G.A.S. - Até que ponto é saudável?

Autor Mensagem
Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11


http://pt.wikipedia.org/wiki/Gear_Acquisition_Syndrome

Gear Acquisition Syndrome
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
GAS, abreviação de Gear Acquisition Syndrome (em inglês: Síndrome de Aquisição de Equipamento) é um termo utilizado para descrever uma urgência em adquirir e acumular uma quantidade de equipamento. Este termo é comumente associado a:
guitarristas — que tendem a adquirir guitarras, amplificadores, pedais e processadores de efeito;
tecladistas — teclados, sintetizadores, samplers, unidades de efeito);
bateristas — peças de bateria;
fotógrafos — câmeras e acessórios.
O termo "GAS" foi popularizado por Walter Becker em 1996 num artigo para a revista Guitar Player como "Guitar Acquisition Syndrome" (Síndrome de Aquisição de Guitarra).[1] O termo passou a ser usado freqüentemente por guitarristas e se espalhou a outras profissões com tendências similares. Como deixou de se referir apenas a guitarristas, "GAS" tornou-se sigla para "Gear Aquisition Syndrome" (Síndrome de Aquisição de Equipamento).
GAS não deve ser confundida com colecionismo, estando mais próxima de um transtorno obsessivo-compulsivo moderado.
[editar]Tratamento

GAS não tem recebido nenhum tratamento médico e não é uma condição clínica, mas psicológica. Entretanto, inúmeros artigos apontam a existência de GAS e tentam propor métodos para planejar e organizar desejos, ganhos e gastos de forma mais racional, de modo a não comprometer uma porcentagem muito grande da renda com a compra de equipamentos.
Uma das características de GAS é a falta de uma necessidade real para a aquisição do novo equipamento, seja porque o indivíduo já possui um equipamento similar ou de funcionalidade similar, ou porque o indivíduo fará pouco ou nenhum uso do equipamento adquirido.
Referências

↑ G.A.S. Walter Becker. Guitar Player. 31-5-1996.


Bem, eu mesmo sou obsessivo neste campo. Não tanto quanto alguns, mas acima do normal. Quando estou para comprar equipos, fico extremamente ansioso, e quase todos os dias tenho hábito de procurar novos equipamentos, ouvir reviews, cogitar novos pedais, captadores, e bugingangas do tipo... mas até que ponto isso deixa de ser algo normal para se tornar um transtorno obsessivo compulsivo, como diz no mini-artigo acima?

Azian
Veterano
# set/11
· votar


Na minha opinião, quando no caso o músico passa a comprar e trocar e comprar e trocar de equipamentos, pode ser duas coisas:

1-procurando o som ideial

2-não percebe que já tem o suficiente pra tocar e não está conseguindo e nisso entra nesse ciclo, de compra, troca, compra, venda, troca como se fosse para ''preencher o vazio'' que nem o proprio musico percebe.

O que observo é que os músicos que fazem muito isso, no fim se esquecem do objetivo principal que é tocar, fazer sua música e perdem um tempo precioso danado trocando e comprando equipamento.

Agora, distinguir de fato no indivíduo se a intenção é a de buscar novos equipamentos para aprimorar o som que esta se fazendo, o seu obejtivo ou se é buscar novos equipamentos para simplesmente 'ter', irá depender da pessoa e refletir se é uma mania obsessiva ou não.

Lembrando que a propaganda em cima de novos equipamentos sempre é muito forte, e que muitos caem nisso achando que irão tocar melhor, ou por que seu idolo tem que irá acontecer alguma espécie de 'milagre' como do tipo 'agora posso tocar que nem fulano', e o que na verdade o que faz do músico não são os 1000 mil equipamentos. Tem gente que nem tem O Pedal e nisso já tira um som e se dedica muito mais do que outros que tem 'toda a linha completa da boss'. Outra ressalva, os produtos musicais fazem parte do consumismo, e o consumismo é contagioso e enganador.

A idéia de posse tambem está envolvida, por exemplo 'tenho o pedal que o Zakk usa'. Talvez seja uma forma que o indivíduo busca para tentar se aproximar do ídolo.

Ansiedade é normal, isso todo músico tem, ler reviews, pesquisar, procurar o que pode soar mais com aquilo que você gostaria, também é normal. Acho que passa a ser algo obsessivo quando a pessoa começa a se esquecer de aprimorar e estudar a música e o som, e só pensa em adquirir pra simplesmente 'ter' (idéia de posse que na cabeça de muitos transmite superioridade), e não para usar de fato e tirar o som de fato.

