Falando sério sobre o Bolsonaro

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# abr/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

"Acho que quando falamos de racismo estrutural, é mais com viés educativo,..."

Concordo... é exatamente isso.

Quando eu era criança aprendíamos e repetíamos frases do tipo:

"Amanhã é dia de branco!"
"Ele é preto mas têm coração branco!"
"Fulano fez serviço de preto!"


E tantas outras. Não sabíamos que eram racistas pois começamos a repeti-las com 5, 6 anos, até antes.

Assim como não sabíamos que o cigarro fazia mal.

Só que é possível reaprender, reavaliar, se reeducar. E muitos estão fazendo isso.

brunohardrocker
Veterano
# abr/20 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Drinho

Vou complementar a fala do renatocaster com exemplos:

Situação 1 - Quando se fala que certa etnia sofre discriminação no mercado de trabalho, se está criticando o racismo estrutural. Um problema está sendo posto em debate e não um indivíduo sendo denunciado.

Situação 2 - Alguém comete uma ofensa direta a uma pessoa de etnia diferente da sua, em virtude da propria etnia. O ofendido faz a denúncia às autoridades e o caso é levado para a justiça. Este é um crime de injúria racial.

Em ambas as situações ocorrem ações. A primeira é educativa e a segunda é punitiva.

fgr
Veterano
# abr/20
· votar


Lelo Mig
Geração Adnet e Porchat nunca assistiram Os Trapalhões.
As piadas ou eram de viadinhos ou com a cor do Mussum que hoje em dia, se quer poderia ter esse apelido kkkkkk

É muito choro.
Não vi ninguém chamando alguém de viadinho no sentido pejorativo pelo menos nesse tópico.
Vi sim, pessoas associando atitudes chorozentas a fragilidade do sexo feminino e eu fui um desses quando disse que o amigo lá ouve Pablo Vittar.

Mas agora vou me ferrar tb pq as/os feministas vão dizer que eu não tenho direito de dizer que mulher chora ou é mais frágil.

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


renatocaster
Lelo Mig
brunohardrocker

Ok, nada contra o debate, só estou dizendo que o debate na prática não resolve nada, principalmente quando discutido entre pessoas que já estão conscientes de que estas não são boas práticas.

A não ser que aqui tenha um agressor de negros escondido e precise de alguma lição de moral antes de ir para a cadeia por ter agredido algum negro.

-Dan
Veterano
# abr/20 · Editado por: -Dan
· votar


Drinho

Acho que os colegas responderam bem. Você tá com medo de embaralhar o racismo penalmente imputável com o racismo nosso de cada dia.

Acontece que o racismo nosso de cada dia, o estrutural, é justamente a fonte, a semente, do racismo penalmente imputável.

Penso, e creio que a maioria aqui também pensa que ambos são combatíveis. E o mesmo se aplica para a homofobia.

Só que pra combater o estrutural, a gente entra ativamente na equação. Nossos modos, costumes e até palavras necessitam ser reavalidados. Necessitamos nos policiar. E isso rompe, de alguma forma, com o status quo e incomoda, principalmente aqueles aversos a mudanças.

Aqueles que querem sempre que a mudança aconteça no outro, aquele que nunca se coloca como parte do problema. Uma aversão a mudanças que não duvido, esteja mais presente nos conservadores. Não a toa, a pauta pelos direitos das minorias caiu no colo dos progressistas.



Aqui, quando critico a forma escrita, estou alertando para o racismo e homofobia estruturais. Não estou te imputando crime do código penal, cara, relaxa.

-Dan
Veterano
# abr/20
· votar


fgr
Mas isso pode.
Eu não sou eleitor do Bolsonaro e ele já usou esse termo de forma pejorativa 500 vezes mas aos olhos das pessoas que vieram dando lição de moral barata, isso aí pode, é divertido e ser der mole, culto.


Ja falei que chamar de bolsominion é uma provocação, ofensa, que faço e você mergulhou nela com todas as forças. Deu certo hahaha.

