Autor |
Mensagem |
conehc Veterano |
# mai/08
· votar
bnnunes Minas, moro no interior mas é muito proximo de bh, então o vocabulário costuma ser o mesmo. BO tambem tem um outro significado pelo menos aqui na minha cidade, tem gente que usa isso como sinônimo de "bola gato" haha
TugaBass Não acho que vá ter como unificar o portugues dos países da OPLP, tem muita coisa diferente, principalmente palavras que aí significam uma coisa e aqui outra, como por exemplo: brasil - portugal Camisinha - Durex Durex - Fita-cola Bicha - Fila Homossexual - Paneleiro Pão francês - Cacete Grupo de crianças - Canalhas Injeção - Pica Impostos - Propinas Tesão - Ponta Adolescente - Puto Calcinha - Cueca
deixei só palavras que se faladas como se fala em portugal no brasil daria um grande problema.
|
denismonteiro Veterano |
# mai/08
· votar
é bem legal essas diferenças.... sempre dá rolo e rende piada!!! mas Pão francês = cacete, é de duer hein?
participo de outros forum sobre videogames (PS3 no caso) e tem um português que tbm participa lá! o interessante é que tem alguns jogos que tem legendas e audio dublado em português de portugal.... além do sotaque tem essas diferenças de palavras, acaba ficando muito engraçado!
|
TugaBass Veterano |
# mai/08 · Editado por: TugaBass
· votar
conehc deixei só palavras que se faladas como se fala em portugal no brasil daria um grande problema. ... Ahahahahahah! Mas nem todas as que apresentaste são exactamente isso! Por ex.:
Brasil - - - - - Portugal
Camisinha - Preservativo (e não seria "durex" mas sim "control") Durex - Cola de contacto Bicha - Fila (mas também usamos "bicha" no mesmo sentido, além de também ser um pequeno tubo que leva a água do cano da parede à torneira do lavatório ou do bidé... além de ser também para homo-sexual) Homossexual - Paneleiro (dizemos também homo-sexual e bicha) Pão francês - Cacete (não temos uma definição própria) Grupo de crianças - Canalhas ("a canalha" define as crianças em geral e é um termo usado nas ilhas da Madeira e Açores. Se for "canalhas" já representa "malandros, bandidos, ladrões, etc". Injeção - Pica (usamos as duas: injecção nos adultos e picas nas crianças... mas "pica" no Brasil é outra "coisa"!) Impostos - Propinas (propinas em Portugal é o imposto pago pelos estudantes, anualmente ao Estado Português) Tesão - Ponta (para nós usamos as duas expressões) Adolescente - Puto (é igual! Puto é sinónimo de mais novo) Calcinha - Cueca (sim... para nós é cuecas)
Um à parte: Estou farto de rir a escrever isto!!!! Eheheheh!
Abraços.
|
ClaudioBass Veterano |
# mai/08
· votar
Não precisa nem ir tão longe...
Passei 2 semanas em São Luiz a trabalho, e no final de semana de folga fui a um shopping comprar uma sunga pra ir a praia.
Sunga??? não meu senhor, tem alguma coisa errada, homens aqui usam biquinis, quem usa sunga é mulher, disse o cidadão com aquele risinho de canto de boca... e completou: "Aposto que você é carioca".
É verdade que deu vontade de chapar a mão nas fuças do indivíduo... mas apesar de ser estranho pra nós, em várias regiões do Nordeste, ao que chamamos de sunga, eles chamam de biquini. Se você disse que usa sunga de praia, com certeza eles vão te sacanear. Vai enteder!
[ ]s www.gravidadevertical.zip.net
|
TugaBass Veterano |
· votar
ClaudioBass Mas o mais engraçado é que sendo Portugal um pequeno rectangulo ao pé do Brasil, nós também temos muitas expressões diferentes de região para região! Agora digam-me lá, e já agora também aos estupidos que querem uniformizar o português, se mesmo dentro de cada país fala-se português diferente? Para nós o ponto mais objectivo são as ilhas da Madeira e dos Açores... bem... nos Açores é que não se entende nada e se falarem depressa... bom... então esqueçam! Não se apanha uma!
|
Rafael do Baixo Veterano |
# mai/08
· votar
Eu sou contra essa uniformização do idioma,pois com isso a língua irá perder muito de sua riqueza e identidade própria,que são algumas das coisas que a torna tão bela.
