Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
cacoss2
Veterano
# ago/11
· votar


Eu postei a algum tempo no meu blog, meu ponto de vista sobre este assunto.
Tb acho que influencie muito pouco mais o que pode ocorrer é a absorção de algumas frequências e a reflexão de outras o que caracterizaria um timbre específico de cada instrumento.
Uma vez que cada instrumento tem um timbre específico, algumas modificações surtem pouca influencia, como corpo inteiriço, uso de determinados tirantes, e outros teriam maior influencia como, utilizar boas cordas, captadores de boa qualidade, teriam uma importância fundamental.

http://blog.acessoriosdeguitarra.com.br/um-pouco-sobre-timbre-2/

GuitarHouse
Veterano
# mai/12
· votar


Sempre fui muito cético quanto à gastar fortunas em uma guitarra somente por causa da madeira.

Vejam isso:



buddy guy
Veterano
# mai/12 · Editado por: buddy guy
· votar


GuitarHouse

Sempre fui muito cético quanto à gastar fortunas em uma guitarra somente por causa da madeira.

Vejam isso:


Também,com um high gain destes,a madeira tanto faz mesmo. Agora,tenta timbrar som limpo,clean(aqueles sons bem strat,mesmo),com um pau com cordas destes e depois vc me fala, se a madeira ou a construção do instrumento pouco importa !!

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


GuitarHouse
Que isso...o cara faz guitarra de pá....ele sim poderia ser chamado de pá de ouro!....

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


GuitarHouse

Eu já sabia disso °.°
http://fotolog.terra.com.br/forunscifraclub:412

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


hahaahah! Boa LeandroP!!!

GuitarHouse

Por essas e outras é que quando me peguntam se uma sonoridade é melhor ou pior eu respondo: "é diferente"!!!! Assim evito polêmicas intermináveis (e eu penso dessa forma).

Valeu pela dica!

Abs

ps.



Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Que dá diferença de timbres, dá sim...aqui no fórum mesmo temos um bom exemplo disso!

basta ver o vídeo do De Ros, onde ele compara as duas guitarras dele, que possuem as mesmas ferragens, testadas no mesmo amplificador, com o mesmo set, tendo diferença apenas na madeira do corpo, e a sonoridade é bem diferente!

abraços

GuitarHouse
Veterano
# mai/12
· votar


Vejam bem; não falei que não influenciam.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Penso q o maior PROBLEMA q uma madeira ruim pode trazer no timbre e a carencia de sustain...outras diferenças existem e muito! Mas se vc for avaliar um timbre de olhos vendados pode gostar mais do timbre da madeira ruim! Como o Bahia falou, e diferente...nao melhor nem pior...mas o sustain quebra as perna mesmo...ai nao tem como negar...caps ativos sofrem poucas influencias de madeira e pra mim isso nao e mito...testei isso a ouvido e olhos nus...uma coisa q tenho impressao mas nunca tive oportunidade de comprovar em testes 100% solidos e q a madeira do braço/ escala traz mudanças mais perceptiveis q a madeira do corpo, sobretudo a relaçao escala clara/ escura...alguem tem a mesma impressao?

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


A mamadeira influencia sim! Chega de papinha furada!

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back

Madeira ruim é algo bem relativo. Mas se você for para o lado de guitarras acústicas e som limpo, vou te dizer que é impossível preferir uma guitarra de madeira e construção "ruins", a diferença fica cada vez mais abissal.
Não só captadores ativos, mas os muito fortes, esses dependem menos da madeira. Numa guitarra sólida o braço e principalmente a escala faz muita diferença mesmo, mais que o corpo. Já numa guitarra semi-acustica ou archtop, a madeira do corpo faz uma tremenda diferença.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
kkkkkkkk
opa assim vc convence a galera! ^^

MMI
verdade...as semi acusticas dependem mesmo de boas madeiras pro corpo até pq boa parte do timbre vem da caixa acustica...mas vc acha q isso se deve ao fato também de normalmente as semi acusticas rolarem som com menos drive?
se sim, uma guitarra solida de madeira ruim num som clean teria um timbre muito ruim e quanto mais drive menos evidente fica o problema?

