Tópico modelo para dúvidas e sugestões de equipamentos

Autor Mensagem
silvio_rp
Veterano
# fev/07 · Editado por: silvio_rp


Devido ao grande numero de tópico com pedidos de sugestões em relação a equipamentos, sobre qual guitarra comprar, quais captadores seriam melhores para o meu caso, e etc, estou criando esse tópico para que tenhamos um pouco mais de organização na hora de pedir ajuda e também para ajudar a quem está aqui para responder a essas dúvidas, já que normalmente esse tipo de tópico sempre vem faltando informações sobre quem está postando.

Um exemplo é pedido de sugestões para troca de captadores de uma guitarra. Sugiro que quando criado um tópico com esse intuito (e que o exemplo sirva para outros modelos de tópicos), conste na mensagem princiapal:
- Qual o equipamento todo (ou pelo menos o princiapal, como a guitarra e o amplificador)
- Qual o objetivo de som a sem atingido com o upgrade
- Quais estilos serão tocados com o instrumento em questão e/ou qual guitarrista tem um som próximo do que voce quer atingir
- Quanto tem pra gastar
- Prefere alguma marca em questao ou está aberto a sugestões, etc.

Acho que quando mais informação for adicionada no tópico inicial, mais fácil será para os outros usuários contribuírem com dicas e sugestões e poupará tempo com perguntas como:

- mas vc vai tocar oq com o instrumento??
- qual seu equipamento??
- quanto tem pra gastar?

e assim aumentamos a eficiencia do fórum ao responder as dúvidas.

QUalquer sugestão postem aqui mesmo. Vamos discutir esse modelo para que possamos organizar as duvidas e respondê-las da melhor maneira possível!

Um abraço!

Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


Stick

Rapha_krust...
Veterano
# fev/07
· votar


stíqui!!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

silvio_rp
Na minha opinião já existem tantos tópicos sobre esse assunto que pouco resta responder. É claro que pequenas diferenças podem ser observadas mas nada que justifique a criação de outro tópico (preço, talvez seja um deles, mas este item sempre é discutível porque varia não só com o tempo mas com a localidade em que o produto se encontra).
Minha sugestão seria abrir um tópico nos moldes do "Tópicos Essenciais do Fórum de Guitarra". Dentro deste tópico estariam os links para tópicos versando sobre o assunto, mas com os títulos alterados para o gênero de que tratam.
Por exemplo: no título original o camarada pergunta "Ajuda para escolher o melhor captador". Se neste tópico o cara quer um captador para Hard Rock, o título do link a ser colocado neste tópico "essenciais" ficaria "Captação para Hard Rock". Se ainda assim, persistir tópicos muito semelhantes, imagino que estes possam ser removidos e seus criadores alertados.
Temos um exemplo no fórum de pedais quando o assunto é "ordem dos pedais". Existem ótimos tópicos sobre o assunto, vários alertas sobre a repetição do assunto, mas alguns usuários insistem em abrir tópicos para o mesmo tema quando a diferença é que ele trocou o pedal de distorção modelo A pelo pedal de distorção modelo B. Ao invés de pesquisar, pede opinião de como ordenar o set dele, como se fosse diferente de outros...
Realmente cansa ajudar, mesmo tendo boa vontade, além de sobrecarregar o Fórum.
Valeu!!!

silvio_rp
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Concordo com voce cara, mas nao podemos negar que cada caso eh um caso e fica difícil pra uma pessoa encontrar um caso exatamento igual ao dela. Por exemplo: pode existir um tópico pedindo sugestões sobre a troca de captadores para determinada guitarra e quando o cara, q tem aquela guitarra for trocar os captadores da dele, talves esse tópico nao adiante nada pq ele tem um gosto musical diferente..

Tópicos como desse tipo sempre existirão , por isso criei esse tópico pra tentar dar uma organizada melhor neles, pra q pelo menos facilite pra quem está lendo e tentando ajudar!

