Bate Papo Oficial do Fórum de baixo - Off Topic aqui!

Autor Mensagem
alex-gui
Veterano
# mai/08 · Editado por: alex-gui
· votar

Rafael do Baixo

Não li o post do blog, mas já tinha ouvido alguma coisa sobre o assunto.

Pelo que ouvi, as mudanças vão afetar mais os porugueses.

O acordo visa igualar a ortografia nos países de lingua portuguesa (não só brasil e portugal), e o número de palavras que sarão alteradas no Brasil é muito menor que o de Portugal.

dani_low
Veterano
# mai/08
· votar

pra mim isso n vai rolar, n tem a menor condiçao...

Maurício_Expressão
Veterano
# mai/08
· votar

Rafael do Baixo
Sinceramente eu não sei...
Alterações na grafia/gramática só consigo perceber ao longo do tempo. Assim de bate-pronto não tenho capacidade analítica.
Muita gente foi contra a retirada do PH (Pharmácia, por exemplo). Hoje não sentimos mais falta de PH. Mas na época é capaz do povo não ter gostado.
A língua é algo vivo, se movimenta, se modifica a toda hora (falo das 2 linguas, hehehe).
E o Português realmente é gente fina. Falo do TugaBass, ora pois.

Maurício_Expressão
Veterano
# mai/08
· votar

Ah! E denismonteiro, valeu pela citação nominativa exemplificativa.

denismonteiro
Veterano
# mai/08
· votar

o português anda bem falado nesse fórum! (tanto o tuga quanto a língua)
salvo uns ou outros que insistem um pouco mais no "internetês"
:P

Maurício_Expressão
não tem por onde!

bnnunes
Veterano
# mai/08
· votar

eu axo q o "internetês" eh + uma alternativa. como o mauricio disse, a lingua muda constantemente de acordo com a necessidade de quem a usa, o importante eh naum exagerar...por exemplo, algumas paginas a tras eu caprichei e ninguem entendeu um texto q eu digitei, ai alguem me deu um toque e agora ja conseguem me entende...(eu espero).Na verdade todo mundo abrevia alguma coisa aki ou outra ali...soh uns + do q outros(hehehe), e o clima informal da internet da liberdade pra gnt faze isso com + frequencia...no papel por exemplo eu naum consigo abrevia nem o "vc"...ja na internet o "voce" num sai de maneira alguma...axo que o importante eh ser entendido...
Quanto as alterações no idioma, os portugues lusitano vai muda mto + doq o nosso...o tugabass deve conseguir nos explicar melhor oque isso vai implika no cotidiano deles...daki a pouko ele aparece por aki e comenta...
abraços...

ClaudioBass
Veterano
# mai/08
· votar

bnnunes
axo que o importante eh ser entendido...

Tb axo!

Ops... Também acho :-)

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

alex-gui
Veterano
# mai/08
· votar

Eu uso pouco as abreviações pra não me acostumar.

O grande problema do "internetês" é que muitos jovens e adolescentes, estão se dando mal na escola porque estão tão acostumados com ele, que acabam por usá-lo nas provas de radação.

Já aconteceu com a filha de colega agui do trabalho.

alex-gui
Veterano
# mai/08
· votar

A língua é algo vivo, se movimenta, se modifica a toda hora

Com certeza.

O português (idioma) e o espanhol, são resultado da tranformação do latin; e contêm palavras derivadas do grego e de outros idiomas.

Da mesma forma, o inglês e o alemão, são derivados de antigos idiomas nórdigos.

O hebraico e o árabe tambem derivam da mesma raiz, um antigo idioma cananeu.

A transformação/evolução da língua ocorre constantemente à milhares de anos.

ClaudioBass
Veterano
# mai/08
· votar

alex-gui
O grande problema do "internetês" é que muitos jovens e adolescentes (...)

Eu tenho um exemplo desses em casa, meu filho escreve e se comunica com amigos num idioma completamente desconhecido pra mim, tenho muita dificuldade em ler o que ele escreve. Mas, pelo menos comigo eu exijo que ele escreva em Português formal e se comunique com o menos possível de gírias. Gosto muito do nosso idioma, e fico triste quando vejo essa gurizada maltratando o dicionário... o pior é que esse ano ele diz que vai fazer vestibular pra Direito... imagina só!

[ ]s

alex-gui
Veterano
# mai/08
· votar

ClaudioBass
o pior é que esse ano ele diz que vai fazer vestibular pra Direito... imagina só!

