Surpresa com equipamentos para meu filho de 11 anos. Dicas e sugestões.

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Leomju

"Concordo com a dica do Leomju acima. Com uma SX SST e um fender Frontman 25R..."

Meu primeiro post...só para deixar claro que não estou querendo ser o pai da criança!....apenas "atestando" que o filho é teu...rs

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


FBlues_rock
Gostei muito da dica que o Meu filho ouvirá Classic Rock deu, tanto que é o que uso na ponte da minha guitarra hoje... hehe
Mas curto mesmo é o que coloquei no braço, Jazz Model da Seymour Duncan. Clean maravilhoso e excelente para pedais, esse não mudo.


hahaha exatamente igual a mim. Coloquei o JB e ele faz bem o serviço, mas minha paixão é pelo Seymour Duncan Seth Lover que coloquei no braço da minha Epi LP Standard hahaha Ele eu não troco nem a pau!

Mas trocar os caps é investimento para um segundo momento - quando tiver certeza que vai curtir tocar guitarra e resolver investir $$ mais - , com a vantagem que depois pode tirar e colocar em outra guitarra, quando resolver trocar.

Concordo plenamente!

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


FBlues_rock e Meu filho ouvirá Classic Rock,
algumas coisas estão no DOC como upgrades futuros. Preferi já "catalogar" o que pode ser trocado e melhorado, para na hora disso acontecer, não ficar enchendo vocês. No máximo vou perguntar se as peças que iria comprar ainda são um bom upgrade ou se já são vintage...rs

FBlues_rock: Alguns tratam por "pot push pull 500k A " (log) e "pot push pull 500k B" (linear).
Encontrei, só que há um detalhe diferente. O A e o B estão antes do 500K...A500K. A diferença de preço não é tão pequena. Dá uns 10 reais cada, se comprar os vindo direto da China (sempre um mistério a qualidade).

Comprando os "americanos" (feitos na China provavelmente), sai a 15 reais, o que daria para comprar 2. Mas como só é preciso 1, concordo que pode ser comprado aqui sem traumas maiores.

Quanto aos cabos no eBay. Qual (com 3m) sugerem?

Esse estaria bom?
Monster

Um abraço.

MusicDan
Veterano
# jul/12
· votar


FBlues_rock
É um assunto que parte corações e provoca revolta em muitos...
Obrigado pelo comentário.

ayrtontorres
Amigo, não precisa pirar com o negócio do captador agora. Como os colegas disseram, isso é mais para a frente, e ainda, se seu filho achar necessário. Caso contrário, compre a sst57 (se ele gostar, é claro) e o Frontman e sejam felizes. Como o passar do tempo vcs aprenderam muito mais. Depois virão os pedais, pedaleiras, etc, etc etc... Esse mundo da guitarra é uma delícia... E não tem fim cara..

Com o tempo vc vai entender que o legal mesmo é uma boa guitarra bem timbrada em um apli valvulado, com o mínimo de modulações, no máximo Reverb, Delay, dependendo do músico WahWha e um Chorus para sons Clean (sons limpos, sem distorção). Mas não se preocupe em aprender tudo agora... ainda tem muito tempo. Aproveite para deliciar-se...

Alguns tocam muito bem, outros são grosseiros, como eu, outros muito iniciantes, mas com grande potencial, mas com certeza todos somo apaixonados pelo mundo da guitarra.

Para fechar lembre-se, toda essa aparelhagem:
Guitarra de boa quallidade;
Bons Cabos,
Vários pedais de efeitos, distoções ou modulações ou pedaleiras para temperar o som;
Ótimos Amplificadores (valvulados ou não);
Nada disso funciona bem se os dedos não forem bons. Ou seja, treinar e treinar, é fundamental para tirar um som legal!

ayrtontorres
Veterano
# jul/12
· votar


Nada disso funciona bem se os dedos não forem bons. Ou seja, treinar e treinar, é fundamental para tirar um som legal!

Fechou muito bem seu post MusicDan!

