Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
bezerrabru
Veterano
# set/16
· votar


Depois desta subjetividade da importância ou não do bloco, e como sou leigo em stratocaster, decidi seguir o conselho do blog Guitarra99 e do pessoal do fórum (inclusive o JJJ que em seu último vídeo diz que não há tanta diferença sonora assim) e optei por trocar o bloco antes de tudo...

Depois vejo se troco nut e os captadores. As tarraxas, por enquanto, estão segurando a afinação...

PS: Desculpa o up, mas este é um tópico que tem sua relevância. rs

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


bezerrabru

A diferença varia de caso para caso. Em algumas trocas, a diferença fica mais significativa. Em outras, é 6 por meia dúzia...

bezerrabru
Veterano
# set/16
· votar


JJJ
Acredito que no meu caso fará diferença.
Percebo a minha SX com um som muito mais magro que o "normal", e em seu vídeo mesmo eu percebi que há um corpo a mais no timbre...

dallman
Membro Novato
# set/16
· votar


bezerrabru

Percebo a minha SX com um som muito mais magro

A troca do bloco não vai engordar o som... Vai melhorar a sustentação e o ataque.

Engordar é com madeira e captador.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


dallman
Melhora nesse sentido também. Percebo uma mudança no timbre quando se troca o bloco da ponte, desses vagabundos de antimônio (ou outro metal fuleiro), para um de latão ou aço. A questão é física, aumenta a massa do sistema, e, quanto mais massa, maior a "transmissão" das vibrações sonoras.
Abç

bezerrabru
Veterano
# set/16
· votar


dallman
Ao menos vendo por vídeos, áudios e alguns testes, o som não "engorda" tanto.
Mas eu percebo que o timbre tem mais corpo.

Como o Mauricio Luiz Bertola disse, o aumento de passa ajuda tanto nisto quanto no sustain.

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


dallman

Muda sim. É pouco, mas muda.

bezerrabru
Veterano
# set/16
· votar


No vídeo da teleca do JJJ dá pra perceber uma pequena variação.
Eu curti esta pequena variação...

JJJ
Veterano
# mar/17
· votar


Galera

Vou ressuscitar meu próprio tópico do descanso eterno, pra perguntar se alguém sabe onde encontrar um bloco de aço ou latão, pesado e "cheio" para um corpo de Strato fino (aqueles de 4 cm).

Já esclarecendo: o bloco original nem é dos piores, mas eu prefiro um "bacana"... rs

Ah... e não tenho onde "cortar" um pedaço, portanto não dá pra comprar um e mandar cortar. Tem que vir no tamanho "certo" (no máximo uns 38mm).

O da GFS "internacional" (china...) não deu (eu tenho um). A única diferença dele pros outros é de furação, não de altura (ele tem 40mm do mesmo jeito - embora a propaganda leve a crer que seja menor, mas não é).

LeandroP
Moderador
# mar/17
· votar


JJJ

Veja o que eu encontrei no ferro velho:

http://oi67.tinypic.com/207qnsz.jpg
(imagem tamanho grande - abrir em outra janela)

Só deste retalho de tubo eu retiro umas 5 ou 6 bases de ponte. E dessa barra de lação eu tiro dezena de carrinhos ;)

JJJ
Veterano
# mar/17 · Editado por: JJJ
· votar


LeandroP

Pô, cara, já te disse uma vez e vou repetir: você tem a manha desses parangolés aí, devia trabalhar nisso... Tem gente ganhando grana com essas coisas. Se anima aí!!! Enfim, se demorar menos de 3 meses (que é o tempo que está levando pra qualquer coisa vir da República de Curitiba pra cá - quando não some no caminho...), eu tô na fila! Mas basta o bloco. Eu te passo as medidas.

LeandroP
Moderador
# mar/17
· votar


JJJ

Eu posso lhe enviar uma peça. Veja seus recados ;)

LeandroP
Moderador
# mar/17
· votar


JJJ

Eu vou fazer sim. Já está no jeito, só preciso me ajustar. Como eu tô "no fundo do poço" rsrs eu me agarrei a uma corda que está firme e não posso soltá-la agora. Eu farei uma ponte pra minha strato, com as minhas medidas, e farei outras duas pra posterior venda no ML pra testar o mercado, seguindo as dimensões de um tremolo tradicional mesmo.