Bom, essa é minha opinião, que acredito eu que tenha algum fundamento no que ja observei por aí, nas andanças.

Interessante o tópico.

GuitarHome
Veterano
# set/11
· votar


Quando o sujeito é pobre, e o G.A.S vira apenas ilusão.

Azian
Veterano
# set/11
· votar


Quando o sujeito é pobre, e o G.A.S vira apenas ilusão.

É, é só olhar pra muitos guitarrsitas que vieram do nada, e que tiravam um som bom plugando a guitarra ''num toco''.

Quando se tem tudo de mão beijada, aí a pessoa tende a não dar muito valor as coisas. (mas essa parte acho que foge um pouco do assunto)

carnisa1
Veterano
# set/11
· votar


No meu caso o G.A.S não faz nada pois nem dinheiro eu tenho pra comprar coisas top...

Bog
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz

Eu acho que a coisa desanda mesmo quando a pessoa compromete uma parte considerável da sua renda nessa brincadeira, e mesmo assim não consegue parar. É estourar o limite do cheque especial e do cartão de crédito, fazer dívida para comprar coisas das quais não precisa MESMO (bem diferente, por exemplo, de alguém que compra um amp porque precisa tocar em lugares maiores e o amp atual não dá conta, ou queimou).

Agora, tirando isso, eu não vejo tanto problema assim. Eu acho divertido comprar e explorar coisinhas novas, e tenho os mesmos "sintomas" que você (quase todos os dias tenho hábito de procurar novos equipamentos, ouvir reviews). Se eu fosse mais descontrolado, acho que tinha umas 5 ou 6 guitarras além das que eu já tenho... =S

Bog
Veterano
# set/11 · Editado por: Bog
· votar


carnisa1
No meu caso o G.A.S não faz nada pois nem dinheiro eu tenho pra comprar coisas top...

Mas GAS não tem a ver com coisas top.

jucasambora
Veterano
# set/11
· votar


GAS - Este mês a coisa tava tão ruim pra mim de grana q tive que comprar o Gás no cartão de crédito! hahahahahahahahahaha

Pobre não pode ter GAS, até disso eles são privados!

abfaria83
Veterano
# set/11
· votar


GAS nao presta. a maioria dos músicos ja tem praticamente tudo o que precisa pra se divertir, ter uma banda, mas nao sossega. Eu mesmo faço isso. Nos últimos 2 meses vendi meu amp, minha pedaleira, comprei um POD, outro amp, uma guita, 2 pedais, e ainda continuo fazendo comoDie Kunst der Kleinen Schwanz, procurando por mais e lendo reviews.

Honestamente, nao acho que isso seja muito bom de nenhuma forma. Se vc tem auto-controle, é menor pior. se sabe controlar suas contas, mora com seus pais, nao é tao prejudicial. Mas tudo isso é ansiedade, querer tudo pra ontem, tudo influencia e resultado do nosso proprio estilo de vida, naquela corrida diária contra o tempo, querendo que tudo aconteça na mesma velocidade que a internet.

é bom ficar esperto com GAS... pq o buraco é mais em baixo!

renatocaster
Moderador
# set/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz

Uma das características de GAS é a falta de uma necessidade real para a aquisição do novo equipamento, seja porque o indivíduo já possui um equipamento similar ou de funcionalidade similar, ou porque o indivíduo fará pouco ou nenhum uso do equipamento adquirido.

É o meu caso. E ainda tem o agravante de eu ser totalmente gastador e descontrolado com as finanças, hehehe. Mas meio que "forçadamente" eu estou aprendendo a lidar melhor com isso. É quele velho ditado né: Se não aprende pelo amor, então aprende pela dor, haha.

GuitarHome

Quando o sujeito é pobre, e o G.A.S vira apenas ilusão.

Eu acho que hoje em dia ser pobre não significa que a pessoa não possa ter nada. Dinheiro em espécie uma pessoa considerada pobre pode até não ter, mas cada vez mais tem mais crédito facilitado aí na praça, pra comprar parcelado em 12, 24, 36...
Bog

Eu acho que a coisa desanda mesmo quando a pessoa compromete uma parte considerável da sua renda nessa brincadeira, e mesmo assim não consegue parar. É estourar o limite do cheque especial e do cartão de crédito, fazer dívida para comprar coisas das quais não precisa MESMO (bem diferente, por exemplo, de alguém que compra um amp porque precisa tocar em lugares maiores e o amp atual não dá conta, ou queimou).