Frase que copiarei na apostila do meu filho, bem na capa.

Vou com calma sim.

Primeiro será só a guitarra, amp, cabo, capa e a correia... Tenho que ver isso também! Espero que nas lojas que formos visitar tenham umas legais. Se tiver uma com MEME, tenho certeza que será a escolhida. A molecada adora essas coisas mal desenhadas...rs

Um abraço

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ayrtontorres

Só uma opiniãozinha, com relação ao "treinar, treinar, treinar..."

O MusicDan está correto, mas pega leve com seu filhote!! Ele só têm 11 anos, não deixe o aprendizado se tornar um fardo, uma coisa maçante e chata...nesta idade, primeiro de tudo é ser lúdico, se divertir. É preciso muito cuidado neste momento!! Instrumento não é brinquedo, mas também não pode ser uma disciplina rígida, não nesta idade!!

Com meu filho uso a seguinte tática no estudo de bateria: Técnicas e exercícios (paradiddles, flans, rufos, etc) 45 minutos dia.

Músicas e barulho geral...liberado 100%, quanto quiser.

Ele têm 11 anos, e já toca bastante bem, se quiser ter uma ideia do nível de músicas que ele já toca perfeitamente ouça as baterias de:

Perfect Strangers - Deep Purple, Enter Sandman - Mettalica, Rock You Like Hurricane - Scorpions, Livin On a Prayer - Bon Jovi, Smoke On The Water - Deep Purple, Fear of The Dark - Iron Maiden...etc

Lembre-se alguns garotos gostam de estudar, e ele irá fazer por gosto...outros não gostam tanto....

MusicDan
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
yrtontorres O MusicDan está correto, mas pega leve com seu filhote!! Ele só têm 11 anos, não deixe o aprendizado se tornar um fardo, uma coisa maçante e chata...nesta idade, primeiro de tudo é ser lúdico, se divertir. É preciso muito cuidado neste momento!! Instrumento não é brinquedo, mas também não pode ser uma disciplina rígida, não nesta idade!!

Sábias palavras meu amigo, Faço das sua as minhas.
Um colega disse no início do tópico, para inclusive não utilizar como forma de castigo, tirar a guitarra, legal né!

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Lelo Mig e MusicDan, não sou rígido nesse ponto. Só na escola e nos cursos que o ajudarão na vida adulta (Kumon e inglês).

Desde que o matriculei no curso de música, deixei claro que isso era um bônus e que ele poderia parar quando quisesse. Ele gosta muito de ir na aula e nos ensaios, quando tem alguma apresentação. E é apenas 1 vez por semana, por 1 hora.

Ele não mexe na apostila em casa, e raramente treina. O que me fez chegar a conclusão de que estava na hora de dar uma melhorada no instrumento de "trabalho" dele. Principalmente quando o vi animado por tocar guitarra na apresentação do curso, no próximo sábado.

Lelo Mig, quanto ao nível do seu filho... CARAMBA!!! Conheço todas as músicas que postou como referência. O apoio deu certo!

Um abraço

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


ayrtontorres

Meu filho gosta de tocar....mas estudar prá estudar é foda! Não posso reclamar, puxou prá mim, seria um guitarrista 100 vezes melhor se tivesse estudado um pouco mais....eu só queria era tocar.

Agora estou animado novamente, combinamos ensaios, vou tocar com ele (ele precisa começar a ter "tesão" de banda), porque só a escola e tocar play back em casa, acho que vai entedia-lo.

Já temos repertório e já expliquei prá ele que a coisa é séria, com horário, set list, cada um tirar sua parte e ir aprimorando e etc. Só estamos esperando meu ampli chegar, ele esta empolgado..fiz um set list de 15 músicas e pedi para ele escolher 5 para começar, ele escolheu:

- The Trooper - Iron Maiden
- Day tripper - Beatles
- Born To Be Wild - Steppenwolf
- Whole Lotta Rosie - AC/DC
- Paranoid - Black Sabbath

O que achou?...rs

Obs: Vou ter que estudar também, porque algumas músicas que ele pretende tocar futuramente, quem não vai conseguir sou eu...kkkk..estou enferrujado e algumas coisas que ele gosta (nova geração) requer uma técnica que eu não tenho.....Tô ferrado!!.......rs

Daqui uns meses espero gravar e postar aqui........

ayrtontorres
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig, efeito orloff ao contrário (você sou eu amanhã, assim espero...rs). Com a diferença que você já toca.

