Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra? Trocar o 'certo' pelo duvidoso?

Autor Mensagem
thmenezes_RJ
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Não largue a faculdade. Desculpa a honestidade, mas isso é uma tremenda burrice. Seja adulta. Se dedique a música na medida do possível, mas não chute o balde do resto.

Eu sou engenheiro. Já trabalhei como músico. É foda. No início é legal. Vc dá aulas, sempre sai pra tocar, se diverte afinal está fazendo o que gosta...

Agora espera os dias ruins pra vc ver. Aquele dia que vc está morrendo de sono, mas tem que tocar a 01:00 da manhã. Ou então quando começa a doer as costas e ainda falta uma hora de show. E quando vc pega um aluno burro (tem muito...), que não consegue entender a diferença entre um sustenido e um bemol? E tem dia que o ar está tão frio que sua mão fica dormente !!! Já fez acordes com a mão dormente? Pois é. E tem dias que está tão quente que sua guitarra vira uma cachoeira. E quando te chamarem pra gravar uma coisa, daí chega na hora, mudou tudo, vc fica o dobro de tempo no estúdio e ainda assim faz o trabalho por 10% a mais do cachê combinado, afinal, é melhor do que nada.

Vc é mulher. Nos dias da tpm, que tal sair pra tocar com dor, cólica, lembrar que seu cachê é ruim e que vai todo embora em contas? Que seu cabelo vai ficar fedendo a cigarro no dia seguinte inteiro (isso melhorou agora aqui no RJ com a lei do fumo em lugares fechados, mas em certa época meus cases, bags, roupas, a mala do meu carro, tudo fedia a cigarro permanentemente). E olha, nem vou entrar no mérito da qualidade do som das casas aqui do Rio, muito menos na questão de ter que tocar coisas que detesta... (músico que fica escolhendo morre de fome).

De repente, tocar guitarra não parece tão legal... né ? Parecem meio alarmistas as situações que descrevi, mas de fato, vivi todas. A questão é simples: o quanto vc está disposta a passar por tudo isso. Eu, em determinado momento, decidi que não estava mais disposto.

Trabalhar como músico me atrapalhou muito na época da facul (sim, eu sou retardado, saía pra tocar, chegava em casa as 5 da manhã e às 7 tava fazendo prova de cálculo). Hoje eu vejo como fui burro e perdi tempo.

Dá pra ganhar dinheiro como músico. Sim. Porém, se vc não faz parte de uma minoria, vc vai ter que ralar MUITO. Mas entenda o que eu quero dizer: é MUITO mesmo !!! Isso, é claro, se vc quer manter o seu padrão de vida elevado, coisa que eu sempre quis fazer e quando senti que não dava só com música percebi o quanto de tempo eu havia perdido.

Até hoje eu ainda toco e trabalho com música. Ontem mesmo toquei por quase 3 horas por um cachê de R$ 150. Mas sou bem mais relax hoje em dia, só faço freelances e talz, porque sei que não preciso dessa grana pra viver. Basta dizer que, se o dia tivesse 30 horas e eu trabalhasse as 30, não ganharia o que ganho na minha outra profissão. Não tem jeito, essa é a vida do músico.

Não largue a faculdade.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


thmenezes_RJ
É foda!
Tu sofreu pracarai hein!]

Porém tu viveu!

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/11
· votar


Viciado em Guarana
Tu sofreu pracarai hein!
Porém tu viveu!


Vale lembrar isso também. Apesar das dificuldades, aprendi muito mesmo, tanto como músico quanto como ser humano. Esse lado é sem dúvida, importante, como experiência de vida foi muito legal. Hoje, mesmo tendo certeza que tomei a decisão correta, tem momentos que fico me lembrando dos perrengues e de como a galera se divertia, de viagens doidas pra tocar no interior, em cidades de praia...

Teve o seu lado positivo, com certeza.

Villts
Veterano
# abr/11 · Editado por: Villts
· votar


Olha eu:

Tranquei a faculdade de arquitetura e fiquei um ano tocando guitarra umas 16h/dia

Agora arranjei um trabalho ocioso pra me dedicar a um estudo um pouco mais espiritual e teórico da coisa e começarei logo aulas de canto, juntando dinheiro pra comprar equipamentos e etc.

