Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra? Trocar o 'certo' pelo duvidoso?

Autor Mensagem
Juh_Cruz
Veterano
# abr/11


Oi pessoal... Sei que isso é uma questão pessoal, mas gostaria de ouvir opiniões sobre isso, quem sabe alguém aqui já passou pelo que estou passando e pode me dar uns conselhos... ou não. Enfim, é o seguinte...

Eu comecei trabalhar e estudar, certo, e agora não sobra tempo pra mais nada! Eu voltei a fazer aulas de guitarra, e faço no meu horário de almoço, na maior correria! Mas quem disse q eu tenho tempo d pôr em prática aquilo q aprendo? Queria poder me focar nos estudos da guitarra, mas não sobra tempo.. É só aos domingos mesmo e olha lá.. isso qdo eu n tenho provas e trabalhos pra fazer/estudar..
É foda.. eu não sei se continuo na faculdade.. pq eu estou lá mas minha cabeça está na guitarra.. fico pensando q eu poderia estar treinando guitarra ao invés d estar estudando.. Eu gosto do curso que estou fazendo, mas eu estaria mais feliz se estivesse tocando guitarra. Só q querendo ou não, estudar é algo mais seguro, mais garantido.. agora tocar guitarra? Eu quero ter uma banda e tals, mas eu já tenho 20 anos, não toco merda nenhuma e aí? =(

O que me dá mais raiva é que quando eu tinha tempo livre eu não aproveitava esse tempo pra me dedicar na música, não tinha ânimo de pegar na guitarra, agora q eu n tenho tempo nem pra respirar direito quero tirar tempo da onde não tem pra tocar guitarra, dá vontade de me socar as vezes viu!! Por queeeeeeeee? <o>
Vcs no meu caso fariam o que?
Tá foda viu..

Viics
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Olha... eu se fosse você, teria paciência e continuaria com os estudos e trabalho. Quando os estudos terminarem, você se dedica a música! (:

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Juh_Cruz

Em minha cidade existe um dos melhores conservatórios do Brasil vejo inúmeros aspirantes a guitarristas comerciais por aqui, mas apenas 50% acabam conseguindo viver ou sobreviver da música!

Uma boa alternativa é você fazer licenciatura em musica para futuramente dar aulas em escolas, falo isso porque também tenho alguns amigos que abandonam a facul na minha época e que estão fazendo e estão muito felizes!

Carregando
Veterano
# abr/11 · Editado por: Carregando
· votar


Juh_Cruz


viver de banda é complicado.

mas se querer dar aulas, pra ganhar dinheiro com oque gosta,
e tocar na noite com uma banda...

licenciatura é uma ótima opção.

pulgadopc
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Se você casar comigo pode largar a faculdade que eu te dou tudo.

nichendrix
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Juh, meu bem, acho que existem formas mais simples de lidar com esse problema, uma delas é otimizar seu tempo. O que importa realmente no treino do instrumento é a qualidade do treino e não a quantidade (se puder unir os dois ótimo, se não qualidade é sempre melhor).

Dito isso, vou falar um pouco de uma situação parecida. Ano passado eu comecei 2 pós-graduações, um projeto de pesquisa, trabalho novo e ainda decidir por em dia anos de leitura atrasada, só que faltou tempo, não conseguia tempo pra ler. Um dia tava na fila do banco, fiquei meia hora lá bestando enquanto esperava pra ser atendido, aí vi uma menina lendo ebooks no smartphone dela. Veio o estalo que aquela meia hora eu poderia gastar lendo, e depois prestei atenção que no mesmo dia gastei aproximadamente 50 minutos em situações parecidas (esperando, sem poder fazer nada), não deu outra, no dia seguinte comprei um smart, saí de uma média de 1 livro a cada 10 doas pra 3 livros por semana. Num instante coloquei a leitura em dia e ainda fiquei adiantado com as leituras das duas pós-graduações.

Com isso, quero dizer que muito provavelmente você tem pequenas janelas de tempo durante o dia, que se você aproveitar para praticar bem concentrada, podem te ajudar a progredir, não vai ser o mesmo que treinar várias horas, mas com o tempo você vai pegar o ritmo pra tirar o máximo proveito desses pequenos intervalos, e isso pode até valer mais do que horas de treino sem foco. Aí nas férias da faculdade, vc treina muito pra compensar, e vai fazendo isso até terminar o curso.

Acho que é isso mesmo.

Beijão.

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


=S

Viics
Obrigada pelo conselho :)

Sir.Paulo
Carregando
Ok, eu já pensei nisso, mas aqui não tem conservatório de música! Não tem facul de música! O que eu faço?
Meus pais não deixariam eu me mudar de cidade pra morar sozinha..

