Review: Cort X6

Autor Mensagem
silvio_rp
Veterano
# out/06


Bom, pra dar continuidade ao trabalho da galera em relação aos reviews e uma ajuda pq mesmo com muita informação sobre essa guitarra parece que o pessoal nao cansa de perguntar sobre ela vou falar sobre a minha.

De antemão ja digo que a minha eh o modelo antigo (nem tanto neh) com a ponte single lock. Entao ja da pra perceber que o forte mesmo dessa guitarra eh a forma (tanto corpo quanto braço) e materiais empregados na contrução e nao a ponte e os captadores. Levem em consideração o preço da guitarra (paguei R$550 na minha usada). QUando falo que eh boa quer dizer que eh melhor que as outras na mesma faixa de preço e nao melhor que qualquer outra.

Contrução: guitarra bem construída, sem falhas, pintura bem feita e bem bonita. Marcação bem feita tb. A marcação eh bolinhas localizadas na parte superior do braço e nao tem muito o que falar. As madeiras empregadas sao de boa qualidade. Nota 8 (pq nao tem muitos detalhes mas o que tem eh bem feito)

Ferragens & eletrica: Nao curti muito as ferragens da minha. Sinceramente a ponte nao segura muito bem nao. Mas pelo preço que paguei nem esperava muita coisa mesmo. Se regular tudo e afinar certinho ela nao desafina a toa mas se usar a alavanca dai nao tem como, ela desafina um pouco sim. A parte elétrica eh bem feita tb. Nao chia, nao raspa os potenciometros, etc. Os captadores da minha sao do mesmo nivel dos ibanes que vem nas RG270, etc, os Powersound. Nao da pra comparar com seymour e etc mas tb nao sao um lixo. Nota 6 nesse quesito.

Braço: o ponto forte dessa guitarra. Braço um pouco mais grosso que o das RG (Wizard2) mas nada desconfortavel. Parece ser feito na medida certa. E a madeira usada eh boa, nao da problemas com empeno nem nada. Nota 10

Resumindo: guitarra confortável de tocar, construída com materiais de boa qualidade e bem construída, ponte e captadores deixam a desejar mas pelo preço que se encontra ela no mercado realmente vale muito a pena. Ótimo custo-benefício.

Coloco fotos dela semana que vem quando estiver no meu computador.

Van_Lorien
Veterano
# out/06
· votar


silvio_rp
Gostei do review. A nova edição dela deve estar melhor por causa da ponte. Acho que os captadores, pra quem toca só em casa estão de ótimo tamanho.
Abraço!

TheChaosSpirit
Veterano
# out/06
· votar


falto dicas , foto e falar um pouco sobre o som dele e quais modificaoes voce fez

mas geral fico muito bom

silvio_rp
Veterano
# out/06
· votar


Opa!! Vlw pessoal.

Fotos eu falei no final que coloco durante a semana pq estou em outra cidade e nao estou no meu computador, onde estão as fotos!!

Ainda nao modifiquei nada pois estou pensando em segurar uma grana, vender ela e comprar uma Ibanez S series nova. Mas ainda to pensando nas possibilidades.

O som dela nao tem muito o que falar pq nessa faixa de preço os captadores sao muito parecidos. Seria hipocrisia minha falar que o som dela eh melhor que de uma GRG ou RG270 ou etc. Da pra levar um som em casa tranquilo mas se quiser algo mais profissional vai ter que trocar os captadores, sem dúvida. Mas tb, eh uma guitarra que se acha por 600 reais usada e as madeiras e construção ja valem isso... o resto eh resto ehehhe!!

pr0view
Veterano
# out/06
· votar


silvio_rp
cara cort eh uma das guita q eu me estranho mt pra toca, sinto o mesmo desconforto nas SG's =(

silvio_rp
Veterano
# out/06
· votar


pr0view
Isso é questao de costume cara! Tenta passar mais de uma hora seguida tocando essas guitarras que vc diz sentir desconforto pra ver se é isso mesmo ou se você é que não está acostumado. Abraço!

SuperGeo
Veterano
# out/06
· votar


Já que eu tenho uma dessas também vou postar meu review aqui, mesmo não sacando tanto assim vou dar minha contribuição.

A minha é com ponte Double-locking e captadores mightymite.

