Centro automotivo do OT

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 08/jan/24 09:26
· votar


Samá Samutte

Na verdade não me referia especificamente a Carplace ou alguma outra em especial.

qew
Veterano
# 08/jan/24 10:18
· votar


já comentaram sobre a Carplace aqui? Para quem não conhece, vale a pena dar uma olhada

fui dar uma olhada e me pareceu uma picaretagem sem tamanho


makumbator
O duro é acreditar na rodagem exibida pelo carro. O que tem de fraude nessa área não é pouco.

tem que entender o minimo de carro ou levar alguem que entenda

o km é quase sempre adulterado, mas não é muito dificil diferenciar um carro maquiado de um minimamente bem cuidado

makumbator
Moderador
# 08/jan/24 10:38
· votar


qew

O chato é quando vc não adultera no seu próprio carro comprado zero e anos depois tenta vender e todo mundo desconfia da quilometragem baixa. Já aconteceu isso com meus pais. O cara que comprou realmente não acreditava.

qew
Veterano
# 08/jan/24 10:41
· votar


makumbator

pois é, na cultura do "levei vantagem" tem que desconfiar mesmo

mas o cara comprou né? pq percebeu que indiferente do km, o carro estava integro, esse é o xis da coisa

makumbator
Moderador
# 08/jan/24 10:46
· votar


qew

Sim, Mas meu pai falou que pela linguagem corporal parecia não acreditar mesmo assim (não lembro os valores, mas era realmente muito baixa pois a gente usava bem pouco o carro). Lembro que na época muita gente nem vinha ver o carro por causa da quilometragem em relação ao ano de fabricação. Era no início do boom de internet, então era por anúncio em jornal. Galera ligava e desanimava ao ouvir o ano e a quilometragem (meus pais retiraram a info de quilometragem do anúncio pra mais gente ligar, e realmente deu certo). Pensavam que era bomba de fraude.

qew
Veterano
# 08/jan/24 11:44
· votar


makumbator

da pra entender pq é um achado

o que mais tem por aí é uber com volante fodido, pedal sem borracha, tapete furado, cambio com a manopla gasta com km de carro de garagem

https://sp.olx.com.br/grande-campinas/autos-e-pecas/carros-vans-e-util itarios/renault-sandero-expression-1-0-2020-656729326?lis=listing_2020

o golpe tá aí, cai quem quer

Samá Samutte
Membro Novato
# 08/jan/24 11:50
· votar


qew

fui dar uma olhada e me pareceu uma picaretagem sem tamanho

Cara, eu não acho que seja picaretagem não, o sistema faz sentido (não sei se você viu algum vídeo explicando o motivo de os carros serem tão mais baratos). Além disso, você pode ir lá ver o carro pessoalmente e tirar suas próprias conclusões. R$ 99,00 por mês, eu vou assinar.

Black Fire

Meu pai tem um Onix automático 2018 ou 2019 e meu irmão tem um 2013. Eles gostam pra caramba do carro (o 2013 nunca deu problema). Só se esses novos vieram ruins mesmo.

Samá Samutte
Membro Novato
# 08/jan/24 11:51
· votar


Jonas Kahnwald

Tem muita opção: Onix, HB20, Gol, Polo, Argo. Onix 1.4 não tem erro.

qew
Veterano
# 08/jan/24 12:04
· votar


Samá Samutte
eu não acho que seja picaretagem não, o sistema faz sentido

eu acho que não faz nenhum sentido, ninguém vende carro bom abaixo do valor de mercado

a fipe é justamente o valor médio de venda e serve pra balizar vc na hora de vender/comprar

o cara que tem um carro ~bom~ vai querer mais ou menos aquele preço ou acima, no caso das lojas (que ganham a vida com o spread da compra e venda)

o carro abaixo do mercado é carro de repasse, que o cara empurra na troca e a loja não quer pra não ter trabalho nem de dar garantia

makumbator
Moderador
# 08/jan/24 12:16 · Editado por: makumbator
· votar


qew

Tem também o chamado de “carro pra rodar”. É um carro muito barato mas que tem trocentas multas, restrição judicial pra transferir e o escambau. Aí nego faz um contrato de gaveta com a venda mas não acontece a transferência. A pessoa que compra sabe que se for parada numa blitz perde o veículo.

qew
Veterano
# 08/jan/24 12:21
· votar


makumbator

moto tem muito disso, e tb aquelas de leilão sem direito a doc, que reformam e vendem por 2k mas já foram baixadas no detran

e pior que não é só carro velho não

eu nunca soube o que acontece com o condutor nesses casos.. vai preso? toma multa? não acontece nada?

