"Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?

Autor Mensagem
gabrielkiller
Veterano
# fev/11
· votar


kiko loureiro : tagima
steve vai: ibanez
slash: gibson
jimi hendrix: fender
kirk hamet: ESP
(fora o tom morello que usa gibson fender ibanez e cia)

todos os guitarristas citados acima tem pegada estilo musical etc...
bem diferentes mais eles são alguns dos melhores do mundo

eu acho a ibanez uma guitarra de(steve vai)tradiçao

ah e até tonante também e uma marca de verdade

marca de mentira eu não conheço

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


Ibanez é uma marca tão conceituada quanto Gibson e Fender. O negócio é que essas marcas se tornaram referência para determinados estilos músicais. Por exemplo:

Gibson: Rock Clássico
Fender: Blues
Ibanez: Hard Rock
Jackson: Metal

O que não significa nada, já que tu pode tocar o estilo que tu quiser com qualquer uma das marcas. É apenas a referência direta que nos vem a mente, quando pensamos em alguma dessas marcas.

MundoGuitarra
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron

Faz algum sentido o q vc disse, mas só um adendo, não acho q as marcas se posicionaram necessariamente com respeito aos estilos musicais (embora isso acabe virando uma consequência). Elas se posicionaram com respeito à geração que elas propunham "representar", digamos assim...

A primeira cartada, naturalmente, foi a da Ibanez, que implementou o slogan "Anything But Traditional", "tudo menos tradicional", pra se diferenciar da Fender e da Gibson. O slogan, e esse posicionamento, foram perdendo força na medida em que o mercado foi tomado por essa "aura" do vintage, da busca pela tradição, pelos modelos clássicos. Basta ver que são raras as inovações em termos de design, hoje em dia (não estou dizendo que não existem!). Mesmo qndo há um modelo novo, o design reflete os modelos já consagrados. Foi uma inflexão que foi ocorrendo no mercado. Há alguns anos atrás, quando colecionar guitarras ainda era uma excentricidade, o vintage de hj era apenas uma guitarra usada, velha e com pouco apelo.

abraço

edalko
Veterano
# fev/11
· votar


Dá pra resumir toda essa discussão com o seguinte exemplo:

Vc tá com fome!

Opção 1:
Buffet da padaria...
comida caseira
R$7,90 livre por pessoa
arroz, feijão, carne acebolada, frango frito, batata frita, tres tipos de saladas e suco Q-suco grátis.
O sabor se confunde com a quantidade gigante de oleo existente no prato
Quem fez a comida era a tiazona que aprendeu a cozinhar pros 10 filhos da irmã, que ela cuida à noite.
Capricho??? zero...


Opção 2:
Restaurante chique...
Uma entrada...
Produtos altamente selecionados...
capricho na feitura do prato, que alias vem como uma obra de arte. Aliás, é uma!
Prato principal...
uma carne com corte fantástico
no ponto certo
prato lindo! limpo... a disposição da comida e sua apresentação uma obra de arte...
Vamos de refri, porque se for um vinho matou o salário do cara!
Preparado um chef de cozinha, com altíssima formação, tendo estudado inclusive fora do país
preço: 120,00


Nos dois casos: Comeu! Matou a fome? Com certeza...

Mas e aí??
Qual o tesão existente na hora de bater a bóia???
Quantidade de alimento barato?
Qualidade e atenção ao paladar? às nuances do sabor?

Guitas são a mesma coisa gente...

Vc pode ter uma guita barata e achar que tá tudo ótimo!! Matou a sua fome!
Só que vc não pode exigir mais dela, do que vc tem ali...
Acabamento sofrível... construção porca... trastes mal colocados.. captadores ruins... pots que precisam de uma chave pneumática para fazerem girar de tão duros... afinação pobre... sonoridade simples e ruim.

A qualidade, e isso com o tempo vc perceberá em pequenas, minusculas coisas, é um prato que se paga caro.

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


edalko

Um pequeno milímetro separa os profissionais dos amadores...

É isso mesmo!

iRock
Veterano
# fev/11
· votar


edalko

Ótimo exemplo, ilustrou perfeitamente o assunto.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


edalko

Sim, está certo. A maneira como é feita a guitarra é mais importante que os componente usados (ainda que estes sejam também importantes).

