Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra? Trocar o 'certo' pelo duvidoso?

Autor Mensagem
Chad Stroke
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

mas tbm n podemos ficar pensando negativamente sempre, se n as coisas n vão pra frente mesmo..

Sim, o que eu quis dizer é que na música você sempre tem de estar preparada para o pior, não importa a hora.

Practus
Veterano
# abr/11 · Editado por: Practus
· votar


Juh_Cruz

Pois é... várias pessoas já vieram, deixaram seus comentários e impressões, todas extremamente válidas e relevantes. E como você mesma disse, já tem muito para refletir e analisar...

Não vou aqui dizer nem que sim, nem que não... Afinal, isso é muito pessoal, e temos exemplos positivos e negativos em ambos os lados (tanto naqueles que vivem de música, quanto nos que não vivem).

O que você precisa sempre ter em mente é que, não importa o caminho, a maioria das pessoas normais sempre passa por desafios.

Caso opte por largar a faculdade e viver de música, você pode ser extremamente feliz e realizada profissionalmente, mas com certeza terá inúmeras dificuldades (já exemplificadas aqui incansavelmente) na carreira de musicista. Desde os treinos infindáveis para melhorar a técnica (e nem sempre você vai estar no pique para isso), até dificuldades em manter um orçamento adequado às suas despesas.

Mas o mesmo ocorre se optar por continuar a faculdade. Exercer uma profissão como Publicidade, não é sinônimo de estabilidade financeira e tranquilidade. Provavelmente você precisará viajar a trabalho diversas vezes, começará sua vida profissional com um salário baixo, e terá que fazer inúmeros cursos de especialização e línguas para se manter competitiva no mercado de trabalho. Considere ainda que talvez seja necessário trabalhar em uma empresa (editora ou televisiva, por exemplo), e que estas empresas, como quase todas as outras, também estão sujeitas às intempéries do mercado, e ao menor sinal de crise, já promovem cortes de pessoal sem se preocuparem muito com os funcionários.

Enfim, não é para desanimar. Longe disso. A intenção é apenas mostrar que não existe um mundo perfeito, onde tudo dará certo! Se houvesse, todos nós já estaríamos lá...

O que você precisa sempre ter em mente é que, não importa a sua escolha, faça sempre o seu melhor. Muitos músicos famosos não tiveram estabilidade financeira e tiveram suas vidas abreviadas precocemente. Muitos profissionais de sucesso tiveram estabilidade financeira e também tiveram suas vidas abreviadas precocemente.

O segredo é equilibrar tudo isso. Imagino que talvez você pense em casar no futuro, ou mesmo que não pense agora, pode vir a pensar em breve. Então, é importante acomodar os demais planos de vida, ao invés de somente se dedicar a um (guitarra).

Finalmente, lembre que você tem a vida toda pela frente, e que sempre é tempo para buscar aquilo que você gosta, não importa quando...

Eu sei que é meio clichê, mas aí vai um vídeo bem bacana...




Carpe Diem

TavaresBluesMan
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Minha opinião: Não largue a faculdade e muito menos a guitarra!

Tenho certeza que vc conseguirá conciliar tudo ae, de uma maneira ou de outra da tudo certo..

Mas fica firme na facul e nas horas vagas (que devem ser poucas agora eu imagino) vc manda na guita.

=]

Bigtransa
Veterano
# abr/11
· votar


Chad Stroke
Cara, tenho 13 anos, e penso em viver de música, pois é a unica coisa que sei fazer bem e que gosto. Não penso muito em fazer faculdade, pois não me encaixo muito na maioria das coisas, como alguém ja disse em alguma página "prepare-se para virar a ovelha negra da familia", pois é mesmo ainda sendo novo e com muito tempo para decidir eu ja virei a tal "ovelha" faz um tempo. Comecei a tocar guitarra com 11 anos, tenho esses videos no Youtube, e quero uma opinião sua bem sincera se eu tenho algum futuro na música. Em dias de aula eu toco em média 2 horas por dia e em finais de semana de 4 a 6.

