Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra? Trocar o 'certo' pelo duvidoso?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# abr/11 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Bem que poderia rolar um tópico do tipo "Tópico para quem quer ser músico e precisa de ajuda"... hehehhehe!

PS.: Brinks hein Juh!

Insomniac_
Veterano
# abr/11
· votar


pra vc manter os pés no chão, vale lembrar que um dos maiores gênios da guitarra no Brasil formou-se em engenharia antes de tudo: mozart mello

luckseven
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Nunca pensou em fazer a faculdade de música na UFMS de Campo Grande??? O diego baroza mora lá e poderia ter aulas com ele tbm.

Até o segundo ano da minha faculdade tinha esse dilema tbm.

Mas se você for ver muitos são os guitarristas que tem o emprego normal e a música.

O grande guitarrista João Castilho é formado em Eng. Civil.

Pense tbm na possibilidade de prestar um concurso para uma cidade que tenha uma boa escola de música.
Eu mesmo poderia estar ganhando R$ 1000,00 na cidade de Tatuí e estudando no conservatório, mas optei por continuar o curso que estou fazendo e ter a música apenas como um hobbie mesmo.

É muito complicada essa fase de escolher entre ter a música como sua vida e continuar sua vida normal. Uma coisa eu lhe aconselho, naquilo que for fazer se dedique ao máximo e sempre tenha um meio de se sustentar sozinha.

Chad Stroke
Veterano
# abr/11
· votar


Nossa, que tópico foda. Acho que foi a primeira vez que não pego um tópico do começo e leio todo o conteudo (sério, li as 4 páginas completas).

Sabe, isso me fez refletir bastante coisa do que eu penso em fazer la pra frente.

abraços!

ViniciusB
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Não largue a faculdade! Faça que nem eu fiz: me formei e continuei os estudos de música após formado. Agora tenho um bom emprego e posso comprar alguns bons equipamentos (os quais uso no ministério de louvor).
Abraço, fica na Paz.

Jg Destroyer
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Sinceramente? (e não me leve a mal)
Eu já vi um vídeo seu tocando e sua técnica tá bem longe de ser considerada boa. EU só pensaria em largar algo e viver de música se eu tivesse a genialidade do Jason Becker ou um projeto em mente pronto (e com 110% de possibilidade para idealizar) e que tivesse futuro (leia-se pop music).

Acho (e espero) que você leia esse tópico no futuro e se arrependa. Eu já pensei nisso quando tinha uma banda em 2007, mas não estava preparado e muito menos tinhamos tanto futuro assim.

Enfim, minha sincera opinião.

Chad Stroke
Veterano
# abr/11
· votar


Jg Destroyer

Cara, tenho 13 anos, e penso em viver de música, pois é a unica coisa que sei fazer bem e que gosto. Não penso muito em fazer faculdade, pois não me encaixo muito na maioria das coisas, como alguém ja disse em alguma página "prepare-se para virar a ovelha negra da familia", pois é mesmo ainda sendo novo e com muito tempo para decidir eu ja virei a tal "ovelha" faz um tempo. Comecei a tocar guitarra com 11 anos, tenho esses videos no Youtube, e quero uma opinião sua bem sincera se eu tenho algum futuro na música. Em dias de aula eu toco em média 2 horas por dia e em finais de semana de 4 a 6.

Juh_Cruz
Desculpe por usar o seu tópico escrevendo aquilo em cima ok? :)

Sabe, não tenho muita coisa a dizer mas vou tentar contribuir: Como ja começou a faculdade você não deve parar, no maximo traque ela e tente viver da musica, pegue a experiencia que isso vai te dar (e é muita, sei disso pois ja tive uma banda que durou 4 meses), ai o resto é com você. Quer um exemplo: Kiko Loureiro fazia faculdade de Biologia e de Música, em uma entrevista ele disse que logo desistiu da faculdade de Música de tão chato que era, como o Angra ja fazia uns shows ele quis arriscar e trancou a faculdade de Biologia. Acabou que deu certo! Acho que uma coisa devemos saber: Acreditar em si mesmo

Abraços e Boa Sorte!

