Fender Jazz Bass?

Autor Mensagem
Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


Bom.. vejamos... hããã..?? é....

Ok... pensando da minha forma .. não dando dica ou qualquer coisa assim.

1) Lado Radical

- O grande lance é ter um Fender e não só um Fender, mas sim um "puta" Fender. Eu acho difícil de encontrar. Tem muitos por aí e a maioria tem problemas no braço.
Se nesse caso se compra um paralelo, mexicano, japonês, etc, por melhor que seja nunca será um Fender e vou acabar só gastando dinheiro.
Por outro lado um Fender pode até ser inferior a metade da qualidade de outras cópias, mas é Fender e ponto final. Neste caso eu compraria um mesmo que fosse em 20 parcelas, financiava, oque fosse para comprar um de vez e pronto.

2) Lado + Versátil

Poderia pegar uma cópia ou de fabricação como México, Taiwan, Japão e onde mais se faz onde o braço apresente qualidade. De preferencia usado para ter certeza de que está bom mesmo e não ter surpresas futuras.
Eu aproveitaria só o braço e a ponte se for feita de bom material.
Gataria num corpo de Mogno, tarrachas entre Gotoh ou Schaller, cordas vai do gosto (eu gosto de 045 a 050)
Sem puxar para meus próprios caps eu apontaria os Caps da Schaller oq poderia conseguir um desconto na compra das tarraxas e captadores. Os meus JBA (como os antigos) em corpo de Mogno e Ash dubão dão timbres iguais aos dos Fanders´60 e JBS seguem mais uma linha American Delux (dupla bobinas) e os valores são de +/- 300 o par.
Os controles eu gosto do padão V/V/T só que ao invéz de um capacitor de 47K eu acho o 22nF mais interessante pois chama mais os médios.
Dá pra fazer tbm v/v/bass cut/treble cut passivos.

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro
vejamos... entao vou ir pelo lado mais versatil mesmo... tenho um sjb75.. gosto do braço, nao me deu problema, tem o corpo em ash..... tarracaha as minhas ainda estao boas, ponte fica pra depois.... e vou te mandar um e-mail depois do carnaval pra conversramos sobre esses caps ai... jba? sao os ativos? queria alguma coisa passiva mesmo...ja que vc falou que da um som puxado pros fenders de 60 estou por aki aahah

sobre o bas/treble cut, qual a principal diferença deles pro circuito normal com capacitor filtrando os agudos?

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

Opa..

Uma ponta.... O corpo de Ash deve ser aqueles que são bem pesados.. aqueles mais leves tal como um Cedro não são muito legais e vai ficar devendo nos timbres na comparação com um Fender de verdade.

Digo isso pois eu tinha um Shelter com corpo em Ash, mas com um corpo de Imbuia vc consegue timbres melhores que esse tipo de Ash.

Ambos os caos são passivos. O JBA tem um volume mais alto (nada haver com saída em resistência como muitos acham) e os JBS volume mais baixo, mas que com uma boa madeira dá um volume razoável. Os Americans usam circuitos ativos e até agora os que eu ví não tinham opção de on/off.

A versão com 4 controles vc pode comprar um pacote de capacitores e ir testando os timbres que vc mais gosta (4n7 a 69k).

conehc
Veterano
# jan/07 · Editado por: conehc
· votar


Alex Navarro
interessante... entao pra vc que ja teve um shelter jazz bass pode ajudar bastante... (vc chegou a ver as fotos do meu no meu album no orkut? esse aqui )... Quanto ao baixo, nao tenho como mudar o corpo dele... tem que ser esse ai mesmo... a grande questao é como aproximar o som dele de um fender pra nao ter que adquirir um....

Gostaria de saber quais captadores dariam um timbre bem vintage pra ele? os sons dos jbat eu ja ouvi, ate comentei no outro topico, do tres foi o que mais se assemelhou ao meu gosto... mas eu quero captação passiva mesmo....

entre esse jba e o jbs qual é de alnico (se algum deles for)? Como te disse um timbre parecido (igual eu sei que nunca vou ter) com os jb de 60 ou 70... digo aquele "ronco" no timbre, se é que me entende...


Interessante o sistema de 4 controles.. ai o jack passaria a ser montado na parte de baixo do instrumento certo? isso daria mais opções de regulagem.... mas o que vc acha de por exemplo, no shelter fazer um esquema tipo os jb62? colocar 2 potenciometros duplos, pra ter V/T individuais pra cada captador? o problema é que ainda sobraria um terceiro furo... nao sei o que poderia colocar nele... talvez um volume geral, sei la... acho que ficaria meio sem função... ou talvez seria melhor deixar um potenciometro desligado la, so pra enfeitar...

