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LeandroP Moderador |
# jun/12 · Editado por: LeandroP
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g.wilhelms Essa cadência é uma modulação (na verdade duas) numa música que está no tom de Am, e foi analisada da seguinte maneira:
FÁ Maior MIb Maior
Bb F Ab Eb/G Ab Bb7
Não percebi nenhuma modulação.
Não tem nada de Lá menor também. Me parece que está em: Mi bemol maior / Dó menor [relativos].
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g.wilhelms Veterano |
# jun/12
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LeandroP
Não percebi nenhuma modulação.
Não tem nada de Lá menor também. Me parece que está em: Mi bemol maior / Dó menor [relativos].
É que eu só postei a parte da modulação, porque tava com preguiça de digitar tudo, hsuahs. Mas lá vai, a música é Sonho do Egberto Gismonti, e está analisada na página 268 do harmonia e improvisação vol 1:
Am7 Bb7(9) Am7 Bb7(9) A7su4(9) Em7(b5) A7(b9) Dm7
E7sus(9) E7(b9) Am7 Bb7(9) Am7 Bb7(9) A7sus4(9) Em7(b5)
A7(b9) Dm7 E7sus4(9) Bb F Ab Eb/G Ab Bb7 D7sus4(9)
C7sus4(9) D7sus4(9) C7sus4(9) D7sus4(9) C7sus4(9) E7sus4(9)
E7(b9) Am7 Bb7(9) Am7 Bb7(9) A7sus4(9) Em7(b5) A7(b9) Dm
Dm/C Bm7 E7(b9) Am7 D7(9) Am7 D7(9) Am7 D7(9) Am7 D7(9)
Am7
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LeandroP Moderador |
# jun/12
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g.wilhelms
Ah, aí é ôtro papo, mano °;° (rsrsrsrsrsrs)
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g.wilhelms Veterano |
# jun/12
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LeandroP Ah, aí é ôtro papo, mano °;°
suashuuahush
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De Ros Veterano
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# jun/12
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Denis Guitar
Ah, então tranquilo! É que tu escreveu isso aqui:
" O G não é dominante pois... - O trítono não foi resolvido - O baixo não se move uma quarta acima - Último acorde pertence a outro campo harmônico e traz a sensação de resolução deceptiva (foge da expectativa). "
Então, o que tu quis dizer é que "O G não tem função dominante pois..."
Aí eu concordo!
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Denis Guitar Veterano |
# jun/12
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De Ros Sim, estava falando de função.
Abraço!
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LeandroP Moderador |
# jun/12
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No livro do Almir Chediak, Harmonia & Improvisação, tem um capítulo sobre acordes com sétima da dominante sem a função dominante. Neste capítulo tem uma parte que é "pano pra manga" sobre acordes com sétima da dominante "resolvidos" deceptivamente", onde ele os dividem em cinco:
Resolução deceptiva de: * dominantes secundários, * dominantes substitutos * dominantes e SubV7 estendidos, * dominantes especiais (AEM), * II, V's adjacentes.
Com as suas palavras:
A resolução deceptiva ocorre quando há expectativa de uma resolução específica. De certa forma o nosso ouvido está acostumado a determinados clichês harmônicos. Decorrente disso temos a tendência de esperar determinadas resoluções. São três as principais razões: a prática de ouvir e de tocar determinados estilos de música, a prática da harmonia tradicional e uma certa regularidade de cadências que ao se repetir estabelece uma expectativa.
O legal nesse livro é que ao término deste capítulo, entra no assunto harmonia modal. Aprendi muito do que sei estudando este livro, e quando cheguei nesta parte entendi que pra aprender os modos, qual escala utilizar em determinado trecho de uma improvisação ou adaptar o arranjo original, tem que conhecer as cadências e harmonia funcional.
Não adianta estudar o shape do modo jônio, modo dórico, modo mesopotâmico, modo aramaico, modo de preparo, etc.
Sobre a série de Dominantes e SubV7 estendidos, ele diz que este tipo de clichê pode conduzir o ouvido até a perda da noção da tonalidade original. Ou seja, é o mesmo que pegar um cego numa praça e rodar ele várias vezes [que maodade].
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Denis Guitar Veterano |
# jun/12
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g.wilhelms "Pelo que eu entendi, o Bb apareceu como um AEM dentro da tonalidade de Am, modulando para F Maior, mas agora eis a questão: essa cadência não poderia estar inteira na tonalidade de Mib Maior, e no caso o acorde de Fá seria de empréstido modal, tornando esta modulação uma modulação direta?"
Vai depender da melodia, existe alguma nota Lá em cima do Bb que define ele como Bb7 ou Bb7M?
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g.wilhelms Veterano |
# jun/12
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Denis Guitar Vai depender da melodia, existe alguma nota Lá em cima do Bb que define ele como Bb7 ou Bb7M?
É verdade, depende da melodia. Não, é só o Bb mesmo; eu postei a progressão um pouco acima, deia uma conferida. Se eu fosse fazer a análise desta progressão, desconsiderando a melodia, colocaria todos esses acordes, com exceção do F (Bb F Ab Eb/G Ab Bb7), como sendo da tonalidade de Eb maior.
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Jabijirous Veterano |
# jun/12
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g.wilhelms
Não sei não, escutando a música aqui isso me parece uma marcha harmônica.
E B D A são os acordes que eu ouço aqui. Não posso ser exato pois estou sem instrumento mas a relação é de quintas com toda certeza e é 100% uma marcha pois ele repete a sequencia.
A música tem uma sonoridade modal, ouço dórico e lídio no início
Essa música faz parte dos seguintes cds:
Egberto Gismonti (1969)
Sonho 70
Orfeo novo
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g.wilhelms Veterano |
# jun/12
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Jabijirous
Bom, a cifra tava assim no livro do Chediak, mas vai ver ele pode ter pegado de outra versão do próprio Egberto.
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Jabijirous Veterano |
# jun/12
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g.wilhelms
Ou então é uma versão facilitada hehehe
Olha a versão da Délia Fischer, melhor até que o original hehehehe
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Voz_Violão Veterano |
# jun/12
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LeandroP
Eu costumo finalizar algumas musicas da seguinte forma:
Vamos dizer que a musica está em C, eu toco G F, Fm6 e finalizo em C.
As ultimas notas são Dominante, Sub-dominante, (uma que não se encontra no campo harmônico de C que é Fm6) e por fim a tônica
Fica muito bom o resultado pode fazer a prova ;) mas afinal que cadencia é essa?
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LeandroP Moderador |
# jun/12
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Voz_Violão
Você usou o G como dominante e o F como subdominante. Ok!
O Fm6 é "empréstimo modal". Ele vem da "tonalidade paralela" de Dó maior, que é Dó menor (IVº de Cm). Nesta tonalidade de Cm, o Fm6 é de função subdominante, portanto é subdominante menor. Muito legal pra finalizar trechos ou músicas.
Gosto muito de usar esta inversão:
C - C/Bb - F/A - Fm/Ab
O C é tônica, o C/Bb é dominante secundário (Vº do IVº), o F/A é subdominante e o Fm/Ab é subdominante menor, como no seu exemplo.
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LeandroP Moderador |
# jun/12
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mas afinal que cadencia é essa?
É uma "cadência plagal".
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Denis Guitar Veterano |
# jun/12
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Cadência Plagal, também conhecida como cadência do Amém, foi primeiramente usada na música popular como reafirmação da cadência harmônica, o Amém.
É legal também salientar o cromatismo proporcionado pelo acorde de empréstimo modal. F-> F A C Fm6-> F Ab C D C-> C E G
Cromatismo-> A - Ab - G
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Jabijirous Veterano |
# jun/12
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Pois é, todo mundo fala desse Amém. Sendo que o mais comum era terminar amém com V - I hehehehehe
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Voz_Violão Veterano |
# jun/12
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Muito bom, cara esse tópico é demais, parabéns LeandroP
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Paulo Utida Veterano |
# jun/12
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TNC
Assim não dá para ser feliz! Toco uns 5 anos +/-... mas tudo na prática! TOTALMENTE sem teoria! Agora resolvi estudar e to pegando tudo do início... Tô ainda na "Formação de Acordes" eheheh E caí na 'besteira' de ler este tópico! Sou baby ainda... meu estômago não suporta este tipo de 'alimento'. hahoaoaaah Mas parabéns pela iniciativa. (Apesar de não ter entendido NADA do que vocês disseram!)
Dica aos Moderadores do Forum: Vocês poderiam pegar um índice de um livro de teoria conceituado e criar tópicos sobre eles. Ae os "JEDI's" postariam lá sobre o assunto! Pois realmente o fórum é muito rico! Mas é tudo picadinho.... difícil pois você está estudando uma coisa e alguém me aparece com outra ae foge totalmente do assunto...
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LeandroP Moderador |
# jun/12 · Editado por: LeandroP
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Paulo Utida
Veja este tópico:
【FIXO】 Tópicos Essenciais do Fórum de Guitarra
Há também tópicos com dicas de cronograma de estudo. Basta fazer uma pesquisa na busca. Se encontrar dificuldade, pergunte em algum tópico relacionado para podermos ajudá-lo.
Boa sorte!
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Voz_Violão
Obrigado! Mas este tópico não seria nada não fosse a enorme ajuda dos colegas Jabijirous, Denis Guitar, De Ros, Ken Himura, mateusstarling... (me desculpem se me esqueci de mais alguém).
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Markrovit Veterano |
# nov/12
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Peço permissão pra upar esse tópico, pq nao é brincadeira nao bixo, topico dos deuses, melhor topico que ja vi por aqui, merece ficar na primeira pagina, dava pra imprimir esse topico e fazer um livro FCC - Harmonia hehe
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Musicoo Veterano |
# nov/12 · Editado por: Musicoo
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LeandroP Mais de um ano depois com um conhecimento sobre harmonia um pouco mais amplo venho ler o tópico, de fato é um topico interessante, apesar de não ser para iniciantes. Vou tocar em um ponto basico do inicio do tópico, quando se fala de funçoes harmonicas, mais especificamente:
* Função Dominante: Vº e VIIº graus Este assunto foi um dos que eu já conversei com meu professor a um tempo atras, que é a função deste setimo grau da escala maior(no caso), o tal meio diminuto, este acorde apesar de ter um intervalo de b5(oque caracteriza um tritono), apresenta uma função de subdominante e não de dominante como dito, o acorde diminuto tetrade[m(b7)(b5), º] este sim representa a função de Dominante (mas não vou nem tocar neste assunto do diminuto tetrade), até porque o acorde meio diminuto seria um II grau com a sexta no baixo, em um exemplo no tom de Dó maior, o VII grau seria um Bm7(b5), ou simplesmente um Dm/B, ou Dm6, são acordes identicos. De tal modo que o dominante por natureza é o V grau, vê-se que isto é bem pratico, não se ve um acorde meio diminuto sendo usado como dominante secundario.
O assunto é amplo, tentei falar pouco, mas valeu..
Abç
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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Musicoo
Pois é, também acho que rola essa ambiguidade, e por isso ele é um dominante "fraco". Assim como um G7sus4, por exemplo....Mas não deixa de assumir essa função. Veja, o dominante (V° grau) não está entre a tônica e a sua oitava?! Ou seja, no meio, entre elas?! Ele também está no VII° grau ou no SuubV7 (bII7). Vendo por graus, esse ângulo também é muito curioso. Magnetismo °.°
Markrovit
Que bom que gostou. Valeu!
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Denis Guitar Veterano |
# nov/12
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Musicoo "apresenta uma função de subdominante e não de dominante como dito"
Um acorde por si só não tem função harmônica, precisa estar dentro de uma cadência para desempenhar função. O tetrade do tipo Tm7(b5) pode ser subdominante e pode ser dominante, ou até mesmo tônico (tônico modal por exemplo).
Exemplo do Tm7(b5) como sub:
Cadência II-V7-I -> Bm7(b5)-E7-Am7 -> SD-D-T
Exemplo do Tm7(b5) como dom:
C7M-Dm7(9)-Bm7(b5)-C7M -> T-SD-D-T
Coloquei uma aula no site do Guitar Battle que lida justamente com essa questão, onde você poderá ouvir nos exemplos em audio e tirar as suas proprias conclusões. Clique aqui.
LeandroP "e por isso ele é um dominante "fraco""
Nenhum dominante substituto será tão forte quanto o dominante primário, mas isso não quer dizer que ele deixa de ser dominante e passa a ser subdominante. O bacana da harmonia é a possibilidade de explicar os acordes de várias formas. Cada música é diferente e a mesma cadência pode receber uma denominação diferente.
Muitos acordes tem a relação estreita, são equivalentes, são proximos, desempenham a mesma função, etc... Por exemplo:
T7 e To, ainda mais se for T7(b9) G7 e Bo=Do=Fo=Abo
Tm6 e Tm7(b5) Dm6 e Bm7(b5)
Olhe agora no Blues, o acorde do tipo T7 desempenha as 3 funções.
A7 | % | % | % || D7 | % | A7 | % || E7 | D7 | A7 | E7 A7-> Tônico, mas no compasso 4 pode virar dominante pro D7. D7-> Subdominante E7-> Dominante. Tem forças diferentes nos compassos 9 e 12.
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Musicoo Veterano |
# nov/12 · Editado por: Musicoo
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Denis Guitar Sim, com certeza um acorde por si só não é nada, precisa de um contexto para desempenhar função harmonica.
O tetrade do tipo Tm7(b5) pode ser subdominante e pode ser dominante Depende, em relação a quem? Eis a questão, tudo vai depender de um contexto.
Obs: Cuidado, tonica e fundamental são coisas diferentes.
LeandroP Harmonia é uma viagem..
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lkzone Veterano |
# nov/12
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A dominante é sempre o V grau de um campo harmonico , mesmo se o campo harmonico for de um tom menor ?
Ex: no caso do campo harmonico de G a dominante é D
mas e no caso do campo harmonico de Em (mi menor , nao dei exemplo com sol pois ia ficar muito repetitivo) a dominante seria Bm ?
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Markrovit Veterano |
# nov/12 · Editado por: Markrovit
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esquece oque eu falei rs
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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lkzone
No caso do Em, o dominante é o B7. O Vº grau natural de Em é o Bm, porém este acorde não tem função tonal. Ele é modal, e seu modo também é o modo dórico.
O B7 como Vº do Em (de função dominante) tem origem na escala Em harmônica ou Em melódica.
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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Markrovit
Dominante é sempre o Vº grau do acorde. Todo acorde tem seu dominante no Vº grau. O VIIº grau também é de função dominante, porém é mais fraca. Tem também o SubV7 (substituto do dominante), e está localizado a um semitom acima do acorde que pretende resolver. Por exemplo, o dominante do C é o G7, e o SubV7 é o Db7.
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Markrovit Veterano |
# nov/12 · Editado por: Markrovit
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LeandroP Entendi, só nao entendi porque e B7 é dominante de Em
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