Autor |
Mensagem |
TatoPetry Veterano |
# nov/12
· votar
ogner Total, pra mim outros componentes alteram muito mais o som que a madeira. Mas são justamente algumas combinações ( isso eu acho ) que podem "enaltecer" mais ou esconder mais, diferentes nuances e partes do instrumento. Puro achismo!
Reflete MINHA OPINIÃO PESSOAL também, principalmente a parte "puro achismo", porém totalmente embasado em minhas experiências com instrumentos de madeiras diferentes e meu ouvido que não é absoluto e nem tem selo do inmetro. E se por obséquio a pesquisa do ROo conseguir provar que eu não ouço timbres do além estou ansioso pra que ele toque esse projeto!
|
krixzy Veterano |
# nov/12 · Editado por: krixzy
· votar
...
|
Jeff.gomes Veterano |
# nov/12
· votar
krixzy Porque tirou? Eu concordo com que tinha escrito antes, mas não dá para discutir aqui kk'
|
LuKas_Master Veterano |
# nov/12 · Editado por: LuKas_Master
· votar
Sempre achei que a madeira influencia o som porque muitos músicos bem melhores do que eu tem as suas preferências e já faz muito tempo que as pessoas falam sobre madeira,tal madeira é melhor. Já toquei em uma guitarra de madeira muito ruim(compensado)e nao gostei,o timbre bem fraco. Mas,pesquisei e achei esse video:
E aquelas madeiras de guitarras vintage?Que dizem que são melhores... Acho que mesmo assim prefiro comprar uma guitarra com madeira boa do que ruim kkkk.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# nov/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar
ROo
Falando sobre a sua pesquisa, o que você vai usar de controle?
Digo, uns 3 instrumentos idênticos mas que reconhecidamente apresentem o acoplamento corda-corpo, pra você captar exatamente da mesma maneira que vai captar o som das guitarras e demonstrar que seu método de medição é capaz de detectar o fenômeno, caso ele exista.
Em violão de aço esse fenômeno é comprovado? (Não sei, imagino que sim). Se sim, seria a boa usar como controle.
|
ROo Veterano |
# nov/12
· votar
Die Kunst der Fuge No momento eu apenas estou fazendo referência bibliográfica de trabalhos "semelhantes", existiu um na França, embora não me pareceu tão bem conduzido. Um outro é da Universidade de Toledo, que teve resultados interessantes, mas academicamente não é um bom trabalho. O mais interessante e bem construído de longe é esse aqui do Brasil. Um pesquisador interessante nessa área, mas que eu não consegui ter acesso aos trabalhos dele, (provavelmente Universidade Privada, uma nota para conseguir por as mãos no trabalho), é o Feischer, um alemão que trabalha com acústica.
Na condução do trabalho eu pretendo me aliar com alguém de física, para realizar a captação e apuração dos dados. E alguém de psicologia para realizar um bom experimento duplo cego, criar um mecanismo de avaliação para usarmos também com músicos. E quem sabe explicar a percepção, que com certeza, sera absurdamente distinta. Mas isso vai demorar bastante :P
Quanto ao violão de aço, não sou conhecedor. Mas você diz os elétricos? Ou não? Eu creio que as madeiras façam bastante diferença. O formato, as seções dentro do corpo, a madeira utilizada, são as ferramentas para o instrumento ser amplificado, de uma física relativamente complexa. Para ocorrer o deslocamento de ar necessário, essa caixa de ressonância é fundamental e aí também fundamental a madeira e suas propriedades. Embora outros materiais são utilizados como o grafite.
ogner Em termos gerais um captador de saída alta produz um sinal mais forte para o amplificador, gerando mais distorção. http://www.stratcollector.com/pups.html http://www.ece.rochester.edu/courses/ECE140/resources/Guitar-Project/E lectric_Guitar_Pickup_Measurements.pdf
|
ogner Veterano
 |
# nov/12 · Editado por: ogner
· votar
ROo
Legal os links, valeu!
Então, pensando rápido e eliminando outras variantes pra não ficar impossivel chegar num resultado satisfatório, acho que em termos de componentes da guitarra, o foco é a madeira(corpo) e captador(tipo). A relação deles isolados e a combinação dos dois no resultado final do timbre. Pq se madeira não influi nada, o timbre vem todo do captador e pronto. Isso isolando as outras "lendas(?)) tipo de braço, nut e etc etc etc...hehehehe!!
|
MMI Veterano
 |
# nov/12
· votar
ROo
Caro jovem cientista... Recomendo, antes de falar e babar tanto nesse trabalhinho, ler sobre falácia, paralogismo e sofisma. Esses princípios de lógica, filosofia e raciocínios fazem parte de qualquer bom curso de pós-graduação stricto sensu sério (seja em exatas, humanas ou biológicas), que inclusive já dei muita aula em grandes universidades.