Black Fire
Gato OT 2011
# 08/jan/24 12:52
· votar


Samá Samutte
Problema não dá mesmo, só é um carro sem nenhum conforto e com motor de batedeira.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 08/jan/24 12:54
· votar


Black Fire
só é um carro sem nenhum conforto e com motor de batedeira.

mas tem algum carro popular que ofereça conforto?

Wanton
Veterano
# 08/jan/24 12:55
· votar


Jonas Kahnwald
mas tem algum carro popular que ofereça conforto?

Peugeot 208.

makumbator
Moderador
# 08/jan/24 13:08
· votar


qew

É, tem carro que em condições normais de documentação teria bom valor de revenda, mas com as restrições vira preço de banana.

Acho interessante que exista um mercado pra isso, com gente disposta a correr o risco.

Lucmac
Veterano
# 08/jan/24 13:27
· votar


makumbator

Mas tem muita coisa para se analisar no carro a fim de saber se a quilometragem é verdadeira ou não. Desgaste dos pedais, suspensão, histórico do carro impresso nas notas de serviço, onde sempre são anotadas as distâncias de rodagem.

Se o carro não tiver essas coisas eu nem me interesso.

makumbator
Moderador
# 08/jan/24 13:37 · Editado por: makumbator
· votar


Lucmac

Então, mas o pessoal até via que o carro dos meus pais estava muito bem conservado, mas achavam que ele tinha adulterado a quilometragem mesmo assim. Tipo pra parecer ainda menos rodado. E isso não era verdade. Aí pensavam por associação que deveria ter mais coisa oculta no veículo, que deveria ter algum B.O. mecânico escondido. Outro problema era que achavam que estaria iminente alguma restrição judicial ou coisa parecida (que na época pré internet e digitalização, demorava pra ficar oficializada). Ficavam pensando em pq querem vender se anda pouco e o carro está ótimo?

Doideira. Na época falei com ele que deveria adulterar a quilometragem pra cima, pra ver se o pessoal parava de desconfiar.

Lucmac
Veterano
# 08/jan/24 13:48
· votar


makumbator

Ah, mas esses caras que se danem, né.

Samá Samutte
Membro Novato
# 08/jan/24 14:17
· votar


qew

o carro abaixo do mercado é carro de repasse, que o cara empurra na troca e a loja não quer pra não ter trabalho nem de dar garantia

Eu acho que o sistema da Carplace é por aí, mas os carros tem garantia (não sei de quanto tempo). Pelo que vi o divulgador explicando, os carros são abaixo da FIPE porque as concessionárias não têm interesse de manter esses carros e, para venderem logo e não ficar com estoque parado, vendem bem abaixo do valor, com o intuito de girar logo o estoque. Bem, pra mim faz sentido - se eu vou a uma concessionária e dou meu Classic 2013 como parte do valor de pagamento de um carro 0KM, acredito que a concessionária não tenha interesse em manter o Classic. Logo, impõe-se a venda rápida e, para isso, colocam o valor bem abaixo do mercado. Não faz sentido?

qew
Veterano
# 08/jan/24 15:48
· votar


Samá Samutte

pra quem está vendendo, faz

a pergunta de ouro é, vc compraria esse classic?

esse mercado é geralmente aplicado aos revendedores que dão um tapa e vendem pelo preço de tabela

sabendo filtrar, segue o jogo

Lelo Mig
Membro
# 08/jan/24 17:34
· votar


Samá Samutte

"Não faz sentido?"

Faz todo o sentido. Porém é preciso lembrar que o mercado automotivo têm DNA de trambiqueiro, historicamente é ramo de picareta, então toda desconfiança nunca é pouca.

Uma coisa que poucos consideram: Suponha que você tenha um Opalão 1980 inteirão. Aí você vai numa autorizada e compra um zero ou semi novo e dá o Opalão de entrada. Os caras aceitam? Sim eles aceitam!

Então por que a gente nunca vê um Opalão (ou qualquer carro velho) na autorizada? Porque não atinge o público alvo do negócio. O opalão vai para a concessionária multimarcas (90% dos donos de autorizadas possuem outras agências, sendo algumas multimarcas e para velhinhos).

O cara deu 5 conto no seu Opalão e vai botar por 20 lá na concessionária. Vai demorar prá caralho prá vender, mas vende prá nicho, ou seja, se o carro estiver bom fulano paga.

