Fender Jazz Bass?

Autor Mensagem
AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/07 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


Alex Navarro

hehe... a galera soh tava falando q ia subir... naum eh por isso, eh eles tavam chando q se naum eh vc q vai vender dai vai ter os preços de revenda e ai jah sabe, dependendo do lugar fica caro... hehe

e se uma pessoa quiser encomendar um cap. especifico e pessoal q vc n venda e tal??? ai eh com vc memso neh???

blz entaum tb... responde as outras ai depois

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


AnDerSon_BoLLo

se uma pessoa quiser encomendar um cap. especifico e pessoal q vc n venda e tal???

Neste caso continuarei fazendo. O contato talvez será feito primeiro pelo Anderson que estará respondendo e orçando. Em caso de dúvidas maiores eu atendo e respondo as perguntas.
Mas eu tenho 8 modelos e logo serão 11. Tem pra todos os gostos o que vai mudar é mais o formato e acabamento do captador e dessa forma pode sim sair mais caro pois terei de fazer um cap especialmente para um determinado cliente, fazendo-o assim dele um captador customizado como um trabalho de luthier que faz um instrumento exclusivo para um músico e este acaba pagando mais caro por essa exculisividade.

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
vc lembra se os resultados dele com o shelter sjb75 era bom?

= Tem os sons dele com o JBS sem o circuito em www.nbspickups.com/downloads.html

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


THE BASSMAN na minha opiniâo é um legitimo fender, so q produzido pela giannini......

Cara .. uma vez ficou aqui um comigo ... excelente, excelente, excelente Giannini modelo Fender com braço em maple, ebano com corpo em mogno, boas ferragens e claro meus caps... heheh

Dos baixos todos que testei meus caps modelos com timbres mais de fenders foi o que melhor deu resultado ficando tal como os Fenders.

Esse baixo era do Marcelo da Basscenter de SP.. ele gostou bastante do resultado... não sei se ainda está lá na loja ou se já foi vendido...

Pela quelidade estava barato.. todo zuado mais pelo tempo de uso.. R$900,00 era o valor que ele queria.

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


====basta vc colocar um captador melhor, dentro das suas possibilidades econômicas, que o som melhora====

Ok... Se colocar um captador melhor.. ué.. tem de melhorar.

Pegue um baixo Grooving com os caps que vem de fábrica e diga se há bom gosto que seja compensado. Se vc meter um cap que tenha em uma loja (qualquer outro) melhora pra vc ter uma idéia. Mas isso não quer dizer que melhorou de fato, só ficou melhor que o anterior.
Com certeza cordas fazem a diferença.. coloque um jogo Olimpia e em seguida troque por essas novas da Warwick e sinta a diferença.

Claro.. o conjunto completo faz muita diferença. Um puta baixo num Staner??
Vai continuar 1/2 boca.

Captadores tem de ser bons , não adianta mais ou menos (vc tem de procurar pelos timbres que te agradem), mas isso vale para cabos, amps, cordas, etc... Mas captadores são o meio mais barato de se conseguir que seu instrumento (no caso de um não profissional) alcance uma qualidade melhor em ensaios e gravações.
Colocaria junto com os caps a compra de um bom cabo.

Mas tbm entra aquele lance de "Eu tenho um equipamento +/- e estou satisfeito com ele!"

Ok.. Existem muitas variáveis.. Qual a finalidade, o uso, se amador, só para tirar um lazer e tirar as músicas, etc...

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro

vlw man... soh faltou responder as que eu mais queria... hehhe...
tah na pagina anterios e antes de uns 2 ou 3 posts meus, mas tah direcionado a vc... veh lah man... vlw

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


AnDerSon_BoLLo

Ah sim, sobre os caps...

