Surpreso com a Sx Sst 57

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jul/09 · Editado por: erico.ascencao


Ontem concretizei mais uma GAS: comprei uma SX SST 57. Já tinha uma Cort X6 e um SX GG1 STD, só faltava uma stratinho pra completar o arsenal (por enquanto). Não vou fazer um review porque já tem um muito bem feito pelo Van Lorien, então ao invés disto vou passar impressões gerais que eu tive.

Bem, fui buscar a guitarra no escritório daquele cara que vende as SX no Mercado Livre. O cara me atendeu muito bem, apesar de estar meio atrapalhado com a mudança do escritório. E devido a esta mudança não tive como testar a guitarra plugada no local. Pelo menos pude averiguar dois exemplares pra ver qual estava melhor, e descartei um que estava com uma tarraxa super frouxa. Tudo bem que havia 5 na cor creme (que era a que eu queria), mas não tive saco de ficar abrindo 5 caixas.

Bem, vou listar os aspectos que me surpreenderam:
- O braço é laranja mesmo (cor de casca de laranja), e a cor é creme mesmo (tipo sorvete de creme, ou até mais escuro). A princípio estranhei, mas no fundo no fundo eu achei um charme, pois as cores dão personalidade à guitarra.
- O acabamento é super simples, porém bonito. Não tem aqueles detalhes minuciosos como os bindings das Les Pauls ou marcações elaboradas, mas tudo o que tem é bem feitinho. A pintura é bem sólida (não permite ver os veios da madeira), tanto que ao tirar os pinos da correia pra colocar meus strap locks eu vi a espessura de tinta que chega a quase 1 mm fácil.
- Chegando em casa, achei umas pequenas falhas no acabamento: no cutaway inferior tem uma pequena pinta preta de menos de 1 mm de diâmetro e no verso do braço tem uma sujeirinha que foi envernizada junto com o braço.
- Os trastes são normais (ou seja, finos) e um tanto quanto baixos. Isso eu estranhei bastante na hora e tocar, pois exige uma pegada mais forte principalmente ao fazer digitações.
- O braço é estreito (pestanta estreita) assim como a minha Cort, e é gordo (ou seja, a distância entre a escala e o fundo do braço é grandinha) quase como a minha Les Paul da SX.
- Os captadores me decepcionaram com distorções. Eles têm um ganho muito abaixo do esperado, e o da ponte embolou fácil com distorções nivel Tube Screamer. Os captadores do braço e do meio limparam bastante alguns patches que eu usava com a minha Cort X6 (tanto com os humbuckers splitados como com o single do meio). A troca por uns Texas da Malagoli que eu já previa é um tanto quanto urgente.
- Em compensação o timbre limpo superou minhas espectativas. Estava na dúvida entre a SX SST 62 (com escala escura) e a que eu comprei, mas como o cara não tinha mais a 62 então levei a 57 mesmo. Tinha em mente que queria um som de strato diferente dos sons que tirava com a Cort usando os humbuckers splitados e até mesmo o single do meio. Desse modo, imaginava que a SX substituiria quase que completamente a Cort no papel de strato, mas eu me enganei. O timbre da SX é bastante diferente - dá pra perceber a diferença apenas tocando desplugada. Enquanto a Cort puxa bastante pro médio grave, deixando o timbre mais encorpado; a SX puxa mais pro agudo mesmo (nem tanto médio agudo não...), tendo o tal do "twang" que os gringos falam. Das três músicas do meu repertório que eu imaginava deixar a cargo da SX, uma delas vai continuar com a Cort e outra eu ainda preciso trabalhar pra melhorar o timbre sujo.
- No geral, a guitarra é bem leve.
- A construção da ponte tremolo facilita bastante para a regulagem de oitavas. Não é necessário soltar as cordas para fazer a regulagem como é necessário ser feito nas Tune-o-matic ou nas Floyd Rose.
- Estou tendo pequenos problemas pra estabilizar a afinação. Quando eu toco uma corda pra conferir a afinação, a afinação tende a crescer conforme a corda vai soando, começando um pouco abaixo da afinação correta e chegando a um limite que passa um pouco da afinação correta. Creio que passando um grafite no nut e nos abaixa-corda o problema se resolve.
- As cordas originais são furreca. Preciso trocá-las, de preferência por 0,10 para ajudar na manutenção da afinação.