É, se escrever tbm, vc, blz, naum, eh... na redação do vestibular de direito, dançou!!!!

bnnunes
Veterano
# mai/08
· votar

ClaudioBass

realmente, pra prova de direito fica meio complikdo...na entrevista do pai e da madrasta da isabella nardonni(eh assim q se escreve???) agnt ve pq o pai dela num passa na prova da oab...vcs viram do jeito que o elemento fala???"nos eramos todos muitos unidos em todas as coisa"...se em rede nacional ele fala isso, imagina na prova da oab a atrocidade que num eh...
abraços...

conehc
Veterano
# mai/08
· votar

ClaudioBass
Olha, não é só seu filho. Conheço alguns adolescentes (não que eu não seja um) de 14 a 16 anos que simplesmente não falam nem escrevem em portugues... é um dialeto que falado parece portugues, mas escrito é imcompreensível... eu achava que essas pessoas que escrevem no que é chamdo miguxes só escreviam assim, mas quando conheci eles percebi que eles tambem falam daquele jeito.

Claro que ninguem precisa escrever perfeitamente, não é necessário ser um ás da gramática e ortografia, mas escrever minimamente certo é o básico. imagin si eu kumesso a iscreve assim? si eu fassu isu na minha mono gafria eu levu um zeruuu de todu tamaniu

bnnunes
Cara, eu fico vendo muita gente falando que prova da oab é difícil, que é isso, que é aquilo, mas acho que se o cara aprende bem tudo o que deveria aprender durante o curso de direito a prova fica tranquila. Tenho amigos que pra fazerem a prova fizeram cursinho porque levaram o curso nas coxas, colavam em tudo, de direito civil a filosofia.

ClaudioBass
Veterano
# mai/08 · Editado por: ClaudioBass
· votar

bnnunes
vcs viram do jeito que o elemento fala???"

Mas depois que o Lula assumiu o Governo, o plural foi execrado da nossa gramática, expressões como "as coisa..." tornaram-se normais.

conehc
Conheço alguns adolescentes (não que eu não seja um)

Não cito exclusivamente meu filho não... são *todos* os amigos dele, incluindo as meninas. Várias vezes já aconteceram reuniões de pais na escola pra falar sobre a forma de escrever deles. Eles fazem prova como se estivessem teclando no MSN. Na minha época, erro de Português descontava ponto até em provas de Geografia e História!

Realmente, não é necessário ser um expert na Lingua Portuguesa como o nosso Ministro Gilberto Gil, mas é necessário ter o mínimo, como pontuação e acentuação.

Não sabia que você é um adolescente... por esse ponto de vista, você escreve super bem!

[ ]s

bnnunes
Veterano
# mai/08 · Editado por: bnnunes
· votar

conehc

meu tio fala a mesma coisa, e deve c verdade mesmo, afinal, o que vai cai na prova a nao ser oque o aspirante a advogado estudou na faculdade...

sobre a entrevista dos nardoni, uma amiga me passo uma "analise gramatical" no youtube...assistam, eh super engraçado...
http://br.youtube.com/watch?v=jPvjk8zlcrk

dani_low
Veterano
# mai/08
· votar

n vejo problema em abreviar as coisas na internet. Nunca atrapalhou minha escrita comum, acho q o problema eh q hj as pessoas entram em contato com o 'miguxes' muito cedo, na fase q vc ta aprendendo ainda...
e tem gente q n abrevia, simplismente procura uma forma de escrever o mais errado possivel. Oq explica uma pessoa escrever alternando maiusculas e minusculas? ImAxInI Le uM TeXtO AxXim?

conehc
Veterano
# mai/08
· votar

ClaudioBass
21 anos completados mes passado... mas minha faculdade me obriga a ler e escrever muito e erros de português e abreviaçõs não são muito bem aceitos pelos professores de lá. Acho que essa época em que descontavam pontos por erros de portugues devia voltar, pelo menos ia forçar os alunos a aprender o português correto. Fico pensando como pessoas que costumam escrever errado fazem uma redação oficial pra vestibular, concurso público, etc. Não adianta falar: "eu escrevo assim mas sei escrever certo também" porque já vi que isso não funciona.

bnnunes
Não sei se é nervosismo por estarem litaralmente ferrados ou se eles não sabem algumas regras de portugês.

ClaudioBass
Veterano
# mai/08
· votar

dani_low
n vejo problema em abreviar as coisas na internet

Só por curiosidade mesmo... vocês sabem de onde surgiu essa coisa de escrever abreviando quase tudo pela internet?