Já entendemos que por mais que você poste como um bolsominion, reproduza jargões como bolsominions, ia votar 17 no dia da eleição como você confessou, mas como voce nao conseguir ir à urna e apertar as duas teclas, você tá isento de ser um bolsominion.

Deu pra entender.

-Dan
Veterano
# abr/20
· votar


fgr

Geração Adnet e Porchat nunca assistiram Os Trapalhões.
As piadas ou eram de viadinhos ou com a cor do Mussum que hoje em dia, se quer poderia ter esse apelido kkkkkk


Você acha que naquela época, a situação dos negros no Brasil estava melhor, igual ou pior do que a de hoje?

Mas agora vou me ferrar tb pq as/os feministas vão dizer que eu não tenho direito de dizer que mulher chora ou é mais frágil.

Que nada! Nem tem mulher nesse fórum. Mas bateu a curiosidade. Você considera mulher mais frágil por quais aspectos? Massa muscular?

Lelo Mig
Membro
# abr/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Drinho
fgr

Eu prefiria viver num País onde os crimes e injurias deste tipo fossem punidas (quando ferem e a vítima ofendida tem justiça isenta a seu favor), onde as oportunidades fossem iguais, mas onde um racista pudesse se apresentar como tal, por exemplo, dizendo algo do tipo "eu não gosto de negros".

Assim, às claras, ficaria mais fácil eu escolher com que eu ando ou deixo de andar, em quem posso confiar ou não.

O Brasil é um País de hipócritas, não há trabalho para negros, não há representatividade para eles, não há oportunidades, não há nada, eles sofrem a maior violência, estão à margem da sociedade...

... mas viadinho burguês branco do cabelo laranja, gosta de apontar o dedo e dizer que o racista sou eu.

O Brasil é um País de merda, formado por 95% de gente burra, que quer ter pauta de "gente grande".

brunohardrocker
Veterano
# abr/20
· votar


Drinho
Ok, nada contra o debate, só estou dizendo que o debate na prática não resolve nada, principalmente quando discutido entre pessoas que já estão conscientes de que estas não são boas práticas.

Discordo. Mesmo que ninguém aqui tenha cometido crime de racismo, é um problema do mundo real. E só o fato de você ter demonstrado que entendeu a diferença entre racismo estrutural e injúria racial já é uma lição que se tira. A mesma lição que eu tirei de uma conversa há uns 8 anos atrás, mais ou menos.

Drinho
Veterano
# abr/20 · Editado por: Drinho
· votar


Lelo Mig

Eu insisto exatamente neste ponto.

Nós podemos discutir diversas práticas ruins que estão vigentes na sociedade.
Atacar a sociedade, na prática é atacar ninguém.

"O racismo acontece porque é uma coisa histórica e intrínseca na sociedade"
"O sujeito rouba porque é vitima da sociedade e está em posição desigual"
"A sociedade é machista"
"O homem é ganancioso"
"Políticos roubam"
"Homens são estupradores em potencial" (já lí barbaridades desse tipo).

É como dizer:

"Eu sonho com a cura do câncer"

Quando posto em prática, o que resta é isso:

Eu prefiria viver num País onde os crimes e injurias deste tipo fossem punidas

Lelo Mig
Membro
# abr/20
· votar


Drinho

Quando eu digo que convivi com negros e fulano subentende que este argumento é uma colocação defensiva e simplista, você percebe o quanto o discurso é distante do mundo real e prático.

"Se quereis profetizar os futuros, consultar as entranhas dos homens sacrificados: consultem-se as entranhas dos que se sacrificaram e dos que se sacrificam, e o que elas disserem isso se tenha por profecia. Porém, consultar entranhas de quem não se sacrificou, nem se sacrifica, nem se há de sacrificar, é não querer profecias verdadeiras: é querer cegar o presente e não acertar o futuro." Padre Vieira



fgr
Veterano
# abr/20
· votar


-Dan
O que me faria votar no Bolsonaro é exatamente pelo viés de achar chato esse tipo de gente mimizenta como vc! Que gosta de dar apelidinhos e se sente ofendido quando o dão a vc.

