Surpresa com equipamentos para meu filho de 11 anos. Dicas e sugestões.

Autor Mensagem
ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


The Man Who Sold The World...cara, eu estou realmente pensando em encarar esse desafio. Quando o set estiver aqui, vou pedir dicas pro meu filho (de quebra ele se sente mais importante) e tento "tocar" algo. Se achar que dá, entro no curso. Meu filho tem quase 1 ano de vantagem, apesar de no início ter feito Musicalização (vários instrumentos). Senão, quem sabe uma bateria pra acabar de vez com a paz aqui em casa....rs

Valeu pelas dicas.

O que você disse: "ve a que seu filho acha mais bonita" nessa fase/idade é a mais pura verdade.

É o mesmo que eu digo para meus clientes, quando pedem que eu instale "um bom antivírus GRATUITO". Eu digo: "Qual você acha mais bonito?" Porque a eficiência deles (os mais populares) é quase igual. Já os pagos é outra conversa.

E vou falar uma coisa. Nunca fiquei tão feliz em estar gripado...rs

De vez em quando dou refresh na página pra ver se tem informação nova. Já que tenho que ficar de molho em casa por pelo menos mais 2 dias, que seja de maneira produtiva.

Eu trabalho, ok? Senão vão achar que não faço mais nada na vida do que ficar infernizando aqui no tópico com dúvidas...rs

Um abraço

MusicDan
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres
Olá amigo, a implicação em braço colado ou aparafusado é a seguinte:
Prós: o Braço colado da mais sustentação para a vibração das cordas, ou seja vibra por mais tempo.
Contras: 1)Se vc precisar trocar o braço porque empenou, quebrou, ou outro motivo, será mais trabalhoso e mais caro, que pelo preço da guitarra talvez nem compense.
2) como o colega (The Man Who Sold The World) disse: não existe strato com braço colado (ok, existe, mas é um modelo da fender que custa zilhoes)
razão pela qual torna a construção da SST62, no mínimo, duvidosa.
Além disso, eu te recomendo a comprar uma guitarra que tenha um Captador Duplo (chama-se humbucker), pois ele tem um sinal mais forte e encorpado e quando vc liga as distorções, é ele quem dá aquele som pesado que gostamos. veja esta guitarra como exemplo. Para iniciantes ela é mais versátil e o garoto já vai aprendendo as diferenças, entre as captações.
http://img1.mlstatic.com/guitarra-condor-strato-rx-30_MLB-O-204486904_ 2824.jpg
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426485231-guitarra-condor-strat o-rx-30-_JM


b]The Man Who Sold The World[/b]
sobre esse lance do braço, é viagem, as duas são parafusados, não existe strato com braço colado
Colega, antes de vc tentar desmentir alguém, confira a informação,ok!
mas tudo bem, vou colocar o link e a foto aqui pra vc:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426577705-guitarra-stratocaster -sst62-3ts-sunburst-capa-dvd-sx-_JM
http://bimg2.mlstatic.com/guitarra-stratocaster-sst62-3ts-sunburst-cap a-dvd-sx_MLB-F-209106955_5216.jpg

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


MusicDan, entendido. Como esse mundo é cheio de detalhes não? E isso só pela guitarra. Nunca montaria uma banda...rs

O humbucker pode ser instalado posteriormente numa SX SST?

Recebi de um amigo esse link do iML:
Ibanez Grx 40a

Pena estar fora do orçamento, senão poderia ser mais uma opção. Só não sei se seria melhor, pois já li que não basta a marca, tem que ver modelo e país de origem.

Relendo meu primeiro post, vi que em algum momento, não lembrava porque, esqueci completamente da Squier Standard. Aí vi que a amnésia tinha nome: preço Brasil (mais de U$ 600,00 aqui e U$ 230,00 lá...quase 2 de lambuja na diferença). Revolta esse tipo de coisa.

Voltando a realidade e a SX SST... começando a pender para a 57. Esse detalhe do braço colado pesou contra a 62. Meu filho é meio estabanado.

