"Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# fev/11


Ae galera... mais uma questão que me acometeu...

Fender e Gibson são consagradas, e digo porque:

Porque ambas tem características muito próprias, sonoridade, construção, etc... são as marcas que possuem os modelos mais copiados em todo o mundo. São tidas como as guitarras "originais".


Mas e a Ibanez? Tendo um design diferente das duas, floyd e braço típico! Além de acabamento excelente e cores e modelos variados e atuais...

Enfim, a frase do enunciado poderia ser corrigida assim:

"Marca de verdade é Fender, Gibson e Ibanez" ?????

É uma marca que já pode ser considerada conceito? Já é uma marca lendária?

GuitarHome
Veterano
# fev/11
· votar


Cara existem outras milhões de marcas tão boas quanto Fender e Gibson, inclusive a própria Ibanez... Não é questão de ser melhor ou pior, é apenas diferente, possue outras caractéristicas sonoras, outra tocabilidade, isso vai de guitarrista pra guitarrista. Tem a PRS também, que são bem fodas, e em sua maioria mais caras que as duas.
Abraço

Jg Destroyer
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
É uma marca que já pode ser considerada conceito? Já é uma marca lendária?
Conceito sim, lendária não.

André Perucci
Veterano
# fev/11
· votar


gibson lixo, fender true

ibanez mito

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11
· votar


Mais um tópico seu que vai gerar polêmica. Está feliz agora? rs

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Daniel Orp.

Naum estou aqui pra gerar polêmica!

Mas naum sou um ZORBA que fico escondido dentro de minhas dúvidas...

Cara tem zilhões de tópicos aqui...

mas vai ae... espõe sua idéia... ajuda a gente... valeu!!!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Ah pessoal...

naum quis dizer sobre qual marca é melhor, mas sim mais clássica... tipo conceito mesmo! Tradição!

Se fosse só pra citar grandes marcas, ae viriam Rickenbacker, ESP, PRS, Music Man e por ae afora...

O negócio é o padrão! A característica única... por isso empreguei o termo lendária!!!!

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


Se os membros se auto-moderarem e mantiverem um nível maduro de discussão, não vejo problema algum no tópico.

Pra mim, a Ibanez está no mesmo nível da Fender e da Gibson, o que difere é o estilo delas, que são completamente diferente umas das outras. Gibson e Fender são guitarras realmente boas, duas das melhores marcas de guitarra do mercado, no entanto eu tenho um carinho especial pelas Ibanez. E não digo essas Ibanez de 3ª linha que todo mundo conhece e adora meter pau. Falo das Ibanez japonesas e americanas. Nunca encontrei uma tocabilidade tão perfeita. Palhetada, ligados, arpejos, tapping, bases, todas essas técnicas ficam perfeitas naquele braço fino, reto e tão milimetricamente bem construídos. Alguns falam do corpo em Basswood e, de fato, é a madeira mais utilizada pela Ibanez (que, por sinal, é ótima), mas têm Ibanez feitas em Mogno, Alder e até Ash, para os que gostam (o que me inclue nesse grupo, rs).

Eu gostaria de ter Ibanez, Gibsons, Fender e Jacksons, mas as Ibanez sempre terão uma atenção ligeiramente maior da minha parte. ;)

Abraços

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/11
· votar


q discussão besta pessoal.

inumeras guitarras de luthier , PRS ,Parker, jacksons RR replica de 10 mil dolares e etc tem muita marca por ai que faz des de instrumentos de uso profissional ,até instrumentos de coleção.

close topic

daniel_guitar
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
a ibanez também tem varías copias, devem citar fender e gibson pois das marcas que tão a mais tempo no mercado são as que mais tem endorser´s (e muito mais facíl achar um endorser da fender e da gibson que dá rickenbacker por exemplo) ibanez surgiu bem depois dessas duas.

macaco veio
Veterano
# fev/11
· votar


quer um baixo bom e barato compre um Ibanez, um violão bom e barato pegue um Ibanez, baixo eletroacustico bom e barato um Ibanez. Foi o que aconteceu com meus alunos, o baixo acustico quebrou o braço la perto onde começa as cordas, o violão de nylon estragou o sistema de captação sozinho do nada. o violão de aço e o baixo eletrico continuam funcionado. Ibanez é igual behringer, show de bola, instrumento macio e bem construido e barato enquanto funcionam. A tonante tambem tinha um modelo exclusivo lendario, mas acho que o termo se aplica melhor pra guitarrista. Guitarristas são lendarios, guitarras não.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


macaco veio

O que tu falou não prova nada. Qualquer marca (Ibanez, Fender, Gibson, Jackson) tem seus modelos de 1ª, 2ª e 3ª linha e, é claro, as de ''linha miserável''. Acredito que, quando tu tocar em uma de 1ª linha, vai mudar completamente o teu conceito. Falo isso por experiência própria. Não dá pra sair julgando uma marca, sem conhecer ela de verdade.

