Centro automotivo do OT

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 11/jan/24 12:52 · Editado por: Lelo Mig
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Samá Samutte

"os KMs ou ambos? "

Conservação de forma geral. Esse negócio de kilometragem é meio conto da carochinha. Um carro com 100 mil, rodados por um cara que dirige bem, troca as marcas corretamente, não força, não esgoela, faz as trocas de óleo, nível de água, manutenção e etc. vale muito mais que um com 50 mil na mão de um Zé Ruela que dirige feito um ogro.

É justamente isso que faz o Civic do tiozão rodar 300 mil km e do Moleque fazer motor com 120 mil.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 11/jan/24 12:58
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Ontem ví uma Nissan Livina de um amigo com 500.000 km rodados. E tá lisinha!

Delson
Veterano
# 11/jan/24 13:06
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Samá Samutte
É isso o que o qew disse: O estado geral do veículo. Se tiver um histórico de manutenções, notas fiscais de serviços e peças, é bom também. Nessas NFs de oficinas costumam ter a km do carro no ato do serviço, então dá pra ter um parâmetro de uso.

Em uma análise um pouco mais aprofundada, eu olharia por baixo do carro buscando algum sinal de dano estrutural sério, que possa comprometer a segurança dos ocupantes. Uma batida feia deixa alguns sinais que nem sempre o reparador está com disposição pra disfarçar. Alma dos parachoques, chassi desalinhado, painel corta-fogo com remendos, mangueiras do sistema de ar condicionado com sinais de amassados.

Eu ia fechar a compra de um Astra 2011, do ano que eu queria, mas já havia sido batido e não foi reparado corretamente. Estava com rodão que raspava no para barro quando virava pra direita, tinha sinais de amassado no apoio do amortecedor dianteiro, radiador empenado... Eu só dei uma volta no pátio do posto que eu combinei de ver o carro e desisti. Não dá pra colocar a família em um carro todo zuado.

Black Fire
Gato OT 2011
# 11/jan/24 13:08
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Samá Samutte
96 mil. Mas o negócio foi bem ruim, peguei meio no impulso, aí acabei tendo que trocar umas coisas, tipo fazer a suspensão, trocar pastilhas de freio logo no início, essas coisas, depois tive que trocar o módulo do freio ABS e agora, 40 k km depois vou trocar a caixa da direção.

Delson
Veterano
# 11/jan/24 13:11
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Christhian
Nissan Livina

É um carrão. 500 mil km é realmente impressionante.

Meu Focus 2.0 2006 está com 240 mil km e, com a Graça de Deus, tem fôlego demais. Esse motor Duratec é uma delícia na rodovia.

ejames
Membro Novato
# 11/jan/24 13:21 · Editado por: ejames
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Samá Samutte
Pergunta boba, mas lá vai: o critério para carro usado deve ser o ano, os KMs ou ambos? Por exemplo, um Corolla/Civic/i30/qualquer carro bom 2010, com menos de 100.000 KM, é uma boa, a despeito do ano?

Pessoal já falou o geral sobre essa questão, mas só expandir num ponto aqui: quilometragem de forma isolada não quer dizer muita coisa (fora toda a questão de manutenção preventiva). A história do "carro de mulher", que só rodou "para ir na esquina" é exatamente o pior dos casos: o carro que roda pouco e só faz trajetos curtos tende a ter um desgaste das partes internas do motor bem maior, pois o óleo não chega na temperatura ideal, partes de borracha ressecam pelo pouco uso, etc.

Black Fire
Gato OT 2011
# 11/jan/24 13:24
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"carro de mulher", que só rodou "para ir na esquina"

Meu pai comprou um desse, primeira chuva teve que trocar os limpadores de para-brisa pq tavam desmanchando de tanto tempo sem uso.

Samá Samutte
Membro Novato
# 22/jan/24 20:52
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Valeu, pessoal, pelas informações. Tem um canal no YT chamado Opinião Sincera que indica demais o Cobalt. Vou ficar de olho neste também quando for trocar o carro.

qew
Veterano
# 23/jan/24 08:42
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Samá Samutte

eu prefiro os hatch, mas se vc precisa/gosta de sedan, vá em frente!!

qew
Veterano
# 24/jan/24 12:04
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https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2024/01/24/candida to-e-preso-em-flagrante-com-microcamera-menor-que-botao-e-ponto-eletro nico-em-prova-do-detran-rn.ghtml

eu lendo achando que o cara tava prestando concurso, mas não... era pra tirar CNH

vai ser burro assim lá na argentina

makumbator
Moderador
# 24/jan/24 12:56 · Editado por: makumbator
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qew

Vc já viu o preço pra tirar essa porcaria? cheio de aulinha sem relação com dirigir (tipo meio ambiente). Só pra encher linguiça pra tentar justificar o preço alto.

O ponto pra receber orientações acho errado, mas filmar a própria prova não deveria ser proibido.

qew
Veterano
# 24/jan/24 13:41
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makumbator
Vc já viu o preço pra tirar essa porcaria? cheio de aulinha sem relação com dirigir (tipo meio ambiente). Só pra encher linguiça pra tentar justificar o preço alto.