Um abraço

The Man Who Sold The World
Veterano
# jul/12
· votar


MusicDan
puxa vida, essa é nova....
até tempos atras as duas eram iguais nesse aspecto
enfim, falha minha, desculpinha kkkkk
abraços

FBlues_rock
Veterano
# jul/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ayrtontorres
Ignore essa conversa sobre a sustentação da nota na madeira A vs madeira B, braço colado X braço parafusado... Quanto a conforto, manutenção, ok, mas esqueça essa conversa de sustain.

Podia explicar como funciona uma captação magnética e em quanto influencia a madeira do instrumento nas cordas quando essa vibra sobre apoios metálicos (traste e ponte), mas não vale a pena (poucos gostariam de entender) e desviaria o foco.

Quanto a cabos, como tem facilidade de importar, consegue bem melhores que o Santo Expedito (nome mais adequado, na minha opinião). Mas não se preocupe tanto com isso, não é determinante do timbre (fizeram testes cegos no EUA, sensacional "a diferença" encontrada! hehe), apenas compensa comprar um bom para não ter dor de cabeça ou problemas logo cedo. Se for pegar cabos como o S.Expedito, apenas evite pagar muito por pouco.

Recomendo comprar cabo menor (~3m), pois é muitíssimo provável que daqui uns meses queira pegar algum pedal, imagina que beleza 6m + pedal + 6m (ou 3m)... ~10m de pedal em um quarto, para que? Tropeçar, pisar... Fora que cabo muito longo pode dar perda de sinal, sendo que muitos pedais hoje são True Bypass... (não se preocupe em aprender isso agora, só evite cabos longos por precaução).

Afinador use este aqui, é até melhor pois seu filho acostuma com o som, não com o ponteiro apontando para o meio ou a luzinha "de afinado" acendendo:
http://www.howtotuneaguitar.org/

Se resolver comprar, pegue o mais barato, pois logo ele poderá querer um bom pedal de afinação, aí o afinador de $200 conto vai para a gaveta do mesmo jeito...

Leomju
Veterano
# jul/12 · Editado por: Leomju
· votar


ayrtontorres
Amigo, de tudo o que se falou aqui, acho que o melhor é mesmo a opção que o Lelo Mig deu:

O Ayrton tinha dito na pergunta que poderia gastar entre 800 e 900 reais, em minha modesta opinião, uma SX SST +- 400,00 um Fender Frontman 25R +- 550,00........950,00 reais, mas na loja, com $$ na mão, acho que ele faz negócio melhor, tipo fechar os dois por 900,00 e ganhar um cabo.

... e na verdade fui o primeiro a lhe dar essa opção, lá no início!

Bem gostaria de esclarecer algo sobre os captadorers:
Os singles são captadores com sons mais abertos, mais agudos, muito usados nas stratos e ideais para a prática de Blues texano, aqueles que soam com velocidade e pegada! Muito usados também por quem procura sons cleans! Com drive ou distorção, eles dão sempre um timbre aberto, mais claros!

Os humbuckers produzem um som mais fechado. Usados muito para timbres de heavy metal e soam bem com distorção, sendo que nesses casos produzem um efeito mais grave!

No mais, qualquer captador dá pra se fazer qualquer ripo de música, só dei dicas de como são mais usados pelos músicos em geral!

Com relação ao efeito de drive que você viu no vídeo da Gianinni, na verdade o Fender produz um melhor, fora que os timbres clean deles são bem melhores!
Mas lembre-se, os efeitos não são tão importante para o iniciante, ele deve mesmo é se concentrar no aprendizado.
Toco a 20 anos e mesmo assim, ensaio 40% do meu tempo com a guitarra desplugada para apurar a técnica.
Cada um no seu quadrado! Hehe!

Valeu, espero ter ajudado e não confundido mais!