Mas um negócio importante a ver é: até quanto VALE a pena pagar por uma guitarra? Foi como o exemplo que o MMI deu: apesar da mesma proporção, uma guitarra de 1500 tem uma qualidade muito maior para uma de 500 do que uma de 24 mil para uma de 8 mil (mantendo o triplo do preço em ambos os casos).

Mesmo essas Suhr e Tom Anderson, que estou acabando de conhecer, eu dei uma pesquisada em seus preços e eles vão até, no máximo, 5 mil dólares. Eu penso que, passando de 10 mil, mesmo sabendo que irão existir sutis melhoras, eu acho que não compensan pagar por esses preços.

MundoGuitarra

Eu também acho que esse negócio de ''representar um estilo'' é errado. As pessoas é que criaram isso. Se elas tomam isso como base, hoje, e por causa das épocas em que aconteceram tais fatos. Nos anos 70, as bandas de rock clássico, como Led Zeppelin, Cream e Thin Lizzy usavam Gibson, então se fez a relação delas com esse estilo. Eric Clapton, Vaughan, Hendrix, Eric Johnson e muitos outros usavam Fender em suas composições de Blues; de novo, a referência. Anos 80, ''Era Van Halen'' só dava Ibanez nas bandas de Hard e Jackson nas de Metal.

Mas eu, pessoalmente, não tenho muito disso de tradicional ou moderno. Eu curto várias estilos de música e equipamento, o que torna a minha visão da música mais aberta e versátil.

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edalko

Dá pra resumir toda essa discussão com o seguinte exemplo:
Buffet da padaria...
Restaurante chique...
Vc pode ter uma guita barata e achar que tá tudo ótimo!! Matou a sua fome!

Em suma, vc pode ser feliz, basta não comer guitarras caras. :) A ignorância, as vezes pode ser uma delícia...

Abs

iRock
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia

O difícil é conseguir cumprir essa "dieta".

Conde_guitar
Veterano
# fev/11 · Editado por: Conde_guitar
· votar


edalko

Guitarrista gordo....

http://www.rockemgeral.com.br/wp-content/uploads/2009/07/ratos01-3.jpg

zuera mano! hehe

MMI
Veterano
# fev/11 · Editado por: MMI
· votar


edalko

Isso acabaria com a fome do mundo! Quem pode, pode...

Quem não come carne, se pega uma carne de segunda acha maravilhoso. Até o sujeito chegar numa picanha na brasa ou filet mignon, demora... Depois se descobre que tem um tal de Kobe Beef. Isso não tem fim!

Deiab
Veterano
# fev/11
· votar


Quesito relic:

Fender relic = Estilo até não poder mais!
Gibson relic = Podia ter mais cuidado!
Ibanez relic = ridículo!

Nesse contexto não estão no mesmo patamar.

Quanto a ibanez estar no mesmo patamar das outras duas...
Como marca, fender e gibson investem mais em propaganda e tem lendas pra impulsionar a marca.
Como qualidade numa nota geral, a ibanez perde pra gibson, já a fender tenho minhas dúvidas em alguns modelos.
Digo isso com base no que já pude tocar, mas não foram muitos modelos diferentes.

Manubio
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
O patamar que eu digo, é até de conceito, naum só preço! O entender que uma Gibson é única, uma Fender é única e não vulgar.
A Ibanez é assim, ou é uma guita comum?


Se for por tocabilidade e tudo o mais, não acho nem a Gibson nem a Fender únicas, é como se elas fossem as melhores guitarras do mundo, e eu simplesmente não consigo concordar, já toquei em algumas Gibsons e Fenders que não me convenceram.

Agora por reconhecimento, acredito que sim, que as Fender, Gibsons e Ibanez estão no mesmo patamar, qualquer um que ver sabe que é.

O fato é que se imagina que Fender e Gibson tem uma qualidade inquestionável, que estão acima de tudo que se imagina, e eu já não vejo assim.

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Isso acabaria com a fome do mundo

Dá até pra brincar de "Onde Está Wally?"

:)

Abs

edalko
Veterano
# fev/11
· votar


MMI
MauricioBahia

uhahuahuauhauhauhahuahuahuahuahuahu
õtimos posts!!!!

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


Deiab

Eu não gosto muito de ver por esse lado de ''relíquia''. Mas todos sabem que a Gibson e a Fender são de excelente qualidade e, na minha opinião, do mesmo nível das Ibanez, porém de estilos diferentes, que eu acho que não se podem comparar. O negócio é que a Gibson e a Fender tem MUITA história, o que, muitas vezes, acaba gerando uma ideia já formada de que são as melhores do mundo.