Com isso nosso idioma será quase que Inglês,que é a mesma coisa padronizada em todo o mundo,mas apenas com pronúncias e algumas palavras diferentes em cada país.
|
Rafael do Baixo Veterano |
# mai/08
· votar
TugaBass
os Açores é que não se entende nada e se falarem depressa... bom... então esqueçam! Não se apanha uma!
Realmente eu já presenciei algumas pessoas dos Açores conversando,e pra mim mal parecia que falavam português,cheguei a ficar assustado até,só soube que eles eram de Açores e que falavam português,depois que eu olhei sua documentação,e arrisquei conversar com eles em inglês e eles me perguntaram se eu não falava português.
Foi uma situação engraçada até.
Eu mal consigo entender o que uns conhecidos angolanos falam,o modo de falarem me lembra o modo dos portugueses falam (que eu entendo muito bem até),mas eles usam muitas palavras próprias daquela região,e tem uma dicção um pouco diferente do que estou acostumado a ouvir.
|
allexcosta Veterano |
# mai/08
· votar
denismonteiro é bem legal essas diferenças.... sempre dá rolo e rende piada!!! mas Pão francês = cacete, é de duer hein?
Pior eh na Bahia q pao frances eh cacetinho e bisnaga eh vara.
|
conehc Veterano |
# mai/08
· votar
TugaBass Essa é uma lista que circula pelas páginas do brasil a muito tempo, bom saber que nem tudo dela é completametne verdadeiro.
Engraçado como parece que o portugues de portugal e do brasil começou a se distanciar depois dos anos 1900. Já li uns livros de 1920 que as palavras eram escritas como você escreve atualmente. Um exemplo é o c em algumas palavras como objectivo.
|
conehc Veterano |
# mai/08
· votar
allexcosta Chega ao extremo do sujeito chegar na padaria e pedir uma vara grande com recheio de leite condensado e 4 cacetinhos bem queimados?
|
TugaBass Veterano |
· votar
O português é talvez a lingua mais rica no Mundo! Tem tantas variações como um tema de jazz... conseguimos dizer a mesma coisa de muitas maneiras. Vale o improviso como na música: a expressão, a acentuação, a divisão,... etc! Ninguém no Mundo consegue isso! É uma lingua que tem música a soar! E depois quando falada pelos vários povos no Mundo à sua maneira... bem, aí então!!!!! Não dá hipotese a nenhuma outra!
Rafael do Baixo Eu sou contra essa uniformização do idioma,pois com isso a língua irá perder muito de sua riqueza e identidade própria,que são algumas das coisas que a torna tão bela.
Nem mais!
conehc Essa é uma lista que circula pelas páginas do brasil a muito tempo, bom saber que nem tudo dela é completametne verdadeiro.
Engraçado! Não sabia! Aproveita para corrigir! Mas há mais! Muitas!
Engraçado como parece que o portugues de portugal e do brasil começou a se distanciar depois dos anos 1900. Já li uns livros de 1920 que as palavras eram escritas como você escreve atualmente. Um exemplo é o c em algumas palavras como objectivo.
É mesmo isso! O português falado em Portugal, ao longo dos séculos não modou muito! tem sido conservado inconscientemente e naturalmente!... E os povos é que fazem a sua correcção ao longo do tempo e passo a passo! Nunca tudo de uma vez! Por isso é que não faz sentido nenhum virem estes tipos agora a dizer que querem pôr todos a escrever da mesma maneira! São loucos... ou não têm mais nada em que pensar! Mas cá, dos nossos governantes nunca se espera coisa boa! São uma lástima!!!!! Todos eles, seja o partido político que for!
Imagina tu que agora no Brasil passavam a escrever o português como se escreve em Portugal? Havia de ser bonito! Vocês passavam-se da cabeça!
|
ClaudioBass Veterano |
# mai/08
· votar
TugaBass estupidos que querem uniformizar o português, se mesmo dentro de cada país fala-se português diferente?
Cá pra nós, eu gosto e acho muito legal essa "zona" idiomática, bagunçado assim é bem mais legal do que tentar uniformizar... senão, vai acabar a graça de você viajar e descobrir coisas diferentes!
[ ]s www.gravidadevertical.zip.net
|
TugaBass Veterano |
· votar
ClaudioBass Cá pra nós, eu gosto e acho muito legal essa "zona" idiomática, bagunçado assim é bem mais legal do que tentar uniformizar... senão, vai acabar a graça de você viajar e descobrir coisas diferentes!
