Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# mai/12 · Editado por: Drinho
· votar


Eu sei que sou ignorante mesmo! Eu até gosto! hahaah Juro por Deus que se você me der (hehe, de presente? oba!!) uma guitarra de U$10.000,00 e outra de U$30.000,00

Se tratando de guitarras sólidas eu digo o mesmo que você... e pra te falar a verdade esses preços exorbitantes na minha concepção não passam de perfumaria, eu nunca toquei em uma guitarra sólida de 10 mil dólares, mas independente do que seja não precisa ser gênio pra saber que não vale....

E outra como o nosso colega MMI falou, pros rockeiros qualquer coisa com captador bom serve e eu concordo muito com isso... voce vai ligar lá num amplificador fodão e vai sair um puta barulho....

Mesmo pras linhas de guitarra sólida sem usar muito som sujo eu também não vejo grandes preciosidades eu sou o chato do fórum que costuma comparar guitarras baratas com fender e comparo mesmo! eu comparo porque eu conheço fender e sei que uma guitarra econômica bem feitinha com peças legais proporciona um resultado tão satisfatório quanto, basta a pecinha que pilota a guitarra saber o usar o instrumento!

todo mundo fala fender fender fender, dai vem nosso colega MMI e diz uma strato está próximo de um pau com cordas.
Embora eu ame guitarra strato eu não posso discordar disso porque realmente é uma guitarra que não tem nada de misterioso!

Pois bem, ache uma archtop bacana por 2 mil dilmas.

Ai o buraco é mais embaixo hehehe!

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Po tudo isso e extremamente relativo...tem gente q tem dinhero e anda de celtinha 2000...tem gente q n twem e anda de i30 (se pudesse andava de porshe)..
Um strateiro vai preferir uma squier a uma gibson...ngm vai concluir nada com esse papo de valores

ROo
Veterano
# mai/12
· votar


Ainda mais que a questão do valor envolve algumas váriaveis que não necessariamente estão relacionadas com a diferença de qualidade do produto final.

Cesinha Realeza
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back

Um strateiro vai preferir uma squier a uma gibson...

Eu sou strateiro, mas não força a barra né meu. hehehhe.

Drinho
Veterano
# mai/12
· votar


Um strateiro vai preferir uma squier a uma gibson

não é bem assim também né...

não vamos tirar o mérito das grandes guitarras

a questão é apenas o fato de guitarras sólidas nos darem a possibilidade de ter bons instrumentos a custo baixo.....

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Cesinha Realeza
Drinho
opa eu falo por mim...nao digo em "ganhar a guitarra"
se vc ta num estudio e tem as 2 disponiveis pra tocar...nossa eu nem penso, vou facil na strato...les paul é extremamente desconfortavel...gosto é gosto
detalhe...sou strateiro, tenho uma tagima 735 e uma condor q um dia foi rx30, hj é uma frankstein q to "tunando" pra aprender luthiaria...mas eu só uso minha cort z custom (les paul)...isso pq o braço dela é inteiriço e até mais confortavel q as 2 stratos q tenho, e ela tem split...guitarra sem single coil pra mim nao serve nao...assim como um bom degustador de vinhos brancos prefere um vinho branco tragavel a um vinho tinto top....é gosto

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


guitarra sem single coil pra mim nao serve nao

Hehehe, eu não gosto de som Clean de lespaul, sg e etc, pra mim tem que ser strato kkkk.


Percebi que uma strato com Hambuckers ao invés de singles tem som bem diferente de uma LesPaul com hambuckers

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Alex guitar man
strato é strato ne...rs...
e digo mais cara, nao uso singles só pra clean nao! curto um "single coil hi gain" tbm! timbre fervendo de single coil ultra saturado é animal...aliado a uma pegada porrada num valvulado, usando bastante dinamica, tem um resultado espetacular!
testei uma strato walczak SSS com corpo em cedro e escala rosewood no mes passado numa loja. Cara...q timbre diferente! pluguei num fender frontman 212 e um jackhammer pro drive...apesar da madeira se assemelhar ao mogno, o timbre extraido foi completamente de strato...mas meio diferente...magro também, mas com mais medios talvez...sei la....gostei mto! ja o clean dela nao me agradou tanto quanto o de uma fender highway em alder q testei numa outra ocasião, com os mesmos equipamentos...mesmo com o cap no braço, o som era meio cheio de médios e estridente demais pro esperado