Olha.. o Baixo do Marcus Miller (tenho um amigo que tem um), o baixo do "Marcus M" é um baixo Fender mesmo, mas ele meteu um pedal dentro dele não foi?
E por isso ele fez aquela coisa feia no baixo colocando um escudo gigantesco e derrepente muita gente achou aquilo legal e começou a copiar?
Que mal gosto! :)

São captadores passivos nos antigos padrões (falando do original) mesmo sem o noiselees. Neste caso vc pode se informar no site da própria Fender, ainda tem dimarzio, Schaller e claro... rsssssssss NBS JBA que é essa a linha dos timbres.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro

hauahua... nem lembro o q falei do marcus miller... tow ligado o que é, um boost de grave... e realmente é feio aquele escudo a mais... agora se ligue...

pq foi essa onda aqui que queria que respondesse ô:

1) uma coisinha... no geral que você achou do SX (Shelter) JB75?
2) e outra.... entre esses jazz bass de baixo custo o que acha... do SX, dos Tagimas antigos, e dos Squiers... que acha deles e qual prefere??? e dos Fender Souther Cross??? e além desses quais pode citar, lembrando que é baixo custo...
3) jah que falei de tagima aproveito pra perguntar o que você acha da marca, dos novos modelos e dos antigos... e em especial os 6 cordas, e aquele 6 cordas do braço grossão e tal com espaçamento de 4c... tagima tg6b.... que acha desse bass??? som, construção, pegada, etc


conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro
mas ele meteu um pedal dentro dele não foi?
hahah tecnicamente todo baixo ativo é assim nao eh? mas com a vantagem que nao se tem perda e ruidos na transferencia de sinal do baixo pro circuito como se tem na transferencia do baixo pro pedal atraves dos cabos...

Sobre seus modelos de caps, agora que eu to entendo minimamente essas coisas, da umas luzes ai:
- os jba tem bobina simples, magnetos de alnico, qual a resistencia e impedancia deles?

- os jbs tem 2 bobinas sobrepostas ou lado a lado? qual a resistencia e impedancia delas?

- outra coisa, tem algum livro que aborde mais especificamente caps de baixo? aquele fala dos bartolini, mas tem mtos que nao foram adotados la... achei interessante o assunto.

Homem da Ciência
Veterano
# jan/07
· votar


O Marcus Miller usa um pré-amp Sadowsky. www.sadowsky.com

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


AnDerSon_BoLLo

1) razoável, bonzinho.
2a) acho que vai mais do que vc sentir que está bom que especificar uma marca e modelo. Se vc pega 4 baixos do mesmo modelo e marca e toca-los vai ver que nenhum é igual.. sempre tem uma diferença entre eles fazendo de 1 melhor e outro pior entre os 4.
2b) Não me recordo desse Fender se eu já toquei ou não.. normalmente eu só vejo a marca estampada e se o baixo é confortável para mim ou não.. de resto eu não costumo ligar.
2c) Baixo bom e barato no modelo Fender? Difícil hem.. Olha .. tem um amigo meu que tem um que esta excelente tipo Jazz Bass Sunburst e um tempinho ele tinha me oferecido como parte de pagamento num baixo meu e eu não quis como base de troca. Ele raspou a marca, mas é a cara de um fender... um dos caps está bom (Shadow) e o outro (sound) tem som de pato com gripe.
3) tirando os primeiros o resto é bom pra lenha

Na minha opnião não existe mais ou menos.. ou é bom ou é ruim

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

Fala caro...

primeiro deixa eu escrever uma coisa.

A resistência e impedância dos captadores não tem nenhuma ligação com a qualidade do captador ou timbre dos captadores.

Se vc me disser que quer um captador de 14k com as dimensões de um Rb posso te fazer um e o resultado pode ser muito diferente.

Um captador de 9k que soa médio/grave também pode soar agudo e cristalino com os mesmos 9k.

Não sei o motivo da sua pergunta acerca da resistência, mas à vc e à muitos outros fica uma dica de não associar isso com qualidade ou comparações timbricas.

Existem deiversos fios possíveis de se usar na fabricação de captadores. Uns precisam de (ex) 5000 voltas para dar 8k e outros 10000 voltas para dar a mesma resistência e os timbres serão distintos.
A qualidade dos outros materiais tbm influenciarão e não só isso como tbm a própria extrutura do captador. Indo além vc ainda vai ter o fator instrumento e mais além ainda o ouvido que avalia.

Uma informação como a resistência tem mais valor se a indutância é especificada tbm.

Um captador com 8k e 3H é diferente de um cap com 8k e 5H.