Esse trabalho é a mesma coisa que dizer que ontem viu o Sol e a Lua nascer de leste para oeste, colocar uns dados e cálculos e concluir que a Terra é o centro do universo e a Lua e o Sol giram em torno, sendo a Lua 2 a 3 vezes maior.
|
Shapu
Veterano
|
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
nov/12
MMI Caro jovem cientista... Recomendo, antes de falar e babar tanto nesse trabalhinho, ler sobre falácia, paralogismo e sofisma. Esses princípios de lógica, filosofia e raciocínios fazem parte de qualquer bom curso de pós-graduação stricto sensu sério (seja em exatas, humanas ou biológicas), que inclusive já dei muita aula em grandes universidades.
Esse trabalho é a mesma coisa que dizer que ontem viu o Sol e a Lua nascer de leste para oeste, colocar uns dados e cálculos e concluir que a Terra é o centro do universo e a Lua e o Sol giram em torno, sendo a Lua 2 a 3 vezes maior.
Putz hahaha.
|
krixzy Veterano |
# nov/12
· votar
Jeff.gomes Eu concordo com que tinha escrito antes, mas não dá para discutir aqui kk'
Exatamente por isso que tirei uahsuahs
|
ROo Veterano |
# nov/12
· votar
MMI Ah... sério? Nesse nível? Vai apelar para "inclusive já dei muita aula em grandes Universidades" para tentar sobressair em cima de um... como você disse "Jovem cientista que baba em cima de um trabalho"? Precisa mesmo se rebaixar tanto para dizer que não gostou de um "trabalhinho"? Tenha auto respeito. E estou falando do aspecto formal, disse que não sou completamente favorável aos resultados, quis dizer que o artigo é bem construído e apresentado. Então, guarde sua empáfia e não me julgue pela idade.
|
Scrutinizer Veterano |
# nov/12
· votar
Não, isso é o que os guitarristas desse tópico fazem (tirando a parte do cálculo, por razões óbvias).
|
Penta_Blues Moderador |
# nov/12
· votar
Boa noite!!!
LuKas_Master Eu gostaria de saber se vc tem mais alguma referência sobre este vídeo, pois fiquei com algumas dúvidas, como por exemplo se aquele dispositivo que o Prof Thiago construiu conseguiu tocar todas as cordas da guitarra. À primeira vista não me pareceu um equipamento que seja capaz de reproduzir o movimento descendente de uma palhetada normal e, neste caso, não tenho certeza de que todas as frequências foram consideradas.
Valeu!!!
|
Deiab Veterano |
# nov/12
· votar
ROo
Inclusive eu já pesquei muito lambari em grandes rios. Inclusive eu já comprei muita camiseta na hering; Inclusive eu já comi muito pão com sardinha; Inclusive eu já furei muito pneu indo pra praia; Inclusive eu já estourei a mizinha muitas vezes; Deusulivre!!!
Cara continue teu estudo e poste aí quando der, vá em frente! Deixe os "grandes" pra lá...
|
MauricioBahia Moderador |
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Pessoal, calma! Se continuarem com a "briga", pego minha palmatória de cedro e então conhecerão o timbre ardido que sai! hehehe
Sobre se a madeira influencia ou não, tenho curiosidade em ler um estudo sólido sobre o assunto. Mas qualquer que seja o resultado eu não tô nem aí. Quem faz o som é o músico mesmo... o/
|
Scrutinizer Veterano |
# nov/12
· votar
MauricioBahia Aposto que uma palmatória de mogno tem uma dor mais concentrada nos harmônicos médios em comparação ao cedro, e uma "mordida" no graves.
|
# nov/12
· votar
Scrutinizer
eheheh. E dá mais sustain né? Ui!!!!! o/
|
JJJ Veterano
 |
# nov/12
· votar
Eu adoro quando "verdades absolutas" são jogadas por terra e um monte de cuspidores de regras são feitos de bobos... e sempre achei (soube) que os captadores são muito mais influentes no som do que a madeira; mas... essa de "influência zero" tá meio difícil de engolir... Eu já falei por aqui sobre um corpo de strato que eu tenho que é recheado por compensado laminado ensanduichado por duas camadas (topo e fundo) de mais ou menos meio centímetro de madeira "sólida". Sempre achei o som bom, ainda mais quando bons captadores foram usados nela. Mas imaginar que um corpo inteiriço de um alder de primeira fosse soar exatamente idêntico... confesso que tá duro...