RPacífico
Veterano
# nov/12
· votar


Olá amigos do FCC, gostaria de aproveitar o tópico do colega para ver se alguém sabe me dizer COMO A MADEIRA INFLUENCIA NO SOM DA GUITARRA PLUGADA? Vejam bem, eu realmente acredito que a madeira influencia, pois ja testei guitarras de madeiras diferentes e senti a diferença, mas eu queria saber isso por pura curiosidade pois gosto muito de entender como a musica funciona cientificamente. Andei lendo sobre o funcionamento da guitarra elétrica, mas achei muito vago, pois so fala que os captadores através da vibração das cordas sofrem auteraçoes em seu campo magnético gerando energia elétrica que é transmitida para o ampli, pois bem, lá fala apenas que a madeira tem que ser sólida para evitar microfonias devido a reverbação. Muito bem quem puder me ajude que eu ficarei muito grato, já que não quiser acrescentar nada por favor me ajude com o silêncio.

Deji
Veterano
# nov/12
· votar


RPacífico

De forma simplista: O captador não somente capta a energia gerada pela vibração da corda., mas todo o contexto. Ou seja, vibração da madeira, reverbações, cancelamentos e acomplamentos de fase gerados pela ressonância do som no corpo da guitarra, fora que o tipos de madeiras absorvem mais determinadas frequências, ou seja, a madeira é tudo, praticamente, rsrs

kiki
Moderador
# nov/12
· votar


RPacífico
pense no seguinte:
pegue um bom captador, boas cordas, e coloque-os num pedaço de gelatina.

henriquelhrf2
Veterano
# nov/12
· votar


Aproveitando o ensejo, uma pequena dúvida minha: o que faz uma les paul soar tao diferente de uma SG, sendo as 2 de mogno?

kiki
Moderador
# nov/12
· votar


henriquelhrf2
sg é bem mais fina, tem um desenho bem diferente.
e lespaul em geral tem um top, o que acho que as sg nao tem.

não sei sobre as configurações dos captadores, pode ser que sejam diferentes.

henriquelhrf2
Veterano
# nov/12
· votar


Comprei minha SG no 1º semestre desse ano. Uma pena. Descobri há pouco tempo que prefiro o som mais encorpado da Les Paul, principalmente com o captador do braço selecionado.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


Deji
Mas como? O captador não é um conjunto de bobinas que converte alterações no campo magnético para corrente elétrica?
A influência que imagino que posso ocorrer seria como a madeira reflete a energia para as cordas e em conseqüência altera a vibração e bla bla bla.

Nada é um sistema fechado, qualquer coisa influencia qualquer coisa, de fato, mas até que ponto você pode dar certeza da influência no timbre? Eu cheguei a ver uma comparação de duas guitarras construídas nas exatas mesmas especificações com diferença apenas na madeira, a análise não mostrou influência relevante da madeira sobre o sinal captado pelo captador (mas, como esperado, mostrou no sinal microfonado).

Com influência relevante não quis dizer que não ouviríamos a diferença, mas que a diferença nas medidas podem ter sido provocadas por fatores externos aleatórios.
Obviamente isso não é uma prova, é necessário muito mais estudo nesse campo, mas definitivamente, considerando a quantidade de mitos que os músicos e luthiers propagam, eu definitivamente não botaria a mão no fogo por essa teoria.

Outros estudos que li eram sobre o material de construção de instrumentos de sopro, e nesse caso foram vários, que mostravam evidências de que não há qualquer relação entre os dois.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/12
· votar


Scrutinizer
A influência que imagino que posso ocorrer seria como a madeira reflete a energia para as cordas e em conseqüência altera a vibração e bla bla bla.

