Discussão Sobre Racismo/Preconceito

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

-Dan
Eu não busco pautar a agenda dos grupos minotários.

tranquilo, quem perde não sou eu ou as causas que eu apoio, só te recomendei pq eu pensei que vc que se importasse.

Talvez voce devesse procurar um email de pessoas ou entidades que os representam e fazer essa sugestão a eles.

então, não sou eu não me preocupo com isso, apenas observo, acho uma pataquada, e sigo em frente... as causas que eu apoio já tomam boa parte do meu tempo

Lelo Mig
Membro
# ago/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

-Dan

"Não entender isso vai te fazer protestar sobre racismo reverso daqui a pouco."

Nem perto disso... mas interprete como quiser.

... ou, como como você mesmo escreveu ao Jonas:

"Simplifique do jeito que preferir."

Insufferable Bear
Membro
# ago/22
· votar

tirar sarro nunca é errado

Insufferable Bear
Membro
# ago/22
· votar

quem disser que é o makumba vai banir

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Jonas Kahnwald

Vou avisar o povo para nao fazer pataquada com a religiao alheia.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

Insufferable Bear

Meto o ban mesmo. E nem vai adiantar alegar racismo quando isso acontecer.

-Dan

Avise sim, pois tá foda.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/22
· votar

-Dan
Boa! Coerência é legal, hipocrisia não!

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

É foda ne, religiao de matriz africana, nao pode ter um culto invadido que os caras ja querem zoar cristo. ta foda

Lelo Mig
Membro
· votar

-Dan

Dan, meu colega de Fórun, eu vou te fazer uma pergunta e, por favor, não me interprete mal; me ache burro, mas não me ache preconceituoso (ainda que a origem do preconceito seja a burrice), mas, por mais imbecil que minha pergunta seja e por mais preconceituosa que ela pareça, ela é, realmente, uma indagação à você:

Tenho 60 anos e durante toda minha infância, até juventude nos anos 80, tinha um terreiro em cada quarteirão. Tive um monte de colegas umbandistas, inclusive tive colegas Ogãs. Cansei de perambular por terreiros na minha infância de criança curiosa com as imagens e decoração com os amiguinhos afros, assim como ia na Igreja Católica, no Templo Protestante, no Kardecismo de minha mãe espírita (casada com meu pai ateu), na Igreja Luterana de meu vizinho alemão, na Seicho No Ie vizinha japonesa tomar jorei e etc. Na adolescência, minha banda, de décadas, chegou a ter um baterista que era Ogã e vira e mexe tinha convívio com algum percussionista. Bato aqui na minha mesa, se quiser, um monte de batuque de ponto que aprendi com estes caras. E, detalhe, falo como músico, pelo ritmo, por que, sou ateu.

Te pergunto: Prá onde foram estes pretos? Cadê estes terreiros? Por que este povo preto, hoje, esta dentro da igreja cristã que os desrespeita?

Repito, brother, não pretendo lugar de fala para falar pelos pretos, estou falando o que vi acontecer ao meu redor. Você acha mesmo que não existe um discurso divisionista que têm mais enfraquecido do que fortificado alguns aspectos da cultura? Alguém pensa nisso? ou estou viajando?

De verdade, você acha que são caras como eu que fizeram os pretos jogarem seus atabaques no lixo? Pode ser sincero, pergunto prá ouvir a real.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig

Dan, meu colega de Fórun, eu vou te fazer uma pergunta e, por favor, não me interprete mal; me ache burro, mas não me ache preconceituoso (ainda que a origem do preconceito seja a burrice), mas, por mais imbecil que minha pergunta seja e por mais preconceituosa que ela pareça, ela é, realmente, uma indagação à você:

Relaxa querido. Sinto que te conheço e sei bem das suas boas intenções.

Tenho 60 anos e durante toda minha infância, até juventude nos anos 80, tinha um terreiro em cada bairro. Tive um monte de colegas umbandistas, inclusive tive colegas Ogãs, mais de um, e minha banda chegou a ter um baterista que era Ogã.

Te pergunto: Prá onde foram estes pretos? Cadê estes terreiros? Por que este povo preto, hoje, esta dentro da igreja cristã que os desrespeita?

Voce tá propondo a hipótese de que os números de praticantes de religioes de matriz africana diminuiu ao longo das décadas? Eu não sou pesquisador da área, não faço ideia se essa sua percepção é verdadeira.

