Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 29/nov/23 15:10
· votar


Influência da madeira em som de instrumentos elétricos é o terraplanismo guitarristico. Não adianta provar que não existe, galera segue acreditando.

alfacorrea
Veterano
# 29/nov/23 22:22
· votar


Eu acredito que o tipo da madeira interfira em 5% no timbre. A qualidade, densidade e secagem interferem em outros 5%. A construção tem 30% de impacto e a elétrica os 60% restantes.

makumbator
Moderador
# 30/nov/23 06:32
· votar


alfacorrea

Vc inventou esses números. Hehehe!

Vou jogar os meus (em relação ao timbre):

Madeira: 0,003%
Densidade e secagem: 0,00001%
Construção: 0,000000004%
Elétrica: 9%

LeandroP
Moderador
# 30/nov/23 08:26
· votar


Pegue uma guitarra sólida qualquer, plugue num amplificador, aumente o volume e bata na madeira. Não sai som nenhum no amplificador. Só funciona com madeira magnética °,°

renatocaster
Moderador
# 30/nov/23 09:30
· votar


LeandroP

Pegue uma guitarra sólida qualquer, plugue num amplificador, aumente o volume e bata na madeira.

Aí vc já está estimulando a prática da violência contra instrumentos musicais. Vou formalizar uma denuncia contra vc, enquadrada na lei "Guita da Penha"!

LeandroP
Moderador
# 30/nov/23 11:08
· votar


renatocaster

Por guitarrofobia?
°,°

JJJ
Veterano
# 30/nov/23 13:43
· votar


Esse assunto tinha que ser igual tocar a intro de Stairway to Heaven ou Sweet Child o' Mine em loja de guitarra... Totalmente proibido.

makumbator
Moderador
# 30/nov/23 13:52 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ

E também o riff de Smoke on the water.

LeandroP
Moderador
# 30/nov/23 16:26
· votar


Tem que ver também a influência da guitarra no som da madeira

NeoRamza
Veterano
# 30/nov/23 17:28
· votar


Independente de influenciar no som ou não, madeira boa é madeira boa. E não estou falando da madeira estar seca o suficiente para construir instrumentos (isso é o MÍNIMO). Eu pago a mais fácil...
- Por uma madeira do corpo mais leve.
- Por uma madeira melhor na escala, que não seja áspera.
- Por um rosewood mais escuro, ou com um rajado bonito.
- Por um maple mais bonito, figurado.
- Por madeiras duras o suficiente para não espanar com o tempo onde ficam parafusos e buchas.
- Por madeiras do corpo com no máximo 1 emenda pra não ficar feio depois de anos de secagem da tinta.

renatocaster
Moderador
# 30/nov/23 18:07
· votar


NeoRamza

Concordo com tudo isso daí que vc mencionou, pq envolve dois aspectos que também são bem relevantes pra mim na hora de comprar e/ou mandar fazer um instrumento custom: TOCABILIDADE e ESTÉTICA.

Já paguei um pouco mais caro por uma escala de ébano numa guitarra que mandei fazer por achar mais bonita que as outras, e por ser mais "macia" na hora de tocar.

makumbator
Moderador
# 30/nov/23 18:16
· votar


NeoRamza
renatocaster

Sim, os demais aspectos da madeira não estão em questão.

renatocaster
Moderador
# 01/dez/23 14:19 · Editado por: renatocaster
· votar


makumbator

Sim, os demais aspectos da madeira não estão em questão.

Uma história ainda mais curiosa do que essa de que o tipo de "madeira X ou Y" do corpo sólido altera o timbre, foi uma que eu vi o Nuno Bettencourt falando, o próprio. Eu lembro de ter viso ele falar isso lá pelo fim dos anos 1990 ou início dos anos 2000, não lembro se foi em alguma revista especializada ou entrevista de TV. Também nunca parei pra procurar no Google pra tentar resgatar a entrevista, mas enfim.

Ele disse que quando começou a negociar com a Washburn pra lançar o modelo de guitarra que é endorsado por ele até hoje, ele recebia muitos protótipos pra testar e todos eram com o corpo pintado, com aquelas cores bem chamativas e tals, que era moda no final dos anos 1980.

