Surpresa com equipamentos para meu filho de 11 anos. Dicas e sugestões.

Autor Mensagem
FBlues_rock
Veterano
# out/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ayrtontorres
Falou em pesquisar no fórum e lembrei que eu tinha comentado algo em um tópico comparando pedaleiras.
Ao menos aqui no FCC falam MUITO melhor da Zoom G3 que da Boss ME-70 (e que da POD). Detalhe que é 100 dólares mais barato que a ME-70, embora considerem melhor em qualidade e variedade de efeitos.
A Zoom G3X é a G3 com pedal de expressão embutido (para aumentar ou diminuir um efeito, como nos pedais de Wha e de Volume), mas vi também recomendarem comprar a G3 + pedal de expressão para ligar nela ao invés da G3X (fica um pouco mais caro, mas bota o pedal de expressão onde quiser no palco).

Seguem os links:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/287983/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/302493/

abs

Ramalokion
Membro Novato
# out/13
· votar


Consegui!!! Li as 17 páginas!!!

ayrtontorres

Já falaram, mas vou repetir: Ser pai, você está fazendo isso MUITO BEM!! Parabéns mesmo!

Sou um pouco mais novo que você (35) comecei a aprender a tocar guitarra há 2 meses (pois é), meu filho tem 2 anos (vai fazer) mas já pede ("Toca.. Toca") quando me vê com a guitarra! Pior que o filho da mãe ficou encantado com uma bateria quando fui comprar meu ampli (peguei o Mustang I).

Enfim... Passe mesmo para te dar os parabéns, para o Igor também é pra avisar que vou pegar carona aqui!! Tanta dica excelente!!

Grande abraço

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


FBlues_rock, valeu pela dica. Vou procurar as especificações e os tópicos aqui no fórum sobre essa pedaleira da Zoom.

Ramalokion, desconfio que num futuro não distante, você vai estar procurando um baixista, porque o batera já está aí, encubando...rs

Também sou temporão nesse meio, apesar de sempre ter gostado de rock e tocar air guitar. Se eu tivesse algum estímulo por parte da família, não teria pago esse mico nos shows em que fui...kkkkkkk

Espero que aproveite esse tópico, que tem ótimas dicas, mas o mais importante, tem PESSOAS muito legais, que ajudam de verdade.

Bem vindo ao bate papo.

Um abraço.

MauricioBahia
Moderador
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ayrtontorres

Só um lembrete: aqui é o Fórum de Guitarra. Então, se o assunto é pedais/pedaleira, sugiro que use o fórum destinado para esse assunto.

Boa sorte!

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


Oi Mauricio.

Eu ia te "alugar" pedindo uma dica sobre a pedaleira, já que te indicaram.

Estou lendo os reviews e comparativos sobre elas, então achei que seria redundante abrir um tópico ou incluir mensagem em algum já "passado", sob o risco de ganhar um troféu Pá de Ouro por isso...rs

Como esse tópico é complementar (tudo o que diz respeito a guitarra que estava escolhendo para o meu filho) e os amigos me deram ótimas dicas (estou inclinado a comprar a Zoom G3), teria algum problema eu não desmembrá-lo?

Está tipo um guia, com as etapas que estou percorrendo para ir equipando meu filho, a medida que as necessidades aparecem.

Um abraço.

AllanGouveia
Membro
# out/13
· votar


ayrtontorres
realmente a G3 e G3x são ótimas e vão servir muito bem...

e quanto a localização do tópico, eu acho que transportar ele para o fórum de "música em geral" poderia ser uma solução...

abç

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


Allan, já fui "movido" uma vez e foi ruim.

Aqui no GUITARRAS tem o povo indicado para dar uma mão. Parecem assuntos diversos, mas todos são interligados. Esse passo a passo deve estar sendo muito útil para pais preocupados em não comprar bobagem.

Guitarra --> Amp ---> Afinador ---> Pedal ---> ???

Se eu começar a perguntar sobre bateria aqui, estaria errado.

Um abraço.

renatocaster
Moderador
# out/13
· votar


ayrtontorres

Ayrton, bom dia. Tudo bem? Apenas para reforçar o que o MauricioBahia disse ali em cima:

Eu entendo o quando vc diz que tudo é interligado, mas o fórum tem segmentos específicos justamente para que vc possa discutir com riqueza de detalhes. Se o assunto em evidência agora é pedal ou pedaleira, existe o fórum adequado para isso, assim como o de amplificadores, de violão, gravação e home studio, etc.