Particularmente, eu não me importo nem um pouco com tradição e história. O que importa pra mim é um equipamento de qualidade. ;)

MMI

Nao vai me dizer que não é tu na foto! Hehehe.

Deiab
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron
Entendi e concordo contigo, só comentei dos relic por gosto pessoal, pois vi uma foto em alta resolução da evo do Vai e achei que jems e rgs da ibanez não combinam com relic.
Mas que fique claro, não acho gibson e fenders as melhores do mundo até porque não conheço de perto nem 1/3 das marcas que mais me chamam a atenção.
PS: Sou doido para ter uma Suhr e ainda chego lá!!!

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron

Claro que não sou eu! Eu tenho mais guitarras, toco muito mais e de quebra sou mais bonito e mais famoso. O coitadinho aí se chama Joe Bonamassa, para quem não sabe.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


Deiab

Eu comecei a entrar por dentro das Suhr e das Tom Anderson e tô gostando muito do que eu tô vendo!

MMI

Ahh, eu esqueci de dizer... obrigado por me apresentar as Suhr e as Tom Anderson! Por tua causa a minha listinha de guitarras aumentou ainda mais! É como diz o ditado: ''A ignorância é a mãe da felicidade'', hehehe.

Tinha uma coisa que eu esqueci de perguntar... tem como mandar fazer guitarra Custom Shop e mandar trazer para o Brasil ou só pode ser lá, pessoalmente, para trabalhos customizados?

Abraços!

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


Atendendo ao pedido do edalko.

Leomju

A pergunta é bem capciosa, primeiro porque engloba uma gama muito grande de produtos, que atendem a padrões muito distintos (falo padrões no sentido de especificações e projetos mesmo).

Então, vou falar um pouco da minha experiência...

Comecei a tocar em uma Ibanez, não essas RG que tanto se vê, a primeira guitarra que toquei e a que aprendi a tocar foi uma Ibanez GB-10, não é minha, é de um grande amigo que na época era meu professor, que anos mais tarde adicionou ao rol de Ibanez dele uma Scofield e uma Pat Metheny.

Quem já tocou numa semi-acústica ou semi-sólida Ibanez, sabe que elas não devem em nada a nenhuma semi-acústica ou semi-sólida de série de qualquer marca que seja. Essas sim são primorosas e realmente tem uma qualidade que se comparar com uma Gibson ou Fender na mesma faixa de preço e de qualidade, em nada ficam atrás.

Mais tarde, na minha fase, fritador wannabe e algumas Fender, Gibsons e Jacksons depois, comprei uma JEM, uma 555BK, não a porqueira que fabricam hoje, mas as originais japonesas da primeira metade dos anos 90 (naquela época só existiam 3 modelos a venda na linha Steve Vai, 555, 777 e 77, essas eram as tops das superstratos, o que toda RG queria ser quando crescesse). Eu tinha dinheiro para comprar a 777, mas eu me apaixonei por uma Jackson Randy Rhoads RR1 flame top, e consegui negociar para pegar as duas pelo preço de uma.

Nunca odiei tanto uma guitarra na vida, praticamente tudo nela parecia errado, salvo uma coisa, a largura da escala, ela tinha um milímetros a mais do que eu estava acostumado, e isso era confortável pra quem tem um palmo de 20cm. Fora isso odiava a tocabilidade dela, braço excessivamente reto e fino, embora largo, ficava segurando a guitarra praticamente na ponta dos dedos, era sempre desengonçado, e só dava aquele som do Steve Vai (que fica lindo nas mãos do Vai e ridículo na minha).

Na mesma época, passou pela minha mão uma Fender Signature Ritchie Sambora (uma Custom Shop e não de série), sem backbox e com marcações em forma de estrela, tocar nas duas, foi uma diferença tão absurda, que pouco depois vendi a Ibanez e fiquei com a Jackson apenas, mais tarde troquei ela por uma Soloist HSS.

Nessa mesma época, tive o prazer de ficar com uma Ibanez Frank Gambale por alguns meses (emprestada), e aí sim, eu vi o que é uma super-strato. O Frank Gambale parece uma seriema tri-sexual com calças de couro e camisas cafonas, mas poucas foram as vezes que vi uma superstrato tão funcional e equilibrada e sem perder o timbre.