Loues
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Entendo... Sim, dá pra aprender bastante com uma hora de treino por dia. O que conta mais é a constância e um estudo concentrado, não é tocar uma hora e ficar meia hora viajando, sabe?

André Perucci
Veterano
# abr/11
· votar


Sinceramente? (e não me leve a mal)
Eu já vi um vídeo seu tocando e sua técnica tá bem longe de ser considerada boa. EU só pensaria em largar algo e viver de música se eu tivesse a genialidade do Jason Becker ou um projeto em mente pronto (e com 110% de possibilidade para idealizar) e que tivesse futuro (leia-se pop music).

Acho (e espero) que você leia esse tópico no futuro e se arrependa. Eu já pensei nisso quando tinha uma banda em 2007, mas não estava preparado e muito menos tinhamos tanto futuro assim.

Enfim, minha sincera opinião.


[2]

e eu não poderia expressar melhor isso, talvez usaria palavras de baixo calão devido a indignação que eu tive ao ler isso, e no fundo ainda acho que esse tópico não é sério, não dá pra uma pessoa séria cogitar isso em tempos atuais, ainda mais em terras brasileiras

Zedosal
Veterano
# abr/11
· votar


ju... Sou formado em matemática e vejo que se tivesse desistido do meu curso por algum motivo, hj não teria o equip que tenho... Continue a fazer seu curso e estude a guita quando tivero tempo...

Hj trabalho e me dedico ao louvor e aulas particulares por fim tenho até tempo para estudar guitarra! Só que sou preguiçoso mesmo kkkkk
não largue os estudos ju :-) eh o melhor por enquanto:-)

fran329
Veterano
# abr/11
· votar


Jg Destroyer
André Perucci

Peraí peraí, do jeito que vcs falam dão a entender que ela disse: Eu vou largar a facul e me dedicar totalmente na guitarra.

Pareceu até que estavam dando um sermão na garota. Como ela vai de arrepender de COGITAR algo que na idade dela, ou gente mais nova e até mesmo mais velha pensa? (vc mesmo Jg Destroyer disse algo parecido). Daí não há nem pq dizer q o tópico não é sério, pois tem muita gente com a mesma dúvida que ela...

Bigtransa
Veterano
# abr/11
· votar


fran329
vc mesmo Jg Destroyer disse algo parecido
Mas o jg destroyer toca umas 400 vezes melhor, no caso dele seria completamente diferente ......

fran329
Veterano
# abr/11
· votar


Bigtransa

Mas a questão em discussão não é a técnica da pessoa... eitaaaaaaaaaaa, pouco importa quem toca melhor.

A dúvida da moça é se realmente vale a pena ela deixar a faculdade (que é algo que nem todos gostam, mas hj em dia precisa-se de diploma) ou se ela se dedica e se aprimora no estudo da guitarra (que é o que ela gosta)...

E vcs ficam discutindo técnicas guitarrísticas... aiaiaiai 8)

Jube
Veterano
# abr/11 · Editado por: Jube
· votar


Continua estudando!!

Eu gosto muito não só da guitarra, mas de música como 1 todo, é a unica coisa que eu estudo espontaneamente sem precisar de algum empurrão, mas é algo incerto, 1 ou outro por aqui vive de música e pode vir a tentar convence-la de ir para o mesmo caminho, mas ele é 1 entre muitos e muitos outros que eram até melhores mas não tiveram a mesma oportunidade.

A musica é meu projeto secundario, faço por prazer e passo pela mesma situação que você, não tenho tempo!

EDIT: aproveitando os posts acima, tocar bem não é sinonimo de sucesso!

fran329
Veterano
# abr/11
· votar


Agora uma coisa q poderia contar muito é se vc trabalha por necessidade ou pq quer (é aquela questão de "independência financeira).
Se vc trabalha por necessidade não é boa ideia largar a facul pq como o Jube ai em cima disse, viver de música não é impossível mas é muito difícil e complicado, seria melhor que vc terminasse essa facul e después de formada poderia pintar e bordar com a guitarra, maasssssssss se vc não sofre de "problemas financeiros", seus pais podem te sustentar (pq eles tem dinheiro suficiente e muito mais pra isso) pelo tempo que for, não tem nem pq vc ficar nessa confusão toda.