De cara gostei da sua set list porque começa com o Iron (Up The Irons - nem preciso dizer mais nada né?...rs), que me fez gostar de rock. E tendo AC/DC e BS não tem como ficar ruim.

Um abraço

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Amigos, só para tirar uma coisa a limpo, dita por um conhecido que mora nos EUA e está cursando a LA Music Academy. Estou dando a folha corrida dele, mas isso pra mim não quer dizer nada, ok? Todos aqui são músicos, então não vejo um peso maior na afirmação dele.

Via e-mail, após perguntar se eu já tinha comprado a guitarra para meu filho e eu falei que tinha escolhido a SX SST, disse que ela é "bem ruim" e sugeriu a Tagima T 735 como sendo melhor para começar.

Já conversamos no início os prós da SX SST e dela ser "melhor" do que a T635.

Não sei nada sobre a T 735 e como não falamos sobre esse modelo...

O que acham da afirmação dele?

Um abraço

Thiago Teixeira
Veterano
# jul/12 · Editado por: Thiago Teixeira
· votar


ayrtontorres


Bem, a T735 realmente é melhor que a SX, mas vai ser uma melhora que seu filho não vai sentir, principalmente por ser a primeira guitarra dele, mas seu bolso vai, já que a T735 é mais de R$1000 nova.. rsrs
Agora, a SX não é "bem ruim" não, é uma boa guitarra, claro que dependendo das guitarras que o seu amigo esta acostumado a ter a disposição dele, a SX na visão dele seja uma guitarra ruim, mas a verdade é que ela não é, é uma boa guitarra e tendo em vista dela ser para um iniciante, neste caso, ela é mais que perfeita.

Acho que a SX já esta de ótimo tamanho para seu filho.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


ayrtontorres

Você está comparando uma guitarra de +- R$ 450,00 , bem honesta para seu preço, com uma de +- R$1.000,00? Aí fica meio complicado.

Obs: Parece que existe uma Tagima T 375 "série Special", que custa em torno de R$ 500,00....deve ser esta que seu amigo esta propondo. Com relação a esta, vou me omitir, não conheço esta guitarra, nem o porque da diferença de preço em relação a T375 normal.

Aguardar comentários.....

MusicDan
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres
Realmente seu colega está certo, mas também, o referencial dele é outro...

A Tagima tem 2 modelos de 735.
Tagima T735 (que vem com uma inscrição Hand Made Brazil;
e a 735 Special (ou 735 S)

A 735 Hand Made Brazil a empresa diz que são produzidas no Brasil, boa madeira, e boa construção em geral, muito elogida, pelo pessoal
Já a 735 Special é um linha produzida na China, bem mais em conta e de baixa qualidade. A SX SST fica entre as duas.

Corra da Tagima 735 Special. Todo mundo fala muito mal dela. Se vc procurar no fórum vai entender.

Para meu filho eu compraria a SX, para teste. Mesmo que curta estudar e desenvolva, pode até ser que quando sinta a necessidade de trocar nem queira mais strato e sim outro modelo de guitarra como Les Paul, Tele, SG,etc.

Como o Thiago Teixeira disse:
Bem, a T735 realmente é melhor que a SX, mas vai ser uma melhora que seu filho não vai sentir, principalmente por ser a primeira guitarra dele, mas seu bolso vai,[...] é uma boa guitarra e tendo em vista dela ser para um iniciante, neste caso, ela é mais que perfeita.
Agora se estiver disposto a pagar um pouco mais compre a T735 Hand Made Brazil.

