Fender Jazz Bass?

Autor Mensagem
Jfactor
Veterano
# dez/06
· votar


LuizBass

E verdade, mas e so curiosidade, e claro vc tem toda razão, agora lhe pergunto: qual e a diferença ou e o melhor, não sei, entre os captadores 60's custom, noiseless e o Jazz original, qual deles e em sua opinião o mais apropriado para um SJB 75.

Jfactor
Veterano
# dez/06
· votar


LuizBass

vc so trocou os captadores do seu SJB ou mudou algo mais? dizem que o ideal e trocar os captadores e potenciometros , é isso mesmo ou é exagero?

LuizBass
Veterano
# dez/06
· votar


Jfactor

pois eh,ia pergunta isso aki tambem,o vendedor disse q seria interessante trocar os potenciometros tambem...mais disso eu nao intendo,vou pesquisar aki...

olha,o custom 60' axo q eh oq tem o timbre mais vintage deles,o noiseless,como o nome jah diz,eh akele q nao tem ruido (ou muito pouco ruido),e os jazz deve ser akele som mais comum entre os fender jazz bass...

agora vc q sabe neh cara,vc tem q v oq te agrada mais,c eh um classico ou algum mais moderno,eu optei pelo vintage,agora soh falta eu trocar as cordas por umas 0.45,ai vai fica bala

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


LuizBass
conseguiu algum modo de gravar? desse jeito eu nao vou aguentar muito tempo e vou trocar os caps do meu baixo... ja tinha desistido dessa ideia e pensado em comprar um baixo novo... mas muita gente que troca captadores diz que no final das contas nao mudou taaannnnttttooo assim...

Jfactor
cara, vou acompanhar seu topico ate ele ser resolvido... sua duvida = minha duvida... ja tenho 3 possibilidades: (ta, to centrado em jb.. gosto deles, quero um bom... fazer o q ne heheh)
- fender custon shop '60 no sx - 550,00 (caps + pots + eu mesmo instalando)
- fender southern cross usado - + ou - 1000,00
- fender jb mexicano usado - + ou - 1700,00

ainda to esperando o glauco (the bassman) e o mauricio expressao gravarem umas coisas com o deles, tem o luizbass tbm... dai nos comparamos tudo... vou gravar uma musica semana que vem tb, bluebossa... ja to aprendendo ela aki... dai podemos comparar com o timbre do shelter + bdi tb...

Jfactor
Veterano
# dez/06
· votar


conehc

e verdade "e nossa duvida e creio de muitos outros" to esperando tb a mesma coisa (opinião de quem sabe), eu não tenho grana para comprar o que eu quero, mas gostaria de poder deixar um SJB 75 com aquele sozinho que só quem realmente gosta quer...
LuizBass

porque 0,45 para slap não seria melhor 0,40?

Jfactor
Veterano
# dez/06 · Editado por: Jfactor
· votar


LuizBass


então em questão de timbre então ficamos entre o 60's custom e o Jazz, no caso o noiseless so e vantagem pela ausencia quase total de ruído?
e estes captadores Dimarzio ultra Jazz, seymour duncan, etc..., tem tb umas marcas nacionais, ficam com som de Fender de verdade ou so os captadores da Fender funcionam?...............Lembrei do nome do cap. NBS senão me engano e o Alex Navarro, tem baixos que tem os cap. dele e dizem ficou com o timbre vintage bem legal, o q vc acha?