Assumindo que a primeira proposta é verdadeira, voce pergunta o por que da diminuição dos praticantes de religioes de matriz africana, e está propondo que os praticantes dessas religioes migraram para religioes evangelicas ou catolicas? Também não sei se isso procede, mas é uma boa hipotese. Acho que uma boa resposta pra isso não é dificil de achar. Basta cruzar o crescimento dos evangelicos e seu marketing/lobby pesado (eles tem bancada no congresso, eles tem rede de TV) com o dessas religioes que voce citou. Penso que ficará nítida a resposta.

Você acha mesmo que não existe um discurso divisionista que têm mais enfraquecido do que fortificado alguns aspectos da cultura? Alguém pensa nisso? ou estou viajando?

Se as duas proposições acima forem verdadeiras, assumindo a gente que são haja visto que são hipoteses plausiveis, eu acho que sim, um discurso divisionista enfraquece. E enxergo divisionismo em quem taxa regiões de matriz africana como coisa do demônio por exemplo. É esse divisionismo que voce ta criticando?

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

-Dan
Voce tá propondo a hipótese de que os números de praticantes de religioes de matriz africana diminuiu ao longo das décadas? Eu não sou pesquisador da área, não faço ideia se essa sua percepção é verdadeira.

É o que me parece também. Mas pode ser algo totalmente anedótico de minha parte.

Quando eu era criança e adolescente parecia ter mais terreiros e praticantes do que hoje. Ou eram mais visíveis pra quem era de fora.

Lelo Mig
Membro
· votar

-Dan

"Voce tá propondo a hipótese de que os números de praticantes de religioes de matriz africana diminuiu ao longo das décadas?"

Talvez, estatísticamente, matematicamente, esteja errado. Mas que quando eu era criança/jovem tinha um Terreiro em cada quarteirão e hoje não há mais... é fato que posso comprovar dando endereço de cada um deles, portanto, uma realidade em meu micro cosmo.

"É esse divisionismo que voce ta criticando?"

Eu tô criticando o divisionismo que propõe que a feminista preta se desvincule da feminista branca, quando ambas ainda não conquistaram o que precisam.

Eu tô criticando o pobre que desliga ao invés de religar (Religare = Religião = Conexão) dos irmãos de outras crenças e continuam todos pobres.

Eu tô criticando o eleitor de "direita" e de "esquerda" que estão se dividindo em exércitos opostos enquanto, no congresso, políticos de ambos os lados votam em conjunto as pautas que os favorecem.

Eu estou propondo que há um interesse muito maior e acima de tudo isso, disposto e efetivo em dividir estes exércitos, a ponto de torná-los simples pelotões fracos e inexpressivos.

Não estamos ganhando força alguma. Estamos nos nichando e se enfraquecendo cada vez mais.

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig

Igrejas cristãs não tem cor.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig
Talvez, estatísticamente, matematicamente, esteja errado. Mas que quando eu era criança/jovem tinha um Terreiro em cada quarteirão e hoje não há mais... é fato que posso comprovar dando endereço de cada um deles, portanto, uma realidade em meu micro cosmo.

Eu sempre tive berço catolico. Então nunca reparei nisso.

Eu tô criticando o divisionismo que propõe que a feminista preta se desvincule da feminista branca, quando ambas ainda não conquistaram o que precisam.

Mas quem tá propondo isso?

Eu tô criticando o pobre que desliga ao invés de religar (Religare = Religião = Conexão) dos irmãos de outras crenças e continuam todos pobres.

Eu tô criticando o eleitor de "direita" e de "esquerda" que estão se dividindo em exércitos opostos enquanto, no congresso, políticos de ambos os lados votam em conjunto as pautas que os favorecem.

Eu estou propondo que há um interesse muito maior e acima de tudo isso, disposto e efetivo em dividir estes exércitos, a ponto de torná-los simples pelotões fracos e inexpressivos.

Não estamos ganhando força alguma. Estamos nos nichando e se enfraquecendo cada vez mais.

Uai, voce ta propondo mais união entre os povos? Não sei se pesquei bem o ponto. Não dá pra ser contra isso não. Meio genérico, não?

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

makumbator
É o que me parece também. Mas pode ser algo totalmente anedótico de minha parte.