Diferente d vc, eu não voto por convicção, voto por dever cívil e quando acho que meu dever é não participar, eu não voto.

Ao mesmo tempo, sei que isso é díficil de entrar em cabeças acéfalas. E pago o preço de ler esse tipo de coisa. Vc me acha Bolsominion, já me acharam PTralha por dizer que o Lula foi bom no primeiro mandato. Já me chamaram de maluco por dizer que o Temer conseguiu arrumar uma bagunça. Defendi o ideal do Collor, não resultado e me xingaram tb.

Fique tranquilo, gente como vc eu to acostumado.

fgr
Veterano
# abr/20
· votar


-Dan
Que nada! Nem tem mulher nesse fórum. Mas bateu a curiosidade. Você considera mulher mais frágil por quais aspectos? Massa muscular?
Não, por elas ainda terem menos pudor em chorar em público como os homens.
Por isso as identifico com vc. Por isso não tenho certeza que seu nick "Dan" é de Daniel ou Daniela.

Mas não quero saber. Só sei que é frágil e chorão.

fgr
Veterano
# abr/20
· votar


Lelo Mig
Discriminalizar é errado em qualquer aspecto.
O problema é que discriminalizar tem mais a ver com o senso de existência implicito em cada ser humano do que opção pessoal.

Todo mundo discriminaliza algo. Fechar o vidro do carro quando para no sinal é uma discriminalização tb.

-Dan
Veterano
# abr/20
· votar


fgr
Não, por elas ainda terem menos pudor em chorar em público como os homens.
Por isso as identifico com vc. Por isso não tenho certeza que seu nick "Dan" é de Daniel ou Daniela.

Mas não quero saber. Só sei que é frágil e chorão.


Hahaah você é muito afetado cara. Sou Danila. E choro quando sinto vontade. tem cara que não chora, e extravasa bebendo litros de cerveja, fumando ou batendo na mulher. Brocha e esconde, come uns travestis, mas chorar nunca porque é fortão.

Tem cara que apela porque é chamado de Bolsominion num forum. Mas é muito fortão, nao derrama uma lágrima. Másculo demais, e tem que se provar másculo, porque, se der pinta, a postura frágil igual vidro racha.

lamas92
Membro Novato
# abr/20
· votar


Beto Guitar Player
Eita, fiquei afastado desse tópico por umas 5 ou 6 páginas. Estou com preguiça de ler tudo, alguém faz um resumo?

Estou no mesmo patamar... Uns dias afastado e uma bíblia me separa do último post. Quem foi eliminado ontem? Já tem alguém no paredão?
Cadê o resumo, só o que cai na prova?

Lelo Mig
Membro
# abr/20
· votar


lamas92

Resumindo:

Você é racista e homofóbico e nós vamos te descer a porrada!

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/20
· votar


Você é racista e homofóbico e nós vamos te descer a porrada!

Não consigo imaginar como um tópico "dedicado" ao Bozonaro chegou nesse ponto de discussão... Ah, consigo imaginar, sim.

lamas92
Membro Novato
# abr/20
· votar


Lelo Mig
Ok, depois da escola espero todo mundo na esquina!

Lelo Mig
Membro
# abr/20
· votar


Beto Guitar Player

"chegou nesse ponto de discussão..."

Será que não é porque o Bozo é racista e homofóbico?

entamoeba
Membro Novato
# abr/20 · Editado por: entamoeba
· votar


Drinho
pode todo mundo fazer piada que tá tudo certo, se eu, bruno e os outros fizermos piadas da mesma natureza, aí não pode.

As vezes, a percepção de perseguição advém da falta de tato. O sujeito é incapaz de distinguir o que ele disse do que o outro disse e põe tudo no mesmo balaio. Mas o jeito muda, o contexto muda, a oportunidade muda, até a reputação do sujeito muda o significado do que é dito. Você sabe que nos Estados Unidos um negro pode chamar o outro de nigger, mas não aceitarão que um branco faça o mesmo. É contexto. As palavras mudam de significado dependendo de quem as fala.


