Surpresa com equipamentos para meu filho de 11 anos. Dicas e sugestões.

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# set/14 · Editado por: entamoeba
· votar


Acho que 1234 no começo pode ser um erro! O exercício pode ser funcional, mas o som é horrível!

Para um iniciante se sentir estimulado ele precisa aprender a tocar música. Alguns riffs trabalham a destreza manual tão bem quanto o 1234 e ainda soam bem. O iniciante se sente "tocando" e não "malhando".

Se você tem vivências militares ou frequenta uma academia de musculação sem nenhuma relutância talvez não vá se incomodar com o 1234. Mas juro que acho esquisitíssimo pensar que alguém que tenha "alma de músico" possa se sujeitar a uma prática puramente mecânica como essa sem se sentir angustiado.

Também acho que o iniciante não deva se descabelar pensando em teoria. A teoria musical é extensa e pode ser confusa, dependendo do material que você adotar (não conheço um que realmente seja bom). Acho que bastaria, no início, uma explicação básica sobre escalas diatônicas (tom, semitom, tônica, terça, quinta etc.) e sobre ritmo, de preferência em inglês, que é mais racional (uso do metrônomo, compasso, whole, walf, quarter etc.)

As informações precisam ser digeridas. Informação demais = confusão.

ayrtontorres
Veterano
# set/14
· votar


Estudante eterno e entamoeba, estou salvando todas as dicas e vou tentar montar um método para me orientar. Não sei absolutamente nada sobre o assunto. Se achar que ficou legal, publico aqui. Vou aguardar a resposta sobre a disponibilidade do "Estudos de Guitarra 4 em 1".

Felizmente tenho meu filho pra me salvar de algum tropeço. E foi graças a esse fórum que ele toca. Desde que abri esses tópico, muitos ajudaram com dicas. E utilizando todas elas, não comprei bobagem...rs

Um dos responsáveis foi o Leomju, que é um dos "padrinhos" do meu filho. Não imaginei que fosse encontrar tanta gente boa num só lugar.

Leomju, fala amigo! como é que estão as coisas? Taí, depois do filho, agora é o pai tentando entrar pra esse mundo...rs

Tenho aqui lacrado um guia chamado "Guitarra Solo - o guia contemporâneo de improvisação" do Daniel Gilbert e Beth Marlis. Tem um CD junto.

Conhecem? Acham que posso tirar do plástico e usar ou é muito cedo pra isso?

Um abraço.

Slegin
Veterano
# set/14 · Editado por: Slegin
· votar


Amigo, se você conseguisse encontrar uma Squier usada já seria interessante pra caramba.
Eu comecei com uma Condor stratocaster RX-20s e um amplificador Master de 20w. O amp é horrível, não recomendo, já a guitarra continuo com ela até hoje e estou dando um upgrade com captadores malagoli alnico custom blues. Gosto da pegada e conforto dela.

Se fosse pra comprar um kit, pegaria uma guitarra stringberg (são acessíveis, lindas e razoáveis, tem les paul, sg, tele e strato na mesma faixa de preço) e um cubo Onner de 20w com overdriver. Daria pra aprender musicas tranquilamente.

Lembre-se: no inicio um bom cubo é mais importante do que a guitarra.
-----------------------------------------------------------------
Putz, só vi que o post tem 17 páginas agora.
Uma pedaleira zoom ou um pedal boss de dist/overdrive seriam uma boa para o garoto.

ayrtontorres
Veterano
# set/14
· votar


Slegin! Eu já tenho a guitarra e o amplificador. Aliás, 2 de cada. Meu filho usa um set e o outro é meu. Como ele já toca, a preferência é dele. Me contento com o que "sobrar".

Guitarras: ESP/LTD M-10 e Fernandez Strato.
Amplificadores: Vox e Yamaha.

Me falta a parte técnica mesmo, ou seja, aprender a tocar...rs

Quando abri esse tópico, era para comprar os equipamentos para meu filho, sem fazer besteira, o que felizmente deu certo graças a ajuda de vocês, que já são músicos. Gostei do desenvolvimento dele e resolvi ao menos tentar aprender a tocar também, mas como não tenho horário de trabalho fixo, vou ter que iniciar por conta própria.

Daí meu pedido de como iniciar. Do zero mesmo.

Um abraço.