Bigtransa
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bigtransa
· votar


fran329
Já é um caminho difícil pra quem é bom, imagina pra quem não é. Eu gosto de artes marciais e já treinei várias modalidades durante anos, posso continuar praticando para o resto da vida, mas não abandonaria meu trabalho para me dedicar ao vale-tudo. Com a guitarra é a mesma coisa pra mim, já tive esse mesmo sonho e até cheguei a tocar profissionalmente, mas vi que não ia rolar e toquei a vida do jeito que deu. A gente acompanha o fórum e conhece mais ou menos o pessoal, se um cara talentoso como o Frankie (escolhi ele como exemplo por ter mais ou menos o mesmo tempo de guitarra que a Ju) fizesse a mesma pergunta eu falaria pra ele ir fundo, no caso dele seria trocar o certo pelo duvidoso, no da Ju seria trocar o certo pelo (fracasso) certo. Estou longe de ser o dono da verdade e só estou passando as impressões que tenho...... se ela optar por se dedicar seriamente à guitarra torço para que dê tudo certo e adoraria ver ela "quebrando tudo" daqui a algum tempo. Só estou sendo meio "cuzão" neste post porque acho que o assunto é sério e a decisão que ela quer tomar pode ter consequências que não serão legais pra ela.....

Manubio
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Larga a facu não, de verdade.

Existe a chance de você se dar bem com a música? De conseguir dar aulas e ganhar uma boa grana com isto? De sua banda fazer sucesso? Sim. Mas é raro, ainda mais começando tarde como você começou.

Até você dominar tudo que é técnica e teoria para dar aula, você já teria se formado, além do fato de que o preço da aula e demanda por ela variam.

Sobre a banda, dependendo do que você quer tocar muda, tipo, se for gospel, se prepare para um caminho ainda mais longo do que o normal, pq dá pouca grana mesmo pros famosos, além do fato de que você vai tocar menos em barzinho e mais em igreja onde o cachê é quase nada quando existe.

Agora se for banda normal, para dar grana boa, normalmente só sendo bem comercial ou tendo muitos contatos.


Eu toco quando posso, normalmente quinzenalmente na igreja, e toda terça que é quando ensaio, arranjei uma banda legal que me deixa fazer umas coisas diferentes mesmo sendo uma banda de louvor, o que me anima um pouco, tenho evoluído muito pouco, mas sei que é importante eu ter uma maneira de me manter e manter o hobby por isto é impossível largar a facu.


Bjo, pensa direitinho.

Manubio
Veterano
# abr/11
· votar


Bigtransa
Concordo em grande parte com o que você disse.

Eu realmente acho que existem algumas situações onde temos que ser sinceros, e acho que esta é uma delas.

Eu conheço caras que não tocavam tão bem, mas que ralaram e hoje tocam muito, mas começaram muito mais cedo, eu mesmo tive muita dificuldade no começo e hoje toco mais ou menos, não tenho a facilidade que caras como o Frankie tem.

Além do fato citado, Hobby x Profissão. Diversas vezes eu enchi o saco do ensaio, tava infeliz com o som que ouvia na P.A. depois de horas de regulagem, tava sem vontade de tocar com a banda, isto não sendo profissional, imagina tendo que fazer isto para arranjar $$$$$, complica tudo.

fran329
Veterano
# abr/11 · Editado por: fran329
· votar


Bigtransa

Bembembem, nesses argumentos................................... tudo bem. E agora entendo sua posição.