Pois é, cara! Esse seu comentário é do tipo daqueles de tocar na ferida da pessoa. Inclusive na minha, haha. Eu te dou total razão nisso que vc falou.

No meu caso, por exemplo. Há uns meses atrás, meu set era bem humilde. Consistia em 2 guitarras consideradas baratas (Tagima Strato TG-635 e Washburn KC-630 Koreana), um V-Amp II que tbm é baratíssimo e um Meteoro Space.

Daí, me bateu aquela vontade repentina de voltar a tocar e resolvi investir em equipamentos novos, mesmo sem ter banda ou local para tocar. Foi nesse momento que a G.A.S fez mais uma vítima (essa pessoa que vos fala, hehehe). Quando me dei por conta, assim, simplesmente "do nada" eu já estava uma Gibson Les Paul, um Marshall valvulado e alguns pedais na minha frente!

Claro que a Gibson e o Marshall que comprei não são os tops de linha, mas confesso que com a grana que gastei neles, mais os pedais, mais a guitarra modelo N4 de luthier que mandei fazer, comeram uma fatia considerável do meu orçamento.

Hoje eu percebo que não há necessidade alguma de eu ter 3 guitarras (vendi a Washburn, mas fiquei com a Tagima) e muito menos um amp valvulado de 40w pra ficar tocando dentro de casa. Adoro o meu Marshall, mas confesso que hoje eu faço pouquísismo uso dele, tenho usado mais VST's do que outra coisa.

Resumindo, hoje tenho buscado mais o equilibrio financeiro. Uma etapa eu já considero vencida, pois tem alguns meses que não compro nada de equipamentos. E além disso, é bem provável que eu tenha que "sacrificar" algum desses equipos do meu set pra fazer um din-din, hehehe.

Bom gente, esse foi o meu "depoimento", haha. Tomem cuidado, pois a G.A.S quando vem é avassaladora, hehe.

P.S.: Não duvido muito que tenham mais pessoas que também se enquadram numa situação parecida com a minha, hehehe.

abfaria83
Veterano
# set/11
· votar


renatocaster
parecida se não idêntica. Eu tinha uma única guitarra tb barata. Washburn Lyon. Tem 13 anos. Decidi q era hora de mudar. Troquei os caps, ponte, tarraxas. Nao fiquei satisfeito, comprei outra barata pra tunar com caracteristicas diferentes. Uma SX sst 57. ainda nao tunei, mas troquei ponte e tarraxas tb. nao satisfeito, vendi meu amp e metade recebi em grana, na outra metade uma SG. olho pras 3 guitas e me pergunto - o que foi que eu fiz?!

eu pelo menos ainda tento botar grana de venda de outros equipo, mas a gente sempre investe, e aí se vao parcelas e parcelas...

renatocaster
Moderador
# set/11
· votar


abfaria83

Vixi, caso parecidão mesmo, hahaha.

Essa G.A.S é um problema sério...para alguns, hehehe.

Abs

De Ros
Veterano
# set/11
· votar


Eu leio essas coisas e não me identifico nem um pouco!

Me lembro de ir na Expomusic pela primeira vez e gastar uma pequena fortuna em métodos e vídeo-aulas.

Me lembro de passar na frente de guitarras que jamais teria grana para comprar e achar legal, e nada mais!

Mas quando tinha um cara bom tocando, assistir até o fim e depois conversar com eles e até, na maior cara de pau, fazer o cara pegar a guitarra e me mostrar uma frase ou algum lance que eu queria aprender.

Nunca me deslumbrei com equipamento, sempre tive total consciência que a pecinha que segura a palheta é mil vezes mais importante que qualquer outra parte do brinquedo.

Deve ser um lance de gerações diferentes, sei lá.

Bog
Veterano
# set/11
· votar


renatocaster

Pois é, eu quero ver se consigo manter a mesma disciplina financeira que tenho aqui quando voltar para o BR. Aqui é fácil, tudo custa metade ou 1/3 do preço daí, sem contar que eu não tenho filho, e moro em apartamento da empresa.

Casper
Veterano
# set/11 · Editado por: Casper
· votar


Eu acho que estou na seguinte categoria:

3) Já tem o suficiente pra tocar, mas não resiste e está sempre
comprando algo. Por algum motivo místico, acha que vai tocar
melhor com o novo equipamento (coisa que obviamente
não acontece, invariavelmente). Com o agravante de não conseguir
se desfazer dos equipamentos antigos.