-Construção.
O corpo é de Basswood e com o braço de hard maple. A escala é de rosewood. Nada negativo em relação às madeiras, dão uma sustentação boa. Tem um potenciometro de volume e um de tone (push pull p/ coil tap), e uma chave de 5 posições.

-Conforto
Ela é MUITO confortavel para tocar. Com certeza é o ponto positivo dessa guitarra. Já toquei em outras do mesmo nível e até um pouco mais caras e ainda prefiro a Cort X-6. O acesso às ultimas casas é feito sem nenhum problema.

-Visual
O desenho diferenciado no corpo da guitarra é lindo, da um toque a mais no visual da guitarra. Não achei nenhuma imperfeição no acabamento, muito bem feito.

-Captação
A minha veio com captadores Mightymite. São bons captadores, condizem com o preço em geral da guitarra. A configuração H-S-H, com chave de 5 posições e opção de splitar os captadores (coil-tap) faz essa guitarra ser muito versátil, conseguindo desde um som mais encorpado até um mais claro.

-Tarraxas
As tarraxas são Die-Cast. Nenhum problema ao afinar as cordas.

-Ponte
Ponto fraco dessa guitarra. A ponte é Double Locking (a corda é presa na ponte e no Nut). Ela desafina um pouco ao alavancar. Se você não usa a alavanca não tera problemas.

-Custo-benefício
Custo beneficio incrível. É uma guitarra muito boa de tocar e tem o preço muito bom. Toco até metal e Hard rock e não tive necessidade de trocar os captadores embora não sejam TOP. Vale cada centavo pago nela.

iS_LaSh
Veterano
# out/06
· votar


Pow ... eu que sou inesperiente com Floyd ou a minha nao desafina nem fudendo ?!

Tava dando ontem alavancadas do naype que o Mestre Dimebag dava (Segurando a alavanca e empurrando ela contra o corpo do jeito que ele fazia) e a guitarra nao tava desafinando ...

Dei sorte com a minha alavanca ou pelo fato de ser minha primeira guitarra com floyd e eu nao to percebendo se ta desafinando ...??? eu hein ... =d

silvio_rp
Veterano
# out/06
· votar


iS_LaSh
Isso depende muito do tipo de alavancada e das cordas tb. Eu tava usando Solez e nao tava desafinando muito mas agora coloquei daddario e ta desafinando bem mais... mas a minha eh a single lock. Dai desafina mais mesmo. Mas a alavancada que mais desafina eh a que vc estica as cordas.

TheChaosSpirit
Veterano
# out/06
· votar


Tenta Juntar Grana Colocar um Kit Gotoh GE1996-T :) e captação melhor

iS_LaSh
Veterano
# out/06
· votar


silvio_rp
Alavancadas alá Dimebag ...



Da uma olhada ai ... qnd ele da a alavancada puxando a alavanca pra traz ...

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar


Sexta feira troquei o captador da ponte da minha Cort ...
agora só falta a gotoh e um cap pro braço ...

ClaudioSF
Veterano
# nov/06
· votar


iS_LaSh
Qual cap vc colocou na ponte ?

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar


ClaudioSF
Coloquei um JB TB4 ...
Vou testar ele com ampli hj ... testei com fones e 1 zoom 505 ll ... ai saiu uma chiadeira anormal dele que eu até broxei ... porem vou refazer os testes ... ^^

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar


Pra eu fazer meu review vou ter que criarr outro topico oou vou ter que postas nesse msm ...

ontem eu vi a diferença do meu captador ... ta é doido ... TB4 ruleia ... ^^

Proxy
Veterano
# nov/06
· votar


Bom aqui vai meu review pra quem tá interessado em comprar uma...

- Construção

Corpo: Brasswood
Braço: Hard rock Maple
Escala: Rosewood
Trastes: 24 (Jumbo)
Eletrônicos: 1 volume, 1 tone (push pull para coil tap), e uma chave para 5 posições (s/w).

- Conforto

Perfeita...
Como o SuperGeo disse acima, ela é uma guitarra muito boa pra tocar. E é incrível, pq existem guitarras até mais caras que ela e que não tem o mesmo padrão de conforto.

- Visual

Me lembra a guitarra do Joe Satriani... Mas com certeza ela tem seu estilo próprio...

- Captação

Mightymite. São ótimos captadores. Na Cort X-6, a configuração é: Humbucker, Single, Humbucker (H-S-H). Tem a opção de Coil-tap que faz com que a guitarra se torne muuitooo versátil.

