"Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?

Autor Mensagem
maspn
Veterano
# fev/11
· votar


Tsgk

essa mulher nao é a guitarrista do michael jackson?

edalko
Veterano
# fev/11
· votar


O pessoal só vai descobrir a real diferença entre um equipo MEDIANO e um realmente TOP a hora que tiverem o instrumento em mãos e tocarem.

Isso aqui tá parecendo papagaio de pirata.
Maioria discute sem ao menos ter chegado perto, no mínimo, de uma Fender AM Series ou uma Gibson Studio, para começo de conversa.

Tem que separar mito e marketing do trabalho de luthieria.

Mas quero ver endeusarem as marcas famosas depois de tocarem numa Suhr, Tom Anderson, Grosh...
Vc pega uma dessas guitas na mão, e não precisa nem tocar para já sentir e perceber que é um instrumento diferenciado.

Após conhecer várias marcas e tocar nessas guitas, creio que o pessoal esteja habilitado a conversar e/ou discutir qualidade e acabamento.

Enquanto a conversa fica no nível de reviews de Guitar Player, não dá pra levar a sério.

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


edalko

Pois é, isso desanima muito. Está cheio de "experts" e profundos conhecedores de youtube, fica difícil e desanima. Por essas e outras que ali atrás eu disse que tinha encerrado minha participação no tópico. Isso não leva a muita coisa, pior, já vi tópicos como esses criar mais "monstrinhos" que se dizem conhecedores porque leu em tópicos como esse. Boa parte julga instrumentos desse tipo pela foto, olha a cara e diz que não vale, não tem diferença, chegando um ou outro a falar que uma Fender/Gibson Standard é melhor. Mas é um intrumento musical ou um quadro para pendurar na parede?

Falou...

Marcelo Bico
Veterano
# fev/11
· votar


MMI
edalko
Concordo com voces. Li os posts deste tópico e, assim como em outros tópicos, acho que muita gente dá opinião de orelhada. Uns chamam Gibson de lixo, outros dizem que só Fender e Gibson são boas... cara, não acredito que esse pessoal todo aí já tocou em Suhr ou PRS, Gibson ou Fender, Tagima ou Tonante, Ibanez, Dean, Rickenbacker ou o que seja, prá poder dizer alguma coisa.
Assim como eu nunca disse que Tonante é ruim, simplesmente por nunca ter tocado numa, acho que os caras aí não precisam elogiar ou detonar marcas e modelos só porque ouviram falar.
É essa a impressão que tenho quando leio algumas opiniões.

Paul.Gilbert
Veterano
# fev/11
· votar


edalko
MMI

Enquanto a conversa fica no nível de reviews de Guitar Player, não dá pra levar a sério

Cara achei isto muito desnecessário. Há opiniões fúteis neste tópico como em qualquer outro. Mas se souber filtrar, tem muita coisa legal aqui como o que o próprio MMI escreveu páginas atrás.

O fato de eu nunca ter testado uma guitarra de 30.000 dólares, não torna minha opinião melhor ou pior do que a de vocês.

O ponto que eu defendo aqui, é simples. Certamente esssas guitarras caríssimas são feitas com muito esmero e com a melhor mão de obra possível, mas tendo trabalhado no ramo(salvo as devidas proporções) nunca pagaria dezenas de milhares de dólares em uma guitarra, não tem como ela valer isso, sem estar coberta de jóias!

Talvez seja a visão de um guitarrista pobre? Mas mesmo quando eu penso... Se eu tivesse realmente grana sobrando para uma guitarra destas, eu lembro de quanto custa, de fato, fazer uma... E chego na conclusão de que eu prefiro comprar um equipamento completo de uma oficina de Lutheria com esse valor.

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


Pra encerrar a discussão:
A Condor CLP é a melhor les paul do mundo! ponto!