Mas estou tentando me recuperar.
Doei dois violões recentemente.

Mas nos pedais ninguém toca!

Juh_Cruz
Veterano
# set/11
· votar


Nunca me deslumbrei com equipamento, sempre tive total consciência que a pecinha que segura a palheta é mil vezes mais importante que qualquer outra parte do brinquedo.

exemplo:http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/228849/

é claro q as vezes dá vontade d ter um equipamento melhor, mas n sou obsessiva com isso.

AlanPPS
Veterano
# set/11 · Editado por: AlanPPS
· votar


Não vejo problema algum em querer adquirir um novo equipamento, pois se você tem dinheiro para gastar e experimentar novos produtos, então gaste!! Se isso for ti saciar e ti deixar feliz não há porque se preocupar!! Até porque se você ta juntando uma grana e sonhando em comprar uma coisinha nova, faz parte da vida !! Só não pode é deixar de pagar as contas e gastar em coisas supérfluas que ficaram largadas para todo o sempre !!

renatocaster
Moderador
# set/11
· votar


De Ros

Nunca me deslumbrei com equipamento, sempre tive total consciência que a pecinha que segura a palheta é mil vezes mais importante que qualquer outra parte do brinquedo.

Vide aqueles vídeos do Anahía (não sei se é assim que se escreve mesmo) que falam muito bem sobre isso!

Mas no meu caso, falando por mim, o que mais me afetou mesmo foi esse lado compulsivo, de consumir e consumir. Não é assim só com instrumentos musicais, com outras coisas rolava do mesmo jeito. Mas tenho dado uma maneirada, hehehe.

O que eu tenho procurado dosar é justamente essa coisa, de ser menos compulsivo, parar de comprar coisas sem ter necessidade. E isso pelo menos pra mim não está ligado diretamente ao grau de importância músico x instrumento, se é que vc me entende, hehehe.

Sem sombra de dúvidas que o guitarrista é a peça mais importante no contexto da coisa. Qualquer pessoa que venha me dizer isso eu darei razão.

MMJr
Veterano
# set/11 · Editado por: MMJr
· votar


G.A.S. - Até que ponto é saudável?

Ate o ponto que voce nao gaste dinheiro que nao tem e se afunde em dividas com bancos, familia e "amigos"....


Valeu....

theblackstrat
Veterano
# set/11
· votar


outro dia fui numa festa..tinha um guitarrista tocando
depois fui trocar uma ideia com o cara..
o cara tocava muito..mas nao sacava nada de guitarra..
tava tocando numa yamaha emprestada..na maior facililidade..
nunca tinha tocado na guitarra..
o cara nao parecia ter gas nenhuma e tocava muito..muito mesmo.
achei massa..
o cara é mais das antigas..com um pedal de distorçao só e uma guitarra que nunca tinha tocado o cara mando muito som.
nessa hora que eu vo que tocar bem é mais importante que ter um
monte de coisa top..
ter as coisas é mais pro ego do camarada..nao que seja ruim..
claro que é bom tocar com equipo bom..
andar numa bike loca..
mas de deixar a gas dominar o cara preocupa mais com ter que usar..
e se o cara tem gas..em tudo que ele gosta ela vai apontar..huhuahusahu
por isso o melhor é frear..comprar sim..mas só o que for usar mesmo..e tentar usar mais que comprar..assim nao tem pro!
vlws

renatocaster
Moderador
# set/11
· votar


theblackstrat

Ultimamente os verbos "frear", "conter", "dosar", "economizar" e muitos outros que são sinnônimos de "segurar a onda" tem sido bastante conjugados por mim, hehehe.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Outro aspecto do GAS, que pelo menos eu tenho, é querer mostrar para os amigos musicos, os companheiros de fórum tudo que eu compro. Não sei se é pra massagear o ego, ou necessidade de afirmação quanto a compra, ou que é, mas eu, como muitos aqui, posto reviews muito mais por esse motivo, do que pelo simples propósito de ajudar, isso eu admito que faço.

Abçs!

De Ros
Veterano
# set/11
· votar


renatocaster

A serie de videos dele é muito boa! Para os músicos da minha geração, não tem muita novidade, aliás, é tudo bem óbvio, mas são pontos que tem muitos mal-entendidos para os mais novos!

Claro que não vou recomendar isso para quem tem treze anos, mas, se tem alguém por aqui que quer parar de se preocupar com a coisa errada, recomendo fortemente a leitura do Ter ou Ser (Erich Fromm).