E pretendo simplesmente estourar até meus 24 anos (é sério).

Quem é inteligente, convicto e sabe se vender... vai se dar bem, seja qualquer o ramo. Só nunca fique parada! Sempre esteja atrás, SEMPRE!

eu por exemplo não tenho medo nenhum em pensar que daqui anos posso virar um mero hippie de estrada, porque tenho uma convicção absurda dentro de mim e é isso que falta pra maioria dos músicos...

Você precisa entender que tudo é imagem, o mundo não comercia qualidade, e sim nome e imagem (independente se passa qualidade ou não), infelizmente.

Boa sorte de verdade! Fiquei muito feliz por ver vc postando esse tópico!
(e prepare-se pra virar a ovelha negra da família)

Pense alto sempre! Músico que se contenta em só ser um músico qualquer de esquina vai reclamar da profissão 25h/dia!
Beijos!

Villts
Veterano
# abr/11
· votar


P.S.: Eu DUVIDO que algum cara que trabalha com música vai te incentivar a isso... brochante.

Villts
Veterano
# abr/11
· votar


E ah... vc já fez a decisão... só quer entender o que decidiu agora. Assim foi comigo

sidguitar1
Veterano
# abr/11
· votar


fiz isso em 94. tinha passado em bacharelado da informatica na puc, mas vi q so seria feliz na musica, mas e bem ingrata essa vida, sei la, aconselho vc a fazer as duas coisas, musica e a tua facul, se vc estiver se sentindo infeliz como eu me sentia, perdendo meu tempo em algo q eu nao gostava, mergulhe de cabeça na musica e se prepare pra escutar muita abobrinha da familia, mas eu pagaria o preço denovo,bjosJuh_Cruz

Emogotic
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz


Como diz o velho ditado: Se conselho fosse bom não seria dado, seria vendido.

Concordo com a maioria que diz para você manter a faculdade.
Mas, quem garante que um curso superior é um porto seguro?

Tenho um amigo que abandonou a facul em prol da música e hoje em dia vive muito bem tocando um instrumento.

Muita gente não consegue o que realmente quer por medo de se lançar no caminho.

Como já dizia o poeta: "Ouça o que eu digo, não ouça ninguém".


Siga o seu coração.

Alan_Domingues
Veterano
# abr/11
· votar


Você está na fase do "o que fazer". É uma das fases mais difíceis da vida.

Se quiser eu ajudo por e-mail.

Tem certos assuntos que são melhores de se conversar por e-mail, porque aqui existe muita gente que acha que qualquer fórum é OT.

erico.ascencao
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Eu me formei na faculdade no fim do ano passado e sei como é este lance de você ter a sua vida consumida por ela. A partir deste ano comecei a ter uma rotina mais organizada, com trabalho das 8:00 às 17:00 e o meu tempo em casa sendo livre de verdade. Enfim, entendo a sua falta de tempo.

O que eu acho que você deve parar pra pensar é em como você gostaria de viver de música. Pelo o que eu percebo, viver de música é algo que pode envolver várias coisas: fazer arranjos, gravações com outros músicos, ser sideman (ou sidegirl no seu caso), fazer voz e violão em barzinho, montar banda de baile, dar aulas, dar workshops, divulgar seu trabalho com CD próprio ou DVD, etc.

Existem muitas coisas além de ser famoso e fazer shows. Vou dar o exemplo do meu professor, o Kleber Shima. Ele fez faculdade de música (se eu não me engano bacharelado em violão erudito nos EUA), dá aulas há 18 anos (hoje ele tem 36 de idade) e toca com uma banda de covers diversos na noite de São Paulo. Pelo o que eu já pesquei, ele tem uma quantidade de alunos que garante a ele uma renda no mínimo duas vezes maior do que o meu salário de Engenheiro. E ainda tem o cachê da banda dele, que toca em bares grandes aqui em São Paulo...

