Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
bezerrabru
Veterano
# set/16
· votar


Depois desta subjetividade da importância ou não do bloco, e como sou leigo em stratocaster, decidi seguir o conselho do blog Guitarra99 e do pessoal do fórum (inclusive o JJJ que em seu último vídeo diz que não há tanta diferença sonora assim) e optei por trocar o bloco antes de tudo...

Depois vejo se troco nut e os captadores. As tarraxas, por enquanto, estão segurando a afinação...

PS: Desculpa o up, mas este é um tópico que tem sua relevância. rs

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


bezerrabru

A diferença varia de caso para caso. Em algumas trocas, a diferença fica mais significativa. Em outras, é 6 por meia dúzia...

bezerrabru
Veterano
# set/16
· votar


JJJ
Acredito que no meu caso fará diferença.
Percebo a minha SX com um som muito mais magro que o "normal", e em seu vídeo mesmo eu percebi que há um corpo a mais no timbre...

dallman
Membro Novato
# set/16
· votar


bezerrabru

Percebo a minha SX com um som muito mais magro

A troca do bloco não vai engordar o som... Vai melhorar a sustentação e o ataque.

Engordar é com madeira e captador.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


dallman
Melhora nesse sentido também. Percebo uma mudança no timbre quando se troca o bloco da ponte, desses vagabundos de antimônio (ou outro metal fuleiro), para um de latão ou aço. A questão é física, aumenta a massa do sistema, e, quanto mais massa, maior a "transmissão" das vibrações sonoras.
Abç

bezerrabru
Veterano
# set/16
· votar


dallman
Ao menos vendo por vídeos, áudios e alguns testes, o som não "engorda" tanto.
Mas eu percebo que o timbre tem mais corpo.

Como o Mauricio Luiz Bertola disse, o aumento de passa ajuda tanto nisto quanto no sustain.

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


dallman

Muda sim. É pouco, mas muda.

bezerrabru
Veterano
# set/16
· votar


No vídeo da teleca do JJJ dá pra perceber uma pequena variação.
Eu curti esta pequena variação...

JJJ