Strato_Master
Veterano
# jul/12
· votar


O humbucker pode ser instalado posteriormente numa SX SST?

pode... inclusive você pode instalar um humbucker em formato de single... quando eu tiver grana eu vou colocar um jogo desses na minha...


eu falei antes do v-amp por que, pelo menos para mim, é muito mais motivador que utilizar apenas o drive do ampli...

MusicDan
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres
O humbucker pode ser instalado posteriormente numa SX SST?
Sim meu amigo, inclusive estou pensando em pegar uma 57, como uma segunda guitarra, só pra brincar

FBlues_rock
Podia explicar como funciona uma captação magnética e em quanto influencia a madeira do instrumento nas cordas quando essa vibra sobre apoios metálicos (traste e ponte), mas não vale a pena (poucos gostariam de entender) e desviaria o foco.
Olá amigo, vale a pena sim. eu gostaria de entender esses conceitos e imagino que outros tb gostariam (alíás muitos dos posts deste tópico são de guitarristas de vários níveis diferentes). Quanto a desviar o foco, até poderia, mas apenas um comentário explicativo seria enriquecedor. Além disso, caso o desvio aconteça podemos solicitar para voltarmos ao foco
Obrigado!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


ayrtontorres
O humbucker pode ser instalado posteriormente numa SX SST?

Sim, e existem bons captadores com ótimo custo benefício da Malagoli, por exemplo, numa faixa de 100~200 reais.

Guitarras Strato nessa faixa de preço normalmente já vêm com a cavidade para que o humbucker seja instalado ali no espaço do captador da ponte. A única coisa que o Luthier vai ter que fazer é cortar (adaptar) o escudo da guitarra pra encaixar o humbucker ali.

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


AULA...foi o que tive depois do meu último post, lendo as mensagens de vocês!

FBlues_rock - muito obrigado mesmo pela aula/dica sobre cabos (3 m). Trabalho com redes de computadores e a perda sempre é levada em conta, de acordo com o comprimento do cabeamento (quando não há a possibilidade do wireless). Tenho facilidade para comprar no eBay. Qual cabo sugere?

Estou procurando guitar tuners no eBay que possam ser utilizados fora da net. Salvei seu link na pasta do meu filho.

Leomju - está anotado sua sugestão desse set desde o início. Acho que vai ser esse mesmo. Vários amigos acharam o mesmo (como o Lelo Mig). Valeu.

Strato_Master - quanto custa esse humbucker? Não para agora, mas achei interessante porque tem o tamanho do single certo? Aí não necessitaria da adaptação no escudo, como disse o Meu filho ouvirá Classic Rock (acho eu em minha ignorância no assunto). Será que encontro no eBay?

MusicDan - FBlues_rock, faço coro com o MusicDan sobre como funciona uma captação magnética... se o "desvio" do tópico for para aprendizado, pode(m) fazer sempre. Esteja(m) a vontade.

Meu filho ouvirá Classic Rock... se tiver dicas de upgrades de tamanho pequeno (como o humbucker) e que eu possa comprar no eBay, agradeço. Estendo isso a todos. Não vai ser agora, mas eu deixo anotado e no momento oportuno, antes de comprar, volto aqui para conferir se ainda é válido. Não compro nada sem perguntar/pesquisar antes, pra não fazer burrada.

Quanto ao humbucker... A SX SST tem 3 captadores. A troca tem que ser dos 3 ou pode ser de 1 ou 2? E qual a posição (mais perto do braço, o do meio,...), caso se opte por trocar 1?

Quando possível, deixem marca e modelo dos "acessórios" fáceis de trazer de fora (como cabo, humbucker,...), para que eu procure no eBay, veja se a diferença é significativa e se compensa mandar vir.

Nesse momento estou mais ansioso do que meu filho para comprar a guitarra e amp...rs

E mais ainda para ver se vou conseguir aprender. Seria muito legal de daqui a um tempo eu pudesse trocar experiências com vocês sobre música, e não somente como sendo o pai do Igor querendo comprar a primeira guitarra dele.