Ramsay
Veterano
# fev/11
· votar


E tem as Jackson e as Kramer antigas "made in USA" que são quase imbativeis!!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


macaco veio

Concordo com vc, mas em partes...

Uma fender surrada, sunburst, quase sem pintura com um adesivo escrito SRV velho e que pode ser leiloada por U$ 1.000.000,00, não é uma tonante ou uma Ibanez GRG...

Uma Gibson Semi Acústica preta, com a inscrição Lucille, não é uma Epiphone de U$ 500,00...

Parando pra analisar, Hendrix não seria o que foi tocando num cabo de vassoura, nem usou tonante...

Steve Vai naum usa uma Michael...

De certa forma... existem instrumentos lendários sim!

macaco veio
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron
posso não conhecer completamente, mas conheço um pouco das Ibanez, eu tenho uma 1984, uma de braço inteirisso em que o braço vai de ponta a ponta e o corpo é montado em duas parte sobre o braço (é mais comum em baixos mas a Ibanez fez guitarras tambem) eu comprei ela nova em 1985 quando vim nos USA pela primeira vez, foi cara pacas, Tenho tambem uma Guibson SG 1975, minha segunda guitarra (minha primeira foi uma SG giannini) que comprei seminova de um carinha que morou e trouxe. Toquei bastante nas duas, Resultado: A Ibanez gastou os ferrinhos do traste (as cordas foram limando eles) e agora parece guitarra barata, os ferrinhos dos trates da Guibson parecem novos e é 10 anos mais velha que a Ibanez. O dourados das duas ja descacaram igualmente. E´essa a experiencia que tenho das duas marcas por isso estou julgando.
Eu gosto muito da Ibanez e geralmente recomendo aos meus alunos por serem boas e baratas mas não acho que são tão duraveis. A proposito a SG gianinni que tive foi as primeiras que sairam e durou 7 anos, depois de 7 anos empenou braço, limou os traste e deu outros tipos de problema, alavanca quebrou a mola (isso mesmo SG com alavanca) mas enquanto esteve novinha eu tirava o mesmo som que tirava na Guibson.
Leomju
Se hendrix tivesse usado um cabo de vassoura seria mais ainda do que foi, e a Tonante ele teria posto fogo (de raiva) não so em uma mas varias.
Tem razão me expressei mal, guitarras pode ate ter umas lendarias, guitarristas legendarios.

pscb
Veterano
# fev/11
· votar


Guibson SG 1975

Perdão?

TheDivisionFloyd
Veterano
# fev/11
· votar


macaco veio
gibson **** guibson foi foda hehe

agora sobre as marcas acredito que a gibson tem um prestigio maior por alem de ser antiga mater um nivel de quyalidade a muitos e muitos anos oque fez uma grande diferença a sua fama , poir embora uma 2010 nao seja uma 1959 ainda tem um nivel de qualidade enorme

a fender veio com outra idea era pra ser uma guitarra de contruçao facil que pelo acaso do destino ficou muito boa embora haja epocas como na epoca que era fender CBS que as linhas perderam muita qualidade e foi o começo das custom shop que nao tem nem oque falar

mas essas marcas sao tao BOAS e desejadas porque conseguiram atravez dos anos serem mais que marcas , representantes de um estilo de musica / guitarrista / banda exemplo hendrix e o srv com a strato , keith richards com o a tele , jimmy page com a lespaul bb king com a lucielle angus com a sg a verdade é que muitos inclusive eu sonho com algumas guitarras por que sei quem as usa .....


pela minha experiencia em outras guitarras posso dizer que as gretchen ibanez (prestige) pq eles tem mais sub linha do que qualque outra coisa , jacksons antigas , parkers e até as prs nao perdem para gibson e fender so tem o estilo diferente mas se voce compara com uma menphis qualquer coisa é de outro mundo

erico.ascencao
Veterano
# fev/11
· votar


Fender e Gibson são mitos, são marcas que "criaram" o Rock n' Roll, ritmo este que é o mais representativo das guitarras. A Ibanez me parece ser uma marca que cresceu, começando a se difundir por seus modelos mais populares e com o tempo foi adquirindo o respeito de todos.

Ainda há marcas que são tops mas não têm a mesma escala da Fender e Gibson: PRS, Rickenbacker, Music Man...

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Para mim, as marcas citadas no tópico são apenas as que mais investiram em propaganda ao longo da história. Só isso.

Ah sim, são bons produtos também, o que é importante!

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/11
· votar


PRS>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>ABISMO>>>>>>>>>>>>>>Chimbinha>>>>>>>>>>>>>>>> ABSIMO>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Fender e Gibson

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


macaco veio

quer um baixo bom e barato compre um Ibanez, um violão bom e barato pegue um Ibanez, baixo eletroacustico bom e barato um Ibanez. Foi o que aconteceu com meus alunos, o baixo acustico quebrou o braço la perto onde começa as cordas, o violão de nylon estragou o sistema de captação sozinho do nada. o violão de aço e o baixo eletrico continuam funcionado. Ibanez é igual behringer, show de bola, instrumento macio e bem construido e barato enquanto funcionam. A tonante tambem tinha um modelo exclusivo lendario, mas acho que o termo se aplica melhor pra guitarrista. Guitarristas são lendarios, guitarras não.

