Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra? Trocar o 'certo' pelo duvidoso?

Autor Mensagem
tonante_com_emg
Veterano
# abr/11
· votar


Fazer o q né...infelismente nesse país RIDÍCULO E ESCROTO q a gente mora não dá para viver de musica ,a não ser q toquem axé forró ou happy rock.
Obs:musica boa aqui não tem vez.

h1e2l3l4
Veterano
# abr/11
· votar


Se eu fosse você ficaria com a faculdade, ela é passageira e talvez te traga algum benefício futuramente.

Já a guitarra é eterna.

Aguente aí, estude (guitarra) pelo menos aos sábados e domingos.

all4n_dlima2
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Olhei seu cronograma la na segunda pagina e tenho uma coisa a dizer: Nossa vida é identica kkk

É dificil mesmo, eu mesmo, amo música! Porém, eu optei procurar por algo que me de uma base para sustentar meus gostos... não que isso não possa acontecer com alguem que se dedique a música.

Eu toco faz um tempo ja, pois comecei no inicio da minha adolescencia a tocar guitarra, mas vc esta começando, e tem 20 anos... não sei qual seu desejo para sua vida em um futuro próximo, isso cabe somente a você saber, analisando isso, talvez poderia fazer sua escolha.

O seu emprego, ja é dentro de uma área que vc se ''encherga'' atuando? Seu curso na faculdade é dentro desta mesma área?
Eu optei pela decisão de fazer faculdade dessa maneira, fiz 2 semestres de Adm, mas não era o que queria, resultado, larguei o curso, esse ano voltei para faculdade, faço analise de Sistemas e trabalho em uma empresa na mesma área, e isso me motiva a continuar estudando para buscar cargos maiores.

Depois que me formar, ai sim, pretendo me dedicar a música, disso eu não vou largar.

Desejo que vc venha fazer a escolha certa, baseando-se no que vc tenha refletido nesses dias.

abraços moça!

Fica com Deus!

Del-Rei
Veterano
# abr/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Juh_Cruz
Oie!!
:)
Quanto tempo!

Caramba, que dilemão, heim!
Não li todas as páginas, se eu for repetitivo, me perdoe!

Eu me formei na faculdade em 2004.
Mas se pudesse voltar no tempo, EU faria o seguinte:

Depois de terminar o 2º Grau na escola, faria concurso público.

Atualmente tem boas opções de salários pra nível médio (2º Grau), que pagam na casa dos 4 mil de salário (TRE, TRF, TRT, MPE, MPU, etc).

Sim, são bem concorridos e vc teria que se dedicar uns meses ou uns 2 anos pra passar (Mas não é tanto tempo assim se vc pensar que sua faculdade certamente levará no mínimo o dobro desse tempo).

Depois que passar no concurso, vc decide se quer faculdade ou não.
E teria seu emprego estável pra gastar com quantas guitarras puder pagar ou aulas, se quiser.

Vc se formar em faculdade não garante emprego, muito menos bons salários.
Hoje todo mundo está correndo pros concursos públicos.

A profissão em que me formei na faculdade foi até hoje a que pagou salários mais baixos, dos que eu já recebi.

Cada um pensa de uma maneira... E eu penso assim.

:)

Um aceno de longe!!!

all4n_dlima2
Veterano
# abr/11
· votar


Del-Rei
Depois de terminar o 2º Grau na escola, faria concurso público.

Muito bem lembrado! Concurso Público é uma boa mesmo!

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Marcelo Bico
h1e2l3l4
Muuuito obrigada pelos conselhos!!! =)
Abraçoss

tonante_com_emg
nesse país RIDÍCULO E ESCROTO
calma.. n precisa ofender nosso país :)

all4n_dlima2
ahh é? heauaheuae
ta loko.. mó correria meo :P

O seu emprego, ja é dentro de uma área que vc se ''encherga'' atuando? Seu curso na faculdade é dentro desta mesma área?

iiihhh
sou secretária numa empresa d rastreamento, e to estudando pra ser jornalista... tipo.. nada a ver =S
mas eu gosto do meu serviço msmo assim =]

Muito obrigada pelo comentário!!
Fica com Deus tbm! abraços :)

Del-Rei
Oiee
Pois é, sumido! :P

Vc não foi repetitivo.. vc foi o primeiro a dar idéia sobre prestar concurso público.. hehe
cara.. é uma ÓTIMA idéia sim... o salário é muito bom e pans..
Eu comecei uma vez estudar pra um concurso.. Mas n tive paciência d estudar por muito tempo.. e larguei mão =|
Acho q to precisando d uma surra! Criar vergonha na cara! heauhaeuhea :(

Mas enfim.. muito obrigada pela dica!
beijo

Um aceno de longe!!