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


Jfactor
cara, dessa grana eu so tenho a dos caps... mas mesmo assim, se eu for pegar alguma coisa mais cara, vai ser pro segundo semestre do ano que vem... o sx com o bdi da pra segurar tranquilo até la... so falta o the bassman aqui do forum comprar um jb mexicano, pq o sx ele tem um com caps dimarzio, o fender southern cross ele acabou de comprar (e falou que ele é muito melhor que o shelter tanto na questao de saida quanto no timbre)...

sobre os ups no sx, bem, pelas minhas contas so em peças ficam uns 1200, ai tem a mao de obra que eu nem sei quanto é... mas as peças sao: tarrachas blindadas estilo jazz da gotoh, ponte badass II, caps fender custon shop... so que tem que ver se compensa ne... pq se compensar eu nem penso em comprar outro baixo nao... vou turbinando esse (a pegada que é o que é dificil de mudar eu ja gosto, agora falta o som, a afinação e sustentação perfeitos ne)

e quanto às .45 eu to querendo tb... todos os fender vem com .45, pode nao ser melhor pra slap, mas eu nem uso slap mesmo hehehe

Jfactor
Veterano
# dez/06
· votar


conehc


quanto custa um southern novo?

Jfactor
Veterano
# dez/06
· votar


conehc

E se comprar um Jazz squier standard e der uma turbinada, trocando os caps., fica melhor do que um SX ou não?

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


Jfactor
eu nao gosto de squier... apesar de estarem em um nivel parecido, ainda prefito o sx pelo visual....

mas um southern vc acha por ai na faixa dos 900-1000 usado no ml...

LuizBass
Veterano
# dez/06
· votar


Jfactor


olha cara,axo q o acabamento dos sx eh melhor q os squiers,axo eles uma enganação,mais tem qm goste...

qto ao calibre das cordas,eu to sentindo uma falta de peso no timbre,apesar do milagre dos caps novos,e eu nem comecei a estuda slap ainda auisheiauseh

THE BASSMAN
Veterano
# dez/06
· votar


Jfactor

Oap blz bro! enao southern novo naoe xiste mais ...hahahauaua foi feito so de 91 a 94...e diz a lenda q so foram feitos 200 unidades....EU tenho um auuahuahuah muito bom recomendo tb....o Sx tb é bem legal, e os squiers nao sei..toquei em uns e não gosti muito, a nao ser um serie standart q achei muito bom um precision special captacao PJ , lindo demais e sonzera, mas é amis caro..uns n1300 mais ou menos!

Jfactor
Veterano
# dez/06 · Editado por: Jfactor
· votar


THE BASSMAN

blz!, tem muita diferença o timbre, pegada, etc... de um precision p um Jazz bass?

THE BASSMAN
Veterano
# dez/06 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


Jfactor

Opa, bastante cara, o timbre do precision é bem mais grave e o braço mais largo, eu prefiro a pegada dos jazz bass, mas o grave do precision é demais tb, as vezes sinto falta disso nos jazz bass...mas com um equalizador legal, e ou o bdi faço o timbre do precision ....e tem o desenho tb, o precision acho ate mais bonito....um pokinho!! auahuahuahua

Jfactor
Veterano
# dez/06
· votar


EU acho que já esta no fim, mas vamos as considerações finais?!?!?!?!?!?!

Vale a pena investir em um fender, USA, MEXICANO, JAPONES, PARAGUAIO, ARGENTINO, etc..., apesar do preço? ou
um SJB 75 e fazer um upgrade nos captadores, etc...?

vamos definir da melhor maneira possivel, pois quem não quer ter um Jazz Fender?, mas com o preço cobrado nem todo mundo tem a satisfação de ter um.

Jfactor
Veterano
# dez/06
· votar


THE BASSMAN


vlw eu vi um precision squier standard com o escudo cromado por 1.100,00, vale a pena? e um squier será que e bom?
abçs
Feliz 2007 e bons Graves

conehc
Veterano
# dez/06
· votar


Jfactor
cara, eu fiz essa pergunta pro bertola no topico la do forum de guitarra... so to esperando ele responder...

Mas vamos ás minhas considerações da vantagem de cada um:

Fender USA: Bom, caro, muito caro, muito bom, nao sei se alguem que tem uma banda independente que altualmente nao faz shows, que faz umas gravações em casa e só, como eu, compensa investir num desses... apenas se a música começar a dar mais frutos... 3,5 - 4.000 num baixo é muita coisa pra eu gastar...