Vi seus vídeos, você toca legal e é muito novo para pensar nessas escolhas. Você pode continuar tocando e virar profissional ou pode ser que daqui a alguns anos você se interesse por outra coisa e continue levando a guitarra como um hobbie, as coisas devem acontecer de modo natural pra vc. Não é exatamente isso que estamos discutindo, se você perguntasse se deveria largar a escola para se dedicar inteiramente a guitarra todo mundo aqui iria falar que é loucura.

SchmidtBass
Veterano
# abr/11
· votar


Dilema eterno dos músicos.

Minha história: Música ou Engenharia.

Sou um engenheiro feliz, hoje estudo 2 horas por dia, tenho o dinheiro que preciso para ter instrumentos novos e equipamentos que desejo.

"Perdi" 5 anos na Engenharia. Mas eu tenho todos os outros pela frente.

Faculdade é uma vez só. Música é pra sempre. Pense nisso.

Bjo e boa sorte na escolha.

luizvaz
Veterano
# abr/11 · Editado por: luizvaz
· votar


SmugShooter : Não é porque alguem sonha em ser piloto de formula1 que ele vai ser feliz trabalhando como mecanico por exemplo.

Todo mundo tem uma profissão dos sonhos, mas voce as vezes precisa se conformar com a realidade, voce não precisa se dedicar completamente a guitarra pra ser feliz com ela.


Eu mesmo parei de tocar guitarra (completamente) há cerca de 15 anos atrás, retornei agora há 1 ano e meio. Motivo : Não tinha como me sustentar sozinho e as coisas ficaram muito feias para meu lado. Mantive o instrumento, mas ficou escasso praticar como praticava antes. Fui para a área de T.I. pois havia estudado eletrônica no colégio (não sou formado) e posteriormente (ano passado) me associei a uma empresa. Como disse antes, voltei a tocar, tenho um equipamento razoável, alguns amigos que toquei descobriram que voltei e me convidaram para tocar novamente, fui pro estudio ensaiei alguns lances (tive uma banda nos anos 80 e 90) foi muito bom. Não sei se conigo voltar a tocar direto ensaiando todo dia, mas vamos ver o que acontece... Em todo caso, continuo trabalhando, casado, e tocando Hard Rock e Metal dos anos 80 e 90, e muito Blues tb.

Abraços.

Zedosal
Veterano
# abr/11
· votar


O tópico tah bombando!!! =D


muito relato massa, triste, mas massa...

minha banda tá com 1,5 anos e só agora estamos tomando o caminho certo...

luizvaz
Veterano
# abr/11
· votar


Zedosal : O tópico tah bombando!!! =D

São relatos verdadeiros !

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Chad Stroke
ah sim...

Practus
pô muito obrigada pelo comentário.. pela paciência em escrever isso tudo... valeu mesmo
como existem pessoas bacanas =')

Pois é.. agora tenho q parar pra pensar nisso tudo...
Fico mais calma por ver q outros já passaram por isso.. e os comentários aqui em me ajudado a pensar em muitas coisas...
Só tenho a agradecer...

Carpe Diem :-)

TavaresBluesMan
muito obrigada por postar sua opinião!
abraços

SchmidtBass
Sou um engenheiro feliz, hoje estudo 2 horas por dia, tenho o dinheiro que preciso para ter instrumentos novos e equipamentos que desejo.
que bom cara... fico feliz por vc!!
muito obrigada pelo conselho! beijos

luizvaz
humm... obrigada por contar sua história... e que bom q voltou tocar!
abraços

Zedosal
muito relato massa, triste, mas massa...
verdade..
é bom ouvir histórias de outras pessoas..
e é bom saber q n estamos sozinhos nesse dilema...

só agora estamos tomando o caminho certo...

boa sorte pra vcs! :)

Carregando
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz


não esquece de contar o que decidiu

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


O tópico tah bombando!!! =D

Acho que deve ser porque é a historia da maioria das pessoas...

Viver de musica é bem dificil...

:(

davidjnio
Veterano
# abr/11
· votar


davidjnio
obrigada pela dica

Obs: n sou tudo isso q vc falou
haeuhaeuehuahae
mas, obg :P

Juh_Cruz

E nao se axa, é bom assim :D

Na verdade vc é, e entao ró de rolo com o Taylor Bass
no OT?

rsrs...
Boa Sorte na Sua Caminhada!

Ah, esta fazendo que curso na facul?