Por isso que esses caps koreanos tem em média 12k e o som não aparece. Ouço dizer sempre "são bons não são, pois eles tem 12k e os EMG tem 9k?"
Mas o Music Man de 5k mata a pau qualquer korea/china

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


.... faço os meus Js entre 7k a 12k dependendo do modelo.. maiores para os passivos e menores para os ativos...

Os JBA são assim como os antigos e a maioria dos encontrados normalmente. Trata-se de um carretel simples.

Os demais estão sendo feitos todos com bobinas sobrepostas. Tive de refazer os testes para conseguir os mesmos timbres nessa forma pois os de bobinas lado a lado limitavam alguns timbres que eu desejava.

outra coisa, tem algum livro que aborde mais especificamente caps de baixo?

Cara.. tbm gostaria que existisse um. É muito legal ter livros com esse tipo de informação. Acho que nós aqui temos muitos mitos e lendas devido a falta de informações em quase tudo sobre instrumentos musicais não é mesmo.

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro
É, foi um erro meu... li denovo a parte toda de explicação la...

Uns precisam de (ex) 5000 voltas para dar 8k e outros 10000 voltas para dar a mesma resistência e os timbres serão distintos.
talvez minha pergunta tenha sido por isso, so que mau formulada (e ate agora nao consegui achar uma pergunta que se encaixe na minha duvida)...

tipo, um cap tipo o jba, bobina simples... suponhamos que ele tenha uma resistencia de 8k, e um som x... caso eu queria fazer um desses com uma saida mais alta, deveria colocar mais voltas na bobina, dai aumentaria a resistencia (supondo que usei o mesmo fio)... mas quanto mais fio e mais longe do magneto, menos sensivel e mais forte o som, quanto menos fio e mais perto do magneto mais sensivel... estou certo ou interpretei errado algo ai?

acho que pergunto isso pra saber qual tipo de captador ia me atender mais... um modo de aliar uma boa saida com uma boa sensibilidade... um circuito ativo seria uma boa, mas nao quero um baixo ativo...

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro
Ah Alex, veio na cabeça uma pergunta meio idiota aki... Como funciona aquele sistema S1-switching da fender? Ele coloca os dois caps do jb em série quando acionado.. tá, e dai? o volume vai aumentar bastante, mas e o timbre? que ganhos vou ter nisso em relação ao jb com caps em paralelo? Fico pensando se os caps dos americans com esse sistema sao especiais pra poderem ser ligados em serie....

e outra coisa que eu acho que nao tem nada a ver, mas nao custa tirar a dúvida: por exemplo, qdo eu ligo os caps de um jb em serie, o volume aumenta por causa do novo tipo de ligação... mas porque que os 2 caps quando sao ligados juntos, em paralelo nao perdem volume em relação a um captdor ligado sozinho?

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro

3) tirando os primeiros o resto é bom pra lenha

huahauahuahua... e como sei se eh um dos primeiros???
1)e o som vei, pegada, e etc???
2)e você tem algum captador pra aquela largura toda??? se for por encomenda a pessoa pode escolher qualquer modelo seu que você faz naquele tamanho??? tipow um nbs6000 o custo aumentaria em quantos reais pra fazer esse maior e mais especifico??? ou nem aumentaria??? e 3)a capinha preta maior vc tem também??? dando as medidas você faz qualquer cap. nakela medida ou tem seu padrão, como funciona??? e se enviar as capinhas dos que tão no bass???

Valeu pelas primeiras respostas, aguardo essas agora... vlw

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc
Alex Navarro


Fala galera, o papo tá excelente mas e as considerações de cada um? as opiniões e gostos são diferentes mas: qual e o captador da NBS ou...........ideal (similar ou quase) para um SJB imitar um Jazz Fender?é a pergunta tá dificil, porem por ex: tem gente que se amarra em cort Curbow mas em compensação tem uns que fazem lenha com ele, i ai? vamos pensar. Vamos lá CONEHC, vc já foi melhor, rsrsrsrsrsrs. abçs

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


AnDerSon_BoLLo


nossa!
Capinha eu posso fazer outras de madeira. Já fiz para uns 4 baixos tagimas de 6 cordas desses.
Eu cobro R$100,00 a mais para fazer as capinhas (par) pois me enche o saco isso.. parar as coisas para fazer um só.. aí entra numa linha customizada. É como levar um carro a funilaria para dar um trato num risco .. preço normal que bate com a maioria das oficinas.. mas se nêgo quer um dragão no capô vai pagar uma diferença pelo especial certo.
Mas tô fugindo desse tipo de coisa o quanto posso pois me atrapalha aqui.
O tempo que eu levo para fazer as capas eu poderia estar me dedicando em outras coisas como fazer os baixos e novos testes com captadores.