FBlues_rock
Veterano
# jul/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ayrtontorres
Diga ao seu amigo que, já que comparar blueberry com grapefruit vale, boa mesmo é essa guitarra:
PRS Signature Limited

Com 35 mil reais compra uma. Sei de algumas Gibson mais caras, mas pegaria essa.

Brincadeiras à parte, evidente que, se pesquisar bem, vai achar guitarras que custam ~1000 reais com qualidade superior. Mas pela faixa de preço proposta, acho difícil alternativa melhor que o colega indicou (SX).

Se bastasse custo-benefício, na minha opinião, pegaria essa:
PRS P22 (começa a tocar em 3:20)
Mas ela vai ter que esperar (bastante)... hehe

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ayrtontorres: Todos aqui são músicos, então não vejo um peso maior na afirmação dele.

Eu diria que quase todos são músicos amadores ou iniciantes.

Já conversamos no início os prós da SX SST e dela ser "melhor" do que a T635. [...] Não sei nada sobre a T 735 e como não falamos sobre esse modelo... O que acham da afirmação dele?

Qualquer uma delas irá satisfazer seu objetivo. Eu compraria a mais barata entre elas.

Não sei nada sobre a T 735

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/78613/

Boa sorte!

ps. há bastante sobre ela no Fórum.

FBlues_rock
Veterano
# jul/12
· votar


Amador presente! o/

Marc Snow
Veterano
# jul/12 · Editado por: Marc Snow
· votar


Musicware - Rua do ouvidor '130 - sobre loja

Procure pelo Múcio ou a Cláudia

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Antes de mais nada, queria agradecer ao(s) MODERADOR(ES) a volta do nosso tópico para o GUITARRA, após umas "férias" no OT... rs

Thiago Teixeira
Lelo Mig
MusicDan
FBlues_rock
- Show até sem tocar essa PRS hein?
MauricioBahia - ontem mesmo pesquisei e li alguns tópicos.
Marc Snow - VALEU! Preciso de endereços confiáveis. Com a indicação de quem procurar, melhor ainda.

Quanto a T735... postei só para efeito de comparação mesmo. A SX SST está mais do que decidida. Passamos 4 páginas discutindo o melhor custo benefício, e não achei que nessa fase de já estar tirando dúvidas sobre outras coisas, uma guitarra "compatível" em preço e qualidade aparecesse do nada.

O que me chateou muito, foi o "bem ruim" dito por ele. Achei a qualificação infeliz.

Então decidi. Vai ser uma PRS P22. Aí satisfaço a todos... rs

Voltando...

Esse cabo da Monster Cable (U$28.99 com 12" pouco mais de 3 m) está de bom tamanho?
Monster Rock Guitar Cable

Tem um "igual", só que como Monster Jazz Guitar Cable.

Um abraço

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


ayrtontorres

Um curiosidade: você já frequentou outros fóruns pela internet ou essa é sua primeira experiência?

Obrigado.

MusicDan
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres
Então decidi. Vai ser uma PRS P22. Aí satisfaço a todos... rs

Putz!!!! agora não entendi mais nada... um guita de 3500 dólares????

quenaiplei
Veterano
# jul/12 · Editado por: quenaiplei
· votar


ayrtontorres

Sugiro pelos preços e cortesia no atendimento a Musicware. Eles têm um sítio:
http://www.musicware.com.br
Quem atende são os próprios donos.

Na rua da Carioca tem uma loja com preços razoáveis chamada Pleidisco. Há uma guitarra Fender de uns 2,5m no meio da loja e dezenas de guitarras expostas.

Quanto a guitarra para seu filho, compra uma mais simples possível, de preferência com ponte fixa para não se preocupar com menos regulagem possível. A Cort tem o modelo M200 que tem uma ótima relação custo X benefício.
Eu ganhei minha primeira guitarra da minha mãe (que tinha conhecimento 5 negativo hehe!), que foi na onda de vendedor e me deu uma Ibanez com ponte Floyd Rose. Eu gostei dela até o momento que fui fazer a primeira troca de cordas que me custou 3:30h para regulá-la, seguindo passa-a-passo de uma revista de guitarra. Sem contar que eu chorava toda vez que arrebentava uma corda. Hehe!