Linda :**

Chad Stroke
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Não sei se alguém ja perguntou mas: Que estilo de música pretende tocar? Quer seguir um estilo ou você toca tudo o que tiver pela frente?

Villts
Veterano
# abr/11
· votar


Bigtransa
Não é exatamente isso que estamos discutindo, se você perguntasse se deveria largar a escola para se dedicar inteiramente a guitarra todo mundo aqui iria falar que é loucura.

John Mayer queria parar a escola mas seus pais não deixaram... não acho certo parar a escola, mas acho um fato interessante... é bizarro pensar nessas coisas. Tem uma frase de uma ex namorada minha que é atriz que ela sempre dizia: "nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram tentaram"... acho que é válido, cara. Todo mundo se fode na vida, po.

Tsgk
Veterano
# abr/11
· votar


não tenho experiencia de vida e não sei quase nada sobre musica, mas gostaria de citar minha opinião e um exemplo.

o meu professor de guitarra passou no curso de direito na UFPR para se dedicar a musica. poderia ter um sucesso profissional maior, ter mais bens materiais, mas ele sustenta a sua familia, tem sua propria casa e carro apenas tocando a noite e dando aulas, e mesmo assim ano passado ele comprou uma Gibson les paul reissure 57' goldtop e esse ano acabou de comprar uma peavey wolfgang. se você gosta de musica, estude, corra atrás, o que importa mesmo é ser feliz.

eu sinceramente não sei se seguiria nesse ramo. como você mesmo disse, é trocar o certo pelo duvidoso.acho que vale tentar seguir o ramo da musica, mas não vale a pena deixar de fazer faculdade por um futuro incerto.

BuriedAlive
Veterano
# abr/11 · Editado por: BuriedAlive
· votar


Juh_Cruz
Posso estar falando merda, mas enfim:

Estão falando bastante sobre a questão financeira, dizendo que vc pode terminar a faculdade pra ter mais condiçoes, o que envolve a compra de equipamentos,etc...

(como voce nao citou a faculdade que está fazendo, vo usar Direito como exemplo...)
Vale mencionar que no mundo existem varios outros empregos que nao necessitam faculdade de Direito...

Se vc gosta da facul que está fazendo, e está em dúvida entre o que realmente gosta (direito x guitarra), então mantenha-se na facul mais um tempo...

Agora, se vc ta na facul, mas ta com a cabeça la em casa na guitarra, mas nao quer arriscar uma vida que parece incerta... Eu arriscaria...
A principio vc pode trabalhar na sorveteria alí da esquina, naquela padaria perto da sua casa... São opçoes, não significa que voce sendo musicista nao possa ter um emprego fixo...

Aí vc se pergunta: "Tá mais isso vai tirar todo meu tempo, comé que vou tocar?


Pensa comigo: Vc já nao ta trabalhando agora?? não é com esse dinheiro que vc ta pagando a facul?

E se vc continuasse nesse emprego(ou arrumasse outro,tanto faz) e largasse a facul?
- Nao iria mais gastar dinheiro com mensalidade; todo esse tempo que a facul está "roubando" de vc, vc vai ter de volta e pode usar tocando guitarra, o que significa: mais uma verba entrando...

De repende, pode funcionar nao pode??

Será que daqui a 4 anos(ou mais,sei la) vai realmente valer a pena todo esse tempo "perdido" pra ter um diploma na parede e arrumar um emprego um pouco melhor (que provavelmente voce nao vai gostar tanto quanto gosta da guitarra)?

Como alguns falaram aí: "ah mais ela nao tem tanta técnica"...
Será que 4 anos com disciplina e dedicação nao é o suficiente pra te fazer tocar mais do que BEM???

Abraço!

Jg Destroyer
Veterano
# abr/11
· votar


BuriedAlive
Será que 4 anos com disciplina e dedicação nao é o suficiente pra te fazer tocar mais do que BEM???


Sim! Mas EU só largaria minha faculdade ou emprego se eu JÁ TOCASSE mais do que bem, é essa minha opinião.
Não precisei largar a faculdade ou emprego pra continuar tocando (claro que não todos os dias), mas evolui até mais do que evoluia tocando todo o dia. Basta se organizar, não precisa desse radicalismo. Não precisa trocar algo menos duvidoso por algo TOTALMENTE duvidoso e mais arriscado.

