Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
maspn
Veterano
# nov/12
· votar

Ah, isso é relativo pra mim.
Já vi músicos de verdade que tocam para o bruno e marrone, fernando e sorocaba, CH&X, etc... usando esses violão sem corpo... e o que me diz disso?

maspn
Veterano
# nov/12
· votar

querendo ou não, violão é mais sensivel na madeira do que guitarra...
tem violao que realmente tem o timbre seco (agudo, mas bem agudo) outros mais aveludados (graves), etc.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar

maspn
Caso completamente diferente, os captadores desses violões são piezzo elétrico, precisam ser, pois as cordas são de nylon, e eles convertem a pressão do ar em ondas elétricas, diferente das guitarras elétricas tradicionais, e nesse caso os corpos fazem diferença.

Mas é justamente por conta disso que se acredita que as guitarras também sofrem disso, pensaram que tudo o que era verdade para instrumentos acústicos era verdade também para os elétricos, e aí começa a confusão...

ogner
Veterano
# nov/12
· votar

Nao tinha selo do imetro no espctometro, nada prova que aquele robozinho xexelento palhetava sempre da mesma forma e intensidade. Entre outros pontos questionáveis que nao me lembro mais, tem mais de um ano que um topico de 300 paginas sobre esse assunto, ahuehuahueh...

Pra simular de fato uma guitarra em ação interagindo com uma pessoa, ( pois é assim que se usa uma guitarra e sua função) não me convenceu a bagaça cientifica lá!! Pode servir de base pra algumas outras respostas, mas taxar que madeira nao influencia no timbre, aquele experimento, pra mim, não convenceu.

maspn
Depende do caminho depois do violão. Com VST eu faço uma telecaster com captador da ponte xing ling soar com uma Semi-Acústica. Hehehe!!

Em tempo: Sou ateu, e tenho certeza q igreja, religião e afins são um atraso na humanidade!! ahuehuahuehuahe!!!

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar

maspn
Já vi músicos de verdade" que tocam para o bruno e marrone, fernando e sorocaba, CH&X.
Esta frase está muito errado, isso não faz sentido kk'k
brinks.

Violão também é influenciado pela madeira, neste caso somente ouve uma captação diferente.

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar

ogner
Em tempo: Sou ateu, e tenho certeza q igreja, religião e afins são um atraso na humanidade!! ahuehuahuehuahe!!!
Para certeza sendo ateu tem que provar =]
Isso é no que você acredita e defende e não certeza.

TatoPetry
Veterano
# nov/12
· votar

Scrutinizer
Um violão sem corpo é um instrumento Acústico? Eu li errado ou você escreveu isso mesmo?

ogner
Concordo com você até no em tempo.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar

Nao tinha selo do imetro no espctometro
Isso é sério? Você sabe como funciona um espectômetro? Dica: todos funcionam exatamente do mesmo jeito.

ogner
Veterano
# nov/12
· votar

Scrutinizer
Isso é sério?
Não.

hehehe!

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar

Um violão sem corpo é um instrumento Acústico? Eu li errado ou você escreveu isso mesmo?
Não foi o que disse, mas qual seria o problema? No ponto em que toquei alí em cima ele funciona exatamente como um, não tem indução eletromagnética no processo.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar

ogner
Cara, não brinca com isso, tem gente que vai levar isso a sério, estamos no fórum de guitarra! =S

ogner
Veterano
# nov/12
· votar

Scrutinizer

Pra saber, Spectômetro nao desregula, não tem que ter um certificado não?!

TatoPetry
Veterano
# nov/12
· votar

Scrutinizer
Até onde sei não ter indução eletromagnética no processo não torna um instrumento acústico, ou se eu colocar uma captação piezo na minha telecaster(sólida) eu tenho uma guitarra semi-acústica? Enfim, foi só o fato da nomeclatura mesmo, de resto entendi perfeitamente o que você quis passar!

maspn
Veterano
# nov/12
· votar

Tipo, não to julgado 'músicos de verdade', é que to dizendo daqueles que realmente convive com a música e vive dela, em estudios e ao vivo, etc... não reclamam tanto de madeira quanto um aluno de música... que ao invés de se preocupar com uma escala, se preocupa se o botão dourado da guitarra melhora o timbre mais do que se fosse prata.

Tipo o amigo De Ros, nunca vi ele falando de madeira de guitarra... ele já comenta sobre um arpejo ou sei lá.

maspn
Veterano
# nov/12
· votar

na boa, para aqueles que realmente sente diferença no timbre...

Uma guitarra equipada com as mesma peças, Acha que teria diferença, exemplo, um mogno da amazonia com um mogno da áfrica?

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar

ogner
Não, eu nem sei se existem espectômetros avulsos assim, no estudo eles usaram um computador. O espectro não é "medido", ele é calculado a partir do sinal de áudio.

