Fender MIM. Até que ponto são inferiores às MIA?

Autor Mensagem
MMonks
Veterano
# jun/11


Fico matutando sobre isso... Será que uma top mexicana não seria tão boa quanto uma, por exemplo, American Special? São praticamente a mesma guitarra, tirando algumas poucas diferenças. Regulam de preço e tal... Será que têm tanta diferença assim?? Porra, tem gente que põe as Fenders Mexico no chinelo e preferem qualquer coisa que tenha escrito "Made in USA" no headstock!

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


MMonks

Isto ao que vejo,vai longe !!


EDIT A começar pelas ferragens e captação das méxico.Bem inferiores as americanas.Madeira:Meu professor relatou,que já pegou mexicana para reformar,cujo corpo possuia até 7 imendas !!

MMonks
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy

Hahahahaha. É verdade. Vamos filosofar, hehe.

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


MMonks

buddy guy

Hahahahaha. É verdade. Vamos filosofar, hehe.


Tem jeito não!!! Mexicana,como algúns "experts em fender",já disseram por aqui,são guitarras tidas como para iniciantes nos USA !!

pulgadopc
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy

são guitarras tidas como para iniciantes nos USA !!

Nem me fale, os caras do green day, eram pé rapados mesmo, e o guitarra gravou o primeiro disco com fender mexicana.

Lu_Soares
Veterano
# jun/11
· votar


Tenho uma MIM e estou com uma American Traditional de um amigo aqui em casa que ele está vendendo, talvez eu compre, sei que ela não é top. A princípio não trocaria a minha pela dele, porém, mandei regular essa dele em um luthier pra ver como se comportam as duas lado a lado reguladas e tal.
Acho que depende muito de vários fatores, eu por exemplo, que tinha uma Tagima T735, hoje com a Fender MIM parece que ela era de brinquedo, essa tagima.

Abçs !!

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


pulgadopc

buddy guy

são guitarras tidas como para iniciantes nos USA !!

Nem me fale, os caras do green day, eram pé rapados mesmo, e o guitarra gravou o primeiro disco com fender mexicana.


Bom,aí já não sei.Disse isto,embasado em posts de colegas aqui,que sei que entendem do assunto.Pena que eu não acho o tópico que eles comentaram isto.Inclusive foi um tópico que gerou infindáveis discuções.E nem era sobre comparações entre fender MIM e MIA,era SX contra fender.Vai vendo as comparações.
E como uma coisa vai puxando outra,saiu isto que eu comentei aqui.Cujo me lembro muito bem !!
Mexicanas são ruins?Claro que não.Tudo vai depender da utilidade que será dada pra coisa.
Exemplo:Guitarrista de quarto como eu !! Uma MIM,já estaria passando de bom,né? Mas e o cara que está na estrada e é profissa,uma MIM,irá atender o cara? Daí vai depender,né?

MMonks
Veterano
# jun/11
· votar


Se a gente for comparar uma standard mexicana com uma standard americana, as diferenças serão enormes. Mas, como eu disse, será que a diferença entre uma Deluxe Roadhouse, por exemplo, e uma American Special é tão grande assim??

Tem jeito não,mexicana,como algúns "experts em fender",já disseram por aqui,são guitarras tidas como para iniciantes nos USA !!

As Squier, SX e outras semelhantes serão o que, então? Hehehe.

MMonks
Veterano
# jun/11
· votar


Guitarrista de quarto como eu,uma MIM,já estaria passando de bom,né? Mas e o cara que está na estrada e é profissa,uma MIM,irá atender o cara? Daí vai depender,né?

É o meu caso. Sou guitarrista de quarto, ensaios com banda nos fins de semana, só pra aliviar o stress do trabalho e raramente um showzinho. Se não me engano, o blueseiro Chris Duarte usa, ou usava, uma mexicana.

akira_gmg
Veterano
# jun/11
· votar


Cara, esse tópico é interessante pra caralho, vo ficar acompanhando o tópico

T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


MMonks
vai na loja e toca.
Dia que comprei minha AM DLX HSS, eu comecei testando da mais barata até chegar nela.
Não teve jeito. Levei a MIA.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Pro meu nível guitarrístico, tá bom pra MIM!

derek_70
Veterano
# jun/11
· votar


Foi dito que a Fender Made In Mexico tem até 7 emendas no corpo, eu prefiro minha SX SST com corpo com apenas uma emenda e upgrades de captadores do que pagar um absurdo só pra ter um headstock escrito 'Fender'.

joaormrt
Veterano
# jun/11 · Editado por: joaormrt
· votar


derek_70
Foi dito que a Fender Made In Mexico tem até 7 emendas no corpo, eu prefiro minha SX SST com corpo com apenas uma emenda e upgrades de captadores do que pagar um absurdo só pra ter um headstock escrito 'Fender'.

auahauhauahuahu
Perdoai senhor, eles não sabem o que falam.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/260837/p2#7555822

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMonks: Será que têm tanta diferença assim??

Cara, dependendo do nível do guitarrista não fará a mínima diferença. Tem gente que sequer nota que a guitarra tá desafinada, que toca mal pacas, que não tem a mínima experiência.