É melhor ser sincero do que iludir... :\

Se bem que o que vai contar mesmo é a opinião da dona Juh. (só ela sabe, ou pode saber, o que é melhor pra ela)

Juh_Cruz

Então pensa com cuidado.
Resumindo o que eu acho q grande parte da galera pensa: Agora que vc começou, termina logo essa facul e se dedique na guitarra quando puder. Quando vc terminar a facul aí sim mate a saudade por completo da sua guitarra.
Pq eu acredito que seu arrependimento por largar a facul seria maior do que "largar" a guitarra pois no 1º caso vc não faria mais a facul e seria só vc e a guita e no 2º caso vc faria a facul e seu tempo com a guita seria ínfimo mas não perderia contato por completo então vc perderia menos no 2º caso do que no 1° e o pior de tudo é quando cobramos de nós mesmos pq algo não deu certo.

E o que o pessoal andou falando em relação a tua técnica, tenta se alimentar positivamente disso viu mocinha, tenta crescer e enxergar quais as tuas técnicas que estão "viciadas", sei q vc consegue melhorá-las e muito, seu tempo é pouco... enriqueça-o então tente descobrir onde vc tá errando, tua audição vai ser a melhor amiga nessa hora. Te cuida!

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


AnaClara
humm.. legal
eu não faço facul d música pq aqui na minha cidade não tem, e mesmo se tivesse, no momento eu não tenho capacidade pra entrar em uma! haeuheauaeea :(
estou cursando Jornalismo...

Tivertimailaif
hehe
sua situação é complicada tbm... foda =|
boa sorte pra vc!

renatocaster
obrigada pela opinião :)

Simple_Guitar
hum... boa sorte cara! de coração!

Carregando
ahh sim!
bem, tem a facul de música na capital (Campo Grande), mas eu tenho CERTEZA q eu n entraria lá tão cedo.. só entram os monstros.. huhauhaa
eu ia ter q estudar muito pra poder entrar lá.. Mas eu já pensei sim em ir pra lá pra estudar.. só q pra morar sozinha meus pais n deixam.. e ir e voltar todo dia tbm n compensa, é muito longe...

Conservatório já n sei se tem em alguma cidade aqui por perto...

davidjnio
obrigada pela dica

Obs: n sou tudo isso q vc falou
haeuhaeuehuahae
mas, obg :P

lespaulbabilon
me orgulho de vc..

BuriedAlive
aqui n tem preguiça não fiii
li tudo! :P
obrigada pela paciência em escrever tudo isso! hehe
e valeu por postar o vídeo.. ADOREI!
só sei q to ficando mais confusa ainda! =( haeuhauaehuaeae

sidguitar1
hum... <o>
entendi.. beijos

tonante_com_emg
obrigada por postar sua opinião ;)

Jeff_fryer
é pra responder essas perguntas aqui? hauhauah
tenho muito o que pensar! Valeu por contribuir!!
:)

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Bigtransa

Ah mas ele deve ter mais tempo Livre do que ela.

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


MMI
É, muitos aqui (inclusive vc, hehe) fizeram eu abrir os olhos... não estava pensando em muitas complicações q essa escolha pode trazer.. mas eu ainda estou muito confusa..

Sugiro antes de você jogar tudo para cima pegar umas férias e vir para Sampa ou Rio, conhecer músicos em seu ambiente de trabalho, ficar nos estúdios, conhecer palcos...
Ahhh se eu pudesse e meu dinheiro desse...

Muito obrigada pelo comentário!! Abraços

buddy guy
ahh Buddy
obrigada pelo conselho..
nem sei mais o q dizer.. =(

EDIT E ah,se conselho fosse bom,ninguém dava né,vendia !! Depois vc me dá um caminhão de beijos aí,para modo de pagar pelo conselho.ASHAUSHSUAHSUSHA..............
Ué, conselho é dado, e não vendido, não é? Portanto não tenho que te pagar em beijos! Rá!
hasuashuashsauhasusa

erico.ascencao
Bem que poderia rolar um tópico do tipo "Tópico para quem quer ser músico e precisa de ajuda"... hehehhehe!
Pois é! huaehuehauae
não é só eu q passa por esse 'dilema' =S

Insomniac_
pra vc manter os pés no chão, vale lembrar que um dos maiores gênios da guitarra no Brasil formou-se em engenharia antes de tudo: mozart mello

que massa :O
não sabia disso não..

