Centro automotivo do OT

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jan/22 · Editado por: Lelo Mig
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Wanton

"Mecânicos têm o saber tácito, mas são idiotas supersticiosos."

A mecânica de autos vêm tomando um rumo muito parecido com a medicina (dadas as devidas proporções de sofisticação e estudo).

Os médicos atuais, (devido a grande oferta de exames sofisticados com o avanço tecnológico), não sabem mais diagnosticar. A grande maioria depende de exames ou não têm segurança o suficiente para bancar um diagnóstico. Então, a cada nova geração, menos o médico coloca a mão no paciente, examina, olha em seus olhos e faz perguntas pessoais que tanto revelavam aos antigos. O cara limita-se a escrever um pedido de exame após sua primeira queixa ou te encaminhar para um especialista que fará a mesma coisa... pedir exames.

A Odontologia, por exemplo, esta se tornando inviável economicamente por conta disso. Dentista nenhum faz mais porra nenhuma, tudo é com o "especialista"... o que encarece prá caraleo um tratamento.

Hoje, as oficinas são limpas, sem poster de puta na parede, com sofá e cafézinho, o cara coloca seu carro num aparelho, cobra 300 conto só prá fazer isso. O "aparelho" mostra o problema e o cara fura teu zóio prá trocar uma peça.

Na boa, este sistema educacional formador de "especialistas", (com todo respeito aos especialistas do fórum), mas especialista, via de regra, é o cara que não sabe nada além daquilo que deveria saber e, pior, muita vezes nem isso sabe direito.

Drinho
Veterano
# jan/22
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Bufofs se ofendeu....

Wanton
Veterano
# jan/22
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brunohardrocker
Pra que piadas se temos a política?

Não seria piada se vocês votassem direito.


Lelo Mig
Dentista nenhum faz mais porra nenhuma

A minha não quis tirar meu siso. Eu entendo. Ela deve pesar 40 Kg. Indicou um colega mais parrudo.


Na boa, este sistema educacional formador de "especialistas"

São demandas mercadológicas, lamentavelmente.

Eu cansei. Vou ceder e me especializar. Se der sorte, conseguirei ser remunerado falando sem ser questionado e isso irá durar até que eu possa me aposentar. O outro lado da moeda é que, com as mudanças no mercado de trabalho, a vida útil dos especialistas está encurtando. Todo dia surge uma modinha com nome diferente, em inglês, que joga uma leva nova de moleques sem estudo no mercado e derruba os salários.

No caso dos mecânicos, a coisa complicou demais. Até os anos 90, tínhamos Ford, Volkswagen, Fiat e Chevrolet. Cada montadora tinha 5 modelos de carro e ponto. Isso quando o mesmo modelo não usava duas marcas diferentes, como eram os carros da Autolatina. Hoje, tem carro pra caralho, muito mais tecnológicos, e toda hora tá surgindo um motor novo. Além disso, daqui a pouco, todos esses motores serão obsoletos. Ou o troço vai queimar hidrogênio, ou vai ser elétrico.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/22
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Moleque tonto. I30 é carrão!

Lelo Mig
Membro
# jan/22 · Editado por: Lelo Mig
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Wanton

A mecânica têm este estilo, porque haviam meia dúzia de carros, eram feitos prá durar 50 anos e dava prá "amarrar com arame" enquanto não conseguia a peça nova.

Um cara que têm conhecimento básico de mecânica automotiva, com uma mala de ferramentas, um saco de parafusos e porcas, algumas velas e um rolo de arame, atravessa o planeta num Jeep Willys ou num Fusca, sem medo.

Hoje em dia todo mundo têm carro novo e 50% nem mecânica é mais... é eletrônica.

Veja bem, não estou discutindo "melhor vs pior", apenas dizendo que mudou. E com o carro elétrico (mudança irreversível) este conceito de mecânico barrigudo com a unhas pretas de graxa em oficina chão de terra... já era.

