Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# nov/12
· votar


MauricioBahia

Me perdoe, mas vc acha injusto? e a postura da moderação comigo?

Neste momento opto por não usar a central de ajuda pq o meu protesto é público.

Só fico revoltado pq o pessoal esperneia tanto pq o brasil isso, o brasil aquilo, honestidade, etc... mas qdo a gente manifesta uma opinião legitimamente ae vem a censura. Resultado: reclamei da moderação = nova advertência.

Depois o pessoal tem a pachorra de reclamar que a polícia baixa a porrada em pessoas protestando... eh a mesma coisa.

No fim, é igual pra todos. O detentor do poder sempre quer q os "subordinados" calem a boca.

ps.: Não voltarei a tocar no assunto (enquanto não provocado).

Obrigado e desculpe novamente se lhe ofendi, mas a intenção era mostrar a discrepância de tratamento. Discriminação mesmo.

MauricioBahia
Moderador
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Nefelibata: Me perdoe, mas vc acha injusto? e a postura da moderação comigo?

Ai que tá velho, eu não sei o que aconteceu! Se me explicasse eu poderia tentar ajudar, mas eu não sei como fazer sem seus argumentos, entende?

Pô, gostaria muito que você postasse lá na Central de Ajuda pra moderação saber o que houve e debater o assunto. Muitas vezes a gente erra. Somos humanos né? hehe Eu mesmo já me equivoquei várias vezes e juro, foi sem querer.

Uma coisa é certa, TODOS os moderadores zelam pelo manutenção da boa conduta no fórum. Se aconteceu um engano de nossa parte, nos apresente sua argumentação usando a Central de Ajuda pois assim todos os moderadores podem ter acesso. É simples assim!

Bom, parei de desvirtuar!

Abs!

Nefelibata
Veterano
# nov/12
· votar


MauricioBahia

Para entender veja os dois posts meus na página anterior deste tópico, que foram marcados como impróprios.

MauricioBahia
Moderador
# nov/12
· votar


Nefelibata

Amanhã eu vejo pois já tô mortinho... hehe

Abs!

Jinkxs
Veterano
# nov/12
· votar


A música, como as demais artes, é um espelho da humanidade.

Se ainda existem mitos, lendas, folclore.... é porque a própria humanidade não se desapegou dessas coisas.

Estamos em pleno sec. XXI, e nosso cotidiano está mergulhado em tecnologia... mas paradoxalmente, a presença da Igreja e da fé vem crescendo.

A luthieria é uma profissão muito antiga, e mesmo com a produção em massa, com máquinas fazendo o trabalho pesado... ainda existem nichos de trabalho manual, de zelo e cuidado, que remetem aos primórdios, e que evocam, de forma até lúdica, qualidades que, muitas vezes estão apenas "dentro" da pessoa.

Como explicar o valor de um Stradivarius??? Será que um violino com a madeira untada em lava de vulcão(!!) tem um som tão mais incrível do que qualquer outro jamais produzido???

E porque uma Gibson 59 tem um som tão maravilhoso que faz com que seu valor chege a casa de centenas de milhares de dólares???

Existem 2 lados abrangendo toda essa questão:

1- Não existem sistemas fechados. Tudo interfere em tudo.
2- Estamos falando de percepção humana.

Científicamente alguém pode provar que o sinal que vem de um captador não sofre qualquer interferência da madeira. Mas será que o que ouvimos é apenas o sinal que vem do captador???

O que existe entre o captador, o amplificador, o ar, nossos ouvidos, o nervo auditivo, nosso cérebro e a interpretação que ele dá a isso tudo???

A questão é mais complicada do que parece...

Scrutinizer
Veterano
# nov/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Mas será que o que ouvimos é apenas o sinal que vem do captador???
Não, mas aí não é a madeira que interfere depois que o sinal chega no captador.

O que existe entre o captador, o amplificador, o ar, nossos ouvidos, o nervo auditivo, nosso cérebro e a interpretação que ele dá a isso tudo???
Definitivamente não é a madeira. A madeira veio antes do captador.