=T

BuriedAlive
Veterano
# abr/11
· votar


Jg Destroyer
Sim, eu pensaria assim tambem, mas isso se eu gostasse da facul...

Se eu entendi certo, ela nao ta curtindo muito, entao sugerí pra ela ficar com o emprego e largar a facul...
Sei lá,ela vai ficar 4 anos empurrando a facul com a barriga pra depois te que trabalha num emprego mais ou menos, acho que ela podia bota a cara mesmo e tentar alguma coisa na música...

luckseven
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
É bem isso que o mateusstarling postou ^^ Embora seja um caminho muito complicado vale a pena.

Mas conheço poucos músicos que não tinham uma segunda opção.

O mateusstarling estudou direito e o João Castilho é formado em engenharia.

A carreira acadêmica tbm é muito interessante, mas vai exigir bastante de você não somente em seu instrumento, mas tbm no seu intelectual, afinal terá que passar em um concurso para poder dar aulas, sem falar no mestrado, doutorado e etc.


O diego baroza mora em campo grande, grava para diversas bandas e dá aulas no seu estudio.

Uma coisa é muito importante, o fato de você não ter música como sua profissão não vai exclui-la totalmente da sua vida. Você pode tocar muito bem, ter uma banda, gravar cds sendo jornalista ^^ Porque não???

Eu tenho tempo de sobra para estudar música e não tenho pressa nenhuma para aprender as coisas.

Dê uma olhada no site do mateusstarling tem aulas super baratas e vale a pena.

Não pense que se você não for uma guitarrista profissional vai largar totalmente a guitarra e nunca mais tocar na sua vida... Isso vai depender muito da sua paixão pela música. Afinal arrumamos tempo para tantas coisas que não tem importância nenhuma néé???

Fique com DEUS

Tico Aldrich
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Minha situação tava um pouco parecida com a sua =/

Entrei na faculdade esse ano e percebi que desde então passava cada vez menos tempo com "ela" e a vontade de tirar um som aumentava cada vez mais.Ai chega um amigo meu com um projeto musical bem legal e tive que rejeitar, pois o tal dos estudos estavam empacando a "diversão".

Consegui organizar melhor os meus horários e agora sobra um pouco de tempo pra curtir com minha guitarra.Mas tive que priorizar os estudos, infelizmente onde eu moro teria que tocar o que não gosto pra viver de música...Vendo que não seria feliz e realizado musicalmente, optei pela faculdade.Mas não deixo de ter os meus momentos com ela rsrsrs.


Bom..Espero que faça a escolha certa e independentemente de as pessoas acreditarem que você pode ou não chegar a algum lugar na decisão que você tome, acredite no seu potencial.

Good Luck !

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Carregando
Pode deixar, vou contar sim

davidjnio
ahhh
o TaylorBass é só zuação.. ele gosta de pegar no meu pé >(
ueahuaehueahuae

Estou cursando Jornalismo :)
Obrigada pelo ' boa sorte'
=**

Chad Stroke
eu gostaria de tocar música instrumental... Rock \m/
mas eu não fico bitolada só em um estilo musical não.. se surgisse outras coisas... quem sabe $$$

Tsgk
mas não vale a pena deixar de fazer faculdade por um futuro incerto.
hum... =(
obg pela opinião :)

BuriedAlive

Se vc gosta da facul que está fazendo, e está em dúvida entre o que realmente gosta (direito x guitarra), então mantenha-se na facul mais um tempo..
olha... eu gosto do curso (Jornalismo)... mas amo guitarra! dá pra entender?! hehehe

Pensa comigo: Vc já nao ta trabalhando agora?? não é com esse dinheiro que vc ta pagando a facul?
Sim...

E se vc continuasse nesse emprego(ou arrumasse outro,tanto faz) e largasse a facul?
Foi exatamente o q eu tinha pensado...

Será que 4 anos com disciplina e dedicação nao é o suficiente pra te fazer tocar mais do que BEM???
Pois é...

MUITO obrigada pelo comentário!!!
Abraços

luckseven
Uma coisa é muito importante, o fato de você não ter música como sua profissão não vai exclui-la totalmente da sua vida. Você pode tocar muito bem, ter uma banda, gravar cds sendo jornalista ^^ Porque não???
É verdade...