Muito bom o aprendizado que estou tendo. E o legal é que vou repassar pro meu filho, com os créditos de todos vocês, é claro.

Arrisco dizer que esse tópico será útil para muitos, pois dúvidas que as vezes não são discutidas por serem "básicas", estão sendo respondidas de maneira bem clara.

Um abraço

FBlues_rock
Veterano
# jul/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Leomju

Permita-me corrigi-lo:
Humbuckers tem como maior referência o jazz. É muito usado no blues (BB King, Albert King, Peter Green, Santana...) e rock (Les Paul: centenas de músicos, desde Jimmy Page a Slash) e (SG: Angus Young do AC/DC, mas até o Eric Clapton usou).

Músicos de metal geralmente usam captadores ativos ou de cerâmica (maior ataque), referência bem melhor que single/humbucker.


ayrtontorres

Aula curta sobre captadores:

Singles: maior definição nos agudos, mas gera "hum" (ruído).
Humbucker: por trabalhar com 2 bobinas, anula o "hum" (daí humbucker), mas isso acaba anulando "algo a mais", tirando definição dos agudos. Pessoalmente, acho isso muito bom, pois deixa os agudos mais "macios".

Descrição "lugar-comum":
Singles: agudos cortantes, bom para solos na região dos agudos;
Humbuckers: som mais encorpados (médio/grave); som mais macio;
Discordo de ambos: cada tipo (seja single ou humbucker) possui centenas de marcas/modelos, com timbre bastante distintos entre si.


Soluções humbucker/single:
Humbucker com push-pull: com $50 pode comprar 2 potênciometros push-pull e pagar o luthier para instalar. Funciona como uma chave, ex: para baixo, humbucker; para cima anula uma bobina = single.

Single stack: precisa comprar captadores novos (o ideal é substituir todos, embora não seja obrigatório); A 'intenção' ao criarem o stack é conseguir som de single mas com eliminação de ruído, empilhando as duas bobinas ao invés de colocar elas lado a lado. O resultado não é esse, entretanto. Considere um 3º tipo de timbre (mais parecido com single).

Considero a primeira muito mais funcional (terá dois timbres bem distintos em uma mesma guitarra), além de ser mais barata.

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


FBlues_rock, valeu mesmo!!!

Seria essa a solução?
Humbucker com push-pull

Valeu. Estou ficando menos ignorante nesse assunto a cada dia.

FBlues_rock
Veterano
# jul/12
· votar


Exato.
Lá fora compra por USD 7~8, aqui uns 30 reais.
Se levar para o luthier instalar junto com a regulagem, pode não cobrar nada a mais ou cobrar ~20 reais por conta disso.
Geralmente colocam um só (aí muda simultaneamente os 2 captadores), mas se preferir pode colocar 2, um para cada captador.

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Valeu FBlues_rock. Na lista do To Do.

Sabe como procuro (nome) desse potenciômetro lá fora?

É esse? LINK

O guitar trigger é válido comprar nessa fase iniciante que meu filho está? Acessórios pequenos = eBay. É um perigo quando entro lá...rs

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12
· votar


Tava na hora de mudar de fórum, heim?

FBlues_rock
Veterano
# jul/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ayrtontorres
É. Ia editar para indicar os 500k (250k são mais comuns nos singles), mas já mostrou justo esse.
O melhor seria descreverem se o potênciometro é A (algorítmico) ou B (linear). Prefiro o A tanto para volume como para tom, pois deixa o aumento gradual. Normalmente as guitarras vem com A no Volume e B no Tom (por isso não funciona gradualmente, em um gráfico seria uma função exponencial).
Mais um assunto que não vou aprofundar muito, nesse caso pois tomaria muito tempo e texto para agregar pouca coisa na prática. Já vi inclusive um luthier que participa aqui falando algo errado quando aprofundou nesse assunto, mas nem caberia corrigir pela irrelevância.