- Tarraxas

Die-Cast. Não tenho o que falar delas. São boas.

- Ponte

A minha X6 veio com a Double locking III, comprei a minha em 2006. A Cort tá fazendo as X6 com Double locking III, e as X11 com Double locking II.
Não tenho problemas com a ponte... Mas também é aquilo, eu não ando dando alavancadas "a lá Dimebag"

- Custo-benefício

Talvez seja o melhor Custo x Benefício que você pode encontrar em uma guitarra do preço da Cort X6
Eu comprei a minha por 870 reais, novinha, na loja. Ela acompanha um cabo de 3 metros... Dá pra zuar bastante.

;D

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar


Mas também é aquilo, eu não ando dando alavancadas "a lá Dimebag"

Poutz cara ... é o mais doido ...

nenedurock
Veterano
# fev/11
· votar


Proxy

Onde você achou esta jóia ...pois ja revirei o centro de porto alegre e todos as lojas de música de porto alegre e não gostaria de compra pelo ml

Jg Destroyer
Veterano
# fev/11
· votar


nenedurock
2006 =/

nenedurock
Veterano
# fev/11
· votar


Jg Destroyer

pois é ne???? to meio atrasadinho

pOkiz
Veterano
# fev/11
· votar


Entao seja bem vindo quem após 2006 comprou essa guitarra e aproveita e faça um review ae que to afim de uma nova guita :D

JN Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Eae, tenho uma Epiphone Special II, comprei essa porque era a minha primeira guitarra e eu também não sabia tocar quando comprei, agora que eu já evolui muito, tô com vontade comprer essa dai . Todos dizem que essa guita é muito boa e gostei dela também .

DigoMMFP
Veterano
# nov/11
· votar


Olá pessoal! Primeira vez que posto um comentário!!!

O que posso dizer da Cort X6?? Muito Legal!

Tenho uma e estou muito satisfeito com ela... som limpo bem cheio e definido... os graves não embolam, os agudos bem balanceados....
Há quem diga que o botão push-pull (Coil tap) dela seja interessante... porém, na minha concepção (tenho uma strato), não chega perto de um som single......
Mas pra quem curte uma base mais rock and roll.... gosta de pitchs... ela vai muito bem. O braço dela é muuuuito confortável, e o corpo dela não apresenta nenhum desconforto. É uma ótima guitarra para competir com guitarras de mesmo preço (Paguei R$ 800,00).....
Futuramente vou colocar 2 DiMarzios nela e mudar a pintura...
Caso queriam ouvir o som dela clean, crunch e drive hi gain.... posso enviar os áudios.
Espero ter ajudado em alguma coisa!

caiog3zinho
Veterano
# mar/12
· votar


DigoMMFP
ressucita!

posta ae pra mim ouvir exatamente o som da minha proxima guita^^
vlw aew

Ely Azevedo
Veterano
# mai/12
· votar


Abrindo túmulo.... Hehehe

Adiquiri a minha Cort X-6 há 5 meses, vou tentar fazer um pequeno Review.

Ps. Se por acaso eu errar em alguma coisa, fiquem a vontade para me corrigir ;)

Corpo / Acabamento
Bem, a X-6 é feita em BassWood, uma madeira pesada, com um ótimo timbre, uma guitarra que tem um verdadeiro som "encorpado". Coisa que sentimos falta em muitas guitarras por ai(do mesmo nível, é claro.).
Em questão de acabamento não deixa nada a desejar. Pra mim, ela é uma das melhores guitarras, talvez a melhor, no mesmo nível de outras marcas.
Apenas duas coisas que não me agradaram bastante, foi o local onde é instalado os "Strep-Locks" ou "Roldana", pois se localiza na parte de trás do corpo da guitarra, e o local onde foi colocado o Knob do Volume, pois é muito próximo as cordas. Não é tão confortável.

Braço
Sem dúvidas, esse é o ponte forte da X-6. Confortável, desliza bem a mão esquerda para o movimento da mão esquerda, cavidade do corpo excelente para explorar as últimas casas do braço. Enfim, não tenho nada o que reclamar.