A questão é mais complicada do que parece...
Ela é bem simples, na verdade, vocês que gostam de complicar...

(Ah sim, não estou considerando a possibilidade de energias sobrenaturais, me desculpem)

ROo
Veterano
# nov/12 · Editado por: ROo
· votar


Jinkxs
Entendo o seu texto, a questão é que a essência do trabalho do cara da federal do Paraná era exatamente essa: saber se a madeira de um corpo sólido interfere no timbre final de uma guitarra elétrica com captação eletromagnética.
Segundo o experimento dele, não. E ele ainda demonstrou por cálculos, que a troca de energia entre o sistema corpo-cordaa é irrisória.
No final do texto ele diz, não foram levados em contas aspectos mecânicos, ou anatômicos.
Ele limitou sua questão ao timbre e ele não conseguiu perceber pelo sistema de análise que criou.
Está certo? Está errado? Onde ele errou, se supostamente errou? Apontar no trabalho, "o que nós ouvimos no ar e entre o ouvido e o cérebro" é falar besteira sobre o estudo, já que não é este o propósito.

A guitarra de fato ressoa, muito menos que um violão obviamente, se não teríamos um feedback horroroso, mas este trabalho não tinha como objetivo analisar os outros aspectos como sustain, conforto, desempenho acústico, o trabalho mecânico do corpo ou o porque supostamente ouvimos diferenças tão gritantes e o que há entre o ar e sei lá o que mais.
Isto é outro trabalho que nasce deste.


E porque uma Gibson 59 tem um som tão maravilhoso que faz com que seu valor chege a casa de centenas de milhares de dólares???
Estamos falando de madeira do corpo, você consegue atribuir o valor da guitarra ou o som maravilhoso precisamente a variável que estamos discutindo? É impossível.

Jinkxs
Veterano
# nov/12
· votar


Scrutinizer

Se você não percebeu, não estou falando de ciência. Ou pelo menos não de ciência conhecida.

O universo já foi bastante desvendado, e seus mecanismos são de domínio da ciência. Mas será que tudo já foi desvendado???

Na minha opinião, nos proximos 100 ou duzentos anos muitas coisas ainda serão descobertas. Mas o campo de pesquisa será a mente humana.

Será Deus, uma ilusão coletiva???
Como bilhões de neurônios trabalhando em conjunto podem formar uma consciência???

Tá... aí você me pergunta... ''o que tem a ver o c* com as calças???''

A resposta é... nada. E tudo....

Objetivamente eu acredito (e aceito) que a madeira não interfere (ou interfere muito pouco) no sinal do captador... mas meu cérebro costuma me pregar algumas peças, e minha percepção me diz o oposto.

Milhares de pessoas tem essa mesma ilusão. Isso muda, de alguma maneira a verdade científica??? Não!!! Mas interfere no comportamento, e as pessoas continuam comprando guitarras de mogno porque nosso cérebro, teimosamente, nos diz que o som delas é mais "gordo", puxado pros graves.

Da mesma maneira, apesar de não frequentar nenhuma igreja, meu cérebro me passa a percepção que existe sim, um Deus, e que não somos apenas "poeira de estrelas", mas algo além.

Então, Scrutinizer, o que estou querendo dizer, é que apesar da validade do argumento científico, o seu pragmatismo não é suficiente para atenuar a percepção das pessoas, seja ela falsa ou verdadeira, porque, no fim, não existe uma verdade, mas a percepção da verdade.



Ela é bem simples, na verdade, vocês que gostam de complicar...

É verdade... a humanidade gosta de complicar as coisas mesmo. Se fosse tudo tão simples como poderia ser, não teríamos guerras, violência, pobreza, etc... etc...

Jinkxs
Veterano
# nov/12
· votar


ROo

Não pretendo contestar o trabalho do pesquisador. Não sou cientista. Aceito os fatos, mas me moldo a eles de acordo com minhas conveniências e convicções. Veja... me moldo aos fatos, não tento moldá-los a mim.