Boa sorte!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres
Esse cabo da Monster Cable (U$28.99 com 12" pouco mais de 3 m) está de bom tamanho?
Monster Rock Guitar Cable


Sempre ouvi muitas coisas boas sobre os Monster Cable. Sei que os Rockstars tipo Slash e afins só usam eles.

3m eu acho bom. Eu tenho um aqui que deve ter uns 10 metros, nem sei porque comprei aquele trambolho, deve ser uma desgraça pro meu sinal hahaha recentemente peguei 2 de 3m da Planet Waves e agora sou feliz hahaha

ayrtontorres
Veterano
# jul/12
· votar


Um curiosidade: você já frequentou outros fóruns pela internet ou essa é sua primeira experiência?

MauricioBahia, se for sobre música, esse é o primeiro. Sou um zero a esquerda nessa matéria. Participo de um sobre culinária oriental. Por que?

MusicDan, estava brincando. Por isso escrevi após essa insanidade um "rs" e "Voltando" (a realidade). Teria que vender meu carro pra comprar uma dessas. E não dá pra atender cliente montado numa guitarra...rs

quenaiplei, agradeço o link da loja Musicware, que o Marc Snow sugeriu que fossemos. Bom que já vai dar pra ter uma ideia sobre preços, já que só pesquisei on line até agora.

A história da sua primeira guitarra e da troca das cordas é ótima...rs
Sabe-se lá o que eu compraria pro meu filho se não tivesse descoberto esse fórum.

Quanto a sua sugestão da Cort M200, ia escrever um post agora exatamente sobre algo parecido. Sobre o shape e não necessariamente marca de guitarra.

Meu filho já está lendo os posts (desde o início, peneirando os que eu digo que vou comprar...ele ainda acha que vamos "dar uma olhadinha"...rs), porque como disse, acho muito importante ele ver quantas pessoas se mobilizaram para que eu fizesse o mínimo de besteira possível. Pessoas que doaram seu tempo sem ganhar nada (financeiramente falando, pois sei da satisfação quando conseguimos ajudar alguém). E está achando bem legal ter gente dando dicas.

MAS...
agora a pouco, chegando da casa de um dos amigos que fazem música com ele, me veio com essa: "- A guitarra do Luiz é legal,,,arredondada."

Pensei: Ferrou!!!...rs

Seria uma Telecaster ou tipo Gibson?

Só pra garantir, teria alguma guitarra "compatível" com a SX SST, que tenha esse outro formato? Porque como disseram vários amigos aqui, ele vai achar a "mais bonita" melhor. Não que não escolha uma strato, mas é sempre bom estar preparado. Se não tiver, digo que pode ser legal, mas é mais cara, etc...

Um abraço

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Eu tenho um aqui que deve ter uns 10 metros, nem sei porque comprei aquele trambolho, deve ser uma desgraça pro meu sinal hahaha

Meu filho ouvirá Classic Rock, ri muito aqui...kkkkk

Não dá pra cortar e fazer 3 de 3,3 m? Ou um de 4 m e um de 6 m?

Achei um leilão no eBay de um MRock e dei lance, só pra brincar, enquanto não tinha resposta. Um dos plugues é em L. Se for a strato tem que ser o straight nas 2 pontas, certo? Se ganhar, tento trocar. Até porque vai sair barato se me lance ganhar (uns 30 reais).

Um abraço

FBlues_rock
Veterano
# jul/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ayrtontorres
Aee, teu filho é dos meus! Dos modelos óbvios, ficaria mesmo com uma tipo Les Paul:
http://www.habro.com.br/sx/guitarras_gg1.asp

EDIT: mas foge bastante do orçamento previsto. Talvez importar uma Ibanez ART (uso uma parecida), uma Charvel ou uma ESP seja melhor negócio. Epiphone não indico (opinião pessoal).