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

silvio_rp
Por exemplo: pode existir um tópico pedindo sugestões sobre a troca de captadores para determinada guitarra e quando o cara, q tem aquela guitarra for trocar os captadores da dele, talves esse tópico nao adiante nada pq ele tem um gosto musical diferente..
Concordo contigo, meu camarada.
Mas vejo dois problemas nesta linha de raciocínio:
Primeiro: Se todos pensassem assim, ninguém abriria tópico pedindo opinião, assim como ninguém daria opinião porque dificilmente acertaria o gosto de quem está perguntando.
Segundo: Conseguir uma indicação precisa é virtualmente impossível porque como sabemos tudo na guitarra (dentro e fora) influencia no desempenho e timbre do instrumento. Então podemos deduzir (penso assim porque não fiz nenhuma pesquisa neste aspecto) que vários post's se repetem mesmo que os tópicos sejam em princípio diferentes.
Veja, já tive oportunidade de ler várias vezes em tópicos diferentes garotos pedindo sugestão para troca de captadores em strato pra tocar Iron. Sabemos que se o cara tiver uma Squier, sua indicação será diferente para aquela do garoto que tiver uma Tagima. Só que não é isso que ocorre. A indicação dada aqui geralmente é a mesma para ambos os casos, o que justifica a unificação de tópicos.
É só um ponto de vista. Sei que tentar diminuir a incidência de tópicos repetitivos é muito difícil e complicado. Basta ver todo o trabalho dos Moderadores em fechar tópicos, a existência da ferramenta de Busca, a lista de tópicos semelhantes que se abre sempre que começamos a criar um tópico, e, ainda assim, mesmo com todos estes recursos, eles se repetem...
Valeu!!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Não li ainda todos os posts, e as consideracoes do penta_blues e do silvio_rp, mas gostei da ideia sim.

Acho que organiza melhor os topicos de solicitacao de ajuda pra este assunto.

silvio_rp
Veterano
# fev/07
· votar


Sim sim, seu ponto de vista está correto mesmo mas como voce mesmo disse, mesmo criando um tópico unificado, o uso da busca seria mais importante ainda e como vemos o uso ainda eh pouco feito.

Acho q ja tentaram fazer algo parecido pra diminuir a quantidade de tópicos repetidos mas esse fórum abriga um volume de pessoas muito grande e temos novos membros se registrando aqui todos os dias, e duvido que 10% deles leiam as regras quando se cadastram.

silvio_rp
Veterano
# fev/07
· votar


JoeCruzGuitar

Opa, valeu pelo apoio. O intenção aqui nao é criar mais uma regra para o forum mas sim organizar melhor pra que quem ajuda nao fique desmotivado de continuar assim por causa da falta de informações e para que se perca menos tempo, tornando o fórum mais eficiente no quesito de dúvidas e sugestões!

silvio_rp
Veterano
# fev/07
· votar


Galera em geral, coloquei como sticky pro pessoal poder ler o tópico. Vou deixar soh uns dias e tiro pra nao ficar ocupando espaço aqui na pagina principal!!
Um abraço!

Phantom Of Death
Veterano
# fev/07
· votar


Boa idéia, realmente ajuda muito!

O mesmo valeria no fórum de amplificadores pro pessoal q quer pegar amplificador maior

- Qual a guitarra à ser utilizada
- Qual o objetivo de som a sem atingido com a troca
- Quais estilos serão tocados com o instrumento em questão e/ou qual guitarrista tem um som próximo do que voce quer atingir
- Quanto tem pra gastar
- Prefere alguma marca em questao ou está aberto a sugestões, etc.
- Prefere transistor ou valvulado
- Pretende ter um amplificador realmente de grande porte ou porte médio para ensaios e shows pequenos.

silvio_rp
Veterano
# fev/07
· votar


Phantom Of Death

Sim, sim! A idéia serve para todos os fóruns de equipamentos. Postei aqui pq eh o mais movimentado e o pessoal q participa do forum de amplificadores entra aqui tb, alem de que como lá tem bem menos usuários fica mais facil lidar com esses tópicos!!

Mas vou postar, temporariamente sua sugestão lá tb!!
Um abraço!

Phantom Of Death
Veterano
# fev/07
· votar


silvio_rp

Ok, isso é ótimo para a organização, mt gente não percebe o quao vago ficao alguns topicos, e isso certamente vai ajudar.
Abraço.

Silas Hammett
Veterano
# fev/07
· votar


Só q tinha q ficar em Stick,tirar ele vai dar na mesma, o pessoal vai esqecendo e qem é novo pode nao ter a oportunidade d ver o topico na primeira pagina,e acabar indo criar outro.

