Discussão Sobre Racismo/Preconceito

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

Pedro_Borges

Muda todo dia. Hoje é pretx

Lelo Mig
Membro
# ago/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Pedro_Borges

"a forma correta"

makumba zuou mas é meio isso mesmo...hehehe. Bom, eu perguntei isso para um amigo preto uma vez e ele me disse que não é consenso nem entre eles. Lembro que ele disse:

"Preto é cor, negro é raça. Podem me chamar por qualquer um, até negão, não ligo, desde que me respeitem."

Então, se não conheço o sujeito para chamá-lo por seu nome, e preciso me referir dando destaque a sua condição racial/cor (como fiz no meu texto aqui) chamo de preto ou negro. Na real não estou chamando ninguém, estou me referindo a um cidadão afro descendente hipotético. Chamar chamo pelo nome.

Porém, ele me falou também, que existem alguns que não gostam de um ou outro termo, alguns não ligam, alguns não gostam de nenhum dos dois, é meio pessoal.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

Lelo Mig
Porém, ele me falou também, que existem alguns que não gostam de um ou outro termo, alguns não ligam, alguns não gostam de nenhum dos dois, é meio pessoal.

Isso. Não é um grupo homogêneo, cada um tem sua opinião e nem é o sindicato racial progressista que tem que determinar coisa alguma.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22 · Editado por: ProgVacas
· votar

makumbator
-Dan

Porra, se a ideia é que não existe nenhum branco não-racista, quer dizer que o racismo nunca vai acabar? Meio ilógico, para mim.

ProgVacas
Membro Novato
· votar

-Dan

uou. como conseguiu chegar nesse nivel?

Olha, posso imaginar que o motivo da ironia é que há uma ideia de que todos os brancos são racistas. A primeira vez que eu me deparei com essa aberração, o clima era outro. As pessoas tinham ideias genuínas e falavam sobre o tema com naturalidade. Dentre as explicações questionáveis, uma chamava a atenção porque era a que mais tinha sentido. Falei sobre isso no tópico, já. Um branco é beneficiado numa sociedade racista, independente de qualquer coisa, e por tal também é racista.

Se você duvida tanto sem me conhecer bem é bom você olhar mais para si.

Deixa eu "iludido" que não sou racista e vai pegar no pé desses ordinários que elegeram o símbolo do racismo no Brasil deste século! Ou desses "terceiro-olho", acima do bem e do mal, que achou que Haddad e Bolsonaro eram as mesmas coisas e anulou. Tem muito material humano aí pra voce direcionar essa ironia estupida. Acabei de sair de uma reunião de gestão escolar, com alguns alunos que ficam reproduzindo falas homofóbicas e racistas, para educa-los. Meu papel eu desempenho todos os dias.

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

Racismo só termina com imunidade de rebanho. Não existe isso de "oh, eu estou imune. Em mim não pega."

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

brunohardrocker

Fale por você. Fazendo essa comparação esdrúxula é óbvio que é confortável pesar que todo mundo é racista.

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

ProgVacas

Eu disse no sentido de que a sociedade é racista.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

brunohardrocker

Mas você aceita que em uma sociedade racista todo branco é racista?

Acho reducionista. A gente tá falando de pessoas, que são independentes umas das outras, diferentes, de etos, de razão de ser. Não há padrão.

Preto que diz que todo branco é racista também tem que se desconstruir.

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

ProgVacas
Mas você aceita que em uma sociedade racista todo branco é racista?

Peço para quem domina o assunto me corrija se eu estiver equivocado:

Depende do sentido colocado.
Se o sentido for o racismo estrutural, toda uma sociedade é racista. E desse racismo tem aquela determinada etnia que é a que sofre, enquanto outra se privilegia.

Se o sentido for a acusação de racismo, individualizada, se o indivíduo cometeu ou não o crime de racismo, aí é diferente. Aí não podemos falar que todos são racistas.

Na primeira situação, creio eu, é importante nós termos reconhecimento, para começar a mudar no todo.

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig
Você precisa começar a aceitar (que não é o mesmo que concordar) que nem todo preto, ou gay, ou pobre, ou trabalhador, sejam obrigados a pensar ou ver as coisas pela mesma ótica que você.

Não entendi. Não espero que ninguém veja as coisas como vejo. O que estou tentando fazer é compreender o conceito a partir da realidade e a realidade a partir do conceito, simultaneamente. Não sou eu que estou dizendo o que o NOVO é, é o NOVO que diz o que ele é. O NOVO é um partido com menos mulheres e menos negros do que todos os outros.

Por quê o preto não vota no preto? E o que fazer para mudar isso?

Faz sentido o preto votar em preto se ele estiver preocupado com representatividade. Caso contrário, seria mais adequado perguntar porque o eleitor em geral não vota em preto.

