| Autor | Mensagem | 
| g.wilhelms Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 trovarim
 A cadencia só pode ser feita através de acordes maiores e menores?
 
 Não, uma cadência pode ter outros tipos de acordes que não maiores e menores; diminutos e dominantes por exemplo.
 
 
 | 
| Ken Himura Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Aumentados e outros tipos de acordes "sem nome" também. Até com clusters.
 
 
 | 
| Jabijirous Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Tendo em vinsta no ponto histórico, algo mais tradicional, sempre termina-se com o acorde perfeito, nunca aumentado (acorde aumentado não tem estabilidade no quisto resolução). O acorde aumentado era usado apenas em acordes de função dominante.
 Hj ta valendo tudo. MMA da harmonia heuaheuaheiuah
 
 
 | 
| g.wilhelms Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Ken Himura
 Aumentados e outros tipos de acordes "sem nome" também. Até com clusters.
 
 Você (vale outra pessoa também, ehh) pode me explicar o que são clusters? É a segunda ou terceira vez que ouço falar por aqui.
 
 Jabijirous
 Hj ta valendo tudo. MMA da harmonia
 
 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri
 
 
 | 
| Ken Himura Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 g.wilhelms
 Acordes de sobreposição de segundas (maiores e/ou menores). Por exemplo, apertar todas as teclas brancas de um piano dá um cluster diatônico. Todas as pretas também. Bastante usado é o cromático, ou seja, apertar todas as teclas entre uma nota e outra.
 
 Dá um som bem característico. Escreve aí num editor de partituras: C-C#-D-D#-E-F-F#-G (um cluster cromático de dó até sol).
 
 
 | 
| g.wilhelms Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Ken Himura
 
 Saquei, valeu pela explicação.
 
 
 | 
| Jabijirous Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 g.wilhelms
 
 Um simples C7M(9) dá pra formar um cluster
 
 
 BCDE
 
 
 | 
| g.wilhelms Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Jabijirous
 Um simples C7M(9) dá pra formar um cluster
 
 
 BCDE
 
 
 Nesse caso o cluster deve ser formado por notas em sequência escalar? Tipo C#,D, E, F#, colocando o C# no bordão?
 
 
 | 
| Jabijirous Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Na teoria, cluster é um aglomerado de notas porém, você tem as inversões assim como qualquer acorde.
 
 
 e-----------------0------------------------------
 B-----------------3-----------------------------
 G-----------------4-----------------------------
 D-----------------------------------------------
 A-----------------3------------------------------
 E-----------------------------------------------
 
 
 Ou ainda um C7M(13/9)
 
 
 e--------0-------------------------------------------
 B--------0-----------------------------------------
 G--------2------------------------------------------
 D--------0-------------------------------------------
 A--------3------------------------------------------
 E--------------------------------------------------
 
 
 
 Aí vc tem um ABCDE
 
 
 | 
| Jabijirous Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Já que ninguém vai fazer a análise, eu vou colocar a minha.
 
 Aqui está a mnha análise
 
 
 | 
| Ken Himura Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Jabijirous
 Pois é. Vou fazer a minha esta semana ainda e posto aqui também.
 
 
 | 
| 2Humbucker Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 LeandroP
 Que cadência seria Tônica + subdominante, como nessa cifra aqui?
 
 http://www.cifraclub.com.br/blindagem/dias-incertos/
 
 
 | 
| 2Humbucker Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Jabijirous
 É, não entendi
 
 
 | 
| Jabijirous Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 2Humbucker
 Onde tu não entendeste?
 
 
 | 
| 2Humbucker Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 A parte em vermelho no link q vc mandou é onde a música modula? E os acordes como VII°/V significa alguma inversão no baixo?
 
 
 | 
| Ken Himura Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 2Humbucker
 E os acordes como VII°/V significa alguma inversão no baixo?
 
 Não. É um acorde secundário. Neste caso é o acorde de 7º grau diminuto do campo harmônico do 5º grau da tonalidade em que você está.
 
 Simplificando: é uma dominante secundária - dominante da dominante.
 
 
 | 
| TG Aoshi Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Jabijirous
 Nesse mundo a gente tem que duvidar de tudo e de todos. Eu tenho uns 30 livros de harmonia e eu não acredito em nenhum deles. Não acreditem nem no que eu estou falando. Pesquisem, analisem mais músicas e tenha a opinião de vocês. Esse é o verdadeiro estudo da música, verdadeiro estudo da vida.
 
