Discussão Sobre Racismo/Preconceito

Autor Mensagem
ProgVacas
Membro Novato
# 29/mai/23 09:04
· votar


Pedro_Borges

Cara, só uma coisa que ficou para trás: não existe ser humano qualquer que pareça um macaco.

Essa comparação é genuinamente racista, por mais que você tente submeter a nossa inteligência com essa história vergonhosa do goleiro. A ofensa busca animalizar o preto, retirar dele sua alma, dizer que é feio como um macaco, dentre tantas outras coisas, mas não chegam perto de se parecer com um macaco.

Acontece que o pedófilo procura sempre uma brecha para naturalizar o seu distúrbio, e isso se aplica ao homofóbico, ao machista etc. E ao racista. Até mesmo aquele que convive normalmente com um preto, tem um como amigo que usa para exibir por aí, um irmão... Mas jamais permitiria que seu filho se casasse com uma negra, por exemplo, porque seu lar não é ambiente de promiscuidade, "como lamentavelmente é o de uma família preta".

Bolsonaro disse isso, no Super Pop, sobre a família da Preta Gil, curiosamente também atacada por você no fórum.

Nesse contexto prefiro ser sem nexo.

Pedro_Borges
Veterano
# 29/mai/23 12:01 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas

Moço, eu postei um vídeo que encontrei no tik tok apenas para reflexão, nem tenho opinião formada sobre o que o senhor disse. Apenas trouxe para que todos nós contemplássemos as diversas visões que um mesmo assunto pode acolher.

O Wanton num primeiro momento reagiu como se eu estivesse me regozijando "vendo um preto falar o que um branco gostaria que ele falasse".

Mais moralismo racista. Branco adora negro repetindo discurso de branco.

Isso ele dirigiu a mim pois fui eu quem postou e, ele não foi justo. Eu me limitei a dizer que o senhor havia feito um comentário específico aos jogadores pretos bem sucedidos que, segundo ele, todos casam com loiras para terem filhos brancos, ao invés de investirem na própria raça para torná-los mais fortes e mais preparados.

O Lelo por sua vêz mostrou até estudo que aponta para o que o senhor disse. Não sei se isso pode ser inferido ao todo, mas é um caso a considerar em nossas hipóteses. A discussão como estava se desenrolando até então, só apontava uma hipótese. Temos sempre que olhar todas as vértices de um triângulo, ou não?

Tudo que apresentei foi provocações para gerar debate, inclusive às cinco namoradas do Vini Jr.

Por falar em Vini Jr e diante do que o vídeos expuseram fiquei pensando, e olha que é coisa que não tinha pensado antes. Será que a luta do Vini é de fato pela raça ou apenas pelo seu conforto individual? Não estaria ele invocando a todos pelo seu exclusivo interesse pessoal? Se fosse pela consciência negra ele não estaria buscando perpetuar a raça e fortalecendo-a, ao invés de sempre buscar companhias loiras, com o risco de engravidá-las?

São questões que rondam e devem rondar nossas cabeças no universo de pensamentos. Afinal somos dotado de capacidade de análise.

Quanto ao fato que citei dos europeus albinos, você entendeu muito bem o raciocínio, mas não sei porque insiste em ignorar. Eles chamam os negros de macacos, segundo eles por terem a mesma cor, mas esquecem que tem macacos brancos. Foi esse o meu protesto. Algo errado em eu fazer essa contraposição até mesmo por contra ofensa? Não entendo a polêmica.

No tocante a parecer com animais e porque não macacos? Esses são os animais que mais semelhança guardam com o ser humano. As pernas e os braços são curvados no mesmo sentido, diferentemente dos demais quadrúpedes. O crânio também tem proximidades. As mãos são semelhantes. Alias o criador utilizou um protótipo padrão para criar a maioria dos animais e aí foi fazendo pequenas variações.

Ver semelhança com pessoas e animais a gente encontra até na formação das nuvens. Agora, chamar alguém de macaco, de burro, de jumento, aí sim, já é ofensa e, como eu já disse, se essa ofensa é dirigida a uma raça, obviamente que é racismo.

faço diferente desses jumentos que se acham capazes de se meter em assunto que nem fazem ideia do que se trata.