JJJ
Veterano
# mar/17
· votar


LeandroP

Te mandei email.

rsf
Veterano
# mar/17
· votar


LeandroP

além da qualidade da peça, você também irá dar atenção ao acabamento?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Como mostrei na postagem, eu colei umas chapas de latão em uma ponte velha e instalei na guitarra. Dizer que alterou baseado apenas na minha impressão não teria validade, pois seria subjetivo, então realizei algumas medições com um aplicativo de decibelímetro para o celular que quebra um galho.
Realizei três medições para cada corda, medi a amplitude máxima de som em "db" e o tempo em "s" que demorou para o som captado ser de igual intensidade com o ruido externo. Fiz o teste com a guitarra desligada e o celular á uma distancia padronizada com o microfone formando um angulo de 90º com as cordas.
Procurei fazer o experimento o mais uniforme possível, dentro dos meus recursos. Quando realizei o primeiro teste eu estava com um jogo de cordas com aproximadamente um ano de uso. Após trocar o bloco da ponte, troquei as cordas e só realizei o segundo teste depois de um ano de uso, eis um dos motivos para eu demorar para postar as medições.
As medições foram feitas com o bloco comum e com o novo bloco. Os resultados apresento a seguir:

*ponte comum

poluição ambiente 32db

|medição(db) |duração(s)
6 E | 70|73|74 | 5|5|6
5 A | 77|75|75 | 6|6|5
4 D | 76|74|77 | 5|5|6
3 G | 74|75|75 | 5|6|5
2 B | 75|77|74 | 5|5|6
1 E | 78|77|76 | 6|5|5

. . . . . . . . . . . .

*ponte com preenchimento

poluição ambiente 29db

|medição(db) |duração(s)
6 E | 73|68|71 | 5|5 |3
5 A | 69|67|68 | 3|3 |3
4 D | 70|72|68 | 4|3 |3
3 G | 69|69|98 | 3|2,5|3
2 B | 73|71|71 | 3|2,5|2
1 E | 73|73|73 | 2|2 |2

conclusão: O teste mostra que a ponte comum teve maior sustentação do som e amplitude! Sei que ha varias variáveis que não tenho controle, como o estado de deterioração de cada jogo de corda, mas ao menos posso aformar que apenas o bloco não ajuda a melhorar o som.

Buja
Veterano
# mai/17
· votar


Luiz_RibeiroSP
Seu teste foi bom. Deu pra ter uma noção legal.

So nao entendi porque voce nao quis testar na mesma hora com um jogo de cordas novo. Mas tudo bem.

Tambem nao acho que algumas gramas a mais de metal na ponte, farão grande diferença no timbre final. Talvez apenas sirva pra gente guitarrista como nós achar que o timbre melhorou.

Na verdade, quanto a esse negocio de timbre sou um tanto quanto cetico.
Nao acho que diferenças paltáveis no timbre apareçam por se mudar a marca de uma corda, ou 30g a mais na ponte, ou mudar os saddles, nut de osso, pot de 500k etc etc.

O timbre se molda muito, mas muito mais mesmo, ao girar de um knob de tone na guitarra, ou uma voltinha no eq do amp. Mudou o captador, muda-se até de universo.

Um coisa que venho aprendendo ultimamente é que os upgrades em geral valem mais a pena quando a gente está buscando mais estabilidade do que timbre.

É muito melhor botar umas tarraxas com trava porque seguram mais a afinação, do que trocar o nut porque o timbre da uma micro-alterada.

É muito melhor botar um roller-nut buscando estabilidade na afinacao, do que mudar ele pensando que o timbre vai ficar mais estalado.

Quer mudar o timbre, ja sai mudando logo o captador (o que nao significa que o timbre vai "melhorar"). Mas que vai mudar, isso vai. Mesmo assim, é pouco.

O resto mesmo, serve so pra gente encher o peito é dizer, ahhh, minha guitarra tem bloco de manara pesado, tem nut do osso, tem tarrachas schaller, tem molas alemãs, tem isso e aquilo. No fim mesmo, agrada mais nosso ego do que nosso ouvido.

E pra provar que nao fizemos investimento caro e furado, fazemos testes ra la e pra ca, e entramos em debate pra provar isso e aquilo. Afinal, uma strato da michael pode ter 1000 reais de "upgrade" e o dono dela quer ser capaz de provar de que aquilo foi inteligente.