Aqui, estou apenas tecendo um contraponto à luz fria da ciência. Não me importo com a verdade. Cada um que julgue e decida a sua própria verdade.

Como disse acima, minha mente me prega peças contínuamente. Isso afeta minha percepção e meu julgamento. Como numa ilusão de ótica. Listas verticais afinam a silueta??? Não!!! Mas fazem parecer que sim...

Não sou um místico, nem sou religioso.

Acredito na ciência e na metodologia científica, mas se tudo se resumisse aos "fatos", ou à "verdade científica" decretaríamos enfim que não existe Deus. Que a morte é apenas o começo do nada. Que tudo que é humano, fruto de nossa cultura ancestral de nada serve aos dias de hoje.

Sobre o tema do tópico: Influência da Madeira no som da Guitarra.

Isoladamente: Se existe, é muito pequena.

Mas dentro de um sistema de infinitas variáveis... quem sabe???

JJJ
Veterano
# nov/12 · Editado por: JJJ
· votar


MauricioBahia
Vamos mandar e-mails pros Mythbusters... hehe Quem sabe eles não fazem uns testes interessantes?

Boa! Eles já não tem mais nada pra testar mesmo... Só inventam abobrinha. Essa é uma proposta irrecusável. Manda o pedido com o "selo de aprovação" do FCC, que eles até citam no programa!

EDIT: Eu não estou brincando. Estou falando SÉRIO. Gostaria MESMO de ver o Adam e o Jamie testando esse mito!

EDIT2: Se você desistir, eu o farei! hehe

ROo
Veterano
# nov/12
· votar


JJJ
Aí se não tiver influência eles explodem a guitarra depois.
iahoauhaah

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


Jinkxs
Não é que eu discorde ou concorde com o que você diz (e eu concordo com algumas coisas), a questão é que isso é irrelevante para o assunto, que é bem simples...

mas meu cérebro costuma me pregar algumas peças
E é por isso que se faz testes cegos. Todos os nossos cérebros nos pregam peças.

Nefelibata
Veterano
# nov/12
· votar


JJJ
MauricioBahia

É complicado, pois tem muito interesse comercial envolvido.

Por causa disto, não acredito que a grande mídia vá declarar que "cientificamente comprovamos que a madeira não influi bla bla bla..."

Iria destruir o mito das Gibsons do dia pra noite, o mogno sagrado.

É o tipo de coisa que quando descoberto acaba sendo jogado debaixo do tapete.

Abraço

Led Zé
Veterano
# nov/12
· votar


Nefelibata
Sei lá, cara. Eu vejo essa parada das guitarras quase igual à religião. Eu tenho certeza de que não teve adão, eva, maçã, serpente, barco que leva um casal de cada bicho do planeta, ressurreição, caminhada sobre águas, homem que viveu 400 anos, voz que vem do céu e manda você sacrificar seu filho, ordem de Deus pra invadir tal lugar, anjo que engravida mulher, etc...Eu tenho plena convicção disso. Isso pra mim é claro como água (água mesmo, não é daquela que vira vinho). Não precisa de muita ciência pra saber que isso não existiu. E mesmo assim, a religião nunca cresceu tanto! As pessoas querem, gostam, precisam disso pra se completar! Assim como um conoisseur da guitarra, mesmo depois de derrubadas as teorias sobre madeiras, não vai admitir que madeira não influencia. O que seria dum cara que gastou uma fortuna numa guita dessas se tivesse que falar que era a mesma coisa de guitarra feita de madeira de demoliçao de carroça? O que ele vai falar? Acho que ele prefere colocar uma venda e continuar acreditando, debatendo, difundindo a idéia de que a madeira da guitarra dele é especial e faz toda a diferença. Acho que esse mito não se derruba. Pode reparar, que todas as vezes que assunto foi debatido, os caras que defendem a idéia de que a madeira é fundamental no timbre saem com unhas e dentes pra te provar o contrário, mesmo sem conseguir provar nada. O mesmo faz o religioso.