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
entre esse jba e o jbs qual é de alnico

Ambos são de Alnico e o da gravação que vc gostou tbm é.

ai o jack passaria a ser montado na parte de baixo do instrumento certo?
Isso mesmo

mas o que vc acha de por exemplo, no shelter fazer um esquema tipo os jb62? colocar 2 potenciometros duplos

hum.. dá pra inventar algumas coisas sim...

talvez uma chave onde vc pode mudar os JBS entre série e paralelo individualmente já que possuem 4 fios e malha.
talvez (ligação padrão quando ambos estão ligados juntos é em paralelo) colocar uma chave série paralelo no uso dos dois caps juntos.
talvez vc usar v/ton agudos (braço) v/ton graves (ponte) e Ton médios
Talvez fazer uma segunda saída sem controles ficando um lance estéreo
Um volume geram pode ser interessante
Um controle ativo com um potenciometro liga desliga para dar ganho.

isso é oq eu pensei de pronto.. dá pra pensar em mais coisas...

conehc
Veterano
# jan/07 · Editado por: conehc
· votar


Alex Navarro
Eu ja to começando a sonhar com meu baixo com um sitema assim hahha, so tenho medo de descaracterizar o som do jazz bass....

Entao vejamos... entre os jba e os jbs o jba seria um som mais vintage o jbs vai mais pro lado dos fenders mais moderninhos....

o jba tem 4 fios e malha tb ou eh so os 2 fios normais mesmo?

pelo que entendi, os jbs levam vantagem na questao de terem 2 boninas com hum cancel certo? enquanto os jba tem um timbre mais vintage... escolha dificil... seu site com os samples de todos os caps fica pronto quando? seria legal poder comparar diretamente o jba com os jbs....

interessei bastante no sitema de potenciometros duplos... a chave paralelo/serie seria pra ligar em serie/paralelo os 2 caps ou pra serie/paralelo entre as bobinas? seriam interessantes os tipos de sons que eu poderia conseguir com qualquer um nao eh? daria mais versatilidade pro baixo...


Mas pra trocar os pots, etc eu teria que furar o baixo, etc ne? entao acho melhor deixar tudo como está, pegar um jba (ou jbs - caso ele tenha um timbre mais vintage) e instalar no baixo, colocando dessa vez potenciomentros de qualidade...

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
Alex Navarro

Fala pessoal, estou esperando o papo acabar, vai sair o q eu tb estou querendo.

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro


I ai Alex, e o site fica pronto qd? moro no RJ vc vai fazer venda direta?

abçs

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor

Olá..

As vendas agora estão por conta de outra pessoa, Anderson e logo o telefone estará disponível ..
Estou dando uma organizada geral nas coisas por aqui. Comecei a fazer de forma artesanal, mas não tá dando mais pra fazer assim não.
Estou me extruturando para poder atender a todos de forma mais ágil e manter qualidade.
Fiz umas compras de materiais e uma máquina nova e moderna e acho que até chegar tudo e colocar em funcionamento só lá pelo meio de fevereiro.

Até onde conversamos as vendas serão restritas a luthiers cadastrados e lojistas. Vendas diretas ao consumidor apenas com pagamento à vista ou no cartão para regiões onde não houver um revendedor.

O grande lance dessa organização, materiais comprados em quantidade e máquina é que os preços vão cair, mas espero que o pessoal não ache que preço baixo é sinal de má qualidade no caso da NBS. Preço bom porque eu sei como nós baixistas sofremos para conseguir dinheiro para comprar coisa boa!

Estou tentando de tudo para conseguir manter os materiais que uso e darem no fim de tudo um valor idem ou bem perto dos chineses...

Caso conheça alguma loja por aí que possa o Anderson entrar em contato daremos um jeito de disponibilizar os caps em sua região!

THE BASSMAN
Veterano
# jan/07 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


Pow já to querendo um parzin desses caps tb meu! hauhauhauhauha de alta saida nuhuahuahuah olha o desconto ai Alex!!!! vc ta em sorocaba neh? vl abraxxx

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

.. mas sabe que eu acho mesmo.. No teu caso um JBA com a ligação bem padrão mesmo é o melhor. Simples e fácil....