Pois com certeza! Perde-se a identidade e a graça no confronto que temos nas varias expressões que nos fazem rir pela forma como são ditas e escritas! E isso faz parte de toda uma cultura dos povos que deve ser respeitada e conservada!
|
TugaBass Veterano |
· votar
Só falta um dia, um doido qualquer dizer que a partir de hoje, o clima passa a ser igual em qualquer sitio do planeta... Quando é verão para um, é para todos e depois inverno para todos...
|
Will Piasecki Veterano |
# mai/08
· votar
ClaudioBass
Particularmente acho que acaba separando de novo... Não adianta colocar padrão tipo... sei lá!
Tipo, vamos supor que aqui só no Paraná tem pinhão, então padronizamos no Brasil inteiro o que é pinhão. Nas regiões que não tem pinhao, logo eles não vão mais usar o termo e vai cair no esquecimento. Quando eles verem pinhão (seja o pinhão chegando nas terras deles lá ou pq eles foram para o Paraná) vão dar um nome mais bizarro, o que lhes vier a cabeça, assim que recomeça a salada e é assim que um pato feioso do interior da Amazônia ganha nomes diferentes no nordeste e no Acre.
Isso tudo estou supondo, claro. =)
|
dani_low Veterano |
# mai/08
· votar
Pior eh na Bahia q pao frances eh cacetinho e bisnaga eh vara.
huhuhuh nunca mais tinha ouvido isso, quase ninguem fala mais assim, mas era assim mesmo =D a proposito, nunca ouvi bisnaga... essa eh nova pra mim
Portugues de portugal as vezes eh dificil de entender. As vezes dobram a lingua pra falar o 'L' e sempre colocam um 'C' no meio das palavras. Eu assisti um video de um escritor portugues (Miguel Souza Tavares) e tinha q ter uma concentraçao absurda pra entender. As vezes parecia q ele fala varias palavras ao mesmo tempo heheh
No Brasil o melhor portugues eh o baiano, o de Sp e do Rio parecem cheios de girias forçadas... (nao pq eu sou baiano)
|
vefer Veterano |
# mai/08
· votar
ClaudioBass Cara, morei 01 ano em Fortaleza e 02 anos em Salvador e nunca ouvi isso não... Acho que o cara te sacaneou... RSRSRSRSRS...Sunga??? não meu senhor, tem alguma coisa errada, homens aqui usam biquinis, quem usa sunga é mulher No Ceará, sunga é sunga mesmo, ou pelo menos era há 20 anos atrás... Nunca ouvi esse negócio de homem usar biquini não...
|
vefer Veterano |
# mai/08
· votar
conehc Chega ao extremo do sujeito chegar na padaria e pedir uma vara grande com recheio de leite condensado e 4 cacetinhos bem queimados? Ah, ah, ah... A vara ele devora ali mesmo e os cacetinhos leva pra casa... ô mundo doido e doído... Mas I love Bahia! Não sei se ainda é assim, mas agente saía da noitada pra comer "alguma coisa" para ir dormir e via de regra, era uma rabada, ou coisa do gênero. Eu trabalhava no centro empresarial Iguatemi e tinha uma bichinha acessorista que era uma comédia! Toda vez que agente pegava o elevador dela era uma festa. O pessoal tem contado coisas de Salvador atualmente que me assustam. Em 93 era uma festa só =D
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
 |
# mai/08
· votar
Em uma das escolas que leciono tem uma estagiária (muito interessante por sinal!!) de Cabo Verde. Ela fala português, mas também um dialeto, o "crioulo", que você só consegue entender uma ou outra coisa. Acho legal haver cada vez mais contato entre os países lusófonos, não para "uniformizar" a língua, mas para que nos entendamos e nos apoiemos mais. Abç
|
allexcosta Veterano |
# mai/08
· votar
"BO", alem de boletim de ocorrencia pode significar problema, tipo "cada um com seus BOs" no lugar de "cada um com seus problemas"... e bagulho pode ser usado no lugar d "coisa", "negocio", "acontecimento"...