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back

Minha impressão, que já disse várias vezes aqui no fórum é mais ou menos assim... Quanto mais exigente for com som limpo, mais se depende de madeiras, construção, é colocar um captador bem fraco e nem precisa de amplificador, eu gosto do som com um bom pré e mandar em linha mesmo o som de uma archtop "over the top". Por outro lado, quanto mais drive, mais você precisa de um captador forte, amplificador e/ou pedais from hell e que se dane as madeiras e construção primorosa.

A questão é que se você coloca um EMG numa guitarra meia boca, a madeira influencia bem menos no som (note que não falei que não influencia). Para um som "from hell" fica bom, é só colocar num ampli hi-gain bacana e está pronto. Mas nem tente um som limpo bacana, os EMG não dão, com madeiras ruins, impossível. Claro que alguém pode dizer que gosta do limpo do EMG (tem gosto para tudo), mas se comparar com uma excelente guitarra com captadores estilo PAF de Alnico 2, é gritante a diferença.

uma guitarra solida de madeira ruim num som clean teria um timbre muito ruim e quanto mais drive menos evidente fica o problema?

Como eu disse, tem gosto para tudo, esse "ruim " é relativo. Uma guitarra sólida de madeira ruim já vi dar um som bom, aceitável. Mas é verdade, desde que seja um captador ao menos apresentável, se enfiar ganho sem dó a coisa disfarça.

ogner
Veterano
# mai/12
· votar


Quando inventarem uma guitarra de pá/plastico reciclado/madeira de demolição que tenha som de fender eu compro!
Enquanto isso continuo comprando fender.

Na verdade isso só corrobora minha tese que guitarra de metaleiro pode ser uma vassoura. Como ja disse inúmeras vezes, ahuehuahuheuhau!!
Fui mau, eu sei!! ahuehuahuheuha..

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


ogner

Cara, eu já experimentei guitarra de uns 50 mil dólares. E digo, valia cada centavo, assim como outras de uns 10 mil dólares. Daí leio de vez em quando aqui gente escrevendo que é tudo igual e não há razão para que se pague mais que 2 mil reais numa guitarra. Para mim isso é ignorância no assunto.

Fui mau, eu sei!! ahuehuahuheuha.. (2)

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Eu sei o valor das coisas mas eu não sei se saberia medí-lo. Daí posso me incluir nos ignorantes numa boa e ainda poupo uma bela grana! O/

:D

Abixibarraba
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
fiquei curioso que guitarra foi essa de 50k de obams.....pode nos dizer?

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Cara, não foi para você que eu disse isso, já que no seu caso acho plenamente aceitável. Explico...

Você sempre coloca que na sua realidade, pelo que você sabe e precisa, tem um limite. Cara, concordo plenamente, seu set é bem interessante e se seu objetivo é ensaiar num estúdio e tocar ao vivo de vez em quando, perfeito. Cara, eu tenho uma guitarra bastante cara, o frio na barriga começa quando eu tiro o case do lugar que ele fica, nem pensar em levar para um palco com bêbados e maloqueiros por perto.

A questão é que aparece moleque aqui e coloca esse tipo de regra até forma agressiva e diferente de você, que coloca para seu caso específico, coloca generalizando.

A maioria aqui, você sabe bem (até melhor que eu), quando se fala "guitarra" está falando de ums strato ou uma metaleira da vida. A strato é uma guitarra extremamente simples (suas teles também), é o modelo que mais se aproxima de um "pau com cordas", é o básico em construção para um luthier, qualquer luthier que mereça esse nome sabe fazer uma dessas. Particularmente eu acho que as teles se aproximam ainda mais dessa simplicidade e isso faz com que tirar um som decente de uma se torne algo mais difícil. Parabéns a você e a tantos que tiram um bom som de uma tele, acho a guitarra mais complicada para isso. Já as guitarras para metal, basta um captador extremo, bem pancada, que já dá para sair tocando satisfatoriamente, não precisa de grandes madeiras e construções.

Por essas razões, uma garotada costuma ditar regras do tipo "quando o assunto é guitarra, o timbre depende principalmente do amplificador" e idiota quem não souber disso. Coloca uma meia verdade de forma agressiva até, sem pensar que existem uma variedade enorme de guitarras, inclusive acústicas. Pois bem, ache uma archtop bacana por 2 mil dilmas.