MauricioBahia
Moderador
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Nefelibata
JJJ

Eu acho que os Mythbusters nem teriam "coragem" de fazer esse teste!!! hehe Imagina se dá "mito" (a madeira não influencia)? A Gibson/Fender etc. ficariam fulas da vida! Olha a pressão... Mas que eu gostaria de ver, gostaria.

Se me der na telha, mandarei uma mensagem pro programa sugerindo o teste.

Abs!

Nefelibata
Veterano
# nov/12
· votar


Led Zé

Realmente a mera chance de frustração já faz a pessoa sair em defesa daquilo que acredita. É natural, ao meu ver.

De fato, todo credo somente existe pq aquilo traz segurança (psicológica) para a pessoa.

Como a fé, que dá suporte pra existência.

E a fé na madeira, que dá suporte para o timbre.

Assim, quem tem fé na madeira, jamais vai conseguir tocar em algo que não seja assim e sempre vai estar ruim ou faltando alguma coisa no som.

Tal como aquele que tem muita fé em Deus não consegue conviver bem com ateus, profanadores e apóstatas. Pode até ser que sejam boas pessoas, mas sempre fica uma desconfiança. Sempre falta algo. E essa pessoa se sente bem ao lado de outros que crêem em Deus, pq uns confirmam aos outros que a fé é boa. Assim, geram segurança uns para os outros de forma que se aproximam mais e gera um círculo vicioso.

Guitarra idem. Chega de divagação.

Abraços

Deiab
Veterano
# nov/12
· votar


Led Zé
O que seria dum cara que gastou uma fortuna numa guita dessas se tivesse que falar que era a mesma coisa de guitarra feita de madeira de demoliçao de carroça? O que ele vai falar? Acho que ele prefere colocar uma venda e continuar acreditando, debatendo, difundindo a idéia de que a madeira da guitarra dele é especial e faz toda a diferença. Acho que esse mito não se derruba. Pode reparar, que todas as vezes que assunto foi debatido, os caras que defendem a idéia de que a madeira é fundamental no timbre saem com unhas e dentes pra te provar o contrário, mesmo sem conseguir provar nada.

Cara, o que você escreveu é irretocável.
No próprio tópico descrito, utilizam argumentos de autoridade pra demonstrar isso. E é bem fácil de notar.

A ciência sempre incomodou as verdades absolutas construídas pelo costume.

A idéia do Mythbusters seria legal, mas e o lobby? Ainda mais em cima de um setor industrial em crise.

Nefelibata
Veterano
# nov/12
· votar


Deiab

mas e o lobby?

É disso que eu tou falando lá em cima. É o tipo de coisa/idéia que acaba morrendo no ninho, pq a repercussão pode ser desastrosa.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


É o tipo de coisa/idéia que acaba morrendo no ninho, pq a repercussão pode ser desastrosa.
Pô, que paranóia é essa? Os caras sabem que não fazem "ciência ciência", e no fim eles ainda diriam uma série de coisas para amenizar o resultado, como eles já fizeram várias vezes...

JJJ
Veterano
# nov/12
· votar


ROo
Aí se não tiver influência eles explodem a guitarra depois.

E se tiver influência...eles explodem também!... kkkkkkkk

Nefelibata
Iria destruir o mito das Gibsons do dia pra noite, o mogno sagrado.
MauricioBahia
Eu acho que os Mythbusters nem teriam "coragem" de fazer esse teste

Pô, mas eles iam construir uma guitarra, não iam usar Gibsons ou Fenders... E certamente criariam um formato doido qualquer, que não remetesse a nenhum modelo "normal".

Repito: achei a ideia ducaráio. Se ninguém tentar, eu vou em frente! Só não posso falar em nome do FCC porque não tenho essa prerrogativa...

JJJ
Veterano
# nov/12 · Editado por: JJJ
· votar


Deiab
Nefelibata
Led Zé

Tem que pensar o seguinte: guitarra não é só timbre.

Mesmo que eles destruíssem o mito da madeira (se é que é mito - o que eu ainda tenho sérias dúvidas), resta a história, a lenda, a marca, a grife, a qualidade dos materiais, dos caps, das ferragens, a durabilidade, a tocabilidade, a beleza, etc, etc, etc... Quem quer uma Fender ou uma Gibson, não quer só pelo timbre. O timbre é uma entre N qualidades dessas marcas.