 + 1mi de votos só por isso!
 
 
 | 
| Jcra Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 LeandroP
 
 É Nessas horas que eu vejo que eu não sei MERDA nenhuma..em compensação me dá uma vontade imensa de voltar a estudar música(especificamente guitarra) e fazer aulas de guitarra!!
 Muito bom o tópico cara,parabéns mesmo...vai ajudar uma galera imensa ai,inclusive eu!! Forte abraço!
 
 
 | 
| Jabijirous Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Ken Himura
 Isso ae.
 
 Se o V7 é de função dominante pq não o VII° e o VIIm7(b5)???
 
 Parem para pensar
 
 Quais são as notas de G7? --> G B D F correto?
 
 Tira o baixo G e veja qual acorde fica. O Bº. E o B° também não é de função dominante? Então, assim como o V7 pode ser de alguém, o VII° também pode ser de alguém.
 
 
 Exemplo:
 
 E7M F#m7 B7 E7M C° C#m7 ...
 
 Análise
 
 I II V I VII°/VI VI
 
 Análise "berkleeana"
 
 I7M IIm7 V7 bVI° VIm7
 
 
 Sacou?
 
 
 | 
| 2Humbucker Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Ken Himura
 Valeu cara, entendi!
 
 Jabijirous
 Exemplo:
 
 E7M F#m7 B7 E7M C° C#m7 ...
 
 Análise
 
 I II V I VII°/VI VI
 
 Então nesse exemplo C° seria o sétimo VII° do C.H. de C# maior, que é B#°. Correto?
 
 
 | 
| Jabijirous Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 2Humbucker
 
 Exato
 
 Para mim, só existem 2 tipos de diminutos:
 
 O de função preparatória e o de função não preparatória
 
 Assim como o dominante secundário
 
 Vc está em Em aí você tem B7 C7M. Veja se nessa progressão não tem "sentido de resolução"? Isso deve-se ao trítono.
 
 Chopin era rei das pegadinhas.
 
 
 | 
| Denis Guitar Veterano
 | # mai/12 · Editado por: Denis Guitar · votar
 
 Olá, vou pegar o trem andando e colocar uma outra forma de encarar as funções dos acordes do campo harmônico maior e menor.
 
 Campo Harmônico Maior: Função associada a quarta justa e sétima maior.
 Acorde tônico-> aqueles que não tem a quarta justa da escala.
 Acorde subdominante-> aqueles que possuem a quarta mas não tem a sétima da escala.
 Acorde dominante-> aqueles que tem o trítono (quarta e sétima da escala).
 
 Então no Campo Harmônico de Dó maior fica assim…
 
 Grau 1 – C7M (C E G B) – não tem Fá, então é Tônico.
 Grau 2 – Dm7 (D F A C) – tem Fá mas não tem Si, então é subdominante.
 Grau 3 – Em7 (E G B D) – não tem Fá, então é Tônico.
 Grau 4 – F7M (F A C E) – tem Fá mas não tem Si, então é subdominante.
 Grau 5 – G7 (G B D F) – tem trítono, então é dominante.
 Grau 6 – Am7 (A C E G) – não tem Fá, então é Tônico.
 Grau 7 – Bm7(b5) (B D F A) – tem trítono, então é dominante.
 
 Campo Harmônico Menor: Função associada a sexta menor, quarta justa e sétima maior.
 
 Acorde tônico-> aqueles que não tem a sexta menor da escala.
 Acorde subdominante-> aqueles que possuem a sexta menor da escala, mas não o trítono (4-7).
 Acorde dominante-> aqueles que tem o trítono (quarta e sétima da escala).
 
 Então nos Campos Harmônicos de Dó menor natural, harmônico e melódico fica assim…
 
 Grau 1 – Cm7, Cm7M, Cm6 (C Eb G Bb, B, A) – não tem Láb, então são Tônicos.
 Grau 2 – Dm7(b5), Dm7(b5), Dm7 – (D F Ab C, A) – tem o Láb, então são subdominantes. Na prática o acorde de Dm7 da melódica não tem função dentro do campo harmônico, pois possui A (segundo a teoria, tem casos em que eu discordo).
 Grau 3 – Eb7M, Eb7M(#5), Eb7M(#5) (Eb G Bb D, B) – não tem Láb, então são Tônicos.
 Grau 4 – Fm7, Fm7, F7 (F Ab C Eb, A) – tem o Láb, então são subdominantes. O acorde de F7 tem a nota A, então não é sub do campo, mas subdominante blues.
 Grau 5 – Gm7 (G Bb D F) em Cm natural – não tem função tonal, tem função modal.
 G7 (G B D F) em Cm harm e mel. – tem o trítono entre a quarta e sétima, então são dominantes. Quando o tom é Dó menor tonal, modifica-se o acorde de quinto grau Gm7 para G7.
 Grau 6 – Ab7M, Ab7M, Am7(b5) (Ab C Eb G, A) – O acorde de Ab7M possui a nota Láb, então desempenha função subdominante (nat. e harm.). O acorde de Am7(b5) não tem a nota Láb, então é tônico. Ele na verdade é uma inversão do primeiro grau com a nota característica da escala melódica. Cm6 (C Eb G A).
 Grau 7 – Bb7 (Bb D F Ab), Bo (B D F Ab), Bm7(b5) (B D F A)
 Bb7 e Bo – tem o Láb, então são subdominantes. Bm7(b5) tem o trítono, então é dominante.
 