Abixibarraba

Cara, no mercado vintage tem algumas que se aproximam desse preço. Mas principalmente quando se fala em archtops, não é um valor estratosférico. Benedetto, Foster, Manzer, Monteleone, todos esses fazem rotineiramente guitarras desse preço, se for um pouco melhor o instrumento. Uma guitarra archtop básica começa por preços de 5 a 10 mil dólares. De 70 a 100 mil obamas chegam as tops. Só para exemplificar, uma Benedetto desse valor. Esse violão Mazer pode ser seu por 100 mil obamas (novo).

renatocaster
Moderador
# mai/12 · Editado por: renatocaster
· votar


MMI

Eu concordo um pouco com o que vc disse. Se tem uma coisa bem desagradável e que vejo muito por aqui é uns caras dizerem que quando se paga um pouco mais caro numa guitarra dessas vc está pagando só pelo "nome no headstock".

Aí a maioria embarca nessa heresia e daí começam com aquelas comparações grotescas de Epiphone x Gibson, Fender x Tagima, Memphins x Ibanez e por aí vai. O maior problema nesse tipo de situação é a ignorância do camarada no assunto.

Tem uma turminha aqui nunca encostou numa Gibson, Fender ou PRS da vida e me arrisco a dizer que alguns sequer já VIRAM uma guitarra dessas de perto, ao vivo e a cores. E olha que algumas guitarras dessas marcas nem são essa coisa toda. Mas para falar merda, fala que é uma beleza.

É como o MauricioBahia falou e eu concordo, eu sei reconhecer o devido valor das coisas, mas talvez eu tbm não consiga medir. Eu nunca toquei numa guitarra que custasse mais de 1000 dólares, mas posso imaginar o quanto pode ser boa uma guitarra que custa daí pra cima.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


renatocaster

Aí é que está! Perfeito, para o seu caso, corretíssimo. Mas não generalizou, né? ;)

Mas você tem uma novinha que pode ter pago abaixo disso, mas valeria facilmente mais de 1000 dólares. Pode ser até detalhe, mas lembra da discussão a respeito de "makassar ebony" e "gaboon ebony"? É disso que o tópico fala, posso até entender que a galera aqui não sinta falta do mais top dos Gaboon Ebony, mas não venha com papo que não faz diferença e é burro quem pague por isso se nunca nem chegou perto de um e nem sabe do que se trata isso.

ROo
Veterano
# mai/12
· votar


Seria legal a postagem de estudos a respeito do tema. Vejo muitas impressões, experiências e conclusões, como por exemplo:
"mogno apresenta isso e isso, o basswood é assim, o maple faz isso, EMG não capta a madeira, mas ao mesmo tempo o corpo não faz tanta diferença e etc"
O único que li foi um da Unicamp:
http://www.ifi.unicamp.br/physicae/ojs-2.1.1/index.php/physicae/articl e/view/154
que se não me engano foi postado aqui no fórum.
Então, se alguém tiver algum estudo, pesquisa, seria interessante postar.

Led Zé
Veterano
# mai/12 · Editado por: Led Zé
· votar


MMI
Olha, eu concordo com muita coisa que você disse mas vou falar uma coisa que aconteceu comigo recentemente, inclusive já até comentei com o renatocaster sobre isso. Eu estive nos Estados Unidos no mês de abril e estava comprando uma guitarra pra mim. Testei muita coisa mas em sua maioria foram Les Pauls . Testei bastante coisa e , de acordo com meu gosto e orçamento, levei uma Gibson 50 tribute com humbucker. Muito boa guitarra. Só que isso não me impediu de experimentar outras. Toquei em Studios, Standards e Custom Shop. Dessas 3, apesar de custar até 3000 a mais, A custom não foi a que eu mais gostei. Não gostei do som comparado com a Standard. A standard soou muito mais "viva". A custom ficou meio apagada, abafada. E não foi porque eu não tinha grana pra levar a custom. Eu não tinha grana nem para a Standard mas se tivesse que levar um das duas , leva a STD sem pestanejar. Lembro de um vídeo do Anhaia que postaram por aqui que ele disse algo tipo : qualidade=carcterística. As características da custom não me agradaram tanto como as da standard. Partindo desse raciocínio, concluo que apesar da custom shop custar mais caro , não faz dela uma guitarra melhor , pelo menos pra mim. Então se eu levasse a custom, partindo do raciocínio de que a mais cara seria melhor, teria me dado mal.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Eu sei que sou ignorante mesmo! Eu até gosto! hahaah Juro por Deus que se você me der (hehe, de presente? oba!!) uma guitarra de U$10.000,00 e outra de U$30.000,00 eu não saberia explicar a razão de uma ser 3x mais "cara" qua a outra. Sinceramente. Pra mim, é como provar um vinho de U$10.000,00 e um de U$1.000,00. Não entendo de vinhos o suficiente, nesse nível. Cara, se me vendarem eu vou pagar é comédia e ainda gastar uma grana hein! :)