Led Zé
Veterano
# nov/12 · Editado por: Led Zé
· votar


JJJ
Exato. E é por isso que tenho uma Gibson. Além do desejo, do fetiche, do sonho de consumo, existe a qualidade do instrumento. Aliás, sempre dei muito mais importância à construção e o som do que um detalhe como uma madeira. Nunca deixaria de comprar uma guitarra strato, que após testar e gostar, descobrisse que é de basswood em vez de alder. Por outro lado, um monte de gente vê no anúncio da guitarra a palavra alder e já assume que a guitarra é boa. E juram que soam como Fenders , mesmo com capatadores xing ling fedorentos. Já uma guita de basswood com caps Fender, para o woodbeliever, é apenas uma tentativa esdrúxula de soar como strato. As marcas expoloram essas coisas. Haja visto omonte de guitarra barata que de repente começaram a aparecer com mahogany, alder, ash , maple , etc...Descasca aquela porra e irá achar um biscoito waffle de madeiras.

ALF is back
Veterano
# nov/12 · Editado por: ALF is back
· votar


pra mim tudo isso é ciencia de beakman...usar teorias e principios, isolando fatores e mais fatores TEORICAMENTE influentes até que (obviamente) nao se tenha resultado nenhum
quantas "curas pra AIDS" ja foram desenvolvidas desde o fim do século passado e que nao surtiram maiores efeitos além daqueles in vitro, em cultura de linfócitos CD4 numa placa de petri? nunca passou disso em 15 anos! e todo mes vemos novas noticias: "vacina promete cura pra aids" e depois nunca mais ouvimos falar no assunto, já q a vacina nao passou nem pela barreira do macaco!
nao adianta medir febre com régua...
qualquer teste q use formulinhas e instrumentinhos ultra sensiveis que venham provar alguma coisa com madeiras, seja em defesa OU NAO de que ela influencia no timbre, na minha humilde (mas unicamente importante pra mim) opinião, nao é valido...nao ouvimos com sensor...ouvimos com o ouvido...testes validos são os CEGOS, mas avaliados por humanos e só! nao tem essa de ficar isolando milhoes de fatores afinal, estamos avaliando algo q NAO CONHECEMOS...nao sabemos onde pode estar a grande sacada da coisa...o negocio é fazer guitarras o mais HUMANAMENTE identicas possiveis, pluga-las em um mesmo amp, num mesmo dia e por uma pilha de neguinho de costas pro teste e pronto! nisso eu vou acreditar sem duvida!
e olha q quem ta falando isso nao é nenhum fan boy de Fender, Gibson, PRS, Gretsh ou qualquer coisa q use madeira batizada por São João Batista em x anos a.c.
eu só tenho uma condor rx30 e uma cort! nada mais! rs

PS: é só um querosene na fogueira ai!

JJJ
Veterano
# nov/12
· votar


Não sei se já postaram, mas taí a posição oficial da Seymour Duncan (pra mim faz sentido o que eles alegam):

http://www.seymourduncan.com/blog/the-tone-garage/how-do-tone-woods-wo rk/

Quanto aos Mythbusters... lamento MauricioBahia, mas já tiveram a ideia de testar mitos de guitarras antes (o que não chega a ser surpreendente, né?). Mas acho que a coisa não vingou - pelo menos eu nunca os vi falando de guitarras - embora me lembre de ver uma pendurada na parede do "laboratório" deles...

http://www.guitarattack.com/opinion/mythbusters.htm

Jinkxs
Veterano
# nov/12
· votar


Galera...

Se a madeira influencia no timbre eu não sei, mas caras como Les Paul, Paul Reed Smith e Leo Fender acreditam(avam) que sim.

Pra mim isso basta. Amem!!!

Penta_Blues
Moderador
# nov/12 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Nefelibata
Só fico revoltado pq o pessoal esperneia tanto pq o brasil isso, o brasil aquilo, honestidade, etc... mas qdo a gente manifesta uma opinião legitimamente ae vem a censura.