É como num fórum de informática. Vc entra lá e tem fórum para cada tipo de periférico. Vc não entra no fórum de placa mãe para falar de processador, ou de memória, ou de HD, e assim por diante. Embora todos estejam interligados, assim como o equipamento que vc tá montando pro seu filho, para cada periférico que compõe um PC tem um fórum dedicado.

Sobre a Zoom G3, tem bastante coisa sobre esta pedaleira no fórum, então sugiro que vc faça uma pesquisa para tirar suas dúvidas. Por fim, espero que entenda e não me leve a mal.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


renatocaster: ustamente para que vc possa discutir com riqueza de detalhes.

E deixar um legado, organizado, para quem quiser saber sobre o assunto. :)

ayrtontorres

Sobre a G3, eu falo dela em seu tópico específico e posso te ajudar por lá. Sobre outros pedais, idem, no Fórum de Pedais, como todo mundo. ;)

Cara, é assim que funciona em todos os fóruns que eu conheço no mundo todos. Existe uma organização lógica que, sem ela, nem precisaríamos dos subforuns, afinal todos os assuntos são relacionados à Música ("fórum mãe"), excluindo o Off Topic!

Forte abraço!

Ramalokion
Membro Novato
# out/13 · Editado por: Ramalokion
· votar


Ia falar sobre isso de discutir em tópicos separados, mas deixa pra lá.

Não vale a pena.

ayrtontorres
Veterano
# out/13 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Renato e Mauricio, entendido. Sei que separando os temas fica mais fácil achar determinado assunto.

O que quis dizer foi que, apesar do assunto ser "diferente", meu tipo de dúvida, acredito eu, não acrescentaria em nada a um outro tópico, já que não é nada técnico. Meu tipo de dúvida leiga ia ficar como "o que é melhor, coca ou pepsi?".

Renato, nunca levaria a mal sua mensagem. Se não fosse por vocês, eu teria comprado equipamentos errados pro meu filho. Não tinha nenhuma ideia de como é vasto esse assunto.

Veja o que aconteceu a pouco, com o Ramalokion. Leu todas as 17 páginas e achou legal. E isso aconteceu antes.

Mauricio, agradeço o link. Já estou lendo e surgindo alguma dúvida, te peço um help.

Sou moderador em um fórum para quem gosta de culinária oriental, focado em sushis e sashimis. No início fazíamos como aqui. Só que alguns tópicos viram bate papo. E a conversa varia muito. Pra não quebrar o andamento, temos uma "regra". Na primeira página do tópico só fica o que é relacionado ao título. Depois, a conversa é liberada. Se o assunto esgotar na segunda mensagem, do tipo: "Qual o nome do restaurante tal?", E a resposta já matar o tema, liberamos também. Com isso evitamos um monte de novos tópicos, pequenos e sem muito a ver com o foco, e nas pesquisas, aparece o que quem entra precisa.

Só pra deixar claro que não estou questionando as regras. Só expondo meu ponto de vista ok? Sei que para esse tópico continuar diverso, teria que ser movido para algo do tipo Assuntos Gerais. Só que bem no início desse, fui "movido" (acho que era algo como Área 51) e de cara entraram uns manés (pra não falar outra coisa) e postaram coisas que não tinham nada a ver. Felizmente consegui voltar pra cá. E o resultado foi ótimo.

Queria saber o seguinte. Isso me agradaria muito e acho que não quebraria as regras.

Quando eu tiver dúvida em algum equipamento, posso perguntar aqui? E não "desenvolveríamos" o assunto. Eu pegaria a dica e iria procurar as informações sobre elas. Como esse da pedaleira. Pergunto quais as boas opções até tanto, leio as indicações, pesquiso aqui no fórum e tendo dúvidas, posto no tópico certo e só volto aqui pra agradecer a dica.

Poderia ser assim?

Um abraço.

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia, terminei de ler seu tópico sobre a Zoom G3. Muito bom. Valeu mesmo!

Decisão tomada. Difícil encontrar melhor relação custo x benefício.

Um abraço.

ayrtontorres
Veterano
# nov/13 · Editado por: ayrtontorres
· votar


mateusrrm, continuando...

Foi boa sua pergunta, porque pesquisando encontrei a informação.