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# abr/11
· votar


eu ia dar minha opinião, mas lendo a primeira página não preciso falar mais nada. Concordo plenamente com o Viccs e com o resto da galera positivada.

obs: e eu que achei que a maioria do pessoal ia tocar no assunto de seguir seu sonho e bla bla bla bla...

Eddie Van Hallen
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Eu já passei e ainda passo pelo mesmo dilema que você
eu faço faculdade de música atualmente
bacharelado
mas estou pensando seriamente em mudar para licenciatura porque realmente é mais estavel
mas só irei mudar se eu conseguir entrar em uma facul publica no final do ano
porque ai eu poderia pagar um otimo professor particular de guitarra pra eu ficar bonzão
é que estou cursando uma facul particular, ai por isso estou fazendo bacharelado mesmo
mas realmente é dificil viver de música, mas estou disposto a arriscar
estou conseguindo muitos contatos com outros músicos e isso ajuda pra caramba pra conseguir trampo
já consegui uma escola de música pra dar aula e estou arranjando uns freela
por enquanto to nessa
se você quer viver de música recomendo fazer licenciatura e fazer aulas particulares de guita por fora
ae você pode dar aulas em escolas, até porque agora está sendo obrigatorio aula de musica em escolas publicas, e pode fazer umas gigs
é o que eu recomendo
dá sim pra viver de música, mas tem que ser muito dedicado e ter muuuuuuuuitos contatos
boa sorte

Chad Stroke
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Vixe... Música instrumental é ainda mais dificil.

Chad Stroke
Veterano
# abr/11 · Editado por: Chad Stroke
· votar


Bigtransa

Cara, só agora vi o que você postou. Sei que ainda tenho anos para pensar, mas como tenho isso na cabeça desde quando nasci (sério mesmo) as vezes fico pensando se com a idade que eu tiver quando for fazer faculdade, ja terei uma banda com musicas proprias. Para se sua banda quiser chegar a algum lugar, todos tem que se dedicar inteiramente a ela, e as vezes acho que a faculdade pode atrapalhar.

Mas como ja dizia AC/DC:

"It's a long way to the top,
If you wanna Rock N' Roll
"

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Guitar_Gafanhoto
Valeu... :)

Eddie Van Hallen
Oi... obrigada por compartilhar sua experiência.
boa sorte pra vc tbm! ;)

Chad Stroke
hum...

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Bem...
Muito obrigada a todos que tiveram paciência de vir aqui contar suas experiências, de me aconselhar... Obrigada de coração meeesmo! :-)
Acredito que esse tópico será útil para outras pessoas também...

Bem, eu vou continuar na faculdade...
Pensei bastante, por um momento fiquei mais confusa do que já estava, mas pelos posts que li aqui, vi que é a melhor decisão a se tomar... Não pq a maioria falou isso, mas é pq no momento, e no meu caso, parece ser a decisão mais sensata a se tomar...
Eu falei com meus pais tbm que eu estava cogitando em sair da facul... e vi que eles ficaram muito decepcionados... então eu vou até o fim, nem que não seja por mim.. mas por eles.

Já falei com meu professor d guitarra, pra ele me ajudar montar um plano d estudo de 1 hora por dia..
sai da academia =(
agora vai sobrar mais tempo tbm..
e é isso.

Muito obrigada a todos again!!!
Espero poder ressuscitar esse tópico em 2014 (NERD) feliz, tendo a certeza que foi a melhor escolha que tomei...

beijos :)

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Acho q to precisando d uma surra! Criar vergonha na cara! heauhaeuhea :(

Ta precisando de uma chinelada em.

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi
=(

*sai de mansinho*

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi

Leão que ruge não morde, sai de mansinho com o rabo entre as pernas!!!

