Fender Jazz Bass?

Autor Mensagem
NixonMarques
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
Falae cobaia!!!! heheheheheh
To acompanhando o papo, mas sem coragem de me meter, 1º pq ñ to com grana e 2º pq ñ manjo muito desses coisas , o meu lance é só ouvido mesmo...
To só querendo dizer akele papo de "se tu for eu vou..." uahahuahuauha
Kero ouvir como vai ficar o teu bass. Acho q vou solucionar meu "problema" com os cap's...!

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


NixonMarques
hahah vc ainda ta devendo bass equalizer hein? hahah mas tudo indica que com ou sem grana no carnaval eu vou pegar um par desses caps mesmo... so estou esperando o povo que me deve acabar de pagar...

NixonMarques
Veterano
# jan/07
· votar


Como hj to levando o dia de trabalho na flauta, vou dar minhas considereações sobre algumas coisas ditas lá atrás no tópico, e enquanto proprietário (feliz) de um sjb75, minha opinião é a seguinte:

1- Ponte e tarrachas: Desde a primeira vez até hj ainda estranho akela tarracha... Parece q vai dobrar na minha mão... É feita de alguma liga q parece frágil, mas na verdade ñ tenho do q reclamar... A função de segurar a afinação ela cumpre. E a ponte a mesma coisa... É simples, normal, ñ é uma coisa q a cada 5 minutos se fica regulando. As vezes q precisei consegui "equalizar" os carrinhos como eu quis.

2- Captadores: Os captadores tem um ganho um poko maior nos agudos, tanto q meu cap tá até um pouco inclinado pra diminuir a diferença... mas ñ interfere em nada, mas fazem um som bem bonito. Pros baixos de 600 conto q já vi, eu o considero o mais legal. Tenho um bdi21 e consigo timbrar muito bem o baixo. Vez ou outra qnd ligo o baixo sem o bdi (mto vez ou ouitra mesmo... hehehe) q eu lembro o qto o som do baixo é bacana... Mas claro, ñ são tão bons assim. Portanto, pra quem é estudante, amador, faz uma ou outra apresentação mais legal e ñ tem tanta grana assim pra turbinar seu instrumento, é um baixo q ñ "faz vergonha" em lugar nenhum. E se as coisas tão melhorando um pouco pra tua carreira, ou se vc tá com uma graninha, acho q vale a pena turbinar os cap's (eu, se pegasse numa grana agora, assim o faria...).

NixonMarques
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
Acontece q eu to montando meu pc ainda... só conecto no trabalho... Ficar boa parte da tarde lendo o FCC é uma coisa... Trazer o baixo aki e gravar já é safadeza! ehehe
Qto aos bass equalizer, acho q desisti por enkuanto, até pq to correndo atrás agora de um chorus pra usar com o bandolim, e começando a pensar num envelope filter pro bass (acho q vai ser um Lata de Sardinha)

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/07
· votar


NixonMarques

e vc consegue resolver o prblema do excesso de agudos e a falta de grave do sjb75 com seu bdi??? e botar grave sem embolar???
quanto eh um envelope filter de lata de sardinha???

NixonMarques
Veterano
# jan/07
· votar


AnDerSon_BoLLo
Mesmo sem o bdi meu problema de excesso de agudos eu resolvi numa regulada nos cap's... Com o bdi dá pra timbrar perfeitamente... Qnd quero coloco mais grave e fica com o peso q quero... E ñ embola nadica de nada!

O envelope, se ñ me engano, tava 75,00... Tá anunciado no ML... Mas pode ser q seja mais barato............ É q to no trabalho e um poko ocupado agora... mais tarde se tiver de bobeira um poko eu coloco o link aki...

Jfactor
Veterano
# jan/07 · Editado por: Jfactor
· votar


Alex Navarro


Fala Alex, então moro no Rio de Janeiro"capital" e estou querendo comprar um set. de capt. para Jazz Bass e o circuito Bost, como eu faço?
Tenho um SJB e quero turbina-lo, vamos nessa Conehc???????????


abçs

conehc
Veterano
# jan/07 · Editado por: conehc
· votar


Jfactor
vamo! so nao sei a respeito do circuito de bosst... compensa ter um circuito desses mesmo? O problema é que eu ja tenho o bdi-21... ele é meu "circuito ativo"... nunca ta desligado heheheh

A nao ser que eu resolva fazer revolução no meu baixo... vou voltar a desenhar e fazer um esquema aki do que seria legal heehe

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc


então, eu acho que o legal e um circuito que se tenha opção booster c\equalizador e s\equalizador, somente amplificando o sinal dos captadores e tb passivão natural sem nada, i ai???????????????o Alex tá de folga?????????????rsrsrsrsrsrs.
Mas tb temos que trocar os captadores para ficar o pacote completo.

abçs

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

vai fazer o circuito com tres ou quatro potenciometros (passando o jack para baixo)?????????????????