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Minha vida é assim tambem... A diferença é que eu queria me dedicar ao canto lírico e ao piano clássico...

é complicado, porque nem tenho quem me ensine onde eu moro. Tem piano, mas eu nao tenho tempo nem na hora do almoço nem final de semana.

Mas eu não desisti e nem nunca vou desistir... Não pretendo viver de musica, mas tocar piano sempre foi um dos meus maiores sonhos...

Não sei se pode valer alguma coisa pra vc, mas o que eu vou fazer, ou o q pretendo fazer, é terminar minha faculdade, sair dos meus empregos e trabalhar por conta propria, e aí sim, me dedicar à musica.

Mas a minha historia é outra, porque nao quero viver disso...

Mas se for mesmo o seu sonho, porque nao faz faculdade de musica?

Ps.: Qual faculdade voce faz?

Tivertimailaif
Veterano
# abr/11
· votar


Eu quase criei um topico, extremamente parecido com o seu umas duas semanas atras ^^ Só que minha situação acho que está um pouco pior que a sua kkkkkkkkk

Eu trabalho o dia inteiro também, e estudo a noite numa cidade vizinha, chego em casa, geralmente 00:30. Estou no segundo ano do curso de Contabeis, e ultimamente não tenho suportado o curso, e para piorar (ou melhorar) no começo do ano, meio que do nada, meu amigo vem e me chama pra montar uma banda cover do Maiden (meu maior sonho) e as coisas na banda foram fluindo de tal maneira, que podemos dizer que, "a magia da música, ali aconteceu". Chegamos a nos apresentar, curtiram demais a banda!

Só que é agora que vem a pior coisa, ultimamente, devido ao cansaço, estou quase virando um zumbi =S Não consigo mais, chegar em casa 00:30 fazer os trabalhos da escola e estudar guitarra até 02:00, ficou impossivel de dormir só 4 ou 5 horas por dia.

A decisão que eu resolvi tomar foi, terminar a faculdade (pq sou pobre, não tenho condições de ficar mudando de curso kkkkkkkkkkkkkkkkkk) e ir largando da guitarra aos poucos (até não aguentar mais viver como zumbi kkkkkk)

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


Juntando todos os depoimentos aqui acho que dá pra concluir que o ideal seria vc continuar com a faculdade e ir estudando guitarra paralelamente. Atualmente é isso que faço e tenho conseguido adiminstrar, mas as minhas pretensões atuais como guitarrista são mínimas. Não posso deixar de admiitir que a prioridade no momento é a faculdade.

Porém, a decisão final é sua. Para tudo existe seus prós e contras.

erico.ascencao
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Você nem comentou qual faculdade faz, mas aí vai um conselho: chegue pelo menos até a metade dela. Se você passou da metade do curso e não curtiu, então aí sim você tem condições de concluir que não gostou daquilo e que vai sair.

Bonnerfl
Veterano
# abr/11
· votar


pra montar uma banda cover do Maiden

se eh pra tocar Iron pode !

termina esse semestre, tranca a matricula e vai fundo, depois se num der certo vc volta, vc tem so 18 mesmo!

Simple_Guitar
Veterano
# abr/11
· votar


minha historia é a mesma...larguei tudo (inclusive o colegio) para me dedicar a musica, ainda nao consegui nada de concreto, mas trabalho dia todo e voltei a estudar a noite, mas me esforço para manter rotina de estudo na musica, nao importa c for de madrugada, mas para mim muisca é, e sempre será prioridade, nao importa q falem, nao faço faculdade pq nao me interessa outra profissão, so depende de mim para conseguir o quero, e iriei largar tudo se for preciso...tem como sim viver so de musica mas e preciso se esforçar muittooo...assim como qlq outra profissão bem sucedida...

Carregando
Veterano
# abr/11 · Editado por: Carregando
· votar


Juh_Cruz

sobre o sistema EAD que falaram na primeira pagina...