BrunoT
Membro Novato
# set/14
· votar


caramba...depois de dias lendo nas horas vagas, terminei de ler o tópico hehehe
muito interessante este tópico, adorei ler...Tenho 28 anos e comecei a tocar a uns 4 ou 5 meses só e adoro estas histórias de pessoas que conseguem aprender um instrumento depois de uma certa idade...Estou torcendo ae pra que você consiga acompanhar seu filho.

Eu tenho uns horários estranhos de trabalho também, mas depois que comecei a tocar, nao deixei de pegar na guita nem ao menos um dia. Sabe-se lá como, meu tempo de estudo se multiplicou quando determinei que era algo que eu realmente gostaria de levar mais a sério....Hoje consigo umas 2 ou 3 horas de estudo diário, ou mais se eu aguentar...

Ainda me sinto muito cru também mas tudo bem, faz parte. Quando lembro de quando comecei vejo que evoluí muito mesmo...E pretendo nunca mais largar o gosto pela música e sentir a intimidade com o instrumento crescendo dia-a-dia

Quanto ao seu equipamento, acompanhando as paginas do tópico, fiquei muito interessando neste Yamaha pequeno. Vocês tem gostado dele? Soa claro e não embola as notas nos acordes?

Valeu
Abs

ayrtontorres
Veterano
# set/14
· votar


BrunoT, se eu tivesse tido a oportunidade (e pra ser sincero, não ter desistido de aprender por tanto tempo), já estaria tocando antes do meu filho ter nascido.
Legal que tenha gostado do tópico. Eu as vezes entro pra tirar umas dúvidas e sempre me surpreendo com a ajuda que tive desde o início. A turma aqui é muito boa!

E tem novidade na área. Após um tempão, o Claudio O.C. respondeu um email que eu tinha mandado. O cara psicografou o que eu estava querendo fazer (iniciar o aprendizado em casa pra não ficar parado e comprar uma pedaleira (presente de Natal) pro meu filho). Perguntou se eu gostaria de receber o material de aprendizado que ele tem (está voltando a tocar) e... Ele usava uma pedaleira Zoom G1X, que foi passada para o filho, que comprou uma melhor e devolveu a G1X pra ele. Disse que pensou em dar ela pro meu filho, pois achava que já era hora dele ter uma!

Só pra refrescar a memória... O Claudio nos presenteou com 2 guitarras anos atrás. Grande parte da "culpa" do meu filho estar tocando guitarra é dele...rs

Um abraço

ayrtontorres
Veterano
# set/14 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Ah sim...

O amp Yamaha é o THR5. Como não sou a pessoa mais indicada tecnicamente pra emitir uma opinião útil, dê uma procurada que tem vários reviews, inclusive no YT.

É esse:
Foto - Link

ayrtontorres
Veterano
# out/15
· votar


Vídeos do meu filho (LTD preta) na audição desse ano:

Black Night - Deep Purple


All your love - Eric Clapton


sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Que legal cara! Parabéns! Meu pai acreditou em mim quando comecei também e dentro das possibilidades que ele tinha na época, investiu bastante! Espero poder fazer isso com meus filhos um dia!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/15
· votar


ayrtontorres

Demais!

ayrtontorres
Veterano
# out/15
· votar


sandroguiraldo e Meu filho ouvirá Classic Rock, valeu!

O moleque começou na bateria esse mês, sem largar a guitarra. Eu e minha esposa sempre dissemos pra ele experimentar outro instrumento (bateria especificamente). E tive que levá-lo ao RiR esse ano pra ele ter a curiosidade posta em prática. Devo essa ao baterista do Gojira...rs

Quanto ao novo instrumento: E eu pensando que baquetas eram apenas 2 pedaços de madeira torneados...

Se pra comprar as baquetas foi "complicado", começar a olhar baterias tá brabo! Um monte de marcas, modelos, materiais...

Aguardando dicas sobre esse assunto.

Um abraço.

ayrtontorres
Veterano
# out/20
· votar


Exatos 5 anos após minha última postagem nesse tópico, "caí" aqui por acaso.

Reli todas as 18 páginas. Como o tempo passou rápido!

Abraços aos amigos que tanto nos ajudaram.

Luiz Almeida
Veterano
# out/20
· votar


ayrtontorres
Como anda o filho???

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


Luiz Almeida
Como anda o filho???


Maior de idade rs

Luiz Almeida
Veterano
# out/20
· votar


LeandroP
Maior de idade rs

kkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# out/20
· votar


Luiz Almeida

A essa altura, se bobear, nosso amigo ayrtontorres já estará solicitando sugestões de equipamento para seu neto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Surpresa com equipamentos para meu filho de 11 anos. Dicas e sugestões.