Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# nov/19
· votar


Daqui a pouco vai aparecer uma guitarra de boxta. Alias, já tem: as de compensado de caixa de feira.

Ismah
Veterano
# nov/19
· votar


O circo só saiu debaixo da lona. A parte boa é que isso derruba na prática os mitos antigos...

Lelo Mig
Membro
# nov/19
· votar


Ismah

"A parte boa é que isso derruba na prática os mitos antigos..."

Concordo!

felipe bento pereira
Membro Novato
# nov/19
· votar


que resina é essa que sempre tem videos do pessoal fazendo guitarra usando ela? já estão usando isso por aqui também? daqui a pouco essas marcas famosas vão começar a usar!!! kkkkkkkkkkk pelo menos a fender que é porra loka!!!

Casper
Veterano
# nov/19
· votar


Caro felipe bento pereira:

Resina Epoxi transparente, tipo ISSO.

JJJ
Veterano
# nov/19
· votar


Depois que "descobriram" a resina, os caras fazem guitarra de qualquer coisa. Mas, na real, seja lá o que for, é só o recheio da resina...

Ismah
Veterano
# nov/19
· votar


E dá pra fazer de resina?

JJJ
Veterano
# nov/19
· votar


Ismah

Só de resina? Acho que sim; algumas ficam duras que nem pedra.

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


Posso dizer que não importa a madeira da guitarra na hora de levar a guita pra casa.
Mas sim escolher o melhor produto que cabe no bolso com direito a ganhar palheta e desconto num estojo novo

Ismah
Veterano
# nov/19
· votar


JJJ

Essa é a ideia! Quem tem canal no U2B não sou eu kkk

Casper
Veterano
# jan/20
· votar


Pergunta: É correto usar pregos em uma guitarra?
Resposta: Claro que é!



Buja
Veterano
# jan/20
· votar


Essa deve ser a signature do guitarrista do hammerfall.

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


Casper
Buja

Este tópico é igualzinho o Oriente Médio.

Quando fica um tempo quietinho aparece um espírito de porco prá cutucar...

Delson
Veterano
# jan/20
· votar


Depois que eu vi uma guitarra feita de MIOJO, nada mais me impressiona.

renatocaster
Moderador
# jan/20
· votar


Delson

Depois que eu vi uma guitarra feita de MIOJO, nada mais me impressiona.

Dá pra fazer de tudo com Miojo, se bobear até uma casa.

Filippo14
Veterano
# jan/20
· votar


Casper

Nada contra materiais diferenciados, mas achei o som uma bosta hahaha Culpo mais a habilidade do cidadão que a guitarra em sí, mas achei fraco

Abs,

Casper
Veterano
# jan/20
· votar


Caro Filippo14:

Realmente o som ficou um pouco pregado.
Diferente dessa guitarra abaixo, que ficou com um timbre mais adocicado:



Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


Buja

"Essa deve ser a signature do guitarrista do hammerfall."

Ou do guitarrista do Nine Inch Nails.

HortaRates
Membro
# jan/20
· votar


Lelo Mig
Rapaz, eu sempre imaginei o "Nails" do Nine Inch Nails como "unhas", e não "pregos".

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


HortaRates

"como "unhas", e não "pregos"."


Há quem diga que o nome é porque Jesus foi crucificado com pregos de 9 polegadas. Há quem diga que é uma referência as unhas de Fred Krueger.

Trend Reznor, que deu o nome a banda, disse que nenhuma das duas explicações têm nada a ver. Que ele apenas inventou um "sentido" a abreviatura NIN, que ele achava legal e não significava nada.

Reinaldo Figueiredo
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Reinaldo Figueiredo
· votar


Tenho uma Ibanez com corpo de luthite que é uma mistura de fibra de carbono com outros ingredientes. O timbre dela é excelente e não perde em nada para outras guitarras de madeira que tenho. Saca um vídeo meu tocando com ela aí!



Grimc
Veterano
# jan/20 · Editado por: Grimc
· votar


Influencia? Provavelmente

Eu sou capaz de ouvir a diferença? Nem ferrando.

Eu acho que tem muito músico que superestima o próprio ouvido

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Como comparar, né? Precisaria de uma configuração idêntica para deixar o timbre responder só pela madeira. Captadores, cordas, pontes, tarraxas, circuito, formato do corpo, braço idêntico...

Eu não sei se há uma resposta técnica tão convincente a essa questão. Inclusive isso nem é problema para os gringos, porque até de raiz de árvore e resina já vi no yt.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


Casper
Diferente dessa guitarra abaixo, que ficou com um timbre mais adocicado:

Eu usaria uma dessas! Muito mais legal do que uma Les Paul.

makumbator
Moderador
# jan/20
· votar


Silspiders

Já foram feitos experimentos com o mesmo captador (sendo ele colocado em diferentes guitarras com mesmo desenho de corpo feito em cnc, só variando as madeiras). Um dos experimentos tinha até um palhetador automático (para igualar as palhetadas feitas).

A influência da madeira em instrumentos elétricos de corpos sólidos não é perceptível. Se existe fica em um nível tão pequeno que é irrelevante para humanos.