luckseven
Já pensei sim, inclusive estava decidida a tentar entrar na facul de música, só q eu teria q ir morar lá né... E meus pais n tem coragem d deixar eu morando sozinha hsuhsauashas
O Diego n tá acompanhando uma banda? Ele tbm dá aulas??
Obrigada pelos conselhos! :)))

Chad Stroke
pois é, tbm tem feito eu refletir bastante (e ficar mais confusa!) hehehe

ViniciusB
Obrigada pela opinião.. fica na paz tbm.. abraços
=]

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11 · Editado por: Juh_Cruz
· votar


Jg Destroyer
Obrigada pela sincera opinião..
não levo a mal não..
mas a verdade dói! =( ahuheauahua

Chad Stroke
não precisa se desculpar, fica a vontade
obrigada pelo comentário.. Boa sorte pra vc tbm!
abraços

Loues
humm entendi..
valeu :]

André Perucci
e eu não poderia expressar melhor isso, talvez usaria palavras de baixo calão devido a indignação que eu tive ao ler isso, e no fundo ainda acho que esse tópico não é sério, não dá pra uma pessoa séria cogitar isso em tempos atuais, ainda mais em terras brasileiras
Não precisa exagerar.. Indignação por causa disso???
E pq esse tópico não seria sério? Se vc ver muitas pessoas já passaram por isso.. E eu n faria esse tópico aqui me expondo a toa..
valeu!

Zedosal
hehehe legal!
obg pelo conselho ;-)

Jube
brigadão pelo comment..
=]

Bigtransa
obrigada pela sinceridade!
hasuhsauashuashsauhas ='(
de coração..
não está sendo cuzão não.. eu preciso é d um choque d realidade mesmo.. Mas ainda n sei q decisão tomar.. =(

fran329
agora eu trabalho mais por independência financeira msmo.. meus pais podem me sustentar, mas eu teria q passar por algumas privações, não poderia ter tudo q queria, a não ser trabalhando...

Muito obrigada pelos conselhos... Vou pensar com cuidado... me passa seu msn pra eu te add!
Se cuida tbm! beijo

Manubio
obrigada pelos conselhos..
nem sei mais o que dizer.. =(
vou pensar direitinho..
brigadão! beijo

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


OBRIGADA A TODOS pelos conselhos, sei que todos falaram aqui pra me ajudar e não pra me magoar, mas confesso que quando pensei que estava me decidindo, me compliquei mais ainda, heheh <o>
Mas agora vou parar pra pensar com calma e analisar isso tudo.. pq como já falaram, a decisão cabe somente a mim.. Mas pelo menos agora estou analisando os fatos, coisa q eu n tinha feito antes...

Muito obrigada...
abraços

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# abr/11
· votar


Não largue a faculdade.

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz Vou transcrever aqui um texto sobre viver de musica que escrevi para o meu blog e que pode ser util:

"Aos 16 anos de idade ganhei o meu primeiro cachê tocando com uma banda de baile chamada Sunshine band e nesse mesmo ano tive que tomar uma decisão em minha vida, que era prestar o vestibular.

Sou filho de pais advogados, apesar de sempre ter sido apaixonado e dedicado a música, cresci ouvindo da impossibilidade de fazer da música uma profissão capaz de sustentar uma família. Nasci numa cidade pequena no litoral do estado do Rio de Janeiro chamada Cabo Frio e por lá existiam meia dúzia de músicos profissionais que viviam no aperto financeiro.

Enfim, prestei vestibular para direito e aos 17 anos de idade e me mudei para o Rio de Janeiro. Meu irmão mais velho tinha tomado a mesma decisão profissional e então na minha cabeça eu ia fazer faculdade de direito para que se o plano A, que era viver de música não funcionasse, eu tinha o plano B que era fazer alguma coisa com a formação de bacharel em direito.