Que isso sirva de lição meu caro Sósia.

Excel Lion
Veterano
# abr/11
· votar


Eu só largaria a faculdade pra ficar só na guitarra se aparecesse um Jack Bruce e um Ginger Baker me chamando pra me juntar à nova banda deles e eu fosse tão bom quanto o Clapton.

Rowashburn
Veterano
# abr/11
· votar


Faça a faculdade, viver de música é muito difícil, e aqueles que vivem não possuem muito. Vc sempre vai ter a guitarra pra tocar e montar bandas.

cordassi
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Dos posts que li (não li todos) não vi ninguém falar algo do tipo, então lá vai:
Eu ja passei por isso de ter pouco tempo pra fazer certas coisas, no seu caso a guitarra, e é justamente nessa época que a gente mais pensa "poxa, se eu tivesse tempo ficaria o dia todo". Mas muitas vezes a gente só pensa isso pela abstinencia, não é que a gente tem "aquele fogo" todo pra coisa..

Então se vc tiver tudo isso pela música mesmo, cada passinho que você der vai ser uma passada gigante, por causa da vontade de estudar.
Chegue na música como chegaria num prato de comida com fome! EHAUIHEAUIH

té!

Rafa-Ban
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
Eu falei com meus pais tbm que eu estava cogitando em sair da facul... e vi que eles ficaram muito decepcionados... então eu vou até o fim, nem que não seja por mim.. mas por eles.

em outras palavras"se tu sair da faul pra tocar guitarra, o cinto vai comer guria"

na minha opinião,fez a escolha certa,conheçimento nunca é demais,e depois nunca se sabe o dia de amanhã...de qqer jeito vc sempre vai ter uma opção.Boa Sorte Juh!
bj

B. Martins
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Eu também passo por isso, me pergunto isso direto. Estudo Engenharia, trabalho com gestão de obras públicas (o que é mais suave) e freelancer com projetos (residências, lojas, empresas, monitoramento). Malho, corro, toco em duas bandas e estudo guitarra. Penso que é lógico que é melhor tocar guitarra... Mas a realidade de guitarristas é muito difícil!

O que eu faço para compensar:
Leio sobre de Teoria e Harmonia no trabalho, treino Técnica quando acordo (30min), na hora do almoço (30min - moro no prédio da frente do meu trabalho, "engulo" em 5min para poder tocar), e antes de dormir mais 30min. Fora isso, sistematizei os Campos Harmônicos, e tenho tudo detalhado em planilhas. Dá p'ra visualizar mais fácil. "Bato o Bona" no metrô, no caminho de volta, e na ida p'ra facul escuto os sons dos repertórios das bandas. Ouço música o dia inteiro, para aumentar o vocabulário musical. Não é o ideal, longe do que o Ardanuy ou Mozart aconselham, mas é o possível.
Agora meu próximo passo é estudar com Mozart Mello ou Pollaco. A chefe já liberou (horário de trampo, pagando horas depois) eu estudar com Pollaco, porque ele leciona aqui do lado. Agora para pegar aulas com o Mozart Mello eu gastaria mais tempo, e nem falei com ela ainda. Mas, torçam por mim aí!

Espero ter ajudado!

Carregando
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz


boa escolha... muita sorte prati, na faculdade, e na musica.

beijo :*

Practus
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Legal, Juh... Que bom que foi uma decisão pensada com calma. Acredite no potencial dessa decisão, invista em você mesmo! Se preciso for, troque de emprego (para algo mais relacionado à sua área) ou arrume um estágio.

O ramo de jornalismo é muito vasto, e você tem grandes chances de encontrar seu lugar ao sol se seguir esse caminho com dedicação.

Mas lembre sempre do filtro solar (metáfora, hein?). Tenha sempre alguns momentos para você. Não pense tanto em trabalho, afinal, você não veio a este mundo apenas para trabalhar, concorda? Curta os momentos em família, perto dos seus entes queridos. Conforme você vai ganhando mais experiência profissional, as coisas vão se acertando mais, e você vai conseguindo mais tempo para buscar seus outros objetivos...

Boa sorte com o seu futuro!

Carpe Diem!