Fender Mexico: Um pouco inferior, nunca peguei em um, mas as guitarras sao muito bem construidas, so pegando um baixo pra ver... tem as letras fender no headstock, entao mesmo com as letras mequenas "made in mexico" ainda tras um certo STATUS... da pra achar um desses usado a 1500...

JB japones: dizem que é melhor que o mex, pior que o usa, nunca vi, so os special que sao pj... feios demais... nem incluo aki...

Shelter turbinado: O mesmo shelter, a mesma pegada, a mesma construção... ponte, tarrachas e captadores novos... isso implica em mais sustein, mais precisao na afinação e um som mais equilibrado, so que eu ainda nao sei muito a respeito de qualidade de construção e qualidade de madeiras... tem que ficar no nível ou melhor que um fender mexicano (mais bonito o sx ja é, mas tem que ter o som matador ne) porque mudar todas essas peças deve ficar quese em uns 1200,00... daí vamos ter um baixo de baixo custo com um hardware top de linha....



Estou ainda meditando sobre o que seria melhor: mexicano ou sx turbinado... mas por enquanto, dá pra ir lendo esse tópico, com opinioes muito velhas, de quando eu entrei pro fcc: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/130709/

ps: ele tem uma ressucitadazinha, que foi de quando eu conheci o fender pb deluxe....

THE BASSMAN
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor

Opa, cara assimfalando nao sei bem, ams a minha opiniao é de termos o instrumento q agente goste, e possa neh.....eu curto esses squiers std...acho q deve ser igual ao q eu testei...eu teria um e iria com ele p qquer canto...
tem squiers precision caliornia, no ml por 777, é questao de tocar e se curtir mandar bala.....
vlw cara, descule a demora to em viagem..ta foda de acessar aki...feliz 2007 tb!

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


THE BASSMAN

Blz, espero que a viagem esteja sendo legal, mas voltando ao assunto e que tem colegas que dizem que squier não presta nem para lenha, e verdade? e so o california que o pessoal acha ruim ou os standard tb?
abçs!!!!!!!!

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


conehc

legal, mas o pessoal esta se atualizando, sendo assim as opiniões já mudaram, tem sempre um jeitinho para melhorar, então nos temos que as vezes tirar da tumba certos tópicos para poder ter certeza do que fazer.
abçs

Gui
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor
tem uma série de guita que é de farofa de madeira (compensado)..esses num presta..não sou bom conhecedor dos baixos da squier..mas acho que deve ter algum de farofa de madeira também...fuja desses!

conehc
Veterano
# jan/07 · Editado por: conehc
· votar


Jfactor
eh... vou esperar um pouco... nem estou tocando tanto assim, entao nao há urgencia pra poder pegar um baixo novo ou turbinar o meu... mas a mao coça quando se tem o dinheiro... isso é fato!

qualquer coisa vc turbina o sx, vai com ele ate uma loja como quem nao quer nada, pede pra testar um ampli, usa seu baixo... depois pede um fender mex pra comparar... compra um jogo de cordas e sai feliz da vida com o resultado da comparação hehehe


ps: alguma alma encarecida que tenha um sx modificado, nao interessa a modificação poderia gravar algo e postar... uma gravação com um custon shop 60 ou uns malagoli vintage jazz ja ajudaria mto pra comprar...

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/07
· votar


up nesse tópico q tah legal

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


LuCaSbass

mas sera q vale a pena mesmo? com 5 mil conto da pra fazer um puta baixo em luthier... as vezes fico pensando se vale ou nao pagar 5 mil num baixo de marca se podemos ter um ate melhor, só q sem o logotipo hehe
oq vcs acham?


Nem vira!!

Um amigo meu comprou um Amerian Delux zerado e deu pau no tensor. Mandou pra assistencia (estava na garantia) só deram um aperto e o problema voltou. Ele teve de mandar o braço para um luthier dar um trato (pagou R$300) e vendeu o baixo.
Pensando que fora um caso a parte comprou outro de R$8000,00 e não deu outra.. além do braço variar facilmente com a mudança de clima o circuito começou a pegar sinal de rádio. Ligou para a distribuidora e só o enrolaram. Mandou e-mail para a Fender e não resonderam. Ele trocou o baixo por um Warwick que está bom, mas perdeu dinheiro já que este custa uns R$6000,00.