Eu não sou. [homofóbico/racista]

Putz! Dá até medo de imaginar o que você entendeu do que eu disse.

Você nunca viu ninguém negando que praticou racismo de um jeito que te pareceu ridículo? E o machismo? E a homofobia? Se você conhece formas de negar que são ridículas, alguma vez já se perguntou se a sua negação era ridícula?


isso incomoda porque é crime

Achei essa afirmação meio deprimente. Faz parecer que a moral, para você, depende da coação legal. Só sociopatas precisam disso.


-Dan
não é preciso ter nenhuma qualidade obrigatória para reconhecer um defeito do outro.

E reconhecer o defeito no outro é a melhor forma de se modelar moralmente, vide a provocação que acabo de fazer ao Drinho.


brunohardrocker
Espero que eu não entre para a lista de comunistas por ter dito isso.

Entrou no meu coração!


Drinho
Racismo, estupro, machismo, roubo, feminismo e homofobia são coisas abstratas, só é possível combater o agente causador.

Ó, céus...


Lelo Mig
Quando eu digo que convivi com negros

É que esse costuma ser um pretexto clássico do sujeito na defensiva. Você já deve ter escutado coisa semelhante de algum racista em negação, né? Mas não tenho dúvida que, no fundo, como você diz, você não veja diferença. Cada caso é um caso.

brunohardrocker
Veterano
# abr/20
· votar


Drinho
Eu insisto exatamente neste ponto.
Nós podemos discutir diversas práticas ruins que estão vigentes na sociedade.
Atacar a sociedade, na prática é atacar ninguém.


Quando se "ataca" a sociedade, de fato não se está resolvendo nada. Só que a questão não é tão rasa a esse ponto. Muita gente não faz ataques à sociedade e sim críticas. Críticas não visam combates ofensivos à sociedade. Visam tão somente melhorias.

E vai dizer que críticas são dispensáveis?
Aí eu diria que não poderíamos criticar o congresso, o presidente, a OAB, a Igreja e a empresa tal.

Eu compreendo, de uma certa forma, que muita gente vive chutando o vento com gritos vazios contra a sociedade. Mas nem tudo se resume a isso.

Lelo Mig
Membro
# abr/20
· votar


entamoeba

"É que esse costuma ser um pretexto clássico do sujeito na defensiva."

Entendo teu ponto de vista. Mas o que quero dizer com conviver, é no sentido de crescer ao lado de uma família, ver na real suas histórias, sua forma de pensar, suas necessidades, suas condutas para serem aceitos ou menos constrangidos, para criarem seus filhos entre os brancos, como lidam com as indiretas sob seus cabelos e etc. É conhecer seus sonhos, comer a comida deles, respeitar a religião deles e, acima de tudo, aprender pelo convivio.

O que quero dizer é que quando eu xinguei meu amigo preto de macaco, foi da mesma forma que xinguei o branco gordo de elefante, o japonês de pinto pequeno ou o baixinho de toco de amarrar jegue.

Ou seja, foram ofensas, eu as fiz, não me orgulho disso. São de cunho racista, e eram comuns em meu tempo de moleque.

Mas, eu era amigo deles de verdade, entende? Eu os amava. Eu sei mais sobre seus anseios do que muita gente que discursa sobre racismo e não têm UM amigo negro sequer.

Percebe onde quero chegar?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# abr/20 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


-Dan
na construção da rivalidade, associou o time oposto como uma coisa inferior

isso é uma possibilidade, não uma regra universal
você não deve considerar as mulheres inferiores aos homens, correto? Porém se o tempo todo você fosse chamado, caracterizado e reconhecido como mulher eu duvido que você gostaria...
E isso é pelo simples fato de que você não é mulher

P.S e não me venha com papo de "danila" pq uma mulher trans não gostaria de ser chamada de homem (pelo simples fato de que ela não se considera homem) ainda que ser homem não é uma ofensa

No mais você apenas cagou regra como sempre

P.S-2 o orçamento para a maquete ficou em 50 mil reais, 25 mil agora e os outros 25 mil quando você for capaz de entender...