MusicDan
É um assunto que parte corações e provoca revolta em muitos... imagina um cara descobrindo que pagou 10x mais em uma guitarra por motivos que, na verdade, são quase puro marketing - muitíssimo bem difundido, a ponto de vários luthiers reproduzirem ou por ignorância, ou por ganharem com isso ou por evitarem 'botar o dedo na ferida' (acho esse último o mais comum).

Vou arriscar tocar na ferida, de forma bem resumida:
Captação por imãs (magnética) capta APENAS vibração de metais, mesmo assim só alguns (ferromagnéticos). NÃO É microfone!
Aí os defensores do Santo Graal das guitarras caras "sem muita coisa a mais" dizem que a madeira afeta a vibração das cordas.
Analisemos:
- o instrumento é de madeira maciça, não possui caixa de ressonância (não é violão ou full-hollow com piezo) para "amplificar naturalmente" os timbres gerados pela madeira (no violão, o tampo é o maior responsável pelas variações no timbre);
- a corda vibra sobre apoios metálicos (traste e ponte), exceto se tocada solta, aí vibra sobre o capotraste/nut e a ponte.

Aí imaginam o que, na prática, as madeiras e a junção do braço influenciam na percepção em nossos ouvidos. Não é zero, mas muitíssimo próximo disso.
Se for incluir as variações absurdas no timbre por conta do amp, pedais, captadores, cordas e partes eletroeletrônicas da guitarra então...

Dou algumas dicas, se quiser. Ao comprar a guitarra, pondere principalmente:
- conforto ao tocar,
- qualidade do acabamento,
- qualidade e durabilidade dos materiais (ponte mais estáveis, etc.), e
- timbre
Lembrando que esse último muda ao trocar os captadores, ajustar a parte elétrica/eletrônica (potenciômetros, capacitores, aterramento, etc.) e cordas...

Se for comprar um violão ou uma guitarra semi-acústica sem o bloco de madeira embaixo dos captadores (raras e geralmente muito caras, voltadas para jazz) e com captação piezo, pense em madeiras e junção do braço.

PS: já participei de vários fóruns, era sempre muito polêmico esse assunto. Muitas marcas pautam seus produtos nisso, então o marketing e lobby (na mídia) é bem pesado. Em uma dessas discussões o cara que pagou zilhões numa Fender Custom Shop só não matou os dois luthiers que explicaram isso (e muito mais) porque o pai dele não deixa! (rs)... Por essas e outras não falo mais nada do assunto aqui, podem falar, argumentar e xingar o tanto que for... hehe

PS²: ainda assim, vou comprar uma PRS logo logo... rs

FBlues_rock
Veterano
# jul/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ayrtontorres
Voltando à parte que realmente interessa!

É MUITO válido começar a tocar agora! Quanto ao fato de 'estar atrasado' em relação ao seu filho, considero que isso pode ser melhor que o inverso (vi um caso que o pai saber muito desestimulava muito a filha, pois sempre se comparava a ele, ainda que fizesse apresentações várias)

Você pode até mesmo começar fazendo as bases para seu filho solar e improvisar, aposto que vão curtir muito juntos.
Aconteceu comigo. Meu pai sempre quis tocar baixo, alguns anos atrás dei um de presente a ele. Não imagina a diversão dele fazendo as bases dentro das escalas enquanto eu improviso...
Me xinga todo dia pois curte muito tocar comigo e estou sem tempo para ir lá tocar com ele! rs

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


se tiver dicas de upgrades de tamanho pequeno (como o humbucker) e que eu possa comprar no eBay, agradeço.

Eu iria até falar da Malagoli, apesar de não conhecer tão bem (só vi uns reviews no YouTube) porque custam "baratinhos" aqui.

Mas já que você falou em eBay e acredito que lá custe tudo mais barato, eu aconselharia o Humbucker que eu uso na ponte da minha Les Paul, o Seymour Duncan JB. É um captador clássico, e que ele vai poder tirar da SX algum dia quando ele comprar uma guitarra nova e melhor e instalar nela, pq é um captador excelente pra tocar rock/blues e até heavy. Mas ele só deve compensar se comprado no eBay, pelo o que eu vi ele tá custando nem 100 doletas...