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor
nao.. eu tava pensando em desenhar aki um circuito cabuloso, mas nao sei sobre a viabilidade imediata.... seria uma coisa passiva mesmo... ou com aquele sistema s1 da fender ou entao um sistema tipo os jb62 (ja comentei aki..) andei olhando como funciona, e interessei no sistema de 2 tones, vai ficar tip ouma lp...

vc ta pensando entao em um sistema push/pull ativo/passivo certo?

o boost seria com 2 bandas de equalização? ou seria um preamp cristalino so pra poder aumentar o volume?


o grande problema de uma modificação muito profunda é que eu vou ter que mandar pro luthier... e abrir buraco pra bateria, jack, etc... no caso de alguma coisa uqe seja simples eu mesmo faço hehehhe

Gui
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
porque tu num coloca pots duplos...deixa um tone pra cada cap...e coloca uma chave de 3 posições pra seleção de caps (mais pratico, não?) e deixa o jack no mesmo lugar que tá!

e se for o caso..deixa a bateria no mesmo lugar dos fios..assim num precisa furar...deixa ela no meio do caminho (embaixo do escudo plastico) entre o cap do braço e o pot!

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Gui
eh... realmente nao tinha pensado nesse espaço ai... depois vou ver se cabe direito... mas eu nao quero circuito ativo nao... so se fosse uma coisa push pull pra brincar de vez enquando... tipo no dia que eu tiver cansado do timbre normal dele eu vou la e ativo o circuito...

mas eu voltei a pensar nesse sistema de pots duplos ai... mas como eu arrumo kbobs pra essa porcaria? os knobs prata mesmo...

dai vai sobrar um buraco... pensei em uma chave pra alterar o modo como os captadores sao ligados... mas ai vai depender muito de qual tipo de captador eu vou pegar... bobina dupla ou simples, e se é viável em questoes sonoras....

a respeito de chave comutadora de caps, como tem pots de volume individuais fica meio sem uso num fica nao?


Mas até agora está certo de que sou eu mesmo que vou fazer o serviço, de que o jack vai ficar no mesmo lugar, que a captação vai ser passiva, que vai ter que ter um som roncado e com muitos agudos, como vou fazer isso eu realmente nao sei, mas andei vendo em uns diagramas que no sistema de 2 pots duplos, usa-se 2 capacitores de valores diferentes um de 0.5 e outro de 0.2...

Gui
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
eh... realmente nao tinha pensado nesse espaço ai... depois vou ver se cabe direito... mas eu nao quero circuito ativo nao... so se fosse uma coisa push pull pra brincar de vez enquando... tipo no dia que eu tiver cansado do timbre normal dele eu vou la e ativo o circuito...
tu pode usar o buraco que sobra..que eu comentei...o que tu podia fazer...é comprar minichaves pra isso...esse escudinho metalico é facil de achar...ou colocar uma chave no escudo pra isso também..o escudo dá pra furar com furadeira mesmo!!

mas eu voltei a pensar nesse sistema de pots duplos ai... mas como eu arrumo kbobs pra essa porcaria? os knobs prata mesmo...
como assim como tu arruma?? onde encontrar?? aqui em SP é facil..não sei se ai é!

dai vai sobrar um buraco... pensei em uma chave pra alterar o modo como os captadores sao ligados... mas ai vai depender muito de qual tipo de captador eu vou pegar... bobina dupla ou simples, e se é viável em questoes sonoras...
não sei se é muito valido..depende mesmo dos caps que você pegar..

a respeito de chave comutadora de caps, como tem pots de volume individuais fica meio sem uso num fica nao?
não..eu não acho sem uso...é que tu já tem um timbre..mas eu acho que dá versatilidade...se tu precisar de um som mais grave no meio..só mudar a chave que só funfa um...sei lá..eu preferia a chave...

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Gui
Tive uma revelação depois de ler isso no site da fender:
Pushing the S-1 switch reconfigures the pickup wiring from parallel to series, resulting in a fatter, almost humbucking sound similar to that of a Precision.

Acho que vou tentar fazer uma configuração com 2 pots duplos + chave pra altarnar entre ligação dos captadores entre serie e paralelo... caso nao de pra fazer isso... deixo a ligação do jeito que ta mesmo, e aproveitando o espaço de debaixo do escudo pra colocar uma chavinha pra alterar a ligação... la vai eu denovo com caneta e papel na mao desenhar circuito...

A segunda opção é a de 2 pots duplos + um boost de volume (ou de medios ou do que for)... tipo a guitarra do clapton que tem um boost de medios de 0 a 25db... mas vejamos isso ainda...

Quem sabe as duas coisas, sei lá... o baixo custou 575 no total mesmo... ta ai pra ser meu laboratorio hahaha

Mas por aí é facil encontrar o conjunto de pots duplos + knobs? eu nem procurei por aki nao mas nao sei se vou achar... custei achar uma chave de 3 posições pra les paul outro dia... ah, esse topico ta me saindo um senhor topico de tecnologia musical..