Fazendo um resumo da ópera. No Rio de Janeiro fundei uma banda pop e eu tinha certeza absoluta que dali viria o meu sustento. Gravamos cd, clipe, fizemos pôsteres, banners, tocamos nas rádios, Tv, fizemos muitos shows, enfim, a banda mal pagava as contas, tudo o que entrava era investido na banda que até alcançou uma boa visibilidade. Nessa época também dava aula de guitarras e essa era a única verba que entreva. Música com certeza era muito mais importante que a faculdade de direito, mas levava as duas da melhor maneira possível.

Em 2004 minha vida deu um drástico giro, pois me casei e conheci a Deus. Aqueles sonhos de banda pop e mulheres histéricas gritando o nome da banda se foram e enfim coloquei os pés no chão. Fui abençoado com uma bolsa para estudar na Berklee, que é uma faculdade incrível nos EUA e realmente lá eu tive o tempo que precisava para hibernar musicalmente e lapidar as arestas. Voltei a morar no Brasil em 2009 já com o Cd solo lançado, com a experiência de ter tocado com artistas e produtores internacionais. Fiquei uns bons anos sem ter exposição, mas tendo a oportunidade de tocar horas e horas a fio, sem o compromisso de postar vídeo no youtube ou ter que aparecer em alguma revista ou site especializado. Ao voltar ao Brasil muita coisa aconteceu na minha carreira em muito pouco tempo, pois era o tempo certo para que as pessoas conhecessem o meu trabalho, após tantos anos trabalhando com música.

Tenho 31 anos de idade e ganho dinheiro como músico desde os 16 anos, apesar de não ser uma longa carreira, vou repartir um pouco da minha experiência, talvez possa ser útil aos que almejam a profissão. Nesses pontos abaixo estou excluindo a palavra "sorte" tipo: ter uma banda e vender 1 milhão de discos, coisa que não deu certo comigo. Vou me focar naquilo que depende unicamente de nós.

Primeiramente só viva da música se você for loucamente apaixonado e dedicado a ela. Música não é o tipo de profissão que você escolhe no ano de prestar vestibular. É uma das profissões mais incertas e difíceis do mundo, então é uma profissão que requer muito de você e o resultado vem a muito longo prazo.

Estudar musical é essencial, ter um bom professor é muito importante em todas as fases do aprendizado, mas procure as pessoas certas mesmo que elas custem mais caro. Metade do aprendizado esta na dedicação diária ao instrumento, rotina de estudo e etc, e a outra metade esta no tocar com outras pessoas, sair de casa e ouvir outras pessoas tocando, enfim, deixar que sua música se comunique. Não existe bom musico sem estudo, não se deixe enganar por isso.

Dentro da música você pode fazer milhares de coisas, desde gravação, arranjo, acompanhar artistas, dar aulas e etc. No inicio da carreira você precisa estar aberto a tudo e também a estilos musicais diversos, mas vai chegar uma hora que você também vai precisar se sobressair em determinada área. Apesar de ter tocado quase de tudo em bandas de baile, em 2004 eu fiz a escolha de me focar na música instrumental e a ser um improvisador.

Viver unicamente da música instrumental no Brasil é quase impossível, portanto os ganhos com musica instrumental, e nisso eu incluo shows e venda de CDs físicos e digitais no Brasil e no exterior, representam mais ou menos 30% do meu orçamento, o resto da grana vem com aulas presenciais, workshops e principalmente as vídeo aulas que vendo em DVDs.

Apesar de fazer gravações e produção no meio gospel e para outros artistas seculares, eu não foco a minha carreira nesse segmento, não me divulgo dessa forma e não é o foco que quero tomar, mas certamente é um filão que exige dedicação e que também pode ser rentável, mas chega um tempo na vida profissional que um foco claro é necessário, pois hoje mais que nunca o mercado esta cada vez mais exigente e especializado. Cada vez mais existe menos espaço para o faz de tudo.

Foquei a minha carreira na musica instrumental, a venda do meu material de estudo esta diretamente associada ao sucesso da exposição de minha música na internet e nas revistas especializadas que é global e não somente focada no Brasil.