Então a percepção da qualidade está no guitarrista e sua avaliação. O bom e ruim é relativo demais.

Abs

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


derek_70
Foi dito que a Fender Made In Mexico tem até 7 emendas no corpo, eu prefiro minha SX SST com corpo com apenas uma emenda e upgrades de captadores do que pagar um absurdo só pra ter um headstock escrito 'Fender'.


Pera lá,vamos fazer uma correção aqui: Eu disse que meu professor,pegou uma MIM para reformar,sobre a qual relatou que ela possuia 7 peças no corpo !! Eu não disse e nem ele, QUE TODAS MIM,possuem 7 peças !! Não vamos confundir as coisas !!


EDIT Para vc ver comé que são as coisas:Tive um corpo de fender MIM,que possuia 2 peças !! E aí? Por aí vc vê que estas coisas não são lá de ter muito parâmetro,não !!

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O FCC é um poço de mitos. Além disso, há uma "neura" em culpar os instrumentos pela falta de competência no que mais importa, que é tocar bem, ser versado no instrumento, safo pra fazer bases e criativo pra solar.

Fala sério... Dá uma guitarra de 10 emendas, de "R$500,00" pro De Ros, Homem Cueca, ogner, Alan Domingues, e outros aqui pra ver o estrago que não vão fazer!

Me desculpem, mas é muita abobrinha!

Ahhh, além da guitarra tem a música, a composição, que é a razão de tudo. Guitarra não "anda" sozinha! P

:P

seek n destroy
Veterano
# jun/11
· votar


derek_70
Foi dito que a Fender Made In Mexico tem até 7 emendas no corpo

e que diferença isso faz no timbre ? até onde isso implica na qualidade do instrumento ?

MMonks
Veterano
# jun/11
· votar


Eu também acho um pouco de exagero dizer que elas têm 7 emendas no corpo. Mas se tiverem e soarem bem, que mal tem? Hehehe.
Como a gente sabe, existe 1 zilhão de cópias stratocasters por aí, então a gente vê em alguns tópicos o pessoal falando que, por exemplo, "a SX SST Ash é uma ótima guitarra e fica quase profissional com alguns upgrades", outros falam o mesmo das Condor GX40, outros das Squier Classic Vibe... No fim a gente acaba acreditando que os profissionais são uns idiotas em tocarem com uma Fender, enquanto poderiam estar tocando com uma Eagle tunada, hehe. Bom, enfim, nesses tópicos sempre vai acabar chegando um cara falando "Prefiro uma Fender mexicana". Pronto! Terminou o assunto. Não tem mais o que discutir. A Fender mexicana vai ser muito melhor do que a sua Condor GX40 Hi-Performance Super Upgraded!! Mas é só alguém falar as palavras "American", ou "Americana" e a coisa já muda de figura. A Fender mexicana vai virar uma bosta pra crianças aprenderem a tocar e a Condor GX40 Hi-Performance Super Upgraded, que antes de alguém mencionar a Fender mexicana era a guitarra dos sonhos do Jeff Beck, vai servir só pra jogar frescobol na praia!!! É engraçado!! No fim não se sabe se o pessoal entende mesmo de guitarra, se sabe realmente do que está falando, ou só se importa com uma marca no headstock, ou com a nacionalidade do instrumento.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


seek n destroy: e que diferença isso faz no timbre ?

Cara, e se a diferença soar bem? Eis a questão. O Page não usava uma Danelectro que vendia na Sears (loja de deapartamentos) e era de compensado? O efeito fuzz não surgiu de falantes furados?

Ainda que tenha 7 emendas, se ninguém contasse, acredito que é algo tão irrisório que é mais fácil a espessura da palheta ou a pegada fazer a diferença. Segundo o Bertola, se a emenda for bem feita, ok.

Abs

MMonks
Veterano
# jun/11
· votar


Dá uma guitarra de 10 emendas, de "R$500,00" pro De Ros, Homem Cueca, ogner, Alan Domingues, e outros aqui pra ver o estrago que não vão fazer!

Aí a gente chega no "x" da questão. Importa tanto assim em tu teres uma MIM, uma MIA, uma chinesa, uma coreana ou uma feita em casa? Importa tanto o cara encher o peito pra dizer "Minha guitarra é melhor que a tua porque tem ferragens Gotoh, pickups Rio Grande" e o ...aralho a 4, se ele não souber usar?? O Jimmy Page usou até uma Danelectro feita com papelão cuspido e tirava um baita som dela, porra!!!

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


MMonks
Cara, dia desses eu fiz um review de uma Fender Strato MIA de luxe, e comparando com uma Fender strato MIM. Me senti seguro em fazer a comparação, uma vez que tenho a MIM há uns quatro anos, e antes de fazer o review, usei a americana por um mes, mais ou menos.

Timbre: a MIA vem com captadores SCN. Como eu havia colocado na MIM os captadores Fender American Standard Noiseless, dá prá dizer que em termos de timbre a mexicana pode se equiparar à mexicana, desde que se troque os captadores, pois os originais mexicanos são una buesta.