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

em qualquer papelzinho de ligações de captadores vem especificado que os caps ligados em série dão mais volume e mais sujo, o paralelo mais limpo e menos volume.
Agora vc quer uma explicação teórica da coisa?
Não entendi.
Os caps tendo dois fios vc liga em série se quiser.
Faça com que o fio positivo de um una-se com o terra de outro e isole (não solde-os em lugar algum) sobram dois pontos, um terra e um positivo. Solde o positivo no centro do potenciometro e o outro no canto (1) terra.
Isso vc vai liga-lo diretamente os dois funcionando com em série. e o potenciometro vai funcionar como um volume para os dois.

Se vc quiser que funcionem como paralelo (padrão) e então ao acionar uma chave ou um pot o série funcione, vc tem de pensar em uma forma que aqueles dois fios que te falei se isolem.
Parece complicado?
É simples... pegue um papel e comece a fazer uns riscos e vc chega lá.
Dar explicações por aqui é difícil.
A parte técnica do negócio tbm.. não dá para aprender nada se não for seguindo uma linha de pensamento, exemplos, etc.
O melhor é pegar um livro de "principios de eletrônica" e mandar ver.

se eu te disser que paralelo é:

1 = 1 + 1
--- --- ---
Rt R1 R2

e que série é:

Rt = R1 + R2

.. for suficiente para entender tudo bem... caso contrário é melhor ler um livro.

Já vi muito Ctrl+C e Ctrl+V aqui e de fato quase todos continuam perguntando e perguntando....

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor
É exatamente quais caps se assemelham mais aos fender que eu to procurando... so que eu to lendo um pouco mais sobre o assunto, ai fica uma coisa mais técnica mesmo...

to vendo tbm que existem varios tipos de sons de fenders... tem que ver tbm qual será o melhor... pra complicar tudo ainda descobri esse tal s1-switching ainda... to querendo saber o que diabo isso faz...

ah, sobre o cort curbow... nao serve nem pra lenha... luthiete nao pega fogo... derrete (eu acho hahaha)... vai depender do tipo de som que cada um quer... eu ja fiz revolução na regulatem do meu baixo aki... abaixei as cordas a ponto de começar a trastejar... ficou bem bacana o som quando eu aumento os agudos... Sobre os caps... bem, levando em consideração os nbs aki... se quiser um som mais moderninho pegue os jbs, se quiser algo mais classico os jba... ta simples assim... tem ate as gravações do sx com nbs... achei bem legal o timbre, mas nao sei se é o que eu procuro ainda...

vc ta procurando que tipo de som? se tiver como arrumar um exemplo pra galera ia ser legal... eu vou ver o que eu arrumo aki que se assemelhe ao que eu quero...

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

então, apareceu um SJB zerado para eu comprar, ai então iria fazer um up grade nele,mas tb agora tem um carinha me oferecendo um cort curbow 4 cordas com cap. bartolini novinho por 600,00,ai pinta á duvida vale a pena? curbow presta? da uma força na opinião.
vlw

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor
cara, o curbow é quase o antagonista do sjb... ele nao é feito de madeira, apenas o braço é de maple se nao me engano... ja vem com um bartolini, nao lembro a serie e circuito ativo... por ser um baixo ativo, ele nao sofre muita influencia do corpo... eu nunca ouvi o som dele, mas se eu com todo meu preconceito contra coisas muito invodadoras falaria que tem o mesmo som do "eletric bass" do meu tecladinho de brinquedo... mas eu gostaria de ouvir o som dele primeiro...

na verdade, esse curbow ate me interessa as vezes... gostaria de ter um desses só que de 5 cordas.. só por ter mesmo, acho o design dele bem legal... ja olhei muitos no mercado livre pra comprar...

mas 600 ta barato... sera que nao rola de vc comprar, se nao gostar vende ele por mais caro e pegar o sx? Em todo caso se vc pega um desses, adeus som proximo ao de fender...