Quando eu era criança e adolescente parecia ter mais terreiros e praticantes do que hoje. Ou eram mais visíveis pra quem era de fora.

Eu lembro que minha mae me levava numa benzedeira preta veia. Alem de irmos na missa todo domingo. Alem dela ter estatua do buda. Minha mae é esperta kkkkk

Lelo Mig
Membro
· votar

brunohardrocker

"Igrejas cristãs não tem cor."

É preciso analisar o assunto com um pouco mais de profundidade

Não dá para negar o preconceito com as religiões afro e, muito menos negar, toda história que envolve.

O protestantismo de origem missionária que se instaurou no Brasil na segunda metade do século XIX foi fundamentalmente norte-americano, sulista e escravagista. Muitos missionários tinham escravos.

Muitas religiões cristãs pregaram, durante muito tempo, que o fato de uma pessoa possuir a cor da pele preta ou escura, seria resultado de uma punição Divina (filhos de Cam). Isso servia para justificar a escravidão.

À partir dos anos 70, as pessoas negras encontraram nas igrejas pentecostais, principalmente naquelas inseridas em bairros periféricos, um novo espaço de sociabilidade. Com isso o pentecostalismo contribuiu com a formação de lideranças negras comunitárias e se tornou uma possibilidade de ascensão social de pessoas pretas através da reprodução da ética protestante.

O lado ruim disso é que o preto protestante comprou o discurso do neopentecostalismo para legitimar a segregação.

A doutrina da maldição hereditária apregoava que a África e os negros seriam descendentes de Cam, o filho de Noé que foi amaldiçoado com a servidão a seus irmãos, de quem deveria ser escravo. Segundo eles os "africanos são a linhagem de Cam." Para se livrarem desta maldição, os pretos têm de se converter à Jesus e libertarem-se de qualquer ligação com a África e sua cultura.

Dá prá perceber o tamanho do estrago?

Obs: Este discurso, de forma velada (dizendo que são religiões demoníacas) permanece.

Acorda mano, a mulher do presidente tá usando este discurso, nesse exato momento, e dentro do Palácio.

O hilário é que Jesus, sendo Palestino, e dando rolê direto naquela região ensolarada devia ser meio bronzeadinho né não?

Obs: Antes que o -Dan venha dizer: Não tô entendendo, o Lelo defendeu o direito de zoar umbandistas no primeiro post e agora concorda com a segregação das religiões afro?

Usei, propositalmente a religião como bait, para tentar mostrar que, em meu ponto de vista, o problema não é zuar a religião do outro. A ferida é bem maior e esta bem acima disso.

A "ralé" parar de se zuar e passar a se matar... isso sim é o que interessa.

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

brunohardrocker
Igrejas cristãs não tem cor.

Envidraçadas, né? To ligado.

Jonas Kahnwald
Daí o lance da falta de respeito com demais religiões fica cada vez mais caótico

A tolerância religiosa é uma prática muito difícil. Por exemplo, tem muito líder religioso que tem carta branca para praticar o charlatanismo e o estelionato. São crimes previstos no código penal, porém blindados pelo direito à liberdade religiosa.

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig
preconceito com as religiões afro e

O que eu disse não tem esse sentido. Você citou a adesão de pessoas pretas a religiões cristãs, como se o cristianismo fosse apenas para brancos. Não tem isso.

Lelo Mig
Membro
· votar

brunohardrocker

"se o cristianismo fosse apenas para brancos. Não tem isso."

Cara, não importa se a segregação é por conta da cor da pele ou por conta da cultura, aparência física ou o que for, é segregação do mesmo jeito...

Dá mesma forma tá cheio de branco umbandista. Não é questão de cor.

Disseminar que determinada religião é "do capeta" como faz a mulher do Bozo é inadmissível. Quem é umbandista (esquece a cor do sujeito) não deve se ofender? Têm que aceitar isso de cabeça baixa e resignado?

Você pode argumentar aqui que ela não te representa enquanto cristão, mas você, se é cristão mesmo, não pode aceitar e passar pano prá uma merda dessas. Ela reforça um pensamento que não foi ela quem inventou, que têm a base histórica que descrevi acima, mesmo que ela não saiba.

Quando os nazis caçaram os TJs dane-se? Afinal não sou TJ? É assim que funciona?