Ou seja, este caso mostra que a chance de comprar um opalão 80 inteirão existe, é real. Mas (sempre o mas), têm picareta prá caralho no meio.

Por isso, aconselho a levar mecânico de confiança ao comprar carro velho. E vou além... quem não esta preocupado com ostentação e ganhar com revenda, carro velho é muito melhor.

Tu compra um Vectra ou Corola, até mesmo um Civic com tudo em cima, carro de tiozão... banco de couro, ABS, que não dá pau, manutenção barata e os carái, mais barato que estas bostas que estão no mercado.

Existem excelentes opções de carros bons, sem valor comercial. Hoje em dia, na minha realidade, carro acima de 30 mil é jogar dinheiro no lixo.

qew
Veterano
# 09/jan/24 08:45
· votar


Lelo Mig
Tu compra um Vectra ou Corola, até mesmo um Civic com tudo em cima, carro de tiozão... banco de couro, ABS, que não dá pau

então, cara... eu vejo um grande problema aí:

justamente pq toyota e honda ganharam fama de "inquebráveis"

não é inquebrável mas sim manutenção confiável a qual se feita corretamente vai longe.. diferente de alguns atuais que por mais que se faça manutenção em dia as peças vão pro saco quase que "naturalmente"

aí vem o afegão médio e acha que nunca vai precisar nem trocar óleo, pq o carro é "inquebravel" e conseguem (!!) acabar com os civicão antigo

Lelo Mig
Membro
# 09/jan/24 10:30
· votar


qew

Sim, realmente isso é fato.

Carro precisa de manutenção, constante, não importa marca e modelo. Porém, claro que é loteria e garimpo, mas do mesmo jeito que têm o "afegão médio", têm o tiozão aposentado que passa 4 hs por dia se dedicando ao carro e até quando volta do supermercado passa pano úmido prá tirar o pó.

qew
Veterano
# 09/jan/24 10:35 · Editado por: qew
· votar


Lelo Mig

o vizinho da minha garagem no prédio (não sei quem é) tem um desses, o carro nunca tem pó nem no teto e eu raramente vi aquela vaga vazia... um corsa que deve ser 1996

eu compraria aquele carro facilmente

Black Fire
Gato OT 2011
# 09/jan/24 11:36
· votar


Jonas Kahnwald
mas tem algum carro popular que ofereça conforto?

Tem lasanha a preço de popular.

Delson
Veterano
# 09/jan/24 16:25
· votar


Black Fire
Tem lasanha a preço de popular.

São desses que eu gosto. Sou lasanheiro, heheee

Pelo preço de um Nivus novinho eu posso comprar um Fusion modelo 2019. Apesar de eu gostar mais do 2.5 2012, eu iria no full size da Ford sem pensar.

Black Fire
Gato OT 2011
# 10/jan/24 08:19
· votar


Delson
Nivus novinho

Com preço de Nivus zero eu nem pensava duas vezes.

Samá Samutte
Membro Novato
# 11/jan/24 11:29
· votar


Black Fire

Você pegou o i30 com quantos KMs? Minha antiga vizinha tem um i30 2012 que bate em qualquer popular zero km. Pagou 70k nele.

Samá Samutte
Membro Novato
# 11/jan/24 11:31
· votar


Pergunta boba, mas lá vai: o critério para carro usado deve ser o ano, os KMs ou ambos? Por exemplo, um Corolla/Civic/i30/qualquer carro bom 2010, com menos de 100.000 KM, é uma boa, a despeito do ano?

qew
Veterano
# 11/jan/24 12:07 · Editado por: qew
· votar


Samá Samutte
o critério para carro usado deve ser o ano, os KMs ou ambos?

minha opinião: deve ser o conjunto de conservação

conservação é sempre o principal: estado do painel, volante, pedais, manopla e MUITO importante a pintura e possiveis retoques mal feitos (chamados por aqui de casca de laranja, aquele verniz grosso, feio, que denuncia a batida a distancia)

mecanica também: motor seco, sem vazamentos aparentes, batendo valvula, oleo sujo, etc

depois ano e km, pois mesmo que o km esteja aparentemente adulterado, o que vale é o carro em si

se o carro tiver menos de 40 mil km, todos os pneus tem que ser iguais e originais (inclusive step) pelo período de fabricação impresso nas bandas de rodagem

se for maior, eu sempre estimo 15 km / ano pra saber se tá na média

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Centro automotivo do OT