Vou sumir do FCC (não pelo fórum, gosto muito, mas por questões pessoais que tomarão todo meu tempo), então boa sorte na empreitada! Com certeza já está muito bem encaminhada.

Abraço.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres
Não dá pra cortar e fazer 3 de 3,3 m? Ou um de 4 m e um de 6 m?


Acho que dá, mas nunca pesquisei como fazê-lo. Vou deixar ele lá. Quem sabe um dia eu toco no Rock in Rio, pelo menos o cabo comprido pra correr pelo palco eu já tenho hahahaha

Um dos plugues é em L. Se for a strato tem que ser o straight nas 2 pontas, certo?

Olha, não necessariamente. É só plugar o plug em L no amp. Mas se der pra trocar, melhor...

Luiz Almeida
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres

Velho, parabéns pelo o que você está fazendo ao seu filho. Certeza de um grande retorno no futuro, mesmo que ele não se torne um músico, será uma pessoa de boa índole.
Tenho um filho na mesma idade que o seu. Começou com um violão igual ao seu. Dei a ele uma Condor RX20 e um Orange Crush 20. Ele acompanhou todo o processo de escolha, desde o modelo até a cor. Deixei apenas os detalhes técnicos por minha parte, mas sempre explicando a ele do que se tratava e mostrando vídeos. A ida dele em algumas loja foi importante.
Recentemente fiz uma troca dos captadores mas sem sair da configuração singles.
Hoje temos outra guitarra no modelo Les Paul, mas a Condor é a oficial dele.

Parabéns e boa sorte na compra.

MusicDan
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres
MAS...
agora a pouco, chegando da casa de um dos amigos que fazem música com ele, me veio com essa: "- A guitarra do Luiz é legal,,,arredondada."


é meu amigo, já esperava por isso, essa deve ser uma guitarra tipo Les Paul.
Exitem umas na faixa de 500, mas as mais legalzinhas começa na faixa dos 800.

Faça uma BUSCA por Les Paul, no fórum mesmo, vá lendo sobre as marcas, e modelos: Condor, Strimberg, SX, Golden, Cort, etc. Veja no mercado livre para ter uma ideia de preços, etc...
Converse com seu filho para comprar uma coisa que agrade os dois.

ayrtontorres
Veterano
# jul/12
· votar


FBlues_rock, espero que resolva tudo e volte logo. Tu foi um que mais deu força aqui. Quem quando voltar já não vai ter um videozinho no youtube ou uma foto do meu moleque tocando? Abração cara.

Meu filho ouvirá Classic Rock, se tocar no Rock in Rio, torço para que tenham voltado a tocar rock...rs

Luiz Almeida, valeu a força e parabéns pelo filho músico. O que disse a índole é verdade. Dentro de algum tempo espero estar aqui pedindo sugestões para o upgrade.

MusicDan, resolvi a "pendenga" stratocaster x Les Paul rapidinho aqui em casa, da seguinte maneira.

Carreguei 2 fotos. Uma da SX SST57 e uma da Les Paul (o formato da do amigo é essa mesmo) e perguntei qual ele achou mais bonita e que um dia gostaria de ter. Ganhou a strato. A foto era de uma sunburst com escudo "marrom" (parece o que chamavam de casco de tartaruga. Eu e meu amadorismo...rs). Essa aqui, que foi "tunada" pelo dono:

SX SST57 modificada

Modificação

Achei interessante o que ele disse: As transparentes (Naturais ou Sunburst) geralmente recebem as melhores peças de madeira do lote e/ou têm menos emendas. E disse que a SX usa Alder chinês.

O blog do cara é legal. Estou lendo alguns tópicos lá.
Esse é ótimo: Tagima 735 Special ou Como levar gato por lebre...

Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Surpresa com equipamentos para meu filho de 11 anos. Dicas e sugestões.