocão. Mas é de pot metal. Coloquei um de latão da GFS e melhorou. Ih!!!
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
Will Bejar Essa da Fender não é aço mesmo não, mas pelo menos é grande, tem mais massa do que as fininhas.
Nefelibata O que é pot metal? Zinco?
|
Nefelibata Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ
Pot metal é uma liga essencialmente feita de zinco estanho e outras porcarias. É mias barato pq o ponto de fusão é bem mais baixo q o aço e o latão. Também é muito mais mole, sendo bem fácil usinar.
É o a liga q se usa pra fazer as peças de guitarra barata... Como esses blocos e saddles. Esse bloco fininho q postaram aí em cima, por exemplo, é de pot metal. Os blocões da fender MIM também são feitos disso e só não são ruins como os chineses pq ao menos são grandes e tem massa.
Mesmo assim eles ainda abafam o timbre, diminui o ataque e não tem o sustain de um bloco de aço ou latão.
Abraço
|
Hangar18 Veterano |
# nov/13
· votar
Fala ae Pessoal!
Troquei há uns dias o bloco da ponte da minha guitarra por um maior de Aço, a melhora foi bem perceptível, bem o que o Will Bejar falou no tópico dele, mais graves, mais volume e melhor sustain. Sussa de instalar sozinho.
Acabei trocando anteontem as molas tb, 3 por 5.
Antes: http://www.flickr.com/photos/106207058@N03/10413833383/
Depois: http://www.flickr.com/photos/106207058@N03/10618708226/
Saddles e placa continuam originais
Abçs!
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
Hangar18 legal velho. Fala qual é a guitarra e o bloco que vc comprou, foi da GFS??
|
Nefelibata Veterano |
# nov/13
· votar
ogner
Acho q eu vi no outro tópico do Hangar18. É um cara chamado Carlos Manara que faz no brasil esses blocos aí. Ouvi boas coisas sobre o produto dele.
Obloco de aço da GFS é pintado de preto, segundo eles é pra evitar oxidação.
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
Nefelibata To ligado mandei um mail pro Carlos uns dias atras, 129,00 o bloco de aço que cabe na SX!!
|
Hangar18 Veterano |
# nov/13
· votar
É esse mesmo, Bloco Manara, R$129,00 + frete. As molas comprei no ML mesmo Minha guitarra é uma Fender Mexicana de 1997 mas já mexi bastante nela
Segundo o Carlos Manara, para ver qual é o bloco que cai caber(encaixar furação e parafusos perfeitamente) para Stratos é preciso ver se as medidas são standard ou vintage. Medindo com uma régua sobre os carrinhos da corda mi a outra mi, teremos: Standard= 52.5mm. Vintage= 56mm.
No meu caso, foi Standard
Abçs!
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
Hangar18 Bom depoimento.
Essa distância entre as MI's é medida de centro a centro?
|
Hangar18 Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ
Centro a centro vc está falando do meio do raio da corda? Se sim sim. Na verdade a minha medida foi 53mm mas deu pra entender que era a standard. Coloquei a régua bem em cima do saddle na parte em que as cordas ficam apoiadas
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
Hangar18 Saquei. Valeu. Os caras da GFS falam em termos de 10,5 mm ou 11,3 mm, mas esse é o espaço entre cordas adjacentes, certo?
|
vintagentleman Veterano |
# nov/13
· votar
Galera,
Já eu tenho um projeto diferente, mas que cabe ser discutido aqui no tópico. É o seguinte. Tenho três guitarras com pontes tremolos, mas eu não gosto de ponte móvel e não uso, de modo que todas são travadas com um monte de molas.
Uma delas eu montei faz tempo e não tinha muita experiência e ficou com um desalinho na ponte e consequentemente nas cordas. Quero corrigir isso agora.
Para tanto comprei uma ponte fixa para strato, daquelas chatas por baixo, do tipo que as cordas vem de trás da ponte e não por baixo, sabem?
Tenho que aproveitar o corpo da guitarra que é muito bom, de freijó, mas vão sobrar os furos do tremolo e das molas, que serão tapados com a mesma madeira e com cola por um amigo marceneiro que já foi o cara que fez o corpo e que além disso, vai tampar os furos dos parafusos da ponte velha e refazer o acabamento em verniz PU.
Com isso espero corrigir definitivamente o desalinho, mas e quanto ao timbre? Seria previsível alguma alteração? A tremolo que tinha era dessas vagabundas e leves e a nova fixa vai ficar direto na madeira... O que vocês acham?
|
JJJ Veterano
|
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar
vintagentleman Acho que vai haver diferença no som, sim.
Eu remontei uma strato um tempo atrás e coloquei ponte fixa onde era tremolo. Só que eu mudei a guita toda... Então não deu pra comparar exatamente, mas é certo que muda.
Depois eu mudei ainda mais essa guitarra e só de "encher" mais o buraco do tremolo já deu uma diferença pra melhor.
|
ogner Veterano
|
# nov/13
· votar
[url=null]null[/url]vintagentleman Certamente havera mudaça no timbre. o pessoal aqui esta relatanso mudança apenas mudando o bloco, imagina fazendo as suas alteraçoes. Agora um detalhe. MUITA atençao na instalacao da.fixa. A distancia nut/ponte pra afinar legal e posicionamento pra.nao acontecer de novo.
|
vintagentleman Veterano |
# nov/13
· votar
JJJ ogner
Valeu... depois eu conto como ficou. A verdade é que ainda não tenho um método preciso para instalar ponte no lugar exato. O ideal era ter um gabarito como é feito em linhas de montagem. Em casa vou ter que medir direitinho...
|
JJJ Veterano
|
# nov/13
· votar
vintagentleman
Em geral, a distância média do curso dos carrinhos (saddle da quarta corda no meio do percurso) até a ponta do nut voltada pata a escala deve ser o total de comprimento da escala. Se for strato ou tele normal, essa distância é de 25,5 polegadas.
Mas cuidado! Tem guitarras que fogem ao padrão! Meça da ponta do nut até o 12o. traste (o das oitavas) e dobre a distância pra ter certeza.
Se ficar em dúvida, pergunte.
|