Eu já toquei contrabaixo elétrico todo de carbono e não percebi diferença. Já toquei também um contrabaixo acústico todo de carbono, e até nesse caso (não ser um instrumento sólido e nem elétrico) achei o som bem legal no pizzicato e no arco (que também era de fibra de carbono). Apesar de no caso do acústico ser realmente um timbre diferente dos instrumentos de madeira.

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


makumbator

"Apesar de no caso do acústico ser realmente um timbre diferente dos instrumentos de madeira."

Sem dúvida. Até porque a vibração no tampo do rabecão é monstro, dá prá sentir no tato, nem precisa dos ouvidos.

makumbator
Moderador
# jan/20 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

É, o de fibra de carbono reagia de maneira diferente, mas o som era bom (principalmente no médio-agudo e agudo, nas posições que a gente chama de capotasto)

A vantagem dele é não se alterar com variação de temperatura e umidade. Lembro uma vez que fui gravar com acústico (de madeira) e no estúdio o baixo começou a suar e ficou com o som todo velado ( a ação das cordas no cavalete também mudou). Por pouco a alma não mexeu. Deu maior problema pra gravar naquela ocasião. Fiquei com medo dele rachar. Madeira pode ser uma merda.

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"Fiquei com medo dele rachar. Madeira pode ser uma merda."

O volume do contrabaixo é enorme, deve caber um monte de litros de ar dentro... imagino que variações térmicas, principalmente da umidade do ar, devem ser um problema muito sério mesmo.

Uma curiosidade: Você usa 4/4 ou 3/4? e porque?

makumbator
Moderador
# jan/20 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

Uso 3/4. 4/4 tem mais volume, mas é uma merda maior ainda pra carregar. Em geral a maioria dos baixistas prefere 3/4 (e se for baixista de jazz, que toca plugado, aí que nem importa a potência natural, já que vai amplificar).

Esse baixo que suou no estúdio é excelente (é da escola de música daqui), e é um 3/4 alemão e fora de padrão (que o saudoso maestro daqui trouxe pro Brasil no fim da segunda guerra). Ele é ainda um pouco menor que os 3/4 normais. Mas tem bastante som e é uma
manteiguinha pra tocar.

GabrielFerreiraBlues
Membro Novato
# jan/20
· votar


bom, pelo andamento dessas e de outras discuçoes da pra ver que o timbre da madeira ainda nos afeta.
Em todos esses anos nessa industria vital eu ja ouvi frases como:
"a madeira so influencia em guitarras caras, essas mais baratinhas nao"
"a maderia que op meu luthier usou pra fazer meu violão é unica, diferente desses feitos em serie que o cara aperta um botão e todos tem o mesmo som"
"existe uma grande diferença entre captadores ativos e passivos"
"10W valvulado é muuuuuito maior que 10w transistorizado"

Bom, não vamos citar titulos e ostentar nossos anos de experiencia, ao inves disso vamos à abordagens simples:
1. num instrumento acustico é um grande consenso que a madeira afeta o som, mas aon inves de focar no tipo de madeira, devemos focar na qualidade da madeira, ou do material utilizado, afinal de contas as propriedades fisicas da madeira extraida de uma arvore e de outra obviamente são diferentes, mesmo que você ou eu nao consigamos ouvir

2. num instrumento de corpo solido a madeira poderia ter influencia indireta, porem isso seria em relação à densidade da madeira em relação com a força que o guitarrista da a palhetada: observe que quando voce da uma palhetada mais fraca ou mais forte voce obtem respostas diferentes, nesse caso a madeira teria uma pequenissima participação de vibrar, e dessa vibração refletir energia para as cordas e essas cordas vibrarem mais.
Mas notem: nesse caso as cordas desempenham uma função mais importante no timbre que a propria madeira, e todos nós temops aquela marca de corda que amamos por causa disso, enquanto a madeira tal ou qual fica dificil dizer...
3. se a madeira tem influencia entao certamente os aneis dos captadores tambem tem, afinal de contas eles sustentam os parafusos dos captadores, vamos fazer estudos sobre materiais de aneis, parafusos e molas de captadores tambem? sera que uma determinada mola soa mais aguda?
4. o mais interessante é que se voce ver um captador ativo, ele é literalmente um captador passivo com um sistema de booster imbutido, isso obviamente aumenta o ganho, e por isso muita gente acha que os captadores ativos sao os grandes "generificadores do som"

quanto aos amplificadores: a semsibilidade do falante garante mais volume que a propria potencia do amp, até porque nos ouvimos em bel e nao em watt, um exemplo? procure por um falante daqueles que funcione com mais de uma impedancia por exemplo.
e o resumo de tudo o que eu quero falar é: se eficarmos a noite inteira debatendo sobre como a mosca que sentou na arvore que hoje é nossa guitarra afeta o som nós nao vamos chegar a lugar nenhume nem tocar, afinal de contas a pratica melhora o som mais do que qualquer madeira, pedal ou amplificador por ai

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influencia da madeira no som da guitarra.