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig

Sobre o que você está falando Lelo? Não entendi nada.
Religiões e igrejas cristãs não tem cor definida. A adesão é livre.

Lelo Mig
Membro
# ago/22
· votar

brunohardrocker

"Não entendi nada."

Então deixa quieto.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/22
· votar

-Dan
É foda ne, religiao de matriz africana, nao pode ter um culto invadido que os caras ja querem zoar cristo. ta foda

não sei o que tu quis dizer com isso, mas whatever, simplifique do jeito que quiser

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/22
· votar

Lelo Mig
A doutrina da maldição hereditária apregoava que a África e os negros seriam descendentes de Cam, o filho de Noé que foi amaldiçoado com a servidão a seus irmãos, de quem deveria ser escravo. Segundo eles os "africanos são a linhagem de Cam." Para se livrarem desta maldição, os pretos têm de se converter à Jesus e libertarem-se de qualquer ligação com a África e sua cultura.

O que é mais uma interpretação distorcida, também. Resultado da falta de pesquisa e da óbvia conveniência que seria para aquela época, que os homens do poder, apregoassem essa doutrina.

Veja, a maldição sobre Cã, na verdade recaiu apenas sobre Canaã, e segundo pesquisas, os descendentes de Canaã não eram pretos! Muito provavelmente a descendência preta veio de Pute, e de um outro filho de Cã que agora não lembro.

De todo modo, qqr que fosse essa "maldição", ela nunca perduraria até os dias de hoje, haja visto que Jesus chegou para abolir a lei mosaica e instituir um modelo de adoração que era para todos, não só mais para os judeus.

To com preguiça de procurar os textos bíblicos relacionados, mas confia no pai Jonas aqui

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/22
· votar

Lelo Mig
Quando os nazis caçaram os TJs dane-se? Afinal não sou TJ? É assim que funciona?

A propósito, não sei se você sabe deste fato, não tem muito a ver com o nazismo, mas me lembrei pelo fato de os nazistas serem também racistas, e as TJs terem sido um dos poucos povos perseguidos que tinham uma saída (bastava renegar a sua fé e seguir o nazismo, algo que nao era possível para um judeu, por exemplo) e mesmo assim, em sua garnde maioria recusavam essa saída para honrar a sua postura e crenças.

Enfim, em boa parte das regiões onde a segregação entre pretos e brancos era muito forte, como na época do Apartheid na Africa do Sul, e nos EUA com toda aquela coisa de "banheiros para pessoas de cor" e banheiros para brancos e pataquadas similares... muitas pessoas acabaram se tornando TJs por perceberem que na nossa religião não havia nem de longe tal segregação!

Lelo Mig
Membro
# ago/22
· votar

Jonas Kahnwald

"confia no pai Jonas aqui"

Eu confio... para assuntos bíblicos. Assuntos futebolistas não!

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

Lelo Mig
Eu confio... para assuntos bíblicos. Assuntos futebolistas não!

Subscrevo!

Pedro_Borges
Veterano
# ago/22
· votar

Também assino embaixo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/22
· votar

Lelo Mig
makumbator
Pedro_Borges

Hahahahhaha, CLUBISTAS!

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Se eu fosse preto denunciaria racismo todos os dias. Teria exemplos cotidianos para isso, pois frases, costumes etc. estão impregnados

Na escola onde trabalho vi uma professora discutindo com um professor, o cara deu uma erguidinha na voz, porque a mulher não o deixava falar, logo em seguida:

_ Baixa o tom, não sou tuas negas. Não sou a nome de uma professora - que havia brigado com o cara.

O cara na hora acusou o racismo impregnado.

Aí o politicamente correto é criticado, pormenorizado, ridicularizado. Porque essa gente quer continuar dizendo essa frase ridícula, sem ser chamada de racista.

A pessoa que usa isso pode até não ser racista, concordo, mas age tal qual, porque provavelmente na hora de refletir e ter empatia estava se ocupando em criticar o politicamente correto.

Desconfio demais de gente que se ocupa criticando o politicamente correto. Pensa igual marmanjo que rouba celular na frente das câmeras.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

ProgVacas
Desconfio demais de gente que se ocupa criticando o politicamente correto.

isso é uma preocupação de quem discute na internet. A vida real, na pratica, pessoa cai em cima mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Discussão Sobre Racismo/Preconceito