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi
Leão que ruge não morde, sai de mansinho com o rabo entre as pernas!!!

Que isso sirva de lição meu caro Sósia.

haehaueahuaehuaehuea
não entendi O.o

Excel Lion
Eu só largaria a faculdade pra ficar só na guitarra se aparecesse um Jack Bruce e um Ginger Baker me chamando pra me juntar à nova banda deles e eu fosse tão bom quanto o Clapton.
Então vc nunca largaria a facul.. heauhuaehaeu

Rowashburn
Valeu pelo conselho :)
vou continuar na facul..

cordassi
Mas muitas vezes a gente só pensa isso pela abstinencia, não é que a gente tem "aquele fogo" todo pra coisa..
talvez eu não tenha mesmo..
vlw pelo comment!
abraçosss

Rafa-Ban
em outras palavras"se tu sair da faul pra tocar guitarra, o cinto vai comer guria"
euahuaehuaehueah nem...

Obrigada! =)
Boa sorte pra vc tbm!
beijo


B. Martins
Olá... é sua vida é bem corrida... hehe

O que eu faço para compensar:
nossa, muito legal o q vc faz... Vou fazer isso tbm! hehehe
hj já falei com meu professor pra ele me ajudar a organizar meu plano de estudo, e ele ta me ajudando.. isso q vc falou vai me ajudar tbm..
MUITO obrigada pelo comentário :)

Mas, torçam por mim aí!
Com certeza! Boa sorte!!! =)

Carregando
Muito obrigada moço!
beijo ;*

Practus
Oieee
Muito obrigada por me encorajar!
Vc é muuuito bacana! =D

Tudo de bom pra vc!!
abraços

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11 · Editado por: Juh_Cruz
· votar


Novamente muito obrigada a todos pelos comentários...
Tem muita gente bacana nesse fórum =')

Eu queria pedir o msn de quase todos aqui, hauhauha, adorei os conselhos... Mas enfim, acho mais fácil passar o meu né... Então quem quiser, me add:

Edit:
melhor não
quem quiser, é só pedir meu msn q eu passo

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz

Não não, eu fiz uma brincadeira que eu faria com qualquer outro que escrevesse aquilo que vc escreveu, é que eu não resisto a piadinha.

Malz hehe.

Juh_Cruz
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi
de boa
:P

tonante_com_emg
Veterano
# abr/11
· votar


Juh_Cruz
calma.. n precisa ofender nosso país :)
É pq eu fiko muiiito brabo com esses barulhos q fazem sucesso aki e dão rios de dinheiros,enquanto nós, guitarristas de verdade não somos reconhecidos.

beca 84
Veterano
# abr/11
· votar


Eu to num dilema parecido, to no 3º ano do ensino medio e ja pesquisei inumeras faculdades das coisas mais diferentes possiveis mas em nenhuma eu me encaixo, rodo rodo e rodo e sempre paro na musica, estou decidida a cursar musica, mas as vezes bate a incerteza porque eu sei que musica é dificil e nao é porque eu vou fazer uma faculdade que eu vou fazer sucesso, penso todos os dias nisso e sempre procuro conhcer outros cursos mas até agora so musica mesmo.
Outro dia uma professora do meu colegio me encorajou a estudar o que eu gosto o que eu sinto bem, ela me falou do tio dela que estudou musica e hj é professor de uma facul do maranhao e ganhar cerca de 10 mil reais por mes. Foi um otimo exemplo, mas a duvida sempre fica.

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


beca 84

Com Faculdade de musica mal você não vai ficar, pois poderá dar aula em escolas, estará feliz fazendo o que gosta e ainda tem chances de crescer se você for um bom professor(a) e um bom musico(a).

B. Martins
Veterano
# abr/11
· votar


Valeu pela torcida, Juh.
E falei com a chefe: Ela liberou terças de manhã para estudar com Mozart Mello! Caraca, que sorte!

Começo nessa terça, já! =)

Juh, um cronograma bom você obtém bons resultados. Vou te adicionar e te passar meu material de campos harmônicos. Tenho tudo prontinho, facilita o estudo. Se você quiser...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Meu dilema: Sair da facul e me dedicar na guitarra? Trocar o 'certo' pelo duvidoso?