Elvenfoot
Veterano
# fev/07
· votar


Olá galera,

Vou estrear o tópico de pedidos de sugestões aqui.

Eu to pra ganhar uma guitarra de até 1800 USD (cerca de 4000 reais) que seria trazida dos eua pelo custo da guitarra em 150% do valor comprado (a fender strato american deluxe custa 1200, então eu compraria ela por 1800).

Eu pensei em comprar ela pq seria uma guitarra versátil e daria uma substituida na minha ária que eu achava que não tinha salvação.
Porém neste meio tempo eu consegui dar uma reformada mestra na aria que agora possui um set igual ao EMG DG-20 só que os meus EMG-SA tem um tom mais vintage.

Ou seja eu to com uma guitarra bem versátil e com um som muito foda para sons limpos, porém quando eu quero um som gordo na distorção mais forte ela peca bastante.

Por isso troquei de idéia. Eu costumo tocar mais rock, levo muito uns leds, mas toco também um pouco de metal, stoned rock e shreds (vai, satriani e afins) apesar de não ser um shreder de verdade.

Então eu estava pensando em pegar uma guitarra mais no estilo shred ou então um lespaul já que acho elas simplesmente lindas ou uma jem (Que acho fodástica também), uma guitarra com som mais cheio. A ponte eu tinha preferencia por uma de dois pontos boa, que precisa de menos manutenção que uma floyd.

A jem eu imaginei a Jem 555, ou então continuando no caminho da fender só trocar a deluxe por uma fat strat deluxe.

Elvenfoot
Veterano
# fev/07
· votar


Como não consegui editar o post acima...

Pelo que eu tava lendo a floyd da 555 é ruim, então to desistindo dela, eu pensei numa guitarra de luthier mas não tenho idéia da faixa de preço deles.

Tamuriano
Veterano
# fev/07
· votar


Dêem opiniões sobre este set inicial:

Guitarra: Ibanez RG 350 DX
Distorção: Pedaleira Zoom G9 ou G7
Ampli: ainda não decidi...

BrunoSF13
Veterano
# fev/07 · Editado por: BrunoSF13
· votar


Elvenfoot

Cara seguinte eu conheço 2 pontes q são otimas pra quem nao tem saco pra ficar afinando micro-afinação + adura uma alavancada, uma é a ponter da parker e outra é a da music man John Petrucci, a petrucci principalmente nao cai a afinaçao como seria de se esperar por nao ter lock, a ponte é super confortavel, e tem a possibilidade de ter o piezzo, e a parker é basicamente a mesma coisa a nao ser pela junção do corpo com o braço q nao tem diferença do resto do braço, em fim as duas sao muito versateiseu tenho as 2 e tb tenho uma gibson les paul custom, a les paul nao é tau versatil como a Parker e a MM JP, a MM JP( Music Man John Petrucci) custa US2.000. a parker eu nao sei quanto esta hj em dia

nettoroses
Veterano
# fev/07
· votar


Tamuriano
pra começar ta otimo
mas eu naum curti essa guitarra
questao de gosto msm

BrunoSF13
Veterano
# fev/07
· votar


Tamuriano


Brother, quanto tu ta pensando em gastar??? depende muito pedaleira as 2 melhores em termos de resolução hj em dia sao a POD Xt live e a Boss ME-8 + as 2 custam em torno de 2mil reais

miss_let
Veterano
# fev/07
· votar


Oi,
Estou começando a aprender a tocar guitarra, e estou em duvida entre duas pra eu comprar pra estudo-
A Eagle sts002, com 2 captadores single e 1 duplo, e a condor rx-20, com tres captadores single, Qual das duas vcs acham q eh melhor de somm?
E tb queria perguntar se vale a pena gastar um pouco mais num amplificador de 20W, em vez de um de 10w, soh pro estudo
Valeuuuu

BrunoSF13
Veterano
# fev/07
· votar


miss_let

velho depende muito, o amp de 20W tecnicamente só fala + alto q o de 10W + depende da marca, as x ele tem algum efeito a + ou algo assim, qual a marca do amp?

silvio_rp
Veterano
# mar/07
· votar


miss_let

Entre essas duas a Eagle vale mais a pena por possuir um captador duplo te dando mais versatilidade.

