Cadência Harmônica - Pra entender!

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jun/11 · Editado por: LeandroP


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Conforme recomendado pelo colega Musicoo, estou editando esta primeira página para acrescentar as informações abaixo:

Para uma melhor compreensão do assunto a ser debatido neste tópico, é importante compreender certos assuntos, como analise e classificação dos intervalos, escalas maior e menor e seus graus (ambas classificadas por intervalos), formação das tríades e tétrades e campo harmônico maior e menor.

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Antes de falar sobre Cadência Harmônica é importante lembrar-se das funções harmônicas. A função harmônica é o papel específico e reconhecido de cada nota (grau) e acorde em relação à tonalidade.

São elas:

* Tônica - função estável
* Subdominante - função meio estável
* Dominante - função instável

Com as tríades construídas sobre uma escala diatônica - Dó maior por exemplo, podemos distribuir as funções da seguinte maneira:

I IIm IIIm IV V VIm VII°
C - Dm - Em - F - G - Am - B°


* Função Tônica: Iº, VIº e IIIº graus
* Função Subdominante: IVº e IIºgraus
* Função Dominante: Vº e VIIº graus

Os primeiros acordes de cada função acima são os mais fortes em cada função. Isso é a qualidade funcional (forte, meio-forte e fraco), cada acorde prepara ou resolve com maior ou menor força.

Posso mais adiante falar sobre os acordes da tonalidade menor. Em princípio vamos tomar como exemplo apenas a escala diatônica maior pra resumir esta síntese.

Pegando apenas duas tríades de diferentes funções já podemos considerar uma cadência harmônica.

Ex.: Dm + C ou F + C ou G + C ou G + Am, etc...
(II + I / IV + I / V + I / V + VI)

Combinando as funções acima podemos construir cadências. E é através das cadências que definimos uma tonalidade.

---> São cinco as cadências: Perfeita, imperfeita, plagal, meia cadência e deceptiva.

(continua...)

LeandroP
Moderador
# jun/11
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Cadência Perfeita:

É a combinação das funções "Dominante" (Vº grau) e "Tônica" (Iº grau).

Exemplos:

G - C (V - I)

G7 - C (V7 - I)

Quando esta cadência vem precedida do IVº e IIº graus (funções subdominantes) a cadência recebe a denominação de cadência autêntica.

Exemplos:

F - G - C (IV - V - I)

Dm7 - G7 - C (II - V - I) <--- o famoso "II, V, I".

Como diria um velho deitado: Quem sabe improvisar sobre um II, V, I improvisa sobre qualquer coisa... (E isso faz muito sentido!).

(continua...)

LeandroP
Moderador
# jun/11 · Editado por: LeandroP
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Cadência Imperfeita

É quando na combinação "Dominante + Tônica" temos um ou os dois acordes invertidos, e desta maneira a cadência fica enfraquecida.


G/B - C

G/D - C

G/B - C/E

G/D - C/G

(continua...)

LeandroP
Moderador
# jun/11
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Cadência Plagal:

É a combinação das funções "Subdominante" e "Tônica". Também é uma cadência conclusiva.

Exemplos:

F - C

Dm - C

F/A - C

F - C/E

Não confundir esta cadência com a imperfeita apenas por causa das inversões dos acordes. Observe que as funções das duas cadências (imprefeita e plagal) são diferentes.

(continua...)

LeandroP
Moderador
# jun/11
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Meia Cadência:

É quando o descanso é feito no dominante (Vº grau), sendo precedido por graus de diferentes funções.

Exemplos:

Dm - G

Am7 - G

C - G

F - G


(continua...)

pulgadopc
Veterano
# jun/11
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LeandroP

Aposto que será de grande ajuda para muitos, parabéns.

LeandroP
Moderador
# jun/11 · Editado por: LeandroP
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Cadência Deceptiva:

É quando o dominante vem seguido por qualquer grau que não seja a tônica. É o tipo de cadência que não é conclusiva, podendo ser diatônica (pertencer a escala) ou ser modulante (muda pra outra escala).