Obrigada pelos conselhos!

paulinho pc
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz


fase Juh...estude,se forme,e toque sua guitarra. Mas não deixe seu curso não. Nessa fase da sua vida,ele é mais importante,não só pelo possível conforto financeiro,mas pelas amizades que a facul proporciona,as festas que terão,o enriquecimento cultural...é a fase mais gostosa da vida,acredite!

Velvete
Veterano
# abr/11 · Editado por: Velvete
· votar


Juh_Cruz

1 - No mínimo, vejo minha futura profissão como forma de manter meus "vícios". Dentre eles, a guitarra.

2 - Quem montou banda e fez sucesso (isso é relativo) não se dedicou a música a ponto de fazer faculdade de música. O que não quer dizer que eles estavam ocupados com a faculdade de outra coisa...rs

3 - Até que ponto a guitarra não é um alívio para a rotina entediante-estressante?

4 - Muitas bandas se formaram na faculdade: Queen, Engenheiros do Hawaii, Los Hermanos...

5 - Eu entrei na faculdade com 20 anos e já tocava guitarra há muito tempo. Senti falta, mas sabia o quê queria - precisava do curso.

6 - É possível se dedicar minimamente a guitarra e ser melhor que muita gente. Basta se dedicar sempre e de forma séria. Não se esqueça que muitos "guitarristas" (e eu me incluo) passam mais tempo no forum, no Mercado Livre ou limpando o instrumento.

7 - Brian May completou a pós graduação em astrofísica há poucos anos. Quem sabe o tempo das coisas na vida?

Espero ter ajudado (um pouco)

Insomniac_
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Já pensei muito sobre isso, demais mesmo! Vivo o mesmo dilema que você, mas no meu caso, eu gosto muito da profissão que escolhi, então vou continuar, mas sem largar a guitarra.
Sinceramente? você quer viver de guitarra? Curte isso mesmo? Então, segue isso! Não deixem que te digam que não vale a pena, que vai morrer de fome, que o Brasil é isso e aquilo e blábláblá. Sério. Leve a sua vida musical a sério, estude o máximo que puder e vá em frente que você consegue! Aqui tem alguns profissionais que com certeza te ajudariam com dicas caso necessário.
Abç

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Venho de uma família de músicos, mas me decidi por um caminho mais "estável" e o resultado é que sou infeliz no que faço sou Analista de Sistemas e tecnólogo em IT sempre gostei de Tecnologia e Informática, mas só depois fui perceber que o que eu gosto mesmo é Historia e Geografia e agora aqui estou eu reingressando em uma Faculdade e na esperança de ser um futuro professor!

Meu avo sempre me dizia que "é sempre melhor arrepender-se de ter feito o que se arrepender-se de nunca ter feito"!


Existem varias instituições que possuem o curso de licenciatura em musica no sistema EAD!

fran329
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Eu, no seu lugar, não largaria a facul (até pq minha mãe me arrancaria os couros). Mas a situação é realmente complicada.

Vc gosta da facul, porém, não mais do que tocar guitarra e isso vai acabar atrapalhando seus estudos, seja em relação à facul ou a guitarra.

Eu faço facul tb e trabalho, porém não tenho uma banda e não me dedico ao estudo de nenhum instrumento musical, só q to pensando em aprender sax... mas aí eu decidi da seguinte forma: tenho 19 anos de idade, posso muito bem terminar logo essa facul e depois me dedicar ao sax, me dedicar mesmo, ainda q aconteça algo que possa atrapalhar os meus planos eu não preciso necessariamente desistir dele, seja no futuro, seja agora, e assim espero não ter do que me arrepender.

White G3
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Eu também estou mesmo barco que vc.
Também já me perguntei o pq de eu não ter aproveitado pra treinar enquanto tinha tempo livre.E isso me "atormenta" todo dia.

nichendrix
Veterano
# abr/11
· votar


Velvete
7 - Brian May completou a pós graduação em astrofísica há poucos anos. Quem sabe o tempo das coisas na vida?

É Sir Brian May é PhD em Astrofísica, se não me engano junto com o Ph.D ele tb conseguiu um Sc.D.

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


pulgadopc
huahasuhsuhsauashusah
casa, comida, roupa lavada, guitarras, viagens e muito mais?
Olha lá hein.. prometeu tem q cumprir.

nichendrix
humm entendi
então.. esses dias eu estava organizando meus horários (depois posto aqui) e realmente sobra um tempinho, mas acontece que nesse tempinho a vontade q eu tenho é d descansar.. é d não pensar em nada!
Mas vc me deu uma ótima idéia! Não tinha parado pra pensar nisso.. Pode me ajudar nos estudos da facul.. e daí sobra tempo pra treinar guitarra.. vamos ver!
Brigadão pelo comentário!!
beijos

paulinho pc
estou me convencendo a não desistir... aiaiai
obrigada pelos conselhos!