Vc ja tocou nos 2? o que achou?

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

eu tenho um SJB 75 só que ele e fretless, eu queria comprar um para turbinar e deixa-lo + ou - igual a um fender, o que eu tenho esta com a captação original e este outro faria o pacote completo, blz?

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor
vc tem um sjb fretless? e fretless com escala em maple funciona bem?

entendo o pacote completo... eu penso nesse lance da captação todo dia... vai ser igual o bdi-21.. nao vou ficar quieto enquanto nao trocar os captadores dele....

vc achou qual dos dois mais legal, o curbow ou o sjb?

Jfactor
Veterano
# jan/07 · Editado por: Jfactor
· votar


conehc

então, o meu ficou muito bom, as cordas que eu uso são as d'ddario fletwound (lisas) 0,40, um colega meu que é luthier retirou os trastes e colocou no lugar marcações de madreperola, eu pedi para ele lixar todo o bass para que ele fique fosco, como madeira natural (encerado), ficou muito bom, quem vê diz que o Bass já foi comprado assim, para vc tirar aquele som caracteristico dos fret, vc so precisa tocar um pouco em cima do braço, no inicio dele perto do captador, e não esquecer de tocar sempre em cima dos "trastes".
è esse negocio de captador e complicado, eu talves troque os capt. deste que eu tenho, pois estou querendo comprar outro bass, mas tb estou me esfriando quanto a comprar outro SJB e turbina-lo.
O mais legal e o SJB, mas agora eu estou com a alça de mira ligada em um SCHECTER ULTRA BASS, o menino tem captação EMG HZ com pre tb EMG com controles de graves e agudos, o desenho dele e simplesmente d+, tem um outro que é o CV4, mas acho que este não vem para o brasil não, dá so uma olhada nos basses no site da Schecter. www.schecterguitars.com, e o site do importador é o www.sunsetmusic.com.br, ai vc vai ver que no site do importador não tem todos os modelos disponiveis, vlw, qualquer coisa tamos ai. abçs

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

hehhe vou te dar comissão logo logo heheh...

Tou pensando em te mandar um par de cap pra vc testar.

Entendeu o lance que te escrevi?
Não é má vontade.. é que é melhor mesmo um livrinho para pegar um básico.. vc vai ver que a visão abre quanto a respeito das ligações e entender série, paralelo, defasado, etc..

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro

Tou pensando em te mandar um par de cap pra vc testar.

hauahua... assim tb vou querer... heheh

diz que sim
diz que sim
vaaai...

hauahua

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro
Pronto, agora da pra postar... tinha entendo sim... mas eu andei meio ocupado pra aprender umas musicas aki que ainda to aprendendo, mas tocar axé 2:40 da manha é complicado, tenho q viver tb... mas eu tava vendo como funcionava uma dpdt primeiro... nem entendi como má vontade, e sim como modo de me forçar a pensar tbm... juntar tudo o que eu ja sabia com o que aprendi de novo e fazer algo legal... dai resolvi pegar papel e lapis e montar o circuitinho... da uma olhada pra ver se da certo algo do tipo... usei uma dpdt como chave...

Série/paralelo

hahah se quiser mandar os caps pra testar eu testo com todo prazer, gravo, faço review e tudo mais hahaha...

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

i ai brother, viu os bass schecter?

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor
vi sim... o problema é que aquilo deve chegar a um preço absurdo aki no brasil... a um tempo atras eu vi uns shecter pra vender na krocodille pop... nao sei se tinham desses... mas assim, dentre os dois la, o com a captação ativa me pareceu muito bom.. o outro la, PJ passivo ainda parece que perde pra esse ai... mas no seu caso... vc ja tem um sjb75... pegue um outro baixo com outra sonoridade... o unico foda eh que um desses deve chegar a uns 2.5, ou 3 mil por aki...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Jazz Bass?