Esse é o chamado acoplamento corda-corpo, e foi medido num experimento e publicado neste artigo:

http://www.ifi.unicamp.br/physicae/ojs-2.1.1/index.php/physicae/articl e/download/physicae.9.5/116

Não foram encontradas evidencias de que ocorre influencia da madeira na vibração das cordas.

Este artigo foi debatido aqui no fórum neste tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41645/

Começa na segunda página.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Bacana, até imaginei que você tinha lido algo quando você comentou comigo e pensei em te pedir pra me mandar, acontece que nem precisei. /o/

kiki
Moderador
# nov/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Scrutinizer
tem um porém nesse artigo aí, que é o fato de usar só o cap da ponte da tele, justamente o cap que não vai preso no corpo.

porque aí tem outra discussão, se o cap no corpo muda muito.
pense que ele tambem vai "chacoalhar" com o som.

mas eu acho que em ultima instancia não muda tanto nao, só o que vai de pedal depois é muito pesado.

leo2505
Veterano
# nov/12
· votar


Eu acho que a madeira tem uma influência mínima no timbre, principalmente quando se usa muitos pedais de ganho, modulação etc... e na equalização no próprio amp ou mesa depois você pode contornar qualquer coisa referente a isso.

Essa preocupação eu acho válida na hora de gravar em um estúdio profissional, senão acho desvantagem pagar muito mais caro por uma guitarra com "madeira X" esperando que o timbre vá mudar muito.

Conversando esses tempos com um amigo meu na rua sobre isso, ele falou que fez um curso de luthiêr e nesse curso montaram uma guitarra de argila (barro), colocaram uns captadores, cordas... e o resultado foi o mesmo do que com uma de madeira. O que mais interferiu diretamente no timbre foram os captadores e a madeira da escala.

RPacífico
Veterano
# nov/12
· votar


Cara a minha dúvida surgiu pq nas explicações sobre captadores dizem que o funcionamento dele é sofrer alterações em seu campo magnético, justamente por isso as cordas tem que ser de material metalico, eu não consigo é entender a relação de como a madeira pode mudar a alteração em um campo magnético (físicamente) MAS COMO EU JA FALEI EU ACHO QUE ELA INFLUENCIA SIM NO SOM, SÓ NÃO SEI COMO

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


RPacífico

Essa descrição é correta sobre o funcionamento dos captadores.

Já pensou que existe uma via, onde as cordas fazem a madeira vibrar, a madeira transmite ao captador e este vibra em relação às cordas? Existe a questão das cordas vibrarem em relação ao captador e o outro lado também, o captador vibrar em relação às cordas. o.O

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


MMI
Isso não foi medido diretamente, mas dá pra ver que não é algo relevante...

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


Fala galera õ/

Ao tópico, acredito sim que influencia no som, até por isso uma duvida:

Tem alguma coisa que comprove a qualidade da madeira? Tipo de testes e etc..
tipo tem guitarra que custa 3mil reais e outra 15 reais, e tem a mesma configuração, a mesma madeira, tudo igual, mesmo caps, o que muda é a madeira selecionada?!

A pergunta é pois penso em mandar fazer uma guitarra com um luthier, para ser a guitarra para mim nunca mais pensar em Gibson (por causa do preço da danada rsrs).

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes

Claro que sim. Mas você vai logo perguntar no tópico dos radicais que defendem que guitarra de barro é a mesma coisa? O outro diz que a vibração não é relevante... kkkkkk

Eu podia falar o que está no livro do maior luthier do mundo sobre seleção de madeiras, mas não vou perder meu tempo aqui, desculpe. Melhor você perguntar para o Bertola ou por MP para alguém. Cada um acredita no que quiser, mas aqui vão querer te convencer a fazer uma de cimento, barro ou merda de vaca seca porque tem bastante fibra. ;-)