Strato Fernandes Retrorocket X:
http://www.fernandesguitars.com/retrorocket/retrorocket-x.html

A dele é igual a essa:
http://www.fernandesguitars.com/images/stories/products/guitars/retror ocket/X/RETR-X-CAR.jpg

mateusrrm
Veterano
# nov/13
· votar


ayrtontorres
é uma ponte típica das strato, ali no site eles chamam de Synchronized Tremolo, não sei como usam aqui no Brasil mas é isso, guitarra legal, em Alder ainda segundo o site, mas como eu te falei, nao é do tipo Floyd Rose e acho que nao vai ter nenhum problema com regulagens e afins com ela, eu ja tive bastante problema com Floyd Rose no começo mas por ser iniciante mesmo e nao entender

ayrtontorres
Veterano
# nov/13
· votar


mateusrrm, agradeço a informação. Aliviado...rs

ayrtontorres
Veterano
# set/14
· votar


Agora é o papai aqui que precisa de ajuda. O filho felizmente está bem encaminhado.

Como meus horários de trabalho são completamente malucos, queria ao menos tentar aprender a tocar quando tivesse uma folga. Se não der certo, vou continuar um pré-músico frustrado, mas feliz por ver meu filho tocando, graças a ajuda de muitos de vocês (agradecimento especial ao Claudio OC, que infelizmente sumiu).

Anos atrás, vi uma reportagem sobre uma técnica que aceleraria o aprendizado. Ok, sei que o resultado só vem com horas e mais horas de treino, mas tendo algo bom para começar estimularia bastante, certo?

Existe alguma apostila, pdf, doc ou algo do gênero que eu possa baixar/consultar na internet? Ou algum material que seja bom e sem "firúlas"?

Algo bem objetivo, com a teoria, termos, etc, voltado sem enrolação para o aprendizado? Nada do tipo daqueles cursos que o cara quer aprender apenas a entrar na internet e navegar, mas antes enfiam curso de Word, Excel, PowerPoint,...

Agora a coisa fica mais difícil. Neurônios cansados, em breve artrite,...rs

Um abraco amigos.

Delson
Veterano
# set/14
· votar


ayrtontorres
Grande! Olha só: No seu lugar eu iria direto nas video aulas. Aqui no Cifraclub mesmo tem um monte. Compre aquelas revistinhas com cifras e que ensinam como fazer o acorde no braço do instrumento.
Não se preocupe com solos por enquanto. Aprenda a tocar aquela música que você gosta, daquela banda...
Eu te garanto, a satisfação de reproduzir no instrumento uma música legal é imensa.

f14gomes
Membro
# set/14
· votar


ayrtontorres

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/263176/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196700/

divirta-se !!!!

ayrtontorres
Veterano
# set/14
· votar


Delson e f14gomes, obrigado pelas dicas.

Links salvos e vou ver se encontro as revistas.

Gosto do Iron Maiden desde os 15 anos. Bem que eu podia gostar de um conjunto mais "fácil" de tirar músicas né?... rs

SkyHawk
Membro
# set/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


ayrtontorres
Disse tudo, eu também sou fã do Iron mas antes disso recomendo coisas mais fáceis. Demorei algum tempo estudando técnica e velocidade antes de me aventurar nas primeiras músicas de metal. Tem muito punk rock, classic rock e hard rock fácil por aí, é um começo mais amigável.

Teddy.Picker
Membro Novato
# set/14 · Editado por: Teddy.Picker
· votar


ayrtontorres

Se tiver uma com MEME, tenho certeza que será a escolhida.
há 2 anos atrás

tenho certeza que se tivesse, e seu filho escolhesse, hoje ele se arrependeria amargamente kkkkkkkkk

enquanto a musica ayrtontorres, não sei se você gosta de legião , mas é uma banda com acordes muito básicos, fácinho de aprender, eu que gosto foi uma mão na roda quando comecei nos estudos

entamoeba
Membro Novato
# set/14 · Editado por: entamoeba
· votar


ayrtontorres,

Aprenda o power chord. Dá para tocar muita coisa, sobretudo punk, e bandas de metal como o Iron Maiden usam bastante!

Claro, não deixe de aprender as outras formas de acorde (tecnicamente o power chord nem é um acorde porque não tem a tal da tríade, mas isso não vem ao caso).

Você vai precisar soltar os dedos para fazer frases também. Gosta de Metallica? Um dos primeiros riffs que aprendi na guitarra foi o de Jump in the Fire, do álbum Kill 'em All. É um riff que soa muito bem e não é tão difícil quanto pode parecer para um iniciante. Além disso, é o desenho de uma escala de blues: muito útil. Se você persistir nele, em pouco tempo estará tocando em uma velocidade boa.

Em suma: power chords + riffs.

ayrtontorres
Veterano
# set/14
· votar


SkyHawk, sendo de rock pra cima, eu gosto. Vou ver o que vai ser menos difícil pra tirar.