 Resumo dos acordes e suas funções nos tons maior e menor:
 Maior…
 
 Tônicos-> C7M, Em7, Am7
 Subdominantes-> Dm7, F7M
 Dominantes-> G7, Bm7(b5)
 
 Menor…
 Tônicos-> Cm7, Cm7M, Cm6, Eb7M, Eb7M(#5), Am7(b5)
 Subdominantes-> Dm7(b5), Fm7, F7, Ab7M, Bb7, Bo
 Dominantes-> G7, Bm7(b5)
 
 Os acordes de empréstimo (AEM) modal são aqueles da homônima (mesmo nome) menor e vice-versa. São os subdominantes e mantém a função de sub quando viram AEM.
 Exemplo em Dó maior:
 
 C | G | F | Fm (AEM), ou qualquer outro sub da lista acima.
 
 Ampliando as possibilidades modais.
 Acorde modal é aquele que possui a tônica e terça do modo + a nota característica.
 
 C Jònico-> acorde de C, C7M, etc…
 C Dórico-> Cm6
 C Frígio-> C74(b9), excessão sem a terça, soa melhor.
 C Lídio-> C7M(#11)
 C Mixolídio-> C7, C74
 C Aeólio-> Cm, Cm7, etc…
 C Lócrio-> Cm7(b5)
 
 A cadência modal vai ter no mínimo 2 acordes e juntos precisam ter a tônica, terça e nota característica do modo.
 
 C Jônico-> C ou C7M + subdominante (Dm7, F7M)
 C Dórico-> Cm + Bb7M ou Dm7 ou F7 ou Am7(b5)
 C Frígio-> Cm ou C4 + Bbm7 ou Db7M ou Eb7 ou Gm7(b5)
 C Lídio-> C ou C7M + G7M ou Bm7 ou D7 ou D/C ou F#m7(b5)
 C Mixolídio-> C ou C7 + Gm7 ou Bb7M ou C7 ou Em7(b5) ou Dm7(b13)
 C Aeólio-> Cm ou Cm7 + subdominante (Dm7(b5), Fm7, Ab7M, Bb7) ou ainda o uso do quinto grau da menor natural (Gm7).
 C Lócrio-> Cm7(b5) + qualquer outro acorde do campo, o som do primeiro já é determinante.
 
 Então todos os acordes listados acima, depois da tônica, são usados como empréstimo modal.
 
 Valeu!
 
 
 | 
| Jabijirous Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Em é de função dominante também!
 
 
 | 
| Denis Guitar Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Jabijirous
 Como assim? Em que contexto?
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # mai/12 · votar
 
 Jabijirous
 
 Também não entendi...
 
 
 | 
| 2Humbucker Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Denis Guitar
 Essa explicação eu entendi melhor que a do LeandroP
 
 
 | 
| Jabijirous Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Meus caros
 
 O acorde de terceiro grau possui apenas a 3 e a 5 do acorde de função tônica forte, I grau
 
 Em dó nós temos:
 
 C E G
 A C E
 E G B
 
 Veja, Lá menor é menos forte que dó e mais forte que Em
 
 Veja também que Em é quase um sol maior. Colocando a 7 o Em7 é = G6
 
 E G B D (olha a tríade de G ali)
 
 Logo o G é acorde de função dominante forte o Em é o fraco e Bº é o mais forte que o Em pois contém o trítono.
 
 
 | 
| 2Humbucker Veterano
 | # mai/12 · votar
 
 Jabijirous
 Sinceramente, cheguei uma conclusão, a função só depende da colocação e da intenção, não de regras.
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # mai/12 · votar
 
 Jabijirous
 
 Meu ouvido diz que o Em ou Em7 se parece mais com um C7M ou C7M(9) do que com um G7 ou G7/E (?)
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # mai/12 · Editado por: LeandroP · votar
 
 2Humbucker
 
 O Denis Guitar tá dando uma força legal. O Jabijirous também.
 
 Só fera no tópico.... Uma pena não poder servir um cafezinho °;°
 
 
 |