Acabamento: a mexicana é abrutalhada, o corpo é mais grosso e mais pesado. A americana é mais bem trabalhada, as extremidades não são grosseiras e há um detalhe importante: na parte de trás da americana, perto do braço, há uma cavidade que facilita o acesso da mão às últimas casas. Isso na mexicana não tem.

Tarrachas: coloquei tarrachas americanas na MIM e ela não desafina. MAs com as originais a afinação desregula um pouco. A americana é à prova de alavancadas!!

Ponte: a ponte da americana é mais macia, principalmente em se tratando de alavancadas. O encaixe da alavanca americana é simples, é só colocar no buraco e apertar, ao passo que a mexicana é roscada. A alavanca da americana fica mais longe dos pots de volume e tom, o que permite maior campo de ação para usar a alavanca. A alavanca da mexicana fica muito próxima dos pots, às vezes raspando neles na hora de alavancar.

Braço: o c shape da americana facilita a pegada. A minha MIM tem o braço u shape.Não sei se existem mexicanas com braço c. O braço c shape é mais confortável, dá a impressão de que é mais plano no fretboard.
Um traste a mais também é uma vantagem nas americanas.

A parte elétrica da mexicana por enquanto está ok, mas ela já visitou o luthier. Mas era cheia de chiados, ao contrário da americana.

Bem, é um review básico mas senti esssas diferenças.

MMonks
Veterano
# jun/11
· votar


Algum de vocês consegue diferenciar uma MIM, de uma MIA, ou até de uma SX SST em uma gravação?
Se eu ouço o Chimbinha tocando eu vou achar o timbre um lixo, mesmo com uma MIA, hehehe.

MMonks
Veterano
# jun/11
· votar


Marcelo Bico

Pois é, acho que não tem como comparar a qualidade de uma American Deluxe com uma Standard mexicana. É covardia, hehe.
A minha principal dúvida é o quão distante uma Deluxe mexicana está de um modelo "de entrada" americano, como a American Special, ou Highway 1.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMonks

Pra mim são 3 itens:

- Conforto
- Afinação
- Som

Isso pode ser conseguido em vários níveis de preço. É por isso que os profissionais tem um monte de guitarras diferentes pq elas soam diferentes. Vide o caso do Page que vc citou. Tenho convicção que os mestres querem algo que soe bem com a música, seja com a guitarra "x" ou "y". São pesquisadores de sonoridas e se papelão soar bem, "voilá".

A Gibson faz guitarras com buracos dentro, chamadas de "chambered" pra aliviar o peso pq eles IDENTIFICARAM que o peso atrapalha as vendas, é claro. Mas eles falam que soam até melhor que as 100% sólidas. Ou seja, mais abobrinha.... Se for analisar friamente, não tem só emendas não, mas buracos! Quer coisa mais estranha que isso?

No final das contas sobra a cara que é criativo e que não tá ligado em marcas. Eu penso assim.

Abs

MMonks
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

Concordo.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


E outra, independente de qq coisa, prefiro ter 3 guitarras de R$2000,00 que uma de R$6000,00. Motivo, versatilidae de timbres e se tiver algum problema, tenho duas de reserva! Coloquei o teto de R$6000,00 pois é o máximo que EU acho que uma guitarra, sem ser relíquia, pode valer.

Acho que todo mundo deveria ter uma Lespa, uma Strat e uma Teleca! :) Uma SG de bonus. ;)

heheh.

Abs

ps. hoje eu tô rebelde!

maspn
Veterano
# jun/11
· votar


Putz,
essas conversas sempre nao chega a lugar nenhum...
que nem de braço colado x braço parafusado...

Curly
Veterano
# jun/11
· votar


como já disseram muito bem, a diferenças entre MIA e MIM é o lado da fronteira onde está o mexicano que as fabricou !!!

MauricioBahia
O FCC é poço de mitos. Além disso, há uma "neura" em culpar os instrumentos pela falta de competência no que mais importa, que é tocar bem, ser versado no instrumento, safo pra fazer bases e criativo pra solar.

Fala sério... Dá uma guitarra de 10 emendas, de "R$500,00" pro De Ros, Homem Cueca, ogner, Alan Domingues, e outros aqui pra ver o estrago que não vão fazer!

Me desculpem, mas é muita abobrinha!

Ahhh, além da guitarra tem a música, a composição, que é a razão de tudo. Guitarra não "anda" sozinha! P


um amigo falou uma coisa certíssima: 99% do conteúdo dos especializados (não só em música) da internet é puramente diletantismo barato...

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


maspn: essas conversas sempre nao chega a lugar nenhum...

Pois é. Concordo. Mas pelo menos o fórum, hoje em dia, não acaba em porrada ou insultos, como há algum tempo atrás. Mesmo não chegando a lugar algum, acho legal o debate pra exercitar o cérebro! ehhe Isso é sadio quando não há extremismos. Aliás, quando eles chegam, matam qualquer assunto. Um atraso!

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender MIM. Até que ponto são inferiores às MIA?