Discussão Sobre Racismo/Preconceito

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

A crítica deve servir para conter excessos. Não para destruir movimentos legítimos.
O racismo é crime. Crimes culminam em prisão e outras punições mais ou menos duras. Então tem que ter critério. Não dá pra sair por aí acusando racismo a torto e direito e nem da para acreditar que isso solucione alguma coisa.

Ideias tortas surgem no meio, como reprimir a expressão "ovelha negra" que não tem conotação racista e alegar que miscigenação é genocídio.

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

brunohardrocker
O racismo é crime.

Se isso fosse levado a sério, teríamos muito mais gente presa do que solta nesse país.

Racismo é racismo, muito antes de ser crime. É uma merda quando as discussões deformam os conceitos por causa do maldito legalismo. A lei nunca deve estar acima dos conceitos.

-Dan
Veterano
# ago/22
· votar

brunohardrocker
Ideias tortas surgem no meio, como reprimir a expressão "ovelha negra" que não tem conotação racista

Voce se baseia em alguem pra definir quais expressões implicam conotação racista? Algum estudioso do social? Presumindo que voce se julga não racista e nunca sofreu racismo, deve ser um assunto que voce nao tem tanta intimidade, estou certo?

Se voce se reconhece racista, pode ignorar o que eu disse.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/22
· votar

-Dan
Se voce se reconhece racista

Todos somos, em maior ou menor grau, de acordo com o tamanho da influência que tivemos em nosso meio e do quanto passamos a nos conscientizar disso a partir do momento que tinhamos faculdades mentais em plena capacidade para tanto

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

Jonas Kahnwald
Todos somos, em maior ou menor grau

Exatamente. Não existe isso de pessoa totalmente livre de pensamentos(e até pequenos atos) racistas. Faz parte da cultura humana.

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

-Dan

Descartou toda a parte do post que você provavelmente concorda para focar onde poderia ter alguma discordância. Por pura birra, presumo. Porque se eu fosse de esquerda e dissesse a mesma coisa, você concordaria com tudo.

Voce se baseia em alguem pra definir quais expressões implicam conotação racista?

O que eu disse está seguro. Pode ser verificado com uma pesquisa. Vai lá pesquisar. Só tá duvidando para encher o saco.

Presumindo que voce se julga não racista

Eu nasci numa sociedade que ainda é racista. Eu estou incluso nesta sociedade. Eu devo reconhecer um punhado de coisas.
No entanto, isso é diferente de cometer o crime de racismo e ter que responder por isso.
Tá contente? Duvido.

deve ser um assunto que voce nao tem tanta intimidade, estou certo?

O debate é de meu interesse. O tema é importante. Eu não tomo a frente do assunto mesmo. Porém, eu sou uma parte interessada. Eu devo refletir sobre. Do contrário, o problema vai perdurar.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Não sou racista em nenhum grau.

Lelo Mig
Membro
# ago/22
· votar

-Dan

"definir quais expressões implicam conotação racista?"

Cara, eu concordo que se alguns termos ofendem um determinado grupo, seja por qual motivo for, seja de bom tom ir alterando o costume de usar tais termos e reeducar a população em relação à isso. Não vejo problema algum nisso.

No entanto, desviar totalmente o sentido original de algumas palavras ou frases, alterando e até inventando, disseminando mentiras, para apontar o dedo aos brancos racistas, também não é correto. É preciso ter algum bom senso (e, de preferência alguma cultura), para discernir algumas coisas.

Por exemplo: O termo "nas coxas" não têm nada a ver com racismo. NUNCA em lugar algum do planeta, telhas coloniais foram moldadas nas coxas de escravas pretas. Mesmo nos séculos passados telhas precisam ter a mesma medida e eram feitas em moldes. Ninguém "poupou" as coxas da preta porque eram bonzinho, não estou dizendo isso, mas, produtivamente, era bem mais rápido, fácil, barato e padronizado, fazer em troncos de árvores (até porque as medidas de coxas humanas nem são compatíveis com as das telhas coloniais).

O termos nas coxas, têm origem de conotação sexual, sexo mal feito, gozar fora.

O mesmo vale para criado mudo. Você acha que alguma família branca ia ter um preto ao lado da cama segurando uma bandeja? Isso não é verdade, a palavra têm origem num termo inglês (dumbwaiter) que era um gadjet que se usava para transportar comida.

O mesmo vale para palavra "ovelha negra" , "empregada doméstica" e outras...