Bom, é isso. Ainda pretendo fazer um guia para ajudar iniciantes a escolher o modelo de guitarra (Stratocaster, Les Paul ou Superstrato), mas primeiro preciso ganhar intimidade com a minha mais nova aquisição.

ogner
Veterano
# jul/09 · Editado por: ogner
· votar


erico.ascencao

Cara essas marcas mais "humildes" cada vez mais o grande problema encontrado é o controle de qualidade, fato! Nunca toquei numa 57, dizem que a diferença pra 62 é somente o braço, enfim! Não sei.

O ponto é: Comprei uma Sx62 e ela veio perfeita sem nenhum problema de pintura ou hardware. É uma Sunburst muito bonita.

O que fiz foi trocar a ponte e os caps e a guita esta uma strato com som de strato. Não vi necessidade de trocar as tarrachas, regulei a guita com 0,10 e coloquei as cordas com muito "carinho" hehe, não esta desafinando nada alem do aceitável.....

O que é importante frisar, pelo menos no meu caso foi que a guita veio bem desregulada causando até uma má impressão, porem depois de regulada virou outra guita e com os upsgrades ficou ainda melhor.

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
É uma ótima guitarra. Eu tive uma SX SST62 por 8~9 anos com um Dimarzio Tone Zone (humbucker) na ponte e tarraxas gotoh. Posso lhe dizer que segurei muito bem a guitarra por esses anos, conseguindo ótimos sons! Só troquei porque passei uma GAS desgraçada pela Schecter e também porque no quesito tocabilidade ela não me atendia por completo (21 trastes, eu queria ponte floyd e tals).

Posta umas fotos ae pra nós cara !!!
Assim que eu recuperar a grana vou pegar uma dessas denovo!!!

sobrevivente
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Cara, caso você não se importe de dizer, por quanto saiu a guitarra? Acho que saiu mais barato pegando direto dele do que se fosse comprar no ML, não?

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao

Maldito!! heuheuheuehueh
Cara, eu sou apaixonado pela minha SST62 e to louco por uma 57 creme!!! Com essas suas "impressões gerais" eu fico ainda mais tentado!!

A minha 62 eu troquei as tarrachas...pra mim, as antigas desafinavam muito...

Todo mundo que me ouve tocando nela pergunta se eu troquei os captadores e tals, pq dá pra tirar um som muito foda dela!!

Enfim, o dia em que eu achar uns 500 reais dando mole por ai, acho que vou pegar uma 57!!

Abraços!

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Maldito!! heuheuheuehueh[2]

Foda demais essas guitarras...tô doido para pegar um 57 também...

erico.ascencao
Veterano
# jul/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


ogner
Eu tenho a consciência de que esta é uma guitarra simples. Esta eu deixarei original (a não ser captadores e ferragens, que num futuro não tão distante pretendo trocar), ao contrário da minha Cort, a qual pretendo pintar e até colocar uma escala floral. Se esta SX ficar com aquela cara de relic, não tem problema, até que combina com ela...

GuitarHome
Nem adianta postar fotos. Ela é igualzinha à do Van Lorien:
http://img520.imageshack.us/img520/933/33566755bh8.jpg
http://img135.imageshack.us/img135/6506/21730364ii1.jpg
http://img135.imageshack.us/img135/7433/83297622sm9.jpg

sobrevivente
Paguei R$470. Quando eu pedi o desconto o cara falou: "Putz, embaçado te dar desconto. Estou mantendo este preço desde o ano passado. Fico até com vergonha de falar, mas o que eu posso te dar é R$20 equivalente à taxa do ML". Pelo menos estes vintão ajudaram a pagar a correiazinha da Fender - foi R$70, mas é branquinha pra combinar com a guitarra.

BaNdAiD
Thiago Salme - Banda A Marilla
Eu acho que vale a pena sim, considerando upgrades futuros. Com R$500, não dá pra comprar strato melhor que essa. O negócio é escolher uma que esteja bem construída (braço, corpo e trastes bons), e fazer os upgrades necessários. Eu pretendo fazer upgrades nas minhas guitarras ano que vem, não por necessidade e sim para que cada uma fique "bem caracterizada" para a sua função no meu set. Só esta SX é que realmente precisa de upgrades de:
- captadores
- tarraxas
- ponte (sim, pretendo usar a ponte)

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Essa guitarra é muito legal! A única coisa que fica devendo nela são os captadores. Quanto ao problema da instabilidade na afinação, na minha eu resolvi dando uma apertada nas tarraxas, colocando cordas .011 bem direitinho e trocando o nut por um de osso.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao

Cara, to muito afim tanto da 62 quanto 57 faz ano! Só estou esperando pintar uma grana "sem compromisso". Muito boa compra cara...parabéns...

você é do rio?