Exemplos:

Diatônica:

G - F

G - Am

G - Dm

G - Em

Modulante:

Quando aparece o Vº de uma outra tonalidade:

I V I IV V I
Dm7 - G7 - C - G - A7 - D
|__________ modulação para Ré maior - D


Ou através de Dominantes Extendidos (Vº do Vº / V7 do V7)


C7 - F7 - Bb7 - Eb7 - Ab7 - Db7 - Gb7 - B7 - E7 - A7 - D7 - G7 - C7 - etc.


LeandroP
Moderador
# jun/11
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pulgadopc
Aposto que será de grande ajuda para muitos, parabéns.

Fiz pensando nisso... Valeu!

LeandroP
Moderador
# jun/11
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Leia atentamente e toque cada exemplo, prestando muita atenção na sonoridade das cadências. São elas que indicam a tonalidade da música.

Os arpejos são ótimas ferramentas para improvisação.

Toque este exemplo de II, V, I:



Dm G C
e----5----------------------------
B------6--------------------------
G--------7--5--4---------5-------- guitarra
D-----------------5-7-5-----------
A---------------------------------
E---------------------------------
.
G----------------------------------
D---------------------------------- baixo
A----5-------------------3---------
E--------------3-------------------


De Ros
Veterano
# jun/11
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LeandroP

Excelente tópico, só para variar, hehehe!!

Jabijirous
Veterano
# jun/11
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qual livro diz que II é cad. plagal?


Excelente tópico, só para variar, hehehe!!

Carregando
Veterano
# jun/11
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LeandroP


muito bom cara, eu estudo isso faz um tempo já, tem coisa ai que ainda não tinha visto... obrigado pela ajuda.

beto_mouse
Veterano
# jun/11
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LeandroP

sou seu fã cara,
vlw memo pelo topico,
parabéns!

papillon
Veterano
# jun/11
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LeandroP

Meu Brother, QUE TÓPICO SHOW!!!
Posso dizer que te amo?? =~~
[biba louca mode: off]

haihaiuhaiuhiauhiahiahiuhaiuhaiuhaiuha

seriu cara, mtt bomm!! valeu mesmo!!
vou estudar isso de cabo a rabo1!

abração!!

erickx
Veterano
# jun/11
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O pessoal foi pontuando tanto o panucci que positivou o pulgadopc sem querer!

auhauhauhaua

Parabéns LeandroP vai ajudar mt

renatocaster
Moderador
# jun/11 · Editado por: renatocaster
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LeandroP

Legal cara. Para quem quer entender bem o lance da harmonia funcional, este é um excelente tópico.

Há tempos que eu não via alguém postar algo tão útil aqui no FCC. Eu particularmente conheço esse harmonia, mas pelo que eu vi aqui em alguns comments muitos não sabiam como funciona esse lance.

Parabéns cara, seu post vai ser de muita valia para muitos aqui, e como eu te conheço de outrora, eu sei que a sua intenção foi realmente essa!

Abs

LeandroP
Moderador
# jun/11 · Editado por: LeandroP
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pulgadopc
De Ros
Jabijirous
Carregando
beto_mouse
erickx
renatocaster
papillon

Valeu moçada °.°


Procurei sobre o assunto na busca e vi que não tinha. Achei legal criar pra ter como referência nos tópicos sobre "tirar música de ouvido" ou "como saber o tom ou a tonalidade" de uma música.

LeandroP
Moderador
# jun/11 · Editado por: LeandroP
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Vamos ver as funções das cadências menores, e pra isso temos 3 escalas a ser estudadas: menor natural, menor harmônica e menor melódica.