Repito, não estou dizendo que não possa se mudar o uso de algumas palavras e termos se incomodam algum grupo, mas não podemos fazer isso mentindo, criando falsas origens, mudando a história...

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

ProgVacas

Ainda precisa se desconstruir.

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

Lelo Mig
criado mudo

Essa daí eu não uso. E por um acaso eu nunca usei, porque no interior do Paraná, onde me criei, se chamava "bidê" (sério, mesmo que existisse o bidê do banheiro).

Essa aí eu creio que tenha origem racista mesmo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/22
· votar

brunohardrocker
Porém, eu sou uma parte interessada. Eu devo refletir sobre. Do contrário, o problema vai perdurar.

Pois é, aí fulano vem e parte pro revanchismo com gente que é parte interessada. Ganha a sua "revanche" mas perde uma força na luta
inteligente pra caramba *claps*

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

ProgVacas

Difícil afirmar isso, hein?! Eu penso que ninguém está livre do racismo, porque racismo não é uma escolha individual, é algo presente na cultura. Mesmo a porção antiracista que existe no interior dessa cultura precisa fazer compensações o tempo inteiro. O GPS fica corrigindo a rota, procurando novos referenciais.

Se te perguntarem coisas como "essa pessoa tem cara de pobre?" quais são os referenciais que o teu cérebro puxará para fazer o julgamento? Eles virão isentos de racismo ou precisarão passar por racionalizações?

O racismo não está somente nos filmes e na novela, está no cotidiano. Nosso cérebro aprende a segregar observando a realidade e a realidade é racista, a estrutura social é racista. Não temos mendigos brancos, loiros, de olhos azuis.

A pobreza não é um defeito em si, mas ambientes mais pobres são mais ameaçadores. De novo, são dados da realidade. É a realidade que reforça essas impressões, não são as falhas de caráter.

Funciona melhor quando admitimos que não estamos acima de tudo isso, que não estamos acima da biologia, que não somos mais do que animais embebidos de cultura. Nós nos posicionamos na porção antiracista da cultura? Maravilha. Mas isso não nos blinda contra os dados da realidade. Não dá para racionalizar tudo!

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# ago/22
· votar

Se voce se reconhece racista

Todos somos, em maior ou menor grau, de acordo com o tamanho da influência que tivemos em nosso meio e do quanto passamos a nos conscientizar disso a partir do momento que tinhamos faculdades mentais em plena capacidade para tanto

Deturparam o racismo

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

Wanton

Parabéns pelo seu post. Irretocável.

Te daria um beijo se pudesse (mentira, daria um beijo mesmo sem esse post aí...hehehe).

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

Wild Bill Hickok
Deturparam o racismo

Isso é preconceito de sua parte!

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# ago/22
· votar

Tô fechadão com o ProgVacas

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# ago/22
· votar

brunohardrocker
criado mudo
Essa aí eu creio que tenha origem racista mesmo.

são rumores que aparentemente tratam-se de bait progressista, igual a expressão "nas coxas", que supostamente remete a telhas feitas por escravos usando suas coxas como molde.

Fun fact: não existem evidências que apontam isso. Tem notícias de que um arquiteto analisou telhas coloniais e concluiu que são em média bem maiores que coxas humanas, além de que a secagem leva dias — o que tornaria o suposto processo inviável

https://pt.wikipedia.org/wiki/Criado-mudo#:~:text=A%20palavra%20criado %2Dmudo%20tem,dispor%20de%20pratos%20e%20talheres.

Lelo Mig
Membro
# ago/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

brunohardrocker
Wild Bill Hickok

Só quis deixar claro que não me incomodo de evitar utilizar as expressões "nas coxas", "criado mudo", "ovelha negra", "doméstica" e etc., se isso incomoda alguns ou algum grupo, não tenho problema com isso, não tenho resistência a aceitar mudanças. Até porque tenho 60 anos, nasci e fui criado num mundo racista, tenho muitas contaminações, não sou perfeito, não atingi a evolução espiritual, nem sou tão limpinho quanto alguns outros aqui.

Apenas não concordo em reinventarem a origem de palavras, inventarem mentiras, para forçarem um sentido ofensivo.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# ago/22
· votar

Lelo Mig
De acordo. Não tinha lido seu comentário, escrevi basicamente a msm coisa que vc.

Apenas não concordo em reinventarem a origem de palavras, inventarem mentiras, para forçarem um sentido ofensivo.

Pra mim isso só reforça o fetiche por controle que essa rapaziada tem, além de acabar sendo um desserviço para a causa.