/sarcastic mode : off

Não sei como não disseram isso aqui ainda kkk

Marcelo Bico
Veterano
# fev/11
· votar


Paul.Gilbert
Cara, quando a pessoa trabalha no ramo ( seu caso, certo? ) pelo menos tem embasamento prá saber como são construídas, quem tem controle de qualidade bom e etc, e costumam emitir opiniões que enriquecem a conversa.
O que eu acho que prejudica as discussões é quando o cara "ouviu falar" , ou viu a foto na internet... aí vira bagunça.

Daniel_MV
Veterano
# fev/11
· votar


Edalko falou tudo ali.

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


Paul.Gilbert

Olha... Entendo e respeito o que você pensa, talvez com essa grana você teria outras prioridades. Mas afirmar que não tem como uma guitarra valer isso é meio leviano de sua parte, já que não conhece. Por exemplo, Eu não tenho nenhum dom para desenho e pintura, mas posso pintar um quadro. Acho que eu teria que pagar para alguem pendurar um quadro meu na parede. Porque um Van Gogh, Picasso ou sei lá o que vale milhões se é tinta e tela? Não é mesma coisa? Não, aquilo é uma obra de arte impecável, tem e valor continuar tendo valor para sempre. Da mesma forma, posso falar que é loucura comprar uma Ferrari por milhões, mas falar que ela não vale isso... Para mim não, se tivesse essa grana teria muitas outras prioridades, mas o que eu sei de Ferrari para criticar?

Numa boa, espero que você não me leve a mal. Mas você está numa posição radical e acabou falando bobagem defendendo. Tome cuidado, faz mal para a convivência no fórum, o legal aqui é se divertir, trocar idéias, não ser xiita. Quando você afirma, por exemplo, que nenhum guitarrista famoso usa guitarras acima de 2 mil dólares e nunca viu algum usar uma guitarra cara, você acaba tumultuando e no fim, mostrando profundo desconhecimento. O problema é que moleque vem aqui e toma um deslize desses como lei, tem moleque que acha que sabe tudo de guitarras vintage porque viu o canal do Phil X no youtube.

Desculpe falar pessoalmente, mas achei que você merecia o respeito para que falasse isso. Por favor, não leve a mal, só para sua consideração mesmo.

Abç

buddy guy
Veterano
# fev/11
· votar


MMI


tem moleque que acha que sabe tudo de guitarras vintage porque viu o canal do Phil X no youtube.




Ashuahsuahsuhsuahsusaha................

Paul.Gilbert
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Mas afirmar que não tem como uma guitarra valer isso é meio leviano de sua parte

Não tem como ela valer isso fisicamente, entende? Assim como uma tela não custa mais do que 1000 reais para ser feita?

Eu falo de valor venal, essa parte da guitarra custar caro porque é uma lenda, ou por outros motivos, chama-se valor agregado.

Eu não pagaria trilhões na Molnalisa... Mas eu pagaria milhões na capela Sistina.... Isso não muda o fato de que nenhuma dessas duas obras custa 1\100 destes valores... Isso é valor agregado. Se eu pegar cimento pigmentado e fizer um clone perfeito da capela, ela não vai ter o mesmo valor. Porque não sou o Michelangelo.

É isso que eu defendo, sem radicalismos. Mesmo o cara sendo o maior Luthier do mundo, ele não gasta nem metade do que cobra na construção da guitarra. o Resto é valor agregado, assim como nas Ibanez de 2000 dólares que chegam aqui a 11000 reais.

Po cara, me comparar com Xiita é sacanagem...

Manubio
Veterano
# fev/11
· votar


Quando você afirma, por exemplo, que nenhum guitarrista famoso usa guitarras acima de 2 mil dólares e nunca viu algum usar uma guitarra cara, você acaba tumultuando e no fim, mostrando profundo desconhecimento.

Falaram isto? Que complicado.

Se eu mostrar a lista das 21 guitarras que o The Edge usa na turnê do U2, talvez conheçam um cara que usa quase 21 guitarras que custam bem mais que 2 mil dólares, escolhidas a dedo.

Isto tirando a clássica 59' em que foi gravada a Still Got the Blues e tudo mais.