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor

Qual exatamente é a dúvida?

Lí tudo aqui e está legal o assunto.. se eu puder ajudar em alguma coisa...

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


Alex Navarro

O negócio e o seguinte: eu acho que eu como todo baixista brasileiro (não são todos), tem o desejo de ter um Fender Jazz USA, mas tb como a maior parte dos baixistas, esbarramos na dureza dos nossos bolsos e tb nos preços absurdos de um intrumento desses, então começa a rolar a criatividade de cada um, como por exemplo comprar um SJB 75 e fazer um UPGRADE nele para que o som fique identico ou quase identico ao de um Jazz Fender, ou comprar um Squier standard e trocar os captadores, emfim.........o que se pode fazer a nivel de captação, ferragens, etc..., para se ter um timbre de Fender Jazz a um custo relativamente normal?
Hoje o q vc faria se vc tivesse um SJB 75?
Vc tem captadores que tem este timbre do Jazz Bass?
E quanto a trocar os captadores e potenciometros e o mais adequado?

abçs

Jfactor
Veterano
# jan/07 · Editado por: Jfactor
· votar


Alex Navarro

Na sua opinião qual e o melhor para se dar uma turbinada e qual ficaria mais proximo de um Jazz USA?

SJB 75 ou Jazz Bass Squier standard?

Half
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor
Sem querer me intrometer, mas já intrometendo, eu acho que dizer que quer um baixo próximo a um "Jazz Usa" é uma coisa meio relativa: o ano de fabricação do baixo, por exemplo, influi no som (não o ano em si, mas acho que você entendeu).

O que dá pra fazer é deixar o baixo com QUALIDADE semelhante a um Fender USA, dando um upgrade nos captadores, ferragens, trastes (sim, isso é MUITO importante), cordas...
Mas aí deixo pros outros responderem, foi só uma observação!
Abraços

Jfactor
Veterano
# jan/07
· votar


Half

Melhor colocação impossível, vlw pela ajuda.

abçs

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Jfactor
Estou na espera... caso disserem que trocando a parte eletrica eu vou ter um som de melhor qualidade que se assemelhe mais ao som dos fenders (especialmente os de 60 ou 70) eu troco... mas como ninguem tem uma posição fixa a respeito disso, pensemos por nós mesmos:

as tarrachas acho que nao tem mta necessidade por enquanto, embora pareçam frageis segundo alguns, elas seguram a afinação perfeitamente, logo trocar as tarrachas ajudaria a manter a afinação mais precisa por mais tempo... sobre a ponte, embora pareça uma lata dobrada nunca me trouxe problemas...

trocar a ponte traria mais sustein... talvez uma ponte bem colocada em um luthier possa transformar o baixo em string trought... ai vai dar pra montar as cordas passando por dentro do instrumento como nos americanos (e caso queira acho que se pode montar pela ponte tbm)...

Por ultimo chega-se aos captadores. Ativos ou circuitos ativos estao fora de questao. Acho que o timbre mais classico dos jazzbass está nos silgles de alnivo V.... dai temos algumas opções: captadores de grife contra captadores nacionais... 600 reais e um nome bonitinho x 300 reais sem nome bonitinho.... mas se a falta de uma marca fender no headstock ja faz uma diferença danada, acredito que uma letra F embaixo do captador tb va fazer um pouco (pelo menos no psicologico). Ah, sobre captadores handmade de alnico com timbre tradicional temos 3 empresas: nbs, cabrera e sound... e pelo menos pra mim, os de grife, confidero os fender custon shop 60 e talvez os emg jv (sendo que os emg poderiam de certo modo descaracterizar um pouco do jazz bas - li isso em algum lugar haha)

bem, é isso que eu penso... mas novas opinioes sempre sao bem vindas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Jazz Bass?