A galera mais da antiga, bem anterior a geração Windows deve se lembrar disso:

No início da década de 80 quando surgiu pra nós uma plaquinha fantástica chamada Modem, tinha a incrível velocidade de conexão de 2.400 kbps, e com ela era possível estabelecer uma conexão do nosso computador com a RENPAC (Rede Nacional de Pacotes), e com isso ter acesso a serviços de telefonia on-line das extintas TELERJ e CETEL. Alguns anos mais tarde, apareceu um outro serviço chamado BBS (Bulleting Board System), um serviço de troca de mensagens off-line e armazenamento de arquivos. Os Modems já haviam evoluído, os mais avançados já possuiam 9.600 kbps de velocidade.

Com a evolução dos softwares para conexões em BBS, surgiu um outro serviço bem mais interessante chamado CHAT, que possibilitava aos usuários sairem das mensagens off-lines e passar para a comunicação em tempo real. Tudo isso em modo caracter, ainda não existia Windows!

Como a velocidade dos Modems eram muito lentas, uma comunicação P2P feita a 2.400/9.600 kbps, proporcionava um atraso considerável no "surgimento" de uma frase no display. Então, dessa forma as pessoas perceberam que a criação de um "novo dialeto" com quase tudo abreviado, a comunicação se tornaria bem mais rápida, e foi adotado algo bem semelhante a codificação utilizadas pelos radio-amadores da Faixa Cidadão.

Expressões como: IMHO = Em minha humilde opinião, TK = Obrigado, [ ] = Um abraço, etc...

Foi nessa época também que surgiram os Emoticons, para expressar sentimentos. Tipo: Ao invés de você escrever "haha muito engraçado", era utilizado o Emoticon ":-)", dessa forma, os caracteres durante um CHAT apareciam bem mais rápidos no display do interlocutor, e substituiam com eficiência uma frase inteira que poderia demorar bem mais pra aparecer!

Os serviços de grupos e fóruns que existem hoje, nada mais são do que cópias dos antigos BBS. A diferença é que no BBS você precisava ter um software cliente (tipo OLX) leitor de pacotes, e que armazenava as mensagens off-line no seu computador, e hoje em dia, nos fóruns, as mensagens ficam armazenadas em servidores dos provedores. Bem mais prático né?

Só pra quem não pegou essa época, os e-mails foram aprecer já na década de 90, e ai invés do conhecido arroba (@), o símbolo utilizado era o de percentual (%). Quando fui beta-tester da Embratel, meu e-mail era: claudio.rj2%embratel.com.br

Bem, é isso... parece cultura inútil, mas era uma época bem legal!

[ ]s

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar

Eh preciso entender q existe lingua coloquial e lingua padrao. A lingua coloquial sofre forte influencia do meio, de expressoes estrangeiras e nao precisa seguir regras estritas de grafia ou gramatica. Se a comunicacao existir, eh valido.
A lingua padrao existe pra q a comunicacao mantenha uma certa coerencia, principalmente em meios onde a interpretacao da lingua falada e escrita pode ate mandar uma pessoa pra prisao, eh o caso do direito por exemplo. Um erro numa virgula ou ponto e a pessoa pode ser condenada ou absolvida. Todas as pessoas precisam se comunicar razoalvemte bem no seu meio coloquial e tambem nos meios oficiais, onde a lingua padrao predomina. Um pais q perde a lingua padrao tem serios problemas de desenvolvimento, tudo fica lento e a comunicacao prejudicada. Nao importa se a pessoa fala coisas como "E aih mano, rolou uns BO aih no bagulho", contanto q ela seja capaz de entender e ser entendida em portugues oficial, quando se faz necessario.