Drinho
Veterano
# abr/20 · Editado por: Drinho
· votar


muita gente vive chutando o vento

Rapaz, este termo foi bastante adequado.

Quando alguém se dirigir a mim como homofóbico e depois dizer que não é bem assim, que se trata de um problema social e não um julgamento precipitado sobre minha pessoa, vou usar sua frase.


“Ok, está tudo bem, apenas pare de chutar o vento”

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


-Dan
Sério que você é Danila?
Eu jurava que você era Danilo, todo mundo fala “o dan”

-Dan
Veterano
# abr/20
· votar


Jonas Kahnwald

isso é uma possibilidade, não uma regra universal
você não deve considerar as mulheres inferiores aos homens, correto? Porém se o tempo todo você fosse chamado, caracterizado e reconhecido como mulher eu duvido que você gostaria...
E isso é pelo simples fato de que você não é mulher


Legal ver que você se perdeu. Sua ginástica intectual está detectada quando voce diz "o tempo todo". O assunto aqui não foi o caso de alguem ser chamado do que não é o tempo todo. Isso deve ser bem chato mesmo. Imagina ser chamado de Odontologista o tempo todo. Deve dar no saco, mas não porque ser odontologista é inferior.

O caso aqui é chamar alguem do que não é, apenas em momentos de ataque, ou seja, não é o tempo todo, pra ofender. E pra ofender, chamam o alvo de algo que soe inferior, pior, ruim. Aqui, escolhem adjetivos que liguem a pessoa a condição de homossexual.

Então, você simplesmente mudou de assunto, porque perdeu o fio da meada. Falhou na discussão. Tente novamente, ou se concentre na chacota da maquete, talvez saia algo engraçado dali. A discussão deixa pro resto da galera mesmo, que tá rendendo bem.

Como tu é meio voado e parece nao ter entendido o cerne da questão, a explicação de usarem a inferenção homossexual como xingamento é claríssima para qualquer um. Te chamo de gay, porque odeio ser chamado de gay. Odeio ser chamado de gay porque tenho medo de ser confundido com um gay. Por que odeio ser confundido com um gay? Fica pra voce responder. No âmago, é somente a classifca fragilidade masculina.

Mas os machões daqui nem bem entenderam que reproduzem comportamentos racistas/machistas. Pra reconhecer que possuem fragilidades, o caminho é muito maior. O medo de acabar dando pinta é constante e tira o sono deles.

-Dan
Veterano
# abr/20
· votar


Drinho
Quando alguém se dirigir a mim como homofóbico e depois dizer que não é bem assim, que se trata de um problema social e não um julgamento precipitado sobre minha pessoa, vou usar sua frase.


Provavelmente você é homofóbico. Provavelmente fruto do meio, o que explica, mas não justifica.

O seu medo de ser vinculado a homofobia é bem bizarro. Parece que demorou bastante para alguem te falar umas coisas bem óbvias.

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


-Dan
mas não porque ser odontologista é inferior.

Os médicos em geral acham os ortodontistas (aka dentistas) inferiores.

Pra reconhecer que possuem fragilidades, o caminho é muito maior.

Macho alfa (atenção, eu infelizmente não sou um deles) que se preza não tem essa de ficar fazendo "caminho" para descobrir suas fragilidades emocionais. Tudo isso é fraqueza. O macho beta mais próximo vai perceber e tentar tomar o trono do alfa

-Dan
Veterano
# abr/20
· votar


makumbator
Os médicos em geral acham os ortodontistas (aka dentistas) inferiores.

Kkkkkkk daqui a pouco vem o Jonas e manda um "viu? Ta vendo?Te refutou!"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falando sério sobre o Bolsonaro