Me mostre que a sua "legítima" opinião:
* chomp chomp chomp *
Alguém mais quer pipoca???

tem algo a ver com a influência da madeira no som da guitarra e sua indignação pode ser legítima. Caso contrário, não tem absolutamente nada a contribuir para o tema do tópico e isso é considerado desvirtuamento passível de advertência.

Moderador às vezes tem que colocar post sem relação com o assunto porque tem relação com a conduta equivocada de alguns usuários que desconsideram as regras. Então, assim como esse meu post não tem relação com o assunto, um dos post do MauricioBahia também pode não ter, mas se tornam necessários para voltar a discussão ao tema proposto.

Neste momento opto por não usar a central de ajuda pq o meu protesto é público.
1. De novo, seu "protesto público" não tem nada a ver com o assunto proposto pelo tópico. Além disso, existe lugar específico pra esse tipo de mensagem.
2. Temos uma Central de Ajuda, que é o lugar mais indicado para entre outras coisas reclamar, e a regra "Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer uma sugestão, visite a Central de Ajuda." para que vc, por exemplo, não tenha que responder a esse meu post aqui e continuar desvirtuando o tópico.
3. Vc concordou com tal regra, e mais as outras, ao fazer seu cadastro no Fórum. Então, por favor queira segui-las.

Não toco mais no assunto (nem se for provocado) e, por favor, caso queira, use o canal apropriado.

Valeu!!!

Deiab
Veterano
# nov/12
· votar


Foi falado aí em cima, e eu concordo plenamente.
O cara quando compra uma gibson, fender, PRS, ou qualquer outra guitarra mais top, compra o conjunto, e isso é o legal da coisa.
O cara que compra um monte de guitarras baratas e gosta de colecionar, legal também.
Mas admiro qualquer estudo científico, e quem fala que não prova nada, na realidade não entende o que é um estudo científico. Como o outro ali falou, não existem verdades, trabalha-se com hipóteses, e das conclusões se estabelecem os parâmetros de diálogo e o avanço.

Eu particularmente não me preocupo com essa parada de madeira, mesmo porque sou totalmente amador, então não faz diferença.
Minha pira é fazer réplicas. Em breve SRV Nº1. É igual uma fender? não. A madeira é top? Sei lá. Vai soar bem? Sei lá. É divertido fazer? Isso é.

ROo
Veterano
# nov/12
· votar


Jinkxs
Fonte?

O próprio corpo sólido da guitarra elétrica surgiu por causa dos insuportáveis ruídos que um corpo ressonante causava na captação eletromagnética. Foi introduzido pelo próprio Les Paul, que levou a idéia posteriormente a Fender (ROSSING, the physics of string instruments, 2010, p.397)
A mesma informação sobre os corpos das guitarras está no texto sobre dead spots, de H. Fleischer de 1999, tem no google.

Ninguém está dizendo que cada madeira não tenha o seu próprio timbre. Isso é claro. E ninguém está dizendo que determinada madeira não influencia em outros aspectos do instrumento, ou até mesmo da produção sonora, como tempo de decaimento da nota e etc. O foco aqui é se cada madeira é capaz de colocar sua identidade no corpo sóido numa captação eletromagnética, só isso.
Existe um estudo de B. Navarret "Étude perceptive et dynamique de la guitare électrique"
"In the present paper, we study the influence of the instrument's body material on the sound produced by a
Telecaster. Our first perceptual and acoustical experiences consist in the comparison of three visually identical
Telecaster guitars of which bodies are made of different woods (medium, mahogany and ash). Thirty-two
guitarists played these guitars and had to compare the sound of each guitar in three situations: listening to the
clean sound, the distorted sound and the acoustic sound. Results show that the guitarists found a particular sound
behavior for each instrument. In order to link these perceptual results to the instrument's vibrational structure,
some measurements (experimental modal analysis, spectral center of gravity, energy decay curve) were also
carried out. Throughout these vibrational measurements, it appears that the material of the body of an electric
guitar has indeed an influence on the instrument's sound."