Captador
A X-6 vem equipada com os captadores MightyMite Bluebucker, um bom captador, com uma saída de ganho bem estável(Nada exagerado, mas também não é um "som de abelha"). O sistema Push-Pull auxilia bastante para quem deseja tirar um som mais clean, tanto sem drive como com drive. Lógico que não é melhor que não se compara com Seymour Duncan / DiMarzio / EMG, mas com certeza é bem melhor que esses PowerSound que vem equipados em muitas guitarras no mercado. Eu mesmo meu próximo passo é colocar um DiMarzio CrunchLab(ponte) e LiquiFire(braço). Eu já usei esses captadores em uma RG350 que eu tinha, são ótimos! (Para meu gosto musical).

Ferragens
Todo mundo faz o maior "bicho de 7 cabeças" em relação as ferragens da Cort X-6, especialmente com a ponte. Não é tudo isso de ruim que a galera fala por aí... eu mesmo toco a minha de boa, gosto de usar a alavanca com frequência(nada muito exagerado) e a afinação sempre se mantém constante. Quando oscila é muito pouco.
Conselho: Quando puder, troque por algo melhor... Pode ser uma Gotoh. Hehe

Resumindo...

Uma ótima guitarra, em comparação as outras do mesmo "nível". Acho muito difícil achar alguma guitarra com o mesmo Custo x benefício que seja melhor que a Cort X-6.
E se for "turbiná-la", com umas ferragens Gotoh e outros captadores de melhor qualidade ai sim que ela fica da hora mesmo.
É uma guitarra voltada para os amantes de Heavy Metal, mas o sistema Push-Pull dá uma versatilidade bem bacana a ela.

Quando for possível irei gravar um trecho com os meus equipamentos para vocês darem uma sacada.

Meus equips:

- Cort X-6
- BOSS ME-70
- Cubo Orange Crush 15R


Vlw galera, espero que meu pequeno Review possa ajudar em algo.

Abraços!!

juninholiveira
Veterano
# mai/12
· votar


Ely Azevedo

ajuda sim cara!!! Eu to de olho numa Cort X11 fas tempo, qual vc acha que deve ser a diferença da X6 pra X11? fora acabamento, caps, ponte, e tampo em flamed maple. Será que vale a diferença de preço de uma X11 pra uma X6? pq eu não penso em trocar ferragens tão cedo, acho que por siso espero um resultado melhor da ponte na hora de segurar afinação, não uso tanta alavanca assim. Acha que vale a pena esperar a X11?

Ely Azevedo
Veterano
# mai/12
· votar


juninholiveira

Cara, eu pessoalmente nunca tive a oportunidade de usar uma X-11. Mas pelo que eu sei ela usa as mesmas ferragens que a X-6, tarrachas Die-Cast e ponte Double Locking III.

Acredito que a única vantagem da X-11 para a X-6 seja os captadores Duncan Designed(Ponte e braço), pois o Single é o BlueBucker.

Qual a diferença de preço onde vc encontrou? Se fosse Eu, a minha pessoa, eu só pegava se fosse até uns R$200 de diferença.

Flw!

Nefelibata
Veterano
# mai/12
· votar


Ely Azevedo

tem a diferença na construção do braço tb. A X-11 tem o braço feito em tres peças de maple e a X-6 apenas um.

essa construção serve para dar mais estabilidade ao braço da guitarra

Ely Azevedo
Veterano
# jun/12
· votar


tem a diferença na construção do braço tb. A X-11 tem o braço feito em tres peças de maple e a X-6 apenas um.

essa construção serve para dar mais estabilidade ao braço da guitarra


Nefelibata
Boa... tá aí uma coisa que eu não sabia da X-11. Como nunca tive oportunidade de tocar em uma, não sabia desse detalhe! ;)

Vlw!

Nefelibata
Veterano
# jun/12 · Editado por: Nefelibata
· votar


Ely Azevedo

Dah pra ver olhando o braço dela. A peça de maple de dentro eh diferente das de fora quanto ao corte. pelo pouco que entendo disso acho que é assim: uma o corte é longitudinal e a outra transversal. E como as duas, pelo corte, trabalham mecanicamente (fisicamente) de maneira diferente, elas acabam dando suporte uma pra outra, como que se compensando. Então, gera maior estabilidade.

As antigas ibanez prestige eram assim. Agora as prestige tem entre as peças de maple uma faixa de walnut (castanheira, salvo engano). Mas o princípio ainda é o mesmo.

abraço

edit: na descrição da guitarra no site da cort tb traz essa informação

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Cort X6