Velvete
Ajudou com certeza, mas me deixou mais em dúvida! hihihi
obrigada!
:]

Insomniac_
Pensei q ngm diria isso! hehehe
Valeu! agora estou mais confusa ainda! aeuhauhahauaeh
mas vou parar pra pensar nisso tudo... abraços

Sir.Paulo
Como que é esse sistema EAD??

fran329
Meus pais n me arrancariam o couro, mas com certeza ficariam muito decepcionados.. e eu tbm n quero isso.. ai meu Deus :(
Entendi, eu já pensei assim tbm. Mas tbm já pensei ao inverso, tipo... me dedicar agora na guitarra.. e lá pelos 25 anos voltar pra facul.. mas sei lá =X

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Termina primeiro a facul aew depois que estiver bem empregada se mantendo bem e com tranqüilidade vc terá tempo de estudar Guitarra, e quando agente tem pouco tempo agente aproveita melhor ele.

O seus país não podem te impedir de fazer o necessário para ser o que vc quer ser, eles tem que querer que vc seja o que quer ser e não o que eles querem que vc seja, assim como quando damos um presente para alguém devemos dar algo que a pessoa queira ganhar e não algo que vc queira ver aquela pessoa usando ou etc...

Mas te digo uma coisa, quando começar algo termine, se não vc vicia em começar e não terminar e isso é muito ruim e atrasa muito a vida, agora que começou termine a facul, não será para sempre, e depois vc pode ate pensar em fazer uma de musica.

Anjus
Veterano
# abr/11
· votar


Bom, vou dar o conselho de acordo com a minha experiencia...

Siga sua vida e continue na facul, calcule cada segundo, horario de almoço, minutos de sono, tempo no banhero, calcule tudo entre a facul e ao seu instrumento.

Dai com o tempo maior, procure tentar construir esse possivel caminho na musica enqnt faz sua facul, aproveite a faculdade, oportunidade de conhecer muita gente nova e muitos musicos que podem estar passando pelo mesmo dilema, quem sabe a partir dai vc consiga ir formando uma relaçao com a musica paralela a sua faculdade.

A partir dai existem varias possibilidades, como eu tive, mas a banda que eu tinha nao era bem oque eu gostava(nem os outros membros) entao decidimos acabar com a banda e todo mundo seguir o caminho.

Boa sorte com tudo e lembre sempre.

Sonhe alto e com os pés no chao pq a atitude vale mais que a aptidao...

SmugShooter
Veterano
# abr/11
· votar


Existem varios fatores sobre a ideia de "viver" da musica ser algo legal, por exemplo Sir Paulo falou sobre dar aulas de guitarra.

Eu sinceramente não gosto nem um pouco de ensinar, mesmo estando com uma guitarra (e teoriacamente ser meu "sonho") eu acharia extremamente chato passar horas ensinando e respondendo duvidas repetitivas de pessoas diferentes.

Não é porque alguem sonha em ser piloto de formula1 que ele vai ser feliz trabalhando como mecanico por exemplo.

Todo mundo tem uma profissão dos sonhos, mas voce as vezes precisa se conformar com a realidade, voce não precisa se dedicar completamente a guitarra pra ser feliz com ela.

Continua com a sua faculdade que é uma garantia financeira maior, ela vai te dar grana pra melhorar seu equipamento. Se voce organizar seu tempo e continuar praticando nada impede que voce consiga entrar numa banda com 25 ou 30 anos.

Insomniac_
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Sério, mesmo!
Não deixe que a sociedade e seus costumes tomem as decisões por você. Faça o que você acredita, siga seus ideais e bons sons! Muita gente que fala sobre música fala com puro achismo, nunca esteve "lá", nem perto.
Como eu disse, fale com uma galera profissional daqui (brunoepronto, De Ros, etc) que certamente eles te ajudarão no que você precisar.
=)

marcosshrp
Veterano
# abr/11
· votar


E quem disse que faculdade não é duvidoso?!

Me diz oq é algo certo nessa vida.. Oo

Largue a facul e se dedique a musica..

Velvete
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz


Perai!!! rs Estou "tentando" te manter na faculdade e vc diz que te deixeimais em dúvida!!!