Acredito que isso é uma indireta pra mim e pro Lelo, pois nesse assunto eu e ele convergimos. O jumento aí seria por semelhança física ou por ofensa mesmo? Se for por semelhança eu diria que você poderia está imaginando as partes íntimas de cada um de nós. Da minha parte eu te digo que não é tão protuberante assim, do Lelo não sei (risos).

As ofensas racistas ao Vini não são por semelhança, mas sim por desejo de ofender e tem o mesmo sentido e efeito do que você tem feito, acredite.

Cara, deixa de pensar que as pessoas que pensam diferente de ti são incapazes. Se conforme em ter sua opinião e se orgulhe em poder compartilhar das ideias dos outros. Eu ainda acho que aqui poder ser um espaço legal de troca de experiências.

Já pensou se todos aqui pensassem iguais? Qual sentido teria nos relacionar? Ser os meninos padrão de "meninos do Brasil"?

ProgVacas
Membro Novato
# 29/mai/23 12:35
· votar


Pedro_Borges

Acredito que isso é uma indireta pra mim e pro Lelo

Não penso assim do Lelo. Acho inclusive que vocês dois não são comparáveis.

Wanton
Veterano
# 29/mai/23 12:47 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Isso ele dirigiu a mim pois fui eu quem postou e, ele não foi justo.

Nada disso! Evito ao máximo procurar culpados ou individualizar as análises. Tente ler outra vez, agora, sem imaginar que se trata de um ataque pessoal. A minha fala tem mais a ver com o vídeo que o Lelo postou do que o depoimento do cara lá. Veja se no vídeo que o Lelo postou tem comentários de bolsonaristas concordando! Nem olhei e sei que não tem. O teor é diferente. O depoimento do cara procura culpar os negros ricos e enfraquecer a voz deles no combate ao racismo. É um discurso ressentido.

Pior é que você nos acusou de obrigar o Vinícius Jr. a se manifestar contra o racismo, o que é falso, mas a fala do sujeito lá quer cagar regra sobre com quem os pretos ricos podem se relacionar. Nota isso?

Pedro_Borges
Veterano
# 29/mai/23 13:14 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton

O seu comentário foi o primeiro depois que eu postei o vídeo, muito antes do Lelo postar. Confere lá.

Pedro_Borges
Veterano
# 29/mai/23 14:50
· votar


ProgVacas
Não penso assim do Lelo

Quer dizer então que é pra mim mesmo e eu sou um jumento?

Wanton
Veterano
# 29/mai/23 21:42
· votar


Pedro_Borges
Confere lá.

Não há o que conferir. Meu tratamento dado às questões culturais é analítico, não é moralista.

Isso quer dizer que não estou a procura de alguém para apontar o dedo e pôr a culpa. Não quero saber o que cada indivíduo pensa, quero mapear os modos de pensar.

Pedro_Borges
Veterano
# 29/mai/23 21:54
· votar


quero mapear os modos de pensar.

Ahã!

Wanton
Veterano
# 29/mai/23 23:17
· votar


Pedro_Borges
Ahã!

Eu falo sobre isso o tempo todo! Sério mesmo: é o tempo todo!!

Nem precisa ir muito longe, na outra página eu falo sobre isso. Olha só!

É muito fácil me acusar de reduzir o discurso a política e ideologia, quando você não faz nenhum esforço para entender o que digo.

Pedro_Borges
Veterano
# 20/jun/23 10:37
· votar


https://www.meiahora.com.br/esportes/2023/06/6655558-selecao-da-nova-z elandia-abandona-amistoso-contra-o-catar-por-suposto-caso-de-racismo.h tml?fbclid=IwAR3AEPOdqLeYMbmQF7QR8zzS6UP_fUaJxaUNEsPX_KKLsyE7kerTNIZcg y8

qew
Veterano
# 20/jun/23 12:20
· votar


Em entrevista ao "Alkass Channel", o técnico português da seleção catari, Carlos Queiroz, cobrou investigação por parte da Fifa. Para ele, a Nova Zelândia agiu de forma precipitada sem ouvir lados da história.


??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discussão Sobre Racismo/Preconceito