é caro mesmo, mas pra não passar nessa prova vc precisa ser muito analfabeto, não tem anda ali que um guri de 12 anos não saiba

não precisa prestar atenção na aula pra saber qual placa indica uma lombada, a prova é toda desenhada

Wanton
Veterano
# 29/mai/25 16:49 · Editado por: Wanton
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A Volkswagen já tinha dois SUVs que se confundiam quanto ao valor percebido. Qual tem cara de mais caro, o Nivus ou o T-Cross? Não satisfeitos, lançaram o Tera.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 30/mai/25 07:18
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Wanton

E quando tinha o gol, fox, up, polo e golf? Tudo a mesma coisa

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 30/mai/25 09:48
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Wanton
Eu achava que só o T-Cross era SUV enquanto o Nivus uma espécie de sucessor espiritual do Golf, mas parece que estava enganado.
Claro que percebi ambos com principalmente a traseira muito semelhante, masa frente do T-Cross mais imponente fazia com que pra mim ele tivesse o valor percebido mais alto.

Agora esse Tera parece uma cópia porca do Nivus, sei lá pq criaram, os carros não parecem ter identidade alguma (e ironicamente a Volks tem 2 carros com o nome "ID")

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 02/jun/25 09:35
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Jonas Kahnwald
Wanton
só o T-Cross era SUV

Só as versões com AWD são SUV, o resto é carro para madame ir no shopping

Wanton
Veterano
# 02/jun/25 14:16
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Wild Bill Hickok
Só as versões com AWD são SUV, o resto é carro para madame ir no shopping

Só me interessa o espaço interno. Nesse sentido, o SUV é um anti-Mobi, um anti-Kwid. Andei num uber Renegade. Teto alto no banco de trás, muito confortável.

Jonas Kahnwald
Agora esse Tera parece uma cópia porca do Nivus

O Nivus é fastback, o Tera parece uma mistura do Nivus com o T-Cross

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 03/jun/25 07:38
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Wanton
espaço interno

Kombi FTW

ejames
Membro Novato
# 03/jun/25 15:21
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Wanton
Só me interessa o espaço interno. Nesse sentido, o SUV é um anti-Mobi, um anti-Kwid. Andei num uber Renegade. Teto alto no banco de trás, muito confortável.

Andei em dois elétricos recentemente: Dolphin e Dolphin Mini.

O Mini já oferece um espaço no banco traseiro melhor do que todos os hatchs compactos do mercado: Polo, Argo, Onix, HB20, 208, etc (Mobi e Kwid nem são válidos para citar nessa lista).

O Dolphin comum dá para tranquilamente comparar nesse quesito com modelos bem maiores como o VW Taos, Corolla Cross, Compass e outros SUV "de verdade".

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 03/jun/25 15:31
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ejames
Wanton
Wild Bill Hickok

o pior é que a própria VW classifica os 3: Taos Nivus e T-Cross como SUVs
banalizaram total

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 06/jun/25 04:38
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ejames
SUV "de verdade".

Numa enchente vc vai ver a verdade

Jonas Kahnwald

Fabricante vive de inventar moda idiota, outro dia tive que comprar uma chave que parece com a allen mas não é (estrela)

Wanton
Veterano
# 06/jun/25 13:46
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ejames
Dolphin e Dolphin Mini

Espaçosos. Gostei de andar nesses.

ejames
Membro Novato
# 09/jun/25 15:25 · Editado por: ejames
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Wild Bill Hickok
Numa enchente vc vai ver a verdade

Sinceramente, a questão de enchentes é muito mais um problema das cidades do que dos carros.

Tirando carros de trilha ou competição onde o uso extremo é regra, nenhum carro é realmente preparado para pegar enchente. Uns podem ter chance de danos maior, outros menor, mas no fim nunca é uma boa ideia tentar atravessar.

Se nem mesmo relógios mecânicos devem ser expostos à água propositalmente, imagina um carro, algo que possui de centenas de partes móveis dependentes de lubrificação e selagem, módulos eletrônicos que se comunicam com diferentes sensores, etc.

Lelo Mig
Membro
# 09/jun/25 16:19 · Editado por: Lelo Mig
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ejames

"é muito mais um problema das cidades do que dos carros."

Além disso há um segundo problema, também maior que o carro, que fica entre o banco e o volante. O que não faltam são proprietários de "SUVs" que nem sabem acionar o 4 x 4, ou proprietários de motos Big Trails de 100 mil reais que nunca andaram em terra ou pedra e quando têm que fazer, tomam capote, porque acham que a moto "deveria" fazer sozinha.

80% dos Vitara, Compass, Eclipse Cross, Pajero e etc, é prá madame levar o lulu da pomerania no pet.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 12/jun/25 10:09
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ejames
Lelo Mig

Depois que andei na chuva com AWD, não volto atrás

Delson
Veterano
# 16/jun/25 09:49
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Depois que andei na chuva com AWD, não volto atrás
Tenho vontade de dirigir uma Hyundai Veracruz por causa disso (não pelo motor 3.8 V6 de 270CV, claro)

Buja
Veterano
# 16/jun/25 15:47
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Lelo Mig
80% dos Vitara, Compass, Eclipse Cross, Pajero e etc, é prá madame levar o lulu da pomerania no pet.

Foi conservador ainda. Os outros 20% é pobre premium plus metido a rico.
Quando vejos esses jeeps por ai, so consigo pensar que estão indo no shopping comprar burger king, boticarioi, polo do jacarezinho e ração na petz.

O carro nunca vai ver terra, e se um dia pegar, será uma estradinha de chão batido por 3km até a portaria do hotel fazenda, e quando voltar vai direto pra estetica automotiva se encher de banho de vonixx na snow foam.

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