Fora as que tive das 3 marcas, toquei com inúmeras outras, inclusive praticamente todas as signatures (tanto super strato, quanto archtops), RG (as tops e nãos as de 1500), S series, S-Classic (que até outro dia nem vinha pro brasil), Roadstar, pode botar nome que são poucas as que eu não vou ter tocado, e tenho minhas preferências dentro da marca, mas respondendo a sua pergunta.

Eu não acho que a Ibanez chega lá. Ela tem ótimas guitarras, chegou a ter uma linha de archtops que fazia inveja a Gibson e Gretsch (as duas grandes fabricantes de archtops em série), mas fora essas séries, nunca chegaram lá. O que elas tem de realmente incomparável, é só o fato de serem pau para toda obra, pega uma RG das mais sofisticosas e tu consegue ter fácil 1001 sons diferentes, nenhum vai ser a oitava maravilha do mundo, mas vai te dar muitas opções que se for procurar em outras guitarras, vai ter que comprar 2 ou 3 pra conseguir.

Infelizmente hoje as Ibanez não valem, são ainda menos boas do que eram antes, mesmo as Archtops, só mantém o padrão na linha signature, as vezes nem isso, a GB-10 passou os ultimos 10 anos sofrendo em qualidade, só a série especial de aniversário salvou de 2000 pra cá.

MMI

Ei, tu e o edalko, não podem ficar falando que não compram guitarras tops de verdade e todo esse tralalala... hehehehhee... Porque vocês quase sempre compram elas com um daqueles descontos que até Deus duvidaria se visse na frente dele. Parece até que tem o timing certo pra fazer o negócio da china.

Vinícius Iron
É raríssimo encontrar alguém daqui que tenha um modelo de 1ª linha.

Cara, as tops de linha da Ibanez são as semi-acústicas e signature, sempre foram, isso nunca mudou. A maioria é tem mais hype do que qualidade. O que não quer dizer que não sejam guitarras boas e honestas, mas não vai muito além disso não. E sim, elas tem muitos defeitos, mesmo as Ibanez de 4mil dólares.

Paul.Gilbert
Posso citar Vários: Eric Jonson, Steve Vai, Yngwie Malmsteen, Steve Morse, Andy Timmons, Mike Stern, e por aí vai...

Engano seu achar que o modelo que eles usam, é o mesmo que se compra na loja. A Signature que o EJ usa são da custom shop, feitas apenas para ele, segundo o pessoal da custom shop, é a guitarra mais trabalhada que eles fabricam fora de séries limitadas, e segundo o próprio Eric Johnson foram feitas mais de 50 guitarras até sair a primeira que agradou ele.

A Pacifica do Mike Stern, não tem nada haver com a Pacifica que vendem na loja, a começar que a principal foi feita com o corpo da Tele 54 dele.

MMI
O Brian May é um cara nada menos que brilhante, construiu sua guitarra com madeira do século 18, refez os captadores, alterou as fases dos captadores, fez coisas que até hoje não se encontra em guitarras.

Só esqueceu de comentar que ele é PhD em Física.

Hoje mesmo morreu um notório guitarrista que usava uma Gibson 1959, coisa de centenas de milhares de dólares.

Putz, eu me afasto uns dias do FCC e até o Gary Moore morre????

Paul.Gilbert
Nenhuma marca vale tanto, e para a mão-de-obra valer milhares de dólares, teria de ser algo fora do comum.

Cara, eu conheço pelo menos uma dúzia de luthiers (os tops mesmo, não os de brincadeira que temos aqui), que fariam você mudar de ideia, porque fora do comum não chega nem a começar a definir o trabalho desses caras, não é a toa que se tu for mo Smithsonian, tu vai achar guitarras feitas por eles que são consideradas obras de arte, e não é no sentido figurado, é no literal, estão lá expostas no meio de inúmeras obras de arte. Acho que a coleção mais famosa que está lá é a Blue Guitar Collection do Scott Chinery. O cara pegou os 24 melhores luthiers do mundo e botou cada um pra fazer uma guitarra, desde que fosse na cor azul.

Esses caras aí, eu conheço o trabalho de alguns, e conheço de tocar e não de ouvir falar, e não tem é como achar explicação para os trabalhos deles valerem menos do que se paga por eles.