Daí, numa dessas remessas de novos protótipos do modelo N4 que ele recebeu da fábrica, não lembro ele falar se foi proposital ou não, enviaram uma com o corpo sem pintura, natural. Ele testou todas e acabou aprovando justamente o modelo sem pintura, esse que se tornou muito conhecido no meio guitarrístico.

Segundo ele, havia uma significativa diferença no timbre do protótipo com corpo pintado x o protótipo com o corpo não pintado, sendo que o resto dos componentes eram todos iguais. Provavelmente ele ficou tão focado e aficionado em testar as guitarras por horas e horas que acabou percebendo essa diferença e chegou a essa conclusão.

Tem isso também, né. Vc exercita e estressa tanto o seu ouvido que acaba tendo uma percepção diferente ou inesperada, que não havia sido notada antes.

Lelo Mig
Membro
# 01/dez/23 14:48 · Editado por: Lelo Mig
· votar


"os demais aspectos da madeira não estão em questão."

É óbvio que, via de regra, uma madeira nobre é mais bonita e durável.

Mas quando as mais cobiçadas guitarras (Fenders e Gibson) foram feitas, nos anos 50 e 60, madeira nunca foi objeto de discussão. A opção das madeiras se deu simplesmente por questões comerciais: pela facilidade de manuseio e a facilidade de encontrar no mercado.

Esse negócio de corpo em Mogmo, escala em Ébano e oscarái só começou nos anos 90. Nos 80 cabra tocava com guitarra de acrílico, fibra ou de Steinberg que nem "corpo tinha" para dar algum tipo de sustentação e sustenta a mesma coisa que uma Gibson.

renatocaster
Moderador
# 01/dez/23 18:19
· votar


Lelo Mig

Esse negócio de corpo em Mogmo, escala em Ébano e oscarái só começou nos anos 90.

E a coisa foi descambando mais pros anos 2000, com o advento dos fóruns de discussão na internet, e tudo mais.

Aquele "My Les Paul Forum" era uma sanha absurda com esse assunto, hahahaha. Vagabundo só faltava sair no tapa, só não saia pq tinha uma tela de monitor os separando.

Grimc
Veterano
# 01/dez/23 19:27
· votar


Bom, eu toco metal, eu mal consigo ouvir a diferença entre captadores de tanta compressao que rola num timbre high gain, que dirá a diferença das madeiras.

Ramsay
Veterano
# 01/dez/23 21:50
· votar


Pra mim a madeira influencia no timbre sim, pelo menos a do braço e escala.
E não é só no material mas, também na laminação e no número de peças e materiais que formam o braço.

Por exemplo, eu tenho uma guitarra com escala de ébano e o som dela é bem brilhante (a ponto de incomodar) se comparado ao de outras guitarras que possuo.

Lelo Mig
Membro
# 01/dez/23 23:25
· votar


Ramsay

"eu tenho uma guitarra com escala de ébano e o som dela é bem brilhante"

Tira toda elétrica e metal dela e instala em outra guitarra e o da outra nela. Sua crença vai acabar na hora.

Ramsay
Veterano
# 02/dez/23 01:00
· votar


Lelo Mig

Tira toda elétrica e metal dela e instala em outra guitarra e o da outra nela. Sua crença vai acabar na hora.

Não vou nem me dar ao trabalho de tentar pq eu duvido que isso aconteça, simples assim.

Wanton
Veterano
# 02/dez/23 01:39
· votar


Ramsay
escala

Escala? Isso não é nem ao menos plausível.

Schelb
Veterano
# 02/dez/23 10:31
· votar


Já foi mais do que testado e madeira não tem diferença perceptível no som. Pessoal da guitarra gosta de um mito. Daí a pessoa quer ouvir diferença, então vai ouvir a diferença. Em teste cego as diferenças somem. Fora que acabam por atribuir na madeira diferenças de outros coisas que realmente tem diferença no som, como tipo e altura de captadores, estado das cordas etc.

Lógico que se for falar de estética, peso, estabilidade, aí é outra conversa.

Agora, o povo acredita até em horóscopo, vai acreditar em qualquer coisa que coloca na cabeça mesmo.