Mecânico de autos (fora das autorizadas) é a próxima profissão a ser extinta. Só restarão os muito bons, em nichos específicos (Jipeiros, Rallis, competição) e em Países pobres que possuem frota muito velha com carros obsoletos.

brunohardrocker
Veterano
# jan/22
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A questão é a combinação do mecânico com o suquinho de laranja.

brunohardrocker
Veterano
# jan/22
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Lelo Mig

Acho que num país como o nosso, com uma frota gigante, renda baixa e matrizes energéticas vergonhosas, o carro elétrico ainda vai continuar sendo um embuste.

Nós temos um longo caminho de redução de emissão com a expansão do etanol ainda.

Lelo Mig
Membro
# jan/22 · Editado por: Lelo Mig
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brunohardrocker

"frota gigante, renda baixa e matrizes energéticas vergonhosas, o carro elétrico ainda vai continuar sendo um embuste."

De certa forma sim... mas, nem tanto.

Passaram pelo menos 20 anos para "viabilizarem" o carro elétrico. Era muito caro, não andava nada e nem ia longe... quase um brinquedo. Junte a isso o discurso: "nunca enquanto houver petróleo o lobby das montadoras vai permitir".

Hoje é consenso que o petróleo NÃO vai acabar (pelo contrário, cada dia se acha mais) porém, ao contrário do que se dizia, a viabilização do carro elétrico se tornou possível justamente porque saiu dos campos de pesquisa e foi assumido pelas... tchan, tchan, tchan! grandes montadoras de carros movidos à combustível fóssil!

Por que não "pega mais bem" ficar enchendo o Planeta de monóxido de carbono e as montadoras querem ficar bem na fita. Além do que é inevitável então é melhor correr atrás antes de ser passado para trás.

Resumindo, em uma década eles vão estar custando menos que os carros à gasolina. O custo é menor. O grande peso do custo hoje é bateria, os especialistas acreditam que só nas baterias haverá uma redução de até 30% devido ao avanço nas pesquisas. A previsão é de 50% mais barato em 5 à 10 anos.

Claro que aqui no cu do mundo as coisas são um pouco diferentes. E no casos dos veículos o governo têm mais culpa que as montadoras, porque o mercado brasileiro é muito bom, brasileiro adora carro.

Nos veículos pesados, tratores, máquinas agrícolas, carga e etc, vai demorar um tanto ainda. Mas, o grosso da frota, que poluí prácaraio são os veículos urbanos, 20 automóveis "por metro quadrado" com uma pessoa dentro. Haja monóxido.

Um governo atento ao futuro estaria se planejando para atualizar as matrizes energéticas. Mas, de um sujeito feito o Bolsonaro, é mais fácil sugerir que se plante capim e voltemos a andar em lombo de mulas.

Se eu fosse mais jovem, já ia começar a pensar seriamente num mercado de baterias paralelas "Xing Ling/Paraguai"...

Conhecendo o brazuca classe média metido à rico, isso sim vai bombar!

Pedro_Borges
Veterano
# jan/22
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Lelo Mig
Por que não "pega mais bem" ficar enchendo o Planeta de monóxido de carbono e as montadoras querem ficar bem na fita. Além do que é inevitável então é melhor correr atrás antes de ser passado para trás.

Eu sempre achei que o carro elétrico não vai aliviar em nada a emissão de monóxido de carbono, pois, se por um lado a emissão dos escapamentos é reduzida, por outro as usinas termais, que responderão pelo aumento de consumo de energia, farão a emissão adicional anulando o efeito dos carros.

Lelo Mig
Membro
# jan/22
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Pedro_Borges

Realmente é ilusão achar que o Planeta vai virar um jardim... haverá sim aumento de emissão de gases pelas usinas termais, além do problema do descarte das baterias, que são altamente tóxicas.

Mas, os especialistas no assunto, acham que será mais fácil manter sob controle e criar mecanismos defensivos e alternativos do que ficar jogando monóxido pelas estradas à esmo.

Tanto é que a Alemanha já estipulou data para o termino da frota movida à combustível fóssil, e lá, mais da metade da energia provém da queima de carvão e gás natural. Ou seja, eu acredito que será mais fácil "isolar" o problema e focar num só ponto.