Leomju
Veterano
# jul/12
· votar


FBlues_rock
Ah sim... explicado mestre!
Não quis entrar no assunto cerâmica x alnico, passivos x ativos e coisas do tipo...

A grosso modo, recomendando pra um iniciante (o garoto tem 11 anos), eu quis dizer que os humbuckers se dão melhores com distorção do que os singles (prum garoto lógico, uma vez que Malmsteen usa sigles!).

Mas bem lembrado pela colocação!

Valeu!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


A moderação tá comendo bola hein, esse tópico já deveria ser movido do OT pro fórum de guitarra faz tempo...

The Man Who Sold The World
Veterano
# jul/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Eles mandaram pra cá

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


The Man Who Sold The World
Sério? não faz sentido nenhum isso =/

ayrtontorres
Veterano
# jul/12
· votar


FBlues_rock, vou perguntar ao vendedor sobre o tipo (algorítmico ou linear). O ponto positivo deste vendedor, é que por ser de Hong Kong, envia pra cá sem frete (fora ainda enviar para o Brasil, por causa do ponto 2, que descreverei abaixo). 2 pontos negativos: 1) demora pra liberar na alfândega (tem gente esperando mais de 2 meses por besteiras da DealXtreme) e 2) ROUBO de mercadoria assim que chega no Brasil.

Vai ter briga pela guitarra aqui, pois só teria um no início. Se eu achar que tenho pelo menos cacoete em tocar, uso as dicas que me passaram e compro uma.

Seu pai já tocava um pouco ou começou depois que você deu o baixo?

Vê se arranja tempo pro seu corôa. Vou cobrar isso do meu filho, se ele me deixar com a guitarra na mão sozinho...rs

Meu filho ouvirá Classic Rock, já andei dando uma olhada. Com a marca Seymour Duncan tem vários, com letras diferenciando os modelos. O preço está bem menos de 100:

Seymour Duncan SH-4 JB Humbucker Pickup SH4

Seria um assim, por exemplo?

Se quiser dar uma olhada. Já organizado por preço e por vendedor americano:
LINK

Um abraço

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Meu tópico tinha sido TRANCADO, porque estava fora das regras do fórum. Esse assunto ter sido aberto no GUITARRA.

Conversei com o moderador e pra tê-lo ativo novamente, e a solução foi movê-lo pra cá. Ele foi legal em fazer isso.

Mas do jeito que as informações estão (tecnicamente falando), também acho que ele poderia estar lá no GUITARRA tranquilamente.

Também evitaríamos comentários sem sentido (já aconteceu aqui 2 vezes), o que não ocorria no GUITARRA.

Meu filho ouvirá Classic Rock, agradeço o apoio.

O que acha LeandroP?

Seria possível voltarmos "pra casa"? Pois estamos a 4 páginas discutindo...guitarra!!!

E tem tópicos lá que não estão tão interessantes como esse, que virou quase um guia para pais amadores.

Ou vamos ter que fazer um movimento? KKKK Estou brincando. Mas só nessa última pergunta.

Nosso tópico já passou do pedido de ajuda de um pai querendo comprar a primeira guitarra para o filho, para discussões técnicas e dicas. Por parte de vocês, pois sou aluno aqui.

Um abraço

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres

Esse ai mesmo. Eu acho que esse é pra ponte. É o que eu uso pra minha. Não se adequou tão bem ao meu gosto (bluseiro), mas não significa que seja ruim, muito pelo contrário, o captador é excelente. Errado sou eu querendo fazer minha Les Paul soar como uma Strato hahaha mas enfim, isso é outra história...