O MMI e sua Benedetto humilhadora de amps que o digam, já que ele anda apaixonado por ela (e nisso eu tive um pequeno dedo na escolha), até hoje não vi ninguém com uma Benedetto, Foster, D'Aquisto, Stephen Stern e afins dizer que achou cara se comparada com a qualidade que levou pra casa, mas já vi um ou outro que até acharam baratas, mesmo pagando mais de 20mil dólares, acham que levaram muito mais do que pagaram por elas.

Vinícius Iron
O negócio do preço da guitarra era algo que eu tava discutindo com o MMI, ontem. As melhores Gibsons ficam na faixa dos 8 mil dólares. Passando disso, não existe uma diferença tão grande, são mais mínimos implementos de componentes ou máquinas diferentes para a manufatura do instrumento. Não acho que justificaria um preço maior que 10 mil, além de eu achar perigoso andar pelos lugares com um produto tão caro.

Quem compra guitarra desse preço não compra para tocar no boteco da esquina, se o cara compra uma Benedetto, Foster, PRS Private Stock pra tocar na noite, vai ser algo como um John Pizzarelli, Joe Diorio ou Santana da vida.

Nessa equação também entram alguns fatores, quando tu tem por exemplo, uma guitarra de 500, tu acha uma maravilha no começo, depois que conhece bem, começa a ver os defeitos. Se passa pra 1500 a mesma coisa. Se vai pra de 8mil é do mesmo jeito. Mesmo as de 25mil, depois de muito tempo com elas, tu começa a achar as deficiências. A diferença é que o que é deficiência num instrumento de 25mil, é inimaginável para quem ainda está no de 1500. Vai ser uma lixada a mais ou a menos num traste aparentemente perfeitamente lixado, um milímetro daqui, um verniz a mais dacolá. Enfim, você já chegou no ponto onde o detalhe, por minimo que seja passa a fazer a diferença, como um Stradivarius comparado a um Guarnieri, por melhor que o Guarnieri seja, alguns detalhes do Stradivárius fazem uma diferença enorme, mas só nas mãos de quem está no nível de conhecimento pra notar. Se botar na minha mão, vou ver muito pouca diferença entre eles e um Eagle.

Paul.Gilbert
Então porque um captador antigo deve custar 80 vezes mais, se não mudou nada? Vou continuar batendo nesta tecla... O nome aí pesa mais do que o instrumento, em vários casos que você citou. O instrumento em si, não vale tanto. Cara, chamar uma Music Man dessas de medinana? Você já viu o processo de fabricação desses caras? É melhor que a maioria dos melhores Luthiers... Tudo é robotizado e livre de falhas humanas.

Os PAF são caros, porque não tem qualidade, parece um paradoxo, mas o fato da produção deles ser irregular, fazia com que cada captador fosse praticamente único, é só ver que a Gibson tem 6 modelos que tentam copiar a sonoridade deles, e só se ateve às principais variações.

E Robô não erra, mas também não sabe quando um peteleco de lixa a mais ou a menos faz a diferença.

Jacarandá da Bahia, sinto dizer, eu tenho escrúpulos de não comprar, mas consegue-se sem muita dificuldade. Madeiras de Lei, são comercializadas a torto e a direito aqui, vide o estado da Amazônia e do Mato Grosso.

Aqui no Brasil é fácil achar, fora é uma fortuna, e pra achar ainda tem que passar por tudo que é tipo de fiscalização escrotamente rigorosa. O custo de 1000 reais, aqui, no minimo vai subir 3x se tu for atrás nos EUA ou Europa.

Selecionar Madeira, a Music Man e a PRS também fazem isso, e não cobram 10.000 dólares a mais. Veja o vídeo da fábrica deles! É muito legal mesmo.

Uma coisa é selecionar madeira, outra é tu fazer como o Sugiyama ou o Bendetto ou o Foster fazem. Tem um tópico meu mostrando um video do Foster fabricando as guitarras, eu já fui lá no Sugiyama ver ele fazendo violões (tinha ido deixar 2 violões de um amigo para revisar após 20 anos de comprados). Os caras levam uma vida para escolher madeira, esperam uma vida pra ela envelhecer, e na hora de montar escolhem a peça a ser usada pela afinação da nota percutida delas. Ir para uma madeireira e inspecionar algumas centenas, talvez milhares de toras e levar só uma dúzia delas, não é fácil e nem barato, é um padrão de excelência absurdo, para a maioria dos brasileiros isso é quase inimaginável.

MMI
Está cheio de "experts" e profundos conhecedores de youtube, fica difícil e desanima.