Veremos...

ejames
Membro Novato
# jan/22
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Pedro_Borges
Eu sempre achei que o carro elétrico não vai aliviar em nada a emissão de monóxido de carbono, pois, se por um lado a emissão dos escapamentos é reduzida, por outro as usinas termais, que responderão pelo aumento de consumo de energia, farão a emissão adicional anulando o efeito dos carros.

Esse é um dos grandes mitos que permeiam o já bastante folclórico imaginário do brasileiro quando se fala de novas tecnologias no meio automotivo.

Algumas páginas atrás eu falei como os motores de combustão interna são altamente ineficientes, chegando a no máximo em torno de 30% mesmo quando se juntam quase todas as "buzzwords" do mercado - injeção direta, sobrealimentação, downsizing, comando de válvulas variável, etc. Todo o resto vira calor, vibração e barulho. Pois bem, esse número leva em conta o motor numa bancada, girando livremente. Se você somar ainda as perdas que acontecem na transmissão, nos periféricos (ar-condicionado, por ex), no arrasto aerodinâmico e o atrito com o solo o negócio fica mais feio ainda. Junte ainda esses números com o fato de que em grandes cidades a maioria dos carros anda com apenas uma pessoa dentro e que boa parte do consumo de combustível acontece em situações de tráfego lento e você verá o quão bizarramente ineficiente é essa história toda.

Por mais feia, malvada e poluente que seja uma usina termoelétrica, o balanço final de eficiência energética ainda é bem melhor do que um carro com motor de combustão interna. Além disso, como o Lelo Mig citou, boa parte dos países que investem de forma séria nos carros elétricos já possuem planos em prática para em poucas décadas terem toda, ou quase toda a matriz energética baseada em energias renováveis.

Lelo Mig
além do problema do descarte das baterias
Eu colocaria mais como um desafio (muito oportuno) para a indústria do que como um real problema. Aqui no Brasil esse campo ainda não é muito explorado pelo simples fato de que nós não produzimos baterias, mas já existem empresas estrangeiras com filiais aqui especializadas nisso. Uma bateria usada não é lixo, pelo contrário: contém muita coisa valiosa e reciclável.

Insufferable Bear
Membro
# jan/22
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concordo com o BF, vocês têm retardo mental e não tem vida

Não confunda bordões da Praça é Nossa com debate político!
Pior que esse negócio é que nem praça é nossa mesmo, são as mesmas piadas toda semana e é igualmente sem graça.

Insufferable Bear
Membro
# jan/22 · Editado por: Insufferable Bear
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Eu ainda tenho um pé atrás com carro elétrico mas é por conta de ser tudo controlado por software fechado e ser mais fácil de empurrar anti-features pro consumidor.
Aposto que os teslas vão minerar ethereum no futuro.
Computadores são o anti-cristo.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/22
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Insufferable Bear

Pode se adicionar ao ciclo, porque você sempre aparece para comentar a mesma merda.

...

Sobre carro movido a combustíveis fósseis poluir a mesma coisa que carros elétricos, digo que é um apontamento muito pertinente no ensino médio, quando se apresenta o tema, acho que no segundo ano. O ejames matou a pau, deu aula.

Insufferable Bear
Membro
# jan/22
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ProgVacas
Pode se adicionar ao ciclo
não, não me misturo com gentalha

ProgVacas
Membro Novato
# jan/22
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baterias

Existe resolução que obriga as fabricantes de pilhas e baterias, seja de qual ordem for, coletar e tratar esse material para um descarte ambientalmente adequado.

Pedro_Borges
Veterano
# jan/22
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Esse tal de ProgVacas não sabe discordar com civilidade.

ProgVacas
Membro Novato
# jan/22
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Então, carinha, não é discordância. Fica até ridículo "discordar" que poluição de carros a gasolina acaba sendo igual aos elétricos.

É cientificamente improvável.

Cientificamente, manja? Ciência, empirismo, observação... fora disso é achismo, tudologia.

brunohardrocker
Veterano
# jan/22
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Pedro_Borges

É muito deslumbramento por supostamente estar ao lado da sciênscia. Imagina, em qualquer assunto da atualidade não se pode ter sequer uma pulga atrás da orelha que o paladino da sciênscia parte pra cima com o cavalo e a espada.