ROo
Veterano
# nov/12
· votar

ogner
Nossa senhora.
Em outro tópico sobre o mesmo assunto eu havia falado que estou fazendo um artigo sobre o mesmo assunto e estou usando o trabalho em questão e até sugeri que me mandassem críticas sugestivas para analis-lo... mas nossa.
Então, a madeira do corpo só influenciaria no timbre (que é a questão do trabalho), se uma pessoa tocasse a corda e não um mecanismo?
É, na sua opinião, realmente necessário que uma pessoa toque então, para a madeira começar a trocar energia com a corda e o captador eletromagnético reproduzir essa interação?

O que vocês não conseguem entender, o ponto central, é como funciona a ciência e como funciona o método, os experimentos e as análises e muito menos as conclusões. Se vocês não compreendem isso, essa discussão é inútil. Vão continuar falando abobrinha.
Não importa o que foi visto na sua vida de guitarrista, nem na minha, não importa que você já pegou duas guitarras supostamente iguais e ouviu a diferença. Não interessa, isso não é critério de validade.
Não interessa se você acha, se você achou o trabalho feio ou bonito, se isso é uma idiotice porque você comprou uma guitarra de mogno selecionado.
O que interessa é o estudo, é o método, a análise dos dados, a matemática inserida. É isso que interessa e só sobre esse aspecto podemos corroborar o trabalho ou não.
E outra, o trabalho não é taxativo, os resultados de um experimento nunca podem ser taxativos. O resultado implica em: "evidências levam aquilo que eu enunciei" e não "foi provado que".
E olha que eu nem sou totalmente favorável aos resultados do trabalho.

TatoPetry
Veterano
# nov/12
· votar

maspn
Putz man, da galera que conheço o pessoal se preocupa da madeira da guitarra, a qual dos falantes do stack que vai microfonar, passando pelo tipo de cabo entre outros detalhes, que se você parar pra ouvir no estúdio vai ver que tem diferença. Meu marshall 1922 tem dois celestion idênticos e quando tava experimentando na gravina descobri que um me agradava mais que o outro.
Aliás amigo meu tem 2 PRS modern eagle 1 iguais, só muda a cor. Até as madeiras são as mesmas e quando botei as duas no mesmo amp flat, descobri que as duas soam diferentes.

ogner
Veterano
# nov/12
· votar

Scrutinizer
Saquei, vou ate dar uma googleada depois!
o/

ogner
Veterano
# nov/12
· votar

ROo
Nao vou entrar em detalhes doq eu escrevi pra responder suas perguntas, pq já esta escrito lá. Interpretação deveria ser feito com método cientifico, evitaria muitas palavras escritas ou faladas, hehe!

Você então, de acordo com aquele experimento, chegou a conclusão que madeira não influencia no timbre de forma alguma?

Simples, sim ou não. Ok?

ROo
Veterano
# nov/12
· votar

ogner
Não, como eu disse na minha ultima frase.
O trabalho que eu estou fazendo é exatamente para reproduzir o experimento, se possível melhorando-o ou achando que há de errado.
Dizermos repetidamente que já pegamos guitarras iguais com sons diferentes, não importa. O que importa é o porquê, então, no trabalho não foi possível?
O que aconteceu de 'errado'? Apontar para subjetividade de um toque humano nas cordas - embora mais adiante no trabalho, ha um experimento com músico tocando e não foi percebido diferença - não é o mais correto.
O "erro" pode estar em como os dados foram apurados ou na própria condução do experimento. E só. Ficar repetindo "É XEXELENTO PORQUE ISSO E EU JÁ PEGUEI DIVERSAS GUITARRAS" não adianta.

E não, não cheguei a conclusão alguma.
Respeito o trabalho dos pesquisadores, pois foi um trabalho sério, bem conduzido e evidências levaram a sustentar aquilo que propuseram como hipótese nada é taxativo. Que outros pesquisadores, como eu e tantos outros, peguem este trabalho para corrobora-lo ou mostrar os defeitos. É assim que funciona,

MauricioBahia
Moderador
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar

ogner
ROo

Eu cheguei a conclusão que não cheguei a conclusão alguma. Só sei que nada sei; e que me provem o contrário!!!

:)

ogner
Veterano
# nov/12
· votar

ROo
Não, como eu disse na minha ultima frase.
Joia!

O trabalho que eu estou fazendo é exatamente para reproduzir o experimento, se possível melhorando-o ou achando que há de errado.
Maravilha!! Quando a coisa tiver mais "formatada", seria ótimo abrir um post aqui hein!!