Bem, devo ter ajudado mas não te convenci que formar e ganhar dinheiro garante nossa primeira FENDER!!!rs

Bonnerfl
Veterano
# abr/11
· votar


Eu comecei trabalhar e estudar
eu tbm , e ainda faço facu a mais de 80km de casa, todo dia perco umas 4h do meu dia so indo e voltando de busão de lah , e ainda assim consigo tocar guitara e surfar nos fins de semana!!!

eh bem simples arranjar tempo:
acordo 7 e meia , volto as 16 e 45, pego o buso as 5 e 30 , chego em casa denovo as 00 e 45 dai em vez de dormir toco ate umas 2h ou 3h(se eu estiver empolgadaço) e recomeça a rotina...

ou seja: se vc quer arranjar tempo DURMA MENOS!!!
se vc quizer 1h de estudos durma uma hora a menos, bem simples , ai pra eu não sofrer muito com o cansaço eu compenso durmindo no busão (qndo dá) e ainda estudo na hora do almoço, ja q faço engenharia mecanica.

qndo se quer fazer algo sempre se arranja uma solução, e depois vou ter bastante tempo pra dormir qndo eu estiver velho ou morto
flw

LucasBM
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Tudo tem seu tempo.

/MomentoRealidadeON

Se fosse um cara qualquer iria dizer: "Para de frescura vagabundo, vai estudar, tu num quer ser nada na vida ? Só quer vagabundar por aí ?" kkkk

/MomentoRealidadeON

Bonnerfl
Veterano
# abr/11
· votar


LucasBM
Se fosse um cara qualquer iria dizer: "Para de frescura vagabundo, vai estudar, tu num quer ser nada na vida ? Só quer vagabundar por aí ?" kkkk

eu tava pronto pra mandar uma dessas e ainda mantar TNC!!! hehehe, mas sempre temos mais tolerancia com nossas colegas ;D, mas fazer o que neh? eh a realidade, viver da musica num eh nem um pouco facil, e ainda mais dificil ainda eh viver tocando algo q vc gosta...

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


White G3
Sim, isso é um tormento..
queria poder voltar no tempo..
mas o q passou, passou! Infelizmente...

Philipi
e quando agente tem pouco tempo agente aproveita melhor ele.
pior que é verdade.. rsrs Experiência PRÓPRIA!! haha
Sim, mas meus pais não me impedem d fazer o que quero.. Teve uma época q eu parei d tocar guitarra, não queria mais saber, e meu pai foi o q mais me incentivou a voltar tocar! Minha mãe tbm.. Graças a Deus qto a isso n tenho q reclamar..
Mas eu tenho certeza q eles ficariam tristes se eu saísse da facul.. eles estão me dando a maior força.. n quero decepciona-los.

Anjus
Obrigada pelo comentário Anjo!^_^
Vou calcular melhor meu tempo!

SmugShooter
Eu sinceramente não gosto nem um pouco de ensinar, mesmo estando com uma guitarra (e teoriacamente ser meu "sonho") eu acharia extremamente chato passar horas ensinando e respondendo duvidas repetitivas de pessoas diferentes.
Penso exatamente q nem vc... não quero dar aula de guitarra...

Todo mundo tem uma profissão dos sonhos, mas voce as vezes precisa se conformar com a realidade, voce não precisa se dedicar completamente a guitarra pra ser feliz com ela.
Tá certo... brigadão pelo comentário!!

Insomniac_
Valeu! ;)
Queria que eles aparecessem aqui.. =(
Por que agora pelos posts que li, to vendo q o melhor é não sair da facul..

marcosshrp

<o>
obg pelo comentário!

Velvete
hsausahusahusahsau
ahh agora sim me convenceu... ou não =|
aiaiaiaiai
obrigada!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


marcosshrp
Me diz oq é algo certo nessa vida..

Impostos e morte.

Matheus Vengeance
Veterano
# abr/11
· votar




Se você casar comigo pode largar a faculdade que eu te dou tudo.



pqp os caras aki são pica de dinossauro demais vtnc

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


se fosse um homem seria


" VAI ESTUDAR SEU VAGABUNDO DOS INFERNOS "

Matheus Vengeance
Veterano
# abr/11
· votar


marcosshrp
Me diz oq é algo certo nessa vida..

Impostos e morte.




FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFU KKKKKKKKKK

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Bonnerfl
eu estou dormindo umas 5,6 horas por dia!
É muito poucoooo!=(
mas vlw pelo comentário!

LucasBM
HASUHSAUASHUASHUASHASUHASUASH
não tenho culpa por ser mulher...

Boggione
Veterano
# abr/11
· votar


Me diz oq é algo certo nessa vida..

Impostos e morte.


Pura verdade.


Gatinha, nao saia da faculdade, consilie o seu tempo, durma menos, e dificil sim consiliar o tempo quando se estuda, trabalha e toca guitarra.

Siga a dica do Bonnerfl e seja feliz.

Abraço

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra? Trocar o 'certo' pelo duvidoso?