Não é nem um pouco chato, como a estilo de literatura (filosofia) pode sugerir!

Abraços!

renatocaster
Moderador
# set/11
· votar


De Ros

Claro que não vou recomendar isso para quem tem treze anos, mas, se tem alguém por aqui que quer parar de se preocupar com a coisa errada, recomendo fortemente a leitura do Ter ou Ser (Erich Fromm).

Opa, então pra mim serve porque eu tenho 29! Hehehe.

Valeu pela dica, irei procurar ler essa obra. No meu atual momento é melhor ler essas coisas do que catálogos ou review de equipamentos, né? Hehehe.

Sabe cara, é muito difícil aprender com os erros, apesar de ser uma das maneiras mais eficazes e se não for a única né?

Pra mim essa historia de G.A.S foi bem danosa, apesar de muitos por aqui tratarem isso como uma brincadeira. Esperar acontecer ou deixar as coisas rolarem para que o pior se suceda não é mesmo uma decisão inteligente.

Jube
Veterano
# set/11
· votar


De Ros
Eu leio essas coisas e não me identifico nem um pouco!

Me lembro de ir na Expomusic pela primeira vez e gastar uma pequena fortuna em métodos e vídeo-aulas.

Me lembro de passar na frente de guitarras que jamais teria grana para comprar e achar legal, e nada mais!

Mas quando tinha um cara bom tocando, assistir até o fim e depois conversar com eles e até, na maior cara de pau, fazer o cara pegar a guitarra e me mostrar uma frase ou algum lance que eu queria aprender.

Nunca me deslumbrei com equipamento, sempre tive total consciência que a pecinha que segura a palheta é mil vezes mais importante que qualquer outra parte do brinquedo.

Deve ser um lance de gerações diferentes, sei lá.


Sou 18 anos mais novo e partilho do seu pensamento.

axleWs
Veterano
# set/11
· votar


De Ros
eu não tenho GAS, somente me interesso mais pela obra de arte que é um instrumento, do que pela minha capacidade em produzir sons dele.

Drive30
Veterano
# set/11
· votar


renatocaster

a obsessao por GAS no meu caso aconteceu nos ultimos 2 anos (mas parei , 4 meses ja sem comprar nada, hehe) pelo sonho desde crianca de tirar timbres que sao referencia pra mim e tambem no meu caso para compensar anos e anos durango kid só tocando com porcaria , nao tenho filhos ainda, minha renda é praticamente para cobrir meus proprios gastos e ha 2 anos que venho investindo pesado, aproveitei esse momento porque sei que no futuro proximo nao poderei dar esse luxo, mas hoje posso dizer que sou realizado.

Eu acho que adquirir equipamentos bons , principalmente guitarra tambem é um investimento, elas se valorizam com o tempo se for um item bom, obvio que tiveram coisas que me arrependi , principalmente pedais (mercado que voce tem que ter muito cuidado , quando voce menos ver ta comprando coisa que nem vai usar) mas hoje to com um set enxuto e nao vendo nem a pau , sempre tem uma coisinha obvio que pode melhorar, mas ai ja seria exagero e eu sei que estaria passando do limite.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


mim ajuda manolada hahahah
eu acho que eu to quase no estágio master da GAS. Mas é que é muito bom ficar cogitando possiveis brinquedinhos... eu comparo pegar um equipo novo, à sensação de ganhar um lego, ou um boneco novo quando eu era criança hahaha
sério mesmo... de certa forma, me remete de volta à minha infancia :P

Alan_Domingues
Veterano
# set/11
· votar


G. A. S.

Garotada adoidada sonsa.

hehehehe

Esta história de pseudo doença é balela. É falta de algo para ter tanta gana com equipamento. A galera fica na noia porque acha que tendo um equipamento melhor já vem o "talento" embutido.

Eu sou muito feliz e contente com o que tenho e o que tive, e ainda arrisco dizer mais. Já enganei muuuuuuuita gente com um Staner Kute 56 no palco em. Fica a dica hehehehe.

Abraços.

Bog
Veterano
# set/11
· votar


De Ros
Deve ser um lance de gerações diferentes, sei lá.

Acho que não. Basta lembrar da famigerada ex-coleção de guitarras do Herbert Vianna, da tara que o Lulu Santos costumava ter por amps e dos tiozões que colecionam instrumentos vintage aqui no Japão. Acho que varia de pessoa para pessoa, independente da idade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a G.A.S. - Até que ponto é saudável?