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
Sou de SP capital.

sobrevivente
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Legal, também tenho uma Cort X-6 e também quero me comprar uma SX SST57, para ter como reserva, mas não acho por aí por um precinho camarada. =\

Estou até pensando em desistir da compra para dar um upgrade na minha Golden LP, que está parada em casa.

lindoso
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
parabens cara, de fato é uma otima guitarra pelo preço que custa
acho muito bonita a 57 em creme, mas eu prefiriria um creme mais claro(não sei se é impressão minha, mas esse creme tá meio "abacate", sei la)
mas é a cor que eu pegaria se fosse adquirir uma destas
alias, o seu braço é em "U"?

Pelo menos estes vintão ajudaram a pagar a correiazinha da Fender - foi R$70, mas é branquinha pra combinar com a guitarra.

seria essa correia?
http://www.fender.com/products//search.php?partno=0990683000


vlw cara!e se divirta com a guita!

erico.ascencao
Veterano
# jul/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


sobrevivente
Olha, eu aconselho a pegar uma SX SST. A sua Golden provavelmente deve ser em basswood, assim como sua Cort. Pega uma SX que é feita em madeira diferente, e assim você terá uma guitarra com timbre bem distinto do timbre da Cort. E esse lance de madeira faz uma puta diferença. Só tocando desplugado dá pra perceber a diferença do mogno da minha SX GG1, do basswood da minha Cort e do alder (e talvez até da escala clara também) da minha SX SST.

lindoso
A foto do Van Lorien tá meio abacateada mesmo. Mas ela é creme mesmo, mais ou menos desta tonalidade: http://www.condortech.com.br/br/produtos/img.asp?file=911_guitarra13.j pg (não tem fotos da SX SST 57 no site da Shelter). Quanto ao shape do braço, eu não manjo muito dos termos, mas parece que é em "C".

lindoso
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
exatamente esse creme da foto que eu gosto!
vlw

Les Guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Texto muito comprido, quanto vc pagou nela?

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


Les Guitar
Ele já disse no meio do tópico, deixa de ser preguiçoso e lê.

Marcosrcf
Veterano
# jul/09 · Editado por: Marcosrcf
· votar


Tive um ataque de G.A.S. também, fui comprar cordas, entrei na loja e dei de cara com essas porcarias de SST, peguei uma SST62 WhiteVintage.... é um creme bem mais claro com o escudo verde bem clarinho, no começo não fui com a cara do escudo, mas depois acabei gostando! Hehehehehe
Ela tem um puta som, minha banda toca umas músicas do Red Hot Chili Peppers, parece que ela foi feita só pra isso, fica muito bom!

http://img107.imageshack.us/img107/5275/dsc00407j.jpg
http://img43.imageshack.us/img43/6808/dsc00406eyg.jpg

Ahh sim, comprei ela na Playtech da Sta. Ifigenia, paguei 430 em 3x! \o/

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


Marcosrcf
Ela é bem inspirada nas stratos de 1962 mesmo, até o escudo Mint Green de três camadas. Parabéns pela guitarra!

ogner
Veterano
# jul/09 · Editado por: ogner
· votar


Marcosrcf

Huahuehuahua. Comprou???

Esse escudo verdinho é show!!! A Sunburst tb vem com ele..
A Minha ficou esquisita pq troquei os caps e não me toquei que as capinhas eram um creme claro, esta com capinhas brancas agora

Cara essa SX é coisa do diabo!!!
ahuehuahuheua!!!

sobrevivente
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Pois é, realmente é uma boa pedida.
É que eu pensei: "Poxa, já tenho uma X6, e posso tirar um som de strato splitando os caps, logo, ter uma outra strato seria um tanto redundante".

Mas realmente a X6 puxa mais para o médio/grave. O som splitando os caps fica legal, mas sinto falta de mais agudo para umas bases mais funkeadas. Talvez a SX SST57 seja a solução! Hehehe!

Obrigado pela opinião!