Sobre o ampli, depende da marca e do modelo pq alguns amps de 15W soam melhores e até mais altos (com qualidade) do que alguns mais potentes.

silvio_rp
Veterano
# mar/07
· votar


Brother, quanto tu ta pensando em gastar??? depende muito pedaleira as 2 melhores em termos de resolução hj em dia sao a POD Xt live e a Boss ME-8 + as 2 custam em torno de 2mil reais

Opa, Boss GT-8.

Isso falando de pedaleiras pq pra efeitos temos varias opções mais profissionais como G-major (rack) da TC Eletronics, Rocktron Intellifex entre outros.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


silvio_rp
Boa idéia! Tenta linkar os tópicos todos por aqui, pra virar uma fonte de pesquisa, mais ou menos como eu fiz no fórum de canto, com o de divulgação de músicas. Vai ficar bem funcional.

Abraços!

Dark_Wings_
Veterano
# mar/07
· votar


Olá! Sou nova no fórum mas gostaria de uma ajudinha..

Tenho uma guitarra Ibanez com floy rose( q eu não aguento mais...).
Estou pensando em pegar uma ESP standart...modelo F-400 (ou F-100 q é mais barata), que tem a ponte tune o matic...que deve ser melhor que a floyd rose certo..?

Bom, minha dúvida é se ela é ideal pro som q quero. Seria mais pra rifs e solos, som pesado mas com uma certa clareza nas notas...
Enfim, se pudessem me dizer algo pois tenho receio de investir em um modelo q não conheço..
Também gostaria de saber onde eu poderia buscar informações de pedais.

Um grande abraço!

Shifty
Veterano
# mar/07
· votar


- Qual o equipamento todo: A minha guitarra atual é uma Condor RX-20 (Vocês sabem o meu sofrimento então =p)
- Qual o objetivo de som a sem atingido com o upgrade: Um som mais suave, que soe mais, pois com a minha guitarra, é muito dificil tocar as músicas que agora gosto de tocar.
- Quais estilos serão tocados com o instrumento em questão e/ou qual guitarrista tem um som próximo do que voce quer atingir: Sons mais estilo RHCP, Eric Clapton, etcs, como já tem no meu tópico. Guitarrista que mais se asemelha é o John Frusciante.
- Quanto tem pra gastar: Por volta de 1500, no máximo dos máximos 2000
- Prefere alguma marca em questao ou está aberto a sugestões, etc.: Me falaram que a Fender é boa para esses casos, têm guitarras mto boas. Mas estou aberto a sugestões. Só peço para que citem o modelo, e se for o caso, os nomes dos captadores, etcss...

vto
Veterano
# mar/07 · Editado por: vto
· votar


ESTOU INDO PARA GRINGA, QUERO FAZER UMAS COMPRAS, MAS ESTOU NUM DILEMA ENTRE PEDALEIRA E AMPLI
- Qual o equipamento todo: Cort Viva Gold, Marshall 15CD, alguns pedais
- Qual o objetivo de som a sem atingido com o upgrade: Um set mais versátil, com efeitos "reais", mas PRINCIPALMENTE: Uma som clean encorporado e brilhante, uma dist. valvulada estilo Vox/Marshall, enfim, um som "decente".
- Quais estilos serão tocados com o instrumento em questão e/ou qual guitarrista tem um som próximo do que voce quer atingir: Hard rock, blues. Estilo hendrix, page, srv, até um van halen talvez. NADA DE SOM PESADO!
- Quanto tem pra gastar: estou indo para gringa, provavelmente 500 dolares.
- Prefere alguma marca em questao ou está aberto a sugestões, etc.: Não entendo muito de pedaleiras e nem de amplis, mas queria um som bem "real" e versatil. Como pedaleira, estava pensando em uma Vox tonelab-se.

Thiagoham
Veterano
# mar/07
· votar


vale apena trocar uma Tagima k2S por uma Jackson jdr94 escalopada com 2 intruder e um sound texas?/

felipe_net10
Veterano
# abr/07 · Editado por: felipe_net10
· votar


Thiagoham

se vale...!!! mais se precisa dos cap porrada assim? os intruders são bema gressivos... masi de qualquer forma a guitarra é muito melhor q uma tagima... ja começa por ae

PS.: Mals agora q vi a data...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico modelo para dúvidas e sugestões de equipamentos