é o Ensino a distancia. Pode ser uma opção...

mas em nenhuma cidade por perto nao tem faculdade ou conservatorio?

eu gasto em média 400 reais de Van por mes pra ir pro meu conservatorio todos os dias.
é caro, porque na minha cidade também não tem facul, nem conservatorio.

mas tem que investir pra conseguir alguma coisa.

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi
Tbm acho q meu horário de acordar deveria ser mais fixo, mas quem disse q eu consigo?? hehe
Qdo dá enrolo o q mais posso na cama...

Nóssa vc faz aula de guitarra no intervalo do expediente do Serviço, eu tirei o chapéu p/vc.
é, valeu! /o/
foi o único horário disponível que encontrei..

Viciado em Guarana
"No pain, no gain!"
pois é...

rhoadsvsvai
obg pela opnião! :)

Bonnerfl
sim, até arrumei um tempo pra academia, pq academia me faz muito bem..
mas é um SACRÍFICIO acordar cedinho pra ir malhar >(

Estou cursando Jornalismo, são 4 anos.. estou no primeiro ainda, hihi

Loues
Sim, a decisão é só minha, mas é bom ouvir conselhos de pessoas mais experientes, as vezes os outros podem nos mostrar aquilo q n estamos conseguindo (ou querendo) ver..
Obrigada pelos conselhos... :)

Tu treina uma hora por dia? Já dá pra evoluir legal treinando esse tempo...
Sim.. dá mesmo??

Junior AJNB
Obrigada pela dica, mas n compensa pro meu bolso pagar a academia e ir só 2 vezes..

Felipe F
bela frase..

marcosshrp
Viciado em Guarana
Pronto, ta ai a solução.. abandone a igreja!

Se hoje eu toco guitarra, tenho q agradecer a igreja q participo, pois foi quem me apoiou pra começar.
E isso com certeza não é solução pra mim.

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Bigtransa
Sim, comecei esse ano...
obrigada pelo conselho :)

Paulovitor
Obrigada pela dica, mas n saio do meu emprego não..
eu amo o meu emprego... e outra.. tenho q aprender a me virar e parar d dar gastos pros meus pais... hehehe
abraços

thmenezes_RJ
Obrigada pela honestidade..

De repente, tocar guitarra não parece tão legal... né
é.. rsrs
nunca parei pra pensar assim.. obrigada por abrir meus olhos..
me fez ver de outra forma.. agora tenho q digerir isso tudo.. hehe
valeu de coração!
=)

Villts
Corajoso!
Com qtos anos vc trancou a facul? E a qto tempo vc já tocava?

Eu estava praticamente determinada a não sair da facul depois do post do thmenezes_RJ aí aparece você!!
AHHHHH <o>

Sinceramente agora eu to confusa, hehe
Mas enfim.. Eu tenho q parar pra pensar nisso tudo agora.. Nos pós e contras nas duas opções que tenho... Pq até então eu n tinha parado pra pensar como a maioria aqui falou.. Agora caiu minha ficha.. hehe
MUITO obrigada pelo comentário!
Desejo boa sorte na sua carreira! Quem sabe a gente se trompa por aí! /o/

E ah... vc já fez a decisão... só quer entender o que decidiu agora. Assim foi comigo
será? :S
beijos

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


sidguitar1
Muito obrigada pelo comentário!!
Vc não se arrependeu??
beijos

Emogotic
pois é... ta dificillll tomar uma decisão...
de qualquer forma, brigadão pelo conselho.. :)

Alan_Domingues
Opa, muito obrigada!! =')
vou mandar nos seus recados meu email, ok!? :]

erico.ascencao
é bom saber q outras pessoas já passaram por isso.. hehe
então, eu quero tocar com uma banda.. mas tenho q pensar em algo mais né? não posso ser limitada assim... Acontece é q nunca parei pra pensar em fazer outras coisas na área da música..
Obrigada pelo comentário, gostei do exemplo do seu professor..
=]

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


depois eu respondo os demais..
muito obrigada a todos!!

davidjnio
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz


Faz o que seu coração mandar,
eu vou fazer assim:

Após concluir a facul e estar bem empregado
me dedicar a guitarra
:D

Obs.: Este Tópico só Rendeu por Ser da
LINDISSÍMA E PODEROSA
E Gos KK'

Juh_Cruz

lespaulbabilon
Veterano
# abr/11
· votar


Cara, eu faço Medicina na Universidade Federal de Uberlândia.
Estou no terceiro ano. E quer saber? Eu ainda sonho em viver de música. Mas mantenho os pés no chão. Vou terminar minha faculdade, ter meu diploma, fazer uma residência que me agrade e tentar algo com a música.