vefer
Veterano
# mai/08
· votar

allexcosta
Eh, Alex. você disse a verdade. Você tem que ter um padrão, ainda mais no Brasil gigante de tantas culturas diferentes. A anarquia linguística levaria fatalmente ao separatismo. interessante essa coisa da língua. Tentaram criar o esperanto para ser um língua universal e ninguém fala esperanto... Neguinho é muito doido né? Imagine só, criar uma língua! Mas na verdade eu queria falar tupi-guarani. Acho bonito pacas, além de ser uma língua toda nacional. Mas por capricho só. Mas esse papo de língua me fez lembrar de um americano que atendi em uma clínca há um tempo atrás. A mocinha atendente me veio com um ar de preocupada (acho que ela tava querendo mostrar que sabia falar inglês) a respeito da consulta, e me perguntou se eu conhecia a língua. Aí eu já tinha sacado tudo! Ela tinha emendando o maior papo com Mr. Thompson na recepção e eu saquei a cara das pessoas que aguardavam e que, pela cara, não conheciam a língua, exceto, por meu colega pediatra que atendia ao lado. Eu respondi, na maior cara de pau, que não estaria ali se não falasse pelo menos 03 línguas, e dei o maior berro na porta do consultório: - Between Mr. Thompson! O gringo entrou com cara de assustado e eu gritando como se ele fosse surdo: - Onde dói? Onde doi? O meu colega pediatra rolava de rir no consultório ao lado e quando o gringo já tava quase indo buscar a atendente... It´s not necessary... A galera da geral captou a sacanagem e quando o gringo saiu do consultório tava todo mundo de cara boa, exceto a atendente que tava com cara de bunda. Ser brasileiro é isso, cara. Minha cunhada é advogada e entrou nos trinta e começou a engordar. Vai pra academia, malha, malha e nada. Daí ela resolveu conversar com seu professor de malhação que inclusive, estudou comigo no segundo grau (o cara é uma figura! É um puta desenhista mas sobrevive como professor de academia). Ele virou para ela e disse: - Você é uma pessoa esclarecida, e para você eu posso dizer. Você não é gorda. O que acontece é que existe uma entidade que te acompanha, há anos, e esta entidade é muito gorda e é ela que te faz se ver gorda. Você precisa ir a um Centro Espírita... Em qualquer lugar do mundo, ele seria demitido e processado. Mas nosso senso de humor é maior a ponto de preservá-lo e amá-lo. Eu rolei de rir. Cara, acho que não sobreviveria fora do Brasil como você não. Se eu não der pelo menos uma sacaneadinha por dia eu piro. Grande abraço.

ClaudioBass
Veterano
# mai/08
· votar

vefer
Between Mr. Thompson

Excelente.. muito bom! tô rolando de rir tentando imaginar a cara do figura!

[ ]s

dani_low
Veterano
# mai/08
· votar

ClaudioBass Tb eh cultura! A proposito, nessa epoca eu nem era vivo O_O

vefer
auehueahauea
pode crer por isso q agente eh feliz e os gringos so ficam pensando pra quem vao mandar uma bomba...

alex-gui
Veterano
# mai/08
· votar

Se eu não der pelo menos uma sacaneadinha por dia eu piro.

Eu tambem, tá no sangue!

Isso já me causou algumas encrencas, mas tambem já me livrou de muitas.

Minha esposa, quando começa a reclamar de alguma coisa, eu dou uma "sacaneadinha", na hora ela faz cara feia, mas logo, em lugar de uma discussão, estamos dando boas risadas.

denismonteiro
Veterano
# mai/08
· votar

encarar as "dificuldades" com bom humor é definitivamente algo muito bom!

fora que eu perco o amigo mas não perco a piada!
aiuheaiuheaiuheaiuheiu

conehc
Veterano
# mai/08
· votar

vefer
- Between Mr. Thompson!
hahahahaha essa foi boa! A parte do gritar me lembrou um filme, não sei quemera o ator, ele tentando falar ingles - gritado e pausado - com um índio que não falava ingles... o índio sem entender nada, claro. Aí quem estava com ele falou que não precisava gritar, que o índio não era surdo nem burro, só não falava ingles.

allexcosta
Um erro numa virgula ou ponto e a pessoa pode ser condenada ou absolvida.

É o caso dessa passagem que usam pra ensinar importância da pontuação na escola:
- sem pontuação:
"Deixo a minha fortuna para o meu irmão não para o meu sobrinho jamais para o meu advogado nada para os pobres"

- com pontuação:
"Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada; para os pobres"

"E aih mano, rolou uns BO aih no bagulho"
Olha, não entendi! bagulho por aqui é sinonimo de droga, BO é boletim de ocorrência, não consegui encaixar isso na frase.

TugaBass
Veterano
# mai/08 · Editado por: TugaBass
· votar

Rafael do Baixo
Tava lendo ainda agora que o Brasil e Portugal firmaram um acordo pra se fazer mudanças na nossa língua portuguesa,o que vocês acham disso?

Não é só Portugal e Brasil... são todos os países de lingua lusofona (toda a Africa)! Sinceramente não concordo! Por mim ficava tudo como está!

"0 GR4ND3 PR0BL3M4 É QU3 AG3NT3 LÊ A C0NF1GUR4ÇÂ0 DA5 P4L4VR4S, E NÃ0 4S L3TR4S QU3 A5 F0RM4M... 1SS0 É A MA10R C0MPL1C4ÇÃ0 E A M410R D1F1CULD4D3 QU3 V4M05 7ER..."