Não pense que se você não for uma guitarrista profissional vai largar totalmente a guitarra e nunca mais tocar na sua vida... Isso vai depender muito da sua paixão pela música. Afinal arrumamos tempo para tantas coisas que não tem importância nenhuma néé??
pois é... =$ hihihi

Dê uma olhada no site do mateusstarling tem aulas super baratas e vale a pena. Ok! :]

MUITO obrigada pelo comentário!!!
Fique com Deus tbm!;)

Tico Aldrich
humm =/

Bom..Espero que faça a escolha certa e independentemente de as pessoas acreditarem que você pode ou não chegar a algum lugar na decisão que você tome, acredite no seu potencial.
Valeu! ;)
muuuito obrigada pelo comentário.. de coração! :)

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11 · Editado por: Juh_Cruz
· votar


acho q já tomei minha decisão.. depois posto aqui

MUITO obrigada a todos pelos conselhos
=')

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

acho q já tomei minha decisão.. depois posto aqui

MUITO obrigada a todos pelos conselhos
=')


Depois de 5 páginas...que bom :-)

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


renatocaster
pois é.. hehe
é q uma escolha difícil né..
:)

erico.ascencao
Veterano
# abr/11
· votar


SchmidtBass: Sou um engenheiro feliz, hoje estudo 2 horas por dia, tenho o dinheiro que preciso para ter instrumentos novos e equipamentos que desejo. "Perdi" 5 anos na Engenharia. Mas eu tenho todos os outros pela frente.

Mas tu trabalha com Engenharia? Pergunto isto por causa do "perdi 5 anos na Engenharia".

Eu sou Engenheiro (de formação e trabalho na área) e pretendo ter a Música como uma atividade paralela semi-profissional - ou seja, quero montar uma banda com certo grau de compromisso para tocar em lugares legais e para sustentar o vício musical.

Minha pretensão é modesta. Não quero viver de Música muito menos ser um virtuosi. Quero apenas montar uma banda de qualidade, compromissada e que seja capaz de tocar em lugares legais.

Jeff_fryer
Veterano
# abr/11
· votar


se forme, ganhe dinheiro, construa uma empresa, quando vc for milionária, venda a empresa, monte uma banda, e torre todo o dinheiro em propraganda, conceteza vai ficar famosa, :D

Jeff_fryer
Veterano
# abr/11
· votar


agora serio. Termine a faculdade, so saia dela quando vc tiver certeza do que vc vai fazer.

renatocaster
Moderador
# abr/11 · Editado por: renatocaster
· votar


erico.ascencao

Eu sou Engenheiro (de formação e trabalho na área) e pretendo ter a Música como uma atividade paralela semi-profissional - ou seja, quero montar uma banda com certo grau de compromisso para tocar em lugares legais e para sustentar o vício musical.

Minha pretensão é modesta. Não quero viver de Música muito menos ser um virtuosi. Quero apenas montar uma banda de qualidade, compromissada e que seja capaz de tocar em lugares legais.


Pow, legal cara. Sua situação é bem parecida com a minha, com a diferença de eu não ser formado ainda, rsrsrs. Mas trabalho na área, só que como técnico.

E como músico é isso aí que vc falou, sem muitas pretensões...Mais pelo prazer de poder tocar, tirar um timbre maneiro na guitarra...Já ficarei muito feliz por conseguir isso...Se vier algo a mais, eu abraço. Mas por hora é isso que eu quero, até pq a minha formação como Engenheiro no momento é prioridade.

Abs

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


só tem engenheiro aqui =O
heuaheuehuae

Jeff_fryer
muito obrigada pelo comentário

quando vc for milionária,

que os anjos digam AMÉM!!
hauhauahuah
:P

Marcelo Bico
Veterano
# abr/11
· votar


Não deixa de estudar, não.
Tem banda? Na faculdade você aumenta o seu círculo de amizades e tem mais gente prá ir aos seus shows. Aconteceu comigo quando fiz universidade. Na época eu já tinha banda.

Ah, e também porque é importante ter um diploma "normalzinho" no currículo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra? Trocar o 'certo' pelo duvidoso?