Não se surpreenda, tem política no meio disso.

Lelo Mig
Membro
# jan/22 · Editado por: Lelo Mig
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Acho que há um equívoco interpretativo aqui:

"os carros elétricos NÃO poluem o mesmo que carros movidos a combustível fóssil" e ninguém disse isso.

Haverá um aumento da poluição por conta da necessidade de maior geração de energia, segundo estatísticas científicas, praticamente equivalente e, principalmente, nas usinas termais. Alguns Países como a Alemanha, por exemplo, possuem mais de 60% de suas usinas geradoras pela queima de carvão ou gás. Ela tem quatro das cinco usinas térmicas a carvão mais poluentes de toda União Europeia.

As usinas termais, além da queima de combustíveis, possuem um segundo problema que é o aquecimento de água (chamado de poluição termal). Elas trabalham com o aquecimento de água e formação de vapor no processo energético e essa água "quente" é despejada na atmosfera (como vapor) e parte retorna aos rios e mares. O aumento da temperatura das águas diminui a quantidade de oxigênio dissolvido.

Acontece que esta "poluição localizada" num só ponto pode e é mais fácil de ser combatida através de sistemas de filtragem das queimas e tratamento e resfriamento da água. Repito, bem mais fácil de combater do que automóveis despejando monóxido dispersados em grandes áreas.

Só para ficar um pouco mais didático, já que se falou em ciência, e corrigir mal entendidos.

Insufferable Bear
Membro
# jan/22
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Só porque eu falei.

makumbator
Moderador
# jan/22 · Editado por: makumbator
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Insufferable Bear
tudo controlado por software fechado e ser mais fácil de empurrar anti-features pro consumidor.

No ano passado uma legislação sobre kill-switch em carros novos foi assinada nos EUA. Seria em tese possível o controle governamental remoto sobre a frota e de veículos individuais (um país poderia parar todos os carros para evitar deslocamentos ou protestos, e forças de segurança desligariam carros específicos em caso de necessidade). Outro problema é que hackers poderiam tentar parar carros para extorquirem fabricantes ou apenas por trolagem.

https://newsbeyonddetroit.net/2021/12/01/kill-switch-will-be-required- in-all-new-cars-in-5-years/

brunohardrocker
Veterano
# jan/22
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makumbator

Imagina o Trump tendo seus carros bloqueados.

Ou o Xandão travanndo a moto do Biroliro por aqui em plena motociata.

makumbator
Moderador
# jan/22
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brunohardrocker
Imagina o Trump tendo seus carros bloqueados.

Ou o Xandão travanndo a moto do Biroliro por aqui em plena motociata.


Inaceitável!

Carro livre é uma bela caminhonete Ford antiga bebedora de gasolina (sem nada de computador de bordo) e com suporte de arma no vidro traseiro.

Lelo Mig
Membro
# jan/22
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makumbator

"Carro livre é..."

Mad Max Rules!

Pão Quente
Veterano
# jan/22
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Mas e ai, tirar catalizador dá mais potência?

ProgVacas
Membro Novato
# jan/22
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Pão Quente

Por causa dessa crença estúpida um Fox que eu tive veio sem catalisador e com mil problemas.

Gastei um conto num novo.

makumbator
Moderador
# jan/22
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Lelo Mig
Mad Max Rules!

E não confundam com Karl Marx.

Pão Quente
Veterano
# jan/22 · Editado por: Pão Quente
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ProgVacas


qual tipo de problema a falta do catalizador causou?

Lelo Mig
Membro
# jan/22
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Tirar o catalizador e colocar um chip de potência irá dar um ganho de uns 5 cavalos... ou seja, na maioria das vezes, "esse ganho de potência" não será nem notado pelo condutor.

Além disso, se tiver algum sistema eletrônico ligado ao escapamento, ao retirar o catalizador, o sistema de injeção do carro irá "ficar confuso", piorando o desempenho e o consumo. O motor certamente ficará desregulado.

Como bônus: Risco de tomar uma multa se um policial de trânsito ver que você mexeu no sistema de escape ou na hora de fazer vistoria no Detran.

Resumindo: Cloroquina da mecânica!

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