Gui
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
aqui num é dificil de achar não..na santa ifigenia sempre tem!=DDDD

sim..ta um tópico legal mesmo..acho que vou fazer uns testes no meu goldenzão aqui..=DDD

NixonMarques
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
Jfactor

Ae galera, espera um poko q tbm sou do RJ (capital), tbm to com um sjb75 afim de turbiná-lo! Segura um poko a onda de vcs pra gente pear junto e economizar no frete!!! 8D

NixonMarques
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
Qto aos eskemas q vc tá falando... Acho q vai deixar de ser um JB......

NixonMarques
Veterano
# jan/07
· votar


Gui
conehc
Eu to lendo e acho q to conseguido acompanhar... Ñ tenho mta coragem de fazer alterações tão bruscas no meu sjb, mas tenho um golden aki parado no quarto, q tá precisando trocar toda parte eletrônica...
Captação PJ... Acho q poderia fazer algo interessante (desde q ñ fosse caro) com ele...

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


NixonMarques
Vai deixar de ser um jb? se nao colocar um circuito ativo nao vai deixar de ser um jb... eu só juntei algumas caracteristicas diferentes de alguns baixos: o sistema de stack pots dos fender jb'62 + o sistema s-1 dos fender american acima de 2005 eu acho... daí vai virar um baixo multi... sem contar que o s-1 eu posso ativar e desativar na hora que quiser... mas isso vai ser só pra brincar mesmo... vou ver aki o que vou fazer direitinho...

vou começar a desenhar uma parte eletrica aki... daki a pouco posto pra alguem falar se funciona ou nao...

mas eu sou de minas cara hehehe ai nem da pra economizar no frete....

NixonMarques
Veterano
# jan/07
· votar


Hum... Só o Jfactor q é daki...

Jfactor
Veterano
# jan/07 · Editado por: Jfactor
· votar


NixonMarques


è véio o resto tudo e gringo!!!!!!!!!!rsrsrsrsrs,
Conehc
ai Conehc, já tô com martelo, machado, formão, etc...., so to esperando o circuito, eu acho que tem que ter o boost (turbinada no passivão), e paralelo um circuito ativo de primeira linha para deixar todo mundo pensando: o que é isso? o que é que tem dentro daquele bass??????????/
Quanto aos pots, eu acho que usar duplos teria que trocar os knobs e iria tirar a originalidade do bass, o que vcs acham? Knobs duplos tem da schaller, gotoh, etc..., mas de ficar com um pot a mais fica mais legal, ou então coloca uma micro chave....
E o Alex com os Captadores? ele tem uns esquemas de circuitos bem legais.

abçs

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc


VC ja pensou em colocar uma chave seletora de umas cinco posições e em cada posição independente colocar um capacitor diferente para alterar o timbre de acordo com a seleção, ou seja tá em um de 0,5 ai o pot. vai timbrar com ele, roda a posição, mais um timbre, o q vc acha? entendeu?, eu tive um Factor de 05 cordas e ele tem mais ou menos isso, tem os controles de vol/bal , grave/agudo e um select de cinco posições 1-passivo + agudo, 2-passivo + grave, 3-ativo flet (medio), 4-ativo agudo e 5-ativo gravão.

vlw

conehc
Veterano
# jan/07 · Editado por: conehc
· votar


Jfactor
ah, se tiver os knobs tem que ser prata que nem nos jb'62... mas o circuito... sei la se cabe... o unico problema que eu vejo num pre-amp é tirar aquele som passivo com influência da madeira... mas sei la... de qualquer modo nao vou fazer nada que nao de pra ser mexido depois hehehe

ah, estou indo desenhar o circuito, ou pelo menos tentar desenhar um circuito do jeito que eu to pensnado... mas ta dificil demais... q isso... a chance de isso dar certo é quase nula hahaha... mas felizmene eu tenho um bom material aki.. vou dar uma lida nele todo primeiro pra ver se o que eu quero daria certo...

agora bateu uma dúvida... eu e vc fariamos todas as modificações por nos mesmos... mas quanto sera que um luthier cobra pra fazer uma gracinha dessas?

Homem da Ciência
Veterano
# jan/07
· votar


Tagima Jazz Bass ANTIGO


Vale a pena???? Por 790 em perfeito estado, headstock igual de fender... ??????

conehc
Veterano
# jan/07 · Editado por: conehc
· votar


AnDerSon_BoLLo
NixonMarques
Jfactor
Gui

http://www.suprasumo.com/downloads.asp#

ouçam aí... belo link... tem 4 musicas, segundo o cara foram gravadas usando um sx com caps fender custon shop 60... perguntei ele o que mais tinha no equipo dele, to esperando responder, mas eu vi foto dele com um fender marcus miller... tem que ver o que foi gravado com o sx...

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

Eu acho que um luthier deve cobrar não menos do que umas 400 pilas, mas quanto ao pré, seria legal somente um booster para aumentar o ganho, eu vi uma vez um cara colocou um pré independente para cada captador, cada um tinha seu grave/agudo e mini chave de ativo e passivo (acha espaço la dentro).

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


Homem da Ciência

o problema e achar um para vender!!!!!!!!!!

Homem da Ciência
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor

Mas eu achei...

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


Homem da Ciência


Legal, se deu bem!!!!!!!! v se coloca foto dele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Jazz Bass?