Mas se me perguntarem, se eu nao quero colocar blocão na minha strato, eu digo: "Claro que quero".
Mas sei muito bem que quero isso, porque terei a sensação que a guitarra agora pesa uns 300g a mais, é pesada e meu timbre vai sustentar. É meu ego. E claro, pra tambem poder falar que eu tenho. E só! rsrsrs

LeandroP
Moderador
# mai/17
· votar


rsf

Sim! O acabamento é fundamental. Mas é lixar apenas pra retirar as marcas da ferramenta utilizada na usinagem. Seu eu faço em aço carbono, é necessário um tratamento superficial pra evitar ferrugem, como o "níquel químico" ou "zinco". Se eu faço em latão não há necessidade de banho algum.

rsf
Veterano
# mai/17 · Editado por: rsf
· votar


LeandroP

Em materia de acabamento, sou chato!!! Na verdade, muito chato.hehehe

Quando vc colocar suas habilidades em escala "industrial" sou cliente.
quero uma ponte com dois pivos com medidas para uma fender american series 2005.
valeu. Eu tenho um bloco Calaham pra ela, mas queria a base da ponte e os carrinhos..
valeu.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Buja
Testei com as cordas velhas, porque novas tem volume e sustentação diferentes. O certo mesmo era ter feito o teste com cordas novas, porque teria mais homogeneidade entre os jogos, pois o desgaste nunca seria homogêneo, mas eu tava enrolado e procurei fazer o melhor.
Hoje com a experiencia que tenho penso que nut eu troco pensando em segurar afinação, bloco de ponte sendo de qualidade ta valendo. Timbre é captador ou potenciômetro. Tive uns problemas com valores de potenciômetro quando coloquei um chave de split num cap copia de hot rails.

LeandroP
Moderador
# mai/17
· votar


rsf

Eu nunca fiz uma ponte com dois pivôs. Quando surgir esta oportunidade compartilharei a experiência com vocês. Em princípio, fiz a minha com a fixação através de 6 parafusos por necessidade mesmo, pelo fato de eu ser canhoto e não encontrar bons modelos à disposição.

Thiago.Guibu
Membro Novato
# mai/17 · Editado por: Thiago.Guibu
· votar


Boa tarde!

Sou do interior de são paulo, e gostaria de saber se conhecem alguém que faça esses blocos e enviariam pra cá. Aqui somos escravos de uma unica loja de instrumentos musicais então fazem o que querem com os preços. E como não sou metalúrgico e não tenho conhecimentos para saber qual é o tipo de material usado teria que ser alguém que vocês já conheçam.

Obrigado pela atenção!

rsf
Veterano
# mai/17
· votar


LeandroP

valeu, leandro!!!!


Thiago.Guibu
Sou do interior de são paulo, e gostaria de saber se conhecem alguém que faça esses blocos e enviariam pra cá

Dá uma olhada nesse bloco...tem no mercado livre....

Thiago.Guibu
Membro Novato
# mai/17
· votar


rsf
Obrigado pela dica.

acho que vou encomendar uma para testar, mas pelo que o pessoal esta falando nos comentários, dever ser bom.

Obrigado a todos.

LeandroP
Moderador
# mai/17
· votar


Thiago.Guibu

Eu faço o bloco em aço, latão ou alumínio. Só não tenho como competir em valores com empresas que fabricam em escala. Por isso prefiro fazer a ponte completa.

MatheusMX
Veterano
# mai/17
· votar


Ontem troquei o bloco de uma Wilkinson WVC SB por um Manara.
O bloco Wilkinson também é de aço, um bom bloco, qualidade semelhante ou até superior que os originais das Fender MIA, porém um pouco mais leve que o Manara. Mas a principal diferença pra mim é a posição onde as cordas ficam presas: no Wilkinson elas ficam presas perto da ponte, já no Manara elas ficam no fundo, atravessando todo o bloco.
A diferença no som foi bem pequena. Fiz uma gravação do antes e depois pra comparar, utilizando as mesmas cordas, e o que constatei foi que com o novo bloco o som parece ligeiramente mais encorpado, menos estridente, e percebi uma maior definição das notas.

LeandroP
Moderador
# mai/17
· votar


MatheusMX
o Wilkinson elas ficam presas perto da ponte, já no Manara elas ficam no fundo, atravessando todo o bloco.

O interessante do segundo modelo é que a bolinha da corda não enrosca dentro do furo, facilitando a troca de cordas.

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


MatheusMX

Se tu esperava um som de outro instrumento se lascou... Essas trocas realmente são assim: muda minimamente. MAS... de grão em grão é que uma guitarra excelente se diferencia de uma fuleira.

LeandroP

E de carbono será que não vira? Ou iria espatifar numa alavancada mais nervosa?

JJJ
Veterano
# mai/17
· votar


MatheusMX

É o que sempre constatei... diferença pequena no som. Mas é como o Ismah colocou: "de grão em grão"...

LeandroP
O interessante do segundo modelo é que a bolinha da corda não enrosca dentro do furo, facilitando a troca de cordas

E tem esses detalhes também. O "conjunto da obra" conta.

MatheusMX
Veterano
# mai/17
· votar


Ismah

O resultado foi exatamente o que eu esperava!
A guitarra já estava quase 100% da forma que eu queria, mas ainda faltava alguma coisinha. E eu já suspeitava que seria o bloco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?