Marcosrcf
Veterano
# jul/09
· votar


Van_Lorien
ogner
Eu só ia comprar corda, ainda tava pensando, pq a grana não tava sobrando aí o vendedor ficou enchendo o saco... eu voltei pro trampo, fiz as contas e comprei no outro dia...
HAEOIuaehoIAEUHeoaiuhAEOIUeaoAEIUaeoiuhEA

Sub_Zero
Veterano
# jul/09
· votar


Essas SX são boas guitarras, eu tive uma SST-62 mas dei azar com a minha. Com menos de 1 ano de pouco uso o jack deu problema, a chave de seleção de captadores tb, as tarrachas não seguravam a afinação, mas apesar dos problemas eu gostava do braço e do som dela.
Só me decepcionei uma vez , foi quando levei ela na casa de um colega que tem uma squier standard, eu sabia que squier seria melhor (até mesmo porque custava quase o dobro do preço, na época tinha dado R$550,00 na minha SX e meu colega pagou R$ 960,00 na squier dele), só não pensei que a diferença seria tão grande. Minha SX parecia que não tinha "som de guitarra" comparada com a squier, até gostaria de perguntar pro pessoal: A captação de alnico pra strato faz tanta diferença assim?

Konrad
Veterano
# jul/09
· votar


Sub_Zero
Minha SX parecia que não tinha "som de guitarra" comparada com a squier,

Como assim? Sem som de guitarra? Talvez houvesse uma diferença quanto às madeiras usadas.... não?

Marcosrcf
Veterano
# jul/09
· votar


Sub_Zero
Não sei se eu dei sorte, mas na minha não vou mexer em nada por enquanto, os caps são exatamente o que eu imaginava...

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


A captação de alnico pra strato faz tanta diferença assim?
Com certeza, o alnico é a alma de uma Strato.
Abraço

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


Sub_Zero

Cara, sinceramente eu já estou esperando problemas elétricos na guita. Acho que guitarras desse valor, algumas revisoes de "palhetagem" devem ser observadas e planejadas. A chave de caps e potenciometros não vão durar muito tempo, tenho consciência disso...Eu acho.. Mas ainda assim vale a pena.

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


A captação de alnico pra strato faz tanta diferença assim?

Faz diferença sim, mas é no timbre, os caps q vem na Sx são ceramicos de saída média alta, se nao me engano 6,3k e 8,6k ponte, medi com o multimetro depois de troca-los aqui...Oq significa que eles falam bem...A grande diferença é no timbre mesmo o tipo de som...

Sub_Zero
Veterano
# jul/09
· votar


brunoliam
Como assim? Sem som de guitarra? Talvez houvesse uma diferença quanto às madeiras usadas.... não?
Sim..sim, a squier é de ághatis e a minha SST62 era Alder. O que eu quis dizer com não ter "som de guitarra" é meio difícil explicar, o som da squier era mais "vivo", era o tipo de som de strato ( ou próximo) das músicas de blues que escuto.

Marcosrcf
Não sei se eu dei sorte, mas na minha não vou mexer em nada por enquanto, os caps são exatamente o que eu imaginava...
Nem foi sorte sua, fui eu que dei azar mesmo..rsrsrs Muito linda sua guitarra, é a cor que mais gosto.


rafamoraes
ogner
Obrigado pelas explicações pessoal, putz, toda vez que vejo essa guitarra no mercadolivre dá uma vontade de comprar outra..hehehe mas tenho que pagar meu valvuladinho primeiro.

auzenph
Veterano
# jul/09
· votar


Sub_Zero
Cara que merda...

Realmente deu um azar danado...
meu amigo comprou uma e adorou..o luthier elogiou pra caralho...

eh fogo...esse é o problema das marcas menos conhecidas...o controle de qualidade. Sempre tem uma ou outra ferrada no meio...

Marcosrcf
Veterano
# jul/09
· votar


Sub_Zero
Vc chegou a abri-la? Pra ver se não tinha solda fria nem nada?
As vezes a parte elétrica que tá mal feita...

O bom mesmo é testar na hora, a minha eu liguei num merdeoro valvulado que tinha lá (bem pequeno, não vi o modelo)... e fiquei brincando um pouco, até me convencer de que um produto chinês também poderia ser bom...
HEOIaueoiueahoeauieaoiuaheOIEAHOEAIUHEaoiuEA

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Surpreso com a Sx Sst 57