Para mim cada guitarra é uma guitarra, a marca só ajuda você a conhecer uma certa procedência, existem guitarras boas baratas, com sons legais, mas tem que escolher a dedo, enquanto que o desvio na linha de uma Fender da vida é um pouco menor.

A única guitarra que eu toquei que valia uma grana foi uma Tom Anderson, de longe a melhor telecaster que já toquei na minha vida, a qualidade estava estampada no visual, no case, e principalmente na tocabilidade e no som.

Apesar disto tudo, eu ainda amo uma Tagima JA-2 que tenho aqui.

Abraço, espero ter ajudado de alguma maneira.

Manubio
Veterano
# fev/11
· votar


Paul.Gilbert
Mas o valor agregado também esta na mão-de-obra.

Ou seja, quando você comprar mogno envelhecido, ébano, caps gibson/sd/dimarzio, tarrachas groover, hardware de qualidade, você ainda não vai ter uma ótima guitarra, e nem todo mundo que colocar a mão em tudo isto te fará uma guitarra boa.

Nesta área, ter um ótimo luthier por trás no trabalho muda todo o instrumento. E a hora de trabalho de um ótimo luthier é caro, e é assim que funciona.

A diferença na capela está nas mãos de quem fez, foi ele que a tornou única, e por isto vale o que vale hoje.

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


Se vcs vão começar a falar sobre o valor. recomendo ler as 20 paginas desse agradável tópico...Foi muito bacana!!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/225211/

Rá!

Paul.Gilbert
Veterano
# fev/11
· votar


Manubio

Quando eu falo em guitarras de 2 mil dólares, falo do preço real delas. Uma Gibson 59, pode custar dezenas de milhares de dólares, mas isso não muda o fato de que em 1959, ela era só uma gibson comum.

Espero que entendam que eu estou falando do que o instrumento custa de fato, e não de quanto pedem por ele no mercado?

É só isso, sem radicalismos.

Nesta área, ter um ótimo luthier por trás no trabalho muda todo o instrumento. E a hora de trabalho de um ótimo luthier é caro, e é assim que funciona.

Isso é um fato inegável! Mas será que 25.000 de mão-de-obra não é um pouco defasado?

ogner
Veterano
# fev/11 · Editado por: ogner
· votar


Paul.Gilbert

Cara um corte de Mogno que esta numa estufa, guardado a 7 chaves num deposito la nao sei onde da Gibson a 10/20/30 anos....Não tem preço!!
Não existe tabela de preço pra certas coisas....Um captador NOS, que ta "novo" desde 59, mas nunca usado!?!? E aí, quanto custa!?
Só pra exemplificar alguns detalhes que podem fazer um produto "especial"...Uma guitarra feita toda a mão por um luthier com 40 anos de experiência...e aí quanto custa?...Ou vc acha que ele não tem nada demais....Qualquer luthier faria igual, ou uma CNC?

Agora se VC acha que vale ou não vale ( desculpe o modo de dizer) é problema seu...É o SEU pensamento, mas vc não tem o poder de tabelar e dar preço pra tudo...Existem muitos detalhes, palpáveis e não palpáveis no momento de se colocar um preço num produto...Nem sempre 2 + 2 = 4

buddy guy
Veterano
# fev/11
· votar


Eu acho que nós entramos é no nível da paranóia mesmo com isto.Por vezes fico pensando se aqueles mestres do blues,que estouram no início de suas carreiras fazendo grandes canções,se eles tocavam em guitarras ou violões de 15,20.000 dólares !!!!

edalko
Veterano
# fev/11
· votar


Paul.Gilbert

Vc tá confundindo alhos com bugalhos.
Vou te massacrar?
Não... e sabe porque?
Porque eu penso da mesma forma que vc, de que os instrumentos musicais (guitas!) custam muito mais do que os componentes ali aplicados.

repito:
CUSTAM MUITO MAIS QUE OS COMPONENTES ALI APLICADOS

De novo: CUSTAM MUITO MAIS QUE OS COMPONENTES ALI APLICADOS.