E como desanima, sem contar os cantadores do samba de uma nota só.

Paul.Gilbert
Talvez seja a visão de um guitarrista pobre? Mas mesmo quando eu penso... Se eu tivesse realmente grana sobrando para uma guitarra destas, eu lembro de quanto custa, de fato, fazer uma... E chego na conclusão de que eu prefiro comprar um equipamento completo de uma oficina de Lutheria com esse valor.

Como disse acima, com tinta e pincel todo mundo pinta, mas Da Vinci só teve um. Quando se fala de caras como Bob Benedetto, Jimmy D'Aquisto, John D'Angellico, Jimmy Foster, Stephen Stern, John English, Tom Murphy, Rudy Pensa, nós estamos falando dos Da Vincis, Michelangelos, Picassos ou Van Goghs da luthieria para guitarra. Não estamos falando de algo normal, dentro dos padrões

Paul.Gilbert
Quando eu falo em guitarras de 2 mil dólares, falo do preço real delas. Uma Gibson 59, pode custar dezenas de milhares de dólares, mas isso não muda o fato de que em 1959, ela era só uma gibson comum.

Bom, em 1959, uma guitarra custava em média de 20 a 50 dólares (a Fender custava na faixa de 35-40 dólares), a Les Paul Standard custava 365 dólares, logo... mesmo naquela época, ela já estava valendo o preço de mais de 10 stratos.

Vinícius Iron
Mas um negócio importante a ver é: até quanto VALE a pena pagar por uma guitarra? Foi como o exemplo que o MMI deu: apesar da mesma proporção, uma guitarra de 1500 tem uma qualidade muito maior para uma de 500 do que uma de 24 mil para uma de 8 mil (mantendo o triplo do preço em ambos os casos).

Vale até onde você é capaz de sentir a diferença. Eu se pego 2 guitarras da mesma fabrica, ano e modelo consigo falar das diferenças entre entre elas. Se der pra minha irmã uma Squier e uma Tom Anderson, ela vai dizer que são a mesma coisa.

Mesmo essas Suhr e Tom Anderson, que estou acabando de conhecer, eu dei uma pesquisada em seus preços e eles vão até, no máximo, 5 mil dólares. Eu penso que, passando de 10 mil, mesmo sabendo que irão existir sutis melhoras, eu acho que não compensan pagar por esses preços.

5mil dólares são os modelos de série, se você quiser um realmente customizado, o preço vai pras alturas.

MauricioBahia
Dá até pra brincar de "Onde Está Wally?"

Puta que pariu.... eu nem lembrava do Wally e ainda demorei foi muito pra achar ele aí na tua montagem hehehehhee

MMI
Isso acabaria com a fome do mundo

Com a fome do mundo eu não sei, mas que depois dessa dizer que eles tocam com instrumento de 2000, fica difícil né?

pscb
Veterano
# fev/11 · Editado por: pscb
· votar


nichendrix
Cara, eu conheço pelo menos uma dúzia de luthiers (os tops mesmo, não os de brincadeira que temos aqui),

Das guitarras de luthiers brasileiros que tu conheces, alguma delas te chamou atenção?

Pelo que sei das tuas opiniões, não valeria a pena encomendar uma cópia de Fender, mas seria interessante personalizar, para justificar a compra em luthier (acrescentando madeiras brasileiras, por exemplo).

Ainda personalizando, alguma guitarra de luthier vale o preço de R$4000,00 em diante?

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Leomju

Olha,vou deixar aqui a minha opinião a respeito.Estas guitarras citadas,cada uma possui sua característica,cada uma como todo instrumento,possui sua particularidade e personalidade.Apesar de ser um strateiro nato,gosto do designe das ibanez.As JEMs,as RGs,possuem um desenho bacana e diferenciado e uma tocabilidade muito gostosa.E nesta praia de cada instrumento ser único e diferenciado,não há o que se fazer comparações entre um e outro.Pois além de cada instrumento destes citados,possuirem a sua personalidade,cada coléga guitarrista se identifica com esta personalidade e tocabilidade de cada um.São instrumentos distintos,logo não tem o que se comparar nem entre um e outro e nem qualidade,pois são propostas diferentes,coisas diferentes umas das outras.Esta é a minha opinião a respeito.Cada instrumento destas marcas citadas,tem o seu devido valor,dentro do que cada um deles se predispõe a fazer !!