Exato.
|
allexcosta Veterano |
# mai/08
· votar
vefer
Eu comia mininico de carneiro no Quatro Rodas, um restaurante chiquerrimo de Salvador (na verdade uma Kombi q ficava na porta do clube Portugues na Pituba, quem lembra?). Isso era as 4 da manha, tinha tambem sarapatel, feijoada e coisas do genero...
|
allexcosta Veterano |
# mai/08
· votar
dani_low
huhuhuh nunca mais tinha ouvido isso, quase ninguem fala mais assim, mas era assim mesmo =D a proposito, nunca ouvi bisnaga... essa eh nova pra mim
De q bairro vc eh? Acho q em muitos lugares ainda se fala isso. Bisnaga eh pao de sal grande (bengala) em Minas, SP, etc...
|
allexcosta Veterano |
# mai/08
· votar
conehc Chega ao extremo do sujeito chegar na padaria e pedir uma vara grande com recheio de leite condensado e 4 cacetinhos bem queimados?
Nao, isso nao... Na Bahia nao existem homossexuais... Ateh parece...
|
vefer Veterano |
# mai/08
· votar
allexcosta Cara, eu me lembro do acarajé da baiana da barraca da Vasp em Amaralina (acho) que era uma maravilha! Tinha uma danceteria lá perto que se chamava Holandês Voador que só dava doido... ´Lá eu conheci uma menina que levei pra casa (um apê na Pituba), mas antes, passamos na casa da tia dela pra pegar suas tartarugas de estimação. Ela botou as bichinhas no painel do carro e subimos. Lá pelas seis da manhã, fui deixar a gata em casa e adivinha! Uma tartaruga tinha sumido. Acho que na doideira ela escorregou do painel vidro a fora do carro. Aí, tô eu lá bebim, procurando a tartaruga e a gata chorando na minha cabeça trêbada! Por essas e outras que I Love Bahia!
|
bnnunes Veterano |
# mai/08
· votar
TugaBass
Meu vo era da ilha da madeira...ta em Sp agora, fala o "pt-br", + com o sotaque caracteristico...
dani_low cara, eu acho q o melhor portugues eh o paulista, apesar das girias(q todo paulista entende e adere a elas soh quem quer)que nao sao forçadas, diga-se de passagem, agnt num tem sotaque nenhum, da pra imitar todos os sotaques do Brasil e mundo afora com enorme fidelidade(de som e imagem, dava pra faze um comercial com isso)...isso pra contar piadas eh uma vantagem enorme,huahuahua... abraços...
|
conehc Veterano |
# mai/08
· votar
bnnunes agnt num tem sotaque nenhum Discordo completamente! Do mesmo jeito que eu ACHO que as pessoas da região mais central de minas não tem sotaque voce ACHA que os paulistas não tem sotaque. Você pegou seu ponto referencial e colocou ele como sendo o padrão de português, mas todo mundo tende a fazer isso. Sente para conversar num buteco no meio de belo horizonte e você verá como as pessoas vão pegar no seu pé por causa de sotaque.
allexcosta Nao, isso nao... Na Bahia nao existem homossexuais... E o atlético-mg vai ser campeão brasileiro! hahahah
|
allexcosta Veterano |
# mai/08
· votar
E o atlético-mg vai ser campeão brasileiro! hahahah
E o Jahia vai voltar pra primeira divisao.
|
conehc Veterano |
# mai/08
· votar
allexcosta Por incrível que pareça tem muito atleticano que gostava de ver o galo na segundona, os ingressos eram baratos e o time quase sempre ganhava, era festa sempre.
|
dani_low Veterano |
# mai/08 · Editado por: dani_low
· votar
vamos la... (a galera posta rapido aqui ne?)
eu atualmente moro em stella maris (depois de itapua no sentido de quem vai pra Lauro de Freitas), ja morei em cajazeiras 11 e tive contato, por causa de parentes, com Sao CAetano e Plataforma....
ainda tem gente q se refere ao pao dessa forma , so q n eh mais tao comum como a 5 anos. Agora eh pao de leite, de sal (pao frances) e de milho. Nao me pergunte pq tem esses nomes O_O
Clube Portugues fechou, virou casa de mendigos e foi demolido...
Na Bahia nao existem homossexuais. Se vc avistar algum, veio de fora =D
Meu Bahia nao so vai voltar a primeira divisao como vai rumo a toquio =D
|
conehc Veterano |
# mai/08
· votar
dani_low Cajazeiras 11 seria um bairro de salvador? existem outras 10 cajazeiras ou escolheram o nome aleatoriamente?
|