O JBA só 2 fios e malha como nos antigões em AlnicoV

Só depois de tudo aqui estiver pronto e os caps em estoque é que colocarei o site no ar.

No momento a NBS está como a cigarra se preparando para virar borboleta heheheh que coisa gay....

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro
eh... a ultima frase ficou gay mesmo viu...

Vc sabe se depois do carnaval vc ja tem um par de jba feitos especialmente pra mim? hahaha Vou ver se pego um desses... vc lembra se os resultados dele com o shelter sjb75 era bom? melhor do que com os captadores originais?

vou ter que ver como comprar, ja que nao eh mais vc que vende, dai eu vou ter que pegar na mao de um terceiro, talvez aumente o preço... os 300 o par estavam me enxendo os olhos... mas de qqr modo, se vc for vender so na base de terceiros mesmo, nao esquece de passr o contato viu?

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro

(vou ter que ver como comprar, ja que nao eh mais vc que vende, dai eu vou ter que pegar na mao de um terceiro, talvez aumente o preço... os 300 o par estavam me enxendo os olhos... mas de qqr modo, se vc for vender so na base de terceiros mesmo, nao esquece de passr o contato viu?)

é mesmo, qd se terceiriza a venda......1000% de aumento, la foi o sonho de 300,00 eu que moro no Rio de Janeiro então to ferrado, so de frete o cara me arrancar o couro. rsrsrsrs

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor
e eu que moro em minas? 10 reais de frete por encomenda normal eu ja to acostumado a pagar por causa das minhas compras pelo mercado livre... o problema é so a valorizaçao de preços que os terceiros fazem....

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/07 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


Alex Navarro

É vei... para de vender não... hehehe

1) uma coisinha... no geral que você achou do SX (Shelter) JB75?
2) e outra.... entre esses jazz bass de baixo custo o que acha... do SX, dos Tagimas antigos, e dos Squiers... que acha deles e qual prefere??? e dos Fender Souther Cross??? e além desses quais pode citar, lembrando que é baixo custo...
3) jah que falei de tagima aproveito pra perguntar o que você acha da marca, dos novos modelos e dos antigos... e em especial os 6 cordas, e aquele 6 cordas do braço grossão e tal com espaçamento de 4c... tagima tg6b.... que acha desse bass??? som, construção, pegada, etc

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Isso aqui foi o qeu o bertola me respondeu em um topico la sobre equipamentos:

Quanto a buscar a sonoridade dos Fenders JBs dos anos 70... Bem isto envolverá bem mais TODO o seu equipamento (incluindo o encordoamento), sua equalização e os seus dedos do que o captador em sí.
Perguntas sobre captadores quase nunca são produtivas ou possuem uma resposta precisa. Na grande maioria dos casos, basta vc colocar um captador melhor, dentro das suas possibilidades econômicas, que o som melhora. Todo o resto é subjetivo e generalizante.


Vamos continuar com o topico pq ele ta produtivo!

THE BASSMAN
Veterano
# jan/07
· votar


AnDerSon_BoLLo

Bixo , sem me meter na resposta do Alex, mas antecipando: conheço todos os basses q vc citou, e na minha opiniâo, em ordem crescente ficaria, squiers, Sx, tagima antigos, os feitos pelo proprio, ou no começo da empresa, e os Southern, com certeza, se o Sx é um bom custo beneficio, esses ultimos sao absurdo, me parece ter somente 200 deles espalhados por ai, o meu é de mogno, e tem um timbre lindo, pesado roncado e agressivo, as ferragens dele sao gotoh, e os caps fender, na minha opiniâo é um legitimo fender, so q produzido pela giannini......o sx fica pequeno perto dele....O lance do Sx é q o acabamento impressiona, mas o timbre acho meio pobre de graves.....mesmo assim ainda gosto do meu...

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


THE BASSMAN

Para vc os squiers são melhores do que os SX?, no caso dos squiers são os standard a que vc se refere?
Bem no caso do timbre do SX se trocar os captadores não resolve?

abçs

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

E verdade, mas este negocio de encordoamento e complicado, GHS, Ernie Ball, Elixir, D'addario, etc...? 0,40 ou 0,45?
No meu caso tenho um Ibanez sr 505 que uso elixir 0,45 e tenho um SX fretless que uso a D'addario Chromes flat wound tb 0,45, então este negócio de mudar os captadores e as cordas para mudar o timbre, é a forma mais adequada de se melhorar o timbre do bass, concorda?
se trocar os captadores para um fender 60's e colocar uma corda GHS 0,40, fica melhor do que uma corda Fender 0,45 ou vice versa? qual seria a melhor combinação?
Abçs