O primeiro caso pode ser mudado a partir do estímulo à ideia de representatividade. O segundo caso se resolve com o combate ao racismo.

brunohardrocker

Não domino o assunto, mas penso que seja isso mesmo.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

ProgVacas
quer dizer que o racismo nunca vai acabar?

Eu acho que nunca vai acabar. Pode diminuir, mas acabar totalmente? Não creio.

.Olha, posso imaginar que o motivo da ironia é que há uma ideia de que todos os brancos são racistas

Acho que a ideia dele não foi afirmar que não existem brancos não racistas, e sim que toda pessoa (branca ou não) tem algum nível de racismo dentro de si, como um reflexo da sociedade, uma vez que isso faz parte da cultura humana.

É preciso deixar claro também que racismo não é apenas o preconceito racial de brancos contra negros. Tem de todo o tipo, envolvendo os mais diversos grupos étnicos. inclusive, há racismo de negros contra negros também (o massacre de Ruanda é um exemplo de explosão de tensão racial).

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

makumbator

Eu acho que nunca vai acabar

Também acho que não.

Mas eu escrevi a frase dentro de um contexto. Ela não está solta.

Acho que a ideia dele não foi afirmar que não existem brancos não racistas

Certo...

e sim que toda pessoa (branca ou não) tem algum nível de racismo dentro de si, como um reflexo da sociedade, uma vez que isso faz parte da cultura humana.

Branca ou não? Branca ou amarela, né? Ou você está incluindo pessoas pretas aí também? Quer dizer que tem preto racista, também?

Olha aí -Dan! Eu disse! Tem muito material humano para direcionar ironia aqui.

Então, makumba, se faz parte da nossa cultura para que lutar contra, né? Foi nesse sentido o meu comentário...

É preciso deixar claro também que racismo não é apenas o preconceito racial de brancos contra negros. Tem de todo o tipo, envolvendo os mais diversos grupos étnicos. inclusive, há racismo de negros contra negros também (o massacre de Ruanda é um exemplo de explosão de tensão racial).

Mais uma, -Dan. O racismo voltado aos negros é igual ao racisno voltado aos asiáticos, quando dizem que os homens tem pênis pequeno, quando puxam as laterais dos olhos. E os brancos de olhos azuis que estão sendo mortos na guerra Rússia/Ucrânia? O genocídio de pessoas brancas está insustentável.

E o Massacre de Ruanda? Foi racismo.

Deus me livre

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

brunohardrocker

Se o sentido for o racismo estrutural, toda uma sociedade é racista. E desse racismo tem aquela determinada etnia que é a que sofre, enquanto outra se privilegia

Bom, para mim isso não é descoberta nova. Mesmo assim, nunca é tarde.

Se o sentido for a acusação de racismo, individualizada, se o indivíduo cometeu ou não o crime de racismo, aí é diferente. Aí não podemos falar que todos são racistas.

Isso mesmo.

Na primeira situação, creio eu, é importante nós termos reconhecimento, para começar a mudar no todo.

Certinho.

Pode responder se você aceita que todos os brancos são racistas? Foi o que perguntei.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

brunohardrocker

Relaxa, que eu entendi. É minha mania crônica de encher seu saco.

Para você depende... Mas o que você trouxe de explicação não são sobre as mesmas coisas. Desde o começo eu me refiro ao indivíduo, não à sociedade, que eu corroboro com a leitura de que é estruturalmente racista. O que eu não aceito é gente dizendo que pessoas como eu, brancas e involuntariamente privilegiadas, são obrigatoriamente racistas. Isso não tem fundamento nenhum. Para mim é revanchismo pós-moderno, justificável, mas ainda assim não passa disso.

Porque a questão é delicada demais. Embora eu entenda que expressões racistas estão impregnadas na publicidade, atitudes, em tudo à nossa volta, difícil acreditar que o Padre Julio Lancellotti seja racista, ainda que nesse conceito de inconsciêcia e culturalidade.

Mas ainda não foi explicada a ironia do -Dan. Nem sei se é sobre isso mesmo. Só acho que é porque só se pode acreditar que uma pessoa branca seja racista, sem conhecê-la bem, ainda que nesse campo os elementos consideráveis no recinto em relação à tal sejam posicionamentos antirracistas, dentro dessa ótica deturpada e rechaçada até mesmo dentro do movimento de que todo branco é racista.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

ProgVacas

Sim, pessoas negras também estão sujeitas a praticar racismo. São pessoas também, oras.

E sim, o massacre de Ruanda tem como fundo também o preconceito racial entre os dois grupos de negros do país (grupos criados artificialmente pelos europeus no passado colonial, mas que uma vez estabelecidos, passaram a alimentar uma tensão que explodiu nos anos 90).