O preço tá bacana, 63 doletas. O meu ficou por uns 250 reais eu acho, não sei ao certo...

ayrtontorres
Veterano
# jul/12 · Editado por: ayrtontorres
· votar


duplicada

ayrtontorres
Veterano
# jul/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock, como o amigo FBlues_rock sugeriu, mandei SRV e BBK pro MP4 do meu filho. Vamos ver no que dá. Quem sabe um dia vocês não estejam trocando idéias sobre blues?

Um abraço

luckitto
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres

Olá amigos.

Meu nome é Ayrton e informo que:

- Li vários tópicos e melhorei meu entendimento quanto a guitarras (era 0 e agora deve beirar os 2.5...rs);

- Li inclusive o para que não se abra novos tópicos pedidindo sugestões, "Qual a melhor guitarra...", X é melhor que Y e por aí vai.

Acredito que isso seja válido para quem já tem algum contato com o assunto, o que não é o meu caso.

Sou frustrado por nunca ter aprendido a tocar um instrumento (que seria guitarra), então me sinto muito feliz em ver que meu filho (11 anos) gosta e está se saindo bem na escola de música que existe em minha cidade.

As opções de guitarras aqui onde moramos não são grandes (alguns modelos da Condor, Tagima e uma que não lembro o fabricante).

No aprendizado meu filho está usando um violão Di Giorgio Signorina 16 (que minha mãe comprou em 1976, na esperança dela ou um dos filhos (eu) resolver aprender). Ou seja, meu filho é o primeiro que o utiliza.

Tenho um grande amigo e violonista que me sugeriu procurar outras fontes para sugerir modelos e marcas de guitarra, pois ele entende e muito de violão. Esse amigo disse que o violão que meu filho usa já cumpriu o papel, que seria testar o interesse pela música, mas que agora, nessa nova fase, seria interessante ter algo melhor. E meu filho se interessou por guitarra e usa uma emprestada pela escola, nas apresentações semestrais.

Após esse "breve" resumo, quem teve a paciência de ler até aqui deve ter imaginado quais serão minhas perguntas...rs

Tenho entre 800 e 900 reais para comprar a guitarra para ele.

Li sobre a Tagima T-635 e a Fender/Squier Standard.

Teriam outras sugestões?

Onde compro no Rio (vou na segunda quinzena deste mês), por um bom preço? Quanto aproximadamente?

Zona Sul e Centro são mais fáceis para mim. Vou levar meu filho junto.

Vale a pena comprar usada, em alguma loja que dê garantia? Qual loja?

Amplificador/cubo/combo: Qual? Ou posso ligar a guitarra no som de minha casa, no MIC?

Sugestão de algum KIT guitarra + combo?

Um abraço e desde já agradeço em meu nome e do meu filho, que será surpreendido.


BOREU???

Que saudade man!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


ayrtontorres

hahaha quem sabe.

BBK mestre, já o vi em 2010 e esse ano se der tudo certo verei de novo!

SRV é Deus!

FBlues_rock
Veterano
# jul/12 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ayrtontorres

Alguns tratam por "pot push pull 500k A " (log) e "pot push pull 500k B" (linear).
Embora economize um pouco, como é algo barato por aqui (uns 30 reais) acho que compensa comprar aqui.

Gostei muito da dica que o Meu filho ouvirá Classic Rock deu, tanto que é o que uso na ponte da minha guitarra hoje... hehe
Mas curto mesmo é o que coloquei no braço, Jazz Model da Seymour Duncan. Clean maravilhoso e excelente para pedais, esse não mudo.

Mas não precisa tentar adivinhar tanto, os sites dos fabricantes costumam ter samples, como o da Seymour:
http://www.seymourduncan.com/comparetones
(clique na última coluna, "compare tones")
Ou aqui:
Humbuckers
Strats

Mas trocar os caps é investimento para um segundo momento - quando tiver certeza que vai curtir tocar guitarra e resolver investir $$ mais - , com a vantagem que depois pode tirar e colocar em outra guitarra, quando resolver trocar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Surpresa com equipamentos para meu filho de 11 anos. Dicas e sugestões.