Com esse raciocínio, o qual já discuti várias vezes, vc está LIMITANDO a conversa ao valor dos componentes, ESQUECENDO toda a mão-de-obra existente, o estudo, as técnicas aplicadas, conhecimento técnico, perfeição da execução do serviço e o valor de mercado (consumo x disponibilidade).

Uma Gibson R9 vale 15 conto???
PQP!!! tem madeira, caps, ferranges e só... digamos que a Gibson pague lá seus 2k nesses componentes.
Mas e aí vem toda a construção da "maquina", tolerancias, etc.
Marketing e o que representa esse instrumento (marca e modelo) no mundo.

Porque um amp Giannini anos 70 custa 800,00 e um Dumble custa 80.000,00??? Se vc abrir os dois, verá os trafos, knobs, capacitores, resistores, placa, valvulas... e daí???
cade a mágica do preço???
A mágica está no marketing e o binômio procura x disponibilidade.

A sua discussão sobre preço de construção e preço de mercado só vai te enlouquecer e fazer confusão.

Depois, basta vc dar uma olhada no MercadoLivre.
Pegue o Doctor Drive.
Se tem um só cara anunciando, o preço é 800,00.
Se tem 3 anuncios, o menor já está em 550,00.
Se forem uns 7 anuncios, já tem desesperado colocando por 400,00.
E assim vai. Oferta e procura!
Tem Gibson e Fender de rodo nas lojas???
Expostas assim , para qualquer um pegar???
Aqui em Ctba não. Geralmente ficam num aquário...
Já as Ibanez vc tropeça em cima...

A discussão no topico é se as Ibanez estariam no mesmo patamar das Gibsons e Fenders.
Mas entendo que o que se discute não é o patamar de PREÇO, mas de ACABAMENTO, TOCABILIDADE, tolerâncias, estabilidade...

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


edalko
CUSTAM MUITO MAIS QUE OS COMPONENTES ALI APLICADOS

Porr@ galera pera lá.....Essa premissa não se torna verdadeira pra, sei lá, chutando, pelo menos 80% dos produtos que consumimos!?!

Somar valor de componente, peça, não se chega a um valor "justo", real..., NUNCA...

Doq vcs estão falando!?!? Todo mundo aqui já é grande e tem vida propria, paga suas contas, sabe como é o mundo lá fora?? Ou ainda somos crianças sem noção!?

Soma o valor dos componentes de um TV pra vc ver quanto dá....No entanto vc paga 2.000,00 numa...Pq? pq será?? Existem VARIOS valores a serem somados pra se chegar ao valor final....

A historia se repete....Todos os topicos do tipo mimimimi ja foram discutidos no FCC...Impressionante...Isso pq eu tenho só 5 anos de forum..Imagina que esta aqui a mais tempo...hehehehe

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


edalko
Porque um amp Giannini anos 70 custa 800,00 e um Dumble custa 80.000,00??? Se vc abrir os dois, verá os trafos, knobs, capacitores, resistores, placa, valvulas... e daí???
cade a mágica do preço???
A mágica está no marketing e o binômio procura x disponibilidade.


Vc esta generalizando de uma forma perigosa...Esta dizendo que os 2 são IGUAIS?? E a diferença é só essa sublinhada acima..Não existe diferença na concepção do circuito ou da qualidade geral?

Lexplorer
Veterano
# fev/11
· votar


Acho o forum muito bom, mas o pessoal aqui se preocupa mais em falar de equipamento do que de musica..

A gente ve um monte de topico sobre equipo bombando, nego metendo o pau em instrumento que nunca pois mão e por ai vai..

Ai quando alguem posta um video, ou gravação tocando, ou então sobre algum estudo, o topico mal chega em duas paginas..

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


Lexplorer

E que tal vc ficar por dentro das regras:

2. Respondendo tópicos

2.1. Respeito é fundamental! Não é tolerado qualquer tipo de agressão neste fórum, seja com usuários, artistas, marcas, etc.

2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos.