Teddy.Picker, tinha até esquecido dessa do MEME. Se ele tivesse pego, hoje eu estaria aqui pedindo ajuda para lixar a guitarra...rs

Quanto ao Legião, gosto! Era adolescente nos anos 80 e ia a shows de todas as bandas sempre que dava (tempo e/ou $$$). Vi o rock renascer naquela época. Ótima dica, já que tenho as músicas na memória (acho...rs).

entamoeba, fui pesquisar o que seria power chord. Bom que passo o nível em que me encontro pra vocês...rs

Achei aqui mesmo no Cifra: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/668/

Metallica, Ramones (algo me diz que é mais fácil tentar as músicas deles, ou do The Clash...rs), AC/DC... Tudo nessa linha eu gosto.

Estou lendo vários tópicos, e alguns indicam blues, como você fez. Vou tentar primeiro reunir material.

Agradeço muito a todos vocês. Não desisto sem ao menos tentar.

Um abraço

Filippo14
Veterano
# set/14
· votar


ayrtontorres

O Slow Blues vai ser bacana na hora de começar a aprender os solos, são bem tranquilos alguns licks e isso facilita no começo, por enquanto aprenda a tocar esses rocks mesmo, punk, hard rock e tal, mais fácil.


Procure por exercícios fáceis na guitarra, como 1234, algumas escalas para subir e descer, algumas ordens de acordes para treinar as mudanças, pestana. no próprio fórum está lotado de muita coisa.

Abração

INNARELLI
Membro Novato
# set/14
· votar


ayrtontorres

comece com powerchords, na minha opinião, e com acordes do tipo GM AM e DM. pra pegar uma noção de tempo apenas. nenhum músico é como o outro e pra pegar habilidade use G/B Dm Am e vai fazendo as pestanas na boa, sem querer forçar, mas como um desafio pra ti.

Estudante eterno
Membro Novato
# set/14
· votar


ayrtontorres

"Existe alguma apostila, pdf, doc ou algo do gênero que eu possa baixar/consultar na internet? Ou algum material que seja bom e sem "firúlas"?


Parece até que eu trabalho para os caras, mas não é isso, é que eu comprei o material deles e sei o quanto são bons!

Os dois mestres que sempre recomendo são Mozart Mello e Mateus Starling.

Não sei o seu nivel de conhecimento na Guitarra, mas se quiser algo que cubra desde o nivel "0" recomendo o Mateus, se você já estiver um pouco mais a frente qualquer um dos 2 será uma boa aquisição.
E se prepare para estudar, você vai ter diversão garantida por um bom tempo!

ayrtontorres
Veterano
# set/14 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Filippo14, INNARELLI e Estudante eterno

agradeço as dicas. Todas anotadas. Já estou procurando o material indicado.

Sou nível 0 com certeza...rs

Achei o site do Mozart Mello e a apostila "Estudos de Guitarra 4 em 1" parece ser a indicada no meu caso, certo? Está esgotada mas escrevi solicitando informações assim que estiver disponível.

A guitarra foi hoje para os ajustes.

Um abraço

Leomju
Veterano
# set/14 · Editado por: Leomju
· votar


Editado*

Leomju
Veterano
# set/14
· votar


ayrtontorres
Amigo, como está? Que bom te ver de volta...
Bem, em meio a tantos temas a serem estudados, creio que você deva iniciar pelo alicerce, ou seja, o conselho que tenho a te dar é: Comece estudando "Campo Harmônico".
Inicie pelos maiores e menores e em breve você estará tirando o resto de letra.
Parece complicado no início, mas com persistência, se vai progredindo!

Acho que esse é o início do caminho.
Grande abraço, espero ter ajudado e espero te ver tocando em breve nas Jam's aqui do fórum.

Estudante eterno
Membro Novato
# set/14
· votar


ayrtontorres

Excelente escolha!

O material "Estudos de Guitarra 4 em 1" tem como objetivo passar conteúdo através de repertório, cobre muitos estilos diferentes e todos com exemplos em áudio!
E o melhor, a apostila fusion em PDF que é descrita como "bonus" por si só vale o investimento, você pode sem medo guiar seus estudos pela ordem que ela propõe, assim você dificilmente se verá perdido nos estudos, o que é muito comum quando se inicia.

E é exatamente como o amigo Leomju falou, tenha persistência!

Forte abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Surpresa com equipamentos para meu filho de 11 anos. Dicas e sugestões.