Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mai/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Ismah

Depende de quê carbono você se refere.
Se for de carbono maciço pode espatifar no primeiro corte na confecção rsrsrs
Em fibra de carbono eu não acho que seria melhor que o aço ou latão. Poderia sim suportar alavancadas extremas. Só acho que seria inviável tanto no processo quanto no custo material. Alumínio naval também é bom. É mais barato que o latão, tem ótima usinabilidade, é leve e tem boa resistência mecânica.

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Perguntei porque vi um cara deixar uma bike de fibra de carbono carbono cair, e o quadro virou migalhas... Fiquei curioso... !

LeandroP
Moderador
# mai/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Ismah

O carbono puro só se torna resistente sob muita pressão e muito calor. E este "muito" é em escala cósmica rsrs

Quando você escreve a lápis num papel, o papel risca o grafite ou o grafite risca o papel?

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Não sei explicar, só sei que sei hehehehe
A fibra de carbono é um absurdo de resistente, mas em um sentido só... Um impacto em sentido atravessado e bye bye tia Chica... Por isso a pergunta.

Buja
Veterano
# mai/17
· votar


Ismah
Um impacto em sentido atravessado e bye bye tia Chica..
Vale o mesmo para bikes?

Ramsay
Veterano
# mai/17
· votar


No ano passado eu troquei o bloco da minha Fender American Standard 2011 por um bloco Manara, e a melhora no som foi bem sutil, talvez um leve encorpamento no som da gutarra, mas, a grande melhoria foi na parte da alavanca na qual o Manara utiliza o sistema Pop-In que consiste num revestimento importado chamado "Delrin Bushing" que acaba de vez com a folga na alavanca de tremolo, típica das Fender, mesmo após pouco tempo de uso.
Só que pra isso funcionar a contento, além do bloco, tem que se comprar tb a alavanca Manara, que é feita com aço especial e na dimensão correta para não haver folga.
Com isso, eu posso e alavanco como o Steve Vai, sem problemas de folga na alavanca.

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Buja

É característica do material, não do uso. Uma bike de carbono geralmente quebra alguma coisa numa queda... Tipo encostou na parece, e ela deita pra fora, guidão bate no chão geralmente não quebra, mas espatifa mesmo

Até bem explicado
https://www.youtube.com/watch?v=JkDgwaqAXt4
Mais relatos
https://www.youtube.com/watch?v=Zn29u7GoqPk

E assim vai indo... Acho que o Leandro pode falar mais que eu sobre. Talvez em 50 anos se tenha descoberto ligas eficientes, como foi com o alumínio de 1970 pra cá, e fazendo o aço cair em desuso...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/20
· votar


Fiz a troca do bloco de uma Squier standard por um manara. O bloco da Squier não é dos piores, pela proposta da guitarra e faixa de preço até que é um bloco legal, no entanto o manara é muito melhor e mais pesado.
O peso do bloco da Squier é 148g e o manara é 272g, não comparei o som mas pode ter acrescentando mais sustentação das notas, como demonstrado em vários testes encontrados na net. O do JJJ por sinal é muito bom.
Se precisar por algum motivo trocar o bloco o manara é uma boa opção, o atendimento dele é impecável.
Seguem as fotos, da esquerda Squier e da direita manara

foto A

foto B

foto C

JJJ
Veterano
# set/20
· votar


Luiz_RibeiroSP

Deu "proibido" nas fotos. Já falei com o Manara e me pareceu muito gente boa.

Edmarcio
Membro Novato
# set/20
· votar


LeandroP

Quando você escreve a lápis num papel, o papel risca o grafite ou o grafite risca o papel?

O mais duro sem risca o mais mole e nesse caso o riscar é o que se desgasta. Então o papel risca o lápis assim como a lousa risca o giz. É claro que você já sabia a resposta...

Só o material em si não diz tanto sobre a resistência, até porque geralmente são usadas ligas ou processos para mudá-los.

LeandroP
Moderador
# set/20 · Editado por: LeandroP
· votar


Edmarcio
Só o material em si não diz tanto sobre a resistência, até porque geralmente são usadas ligas ou processos para mudá-los.


Sim. E era a respeito do carbono puro. Fibra de carbono é outra coisa. Uma outra coisa também é uma liga de ferro e carbono, é basicamente o aço carbono. O percentual de carbono misturado ao ferro diz respeito à sua dureza. Mais carbono, mais duro o aço.

Por isso eu perguntei sobre que tipo de carbono estamos falando. Seria fibra de carbono?

LeandroP
Moderador
# set/20
· votar


Eu tô querendo fazer em casa, na bancada mesmo, os carrinhos da Les Paul em latão. Será que fica bão? Deve ficar bonitão rs

Edmarcio
Membro Novato
# set/20
· votar


Acredito que você tenha formação mecânica ou metalúrgica.

Se tem acesso ao material e as ferramentas, seria bacana fazer uns experimentos.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/20
· votar


JJJ

Estava aparecendo até agora, quando não posso mais editar meu comentário ahahahaha.

Vamos ver se agora vai

FOTO A

FOTO B

JJJ
Veterano
# set/20
· votar


Luiz_RibeiroSP

Visualmente, é uma baita diferença.

fontes_rio
Veterano
# set/20
· votar


Eu botei bloco Marana na minha Fender American Standard e em uma Yamaha Pacífica 112 VCX. Com ela desligada você já percebe a diferença.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?