Assino embaixo. Fato. Existem algumas coisas top de linha da Ibanez que são bem feitas. Só.





Vinícius Iron

O que tu falou não prova nada. Qualquer marca (Ibanez, Fender, Gibson, Jackson) tem seus modelos de 1ª, 2ª e 3ª linha e, é claro, as de ''linha miserável''. Acredito que, quando tu tocar em uma de 1ª linha, vai mudar completamente o teu conceito. Falo isso por experiência própria. Não dá pra sair julgando uma marca, sem conhecer ela de verdade.

Não é bem isso. A Fender rifou sua marca, faz muita porcaria de fato. Mas faz coisas muito boas, muito mais que a Ibanez e tem muito mais história para contar. A Gibson caiu muito nos últimos anos, mas em qualidade supera em muito as Ibanez, em história também. O pior modelo da Gibson, o mais barato é a Studio que já é uma baita guitarra, comparada aos tops da Ibanez. Quantos modelos Ibanez são copiados por todas as fábricas, como uma Les Paul ou Strato, Tele? As Ibanez são simplesmente as guitarras do Vai e do Satriani. Acabou aí.

É muito simples. Vá num grande luthier. Veja lá quantas Fender americanas e quantas Gibson tem com braço empenado, com ponte que não regula, com madeira vagabunda e verde e faça a proporção entre elas e as Ibanez.

jimmy vandrake
Veterano
# fev/11
· votar


Acho que Gibson e Fender são únicas pela razão que vc mesmo citou, sonoridade.
Quanto a Ibanez depende do estilo do guitarrista, para aqueles que preferem o estilo velozes e furiosos e preferem criar timbres a partir de efeitos, o caminho é Ibanez mesmo, quando o assunto é adquirir uma guitarra pronta.

Prof. Grosélio
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

Eu acho que a propaganda é a alma do negpocio! E eles sabem fazer isso direitinho. É igual bombril. Ninguém procura palha de aço, mas procura bombril. Se estas guitarras ficarem uma porcaria, o mundo ainda vai achar que elas são as guitarras.

Comparar guitarra com bombril foi "brabo". Mas foi o que deu pra arrumar! rsrsrsr

Stevenzin
Veterano
# fev/11
· votar


São ótimas guitarras, mas o cara que fala que só tem essas duas é um Babaca, que provavelmente só compra coisa cara e geralmente sofre pra fazer um simples acorde com pestana

Prof. Grosélio
Veterano
# fev/11
· votar


Stevenzin

sofre pra fazer um simples acorde com pestana

Isso é velho. O cara "dipindura" aquilo no pescoço e não consegue fazer nada que presta.

Excel Lion
Veterano
# fev/11
· votar


São ótimas guitarras, mas o cara que fala que só tem essas duas é um Babaca, que provavelmente só compra coisa cara e geralmente sofre pra fazer um simples acorde com pestana

Nossa, 'a louca' hein?

Eu acho que o negócio não é qualidade que ele colocou em questão, ele tá alando de tradição, se hoje em dia Ibanez tem a mesma tradição de Gibson e Fender.

Eu acho que não se equipara em tradição ainda pelo menos.

Prof. Grosélio
Veterano
# fev/11
· votar


Excel Lion
ele tá alando de tradição

Acho que voce entendeu errado!

Luiz Frusciante
Veterano
# fev/11
· votar


Outra coisa que vale lembra é que Fender e Gibson não só foram fundadoras no Rock and Roll, mas criaram as guitarras em si galera!

PRS tem qualidade excepcional, ESPs também (acho que mais do que a Ibanez), mas Fender e Gibson vão ser as mais lendárias pra sempre...


A Line 6, por exemplo, criou uma guitarra que simula outras... Isso é avanço tecnológico e dos grandes, mas não tão importante quanto a invenção dos captadores (singles e humbuckers) e da guitarra sólida (telecaster).

Tsgk
Veterano
# fev/11
· votar


PRS, ESP LTD, IBANES, JACKSON, todas essas ae são otimas guitarras.



prs é o que há.

Paul.Gilbert
Veterano
# fev/11
· votar


Falando em Ibanez de verdade, sem constar estas linhas Coreanas supervalorizadas, concordo que são ótimas guitarras, e certamente já estão eternizadas pelos grandes guitarristas.

Mas assim como a Ibanez alcançou a muito tempo o nível de qualidade dos grandes, algumas fábricas orientais já não devem mais para estas marcas também. A Cortek é uma empresa que fabrica alguns modelos de guitarra com padrão de qualidade fácilmente equiparável aos mesmos.

Marcas de ótima qualidade, estamos cheios por aí... Music Man(minha favorita), PRS, ESP, Parker, Fernandez, Hurricane, Charvel... Cada uma é uma Lenda dentro de sua própria filofia de fabricação de instrumentos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?