Muito provavelmente vou ser um músico amador, que toca por diversão e não para sustentar uma família.

Mas também pode ter certeza que se alguma oportunidade maior surgir após meu curso, eu abraçarei com todas as forças. Mas dessa vez com convicção e sem medo de me ferrar para frente. Deve ser o melhor jeito de curtir a música.

BuriedAlive
Veterano
# abr/11 · Editado por: BuriedAlive
· votar


Juh_Cruz
(Se ficar com preguissa de ler, eu entendo, mais tá aí se vc quiser pensa um pouquinho...)

Seguinte:
Tenho 15 anos entao nao passei nada perto do que o thmenezes_RJpassou, tambem nao trabalho e tenho a tarde toda livre, estudar das 7:30 as 11:30 é meu único compromisso, entao se quiser ignorar minha opnião, tranquilo, mais vo dizer o que eu acho...

Moro com meus pais, que têm uma renda boa, coisa normal de familia de classe média,sou filho único...

Meus pais saem de casa pra trabalhar todos os dias da semana as 6:40 e voltam as 17:00, sendo que trabalham em outra cidade...

Ambos chegam em casa extressados TODOS os dias... Quando chegam em casa parecem que tiraram Toneladas das costas deles...

Meu pai trabalha a mais de 7 anos num emprego que ele detesta, pois tem uma grana boa..
Já cansei de contar quantas vezes ele me disse: "Bruno, vai atrás do que tu gosta, quer levar a guitarra pra frente? entao leva, por que eu me arrependo até hoje de nao ter feito o que eu gosto"
___________________________

Por outro lado, tem o meu professor de guitarra...
Ele vive da música e do dinheiro que ele arruma com a banda dele...

Ele COMEÇOU a tocar guitarra com 20 Anos!
Hoje ele tem 27(se nao me engano) e não tem UM dia que tu fale com ele, que ele nao esteje rindo e falando bestera...
Ele nao ganha muito obviamente, mais ele tem a casa dele, o carro dele, os equips dele (que sao tops, diga-se de passagem) e ta lá felizao da vida...


A minha escolha eu ja fiz, Eu vo trabalha no meio músical, seja tocando em banda, acompanhando alguma dupla, seja em uma loja, mais eu quero estar nesse meio por que é o que eu gosto...Parece facil falar assim pq eu nao to na tua situaçao,eu sei ne...mais isso eu ja decidi...

Kiko Loureiro disse uma vez:
"Se voce quer mesmo tocar, e nao quer fica atrás dum computador fazendo conta, entao vc tem saber que voce quer tocar! nao importa o que, mais voce quer tocar, primeiro voce toca a musica dos outros, depois voce toca a TUA música...

Bom,acho que é isso...

Abraço! e boa sorte independendo do que tu escolher..


EDIT: (o tal video do Kiko que eu falei, talvez possa te ajudar...)



sidguitar1
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
sidguitar1
Muito obrigada pelo comentário!!
Vc não se arrependeu??


nada, ja acho q to longe de tocar do jeito q quero tendo abortado a facul, com certeza se eu tivesse feito ela ia ficar na noia de achar q nao toco bem pq perdi 4 anos em algo q eu nao ia usar, bjo

erico.ascencao
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Eu já pensei neste lance de me dedicar a música porém com objetivos bem mais modestos do que eu imagino que você está pretendendo. Eu quero apenas ter uma banda que sustente o vício musical, não quero viver da música.

tonante_com_emg
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Oia,pensa do jeito mais alto: "se eu terminar a faculdade,vou conseguir um bom emprego e comprar uma gibson".MEU modo de pensar é esse ;)

Jeff_fryer
Veterano
# abr/11
· votar


perguntas.