Dizermos repetidamente que já pegamos guitarras iguais com sons diferentes, não importa. O que importa é o porquê, então, no trabalho não foi possível?
O que aconteceu de 'errado'? Apontar para subjetividade de um toque humano nas cordas - embora mais adiante no trabalho, ha um experimento com músico tocando e não foi percebido diferença - não é o mais correto.
O "erro" pode estar em como os dados foram apurados ou na própria condução do experimento. E só. Ficar repetindo "É XEXELENTO PORQUE ISSO E EU JÁ PEGUEI DIVERSAS GUITARRAS" não adianta.

Concordo com tudo e não me incluo de forma alguma nesses "woodbelivers", hehe! Acho que o buraco é "mais embaixo" sendo necessário um punhado de combinações situações e etc...

E não, não cheguei a conclusão alguma.
Respeito o trabalho dos pesquisadores, pois foi um trabalho sério, bem conduzido e evidências levaram a sustentar aquilo que propuseram como hipótese nada é taxativo. Que outros pesquisadores, como eu e tantos outros, peguem este trabalho para corrobora-lo ou mostrar os defeitos. É assim que funciona,

Perfeito!!!!
Também achei muito bem feito o experimento, nos moldes de como se deve ser feito, respeitando todas as "regras" pra fazer a "bagaça experimental" hehehe!!

Chaves diz: Mas não se irrite!!

o/

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar

TatoPetry
Compra 10 guitarras do mesmo modelo e marca:
Isso incluido exatamente tudo igual.. madeiras, captadores, ferranges e etc.
Todas vão soar diferentes mesmo no mesmo amplificador, com mesmo cabo, reguladas da mesma forma, pois nenhuma madeira é igual a outra (na minha opinião).

Não existe guitarra igual..
Eu estou ficando com nojo desta conversa idiota, aposto que os defensores mal sabe saber uma acorde direito.

fui#

TatoPetry
Veterano
# nov/12
· votar

ROo
Concordo plenamente com você, não desmereço em momento nenhum o trabalho deles. Porém comento aqui pq as minhas experiências pessoais me provaram outra coisa, o que não prova nada pra ninguém, mas me satisfaz.
Já que pessoas como você se propõe a fazer experimentos para descobrir os porquês eu dou total apoio e espero ansioso pelo seu experimento.

Grande Abraço!

ALF is back
Veterano
# nov/12
· votar

hummmmmm
bom...depois que vi o artigo, posso dizer q agora sim, admito que continuo com a mesma opiniao!

maspn
Veterano
# nov/12
· votar

ah. no amp e no falante dá diferença bem maior do que a madeira...
igual o fender twin, difícil alguém reclamar do clean dele, independente da guitarra.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/12
· votar

ROo
Em outro tópico sobre o mesmo assunto eu havia falado que estou fazendo um artigo sobre o mesmo assunto e estou usando o trabalho em questão e até sugeri que me mandassem críticas sugestivas para analis-lo...

Bacana, cê pretende fazer com semi-acústicas?

obs: O chato de algum trabalho indicar alguma interação significativa da madeira é chegar alguém que até agora não entendeu porra nenhuma do trabalho que estamos discutindo e dizer "Não falei?". Só o fato de dizer isso já mostraria que não entendeu nada.

ROo
Veterano
# nov/12
· votar

Die Kunst der Fuge
Depende da verba, cara... haiuioahuioha.
E provavelmente isso demorará bastante, eu ainda sou graduando. Até conseguir tudo que eu preciso vai demorar.

Tem um ponto sobre as semi-acústicas também, que a introdução do corpo sólido nas guitarras elétricas veio exatamente para diminuir a vibração do corpo e consequentemente o feedback.
(informação presente no "Science of Music Instruments - D. Rossing, 2010, página francamente não lembro, 390 e alguma coisa).
Então, o que alteraram, exatamente o corpo do instrumento, para não comprometer o som produzido, é precisamente o que proclamam fazer a maior diferença no timbre da guitarra? E mudaram isso na década de 30 - 40!

Novamente, porque precisa ser sempre lembrado. Não defendo nenhum lado ou o outro, quero só pesquisar. Mas é um questionamento interessante.

ogner
Veterano
# nov/12 · Editado por: ogner
· votar

ROo
Mas é um questionamento interessante.
Total, pra mim outros componentes alteram muito mais o som que a madeira. Mas são justamente algumas combinações ( isso eu acho ) que podem "enaltecer" mais ou esconder mais, diferentes nuances e partes do instrumento. Puro achismo!

Uma pergunta q talvez vc saiba: O que de fato acontece com um captador com saída alta, 10K por exemplo ( nem é ALTOOO). Sei que ele tem mais "saída" que nao necessariamente se traduz em mais volume, certo? Mas quanto a captação, ele capta mais as ondas, "puxa" mais?
Gostou dos termos tecnicos né? hehe
Pq, por achismo tb, imagino que uma guitarra com captação saída alta, os fatores outros influem menos ainda.Quem manda é o captador from hell e ponto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Influencia da madeira no som da guitarra.