ProgVacas
Membro Novato
· votar

Sim sim sim

Sim

Tudo muito relevante para discutirmos o racismo no Brasil: banalizar e dizer que é normal, acontece no mundo todo, INCLUSIVE entre pretos, mesmo, veja só!

Então guenta a piroca aí manos, nunca vai acabar, todo mundo é racista, vamos para o próximo assunto:

-=RACISMO REVERSO=-

Drinho, conte novamente aquele episódio em que um mendigo te segurou pelo braço e aí você sofreu racismo reverso.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

ProgVacas

A gente só está dizendo que é comum, não que é certo. Existe uma diferença.

E não precisa ficar cheio de dedos em dizer que pessoas negras também estão sujeitas a cometer racismo. A vítima eventualmente também pode ser o perpetrador. Não precisamos santificar etnias. Aqui não é o Twitter. Não vão te cancelar e enviar para o banimento. Pode relaxar.

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

makumbator
E não precisa ficar cheio de dedos em dizer que pessoas negras também estão sujeitas a cometer racismo.

Uma cultura racista desperta o sentimento de inferioridade nas etnias subjugadas. Quando um negro sente-se inferior por causa do seu cabelo ou da cor da sua pele, ele está reproduzindo o racismo.

ProgVacas
Racismo reverso

A própria expressão já é racista, pois pressupõe que há um racismo normal.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Wanton

A expressão é irônica. Não pressupõe nada.

Wanton
Veterano
# ago/22 · Editado por: Wanton
· votar

ProgVacas
A expressão é irônica

Sim, no teu caso o uso é irônico. Mas há gente que leva a sério esse papo.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Wanton

Parece que eu não levo? Ironia é necessariamente falta de seriedade, para você?

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig
ue há negros que, por exemplo, são contra as cotas. Por quê são?

É preciso ouvir o que esta gente têm a dizer e buscar entender o porque pensam de outra maneira.
Por quê o preto não vota no preto?

Não sei se você tá fazendo essas perguntas como se realmente fossem enigmáticas ou apenas por retórica. Porque a resposta creio que é muito óbvia e isso, em quem realmente tá por dentro da luta antiracista, não é nem uma questão.

O motivo do preto não votar em preto é o mesmo motivo do branco não votar em preto. O motivo do preto achar a pessoa branca mais bonita é o mesmo motivo do branco achar a pessoa branca mais bonita. O motivo é que o racismo é estrutural uai. Pretos não são imunes.

Quando vejo voces inferindo que racismo é coisa de branco me dá até preguiça.

A opiniao deles é a mesma opiniao de brancos, pardos, etc porque o racismo é estrutural e poucas são as pessoas que totalmente conseguiram se despir de preconceito racial. Então penso ser mais útil ir buscar entender e trocar experiencias com aqueles que estão na luta antiracista mesmo, e não com os "enigmaticos" pretos contra cotas, pretos que nao votam em pretos, etc, porque esses últimos não são pessoas estranhas e dissonantes. Pelo contrário, esses são os tipos mais comuns.

-Dan
Veterano
# ago/22 · Editado por: -Dan
· votar

ProgVacas
Porra, se a ideia é que não existe nenhum branco não-racista

Racismo contra pretos não é coisa só de branco.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Wanton

E "a gente" se estende a quem votou em racista? Você está se colocando ao lado de bolsonarista para me dizer que racismo é assunto sério para a turma?

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Que não seja bolsonarista, você acha que um cara que está sempre pronto para relativizar o racismo, como é o caso do makumbator, leva o assunto a sério?

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

ProgVacas
Fale por você. Fazendo essa comparação esdrúxula é óbvio que é confortável pesar que todo mundo é racista.

Lembrei-me da clássica. 90 e tantos % das pessoas conhecem varias pessoas racistas. 90 e tantos % das pessoas não se dizem racistas. A conta não fecha.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

brunohardrocker

Se o sentido for o racismo estrutural, toda uma sociedade é racista. E desse racismo tem aquela determinada etnia que é a que sofre, enquanto outra se privilegia.

Mandou bem. Agora devolve a senha do Bruno.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

Disclaimer. To falando de racismo contra pretos, que é o racismo que mata dentro do nosso contexto.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

ProgVacas
você acha que um cara que está sempre pronto para relativizar o racismo, como é o caso do makumbator, leva o assunto a sério?

Eu brinco bastante, mas não relativizo racismo coisa nenhuma. Afirmar que qualquer pessoa (incluindo negros) pode ser racista pois está imbuído da cultura e costumes da sociedade é relativizar?

E depois eu é que sou o trollador...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Discussão Sobre Racismo/Preconceito