NeoRamza
Veterano
# 02/dez/23 12:53
· votar




NeoRamza
Veterano
# 02/dez/23 12:53 · Editado por: NeoRamza
· votar


Só pra por mais lenha na fogueira...

BrotherCrow
Membro Novato
# 03/dez/23 20:08
· votar


Eu tenho exatamente o mesmo kit de alnico da Guitar Fetish instalado em duas strato: uma Shelter das mais baratas e uma Fender mexicana. É um daqueles kits com o escudo todo, já com os captadores e a elétrica soldada, só precisa ligar no jack.

Minha primeira impressão foi de que soava muito diferente e pensei "ah, é a madeira". Mas aí vi que a altura dos captadores estava bem diferente (em parte por causa da construção da Shelter, que fazia com que os captadores ficassem bem mais longe das cordas apesar de estarem na mesma altura em relação ao escudo).

Quando acertei a altura dos captadores pra ficar similar nas duas guitarras, ainda senti um pouco de diferença no som enquanto tocava. Mas ouvindo gravações, a diferença é praticamente zero e deve ter a ver mais com as ferragens e nut do que com a madeira.

Claro que a tocabilidade, durabilidade e estética estão em patamares diferentes. Mas o som? Praticamente a mesma coisa.

Grimc
Veterano
# 03/jan/24 20:29
· votar


BrotherCrow
Eu tenho exatamente o mesmo kit de alnico da Guitar Fetish

Quando acertei a altura dos captadores pra ficar similar nas duas guitarras, ainda senti um pouco de diferença no som enquanto tocava.

Outra coisa que vale considerar é que mesmo captadores do mesmo modelo podem soar diferentes. A gente tá falando de algo analógico, é literalmente um eletroimã. As propriedades físicas do captador vão variar de um pro outro. Assim como dois amplis analógicos/valvulados do mesmo modelo vão soar diferentes um do outro, etc.

A verdade é que no fim das contas eu acho um exercício em futilidade ficar tentando atribuir de onde vem as diferenças sonoras nesse nivel micro. Me concentro em coisas mais macro tipo o comprimento da escala, as caracteristicas do captador usadas, etc, e as diferenças sutis eu simplesmente trato como aleatoriedades.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# 04/jan/24 10:03
· votar


Outra coisa que vale considerar é que mesmo captadores do mesmo modelo podem soar diferentes. A gente tá falando de algo analógico, é literalmente um eletroimã. As propriedades físicas do captador vão variar de um pro outro. Assim como dois amplis analógicos/valvulados do mesmo modelo vão soar diferentes um do outro, etc.

Grimc

Recentemente tive a oportunidade de medir resistência de dois HBs Seymour Duncans Jb. No site diz 16.4k. Um deu por aí e o outro bateu 17k.

LeandroP
Moderador
# 04/jan/24 10:38
· votar


A escolha da madeira da escala eu considero fundamental.

NeoRamza
Veterano
# 04/jan/24 15:30
· votar


LeandroP
A escolha da madeira da escala eu considero fundamental.

Concordo. Acho que é a parte de madeira que mais faz diferença no som da guitarra.

Porém, ainda assim, é tão sutil que só percebemos diferenças em testes muito bem controlados. Muitas outras variáveis influenciam tão mais, que isso se torna insignificante e até mesmo imperceptível em situações reais.

renatocaster
Moderador
# 26/jan/24 11:59 · Editado por: renatocaster
· votar


https://forum.cifraclub.com.br/forum/3/102937/p29#9519483

E o Nuno Bettencourt voltou a falar sobre isso que comentei no post acima em uma entrevista recente:

https://guitarload.com.br/2024/01/22/nuno-bettencourt-washburn-pintura /

renatocaster
Moderador
# 26/jan/24 12:12
· votar


LeandroP

A escolha da madeira da escala eu considero fundamental.

Especialmente em termos de tocabilidade e conforto. Eu tive uma Tagima strato que o braço era "one piece", ou seja, a mesma madeira do braço e escala, e era tudo envernizado. Achava bem ruim tocar com aquela escala envernizada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influencia da madeira no som da guitarra.