No meu quarteto vejo 3 outros músicos que trabalham em outros formatos, são os músicos gigueiros que tocam praticamente todos os dias da semana e se desdobram dando aula para complementar a renda, com exceção de um deles que é professor universitário de musica e que tem uma fonte garantida, todos outros são autônomos como eu.

Fazer faculdade de licenciatura em musica pode ser uma boa opção para aqueles que querem dar aula em escolas. A grana é razoável e sobra tempo para outras atividades na música, dar aula em faculdades também é muito bacana e o salário é ainda melhor e da para também repartir o tempo com outras atividades.

Enfim, aquela visão romântica de astro do instrumento pode ser meio perigosa. Acho também que quando se tem menos de 20 anos de idade é natural que não se tenha certas preocupações na vida, mas é preciso pensar na carreira de músico o quanto antes. Mas eu posso dizer que depois de tantos anos tocando o instrumento e de me sentir cansado e decepcionado com muitos impropérios da carreira, até hoje eu curto todo o processo do aprendizado, da composição e do fazer música e tenho certeza que fiz a escolha certa.

Deus abençoe a todos. Não deixem de conferir outras matérias e lições gratuitas no meu site."

Mateus Starling

Insomniac_
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
Foda esse texto!
Essa é a vida de músico, hehehe.

Rapha_krust...
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
Parabéns pelo texto e disposição pra aconselhar a galera aqui.

Conta mais sobre essa bolsa na Berklee.

Juh_Cruz
Juh, impressionante a sua disposição em aceitar e refletir sobre TODAS as opiniões mesmo a do Jg Destroyer, que lembrou tbm de outra realidade. Músicos exepcionais já levam essa vida de correria, como falou e exemplificou o starling, imagina uma pessoa que quer depender da sorte de cair nas mãos de um Rick Bonadio, e estourar no mundo pop.

Mas só tome esta decisão se voce estiver disposta a passar por tudo isso, na minha decisão de estudar história tbm foi nessa mesma onda, todos dizendo "trabalho miserável, vai morrer sem grana" mas pelo que vejo e sinto quem se dedica e se esforça, tem mais possibilidades de dar certo pois cair de cara num projeto de vida se dedicar com fé e força, fica mais difícil de não dar certo, seja em qualquer ramo escolhido.

Chad Stroke
Veterano
# abr/11
· votar


Em minha opinião, se você largar e seguir na musica, você tem saber pensar sempre no pior, pois se pensar toda hora no que pode acontecer de bom pode se iludir e se decepcionar muito. Você vai cair muitas vezes, vão te derrubar muitas vezes, vão dizer que sua música é um lixo sem ao menos ouvi-la.

Sei disso porque ja tive uma banda, tudo bem que só tocavamos covers mas, na real nós não eramos tão ruins para a primeira banda dos 4 integrantes, mas a quantidade de pessoas que falavam a verdade: "Vocês tocam bem, mas ainda tem que treinar muito para ter alguma chance, pois tem muitos melhores que vocês, mas se continuarem assim, só tem a crescer" eram muito pocuas enquanto as pessoas que mesmo sem ouvir nosso som dizendo "Vocês vão tocar naquela festa? Só por isso não vou mas, vocês são muito ruins" eram a maioria. Praticamente eram 98% dos que não ouviam e falavam mal, 1% que puxava o saco e 1% que ouviam e davam criticas boas e construtivas.

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Arcanjo Lúcifer
ainda não me decidi.. valeu pelo conselho..

mateusstarling
Nossa cara.. q linda sua história!
obrigada por postar aqui :)
vou ficar atenta no seu site!
Deus abençoe vc tbm!! abraços

Rapha_krust...
Temos que aceitar a realidade né.. por mais dura q seja.. hehe
muito obrigada pelo comentário! tenho muito no que pensar... =|

Chad Stroke
Humm
Acho q temos q pensar q as coisas não podem dar certo sim, mas tbm n podemos ficar pensando negativamente sempre, se n as coisas n vão pra frente mesmo..

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra? Trocar o 'certo' pelo duvidoso?