edalko
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Como diz o ditado, "se não sabe brincar, nao desce pro play[ground]"

Pronto! Agora deixou a gente sem argumento hahahaha

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


edalko


E vamos parar com esta gastronomia toda,de prato disso,prato não sei daquilo,entrada daquilo outra,que tá me dando uma fome fila da p#*@ aqui.Já estou até mirabolando o que vou fazer no almoço hoje.Estive pensando numa costela gaúcha,feita naquela churrasqueira a tambor que tenho aqui.Cujo fogo fica longe da carne,e a churrasqueira vai assando leeentamente,e aquela fumaça do carvão,no mesmo entrevero que a churrasqueira vai assando,vai defumando a carne também.....Mas em fim,puta fome que me deu aqui !!!! Abração



EDIT-E pra finalizar,aquela boa cuia de mate !!!

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Caramba! Você por aqui!

Eu entrei nesse tópico para uma conversa de botequim, porque achei que esse assunto não levava a nada. De repente, entram os amigos, o edalko e o buddy guy já servem a comida, a companhia de MauricioBahia, ogner... O que era despretencioso vira algo muito legal! Estava com saudades dos seus discursos enormes!

Para o pessoal ver como são as diferenças. Eu sou uma guitarra mediana, tentei falar e explicar para o povo. Talvez um ou outro se convenceu comigo. Aí chega o mito nichendrix, guitarrona top, pode não ter falado nada de novidade ou até que eu não quisesse explicar aqui, mas o discurso eloquente e a retórica é de outra categoria. Arrebenta!

buddy guy

Tá de sacanagem? Quarta feira e você churrasqueando? Vai dizer que tem cerveja gelada também, daí sacaneou de vez!

PWN3DROCK
Veterano
# fev/11 · Editado por: PWN3DROCK
· votar


só reforçando, é como os amigos ai ja falaram, depende muito do som que você vai tirar, pessoal do heavy metal usa mais sg, lespaul custom, pelo som delas, ja a galera do trash usa mais dean jackson, depende muito, outra coisa eu acho que isso de marca não tem nada a ver, eu tenho um amigo que sonhava com gibson, fender etc ele comprou uma tagima de uns 1.200 e não troca a guita por nada, vai muito do estilo do guitarrista, e claro que vão olhar com outros olhos quando verem o equip dele com essa guitarra e um cara com uma guibson lespaul custom de 19 mil reais, fazer oq rsrs

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI

nichendrix

Caramba! Você por aqui!

Eu entrei nesse tópico para uma conversa de botequim, porque achei que esse assunto não levava a nada. De repente, entram os amigos, o edalko e o buddy guy já servem a comida, a companhia de MauricioBahia, ogner... O que era despretencioso vira algo muito legal! Estava com saudades dos seus discursos enormes!

Para o pessoal ver como são as diferenças. Eu sou uma guitarra mediana, tentei falar e explicar para o povo. Talvez um ou outro se convenceu comigo. Aí chega o mito nichendrix, guitarrona top, pode não ter falado nada de novidade ou até que eu não quisesse explicar aqui, mas o discurso eloquente e a retórica é de outra categoria. Arrebenta!

buddy guy

Tá de sacanagem? Quarta feira e você churrasqueando? Vai dizer que tem cerveja gelada também, daí sacaneou de vez!






Ashuahsuhaushsuahs.................não vou mentir,quase rolou mesmo.Só não rolou por que a turma aqui hoje tava desanimada e preferiram o trivial.Mas de sexta ou sábado não passa não........hehehehe..........Abração !!!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Depois... criticam estes tópicos... é só risada...

A foto do MMI me deixou sonhando...

Um cara de terno com uma Flyng V... e um Bilhão de guitas em volta...

hahahahahah ... demais

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


nichendrix: Puta que pariu.... eu nem lembrava do Wally e ainda demorei foi muito pra achar ele aí na tua montagem hehehehhee

edalko
uhahuahuauhauhauhahuahuahuahuahuah

hehehe. Nada como um pouco de diversão!

Abs

redmojoblues
Veterano
# fev/11 · Editado por: redmojoblues
· votar


Fender e Gibson são lendárias por serem as mais reproduzidas em questão de design! Muito coisa se originou a partir das melhores guitarras dessas duas marcas.

Mas em qualidade,construção,aí é outra historia..
Gretsch,Rickenbacker,Tom Anderson,Surh,PRS...são várias..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?