Só vou te dizer uma coisa... Uma coisa é fazer uma guitarra excelente para nunca mais pensar em outra, outra coisa totalmente diferente é fazer uma guitarra mais barata porque não dá para pagar uma Gibson.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes
Tem um estudo ali mostrando que é besteira, agora, obviamente tem o fator psicológico, se você acha que vai estar melhor com uma guitarra de 15 mil reais é bem provável que o poder da sugestão te faça ser melhor, e não tem nada de errado com isso.
O problema MESMO é gente que fecha os olhos para evidências científicas e preferem acreditar nas suas teorias sem pé nem cabeça.
Mesmo depois de um século coletando dados e utilizando-se do conhecimento desenvolvido a partir da teoria da evolução tem gente que acha que deus enterrou os dinossauros para nos confundir...

ALF is back
Veterano
# nov/12
· votar


tem um video do Felipe Lisciel muito bom onde ele da dicas pra começar a montar um estudio...na parte 1, ele fala sobre o shure 57 e as imitações...e achei interessante aquilo pois parece se encaixar bem pra esse assunto de madeiras...sugiro q assistam ao video pra entenderem do q to falando...
mas basicamente, defendo a ideia de que é facil vc gravar coisas diferentes com madeiras diferentes, pegar a waveform e fazer uns triangulos de pascal nela pra provar q nao tem diferença...mas mesmo q a conta de certo e consigam provar isso, temos q pensar que tem muita coisa por tras de uma linha gerada pela soma de diversos fatores diferentes...no video da comparação do shure, por exemplo, o Lisciel diz que tem uns 5 ou 6 fatores a serem considerados na comparação do shure original com as imitações....as melhores imitações até conseguem reproduzir o timbre, mas durabilida, padronização e outros aspectos nao se podem "calcular"...ai entra a fé, coisa q uns tem mais q outros...
mas temos q admitir que madeiras alternativas existem pois o fator mais importante a ser considerado é o preço...um ebano genuino, por exemplo, é bom, bonito, e CARO! aí, meu amigo, dependendo do preço das coisas, eu consigo fazer uns calculos tbm e provar q esse ebano carissimo é frescura, e q ele soa igual a um pau ferro...opa...facil facil!
dependendo da minha necessidade, eu arranjo um motivo pra defender essa teoria! =p

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


MMI
Se encomodou aqui já? kkk'

Mas você vai logo perguntar no tópico dos radicais que defendem que guitarra de barro é a mesma coisa? O outro diz que a vibração não é relevante...
[b]aqui
vão querer te convencer a fazer uma de cimento, barro ou merda de vaca seca porque tem bastante fibra.[/b]
Eu morri rindo aqui.. eu dei uma lida por cima no tópico e fiquei pasmo em saber que tem gente que acha que madeira não influencia no timbre..
poxa se o braço for colado, ou parafusado ou inteiro com o corpo influencia e quem dirá a madeira, a minha única dúvida era é de como ter certeza que estarei pagando um preço justo na guitarra e tal e não somente pela boca do luthier. - . em relação a madeira.

Scrutinizer
Tem um estudo ali mostrando que é besteira
Música é arte e não ciencia... eu acredito mais no meus ouvidos que em estudos, eu só queria saber em como me certificar das coisas... pois não é assim ter uma gibson custom shop do lado para testar lado a lado e dizer, é esta guitarra é tão boa quanto a gibson (nem vou entrar em questão se ela vale o preço ou não, mas não tem como dizer que gibson é ruim).

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


ALF is back
as melhores imitações até conseguem reproduzir o timbre, mas durabilida, padronização e outros aspectos nao se podem "calcular"...

O bacana é que levando em consideração essas coisas e tirando da equação a questão timbrística na escolha da madeira você evita foder suas costas com o peso do mogno, por exemplo.

ogner
Veterano
# nov/12
· votar


guitarra sem single coil pra mim nao serve nao (2)

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12 · Editado por: Jeff.gomes
· votar


ogner

Uma assim serve? (pior que é barato) O.o


Ou uma stratinho assim. (relic)

Ambas:
Corpo em Ash
Braço em Maple

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influencia da madeira no som da guitarra.