Vejamos o quadro abaixo com as escalas, seus graus e funções harmônicas:


_____________________ F U N Ç Õ E S __________________________
Tonic SubDom Tonic SubDom Dom Tonic Dom
.
nat. Im7 - IIm7(b5) - bIII7M - IVm7 - Vm7 - bVI7M - bVII7
.
harm. Im(7M) - IIm7(b5) - bIII7M(#5) - IVm7 - V7 - bVI7M - VII°
.
mel. Im(7M) - IIm7 - bIII7M(#5) - IV7 - V7 - VIm7(b5) - VIIm7(b5)


Observações:

* O Vm7 da escala menor natural não tem função tonal de dominante porque não possui o trítono (tópico sobre trítonos).

* Embora IV7 da menor melódica tenha o trítono, não exerce a função do dominante, pois ele está no IVº grau. Neste caso é chamado de IVº grau blues. Leva este nome por causa do intervalo de 4a aumentada que o acorde deste grau possui. Tocando a escala menor meódica partindo do IVº grau temos a conhecida "escala nordestina" ou "overtone" (sobretom), devido a sua estrutura T, ST, T, T, T, T, ST - Esta é a escala de origem deste acorde - IV7.

Arimoxinga
Veterano
# jun/11
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LeandroP


opa cara excelênte tópico daria para tu postar uma cadência Menor Harmônica como exemplo?


Peace!

LeandroP
Moderador
# jun/11 · Editado por: LeandroP
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Arimoxinga
daria para tu postar uma cadência Menor Harmônica como exemplo?

É só combinar duas funções diferentes:

Dm - E7 - Am - cadência perfeita autêntica

E7/G# - Am - cadência imperfeita

;)

Jube
Veterano
# jun/11
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LeandroP
Acompanho o forum do cifraclub muito tempo antes de me cadastrar e achei esse um dos melhores topicos que já vi. Aqui no FCC tem muita informação, mas tudo perdido em pequenas porçoes em diversos topicos e aqui tem uma boa de uma explicação reunida em 1 só lugar.

erickx
Veterano
# jun/11
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Putz. Agora que eu fui ler de verdade não entendi nada!

=/

locaosks
Veterano
# jul/11 · Editado por: locaosks
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LeandroP

Muito bom cara, bela explicação, consegui entender tudo ai cara! vlw!

Em breve vo tenta fazer um apanhado de tópicos relacionados à harmonia e improvisação (faloo almir...rsr). Se tudo der certo vo criar um tópico juntando tudo!

AbçOo

LeandroP
Moderador
# jul/11
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Seria legal mesmo ter isso organizado, com índices (links). Pra fazer isso no forum bastante trabalhoso.

O Almir é a minha referência. Livro obrigatório!

LeandroP
Moderador
# jul/11
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erickx

O tópico está aberto a perguntas.

Gasparzim
Veterano
# jul/11
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LeandroP

O tópico está aberto a perguntas.

Eu tenho uma:

Se um dos acordes das cadências menores aparecer em uma cadência maior (como empréstimo modal por exemplo) a função se mantém?

Desculpe se perguntei besteira rsrs

obrigado

Gareth
Veterano
# jul/11 · Editado por: Gareth
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ótimo tópico!
Postando aqui pra eu poder estudar quando chegar em casa!


Abraços!!

Como diria um velho deitado: Quem sabe improvisar sobre um II, V, I improvisa sobre qualquer coisa... (E isso faz muito sentido!).

Edit: Grande Velho Deitado!! hahaha eu ri! =)

LeandroP
Moderador
# jul/11 · Editado por: LeandroP
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Gasparzim

Sim. A função se mantém.

Por exemplo, se no lugar do IVº do maior você utilizar o IVº do menor a função será "sub-dominante menor".

C7M - F7M - Fm6 - C7M respectivamente: I7M, IV7M, IVm6 e I7M.

O Fm6 será "AEM" (acorde de empréstimo modal) porque ele é IVº grau da "tonalidade paralela" (IVº de Cm) e a sua função é "sub-dominante menor".

Gasparzim
Veterano
# jul/11
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LeandroP

valew cara, brigadão...

dom de Deus
Veterano
# ago/11
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parabém pelo tópico leandro muito informativo.

muitas coisas não pequei ainda, más, alguma coisa acrecentei hoje no meu conhecimento.

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