Maurício_Expressão
E o Português realmente é gente fina. Falo do TugaBass, ora pois. Eheheheh! Obrigado pela consideração! Mas acho que cada lingua tem a sua história e pode vir sendo alterada ao longo dos séculos, mas tudo de uma vez... não pode ser mesmo!

Imaginem que ainda falavamos o latin "perfeito" e de um dia para o outro passavamos todos a falar português igual?!?!? Havia de ser bonito! Mal comparado é mais ou menos o que se está a tentar fazer.

Não sei se já pensaram nisto, mas misturar o português "clássico" com o português "basileiro" ainda vá que não vá, mas mais o português "africano"... dá uma confusão que nem dá para imaginar!!!!! Temos que voltar à escola novamente... e todos nós! É como "começar de novo" (como diz o Ivan Lins)!

TugaBass
Veterano
· votar

denismonteiro
o português anda bem falado nesse fórum! (tanto o tuga quanto a língua)

Concordo plenamente... e não é por ser português... é que me custa muito tentar decifrar algumas abreviaturas e escritas rápidas! E depois não é só isso: em relação ao acordo ortográfico, será uma complicação ajudar os meus filhos (que ainda são pequenos) a escrever "correctamente" (no meu ponto de vista, claro) e não saber bem se estou a escrever bem ou mal!?! Para os mais velhos que apanharam reguadas das professoras porque faziam erros nos ditados... e agora como é? a quem vou pedir explicações pelas reguadas que apanhei???? Heheheheh (esta foi brincadeira).

bnnunes
É verdade! Para os portuguêses vai ser muito mau... e acho que talvez nem vá avante aqui com o pessoal à beira-mar... vai haver revolução nesta terra, de certeza! Vocês não imaginam a dificuldade que vai ser para nós se se concretizar!!!!!

TugaBass
Veterano
· votar

alex-gui
O português (idioma) e o espanhol, são resultado da tranformação do latin; e contêm palavras derivadas do grego e de outros idiomas.

Exactamente! Mas e se eu te disser que além destes dois (português e espanhol) temos a Galiza que também estão entre o português e o espanhol em termos de lingua e querem ser admitidos por opção própria como pretensos da lingua portuguesa e nunca espanhola? Eles na realidade são mais portugueses que espanhois, só que desde a zanga do nosso primeiro Rei (D. Afonso Henriques) que se zangou com a mãe e criou um novo país... Portugal, a Galiza ficou até aos dias de hoje numa posição que nem é carne nem é peixe e em termos de fronteira também é o mesmo. Ao longo dos anos os espanhois dizem que é deles e os portugueses dizem que a Galiza é Portugal! E mais: os galegos estão a ter sérios problemas com o governo espanhol porque este não está a aceitar esta decisão de eles se considerarem como lingua portuguesa e sobretudo, parte de Portugal! Assim, esta é mais uma lingua diferente, meio portuguêsa, meio espanhola e a juntar às restantes no acordo!!! Acho que vai dar outra guerra. Já não lhes chega a ETA!!!! Ah, pois é!!!!!

Está bonito, não está???

allexcosta
Eh preciso entender q existe lingua coloquial e lingua padrao. A lingua coloquial sofre forte influencia do meio, de expressoes estrangeiras e nao precisa seguir regras estritas de grafia ou gramatica. Se a comunicacao existir, eh valido.
A lingua padrao existe pra q a comunicacao mantenha uma certa coerencia...

Concordo! É exactamente isso!

Agora, só um aparte: Alguém sabe o que quer dizer a palavra "bué"? ... (esta palavra foi adoptada há poucos anos para o português)

TugaBass
Veterano
· votar

dani_low
A proposito, nessa epoca eu nem era vivo O_O

... Eh! Então quer dizer que nessa época eras "morto"... ;-( ...!?!?!? Ahahahahahahah! (foi uma graça).

Nós dizemos: ... eu nem era nascido!... :-)

Estão a ver como é tão difícil uniformizar as coisas? Tão simples e tão complicado!!!!

bnnunes
Veterano
# mai/08
· votar

conehc
"E aih mano, rolou uns BO aih no bagulho"
Olha, não entendi! bagulho por aqui é sinonimo de droga, BO é boletim de ocorrência, não consegui encaixar isso na frase.

"BO", alem de boletim de ocorrencia pode significar problema, tipo "cada um com seus BOs" no lugar de "cada um com seus problemas"... e bagulho pode ser usado no lugar d "coisa", "negocio", "acontecimento"...eh tanta coisa que se pode fazer com essas palavras q da ateh dor de cabeça...em SP isso eh normal, daond vc eh???
abraços...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Bate Papo Oficial do Fórum de baixo - Off Topic aqui!