2.3. Cuidado com os palavrões. Modere seu linguajar.

2.4. Não use LETRAS MAIÚSCULAS em toda sua resposta.

Lexplorer
Veterano
# fev/11
· votar


ogner

Perdão por desvirtuar tão magnífico tópico..
Sinto vergonha pelo meu ato esdrúxulo, lembrando que mais ninguém faz isso no forum.

Deus o guarde.

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


Blz.....Parei!

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


Tentando não entrar dentro da briga, mas eu até cheguei a falar pro MMI, umas postagens atrás, que eu NÃO conhecia a Suhr e a Tom Anderson, apenas de nome, de ouvir falar. Por isso, eu nem vou dizer o que eu penso dessas guitarras. Há quem diga que elas estão em um nível acima das Fenders, Ibanez e Gibson, mas eu não poderia acreditar nisso da boca de qualquer um, a não ser de quem realmente tocou pra comprovar, como, por exemplo, o próprio MMI. Pode acabar de alguém falar isso e um monte de gente vir defender a mesma ideia, como papagaio. É igual amplificador valvulado... muita gente fala que Marshall é melhor que todos os outros, só porque Hendrix, Slash e companhia usaram. Mas, na real, essas pessoas que falam, podem ter nunca tocado pra comprovar. As chances que existem de ela gostar de outras marcas são enormes!

Não querendo fugir do assunto principal do tópico, o som de uma guitarra é, sim, muito importante. Se fosse fazer uma Custom Shop com uma madeira de mogno, por exemplo, eu escolheria a mais envelhecida e que esteja na melhor daquelas câmaras de conservamento, que eu não vou me atrever a falar porque eu não entendo muito disso. Mas, na minha opinião, o mais importante numa guitarra é a sua tocabilidade. Nisso, a Ibanez, pra mim, tem uma das melhores ou melhor. Na real, eu não a compararia com as da Gibson e Fender, já que os estilos são completamente diferentes. Mas eu sempre acho bom ter o melhor de todos os estilos. Acho que é por isso que nunca aceitaria virar endorser de ninguém... eu gosto de ter vários estilos à minha disposição, seja em guitarras ou amplificadores valvulados.

Abraços!

edalko
Veterano
# fev/11
· votar


ogner
ogner

Vc nao entendeu meu post.
Eu tentei (pelo jeito fracassei) em dizer que NAO DA PRA DISCUTIR PREÇO DO EQUIPO, utilizando APENAS o valor dos COMPONENTES utilizados.

Preste a atenção quando me referi ao Giannini e ao Dumble!
Eu fui específico aos COMPONENTES.
Não discuti projeto, inovação, mao-de-obra, nada!
NADA!!!!!

Por isso avisei ao nosso nobre colega que levar a discussão pra esse lado é perigosa.

edalko
Veterano
# fev/11
· votar


ogner

CUSTAM MUITO MAIS QUE OS COMPONENTES ALI APLICADOS.

Com esse raciocínio, o qual já discuti várias vezes, vc está LIMITANDO a conversa ao valor dos componentes, ESQUECENDO toda a mão-de-obra existente, o estudo, as técnicas aplicadas, conhecimento técnico, perfeição da execução do serviço e o valor de mercado (consumo x disponibilidade).


Acho que aqui expliquei bem!!!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


A discussão no topico é se as Ibanez estariam no mesmo patamar das Gibsons e Fenders.
Mas entendo que o que se discute não é o patamar de PREÇO, mas de ACABAMENTO, TOCABILIDADE, tolerâncias, estabilidade...


Edalko acertou láaaaaaaaaaaa em cima...
O patamar que eu digo, é até de conceito, naum só preço! O entender que uma Gibson é única, uma Fender é única e não vulgar.
A Ibanez é assim, ou é uma guita comum?

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Mas foi bom essa divagada geral pra PREÇO

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Naum só preço, mas componentes, ano de fabricação, etc!

"Toda discussão sadia é proveitosa para se adquirir conhecimento!"
Sir LéoMju


... hahahahaha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?