Abs meu querido xará!

ps. já toquei em guitarras muito caras, mas foi há tanto tempo que nem me lembro mais como eram em detalhes... Hoje, toco raramente numa Gibson de 10.000,00 de algum amigo. Mas é algo muito rápido pra eu avaliar.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Led Zé

Cara, se o que você se refere a Custom Shop é uma das "Custom", aquelas pretas (eventualmente brancas), braço de ébano, o som delas de fato é bem mais abafado, puxado para o grave, geralmente não me agrada também, não quero uma dessas. A linha da Gibson é muito grande, varia muito, inclusive de captadores, por isso dizer que comparou uma Custom com uma Standard acaba sendo até meio vago. Inclusive algumas guitarras Custom Shop tipo as R9, 1968 Custom Reissue, 5A e por aí vai são grandes guitarras. Mesmo assim uma "simples" Standard é uma grande guitarra e agrada a quase todos. Esse "melhor para mim" agrega um gosto pessoal, uma subjetividade, de fato não é porque é mais cara que é "melhor". Só que não é porque eu não curto as Custom nem você curtiu que a gente pode sair falando aqui que as Custom são um lixo e quem compra é burro porque a Standard é melhor e custa menos.

Eu já tive várias guitarras Gibson, hoje estou com 4 guitarras e 1 violão da marca. Tive uma Gibson Custom Shop Classic ( essa aqui), entre outras. Cara, essa guitarra não me agrada, vendi sem nenhum remorso ou arrependimento.

Veja, eu no seu lugar levaria a Gibson com P-90 porque para mim seria "melhor", já tenho muitas guitarras com humbucker. É só uma questão de adequação e bom senso.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Cara, eu consigo diferenciar um vinho Chapinha ou Sangue de Boi de um importado bom. Mas não entendo nada do assunto a ponto de apreciar um de 1000 reais, nem precisa ir para dólares.

Cesinha Realeza
Veterano
# mai/12
· votar


Guitarra de 70 a 100 mil? Eu nem sabia q isso existia. Deve ter ouro ou diamantes, mas não deve mudar tanto o som que faça valer a pena vc pagar tudo isso. Vejam bem, não disse que não muda o som. Disse que a diferença não deve ser monstruosa, algo que qualquer leigo perceba. Muito menos a tocabilidade, porque as strato americanas, e até minha mexicanas são ótimas. Quanto as Gibson, não posso falar nada, nunca toquei numa. Buáááááááááááááááááááá!!!!! uhaiuahiuahiauhaiuha
Abraços!!!!!

Led Zé
Veterano
# mai/12
· votar


Cesinha Realeza
Cara, uma GIbson Standard de 1959 vale até 750.000 dolares. Mas aí é por ser um item de colecionador, antigo e tals. Com certeza o mercado é quem dita o valor. Não tem nada na construção ou na sonoridade, que a faça valer isso. Até porque quando a Gibson lançou em 59 era um instrumento comum. A raridade é que a fez chegar nesse valor, assim como uma Ferrari da década de 50 vale mais que uma nova. Agora, uma guitarr nova de 100.000 pilas, na boa...é forçar a barra.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


MMI: Cara, eu consigo diferenciar um vinho Chapinha ou Sangue de Boi de um importado bom. Mas não entendo nada do assunto a ponto de apreciar um de 1000 reais, nem precisa ir para dólares.

hehehe. Sangue de Boi é um crássico! :) Esse aí eu sei diferenciar, principalmente no dia seguinte.

:)

Cesinha Realeza
Veterano
# mai/12
· votar


Sangue de Boi é um crássico!

Meu primeiro porre foi de Sangue de Boi de caixinha tetrapak!!!!! huiahuaiuahiuahia

Cesinha Realeza
Veterano
# mai/12
· votar


Led Zé

Agora, uma guitarr nova de 100.000 pilas, na boa...é forçar a barra

Forçar muuuito a barra eu diria. hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influencia da madeira no som da guitarra.