No aguardo de novidades nesta linha de pesquisa...
|
RPacífico Veterano |
# nov/12
· votar
Essa descrição é correta sobre o funcionamento dos captadores.
Já pensou que existe uma via, onde as cordas fazem a madeira vibrar, a madeira transmite ao captador e este vibra em relação às cordas? Existe a questão das cordas vibrarem em relação ao captador e o outro lado também, o captador vibrar em relação às cordas. o.O
Valeu achei bem logico
|
Nefelibata
Veterano
|
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
nov/12
* chomp chomp chomp *
Alguém mais quer pipoca???
|
Nefelibata
Veterano
|
nov/12
MauricioBahia
Então o moderador pode fazer vários gracejos no tópico...
Eu não? típico do brasil neh... soh a panela e os chegados podem...
como dizia getúlio vargas "aos amigos tudo, aos outros a lei"
Edit: sério, to ficando com nojo disso aki tudo... outro dia foi XINGADO num tópico e o post do kra nem marcado como impróprio não foi... agora, aqui eu quis fazer uma crítica sutil ao rumo da discussão infinita e tomo advertência????
|
ROo Veterano |
# nov/12
· votar
MauricioBahia http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00/53/83/50/PDF/000124.pdf
http://cim09.lam.jussieu.fr/CIM09-fr/Actes_files/Navarret-LeCarrou.pdf
http://www.lam.jussieu.fr/Publications/Conferences/Pate2_Acoustics2012 .pdf
http://www.stormriders.com/guitar/telecaster/guitar_wood.pdf
http://www.acs.psu.edu/drussell/guitars/index.html
http://www.acoustics.org/press/137th/fleischer.html
procura no google esses dois outros trabalhos: Etude vibroacoustique et perceptive de guitares électriques
Etude vibroacoustique de la guitare électrique
|
Shapu
Veterano
|
nov/12
Nefelibata
É, muita graça rolando nesse topico por parte dos fodões aí e me dão advertência, ah pelo amor viu. Indignação como a sua, e isso por que aplaudi o que o MMI citou, imagina se eu digo o que foi dito ? Só tinha escrito O.o em uma citação de algo escrito por ele.
Boa viu.
Quanto a essa discussão, todo mundo já leu trocentas paginas e cada um tem sua conclusão, enfim. Moderador tava na hora de agir de verdade.
|
Deiab Veterano |
# nov/12
· votar
a difrença entre madeiras no som da guitarra é a seguinte:Esse post foi marcado como inapropriado :)
|
JJJ Veterano
 |
# nov/12
· votar
Deiab Periga o seu também ser marcado como inapropriado... (mas dei o meu +1 pra ele! rs).
|
kiki Moderador |
# nov/12
· votar
o problema é que enquanto houverem guitarristas, esse assunto vai ser assunto.
são poucos que conseguem se desvincular disso e pensar mais na musica.
|
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Vamos mandar e-mails pros Mythbusters... hehe Quem sabe eles não fazem uns testes interessantes?
|
Nefelibata Veterano |
# nov/12
· votar
E DÁ-LHE CENSURA!!!
E o moderador continua a poder falar abobrinha nos posts... eu não posso dizer nada.
Se eu falar uma coisinha qualquer, advertência.
Repito: Esses dias eu fui XINGADO... nem advertido o kra foi, nem o post marcado como impróprio.
"Aos amigos tudos, aos inimigos a lei"
PARABÉNS FCC
|
ALF is back Veterano
 |
# nov/12
· votar
testes in vitro X testes in vivo a ciencia dos engenheiros é bem diferente das ciencias da vida...e estamos falando de ouvidos UMANUS!
|
# nov/12
· votar
Nefelibata: E o moderador continua a poder falar abobrinha nos posts... eu não posso dizer nada.
Eu falei sério!
Repito: Esses dias eu fui XINGADO... nem advertido o kra foi, nem o post marcado como impróprio.
Velho, usa a Central de Ajuda, por favor. Postar sua indignação aqui não vai resolver. Eu nem imagino o que aconteceu contigo e acho injusto sua postagem com relação a mim.
Abs
|