*você se sente feliz com esse curso?
*isso que vc quer pra sua vida?
*vocÊ acha que se formando e tendo um emprego com salario bom, MAS vc odeia o que faz e so faz pra ganhar dinheiro vc ia se tornar realizada? vc se mata trabalhando, fica entediada, com raiva, triste, deprimida, e possivelmente vai pensar em suicidio!
obs: exagerei na ultima, hehe

moral: não adianta nada fazer o que não quer, mas pensando em fazer o que quer, LOL?

MMI
Veterano
# abr/11
· votar


Juh... Vou falar minhas besteiras aqui, não leva a mal não.

Como já falaram e repetiram aqui, "no pain, no gain". Você pode até amar seu trabalho, como disse acima, mas se trabalho fosse bom não teria esse nome, seria diversão. O que quero dizer com isso é que tocar para se divertir (ou se restringir unicamente ao que de dá prazer) é uma coisa, trabalhar é outra bem diferente. É o que falaram ali atrás, a barra pesa quando se tem que tocar por 150 merréis com sono, dor, fome e frio. Tem um filme dos Beatles que conta exatamente isso, da época que eles estavam começando e foram tocar na Alemanha, que sofreram pra caramba. Depois veio a fama, a grana, sucesso, mas acabou enchendo o saco mesmo assim. É de se pensar, não é?

Eu tenho minha profissão, faço questão que a música seja um divertimento, sem compromisso, para mim é obrigatório que seja um hobby. Para mim tem que ser paixão, tesão, não pode virar um casamento de quarenta anos que convivo mas não aguento mais. Tenho sorte de ter conseguido, com muita luta, algum sucesso profissional e alguma estabilidade financeira, que jamais teria conseguido com a música. Por tudo isso a música para mim raramente me rende algum dinheiro, faço questão de dar toda minha parte e por conta de fazer sem receber, me livro de muitas obrigações, faço quando e como quero. Mas por estar nisso há muito tempo e por outros fatores, acabei conhecendo, gravando, tocando ou mesmo só papeando ou tomando umas com muitos músicos que com certeza você conhece e outros que provavelmente não conhece também. Tenho certeza que a maioria lhe falaria para continuar nessa sua rotina de faculdade e aulas de música, para não abrir mão de nada agora. Música como profissão não é tão simples. Um dos caras que eu conheci é o Faíska, que para mim é um dos maiores guitarristas do Brasil. Posso garantir que ele faz com o maior carinho por ser um excelente profissional, mas não pense que ao tocar com Wanessa Camargo e Fabio Júnior ou mesmo dar aulas é o que mais dá tesão nele (frase dele para explicar isso: "vergonha é geladeira vazia!"). Sugiro antes de você jogar tudo para cima pegar umas férias e vir para Sampa ou Rio, conhecer músicos em seu ambiente de trabalho, ficar nos estúdios, conhecer palcos... Você vai aprender bastante coisa, até técnicas de guitarra e gravação, mas vai conhecer de fato a profissão de músico. Aproveite e converse com os caras desse fórum que ganham a vida assim, como o De Ros, o Matheus Starling e outros.

Abç

buddy guy
Veterano
# abr/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Juh_Cruz



Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra?

R=Nem pensar,loucura total se fizer.Ainda mais pra viver de música aqui nesse país,onde o povo só dá valor em músicas de "boquinha da garrafa","rebolation" e por aí vai.Não faça uma doideira destas,concilie as coisas !!!

Trocar o 'certo' pelo duvidoso?

R=Se abandonar a facul pra fazer isto,será sim !!!

Grande beijo !! Juízo pro C !!!


EDIT E ah,se conselho fosse bom,ninguém dava né,vendia !! Depois vc me dá um caminhão de beijos aí,para modo de pagar pelo conselho.ASHAUSHSUAHSUSHA....................vou cobrar pelo conselho de forma mais divertida...ahãããããaaammmmmmm

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra? Trocar o 'certo' pelo duvidoso?