THE BASSMAN
Veterano
# jan/07 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


Jfactor

Opa, olha no geral eu nao acho melhores nao, mas a serie std deles achei muito boa, de repente sâo melhores sim.....vou achar um link colar aki , p vc saber qual eu testei....esse achei dukara....vlw

THE BASSMAN
Veterano
# jan/07
· votar


http://www.squierguitars.com/products/search.php?partno=0321503506

Olha ai brow, nasse bass eu toquei e curti muito, eu realmente, na hora ensei em vedner meu Sx e ficar com ele...nao vendi pq tinha outrs planos, mas..acho um baixo bem legal!

conehc
Veterano
# jan/07 · Editado por: conehc
· votar


THE BASSMAN
eh cara... eu acho o sx bonito... pelo menos como instrumento de decoração ele vale muito... deiva um encostado no canto do quarto, no tripé, ao ar livre mesmo, sempre ligado num ampli...

vou olhar direito esses lances dos caps viu? acho que vou ver se consigo arrumar algum que tenha o som de um fender custon shop 60...

THE BASSMAN
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

A sim, sao lindos sim, principalmente os mais antiguinhos, q a escala nao tava vndo tao clara como os atuais...sei la ta estranho ultimamente viu! é esse timre dos custon nele, deve ficar muito bom, eu tb queria ouvir...vlw!!

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


THE BASSMAN
quem tem nao sabe gravar heheeh

ainda bem que o meu tem uma escala com uma cor agradavel.. nao é branca demais, e nem amerelo ovo como nos ltd....

estou fazendo algumas pesquisas... entendendo um pouco mais de eletronica instrumental... depois eu vou procurando mais coisas sobre funcionamento da perte sonora, etc...

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/07
· votar


THE BASSMAN

Valeu a resposta man... se bem q ateh jah sabia sua resposya sobre isso...

conehc

veh ai com o Alex Navarro qual cap fica mais vintage na epoca dos fenders de 70... queria saber tb qual fica com um slap bem marcus miller... lembrando q caps passivos mas pode ateh rolar um circuito com push/pull pra dar ganho soh...

e Alex naum esquece de responder minha pergunta... vlw

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


AnDerSon_BoLLo
eh... eu baixei um livro que o proprio alex recomendou em um outo topico sobre eletronica musical... vou ler ele, entender um pouco mais sobre o que tem la...

depois vou meditar mto sobre o que é melhor: timbre vitage ou tecnologia pra obter sons com diferentes texturas (seria tipo escolher entre custon 60 e noiseless)...

ta dificil a escolha...

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

ah depois quero o livro tb =D
mas dar pra conseguir timbre vintage e tecnologia no memso baixo... hehe.. ai q vem os circuitos... mas nem tem essa, todo baixista q tem um bass moderno cheio de onda, tem um sonho ou tem um jazz bass vintage.... eh de lei... como todo guitar ondas todas tem uma strato... hi... vintage eh o q há... mas acho q tem q mesclar nos dois lados

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


AnDerSon_BoLLo
depois eu te passo ou mando o link do e-mule... eu vou estar compartilhando ele, ai fica facil de pegar....

mas quanto aos circuitos... sei la.. acho que tem som de plastico (tirando os mm, talvez alguns warwick e o baixo do nathan east)... Mas eu ainda vou ver... gostaria de ver mais samples ds jba e jbs do alex... eu ja vi o jba ativo ele é mto bom... nao sei se o passivo tb eh assim...

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor
conehc
THE BASSMAN
AnDerSon_BoLLo

Wow.. mais tarde respondo direitinho, mas quero deixar aqui umas coizinhas

1 - a distribuição e venda será feita por um profissional e isso é para melhorar o atendimento e a agilidade na fabricação dos captadores!

2 - Os valores não vão subir não!!
Como vou ter mais tempo de me dedicar a construção comprei mais materiais e equipamentos melhores para fazer mais. Com isso meus custos estão caindo e creio que pra mais não vai ficar de forma alguma. Ao contrário.. estou fazendo o possóvel para que os valores caiam!!

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro
se é assim vai ser até melhor... e ja que esse topico esta falando de captadores, eu andei pesquisando e vi vc recomendando um livro, Guitar Electronics for Musicians... arrumei ele aki... muito bom mesmo... pra quem tem curiosidade saber como e porque as coisas funcionam é um prato cheio...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Jazz Bass?