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

makumbator

Estou em outra fase. E faz tempo.

Pedro_Borges
Veterano
# ago/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Wanton
Parabéns pelo seu post. Irretocável. (2)

ProgVacas
Membro Novato
# ago/22
· votar

Wanton

Eu penso que ninguém está livre do racismo, porque racismo não é uma escolha individual, é algo presente na cultura.

Sim. A consciência disso e sua predisposição antirracista já são um passo para a desconstrução rolar naturalmente. Além disso, a consciência de que sou beneficiado na sociedade racista blinda minha moral para recusar privilégio.

Se te perguntarem coisas como "essa pessoa tem cara de pobre?" quais são os referenciais que o teu cérebro puxará para fazer o julgamento? Eles virão isentos de racismo ou precisarão passar por racionalizações?

Não virão. Mas isso é uma coisa óbvia, né. Não só nesse aspecto, mas sempre aparece uma coisa incontrolável no cérebro, e a partir disso a reflexão e o aprendizado interior. A sua formação pessoal. Os princípios mudam, talvez até mesmo sinapses muito particulares desmontem o meu argumento, pois os psicopatas também refletem, aprendem, e tal. E não sentem nada por ninguém. Nem amor ou ódio.

Eu sou interessadíssimo na pessoa humana.

O racismo não está somente nos filmes e na novela, está no cotidiano. Nosso cérebro aprende a segregar observando a realidade e a realidade é racista, a estrutura social é racista. Não temos mendigos brancos, loiros, de olhos azuis.

Existem em Santa Catarina e Paraná. Eu vi vários, mas não era a maioria, evidentemente.

Eu sei que o racismo está no cotidiano. Relatei uma experiência na terça passada de uma professora dizendo que não é a nega de outro e tal, e citando ainda o nome da outra prô.

Mas isso não nos blinda contra os dados da realidade.

Claro que não. Sou consciente disso.

Não dá para racionalizar tudo!

Não acho que se posicionar de forma antirracista seja tudo, se algo está sendo racionalizado é o que eu descrevi até aqui: ninguém controla pensamento ativo, mas o filtra e processa dentro de um princípio de valor.

Meu valor é além de não ser racista, ser um crítico antirracista. Uma reconstrução não tão difícil, regida por valores de princípios, desde que você os trace, escreva, reflita, e siga.

Não é tão fácil, como fiz parecer, claro. Depende da crítica observação do entorno, de leitura, empatia e disposição. Se predisposição, melhor ainda.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

ProgVacas
Estou em outra fase.

Fez speedrun pra matar o chefão? O lance é usar cheater!

LeandroP
Moderador
# ago/22
· votar

Lelo Mig
Cara, eu concordo que se alguns termos ofendem um determinado grupo, seja por qual motivo for, seja de bom tom ir alterando o costume de usar tais termos e reeducar a população em relação à isso. Não vejo problema algum nisso.

Concordo!

O termos nas coxas, têm origem de conotação sexual, sexo mal feito, gozar fora.

Exatamente! Antigamente, para preservar a virgindade, não havia penetração e o sexo era feito literalmente nas coxas. E pasmem, com o risco de engravidar. Conheci uma garota "feita nas coxas". A mãe dela me confirmou a história. Ela engravidou deste modo. Não é fácil, mas não é impossível.

Wanton
Veterano
# ago/22
· votar

LeandroP
Conheci uma garota "feita nas coxas".

Isso é muito engraçado! Fiquei imaginando a moça toda cheia de gambiarras, com as partes soltando.

makumbator
Moderador
# ago/22
· votar

LeandroP
Antigamente, para preservar a virgindade, não havia penetração

Não só antigamente, como hoje também! Veja só! Certas coisas nunca mudam!

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

LeandroP
Lelo Mig
sexo era feito literalmente nas coxas

Que o digam o Sidney Magal:

https://www.terra.com.br/diversao/sidney-magal-relembra-chave-de-coxa- que-levou-de-fa-gemia-e-revirava-os-olhos,b3fe857f26fbc038e210b65337a6 d903ixtbgcm7.html

brunohardrocker
Veterano
# ago/22
· votar

Basicamente o ProgVacas seria um cristão sem pecados.

LeandroP
Moderador
# ago/22
· votar

Wanton
Isso é muito engraçado! Fiquei imaginando a moça toda cheia de gambiarras, com as partes soltando.

SQN

rs

LeandroP
Moderador
# ago/22
· votar

makumbator

sertamente que cim

brunohardrocker

Isso aí é arte marcial

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura