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MauricioBahia Moderador |
# mai/12
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Jabijirous: Até onde você sabe??
Isso foi pra mim. Se foi, eu não sei nada. hehe
Abs
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Jabijirous Veterano |
# mai/12
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g.wilhelms
Esse acorde deve ser esse aqui.
e---------2---------------------------------- B---------2---------------------------------- G---------4---------------------------------- D---------3---------------------------------- A-------------------------------------------- E---------3----------------------------------
Soa bem pacas, mas não dá pra saber o que é hehehe Pode ser uma espécie de poli acorde
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LeandroP Moderador |
# mai/12
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Jabijirous
Esse deve ser o lendário "Si fumol" que a galera diz por aqui. Só que uma terça abaixo °.°
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mateusstarling Veterano |
# mai/12
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O Acorde que me referi G7(7M#11) a sétima maior não é tensão tal como o acorde diminuo com sétima maior (T b3 b5 bb7 7M). Existe o diminuto com setima maior sem a setima diminuta mas tamb existe o diminuto que possui setima diminuta e setima maior. Experimente tocar uma tetrade diminuta e cantar a sétima maior e veja como o acorde é lindo. Quando estudei harmonia funcional no Brasil a 10 anos atrás o professor me disse que num acorde maior ou vc usava a tetrade com setima maior ou a tetrade com sexta, que se usasse as duas (sétima maior e sexta) uma ficava conflitando com a outra e por isso não deveria usar. O problema todo é quando esse conflito é a coisa que vc mais deseja, enfim, veja Bill Evans a 50 anos atrás ja harmonizava dessa maneira mas nego ainda ensina uma apostilinha copiada da Berklee de 1950 e parece que nunca foi atualizada.
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LeandroP Moderador |
# mai/12
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mateusstarling tetrade com setima maior ou a tetrade com sexta, que se usasse as duas (sétima maior e sexta) uma ficava conflitando com a outra e por isso não deveria usar. O problema todo é quando esse conflito é a coisa que vc mais deseja
É verdade! Se é este som que você procura, não é uma regra que vai represar a ideia. Mas aí é que entra um velho deitado: "pra quebrar uma regra você tem que conhecê-la".
Uma outra abordagem que pode ser feita sobre um acorde aparentemente de função subdominante, e perceber que ele é um dominante disfarçado (acorde menor com 6a maior), como na inversão que você falou do VIIm7(b5).
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g.wilhelms Veterano |
# mai/12
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mateusstarling
O que você usa para improvisar sobre esse acorde? Alguma escala simétrica?
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Jabijirous Veterano |
# mai/12 · Editado por: Jabijirous
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mateusstarling
é só pegar a escala diminuta começando com tom e trabalhar as notas de tensão. A 7 maior está lá.
Quando estudei harmonia funcional no Brasil a 10 anos atrás o professor me disse que num acorde maior ou vc usava a tetrade com setima maior ou a tetrade com sexta, que se usasse as duas (sétima maior e sexta) uma ficava conflitando com a outra e por isso não deveria usar.
Esse teu professor, me desculpa até, não sabia do que estava falando. Isso geralmente acontece pq o cidadão não faz análise das músicas dos grandes mestres e sim bitolado com algo que está escrito no livro.
Nesse mundo a gente tem que duvidar de tudo e de todos. Eu tenho uns 30 livros de harmonia e eu não acredito em nenhum deles. Não acreditem nem no que eu estou falando. Pesquisem, analisem mais músicas e tenha a opinião de vocês. Esse é o verdadeiro estudo da música, verdadeiro estudo da vida.
Bach fazia um monte de "erro" de harmonia e os livros ditam várias regras de quintas e oitavas.
Villa-Lobos foi questionado pelo conhecimento de orquestrador, dizem que ele não sabia nada, que não sabia orquestra pois tinham elementos em sua orquestração que não dava para ser ouvida
Nós temos que ter uma fonte (os livros) e temos que duvidar dessa fonte (amplo campo de pesquisa) para termos uma conclusão com nossas próprias palavras.
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MauricioBahia Moderador |
# mai/12
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Jabijirous: Villa-Lobos foi questionado pelo conhecimento de orquestrador, dizem que ele não sabia nada, [...]
Nossa, que bela notícia!
HAHAHA!
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Jabijirous Veterano |
# mai/12
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MauricioBahia
Hehehehe
Assim que eu tiver tempo eu coloco umas músicas pra gente analisar.
Outra coisa que mata a gente na harmonia é a modulação
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MauricioBahia Moderador |
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
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Jabijirous: coloco umas músicas pra gente analisar.
Eu não sei analisar, só sei ouvir! :) hehe É sério. Vou tentar aprender acompanhando vocês.
Abs
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g.wilhelms Veterano |
# mai/12
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Quando estudei harmonia funcional no Brasil a 10 anos atrás o professor me disse que num acorde maior ou vc usava a tetrade com setima maior ou a tetrade com sexta, que se usasse as duas (sétima maior e sexta) uma ficava conflitando com a outra e por isso não deveria usar.
Pelo que sei, esse lance da sexta e da sétima se aplica normalmente na escrita, ou seja, no acorde com sétima, ao invés de usar 6, usa-se 13, mas isso também é discutível.
A7/13
e-----5--------------------------------------------- B-----7--------------------------------------------- G-----6--------------------------------------------- D-----5--------------------------------------------- A-----7--------------------------------------------- E-----5---------------------------------------------
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Jabijirous Veterano |
# mai/12
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g.wilhelms
É tipo uma regrinha
Acordes de dominante usa-se 13
Acordes menores usa-se 6
acordes com 7M usa-se 6, mas quando a 7M está presente??
C7M (6) ou C7M (13)??
EU (estou dizendo EU) uso 13 quando o próprio está na ponta, quando está na parte intermediária eu uso 6
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renatocaster Moderador
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# mai/12
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Jabijirous LeandroP mateusstarling
Para ler e estudar com calma, eu imprimi em PDF todo este tópico. Se vcs não pararem, vai chegar a umas 10 páginas brincando, hehehe.
Mas fiquem à vontade para continuar despejando seus conhecimentos aqui, não é todo dia que se tem uma aula de harmonia grátis! :)
Abs
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g.wilhelms Veterano |
# mai/12
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Jabijirous EU (estou dizendo EU) uso 13 quando o próprio está na ponta, quando está na parte intermediária eu uso 6
Costumo seguir esse raciocínio também. Num acorde m7M, você seguiria este raciocínio também? Neste caso aqui eu usaria 13:
Cm7M(13) e------5-------------------------------------------- B------4-------------------------------------------- G------4-------------------------------------------- D--------------------------------------------------- A------3-------------------------------------------- E---------------------------------------------------
E neste usaria 6:
Cm7M(6) e--------------------------------------------------- B------0------------------------------------------- G------2-------------------------------------------- D------1-------------------------------------------- A------3-------------------------------------------- E---------------------------------------------------
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Jabijirous Veterano |
# mai/12
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g.wilhelms
exato
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Die Kunst der Fuge Veterano |
# mai/12
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Jabijirous Villa-Lobos foi questionado pelo conhecimento de orquestrador, dizem que ele não sabia nada, que não sabia orquestra pois tinham elementos em sua orquestração que não dava para ser ouvida
Além de erros na instrumentação, como, por exemplo, frases que extrapolavam a tessitura dos instrumentos. Também não era bem visto como regente.
Mas pelo que o cara foi como compositor, ele tem créditos de sobra, né? =D
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Jabijirous Veterano |
# mai/12
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Die Kunst der Fuge
Se tem. hehehehehe
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Jabijirous Veterano |
# mai/12 · Editado por: Jabijirous
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Ae galera, tenho uma proposta de análise harmônica
http://www.youtube.com/watch?v=83dSIf86Gsc
Estão afim de cair dentro ou estão afim de ir com algo mais leve? Tipo feijão com arroz?
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ALF is back Veterano
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# mai/12
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LeandroP e/ ou outros moderadores:
esse tópico é muito bom!
talvez fosse interessante posta-lo em duplicata no forum geral de musica...mas sem tirar daqui da guitarra (já q tem muita tab de guitarra) isso é possível fazer? acho q nao, ne? rs
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ALF is back Veterano
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# mai/12
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Jabijirous po cara...acho melhor algo mais feijao com arroz antes pra q até os burros possam acompanhar (falo a favor de mim mesmo)!!
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Jabijirous Veterano |
# mai/12
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Que tal essa então http://www.youtube.com/watch?v=ZRWaglbcm5g ?
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ALF is back Veterano
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# mai/12 · Editado por: ALF is back
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Jabijirous bza essa a mais confortavel...como se faz a analise harmonica? começa por onde? ja notei q ta em C (ah va?)...compasso 4/4, 8 tempos por compasso...uns 110 ou (edit: 120 bpm)...q mais temos q fazer?
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Jabijirous Veterano |
# mai/12
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ALF is back
análise harmônica.
Tem que ter a partitura
http://imslp.org/wiki/Das_wohltemperierte_Klavier_I,_BWV_846-869_(Bach ,_Johann_Sebastian)
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ALF is back Veterano
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# mai/12
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Jabijirous a pagina abre com essa msg:
Ainda não existe texto nesta página. Pode pesquisar o título desta página noutras páginas ou procurar registos relacionados.
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Jabijirous Veterano |
# mai/12 · Editado por: Jabijirous
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Olha ae
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g.wilhelms Veterano |
# mai/12
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Jabijirous O nome dessa música do Guinga é Cine Baronesa mesmo? (ainda não conhecia). Não achei nenhuma cifra/partitura dessa música para fazer a análise. Pode ser a análise de alguma outra música dele? Dae eu vejo o que posso fazer...
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Ken Himura Veterano |
# mai/12
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Jabijirous Essa do Bach é boa pra analisar hehehe. A galera vai meter as caras?
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Jabijirous Veterano |
# mai/12
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g.wilhelms
é. Tem um songbook dele rolando por ae.
Ken Himura
Bora ver hehehe
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trovarim Veterano |
# mai/12
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Tentando entender esta parte de cadencia ... A cadencia só pode ser feita através de acordes maiores e menores? Se por exemplo, estou usando a escala maior natural, monto um power chord em g dai passo para um power chord em c, isso seria cadencia?
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LeandroP Moderador |
# mai/12
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trovarim
Pode sim. Embora os powerchords não possuam a 3a na sua formação, o contexto harmônico pode definir se é maior ou menor, além do movimento dos graus, como II, V, I (D5, G5, C5) ou IV, V, I (F5, G5, C5), por exemplo.
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