Infelizmente só tive acesso ao resumo do trabalho, enviarei um email pedindo o trabalho completo ao pesquisador para analisar. "SOUND" pode referir-se a outras coisas que não seja exatamente ao timbre do instrumento, mas a outras qualidades sonoras.
Essa é uma área muuuuuuito pouco estudada.

Jinkxs
Veterano
# nov/12
· votar


ROo

Jinkxs
Fonte?


Deixo essa tarefa pra você, que é mais jovem e tem mais energia e disposição. Da minha parte, intuo, pelo histórico dos personagens.

Assim de cabeça, lembro de um vídeo do Paul Reed Smith com um pedaço de Brasilian Rosewood. Ele bate com alguma coisa e mostra a ressonância que aquela madeira possuia, no intuito de justificar o uso de madeiras caras e raras nos seus instrumentos. Já rolou aqui no FCC....

No mais, somos músicos, não cientistas (pelo menos a maioria aqui no FCC). O que nos move é o subjetivo, o sentimento.

Eu acredito mais na palavra do Bertola, (que mexe com guitarras à uns 40 anos e conhece o assunto na prática), do MMI (que já tocou em trocentas guitarras top e conhece também muito sobre o tema), do Nichendrix, do Deji, do Peruzzo, do Pedrone, do Carlos Adolphs, etc... etc.. etc.. do que em qualquer estudo de Havard ou Oxford, ou a Federal de Varginha.... por mais sérios e completos que sejam.

Não estou desmereçendo o trabalho científico, nem sou fanático religioso que acha a ciência obra do capeta.... nada disso. Mas não sou cientista. Provavelmente não tenho sequer a capacidade de ao menos entender o estudo. Como vou acreditar em uma coisa que não entendo, e por isso não me mostra nada, não toca meu sentimento, nem altera minha percepção????

Só sei que, por algum motivo, grandes nomes do instrumento, expoentes em suas áreas, acreditam que, de uma forma ou de outra, a madeira influencia no timbre. Falo de nomes como Eric Clapton, B.B. King, David Gilmour... falo de grandes luthiers, produtores, engenheiros de som, etc.. etc.. etc..

Até onde eu sei, no meio musical, quase unanimemente, acredita-se nisso, de uma forma ou de outra... não é um mito do FCC não....

Pode ser apenas uma lenda que foi criada, e que um dia seja desmistificada. Ou não.... Mas uma coisa é certa e você mesmo afirmou... o assunto foi muuuito pouco estudado ainda. Com certeza aparecerão novos estudos, mais conclusivos e completos.

Mas, mesmo que um dia a ciência venha a dar um ponto final ao assunto... até a lenda acabar vão se passar umas boas décadas, pois as pessoas, quando creem em alguma coisa são bastante teimosas. A maioria não aceita... mesmo que seja uma verdade, ou fato científico, que isso seja empurrado goela abaixo.

Não é assim que funciona.

alv2707
Veterano
# nov/12
· votar


Por que não testaram a influência da madeira no século XVII??

Não tinham os equipamentos adequados e nem os conhecimentos físicos dos fenômenos necessários.

E a gente tem? Quem aqui garante que a ciência atual consegue medir a influência da madeira? Essa influência pode vir de um fenômeno desconhecido ainda né?

Nossa ciência ainda é tão limitada que a unidade padrão de massa é até hoje uma barra que pesa o mesmo tanto que 01 litro de água e fica guardada em Paris. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Quando eu vou citar alguma informação cientifica eu gosto de acrescentar "segundo a ciência atual". A ciência está sempre mudando.

Ciência é isso ai gente, o resultado mostra que a madeira não influência mas tem muita gente que acha o contrário. Agora é fazer uma nova pesquisa pra tentar descobrir por que as pessoas pensam assim. O resultado dessa pesquisa já puxa outra pesquisa ou indica que refazer a primeira de maneira mais precisa é o caminho mais adequado. E por ai vai...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influencia da madeira no som da guitarra.